Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Câmara quer adotar estratégia para PEC não voltar ao Senado

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), prometeu ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que votará rapidamente a reforma tributária aprovada pelo Senado nesta quarta-feira (9).

A ideia é evitar que a proposta de Emenda à Constituição (PEC) volte ao Senado. Por isso, a estratégia que está sendo articulada prevê que haja apenas destaques supressivos – ou seja, pedidos para remover trechos específicos do texto, e não para adicionar novos itens.

Pelo regimento do Congresso, uma PEC só pode ser promulgada se Câmara e Senado concordarem com o mesmo texto. Até que isso aconteça, a proposta pode ficar indo e voltando entre as duas Casas por prazo indeterminado.

A própria reforma tributária já foi aprovada pela Câmara em julho, mas voltará às mãos dos deputados em razão das mudanças feitas pelos senadores no texto.

Se a Câmara apenas retirar trechos polêmicos incluídos pelo Senado, mas não fizer novas inclusões, o texto pode ser promulgado sem uma nova rodada de votação.

A estratégia, se funcionar, permitirá que os deputados retirem alguns pontos com potencial para elevar a alíquota do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) além dos 27% considerados como um teto plausível.

A proposta inicial do governo trabalhava com um IVA entre 22% e 24%. Na Câmara, após a inclusão de benefícios e exceções, a estimativa subiu para 27%. No Senado, com novas adições, chegou aos 27,5% atuais – índice que incomoda parlamentares e economistas.

Segundo um líder governista no Senado, a Câmara poderá fazer ajustes para melhorar o texto final.

Em discurso na Unale, Álvaro Porto destaca diálogo como “motor” de consensos e autonomia da Alepe

Em discurso proferido na cerimônia de abertura da 26ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), nesta quarta-feira (08.11), em Fortaleza (CE), o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), destacou o trabalho que tem sido desenvolvido em favor da independência da Alepe.

Falando em nome dos presidentes de legislativos estaduais de todo o país, para uma plateia que contava também com parlamentares do Canadá, Estados Unidos, México, Argentina e Paraguai, Porto afirmou que, desde que assumiu os trabalhos, a atual Mesa Diretora da Alepe instituiu o diálogo como o “motor” da Casa, seja entre os deputados e servidores, seja em relação aos demais poderes.

“Nesta construção, todos os atores têm tido liberdade para externar seus posicionamentos e todas as vozes são igualmente consideradas. Como resultado deste entendimento, a soberania da Assembleia, ganhou corpo e a independência da Casa, algo sempre buscado, foi fortalecida e vem sendo consolidada cotidianamente”, disse.

Álvaro Porto observou que foi exatamente a partir da construção de consensos que a Alepe aprovou, ainda no primeiro semestre, a PEC que autoriza deputadas e deputados a legislarem sobre matérias financeiras e tributárias. Com isso, a Casa deixou a incômoda condição que dividia com a Assembleia do Acre, de ser impedida de propor leis sobre o tema. “A afirmação da autonomia que temos hoje na Alepe é, portanto, resultado da soma de esforços de cada um dos deputados e deputadas. Em última instância, trata-se de uma conquista coletiva”, frisou.

Porto salientou que, paralelamente, a Casa não descuidou das prerrogativas de legislar e fiscalizar, mantendo-se mobilizada para analisar e votar todos os textos voltados para os interesses dos pernambucanos. “Foi assim em relação ao Projeto de Lei em que o Governo do Estado solicitou a autorização para contratar empréstimos de mais R$ 3,4 bilhões.
Foi assim também na aprovação do pacote fiscal do Executivo, que estabeleceu o aumento de 18% para 20,5% no valor do ICMS”.

Com o trabalho, afirmou o presidente, a Alepe assegurou ao Governo do Estado recursos capazes de solucionar problemas sociais e estruturais considerados estratégicos para destravar o desenvolvimento que o povo de Pernambuco espera.

No discurso, Porto observou ainda, que ao longo deste ano, a Alepe intensificou também ações sociais, promovendo dignidade e cidadania. O programa Alepe Acolhe, que oferece qualificação e estágio remunerado a jovens aptos a adoção, cadastrados nas Varas de Infância e Adolescência do Judiciário de Pernambuco, foi destacado como exemplo. Importante lembrar que o programa foi por, duas vezes, reconhecido e premiado pela Unale, feito, que, segundo o deputado, orgulha e reforça o compromisso da Casa em seguir trabalhando para garantir direitos e criar oportunidades para pernambucanos e pernambucanas.

“Podemos afirmar que a Alepe vive hoje um momento de reafirmação de suas prerrogativas, tema desta 26ª Conferência da Unale. Mas também, é importante enfatizar, vivemos um período de grande aprendizado. Fiscalizar, criar leis, propor debates e promover cidadania exige empenho, mas também capacidade de ouvir e negociar com firmeza”, prosseguiu.

Neste sentido o presidente reiterou que, embora o diálogo tenha sido adotado como norte, a Alepe jamais deixou de lado a luta pela autonomia. “E seguimos neste caminho, vigilantes ao compromisso de contribuir para uma sociedade justa, igualitária e solidária. A Alepe continua e continuará sendo uma instituição que, além de legislar e fiscalizar, acolhe anseios, assegura direitos e, acima de tudo, garante conquistas à população pernambucana, sem abrir mão das prerrogativas parlamentares”, finalizou.

A conferência da Unale se estende até amanhã, até sexta-feira (10), sob o comando do deputado estadual pernambucano Diogo Morais (PSB), presidente da entidade.

Sob comando de Diogo Moraes, Unale faz maior conferência da sua história

Sob a presidência do deputado estadual pernambucano Diogo Moraes (PSB), a União Nacional de Legisladores e Legislativos (Unale) deu início à maior conferência de sua história. A 26ª edição do encontro foi aberta oficialmente na noite desta quarta-feira, com uma palestra do poeta Bráulio Bessa. O encontro reúne legisladores e servidores do legislativo estadual de todo Brasil e está sendo realizado até a próxima sexta-feira (10), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Até o momento, quase 2 mil pessoas estão inscritas.

Este ano, a conferência da Unale aborda a temática “As prerrogativas do Parlamento Estadual”, com o intuito de discutir o papel dos legislativos estaduais na sociedade. Durante seu discurso de abertura, Diogo Moraes destacou a importância da troca de experiências entre os servidores e deputados estaduais de diferentes regiões do Brasil. “Temos diante de nós a tarefa crucial de unir a produção legislativa à modernidade e à inovação, de forma a efetivamente melhorar a vida das pessoas que representamos. Olhando para o futuro, nossa missão é clara. Devemos encontrar um equilíbrio entre a tradição e a inovação, entre a experiência e a visão. Nossos cidadãos e cidadãs esperam que sejamos capazes de acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas e sociais que estão moldando o mundo em que vivemos”, pontuou Diogo Moraes.

Durante toda a quarta-feira, representantes de diversos setores de assembleias legislativas e Câmara Distrital se reuniram em 15 salas simultâneas, debatendo temas inerentes a cada setor dos legislativos estaduais.

As atividades seguem hoje, com diversos painéis. Na programação, uma palestra sobre “Comunicação digital e IA na atividade parlamentar”, com Tiago Lucena, Fundador da Escola de Leads. Em seguida, haverá uma mesa redonda, com a temática “Prerrogativas Legislativas”, com a participação de Fábio Esteves, Juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, João Trindade, Consultor do Senado Federal, e mediação de Fernando Meneguin, Diretor do Interlegis (Senado Federal).

À tarde, os debates serão sobre “Mudanças Climáticas, Meio Ambiente e Energias renováveis”, com Thiago Longo, Coordenador-Geral do Departamento de Apoio ao Conselho Nacional de Mudança do Clima, do Ministério do Meio Ambiente (virtual), o senador Cid Gomes, Carlos Nobre, Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, e Osvaldo Moraes, Diretor do departamento para o Clima e Sustentabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A ministra Luciana Santos também terá participação digital.

Em seguida, o painel Políticas de Segurança nas escolas, com participação de Yann Evanovick Leitão Furtado, Coordenador-geral de Políticas Educacionais para a Juventude da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidades e Inclusão- Secadi, do Ministério da Educação, e Telma Vinha, Pesquisadora da Universidade de Campinas.

Ao final do dia, o ator Nelson Freitas faz a palestra inspiração “Viver melhor”. A conferência se encerra nesta sexta-feira, com a Assembleia Geral Ordinária que vai eleger a nova direção da Unale.

Prefeito Sivaldo Albino entrega ao Presidente Lula pleitos de Garanhuns

Acompanhado do Deputado Federal Felipe Carreras, que tem destinados emendas para diversas obras em Garanhuns, o prefeito Sivaldo Albino, conversou com o presidente Lula no Palácio do Planalto, logo após a solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para início das obras de duplicação da BR-423, inicialmente no trecho São Caetano/Lajedo, mas toda a obra até Garanhuns já está dentro do novo PAC, o que garante a execução, e terá investimento superior a R$ 550 milhões.

Aproveitando o momento com o presidente Lula, em conversa franca e agradável, o prefeito entregou em mãos os pleitos mais importantes neste momento para o município, solicitando investimentos para infraestrutura e apoio aos festivais realizados no município, para ampliação e nacionalização com recursos de cultura e turismo. Sivaldo Albino agradeceu o empenho do Governo Federal na liberação do empréstimo FINISA para Garanhuns, na ordem de R$ 100 milhões, e antecipou o convite para o presidente estar presente na próxima edição do Festival de Inverno, quem sabe já com o apoio do Governo Federal. O presidente Lula pode estar presente em Garanhuns antes disso, pois é grande a possibilidade de vir assinar em sua terra natal a Ordem de Serviço do segundo trecho da BR-423, de Lajedo a Garanhuns.

O presidente Lula, que já havia cobrado a governadores que levassem projetos, mostrou-se receptivo aos pedidos do município, e agora o prefeito e deputado Carreras devem agendar com representantes do Governo Federal para consolidar os avanços e investimentos. Uma agenda com o presidente Lula está sendo marcada para que os projetos sejam colocados e debatidos sobre as possibilidades do apoio federal.

“O presidente sempre foi muito franco e simpático às causas de Garanhuns, que está em seu discurso sempre com muito carinho. Queremos aproveitar este bom momento da relação institucional e afetiva para avançar nos investimentos que o município e a região precisam e que possam impulsionar o desenvolvimento, como tivemos neste momento com a assinatura da Ordem de Serviço para início da duplicação da BR-423.” – Explica Sivaldo Albino.

Coluna do Finfa

Oposição critica prefeita de Serra Talhada – Aproveitando a passagem da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado,ontem em Brasília, a oposição relatou o descaso da gestora serratalhadense com seus municípes:

A prefeitura de Serra Talhada deu um verdadeiro calote nos bancos ao não repassar os valores referentes aos pagamentos dos empréstimos consignados dos servidores.

Na prática, a prefeitura está deixando de quitar com os bancos os débitos oriundos dos empréstimos consignados, o que resultou num verdadeiro confisco por parte dos bancos, deixando servidores da ativa e inativos desesperados.

Além dos nomes negativados no SPC e Serasa, os servidores tiveram o restante dos seus salários literalmente confiscados pelos bancos, tendo muitos deles ficado sem um centavo na conta.

Enquanto isso, a prefeita Márcia Conrado está desfilando em Brasília e postando fotos nas redes sociais, revelando não estar preocupada com a crise pela qual passa o seu município.

