O município de Serra Talhada foi um dos destaques do I Ciclo de Seminários Regionais Trilhas de Aprendizagem sobre Intersetorialidade na Educação, que acontece nesta terça e quarta-feira (07 e 08), no municípios Horizonte, no Ceará. O evento é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e acontecerá em todas as regiões do Brasil. O secretário municipal de Educação, Erivonaldo Alves, representa a cidade durante o encontro.
O objetivo é contribuir com o debate da Conferência Nacional Extraordinária de Educação (Conaee 2024) em seu Eixo I – O Plano Nacional de Educação (PNE) na articulação do Sistema Nacional de Educação (SNE): Instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação.
Para o secretário Erivonaldo, esse é um momento importante para abrir oportunidades de escutas e intercâmbios a partir de experiências exitosas que podem ter impactos na eficácia das políticas educacionais do Brasil. “A intersetorialidade é o engajamento de diversos segmentos na construção de uma Educação de qualidade. E é muito importante e significativo para Serra Talhada participar desse momento, apresentando experiências para todo Brasil. Agradecemos a todos os servidores, colaboradores da educação, as famílias, alunos, prefeita Márcia Conrado e o vice-prefeito Márcio”, afirmou Erivonaldo, que apresentou como um dos exemplos a I Olimpíadas do SAEB.
O Ciclo é promovido pela Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase) por meio da Diretoria de Articulação Intersetorial (DAI). Os eventos têm como foco as experiências das cidades em intersetorialidade na e com a educação, a fim de se conhecerem e trocarem experiências vivenciadas no âmbito regional e territorial. Nesse sentido, busca-se a formulação de políticas públicas intersetoriais de educação para construção de um caminho colaborativo intersetorial entre os vários órgãos das administrações municipais.
O evento é voltado aos gestores municipais vinculados às práticas intersetoriais, representantes dos municípios onde são desenvolvidas experiências das Cidades Educadoras, do Bairro-Escola e da Cidade-Aprendiz, dos Comitês Territoriais de Educação Integral, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), entre outras representações.




O prefeito de Flores, Marconi Santana, reforçou seu compromisso com o desenvolvimento rural sustentável durante sua participação na eleição da nova diretoria do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (COMDRESF).
Agora na oposição – A vereadora de Sertânia, Magaly, terceira mais votada nas eleições de 2020, aderiu ao grupo de oposição ao prefeito Ângelo Ferreira. O anúncio foi feito ontem (07), na sede do PSDB no Recife, ao lado da empresária Pollyana Abreu, do colega vereador Damião Silva e do Secretário Executivo da Casa Civil, Rubens Júnior e do seu esposo o ex-vereador Ciro Roberto. Segundo este blogueiro apurou, Magaly vai apoiar a pré-candidata Pollyana, que deverá ser a candidata das oposições sertanienses, com o apoio integral da governadora, Raquel Lyra.



Você sabia? – Que tem uma empresa que realizou serviços para a Prefeitura Municipal de Afogados da Ingazeira, e quando terminou a obra, deixou débito no comércio local. Segundo uma fonte disse a este blogueiro, ela está realizando serviço em uma cidade próxima. Cuidado comerciantes para não entrar no calote desta empresa, porque a conversa é bonita mas não paga seus débitos.
Disse – “Foi uma ótima conversa, de muita fé. Dom Limacêdo e eu temos em comum a profunda amizade e respeito à obra realizada por dom Francisco Austregésilo na região e uma disposição para trabalhar pelas pessoas, principalmente as que mais precisam. Tenho confiança de que, com sua fé e dedicação, continuará essa missão abençoada. E próximo a população, fortalecerá os laços da comunidade e guiando o rebanho conforme os princípios cristãos”. (Deputado estadual JoséPatriota em visita ao novo bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira, Dom Limacêdo Antônio da Silva)
Ordem de Serviço – A governadora Raquel Lyra participa, em Brasília, nesta quarta-feira (8), ao lado do presidente Lula e do ministro dos Transportes, Renan Filho, da solenidade de assinatura da ordem de serviço da duplicação da BR-423, no trecho de 43,1 quilômetros entre os municípios de São Caetano e Lajedo, no Agreste, às 11:30 horas no Salão Leste do Palácio do Planalto, Praça dos Três Poderes. A duplicação da malha viária vai contribuir para o desenvolvimento econômico da região, gerando emprego durante a execução da obra e, quando concluída, a melhoria na fluidez e na segurança do fluxo de veículos e cargas.
Vacinação – A Prefeitura de São José do Egito, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no próximo sábado (11), a Vacinação Antirrábica 2023. “Será o Dia D, traga seu cão ou gato, será das 08 às 13 horas na Academia das Cidades, no antigo prédio do Centro Social”, disse o prefeito Evandro Valadares.

Nesta terça-feira (7), os ministros de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, e da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniram para discutir temas cruciais para o crescimento portuário do Brasil. Durante o encontro foi celebrado mais uma conquista importante para a economia produtiva do setor: a prorrogação do Reporto.
A governadora Raquel Lyra se reuniu nesta terça-feira, 07, com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e equipe técnica do ministério para conversar sobre as obras estratégicas para as rodovias e a Transnordestina em Pernambuco. O encontro aconteceu no final do dia desta terça-feira (7).