Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

PSB emite Nota de Pesar pela morte de Pedro Mendes

O PSB vem a público lamentar a morte do economista Pedro Mendes, aos 60 anos. Socialista histórico, ele dedicou sua trajetória de vida e trabalho a Pernambuco.

Pedro Mendes começou sua atuação política na juventude, trabalhando na gestão do ex-governador Miguel Arraes (1916-2005). Exerceu ainda dois mandatos de vereador em Olinda, chegando a presidir a Câmara Municipal.

Amigo de Eduardo Campos (1965-2014) desde os bancos da universidade de economia, teve envolvimento direto em suas campanhas eleitorais e em seu governo, assumindo a missão de ser secretário especial de Juventude e Emprego no primeiro mandato do então governador, entre 2007 e 2010, e a de presidente do Porto do Recife, em 2011.

Em 2012, deixou a gestão estadual para se lançar candidato a vice-prefeito de Ipojuca, sagrando-se campeão naquele pleito. Em 2017, já na primeira gestão do ex-governador Paulo Câmara, foi secretário executivo de Desenvolvimento de Projetos de Pernambuco.

A partida de Pedro Mendes deixa um vácuo irreparável na política de Olinda e de Pernambuco, além de consternar suas amigas e seus amigos de tantos anos de militância no partido. A direção e todos os que compõem o PSB manifestam profundo pesar e se solidarizam com os familiares desse amado companheiro.

Sileno Guedes – Presidente do PSB de Pernambuco 

Morre Pedro Mendes, ex-secretário de Estado e eduardista histórico

Blog do Elielson 

A família comunicou, há pouco, que Pedro Mendes descansou no início da tarde de hoje, domingo, 28/05/2023, no hospital da Unimed.

“A família agradece todo o empenho do corpo médico, especialmente o dedicadíssimo e incansável Dr. Iran Costa, bem como o apoio de todo o contingente de amigos que ele sempre cativou ao longo da vida com a sua alegria e carisma”.

Pedro Mendes é ex-presidente da Câmara de Vereadores de Olinda e vice-prefeito de Ipojuca, além de ex-secretário de Eduardo Campos na pasta de Trabalho e Juventude.

O velório acontecerá nesta segunda no Cemitério Morada da Paz entre 9:00h e 12:00h, seguido da cremação.

Prefeito Sandrinho entregou instrumentos musicais a escolas da rede municipal

O prefeito de Afogados da Ingazeira,  Alessandro Palmeira entregou na tarde da última sexta (26), 163 instrumentos musicais novos, no valor de R$ 90 mil, a escolas da rede pública municipal. A entrega aconteceu na praça padre Carlos Cottart, ao lado da área dos quiosques.

Os instrumentos irão reforçar as bandas marciais das Escolas municipais Dom Mota, Francisca Lira e Domingos Teotônio; e permitir a criação as bandas marciais das escolas Gizelda Simões, Ana Melo e Geraldo Cipriano.

A entrega contou com as presenças do Deputado Estadual José Patriota, do Vice-prefeito Daniel Valadares, secretários municipais Wivianne Fonseca, Augusto Martins, Jandson Henrique, Ney Quidute e Madalena Leite; Vereadores César Tenório, Erickson Torres e Raimundo Lima, alunos, maestros, professores e gestores das escolas beneficiadas.

“A gente tem investido em ações de pedra, cimento, de infraestrutura das escolas, mas também em ações que estimulam práticas interativas e de uso de outras linguagens como a música,” destacou Wivianne Fonseca, secretária de educação de Afogados.

“Quero ver esses instrumentos novos abrilhantando as apresentações das nossas bandas marciais, as antigas e as novas, e dando espetáculo no desfile de sete de setembro e em outros momentos festivos de nossa querida Afogados,” afirmou o Deputado José Patriota.