Lembrando que a prefeitura de Serra Talhada gastou mais de R$ 25 milhões de reais com festas e publicidade, mostrando a verdadeira prioridade do governo que é o famoso pão e circo, governando de costas para a realidade. De quebra, ainda teve uma performance pífia no índice FIRJAN de Gestão Fiscal demonstrando a incapacidade financeira de honrar compromissos.

Vistoriando – Na tarde desta quarta-feira (08), o prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, recebeu em nosso município, Dr. Luciano Albuquerque, Engenheiro da Secretária de Educação do Estado de Pernambuco, que esteve realizando a vistoria do terreno, onde em breve será construída a Nova Creche na sede do Município, tipo padrão FNDE. Acompanharam o gestor, os engenheiros do município, Libni Angelin e Maurilio Segundo, além do secretário de Administração, Marcos Melo.

Agenda – A governdora Raquel Lyra, após uma agenda intensa em Brasília, estará nesta quinta-feira às 13:45 horas, participando do evento Itaú Macro Vision 2023, no Hotel Rosewood – São Paulo/SP.

Frase“O presidente está otimista quanto à eleição do ano que vem. O governo Lula vem avançando a passos largos na reconstrução do Brasil. É claro que isso vai ter repercussão na disputa. Nós temos o maior e melhor cabo eleitoral do Brasil”.(Senador Humberto Costa, após reunião nesta quarta-feira (8), com o presidente Lula, em seu gabinete, no Palácio do Planalto)

Palestra – A Prefeitura Municipal de Serra Talhada, através das Secretarias de Assistência Social e Cidadania, Educação e Saúde, estarão promovendo nesta sexta-feira (10), dentro da Semana do Bebê, uma palestra super importante sobre o fortalecimento de vínculo entre criança e família. Será no Auditória da Uninassau às 9 horas.

Vivenciando – O Governo Municipal de Custódia, através da Secretária Municipal de Educação em parceira com as demais Secretarias municipais, está vivenciando em sua rede Municipal de Ensino o PROJETO SOLIDARIEDADE: MÃOS QUE AJUDAM! “Este projeto tem como objetivo, vivenciar a solidariedade por meio da participação em ações sociais e compreendê-la como o exercício da cidadania é um processo contínuo de direitos e deveres sociais, impactando vidas através de compartilhamento dos recursos doados. A culminância deste grandioso projeto acontecerá dia 08 de dezembro, às 16 horas na Praça Pe. Leão”, disse o secretário municipal de educação Alysson de Yolanda.

Interclasses – A Prefeitura de Santa Tarezinha, com a organização da Secretaria Municipal de Educação, realiza entre os dias 14`+a 16 denovembro, os Jogos Interclasses 2023, que serão realizados na Quadra da Escola Municipal, com as seguintes modalidades: vôlei de quadra, vôlei de praia e futsal.

Reunidos – O prefeito de Ingazeira, Luciano Torres, acompanhado da secretária municipal de educação, Elisandra Veras e da adjunta Delma Júlia, estiveram ontem (08), na Secretaria de Educação de Pernambuco, reunidos com o Secretário Executivo de Articulação Municipal, Natanael Silva, para fortalecer a parceria entre Estado/Município quanto à construção de uma nova Creche no Povoado de Santa Rosa e a aquisição de ônibus escolar para atender à demanda dos estudantes e fomentar as ações da Educação de Ingazeira.

Moção – Na próxima terça-feira 14 de dezembro, estarei presente na Câmara de Vereadores de Serra Talhada, às 10 horas, para receber a Moção de Aplauso, pelos 11 anos deste blog. A autoria foi do vereador Zé Raimundo, e aprovada por unanimidade. Muito obrigado aos vereadores serratalhadenses.

Perguntar não ofende – A Secretária de Assistência Social de Carnaíba, Thaynnara Queiroz, depois de rifada do processo das eleições de 2024, abandonou o cargo?

Para governadora Raquel Lyra, aprovação da Reforma Tributária no Senado representa fortalecimento da competitividade do Nordeste

Aprovado no plenário do Senado Federal nesta quarta-feira (8), o texto da Reforma Tributária foi comemorado pela governadora Raquel Lyra. De acordo com a gestora, a reforma vai poder proporcionar redução das desigualdades regionais, podendo fortalecer a competitividade do Nordeste no País. Além disso, a continuidade até 2032 dos incentivos às indústrias automobilísticas instaladas no Nordeste será um fator ainda mais importante de geração de emprego, renda e desenvolvimento para a região.
 
“Estamos em um caminho importante que busca a simplificação tributária, um pleito que há décadas o Brasil sabe que precisa, mas não tinha sido feito. A reforma chega para garantir diminuição das desigualdades regionais e sociais, além de poder ser um agente de competitividade para Pernambuco e demais estados do Nordeste com os incentivos concedidos às indústrias automobilísticas para que elas possam continuar seu ciclo de investimento onde estão instaladas”, ressaltou a governadora Raquel Lyra, que esteve nesta quarta no Senado junto aos senadores pernambucanos Teresa Leitão, Humberto Costa e Fernando Dueire e realizou debates com parlamentares para defender a importância da aprovação da reforma. 
 
A extensão dos incentivos a essas indústrias representa a garantia da competitividade fora do eixo Sul-Sudeste. Em Pernambuco, por exemplo, o Polo Automotivo de Goiana, com a presença da indústria da Stellantis, representa uma considerável geração de emprego, com crescimento médio de 5,6% ao ano.
 
A reforma foi aprovada no Senado por 53 votos a favor e 24 contra. A proposta voltará para análise da Câmara dos Deputados, já que ocorreram modificações no texto.

Secretários/as de Estado participam de Letramento em Equidade de Gênero e Raça

Secretários/as de Estado de Pernambuco participaram, nesta quarta-feira (8/11), no Recife, do “Letramento em Equidade de Gênero e Raça”, encontro articulado através de parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas; da Mulher; de Administração; de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag).

A atividade faz parte de um ciclo de ações pensadas pelo Governo do Estado para a promoção e o aperfeiçoamento de suas equipes em temas relativos à justiça social. O intuito, a longo prazo, é que o aprofundamento dos conhecimentos resulte em ações ainda mais afirmativas, justas e igualitárias para pernambucanas e pernambucanos.

O momento contou com duas palestras. A primeira, “Formação e Prática: promoção da equidade nas políticas públicas e secretarias do Estado”, foi conduzida por Giszele Silva, educadora e consultora de Diversidade Étnico-Racial e de Gênero. “Políticas públicas e orçamento público sensível à raça e gênero” foi o tópico abordado por Delton Aparecido, professor e membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros.

“As exposições abriram nossa mente em relação a como podemos fazer políticas mais afirmativas, de inclusão. No meu caso, trazer mais as pessoas negras, as mulheres, para a tecnologia, para a inovação. Temos ações já implementadas, mas pude sentir, neste encontro, que a amplitude da pauta é muito maior”, pontuou Mauricélia Montenegro, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O letramento voltado ao secretariado pernambucano está em conformidade com a condução da governadora Raquel Lyra. Este ano, a gestora sancionou a lei que cria o Estatuto da Igualdade Racial no Estado. “Acreditamos que é de dentro para fora que vamos mudar a situação drástica do nosso País, um compromisso de gestão da governadora Raquel Lyra. E é isso que o primeiro escalão do Governo do Estado faz quando participamos de letramentos como este, mais um passo em direção à efetividade dessa política”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas, Carlos Braga.

O secretário da Seplag-PE,  Fabrício Marques, ratificou o compromisso da gestão com o tema. “A agenda da equidade de gênero e raça está na própria gênese da eleição da governadora Raquel Lyra. O PPA 2024-2027,  por exemplo,  já foi construído com atenção às políticas sensíveis à raça e gênero”, lembrou o secretário da Seplag,  Fabrício Marques.

O encontro foi também uma oportunidade para o compartilhamento de vivências.  “A realização da primeira turma de letramento em equidade de gênero e raça para os secretários de estado de Pernambuco é uma ação fundamental.  Todos puderam compartilhar experiências e compreender  a importância de fortalecer as políticas públicas com foco nesse tema”, destacou a secretária da Mulher, Mariana Melo.

Prefeitura do Recife debate a Inovação nas Cidades durante Seminário da Escola Nacional de Administração Pública

Antes de se reunir com a bancada federal para discutir projetos prioritários da Prefeitura do Recife e a destinação de emendas do Orçamento da União, o prefeito João Campos participou, na tarde desta quarta-feira (08), em Brasília, de mesa redonda sobre a Inovação em Cidades, durante a Semana de Inovação, promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Tribunal de Contas da União (TCU). O evento, maior do gênero na América Latina, é referência para o debate sobre o papel da inovação e da transformação do setor público.

Com a participação da prefeita da cidade de Freetown, capital de Serra Leoa, Yvonne Aki-Sawyerr,  e do representante da Câmara Municipal de Lisboa, Valter Ferreira, que participaram do evento de forma remota, João Campos discutiu os desafios para a transformação da infraestrutura e dos serviços públicos para a construção de cidades mais resilientes, a necessidade de desenvolver e incorporar tecnologias para transformação dos centros urbanos, além da agilidade para enfrentar problemas cada vez mais complexos.

O prefeito da capital pernambucana ressaltou que a tecnologia é cada vez mais crucial para a tomada de decisão nas cidades e afirmou que, no Recife, o uso da tecnologia como ferramenta para a implementação de caminhos diferentes e inovadores para responder melhor às necessidades da população já é uma realidade.

“Recife é um polo de tecnologia e inovação no Brasil. São 430 empresas de tecnologia na cidade, que empregam mais de 17 mil pessoas de forma direta e que estão organizadas, com uma governança compartilhada, no Porto Digital. E nós temos uma interlocução permanente com este ecossistema. Este ambiente de tecnologia nos ajuda na cidade e nós temos uma gestão que vive este espírito de favorecer e incentivar a inovação”, explicou João Campos.

Ele também explicou que o salto digital na cidade foi dado com a vacinação contra a Covid-19, quando a plataforma Conecta Recife saiu de um banco de informações com 8 mil cadastros para  o relacionamento direto com mais de 1,7 milhão de recifenses. A partir daí todos os serviços da Prefeitura estão sendo digitalizados, por meio do Portal de serviços da Prefeitura, que reúne os mais de 500 serviços municipais em uma única plataforma, centralizando as informações e proporcionando uma maneira mais simples e rápida do cidadão acionar os serviços públicos.

“Hoje, 70% dos serviços públicos da Prefeitura estão dentro do Conecta Recife, que é a maior ferramenta de dados que existe na cidade e, com ele, mudamos a lógica de funcionamento da gestão. A partir disso, mapeamos cada serviço, criando uma esteira de transformação digital, e passamos a identificar o que cada cidadão tem direito e já oferecer a ele. Para finalizar, eu não acredito como alguém pode fazer gestão hoje sem ter uma capacidade de processamento e análise de dados. Se você não toma decisão baseada em evidência, você não acerta e vai ficar refém do sentimento, ou da pressão política. Quando você tem a análise dos dados, você tem muito mais chance de acertar”, disse o prefeito.

Prefeitura do Recife reúne bancada federal para apresentar prioridades e solicitar apoio na destinação de emendas

Na tarde desta quarta-feira (08), o prefeito do Recife, João Campos, esteve em Brasília, reunindo-se com a bancada de Pernambuco no Congresso Nacional. Durante o encontro, que contou com a presença dos três senadores e de 18 deputados federais do Estado, o gestor apresentou as prioridades de administração municipal e discutiu a destinação de emendas no Orçamento Geral da União para 2024, buscando apoio para ações direcionadas à população recifense.

Ele enfatizou a importância de promover a igualdade de oportunidades por meio de políticas públicas centradas em quatro eixos fundamentais: educação, saúde, segurança alimentar e acesso a direitos. As ações prioritárias da gestão incluem a criação de creches, expansão da Atenção Básica, e a construção de restaurantes populares, cozinhas comunitárias e banco de alimentos.

João Campos também pediu apoio para construção e manutenção da rede Compaz, que foi reconhecido pela ONU como o equipamento que melhor contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e de 14 Centros Arrecife – espaços integrados de diálogo continuado com a comunidade, que têm o objetivo de promover a proteção social, aumentando o nível de empregabilidade entre os jovens e impactando na redução da violência nas comunidades. Os primeiros Centros Arrecife serão construídos no início de 2024.

“A gente pode apresentar informações sobre a nossa cidade e a nossa prioridade para a emenda de bancada, que é um conjunto de obras na assistência social, na criação dos centros Arrecife, uma política pública desenhada na cidade do Recife, que a gente vai começar a implantação com a construção de quatro centros e a gente solicitou a bancada que pudesse ser parceira dessa iniciativa, começando com R$ 15 milhões para a construção dos quatro primeiros centros nos territórios mais vulneráveis. A gente sabe que cada parlamentar tem uma pauta, tem uma região, tem uma área de defesa prioritária do mandato e a gente entende que a nossa capital pode ter a atenção de todos e todas. Então aqui eu agradeço a presença de todos e esse diálogo vai continuar de forma permanente, porque, na política, quando a gente soma quem sai ganhando é a população”, afirmou João Campos.

Durante o encontro, o prefeito destacou os avanços do Recife nos últimos anos, com o aumento de 70% no número de vagas em creches; a qualificação da estrutura física da rede municipal de ensino; os investimentos para promover uma grande reestruturação na Saúde, que já reduziu pela metade a fila de espera por cirurgias no município; o equilíbrio das contas públicas; e as ações para mitigar os impactos das chuvas na cidade.

Além disso, elencou as iniciativas da Prefeitura para construir uma sociedade mais justa e com igualdade de oportunidades e para enfrentar os efeitos da crise que atingiu o Brasil nos últimos anos. O gestor ressaltou as ações que priorizam os mais vulneráveis e que fizeram com que o Recife pudesse avançar nos indicadores sociais. A cidade que ocupava, desde 2012, a primeira posição no ranking das capitais mais desiguais do país, ocupa atualmente o meio da tabela, na 12a posição. O índice de Gini, instrumento que mede o grau de concentração de renda, passou de 0,622 em 2017 (pior resultado da história) para 0,546 atualmente.

João Campos ainda agradeceu o apoio que a gestão vem recebendo da bancada. Desde 2021, os senadores e deputados federais pernambucanos já destinaram mais de R$ 53 milhões para a construção da Ponte Jaime Gusmão (Monteiro-Iputinga), que está com ritmo acelerado de obras e será inaugurada no ano que vem; Hospital da Criança, que vai começar a ser construído em janeiro; e para as obras de proteção de encostas.

Participaram da reunião nesta quarta-feira os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, além dos deputados federais Augusto Coutinho, Carlos Veras, Clodoaldo Magalhães, Eriberto Medeiros, Fernando Filho, Fernando Monteiro, Guilherme Uchôa Júnior, Iza Arruda, Lucas Ramos, Luciano Bivar, Maria Arraes, Mendonça Filho, Ossesio Silva, Pedro Campos, Renildo Calheiros, Túlio Gadelha e Waldemar Oliveira. O senador Fernando Dueire e o deputado Felipe Carreras estavam em sessão no Congresso no momento do encontro, mas, posteriormente, compareceram ao local da reunião para conversar com João Campos e se informar a respeito de tudo que foi discutido e sobre as prioridades da Prefeitura do Recife.