
Para o Secretário de Esportes do Recife, Rodrigo Coutinho, a realização do evento encoraja a comunidade skatista da cidade a chegar cada vez mais longe e reforça o compromisso da Prefeitura com a modalidade. “A gente tem aqui mais de 17 equipamentos de skate na nossa cidade e devemos anunciar novos nos próximos meses. Isso mostra que a Prefeitura tem investido na infraestrutura esportiva do skate e o quanto a gente está querendo fazer crescer o skateboard de maneira geral na nossa cidade”, disse.
Já a chefe de Gabinete do Recentro, Ana Paula Vilaça, destacou o efeito positivo para o centro histórico do Recife ao receber uns dos eventos mais importantes do skate no Brasil. “São três dias de muito evento, com shows e apresentações dos atletas olímpicos. A gente fica muito feliz em receber pelo segundo ano o STU aqui na Rua da Aurora, fazendo com que famílias de uma maneira geral possam ter mais um atrativo para frequentar o nosso centro histórico”, avaliou.
No ano passado, o STU chegou pela primeira vez ao Nordeste, no Recife, seguindo sua estratégia e o ideal de expandir o skate por todo o Brasil. Depois da construção de uma pista de Street na Rua da Aurora, em março de 2021, fechou o projeto em 2022 ao entregar uma pista da modalidade Park, também de nível internacional, com o local se tornando um dos mais importantes equipamentos no cenário nacional do esporte.
“Quando mapeamos as principais capitais do Nordeste, entendemos que o Recife tem uma potência muito grande, tanto do ponto de vista logístico quanto do ponto de vista de praticantes e da cena urbana. Fomos muito bem recebidos pela população recifense, o que reforça o nosso interesse de centralizar esse acesso aos ídolos e aos grandes eventos. Esperamos continuar contando com o apoio tanto da prefeitura quanto dos demais órgãos públicos e iniciativa privada para poder seguir com o STU aqui no Recife e também no Nordeste”, destacou o fundador da STU, Diogo Castelão.
Com essa iniciativa, a ideia é que, a médio e longo prazo, mais e mais skatistas brotem do solo nordestino para as pistas do Brasil e do mundo. Como aconteceu com a pequena Rayssa Leal, natural de Imperatriz, no Maranhão. Outro grande exemplo, Lucas Rabelo é um dos principais nomes do Street na atualidade. Natural de Fortaleza, ele saiu de Pirambu, na periferia da capital cearense, para conquistar seu espaço no skate ainda na infância, quando já se mudava para Porto Alegre e lutava pelo seu sonho de criança. Caminho semelhante fazia Vini Costa, amigo de Lucas, que saiu exatamente do mesmo lugar e, hoje, é outro nome muito forte da cena.
“Eu me sinto muito grato e orgulhoso em representar o Nordeste. Normalmente, quando se fala de skate no Brasil, é muito São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e falam muito pouco do Nordeste. Sempre que eu posso, friso muito que o Nordeste tem vários talentos. Acredito que ter eventos como esse no Recife inspira outras pessoas”, refletiu Lucas Rabelo. Pamela Rosa, skatista bicampeã dos X-Games e medalhista de prata dos jogos Panamericanos de Santiago, aprovou o que viu na capital pernambucana. “A gente está muito feliz em participar do STU. É uma estrutura que a gente muitas vezes não tem nem fora do Brasil. Para nós é motivo de muito orgulho”, ressaltou. “Estou muito feliz em participar de novo do STU e fico até emocionada por estar ao lado de atletas incríveis. É muito gratificante correr e conhecer o Brasil todo por causa do skate”, frisou a jovem Maytê Pires, pernambucana que já é campeã brasileira e bi campeã nordestina no skate.
Para prestigiar o evento, o público pode garantir ingressos gratuitos através do site da Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/stu-national-2023-recife/2230585).
URB MUSIC TOUR – E o que não vai faltar é nome de peso do cenário local durante os três dias do festival URB Music Tour. Na sexta-feira (10/11), a partir das 18h30, quem vai colocar a galera para dançar é o DJ Da Mata e, na sequência, a DJ Daya. No sábado (11/11), às 20h, a hora e a vez da Batalha da Escadaria, principal batalha de MCs das Regiões Norte e Nordeste. E, no domingo (12/11), às 18h30, a Banda Eddie, com as participações de Karina Buhr e da Orquestra de Frevo do Babá, encerra o line-up do URB Music Tour, que chegou com força este ano acompanhando o STU pelas principais cidades brasileiras.