“Estamos chegando na nossa décima nona entrega. E são inaugurações e entregas não apenas de obras físicas, de pavimentação, mas também de coisas muito importantes, como os instrumentos que aqui hoje entregamos. A música é uma linguagem nova, que ajuda a estimular a sensibilidade musical dos nossos alunos, o despertar para o trabalho em conjunto, a disciplina dos ensaios, dentre tantos outros aspectos positivos que a música traz para auxiliar no processo global de aprendizagem,” avaliou o Prefeito de Afogados, Sandrinho Palmeira.

Dentre os instrumentos entregues estão trompetes, atabaques, liras, surdos pequenos, pratos, Tritons, dentre outros.

Mutirão Todos Pelo Recife leva serviços ao bairro dos Coelhos

Iniciativa da Prefeitura, realizada neste sábado (27), contou com ações de saúde, emissão de documentos e implantação de sinalização viária. Prefeito João Campos acompanhou o trabalho das equipes da Prefeitura e visitou as obras de requalificação de espaços públicos na localidade.

Buscando ampliar a presença de ações municipais nas localidades, oferecendo um grande cardápio de serviços públicos e melhorando a qualidade de vida das pessoas, a Prefeitura do Recife iniciou, neste sábado (27), os mutirões do Todos Pelo Recife. A iniciativa consiste em mais uma etapa do programa de escuta popular da cidade e vai concentrar ações de diversas secretarias municipais durante o dia, promovendo transformações urbanas e sociais nas áreas contempladas. O primeiro local a receber foi a comunidade dos Coelhos, localizada no bairro de mesmo nome. A iniciativa, que ocorreu hoje, das 8h às 14h, na Escola Municipal dos Coelhos e na Unidade de Saúde da Família Coelhos I, contou com a presença do Prefeito João Campos.

“O mutirão vai acontecer pela cidade inteira, levando serviços de saúde, marcação de exames, consultas, sala do empreendedor, espaço de recreação, além de obras de manutenção que acontecem no entorno do mutirão. Assim, a gente atende às necessidades das pessoas. Só pela manhã, já foram 1.200 atendimentos. Hoje, o mutirão está aqui, mas vamos levá-lo para a cidade inteira”, ressaltou João Campos.

O mutirão Todos Pelo Recife reuniu ações das secretarias de Saúde, da Mulher, de Educação, de Trabalho e Qualificação Profissional, de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, de Meio Ambiente e Sustentabilidade, dos Direitos dos Animais, além do Procon Recife, da Autarquia de Manutenção e Limpeza (Emlurb) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e demais órgãos.

A secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre drogas, Ana Rita Suassuna, ressaltou a importância de levar diversos serviços essenciais para dentro dos diversos territórios da cidade. “O mutirão oportuniza e facilita o cidadão a ter acesso aos serviços da Prefeitura. Na área da nossa secretaria, estamos fazendo serviços super importantes para resolver documentações. Isso é a Prefeitura chegando junto de quem mais precisa do poder público”, enfatizou.

Além da prestação de serviços, as comunidades também são contempladas com a requalificação de espaços públicos escolhidos a partir da escuta ativa junto aos moradores. Nos Coelhos, a obra selecionada, a partir de uma reunião entre a Prefeitura e a população, foi a revitalização da Praça Matarazzo, que já está em curso. Além disso, no Beco do Esparadrapo e na Rua Prefeito Jorge Martins estão sendo feitas a limpeza manual e mecanizada com hidrojateamento na rede de microdrenagem, implantação de tubulações, troca de elementos de drenagem e operação tapa buraco. Essas ações representam um investimento na ordem de R$ 915 mil.

Marlene Caetano, de 69 anos, empregada doméstica, é moradora da Rua Prefeito Jorge Martins e celebra as melhorias que as obras vão trazer para sua família e seus vizinhos. “A rua fica cheia de lama e com um mau cheiro muito grande. Com essas obras, as coisas vão melhorar muito para todo mundo, vai resolver esse problema”, comemorou a moradora.

Na Escola Municipal dos Coelhos, a população ainda teve acesso a vacinas e atualização do cartão de imunização, práticas integrativas, avaliação física e nutricional, exame de mamografia, testagem de infecções sexualmente transmissíveis e consultas nas especialidades de clínica médica, dermatologia e oftalmologia. A triagem dos pacientes foi feita por uma equipe de enfermagem da secretaria municipal de Saúde. Já na USF Coelhos I, foram oferecidos serviços de farmácia, citologia e odontologia. Equipes de vigilância ambiental e animal ainda fizeram ações preventivas contra arboviroses e vacinação antirrábica de animais.

A CTTU também esteve no local para manutenção de faixas de pedestres e de sinalização horizontal e vertical na área. O serviço será importante, porque o local abriga uma escola de anos iniciais – com crianças e responsáveis transitando a pé diariamente – além do Imip, que é um ponto de interesse de muitas pessoas com deficiência, ou mobilidade reduzida. A Secretaria da Mulher disponibilizou a Unidade Móvel de atendimento para vítimas de violência doméstica e de gênero e realizou panfletagem sobre prevenção, além de cadastramento de mulheres da localidade na Rede de Artesãs.

Já o Procon Recife ofereceu atendimento jurídico, espaço para denúncias, dúvidas e orientações aos consumidores. Os moradores também puderam buscar orientação jurídica, realizar reclamações e denúncias sobre compra de produtos, cobrança de taxas indevidas, serviços prestados pelas operadoras de telefonia, concessionárias de água e energia, instituições bancárias e outras empresas.

Quem estava à procura de uma oportunidade de trabalho e geração de renda, pôde acessar serviços da Agência do Emprego e da plataforma GO Recife, com o auxílio de servidores da Prefeitura, como foi o caso de Roseane Francisca, 52 anos. “Vim aqui procurar um emprego, faz muito tempo que estou atrás e não consigo.Foi muito bom ter esse mutirão no meu bairro, a gente precisava disso”, comentou.

A secretária do Trabalho e Qualificação Profissional, Adynara Gonçalves, destaca a importância da ação da Prefeitura do Recife. “O mutirão é uma forma de aproximar o cidadão da Prefeitura e de diversos atendimentos importantes. Muitas pessoas têm dificuldade de acessar esses serviços por vários motivos. Estamos aqui com os profissionais do Qualifica Recife, Sala do Empreendedor e Agência de Emprego. É uma variedade de serviços no bairro onde as pessoas moram, tudo em um só lugar”

Os moradores do bairro dos Coelhos também contaram com corte de cabelo, design de sobrancelhas e massoterapia. Edneia Maria da Silva, 69 anos, aproveitou os serviços de saúde e estava na fila para fazer design de sobrancelhas. “Vim ficar bonita também. Estou feliz que só. É tão difícil ter acesso a esses serviços e só assim para a gente conseguir fazer isso tudo de uma vez”, explica Edneia.

Já os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas promoveram a atualização e inclusão de cadastros no programa federal CadÚnico, bem como a emissão de primeira e segunda vias de carteira de identidade, certidões de casamento, de nascimento e de óbito e outros documentos.

Rosangela do Nascimento Barbosa, 56 anos, celebrou o mutirão, aproveitando os serviços de cadastro no programa federal CadÚnico. “Eu estou muito feliz desse mutirão começar nos Coelhos. Tem uma variedade de serviços, tem muita coisa. O bairro todo está feliz”, disse. Fotos: Wagner Ramos/Prefeitura do Recife

Projeto que considera o estágio como experiência profissional avança ao Senado

Foi votado na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei N° 2762/2019 que pretende considerar como experiência profissional o estágio curricular realizado pelo estudante. Pedro Campos (PSB), relator do PL, indicou pela constitucionalidade da matéria, que foi aprovada sem objeção na CCJC.

“É preciso criar mecanismos para facilitar o acesso dos estudantes ao mundo do trabalho. Temos mais de 18% de desocupação de jovens com idades entre 18 e 24 anos. Considerar o estágio como experiência profissional será mais um instrumento para corrigir uma distorção vivenciada pelos estudantes, que não conseguem trabalhar por serem considerados inexperientes mesmo vivenciando a experiência de estágio”, pontuou o relator.

O PL, de autoria do deputado Flávio Nogueira (PT), altera a Lei do Estágio e seguirá para análise do Senado Federal. Após aprovado, caberá ao poder público regulamentar as hipóteses em que o estágio valerá para as provas em concurso público.

A iniciativa pretende contribuir para a redução do desemprego entre os jovens. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Geografia e Estatística (IBGE) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), no primeiro trimestre de 2023, jovens entre 18 e 24 anos obteve uma taxa de desocupação de 18%, muito acima da média geral de desocupação no Brasil, que foi se 8,8% no mesmo período.

Durante a votação, Pedro Campos destacou a importância do projeto. “O jovem não consegue trabalhar porque não teve um emprego anterior e não adquire experiência pelo fato de antes não ter trabalhado. Essa triste realidade tende a ser corrigida a partir da aprovação desta matéria“, disse.

Prefeitura de Garanhuns inaugura quadra poliesportiva de escola da Cohab 3

Durante a cerimônia de entrega, o prefeito Sivaldo Albino assinou a Ordem de Serviço para a construção da nova escola do bairro

A Escola Jaime Luna, na Cohab 3, ganhou um espaço renovado para a prática de atividades físicas. Com a presença dos estudantes, a Prefeitura de Garanhuns inaugurou na última sexta-feira (26) a Quadra Poliesportiva da unidade de ensino. O investimento para a conclusão da obra foi de mais de 150 mil reais. Durante o evento o prefeito Sivaldo Albino também assinou a Ordem de Serviço para a construção da nova escola em tempo integral da Cohab 3.A Quadra Poliesportiva é coberta e atende ao padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), incluindo vestiários e depósito. A unidade vai atender os 870 estudantes da Escola, que hoje oferece desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Ordem de Serviço que determinou a conclusão da construção foi assinada ainda no mês de dezembro.  A inauguração contou também com um jogo amistoso entre as equipes das Escolas Jaime Luna e Letácio Brito.“Esta quadra aqui também faz parte das 22 obras inacabadas que recebemos. Até o fim do ano vamos concluir 21 obras dessas obras que foram deixadas e estavam abandonadas há até 10 anos. Recebemos a Quadra Poliesportiva com cinco anos de paralisação das obras, nunca havia sido concluída. Muitos estudantes que estudaram aqui não tiveram a oportunidade de ter um momento de lazer e atividade física, mas em pouco tempo conseguimos resolver”, disse Sivaldo Albino durante discurso. “Foi muito esperado esse momento, não só por mim como gestora, mas por toda comunidade. Temos aqui uma grande representação da comunidade. Que essa quadra seja de muitas vitórias e conquistas”, afirmou Maria José, gestora da unidade.

Durante o evento de entrega, Sivaldo Albino também assinou a Ordem de Serviço para construção da Escola Francisco Manoel Torres Filho, a mais recente escola em tempo integral pelo Inova Educação. O investimento será de aproximadamente dois milhões de reais. As obras serão iniciadas em breve e a previsão é de que seja concluída em 2024.

Cais da Vila Vintém é inaugurado na Zona Norte do Recife, proporcionando conexão com a natureza

Projeto de urbanização compõe mais um trecho do Parque Capibaribe, fruto de uma parceria da Prefeitura do Recife, Projeto CITinova, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e Porto Digital, que materializa a Visão de Futuro do Plano Recife 500 Anos

A população do Recife ganhou um novo espaço público ao ar livre na cidade. Na manhã deste sábado (27), o prefeito João Campos participou da inauguração do Cais da Vila Vintém. O espaço conta com mobiliários novos, áreas de contemplação e convivência, arquibancada em três níveis com estrutura de anfiteatro para usos diversos e um píer que avança sobre o rio e torna o local um novo ponto para passeios de barco. O Cais da Vila Vintém fica localizado entre os bairros da Jaqueira e Casa Forte, em área próxima ao Museu Murillo la Greca e abaixo da Ponte do Vintém. O evento de inauguração também contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, e do representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Asher Lessels.

