O prefeito do Recife, João Campos, entregou, neste domingo (24), mais uma via concluída por meio do programa Rua Tinindo. As obras de pavimentação, drenagem e melhoria das calçadas já estão beneficiando os moradores da Rua da CUT, no bairro do Caçote. O investimento foi de R$ 710.098,87. As intervenções melhoram as condições de circulação tanto de veículos quanto de pessoas, além do sistema de escoamento das águas das chuvas. A gestão municipal já requalificou 11 vias. Outras 45 estão com os serviços em andamento atualmente.
“Estamos aqui, num domingo e, em vez de tempo livre e lazer, a gente está na rua fazendo entregas que as pessoas esperam e precisam. Tinha gente que não acreditava que a obra seria feita, mesmo eu dizendo que estava contratada. E eu entendo e dou razão, porque a gente tem que se colocar no lugar. Não se pode brincar com a palavra e a esperança de ninguém”, ressaltou o prefeito João Campo. “Essas obras do Rua Tinindo são obras muito esperadas, de gente que espera 30, 40, 50 anos. Não gosto de prometer, gosto de fazer, mas já digo que teremos outras ruas calçadas aqui no Caçote”, projetou.
Receber uma visita, ou pedir uma entrega de supermercado, era o tipo de coisa simples que Fátima Pilar, 56 anos, vivia impedida de fazer. “A dificuldade era passar um carro, que não tinha condições, porque a rua era cheia de lama, buraco e esgoto. Tudo era muita dificuldade. Agora está uma maravilha, é fazer com que todo mundo tenha zelo. Meu filho nunca mais tinha vindo aqui e se impressionou quando viu. A gente abre a porta de casa e agora é outra coisa, pode botar uma cadeirinha na calçada, ficar conversando à noite, uma maravilha”, comemorou.
A Rua da CUT recebeu pavimentação em paralelepípedos em toda a extensão, totalizando de 244,79 metros (ou uma área de 920,47 m²). A drenagem conta agora com 256,94 metros de tubulação, 25 caixas coletoras com gavetas, 490 metros de meio fio e 679,13 m² de passeios públicos (em concreto). As obras tiveram início em 07 de março e foram concluídas agora em setembro, na sexta-feira (22).
Edileuza Cabral, 68 anos, com 20 deles dedicados à região, não tirava o sorriso do rosto. “Aqui era aquilo de sempre, de lama e buracos. Sair para caminhar e trabalhar era sempre difícil. Tinha vezes de a lama chegar próximo aos joelhos. Não era fácil, precisávamos usar sacolas plásticas nos pés. Esse projeto aqui trouxe dignidade para a gente”, disse.
As obras do programa Rua Tinindo, a cargo da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), beneficiarão cerca de 150 vias, em um investimento de cerca de R$ 120 milhões. Já foram concluídas 11 ruas e iniciados os serviços de pavimentação e drenagem em outras 45, distribuídas pelas seis regiões político-administrativas (RPA’s) da cidade. Além disso, as intervenções na drenagem melhoram o escoamento e a captação das águas das chuvas, eliminando pontos de alagamento. FOTOS: Wagner Ramos / PCR