Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Governo inaugura campus do IFPE em Paulista e anuncia obras em Olinda

Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou, nesta quarta-feira (7), da cerimônia de inauguração do campus Paulista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), na Região Metropolitana de Recife. Durante o evento, o governo anunciou, além da construção de um refeitório no local, a instalação do campus definitivo do IFPE em Olinda, uma obra de cerca de R$ 25 milhões.

A unidade de ensino profissional e tecnológico de Paulista integra um conjunto de institutos federais criados nos governos Lula e Dilma, entre 2003 e 2015, como política pública de valorização da educação, inclusão e descentralização das unidades de ensino.

As obras, que demandaram R$ 12 milhões, foram totalmente concluídas em fevereiro deste ano. Ainda neste mês de junho, o MEC irá liberar R$ 375 mil para aquisição de mobiliário e equipamentos no campus Paulista, que conta com bloco administrativo, biblioteca, auditório, 16 salas de aula, 12 laboratórios, área de convivência, 46 docentes, 30 técnicos-administrativos em educação e 1.125 estudantes matriculados em diferentes cursos.

“É sempre uma alegria visitar um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, uma política revolucionária, que foi implementada pelo presidente Lula no sentido de interiorizar a educação superior, reduzir assimetrias regionais e potencializar as vocações de cada território desse imenso Brasil”, disse a ministra.

Durante o evento, ela enalteceu as instituições de ensino como “espaços de inteligência, de produção de conhecimentos e de alegria”, o “contrário da balbúrdia”, comparou, referindo-se a declarações do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“A volta de Lula quer dizer que o Brasil voltou, que a educação voltou e que a ciência voltou. E a ciência e a educação vão servir aos nossos desafios, ao combate à fome, à agenda das mudanças climáticas, da transição energética, da inclusão digital, das políticas assistivas”, afirmou.

Ao discursar, o ministro da Educação, Camilo Santana, se comprometeu a equipar o campus Paulista com um refeitório e assinou a autorização para implantação do campus definitivo do IFPE em Olinda. “Hoje, por determinação do presidente, autorizamos a construção do campus lá de Olinda, numa obra de aproximadamente R$ 25 milhões”, disse o ministro da Educação.

Emocionado, o presidente Lula enalteceu o papel da educação para a transformação social e falou que a ampliação das unidades do IFPE é uma oportunidade de qualificação para a juventude. “Não existe país no planeta Terra que se desenvolveu sem antes investir na educação. A educação é a base fundamental para o crescimento da pessoa humana e para o crescimento de um país”, declarou.

Farmácia Popular

A inauguração em Paulista encerrou a agenda do presidente Lula em Pernambuco. Antes do evento no campus, ele promoveu o relançamento do Farmácia Popular, no Compaz Ariano Suassuna, no Recife.

O programa está sendo retomado com expansão da oferta de medicamentos gratuitos e o credenciamento de novas unidades em municípios de maior vulnerabilidade. Em uma ação inédita, todos os beneficiários do Bolsa Família poderão retirar os 40 medicamentos disponíveis no programa gratuitamente. A iniciativa amplia o acesso à assistência farmacêutica a 55 milhões de brasileiros.

Entre as novidades, está a inclusão, no Farmácia Popular, de contraceptivos e tratamentos para osteoporose, que agora serão gratuitos a toda população. O Ministério da Saúde também irá facilitar o acesso ao programa para a população indígena aldeada. Para evitar o deslocamento dessa população, será nomeado um representante de comunidade responsável por retirar os medicamentos indicados, sem necessidade de ter um CPF para ser atendido. Essa iniciativa entrará em prática em um projeto piloto no território Yanomami, em Roraima.

Amupe participa da retomada do programa Farmácia Popular no Recife

A presidenta da Associação Municipalista de Pernambuco, a prefeita de Serra Talhada Márcia Conrado, prestigiou a cerimônia de retomada do programa Farmácia Popular do Brasil, realizada pelo Governo Federal, nesta quarta-feira (07), no Recife. O evento, que aconteceu no Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, contou com a presença do presidente Lula, ao lado da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e de outros ministros e autoridades.