“No dia 21 de outubro, a gente estava aqui para iniciar as obras. Hoje, a gente está fazendo essa inauguração, um equipamento público de qualidade, que foi feito com muito diálogo, para os recifenses. O espaço traz esse conceito de que o que é público é feito com muita qualidade e com participação da população. Nesse local, não tinha nenhum tipo de convívio, de harmonia entre as pessoas e a cidade. Com a premissa básica de preservar o meio ambiente, de cuidar do nosso rio, a gente consegue fazer isso. O objetivo é aproximar as pessoas da nossa natureza, de viver a cidade”, afirmou o prefeito João Campos.

O projeto de urbanização, que fica às margens do Rio Capibaribe, é mais um trecho do Parque Capibaribe, que se soma ao Jardim do Baobá, à Praça Otávio de Freitas, ao Parque das Graças e ao Cais do Caiara – recém-entregue no Parque do Caiara, na Iputinga, Zona Oeste.

“O Ministério entra nesse resgate do Rio Capibaribe, que é tão importante para a gente. Aqui temos um espaço valioso de convivência para as crianças, para as pessoas da Vila Vintém. O projeto foi feito escutando as pessoas que vivem aqui, sem essa troca não seria possível desenvolver grandes soluções. Experiências como essa é uma forma de colocar a ciência e a tecnologia a serviço do bem-estar da população”, ressaltou a ministra Luciana Santos.

Desenvolver e incentivar soluções tecnológicas inovadoras e um planejamento urbano integrado para apoiar a administração pública na promoção de cidades sustentáveis, é parte do objetivo do Projeto CITinova, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que visa tornar o Recife uma Cidade Parque e dialoga com as necessidades da cidade, as políticas públicas e os projetos municipais através de seus projetos-pilotos.

“O Cais da Vila é mais uma intervenção que materializa a Visão de Futuro do Plano Recife 500 Anos. Somado ao Cais do Caiara e aos Jardins Filtrantes, a obra contribui para o desenvolvimento do Recife na direção do conceito de Cidade Parque”, explicou Mariana Pontes, diretora de projetos da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES).

Asher Lessels, representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), parceiro da iniciativa, destacou a importância do Projeto para a conscientização sobre a preservação do meio ambiente. “Hoje Recife é um exemplo de cidade sustentável para o Brasil e para o mundo. Atualmente, temos muitos desafios climáticos, de perda de biodiversidade e socioambientais. Isso aqui não é só um cais, isso aqui é um espaço de coletividade social, esse cais leva os jovens para conhecerem as belezas e desafios do rio, provoca as pessoas as pessoas a pensarem como é importante cuidar da natureza ”, disse.

Elementos presentes no Rio Capibaribe e no mangue foram parte essencial do conceito aplicado no Cais da Vila Vintém. Além da arte nos pilares e do caranguejo no anfiteatro, há o Marco Mangue e o escorrego jacaré, que estimula a criatividade e a exploração dos espaços pelas crianças.

Josilene Barbosa, 47 anos, moradora da Vila do Vintém há 25 anos, tem uma sementeira na frente do Cais, plantou mudas no local e celebrou a inauguração do espaço que vai trazer benefícios para sua família e também para sua clientela. “Eu estou tão feliz de ver isso aqui. Comparado ao que era antes, um local deserto, abandonado, esse espaço virou um novo mundo. Vai ser muito especial para minhas clientes, que são mães e trazem suas crianças. Agora elas também podem aproveitar para curtir com seus filhos. Eu não tenho palavras para explicar como estou feliz”, comemorou emocionada.

