Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Leda Alves, ex-secretária de Cultura do Recife, morre aos 92 anos

Na manhã deste sábado (4), morreu, aos 92 anos, a ex-secretária de Cultura do Recife, Leda Alves. Conforme apurado pela reportagem, ela faleceu em casa por causas naturais. Segundo a família, ela será cremada neste domingo (5), no Cemitério Morada da Paz, no município do Paulista, Região Metropolitana do Recife. O velório, ainda sem horário definido, acontecerá na Capela de Santo Amaro, área central do Recife.

Atriz e ativista, Leda era uma profunda conhecedora da cultura popular de Pernambuco e dedicou sua vida à causa. Ela foi casada com o famoso dramaturgo pernambucano Hermilo Borba Filho e, entre algumas funções no Governo do Estado, assumiu a gestão da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), também sendo presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) antes de assumir a Secretaria de Cultura do Recife nas gestões de Geraldo Júlio (PSB).

Ainda em 2022, Leda chegou a receber a Medalha de Mérito Olegária Mariano da Câmara Municipal do Recife pelas mãos da vereadora Cida Pedrosa e do vereador Almir Fernando, ambos do PCdoB. O motivo da solenidade foi pelos serviços prestados pela ativista a Pernambuco.

Duque parabeniza São do José do Belmonte por reconhecimento em gestão pública

O Índice Firjan de Gestão Pública (IFGF) classificou São José do Belmonte entre os dez municípios que melhor estão conseguindo manter a casa em ordem no estado.

O deputado estadual reconheceu o trabalho que a Prefeitura do município vem realizando nesta gestão. “Parabenizo o prefeito Romonilson Mariano, o vice Antônio de Alberto e toda equipe da prefeitura pela conquista. Um grande exemplo de gestão e comprometimento com as contas públicas”, comemorou Duque.

No índice medido pela Firjan, são avaliados quatro indicadores: investimentos, liquidez, autonomia e gastos com pessoal. O município de Abreu e Lima figurou no primeiro lugar, seguido de Recife, Jaboatão do Guararapes, Terra Nova, Caruaru, Brejinho, Buenos Aires, Petrolina, Quixabá e São José do Belmonte, respectivamente.

Pedro Campos solicita ao governo de Pernambuco transporte gratuito a todos os candidatos do Enem

No último dia 1º de novembro, o deputado federal Pedro Campos solicitou, através de ofício ao governo de Pernambuco, a implementação de transporte gratuito durante as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, por meio de ações junto ao Grande Recife Consórcio de Transporte. O Enem será realizado nos próximos do 5 e 12 e, para o parlamentar, a medida é imprescindível para garantir o acesso à prova para cerca de 218 mil pessoas inscritas no exame no estado pernambucano.

“O nosso estado possui a política de passe livre e, através dessa política, poderia se custear a ida dos candidatos ao Enem. Contudo, como a prova não é feita somente por estudantes, é importante viabilizar essa gratuidade para todos os candidatos nos dias de prova. Diversas cidades e regiões metropolitanas do país estão adotando ações voltadas a garantir o melhor acesso das pessoas para realização das provas”, comentou.

Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas em todo o Brasil estão inscritas. Dentre os desafios enfrentados pelos que irão prestar o exame, a mobilidade até o local da prova preocupa grande parte dos inscritos. O parlamentar ressaltou que a gratuidade iria colaborar para superar desafios enfrentados pelos candidatos que moram distantes do local de prova ou que enfrentam dificuldades financeiras para sua mobilidade. “Diversas localidades estão adotando a gratuidade do transporte público e aumento de frota em outras cidades, como Fortaleza, Águas Lindas, Iúna, Campo Grande,entre outras”, afirmou o deputado.

A União Brasileira dos Estudantes Secundarista (UBES) também realiza mobilização nacional pela gratuidade do transporte público, com o objetivo de garantir o acesso aos locais de provas. O vice-presidente da UBES, Inaldo Ribeiro, comentou as ações realizadas pela instituição. “Solicitamos formalmente o apoio do governo do estado de Pernambuco para que os candidatos possam participar dos processos de ingresso às universidades públicas. Esse é um exame importante que contribui com a formação das nossas juventudes. Nos últimos houve declínio nos números de inscritos no Enem, uma das mais graves consequências da pandemia de COVID-19”, afirmou.

A presidente da União dos Estudantes de Pernambuco – UEP, Clara Maria Lucena, salientou a importância da gratuidade se estender para os candidatos inscritos no Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco. “O SSA irá realizar provas nos dias 19 e 26 de novembro e 3 e 10 de dezembro. É importante garantir também o acesso dos candidatos que irão fazer as provas. Nós da União dos Estudantes de Pernambuco acreditamos e lutamos pela democratização do acesso ao ensino superior que se inicia com esses momentos”, afirmou Maria Clara.