A Farmácia Popular do Brasil volta com a expansão da oferta de medicamentos gratuitos e o credenciamento de novas unidades em municípios de maior vulnerabilidade. Para o programa, essa é mais uma estratégia para resgatar o direito à saúde e à vida digna para todos.

“Para cuidar do povo pobre desse País, estou convencido de que a gente não tem que usar a cabeça e, sim, o coração. É para esse povo que vamos governar. É para aqueles que não tiveram oportunidades que eu fui eleito. Por isso, a volta do Farmácia Popular”, assegurou o presidente Lula.

Anfitrião do evento, o prefeito do Recife João Campos destacou a importância desta iniciativa. “É uma distribuição gratuita de medicamentos de forma complementar à rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Mais de 30 mil farmácias de todo Brasil vão distribuir remédios para idosos, crianças, gestantes e para quem mais precisar”, comemorou o prefeito.

Segundo informações do Governo Federal, de forma inédita, todos os beneficiários do Bolsa Família poderão retirar os 40 medicamentos disponíveis no programa gratuitamente. De acordo com a assessoria, a iniciativa vai ampliar o acesso à assistência farmacêutica a 55 milhões de brasileiros.

Nesse programa, a saúde da mulher terá prioridade. Foi divulgado que essa população terá acesso gratuito aos medicamentos indicados para o tratamento de osteoporose e contraceptivos. São produtos que eram oferecidos pelo Farmácia Popular com preços mais baixos e que agora passam a integrar o rol de gratuidade, junto com tratamentos para hipertensão, diabetes e asma. Mais de 5 milhões de mulheres que antes pagavam a metade do valor devem ser beneficiadas com a retirada dos produtos de graça.

Com o apoio do Ministério da Saúde também será facilitado o acesso ao programa para a população indígena aldeada. Para evitar o deslocamento dessa população, será nomeado um representante de comunidade responsável por retirar os medicamentos indicados, sem necessidade de ter um CPF para ser atendido. A ação entrará em prática em um projeto piloto no território Yanomami, em Roraima.

Após o evento no Recife, o presidente Lula ainda cumpriu agenda no município do Paulista, nesta quarta. Lá, foi inaugurado o campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

UPA Paudalho ultrapassa a marca dos 360 mil atendimentos prestados

Inaugurada em julho de 2018, a Unidade de Pronto Atendimento Laura Bandeira de Melo (UPA Paudalho) se tornou um referencial para toda a região da Mata Norte de Pernambuco. O local disponibiliza cerca de 200 atendimento por dia e seis mil por mês. Os serviços de pediatria e clínica médica são realizados por uma equipe formada por 21 médicos. Na unidade ainda é possível realizar exame de Raio-X 24 horas por dia.

De acordo com a organização da UPA Paudalho, de julho de 2018 (inauguração) até junho desse ano, foram realizados mais de 360 mil atendimentos pelo local. Reconhecendo o bom funcionamento, o Ministério da Saúde habilitou a unidade em abril de 2019. Com a medida, a UPA passou a ser incorporada ao Grupo de Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar – MAC do Estado de Pernambuco e município de Paudalho. Agora, a unidade recebe o montante de R$ 137 mil reais por mês para ajudar no andamento do trabalho do local. O aposentado José Francisco, de 85 anos, precisou ser atendido e não escondeu a satisfação pelo serviço. “Eu estou achando tudo bom. As enfermeiras cuidaram de mim eu agradeço a todos”, disse.

Corpus Christi: Confira quais serviços municipais no Recife funcionam no feriado

Em razão do feriado católico, diversos serviços públicos terão funcionamentos alterados. Para quem busca opção de lazer e cultura, os parques da cidade, o Jardim Botânico, além de museus e teatros municipal funcionarão normalmente

Nesta quinta-feira (8), quando é comemorado o dia de Corpus Christi, alguns serviços municipais oferecidos pela Prefeitura do Recife terão funcionamento alterado, em função do feriado. O dia santo católico celebra o sacramento da eucaristia e relembra a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Para quem for ficar na cidade, não faltarão opções de lazer e cultura para aproveitar o feriado. O Jardim Botânico do Recife estará aberto para visitação das 9h às 15h. Os teatros municipais estarão com seus horários de funcionamento normalizados e o MAMAM irá “esticar” o horário até às 19h, devido ao lançamento do catálogo da exposição “Na Cidade da Ressaca”. Conforme portaria publicada no Diário Oficial do município, nesta terça-feira (7), o dia 23 de junho, véspera do São João, será ponto facultativo nas repartições da administração direta e indireta do município.

Confira o abre e fecha dos serviços municipais no feriado de Corpus Christi:

EDIFÍCIO SEDE – Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da Prefeitura e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionam neste feriado, retomando a normalidade na sexta-feira (9).

SAÚDE – No feriado de Corpus Christi, as vacinas contra covid-19 continuarão sendo disponibilizadas nos centros de vacinação montados em quatro shoppings da capital. São eles: Recife, em Boa Viagem; RioMar, no Pina; Tacaruna, em Santo Amaro; e Boa Vista, na área central da cidade. O horário será o mesmo do funcionamento de cada mall. A aplicação do imunizante anti covid também vai acontecer no Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte, das 8h às 18h. Os demais pontos de imunização reabrem na sexta-feira (9). Toda vacinação nestes locais poderá ser realizada por demanda espontânea.

Os centros de testagem para covid-19 estarão funcionando no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; no Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela; e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, das 8h às 17h. Os atendimentos podem ser realizados por demanda espontânea ou também por agendamento via Conecta Recife.

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, estará com seus serviços ambulatoriais atendendo normalmente durante o feriado e continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas.

O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Para a realização de partos de risco habitual, emergência obstétrica ou ginecológica e assistência à violência doméstica também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

Os serviços de urgência, emergência e internação permanecem na rede municipal, com fechamento dos ambulatórios. Para a vacinação antirrábica e antitetânica, a Policlínica Barros Lima, em Casa Amarela, funcionará das 7h às 19h. O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados, por meio dos telefones 3355-7705 ou 3355-7712.

O serviço do mamógrafo móvel, previsto para atender as pacientes no Centro Espírita Casa do Caminho, no bairro de Afogados, não estará disponível.

CULTURA – No feriado desta quinta-feira, a cidade será toda de programações nos espaços culturais mantidos pela Prefeitura do Recife, convidando a população ao aplauso e à celebração de suas tradições, manifestações, belezas e histórias.

Estarão de portas abertas, com expedientes normais, os teatros e museus mantidos pelo poder público municipal, como o Santa Isabel e o Hermilo Borba Filho, o Paço do Frevo, o Murillo La Greca, o Museu da Cidade, além dos equipamentos localizados no Pátio de São Pedro, como a Casa do Carnaval, o Centro de Design, os memoriais Chico Science e Luiz Gonzaga e o Museu de Arte Popular.

Os espaços expositivos municipais atenderão ao público das 10h às 17h. O MAMAM vai esticar o expediente de amanhã, para o lançamento do catálogo da exposição “Na Cidade da Ressaca”, às 19h, com mesa redonda, que terá participação do artista Jonathas de Andrade e do curador da exposição, Moacir dos Anjos, além de Alexandro de Jesus, professor do Departamento de Antropologia e Museologia da Universidade Federal de Pernambuco; Cibele Barbosa, historiadora e pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco; e Gleyce Kelly Heitor, educadora, museóloga e diretora de educação e pesquisa na Oficina Francisco Brennand. O encontro é aberto ao público, com vagas limitadas à capacidade do auditório do museu (50 pessoas).

MULHER – Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife e o Centro Municipal Júlia Santiago, no Pina, estarão fechados no feriado de Corpus Christi. Os locais voltam a atender normalmente na sexta (9). A exceção é o Centro de Referência Clarice Lispector, localizado na rua Dr. Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro, que funciona de domingo a domingo, 24h por dia e o Serviço Especializado Regionalizado Clarice Lispector, localizado na Avenida Recife, 3585, no bairro do IPSEP, que funciona das 7h às 19h, de segunda a domingo.

A Secretaria conta, ainda, com um Disk Orientação, o Liga, Mulher, que funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h, no número 0800 281 0107. Desde 2020, o Centro de Referência também passou a oferecer um canal de acolhimento para mulheres via WhatsApp, pelo número (81) 99488-6138.

TURISMO E LAZER – Nesta quinta-feira (8), os parques da cidade estarão abertos normalmente para a população. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer será montada no domingo (11), das 7h às 16h. Outra opção de aproveitar os próximos dias é passeando e conhecendo a cidade por meio do Olha! Recife. Também no domingo, a cidade recebe o Viva a Guararapes, evento que mistura lazer, cultura e muito mais, na Avenida Guararapes. O projeto de sensibilização turística oferece tours gratuitos e guiados com temas diferentes a cada semana. Os detalhes podem ser conferidos no site www.olharecife.com.br, onde também estarão disponíveis as inscrições, a partir da sexta-feira (9).

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS – Nesta quinta-feira, não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), devido ao feriado. O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão.

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (SEAS), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José; e o Naíde Teodósio, em Santo Amaro, permanecem com a oferta de refeições gratuitas para população em situação de rua. Na sexta-feira, voltarão a funcionar normalmente todos os equipamentos que tiveram o atendimento ao público suspenso devido ao feriado.

COMPAZ – A rede Compaz e a rede de bibliotecas pela Paz fecham na quinta-feira (8) e abrem normalmente na sexta-feira (9).

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE – Nesta quinta-feira (8), o Hospital Veterinário do Recife estará aberto para consultas, emergências e urgências, das 7h às 18h. No sábado e domingo, o serviço será restrito para emergências, das 7h às 13h.

TRÂNSITO – Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento às pessoas idosas, gestantes e com deficiência, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos na quinta-feira (8). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na sexta-feira (9), das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.

ESPORTES – As 26 unidades da Academia Recife estarão abertas nesta quinta-feira (8), assim como o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), localizado na Imbiribeira.

Governadora Raquel Lyra garante empréstimo de R$ 900 milhões para requalificação de rodovias pernambucanas

Operação de crédito foi assinada no Recife, durante relançamento do Programa Farmácia Popular pelo presidente Lula

Acompanhada do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, a governadora Raquel Lyra assinou, nesta quarta-feira (7), uma operação de crédito entre o Banco do Brasil e o Governo de Pernambuco, no valor de R$ 900 milhões, para a melhoria da infraestrutura do Estado. A solenidade ocorreu no Compaz Ariano Suassuna, no Recife, durante o relançamento do Programa Farmácia Popular.

“Esse é o primeiro empréstimo aprovado pela Assembleia Legislativa. Aos deputados, agradeço a confiança. Temos, infelizmente, a segunda pior malha rodoviária do Brasil. Vamos utilizar esse recurso para concluir as obras da PE-15 e recuperar estradas como a PE-33, que vai dar acesso aos estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE); a PE-17 e outras rodovias do Estado”, detalhou Raquel Lyra.

A chefe do Executivo estadual ressaltou, ainda, que outros empréstimos que totalizarão R$ 2,5 bilhões viabilizarão melhorias para as unidades hospitalares da rede de saúde estadual. “Cerca de R$ 500 milhões serão destinados neste primeiro momento para garantir dignidade para a população que precisa utilizar o Hospital da Restauração, o Otávio de Freitas, a maternidade do Cisam e demais unidades de saúde que são da rede própria do Estado e, infelizmente, não estão em condições adequadas de atender à sociedade”, complementou a governadora.

O relançamento do programa Farmácia Popular amplia o acesso a medicamentos pelo SUS, com distribuição gratuita de fármacos para asma, hipertensão, diabetes, osteoporose e anticoncepcionais. Outros 40 remédios serão disponibilizados com até 90% de desconto. Todos os medicamentos do programa serão gratuitos para as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Ao todo, 55 milhões de pessoas serão contempladas.

Em seu discurso, o presidente Lula enfatizou que o cuidado com a saúde será prioridade em seu governo. “O Farmácia Popular é um programa direcionado para as pessoas mais necessitadas. Elas serão tratadas como de primeira classe. Hoje, o cuidado com a doença é muito caro. Por isso que no meu governo cuidar da saúde do povo é investimento. Uma pessoa bem cuidada e com saúde produz muito mais”, afirmou o presidente.