Já a diarista Josineide Francisca, de 47 anos, mora próximo a região e passeava pelo local ansiosa para ver seu sobrinho brincando no espaço. “Estou achando isso aqui maravilhoso, as crianças ganharam uma área de lazer perto da natureza. Tá muito bonito, isso é uma alegria. Já quero trazer toda minha família para conhecer o cais“, comentou.

PARQUE CAPIBARIBE – O Parque Capibaribe prevê um sistema de parques integrados ao longo das duas margens do Rio Capibaribe no Recife, totalizando 30 km. O projeto revoluciona a forma como as pessoas vivem a cidade ao conectá-las novamente com as águas do rio, resgatando a bacia hidrográfica como espinha dorsal da cidade. O Projeto Parque Capibaribe é alinhado ao Plano Recife 500 Anos, projeto de desenvolvimento de longo prazo da capital pernambucana, que é executado pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e integrado pelo Projeto CITInova – Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Fotos: Wagner Ramos/Prefeitura do Recife

Prefeito Irlando Parabólicas afirma que viagem a Brasilia foi produtiva

O prefeito José Irlando de Souza Lima (Irlando Parabólicas) retornou de Brasília/DF, neste sábado (27), com o sentimento de dever cumprido, pois as agendas e a participação no evento Prefeito do Futuro, foram produtivas.

O gestor visitou diversos órgãos onde obteve respostas positivas, como no caso do FNDE, na questão da Unidade Executora da Escola Francisca Flor. No Sedec (Defesa Civil), conseguiu articular junto com a deputada federal, Maria Arraes, a questão do Carro Pipa. No Ministério das Relações Institucionais, o gestor recebe a notícia que a liberação do pagamento da Máquina PC, está na fase de ir para liquidação.

Já no Ministério da Agricultura, foi aberto em caráter especial, o sistema para inclusão de propostas do município, também será possível a participação do MAPA, na XXVI Feira da Rapadura.

Nas visitas aos gabinetes, o gestor recebeu a notícia que as emendas foram indicadas, agora é aguardar o andamento.

Já no evento Prefeito do Futuro, o gestor retorna com mais conhecimento, já que a troca de experiências num evento desse porte é fundamental, para a gestão pública. Lembrando que, o Prefeito do Futuro é o maior evento de gestão pública municipal do país.

Irlando chega a Santa Cruz da Baixa Verde no sábado à tarde, e já retoma as visitas pelo município.

Em Olinda, ministra Luciana Santos anunciará investimentos para o setor de inovação

Em Pernambuco, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, visita neste sábado a sede da iniciativa Olinda Creative Comunity Action – OCCA, na cidade de Olinda.

Na oportunidade serão anunciados recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (FNDCT), para investimento na área de Cidades Inteligente e Desenvolvimento de Games no estado.

Prefeitura do Recife promove ações em alusão ao Dia Internacional da Dignidade Menstrual

A Prefeitura do Recife, por meio dos gabinetes da Vice-Prefeita e do Programa Recentro, e das secretarias da Mulher, de Educação, de Saúde e de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, promove, na próxima segunda-feira (29), ações de conscientização em comemoração do Dia Internacional da Dignidade Menstrual, comemorado em 28 de maio.

A segunda-feira (29) será iniciada com uma mobilização, a partir das 8h, na Praça do Diário, no bairro de Santo Antônio, com uma exposição informativa para despertar a reflexão sobre o tema e desmistificar alguns mitos relacionados à menstruação, além da distribuição de absorventes. A iniciativa ocorrerá durante todo o dia.

Às 10h30, na Escola Municipal Dom Bosco, em Jardim São Paulo, será realizado um bate-papo sobre Dignidade Menstrual na unidade de ensino e uma esquete teatral para cerca de 200 alunos do 8º e 9º anos.

Também haverá ações na Avenida Rio Branco (Recife), na USF Santo Amaro 2 (Santo Amaro), no Terminal de ônibus do Cais de Santa Rita, Policlínica PAM Centro e Estação Central de Metrô, essas últimas localidades todas no bairro de São José.