Em Paulista, Luiz Neto reafirma pré-candidatura a prefeito e continua ao lado de Daniel Coelho

Diante das especulações veiculadas em blogs e reportagens, que de forma caluniosa espalham boatos maldosos que não faço mais parte do grupo político do Secretário de Turismo Daniel Coelho, quero reafirmar que o nosso compromisso é com Paulista e nossas alianças são pragmáticas visando construir um futuro diferente para nossa gente. Ao logo de seus mandatos Daniel, foi muito leal ao povo de nossa cidade e nossa aliança passa dos interesses pessoais e visa o melhor para nossa gente.

Daniel, ao longo de seus mandatos, destinou mais de 10 milhões para nosso município, com ações em todos setores, desde construção de unidades de saúde, até pavimentações ruas, emendas que ajudaram nosso povo, e que nos fez sentirmos de perto sua atuação como parlamentar.

Ao reafirmar minha participação no processo eleitoral, quero ratificar que nossa pré-candidatura está nas ruas, reitero meu compromisso com os valores democráticos e com o respeito à vontade soberana de nossa população, a ser manifestada nas urnas.

Luiz Neto, empresário e pré -candidato a prefeito de Paulista.

“Se isso é uma birra pessoal, que entre em contato comigo”, diz Dulce Amorim sobre a possibilidade de ser expulsa do PT

Nesta sexta-feira (3), Dulce Amorim, Consultora Técnica na Casa Civil de Pernambuco explicou os motivos que motivaram a aceitar o convite da governadora Raquel Lyra para o cargo.

Segundo Dulce, houve uma sintonia positiva na conversa com Raquel Lyra, e ela se comprometeu a apoiá-la caso a candidatura fosse para o segundo turno, já que o PT não teria um candidato próprio.

“Raquel me chamou para conversar quando ainda era pré-candidata ao governo do estado, inclusive, fazendo a proposta para que eu fosse para o partido dela, mas ali a gente deixou claro que não tinha como a gente ir para o grupo dela, porque a gente faz parte do grupo do PT. Mas a conversa foi tão boa que ali automaticamente me comprometi, caso o nome dela fosse para o 2º turno, eu apoiaria. Eu não vi problema nenhum, até porque quando a gente olhava para o cenário e percebia que se caso Danilo fosse para o 2º turno, o PT não teria um candidato”, relatou.

Sobre a fala de Cristina Costa, em relação à questão do licenciamento do partido, que levantou a possibilidade de que Dulce Amorim poderia ser expulsa do PT devido à sua decisão de apoiar o governo ao qual o partido faz oposição. Dulce Amorim esclareceu que tomou medidas para evitar problemas dentro do partido e expressou surpresa com a postura da vice-presidente do PT Estadual.

“Eu fico estarrecida com o posicionamento da vice-presidente do PT Estadual, porque teve uma conversa com o presidente Estadual, também o municipal e pelo contrário houve um entendimento muito tranquilo. Quando pedi o afastamento foi justamente para evitar certos problemas. O que me espanta é que há menos de um mês estive participando da reunião do PT e ninguém indagou nada. Eu fiz a narrativa de todo o processo como tinha ocorrido e a própria Cristina estava na reunião e não comentou nada. Essa informação que ela passou não chegou para mim. O que quero dizer que todo mundo tem meu telefone, se isso é uma birra pessoal que ela entre em contato comigo e vamos conversar”

Além disso, Dulce ressaltou que não recebeu notificações sobre sua expulsão e está disposta a dialogar com o partido.“Não recebi nenhuma notificação, pelo contrário ontem estive com o deputado Carlos e tivemos uma conversa muito tranquila”.

No entanto, Dulce Amorim enfatizou que a decisão de apoiar Raquel Lyra foi tomada em conjunto por um grupo do PT, se for para expulsar deve levar todos os envolvidos. “Quando pensei em uma aliança com Raquel, não foi só eu, mas um grupo do PT. Então isso era para expulsar todo mundo”.

Contou ainda que que a bancada do PT na Assembleia tem contribuído para a governabilidade estadual, votando a favor de projetos que beneficiam Pernambuco.“Hoje a bancada do PT na Assembleia tem ajudado a governadora, por entender na votação de projetos, por entender a questão de governabilidade, não é de hoje”.

Amorim salientou outro ponto, sobre candidatos que apoiaram a governadora no 2° turno e hoje torcem para a sua queda. “A decisão de apoiar Lyra contou com a participação de diversos membros do PT, incluindo o ex-prefeito Miguel Coelho, o deputado Lucas Ramos e o ex-deputado Gonzaga Patriota. Outra coisa que tem que pontuar, nós temos que parar de apoiar um candidato e depois torcer quanto pior melhor”, relembrou. Em sua fala final expressou sua disposição para dialogar com o PT e destacou seu compromisso em trabalhar para melhorar a situação do sertão e do estado como um todo. “Hoje estou interessada em procurar minimizar os problemas do nosso Sertão e do nosso estado. Como ex-deputada tive a oportunidade conhecer as entranhas desses problemas. Com isso, quando fui convidado para estar aqui é para ajudar a cuidar do povo de Pernambuco, não apenas por status e não apenas por querer está em uma posição dessa”, finalizou.Fonte: Blog Nossa Voz
.

Governo do Estado garante gratuidade na passagem de ônibus para os estudantes da Rede Estadual de Ensino que farão o Enem

Os estudantes da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco que irão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (05) e no próximo dia 12, terão gratuidade no transporte público. Todos os alunos matriculados na rede que possuem o cartão VEM PASSE LIVRE RMR, terão acesso gratuito no sistema de transporte para deslocamento aos locais em que serão aplicadas as provas, dentro da Região Metropolitana do Recife (RMR).
 
“Com o passe livre, nós garantimos o direito a todos os estudantes de chegarem aos locais de suas provas com tranquilidade e segurança. Temos o compromisso de assegurar a todos os jovens pernambucanos um ensino de qualidade e a gratuidade da passagem fará diferença na vida de cada um que irá passar por essa etapa tão importante”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
 
O cartão já garante a gratuidade aos estudantes que se deslocam de casa para a escola durante a semana. Desta vez, o benefício será expandido para os dois próximos domingos, não havendo nenhuma cobrança nos dias das provas do Enem.
 
Para a secretária de Educação e Esportes de Pernambuco, Ivaneide Dantas, essa é mais uma iniciativa que visa fortalecer o incentivo para que os estudantes concluam com sucesso o sonho de ingressar no ensino superior. “Esta ação conjunta permite que os nossos estudantes possam ter o seu transporte garantido nos dias de prova. Seguimos na torcida para que os estudantes da rede estadual de Pernambuco tenham êxito no Exame”, ressalta.
 
A medida foi realizada a partir de solicitação da Secretaria Estadual de Educação e será executada por meio do Grande Recife Consórcio de Transporte. Cerca de 100 mil estudantes da rede estadual utilizam o cartão mensalmente em toda a RMR.

“Sávio garantiu que me apoia, e acredito nele”, disse vice-prefeito de Tuparetama Diógenes Patriota

O vice-prefeito de Tuparetama Diógenes Patriota resolveu falar sobre a maior dúvida da população e comunidade política em Tuparetama: se Sávio Torres o apoiará ou não em 2024.

Segundo Diógenes, diante de tantas especulações, é necessário falar. “Sávio nunca disse diferente. Sempre falou pra mim, pra minha mãe Ivanilda, que não está mais aqui, que o projeto era me apoiar para prefeito nas próximas eleições”.

Patriota disse que esteve no Recife há poucos dias a jantou com Sávio, recebendo novamente a mesma garantia. “Ele reafirmou o compromisso, que vai me apoiar nas próximas eleições. Que o projeto é o meu nome”.

A vice ou o vice, diz Diógenes, vai ser decidida (o) dentro do grupo. “Mas se eu falar que Sávio não me apóia, que ele não diz isso a mim, eu estou mentindo. O que Sávio me fala é que me apoia e que está tudo certo. Esse é o compromisso. Esse é o compromisso que Sávio fez comigo, com vereadores e com várias pessoas. Então, é isso que eu tenho pra falar. O que Sávio me diz é que me apoia, e eu acredito no que ele tá falando”.(Blog do Nill Júnior)

Pelo oitavo mês consecutivo, Serra Talhada apresenta alta no número de empregos, mais de 600 novas vagas geradas

Pelo oitavo mês consecutivo, o município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, obteve saldo positivo na geração de empregos formais, de acordo com dados do Novo Caged, divulgados esta semana pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). No acumulado dos nove primeiros meses do ano, são 676 novos postos de trabalho gerados em Serra Talhada, gerando um estoque de 11.209 empregos formais.

O resultado foi puxado, principalmente, pela setor de Serviços (679), seguido por Industria (37), e Agropecuária (7). Comércio (-10) e Construção (-37) tiveram leve retração.

O mês com maior saldo de vagas foi agosto, com 184 novos postos de trabalho gerados. Setembro também apresentou bom desempenho, gerando 68 empregos formais.

A prefeita Márcia Conrado comemorou o resultado de mais um mês consecutivo na geração de empregos formais na cidade. “Isso significa que estamos no caminho certo, no caminho do desenvolvimento e a tendência, com a chegada de novos investimentos na nossa cidade e também do final de ano, é que esses números sejam ainda melhores daqui pra frente. Temos trabalhado intensamente para garantir uma cidade próspera, desenvolvida e que ofereça oportunidades para nosso povo. Estamos muito felizes em saber que estamos há oito meses seguidos com alta na geração de empregos”, destacou a gestora.

NOVO CAGED – O Novo Caged é um método de geração de estatísticas do emprego formal que capta informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e do sistema Empregador Web. A partir dos dados reunidos, é possível calcular a subtração entre o número de admissões e o de demissões ocorridas em um determinado período, obtendo-se o saldo (positivo ou negativo) de postos de trabalho formal.

Presidente da Faepe recebe secretária de Agricultura

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra, se reuniu na quarta (1º), com a secretária de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco, Ellen Viégas, juntamente com o secretário executivo da pasta, Carlos Ramalho, na sede da entidade.

Na visita, a gestora estadual conheceu a estrutura do Sistema Faepe/Senar e confirmou presença na 30ª Agrinordeste. No encontro, ainda foram abordadas questões relacionadas ao setor agropecuário.

Itapetim abre as portas para o mundo do autismo

Itapetim abre as portas para o mundo do autismo

Evento de conscientização no próximo dia 04 de novembro busca combater o preconceito e promover a inclusão 

Um universo de cores, sons e cheiros e com infinitas possibilidades e desafios mas que, muitas vezes, se torna invisível aos olhos da maioria. Esse é o mundo do autismo, um transtorno do neurodesenvolvimento humano que afeta a comunicação e a interação social das pessoas. Para chamar atenção sobre essa condição que atinge cerca de 2 milhões de brasileiros, segundo dados do IBGE, e combater o preconceito, a jornalista Taciana Lopes organiza no próximo dia 04 de novembro, às 16h, no auditório da Escola Teresa Torres, o Encontro de Conscientização em Transtorno do Espectro Autista (TEA) de Itapetim.

O evento visa não apenas promover a inclusão das pessoas com autismo na sociedade, mas também ampliar o conhecimento sobre o tema e lançar mão de uma campanha para combater a discriminação. “Queremos que as pessoas entendam que o autismo é um espectro e que todos nós possuímos nossas próprias limitações. Por isso, quanto mais informações a população tiver sobre o autismo mais eficaz serão as ações contra o preconceito”, afirma a comunicadora e idealizadora da iniciativa Taciana Lopes.

A programação do evento inclui palestras, depoimentos e uma peça teatral. Representantes da Associação de Pais e Amigos de Autistas de Patos-PB farão a palestra de abertura sobre “Transtorno do Espectro Autista”, abordando os desafios e conquistas das famílias.

Em seguida, a psicopedagoga Jarleide Lopes fala sobre as principais causas do preconceito contra pessoas com autismo e repassa orientações sobre como lidar com essas situações. Durante o encontro, haverá, ainda, depoimentos de pessoas que convivem diariamente com autistas. E, também, a participação de poetas da terra declamando sobre o tema.

Uma das partes emocionantes do evento será a apresentação de uma peça teatral pelo Encontro dos Jovens com Cristo (EJC) de Itapetim, focada em experiências que afetam as vidas de famílias autistas e trazendo uma forte mensagem de como trabalhar para construir uma sociedade mais inclusiva e acessível. Essa programação representa um marco na cidade, sendo o primeiro evento aberto ao público que aborda o autismo de forma tão abrangente.

Taciana Lopes acredita que este evento é um passo importante para a inclusão das pessoas com autismo na sociedade, destacando que se trata de uma condição, não uma doença, e que as pessoas com autismo são capazes de aprender, crescer e se desenvolver. Ela ressalta a necessidade de combater o preconceito, que é um dos maiores desafios enfrentados pelas pessoas com autismo.

PROGRAMAÇÃO:

  • 16h – Abertura
  • 16h15: Palestra “Transtorno do Espectro Autista: desafios e conquistas”, com representantes da Associação de Pais e Amigos de Autistas de Patos-PB e região
  • Teremos o tema abordado através da nossa Poesia com a Poetisa mirim Evelyn Marianny e o Poeta Joãozinho  Amâncio de Itapetim
  • 17h: Palestra “Causas do preconceito contra autistas”, com a psicopedagoga Jarleide Lopes
  • 17h30: Depoimentos de pessoas que convivem diariamente com autistas e em seguida Peça teatral “O mundo do autismo”, do Encontro dos Jovens com Cristo (EJC) de Itapetim;

 

Fonte  | Blog Umburanas