“Entendemos que garantir o acesso a medicamentos é resgatar o direito à saúde, e, mais do que isso, é resgatar a dignidade do nosso povo”, completou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Também estiveram presentes no evento os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; da Pesca e Aquicultura, André de Paula; da Educação, Camilo Santana; o chefe da Casa Civil, Rui Costa; os senadores Teresa Leitão e Humberto Costa; o prefeito do Recife, João Campos; a prefeita de Serra Talhada e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Márcia Conrado; a superintendente regional do Banco do Brasil, Ana Paula Matos; os secretários estaduais Zilda Cavalcanti (Saúde), Aloísio Ferraz (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), Ivaneide Dantas (Educação e Esportes), Fernando Holanda (Assessoria Especial), Regina Célia (Mulher), Carolina Cabral (Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e as Drogas) e Diogo Bezerra (Projetos Estratégicos); além de deputados federais e estaduais.

Fotos 1 – 4: Miva Filho/ Secom
Foto 5: Ricardo Stuckert/ Presidência da República

Compaz será nacionalizado pelo Governo Federal

O anúncio foi realizado nesta quarta (07), durante o evento de relançamento da Farmácia Popular, programa do Governo Federal

Nesta quarta-feira (07), o Prefeito do Recife, João Campos, recebeu o presidente Lula no Compaz Ariano Suassuna, localizado no bairro do Cordeiro, para o relançamento do programa Farmácia Popular, pelo Governo Federal. Durante o evento, o prefeito anunciou que o equipamento da prefeitura será nacionalizado, projeto que já havia sido apresentado ao Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e ao Secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, com o intuito de firmar uma parceria entre o Ministério e a Guarda Municipal do Recife.“O Compaz é um exemplo de política pública que mostra que é possível transformar vidas e construir sonhos através das boas escolhas de um gestor ou gestora que está à frente das decisões. Esse equipamento foi premiado pela ONU como o espaço que apresenta a maior capacidade de redução das desigualdades sociais. E hoje temos a grande alegria de estar conversando com o Ministro Flávio Dino, que pretende junto com o presidente Lula, construir equipamentos desta magnitude no Brasil inteiro”, declarou o prefeito João Campos.

Hoje, o Recife conta com quatro Centros Comunitários da Paz em atividade. Cada unidade está localizada em uma área periférica da cidade, identificada com alto índice de violência. São eles: o Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), o Compaz Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro), o Compaz Governador Miguel Arraes (Caxangá) e o Compaz Dom Hélder Câmara (Coque).

Existe também uma unidade em construção, no Ibura, e mais três a serem iniciadas. Juntas, as quatro unidades atuais atendem uma média de 200 mil pessoas por ano, disponibilizando gratuitamente esportes e atividades culturais, como natação, judô, basquete, futsal, treino funcional, aulas de ballet, bordado, informática, idiomas, entre outros. Também são oferecidos serviços como CRAS, mediação de conflitos, Junta Militar, atendimento psicológico, agência de emprego e espaço de empreendedorismo, além de uma biblioteca pública em cada Compaz.

Em 2022, a rede Compaz ganhou o Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas (ONU) que melhor contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e excelência no serviço público. Os equipamentos municipais foram avaliados por critérios da ONU como iniciativa de relevância e qualidade, servindo de referência internacional no atendimento à população. Esse reconhecimento ocorreu pela redução das taxas de criminalidade nas áreas próximas aos centros, que correspondem a 30,3% da população do Recife. Em 2019, o equipamento também recebeu o Prêmio Cidades Sustentáveis e o Oxfam Brasil, sendo reconhecido como o melhor projeto de redução de desigualdade social do país.

Fotos: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife

“Quando estamos juntos, trabalhamos para o melhor de Pernambuco”, disse a governadora Raquel Lyra

A governadora Raquel Lyra, discursa agora no lançamento do Programa Farmácia Popular, com a presença do Presidente Lula.

“Acabei de assinar o empréstimo de R$ 900 milhões aprovado pela  Alepe, aonde agradeço aos deputados pela confiança. Quando estamos juntos,  trabalhamos para o melhor para os pernambucanos, independente da coloração partidária. Por fim agradeço ao Presidente Lula, pelo gesto com Pernambuco”,  disse a governadora.Foto: Finfa