Press "Enter" to skip to content

Às vésperas de inauguração com a Raquel, gestão Márcia Conrado cria tensionamento sobre nomes de creches

Por: Portal Júnior Campos

Serra Talhada vive a expectativa para a entrega de duas importantes creches do programa Juntos pela Educação, que ocorre neste sábado (27) com a presença da governadora Raquel Lyra. No entanto, o que deveria ser um momento de celebração para as famílias beneficiadas acabou virando palco para um tensionamento político provocado de última hora pela gestão da prefeita Márcia Conrado.

Em nota oficial divulgada na noite desta sexta-feira (26), a prefeitura resolveu questionar a denominação das unidades, criando um ruído institucional desnecessário às vésperas do evento.

O pano de fundo desse embate é uma clara disputa de bastidor e a tentativa da gestão municipal de confrontar a legislação e os adversários políticos. Ao contrário do que sugere o município, a escolha dos nomes segue o rito da Lei Estadual nº 15.124/2013, que em seu artigo 6º determina que obras custeadas majoritariamente com recursos do Estado devem ser denominadas por lei estadual. Como os equipamentos foram construídos pelo Governo de Pernambuco, a prerrogativa legal cabe à Assembleia Legislativa (ALEPE).

A unidade da COHAB (Bairro Tancredo Neves) receberá o nome de Célia Maria Oliveira, educadora de carreira com profundas raízes no município e mãe dos deputados federais Sebastião e Waldemar Oliveira.

A outra unidade será denominada Creche Professor Laércio Pulça, em reconhecimento a outro grande nome da educação local.

Por outro lado, a prefeitura aprovou leis municipais na Câmara de Vereadores para emplacar suas próprias indicações. Para a creche do Loteamento Quitandinha, a gestão indicou o nome ex-vereador Cecílio Tiburtino de Lima, que vem a ser o falecido avô do atual procurador do município. A outra indicação municipal era o nome de Lidiana Nogueira dos Santos.

“Diante disso, causa estranheza a posterior substituição unilateral da placa por outra contendo denominação diversa, sem qualquer comunicação prévia ao Município”, diz um trecho da nota.

Ao escolher a noite anterior à inauguração para soltar uma nota e questionar “a mudança de placa de Creche”, a Prefeitura de Serra Talhada tenta empurrar para o Estado o ônus de um impasse que ela mesma criou.

Seja o primeiro a comentar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *