Home » Brasil » Estudantes brasileiros vão disputar a 15ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA)

Estudantes brasileiros vão disputar a 15ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA)

Evento acontece dias 09 e 13 de outubro no Panamá

Cinco estudantes vão representar a equipe brasileira durante a 15ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) que vai acontecer entre os dias 09 e 13 de outubro no Panamá. O grupo foi selecionado pelo resultado obtido na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) que tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O Brasil vai ser representado por Davi de Lima Coutinho Dos Santos, de 17 anos, de Itatiba (SP); Gustavo Mesquita Franca, de 17 anos, de Fortaleza (CE); Hugo Fares Menhem, de 17 anos, São Paulo (SP), Larissa Midori Miamura, de 17 anos, de São Paulo (SP) e Mychel Lopes Segrini, de 17 anos, de Vitória (ES).

Os brasileiros vão disputar conhecimento sobre astronomia e astronáutica com estudantes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, entre outros. Durante a olimpíada, os participantes realizam provas teóricas e práticas individualmente e em grupo, além de prova de observação astronômica e de lançamento de foguetes de garrafas PET.

Segundo o coordenador nacional da OBA, o astrônomo Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle, a equipe passou por diversos treinamentos durante o ano e contou com o apoio de astrônomos, medalhistas, engenheiros, entre outros. “A responsabilidade é grande, pois o Brasil já conquistou dezenas de medalhas em olimpíadas no exterior ligadas à astronomia e ciências afins, mas acreditamos que teremos ótimos resultados”.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) recebe o incentivo do ministério por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES). “Ficamos felizes pelo excelente desempenho dos estudantes nas olimpíadas nacionais, o que os gabarita para as etapas internacionais. Significa que estamos no caminho certo”, disse o secretário Inácio Arruda.

 

Seleção 

Antes de encarar uma olimpíada internacional, os estudantes precisam atingir uma alta pontuação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) do ano anterior. Em seguida, são convidados para participarem de diversas etapas de classificação, com provas e treinamentos on-line e presenciais até a escolha final da equipe que vai representar o país.

Sobre a OLAA

Fundada em Montevidéu (Uruguai) em 2008, com a participação do Brasil, a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) é um evento organizado por representantes de países latino-americanos com o intuito de popularizar a astronomia e a astronáutica e valorizar os talentos escolares mais destacados, promovendo a colaboração mútua entre as nações.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments