Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Marconi Santana, reforça compromisso com desenvolvimento rural sustentável durante eleição da nova diretoria do Conselho

O prefeito de Flores, Marconi Santana, reforçou seu compromisso com o desenvolvimento rural sustentável durante sua participação na eleição da nova diretoria do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (COMDRESF).

Santana enfatizou a importância do associativismo rural e a busca por alternativas que garantam a sobrevivência das comunidades rurais. Ele destacou que essas ações não apenas fortalecerão a agricultura local, mas também contribuirão para o crescimento do município como um todo.

O prefeito também anunciou investimentos significativos, incluindo a aquisição de novos tratadores com implementos agrícolas e a construção de novas passagens molhadas nos Sítios Riachão, Caldeirão dos Bois e Saquinho.

Santana ainda ressaltou a importância do Programa Água é Vida para enfrentar os desafios da estiagem e apoiar as comunidades rurais.

Além disso, o prefeito de Flores desejou sucesso à nova diretoria do COMDRESF, com destaque para “a amiga reeleita, Rita de Cáscia, que continuará liderando o conselho”. Ele expressou confiança na capacidade de gestão da nova equipe diretiva, que é composta por:

* Coordenadora: Rita de Cáscia
* Vice-coordenador: José Antônio
* Tesoureiro: Antônio Porfirio
* Vice-tesoureiro: Joselita Maria
* Secretário: Genivaldo Alves
* Vice-secretário: Maria Jussara

Marconi Santana concluiu afirmando que todos trabalharão juntos para construir uma agricultura forte e próspera, visando o bem-estar da comunidade rural de Flores.

Coluna do Finfa

Agora na oposição – A vereadora de Sertânia, Magaly, terceira mais votada nas eleições de 2020, aderiu ao grupo de oposição ao prefeito Ângelo Ferreira. O anúncio foi feito ontem (07), na sede do PSDB no Recife, ao lado da empresária Pollyana Abreu, do colega vereador Damião Silva e do Secretário Executivo da Casa Civil, Rubens Júnior e do seu esposo o ex-vereador Ciro Roberto. Segundo este blogueiro apurou, Magaly vai apoiar a pré-candidata Pollyana, que deverá ser a candidata das oposições sertanienses, com o apoio integral da governadora, Raquel Lyra.

Convocou – O vereador Edson Henrique, quando da Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, apresentou o requerimento 396/2023, o qual convoca o Gerente Regional da Compesa, Kaio Maracajá, para comparecer à Câmara Municipal em 29 de novembro de 2023, para realização de audiência pública. “O objetivo da convocação é tratar do formato de abastecimento de água na cidade, que vem ocasionando uma grande insatisfação da população. Em virtude da problemática que vem surgindo há anos e de forma mais contundente durante os últimos meses, o requerimento foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal. A audiência pública será aberta à participação da população, permitindo que os cidadãos façam perguntas e apresentem sugestões ao gerente da Compesa. Essa audiência é uma oportunidade para esclarecimentos por parte do gerente regional, bem como buscar soluções para o problema de abastecimento de água na cidade”, disse o vereador em conversa com este blogueiro.

Vai assumir – O advogado e ex-prefeito de Canhotinho-PE, Felipe Porto, vai assumir o escritório da Infraero no estado de Pernambuco. O ministro Sílvio Costa Filho disse que “Felipe vai colaborar com o presidente da Infraero, Rogério Barzellay, no fortalecimento da aviação do Nordeste e do Brasil”.

Chama atenção – Estive participando da Feira do Empreendedor de Afogados da Ingazeira, e passeando pelos stands, encontrei um grande profissional, o Cícero Militão, que é Cuteleiro desde 2014. Seu stande tinha uma variedades de trabalho de alto nível, são facas e bainhas que chamam a atenção pela qualidade e variedades, com preços adequados. Realmente não conhecia este grande profissional em Afogados da Ingazeira. Parabéns Cícero pelos trabalhos que você faz.

Você sabia? – Que tem uma empresa que realizou serviços para a Prefeitura Municipal de Afogados da Ingazeira, e quando terminou a obra, deixou débito no comércio local. Segundo uma fonte disse a este blogueiro, ela está realizando serviço em uma cidade próxima. Cuidado comerciantes para não entrar no calote desta empresa, porque a conversa é bonita mas não paga seus débitos.

Disse “Foi uma ótima conversa, de muita fé. Dom Limacêdo e eu temos em comum a profunda amizade e respeito à obra realizada por dom Francisco Austregésilo na região e uma disposição para trabalhar pelas pessoas, principalmente as que mais precisam. Tenho confiança de que, com sua fé e dedicação, continuará essa missão abençoada. E próximo a população, fortalecerá os laços da comunidade e guiando o rebanho conforme os princípios cristãos”. (Deputado estadual JoséPatriota em visita ao novo bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira, Dom Limacêdo Antônio da Silva)

Ordem de Serviço – A governadora Raquel Lyra participa, em Brasília, nesta quarta-feira (8), ao lado do presidente Lula e do ministro dos Transportes, Renan Filho, da solenidade de assinatura da ordem de serviço da duplicação da BR-423, no trecho de 43,1 quilômetros entre os municípios de São Caetano e Lajedo, no Agreste, às 11:30 horas no Salão Leste do Palácio do Planalto, Praça dos Três Poderes. A duplicação da malha viária vai contribuir para o desenvolvimento econômico da região, gerando emprego durante a execução da obra e, quando concluída, a melhoria na fluidez e na segurança do fluxo de veículos e cargas.

Vacinação – A Prefeitura de São José do Egito, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no próximo sábado (11), a Vacinação Antirrábica 2023. “Será o Dia D, traga seu cão ou gato, será das 08 às 13 horas na Academia das Cidades, no antigo prédio do Centro Social”, disse o prefeito Evandro Valadares.

Frase – “O Podemos de Pernambuco fica muito feliz em receber um quadro tão representativo e qualificado. Armando é referência da boa política do Brasil e de Pernambuco. Um homem íntegro com relevantes serviços”. (Marcelo Gouveia, Presidente Estadual do Podemos em Pernambuco)

Perguntar não ofende – O Coronel da PM, Julierme Moura, vai assumir um cargo de assessoria na Prefeitura de Afogados da Ingazeira, na área de mobilidade e segurança?

Prefeito Rodrigo Pinheiro assina contrato com a Empresa do Brasil de Comunicação (EBC) para lançamento da TV municipal

Em visita ao Distrito Federal, nesta terça-feira (7), o Prefeito Rodrigo Pinheiro esteve na sede da Empresa do Brasil de Comunicação para assinar um contrato de convênio de 10 anos entre a EBC e a Prefeitura de Caruaru, por meio da Pref TV. Este marco representa o primeiro passo rumo à oficialização da TV da Prefeitura de Caruaru em um canal de TV aberta, projeto iniciado durante o São João de 2023.

“Com o contrato assinado, agora avançamos para as etapas finais com o Ministério das Comunicações. Sem dúvida, um momento histórico para Caruaru. Agora, teremos um canal oficial para mostrar para todo o país a grandiosidade de nossa cidade e os avanços do nosso trabalho que contribuem cada vez mais para fazer de Caruaru uma metrópole “, ressaltou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

A assinatura oficial do documento contou com a presença do Presidente Interino da EBC, Jean Lima; a Diretora de Jornalismo, Cidinha Matos; o Gerente Executivo da RNCP, Vancarlos Alves; e o Secretário de Comunicação de Caruaru, Thiago Azevedo.

“É muito gratificante ver um projeto sair do papel, ainda mais quando ele é em favor do povo da nossa querida cidade e da região. É através desse canal, que além de gerar emprego, vamos entregar à sociedade mais transparência em tudo que acontece na gestão dos âmbitos municipais, estaduais e federais”, comemorou o secretário, Thiago Azevedo.

A expectativa é que a estreia ocorra nos primeiros meses de 2024, levando o melhor de Caruaru e de Pernambuco a todo o Brasil e proporcionando serviços essenciais à população local, além de contribuir significativamente para a geração de empregos.

“Dedico esse momento especial, histórico e pioneiro, a todo o time da prefeitura, especialmente, aos que gerem junto conosco a comunicação. Não mediremos esforços para que essa estreia aconteça o quanto antes”, finalizou o secretário, Thiago Azevedo.

Fazenda e MPor garantem continuidade do Reporto Programa é fundamental para incentivo do setor portuário

Nesta terça-feira (7), os ministros de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, e da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniram para discutir temas cruciais para o crescimento portuário do Brasil. Durante o encontro foi celebrado mais uma conquista importante para a economia produtiva do setor: a prorrogação do Reporto.

Silvio Costa Filho destacou o comprometimento do Governo do presidente Lula com o crescimento da economia brasileira, ressaltando que “há uma perspectiva de investimentos nos próximos anos na ordem de R$ 50 bilhões”.

“A prorrogação do Reporto é fundamental para estimular o setor produtivo para investir cada vez mais nos nossos portos, gerando emprego e renda”, disse Costa Filho.

Fernando Haddad enfatizou que a reforma tributária aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado inclui o Reporto. “Quem investe não deve pagar imposto, pois está gerando empregos”. Haddad reforçou a importância da desoneração para aumentar a produtividade da economia brasileira, facilitando o comércio exterior tanto para exportação quanto para importação. “Isso representa a consolidação da economia brasileira e a confiança do mercado externo no potencial do Brasil”, concluiu Haddad.

O Reporto desonera os impostos de importação de máquinas, equipamentos, peças de reposição e outros bens essenciais para o crescimento econômico brasileiro, criando mais empregos e aumentando a renda.

Impulso para a economia

O MPor está em constante diálogo com o Ministério da Fazenda para modernizar e expandir a estrutura portuária, especialmente o Reporto, que suspende o pagamento de impostos de importação e sobre produtos industrializados na importação de máquinas, equipamentos, peças de reposição e outros bens.

É importante destacar o papel do Governo Federal como agente indutor do desenvolvimento do setor portuário, que cresceu 4,4% nos primeiros cinco meses do ano, alcançando um volume total de 495,8 milhões de toneladas de cargas movimentadas pelos portos brasileiros, em comparação com o mesmo período de 2022.

Em Brasília, governadora Raquel Lyra se reúne com ministro Renan Filho para tratar sobre Transnordestina e obras em rodovias de Pernambuco

A governadora Raquel Lyra se reuniu nesta terça-feira, 07, com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e equipe técnica do ministério para conversar sobre as obras estratégicas para as rodovias e a Transnordestina em Pernambuco. O encontro aconteceu no final do dia desta terça-feira (7).
 
“A gente teve uma reunião no Ministério dos Transportes para discutir sobre a retomada das obras da Transnordestina, o aumento da extensão do projeto que será licitado no ano que vem, além de outras obras que estão sendo feitas em parceria entre o governo do Estado e o Ministério dos Transportes, através do ministro Renan e toda a sua equipe. A gente segue trabalhando por Pernambuco garantindo mais investimentos para devolver Pernambuco ao seu lugar de desenvolvimento”, ressaltou a governadora Raquel Lyra..
 
Estiveram também presentes na reunião Leonardo Ribeiro, secretário Nacional de Transporte Ferroviário; Marcone Arani, consultor jurídico; Fabrício Galvão, diretor-geral do DNIT; Jorge Bastos, diretor da Infra SA; George Santoro, secretário executivo; Maryane Figueiredo, secretária Nacional de Transporte Ferroviário Substituta; Eduardo Praça, Assessor Especial; Paula Passos, Gerente de Projetos; Luís Fernando, Assessor, além dos secretários estaduais de Pernambuco Túlio Vilaça, da Casa Civil, e Diogo Bezerra, de Mobilidade e Infraestrutura.
 
A governadora finalizou a agenda em visita ao ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. 

Com recursos do BID, Prefeitura do Recife investe mais de R$ 120 milhões em 76 encostas

A Prefeitura do Recife segue avançando com as obras de contenção de encostas e drenagem nas áreas mais vulneráveis da cidade. Uma das intervenções para eliminar pontos de risco está acontecendo nas ruas Guriú, Purilândia e Ibiaporã, localizadas na comunidade de Três Carneiros, no bairro da Cohab-Ibura, Zona Sul da cidade. A obra, que conta com investimentos de R$ 1,5 milhão, vai proporcionar segurança e qualidade de vida para 38 famílias do local. O prefeito do Recife João Campos vistoriou as obras na tarde desta terça-feira (07), quando também conversou com os moradores da área.

“Aqui há dificuldades de infraestrutura e acesso e a gente está fazendo escadaria, muro de arrimo, drenagem e toda parte de proteção de encosta. Essa obra está dentro do ProMorar. Aqueles R$ 2 bilhões que captamos com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estão sendo revertidos em diversos serviços. Já estão sendo executados R$ 120 milhões em 76 áreas diferentes da cidade. Nós cuidamos da gestão fiscal, organizamos as operações internacionais e temos uma capacidade de execução e de engenharia grande para fazer essas obras. E a nossa supervisão e cobrança são diárias”, declarou João Campos.

Iniciada em março deste ano, a obra em Três Carneiros chegou a 53% de conclusão e contempla a construção de nove muros de arrimo, totalizando mais de 450 m². Também estão sendo implantados 125 metros de canaleta de drenagem, 596 m² de proteção do talude em tela argamassada, 85 metros de escadaria, 45 metros de corrimão e 722 m² de piso em concreto. A execução é da Autarquia de Urbanização do Recife (URB).

Ana Cristina Batista, 57, mora há 50 anos em Três Carneiros. A casa dela fica na Rua Guriú, junto a uma encosta que está recebendo a intervenção da Prefeitura do Recife. “Aqui vai ficar ótimo, muito bom mesmo. Hoje em dia muita gente aqui vai para casa de parentes quando chove, com medo da barreira cair; mas isso vai mudar, a água vai poder escorrer e não vai mais entrar em casa”, comentou ela.

BALANÇO – Nos últimos dois anos, a Prefeitura do Recife vem executando o maior volume de obras de infraestrutura em áreas de morro da história da cidade. Já são 78 obras de encostas entregues à população e mais 44 contenções estão em execução na cidade, num investimento de quase R$ 120 milhões com benefício direto a mais de 10 mil pessoas. Essas intervenções de grande porte servem para eliminar pontos de riscos, garantindo a manutenção das moradias das famílias.

PROMORAR – O ProMorar vai beneficiar, diretamente, mais de 500 mil pessoas. Ao todo, serão investidos R$ 2 bilhões na redução de alagamentos, obras de urbanização integrada, habitação e encostas. Neste último componente, os investimentos estão sendo realizados em comunidades e bairros em que a população sofre no período das chuvas com a ameaça de desabamento e deslizamentos de barreiras. Encostas de locais como Jardim Monte Verde, Ibura, Nova Descoberta, Passarinho, Alto José Bonifácio, Linha do Tiro, Vasco da Gama, Bomba do Hemetério estão com importantes investimentos de contenção. Também serão realizadas obras de macrodrenagem para o melhor escoamento das águas das chuvas, além do alargamento da calha e dragagem de rios Tejipió, Jiquiá e Moxotó.

É preciso ter responsabilidade”, diz Elias sobre gestão Mano Medeiros no Jaboatão

Após a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes ter divulgado, na tarde desta terça-feira (7), uma nota em que tentou refutar os dados apresentados pelo ex-prefeito Elias Gomes (PT) com relação à falta de investimentos no setor de prevenção a desastres naturais, principalmente com relação a não execução de obras de contenção de encostas no bairro de Cavaleiro, o ex-gestor ressaltou a atual administração foi diretamente responsabilizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por não ter executado as medidas previstas para o setor de Defesa Civil em um convênio firmado com a União, no valor de mais de R$ 50 milhões.

Ao deixar a gestão municipal em dezembro de 2016, o ex-prefeito Elias Gomes garantiu os recursos junto ao Ministério das Cidades, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Entretanto, por uma decisão política que, entre outras coisas, resultou na extinção da antiga Secretaria Executiva de Defesa Civil, as gestões do ex-prefeito Anderson Ferreira (PL) e do prefeito Mano Medeiros (PL) optaram por não dar continuidade aos projetos e às obras em curso.

Ao lembrar da tragédia ocorrida em 2021 na localidade Jardim Monte Verde, quando mais de 130 pessoas perderam a vida, tendo outras milhares de famílias ficado desabrigadas após o deslizamento de barreiras, Elias observa que a atual gestão tenta “jogar com as palavras” por meio de uma “nota precária e que atesta o oportunismo de um setor de comunicação ineficiente”.

“Estamos assistindo, mais uma vez, a tentativa do governo atual de se esquivar de suas responsabilidades. Entregamos a gestão no final de 2016 com as obras de encostas – frutos desse convênio – iniciadas e com projeto e recursos garantidos para serem continuadas. Ocorre que o prefeito à época, Anderson Ferreira, principal aliado do atual, Mano Medeiros, ignorou esse convênio, como também todas as obras que deixamos em andamento. E o resultado foi essa tragédia”, detalhou Elias.

Segundo o parecer do Tribunal de Contas da União, em 2018, a gestão de Anderson Ferreira, que contava com Mano Medeiros como secretário de Infraestrutura, tinha executado um total de apenas 25% das obras do convênio, o que, de acordo com o órgão de controle, seria um percentual muito baixo. Ainda segundo o laudo, caso a obra tivesse sido executada com a agilidade necessária, teria sido evitada a tragédia em Jardim Monte Verde.

Além disso, o relatório também aponta que o processo licitatório das empresas se encerrou em dezembro de 2022, 10 anos após a celebração do convênio e seis anos após o início das gestões Anderson Ferreira e Mano Medeiros, e sem previsão orçamentária para execução, o que, segundo o TCU, é algo considerado grave.

“O próprio Tribunal de Contas da União deixa claro que a morosidade dessa atual gestão foi a culpada pela não execução do convênio. Fizemos a nossa parte. Elaboramos projetos e garantimos recursos por entendermos ser fundamental executar essas obras, mas, infelizmente, a falta de competência dessa gestão fez a cidade perder investimentos e, principalmente, não poder contar com uma obra que poderia ter evitado de perdermos irmãos e irmãs numa das maiores tragédias da história de nossa cidade”, lamentou o ex-prefeito.

“É preciso ter responsabilidade, assumir os erros e, acima de tudo, buscar soluções. Mas ao contrário disso, a gestão Mano Medeiros/Ferreira prefere criar dados, ignorar pareceres técnicos de órgãos de controle e continuar ludibriando a população com falácias, contratando empresas sem orçamento e se mantendo sem ação diante de tantos problemas”, concluiu Elias Gomes.

Câmara aprova projeto que inclui fisioterapia no SUS para pacientes que fizeram cirurgia de câncer de mama

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3436/2021, que inclui a garantia de assistência fisioterapêutica no SUS aos pacientes submetidos à cirurgia de mastectomia. O projeto, de autoria da deputada Maria Rosas (REPUBLICANOS/SP), com relatoria da deputada Iza Arruda (MDB/PE) foi aprovado por unanimidade.

A relatora deputada Iza Arruda (MDB-PE), que é fisioterapeuta comemorou a aprovação do projeto, que, segundo ela, é um avanço para a saúde das pessoas que lutam contra o câncer de mama. “É um dia de alegria para mim, como fisioterapeuta e como mulher, ver esse projeto aprovado. A fisioterapia é essencial para a recuperação dos pacientes que passam por mastectomia. Ela ajuda a melhorar a mobilidade, a força muscular e a qualidade de vida desses pacientes”, completou a parlamentar.

O projeto altera a Lei 9.797/1999, que já garante a cirurgia plástica reparadora da mama pelo SUS nos casos de mutilação decorrentes de tratamento de câncer. Com a aprovação do projeto, os pacientes submetidos à mastectomia também terão direito à fisioterapia durante o pré-operatório, pós-operatório e no período de reabilitação.

A deputada Iza Arruda explica que a fisioterapia é importante para ajudar os pacientes a se recuperarem da cirurgia, a melhorar a mobilidade e a força muscular e a prevenir complicações.

O projeto agora segue para o Senado Federal.

Prefeito de Garanhuns participa de solenidade em Brasília nesta quarta-feira (08)

O sonho do Agreste Meridional vai começar a ser realizado. O Presidente Lula e o ministro dos Transportes, Renan Filho, assinam nesta quarta-feira (8), a Ordem de Serviço para início das obras de duplicação da BR-423, inicialmente no trecho São Caetano/Lajedo, de cerca de 43 km.

O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, estará presente na solenidade, atendendo convite do Palácio do Planalto. O gestor municipal sempre acreditou na realização da obra, principalmente agora com Lula. “Um orgulho para o município ter um conterrâneo como Presidente da República, destravando esta obra tão sonhada, que vai impactar positivamente o desenvolvimento regional, em vários segmentos econômicos, a exemplo do turismo e agropecuária. A atual rodovia, com pista simples, tem sofrido com intenso tráfego diário, e se tornou muito perigosa e fatal ao longo dos anos. Além disso, este trecho da BR-423 é essencial para o Nordeste, com a grande movimentação de cargas que circula pela rodovia federal.” – afirma o prefeito.

A segunda etapa da obra será o trecho Lajedo/Garanhuns, de cerca de 40km, mas toda a obra já está no planejamento do Novo PAC, com investimento garantido total de mais de R$ 550 milhões.