Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Prefeitura da Vitória assina convênio para capacitação de mototaxistas e motoristas do transporte escolar

A Prefeitura da Vitória de Santo Antão firmou nesta quarta-feira (08), um Acordo de Celebração Técnica com o SEST/SENAT para a capacitação de mototaxistas e motoristas do transporte escolar do município. O ato foi realizado no gabinete da gestão com a presença de representantes das entidades envolvidas no convênio, que foi assinado pelo prefeito Paulo Roberto.

Através da parceria, os beneficiados receberão qualificação voltada ao trânsito seguro e à melhoria na prestação dos serviços oferecidos por eles. Essa ação é integrada entre os órgãos já mencionados, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agência Municipal de Trânsito da Vitória (Agtran).

No ato de assinatura, estiveram os representantes do SEST/SENAT, Gislaine Lira e Bruno Gaspar, além do diretor da Agtran, Marcelo Torres, Barbara Marques e Fábio Telles, do Empreende Vitória, e o assessor especial, Ozias Valentim. “É uma satisfação de estar fechando esse convênio, onde vamos capacitar os profissionais de Vitória para promover um serviço de mais qualidade e mais segurança”, salientou Gaspar.

As informações essenciais sobre as etapas do acordo serão divulgadas em breve nos canais oficiais da Prefeitura da Vitória. “Estamos dando um grande passo para promover aos mototaxistas e condutores do transporte escolar, municipal ou particular, a chance de fazer uma capacitação, uma vez que as pessoas precisam ter uma educação no trânsito e um serviço prestado com qualidade”, enfatizou o prefeito Paulo Roberto.

Durante evento com mercado financeiro em São Paulo, governadora Raquel Lyra destaca investimentos para Pernambuco

A governadora Raquel Lyra participou, nesta quinta-feira (9), do Itaú Macro Vision 2023, em São Paulo. O evento do mercado financeiro reúne investidores, líderes políticos e empresários para debater temas de relevância para o desenvolvimento do país. Nesta 14° edição, a gestora participou do painel “Agenda de atração de investimentos dos estados: uma conversa com governadores”, ao lado do governador do Paraná, Ratinho Júnior. Foram discutidos assuntos como Reforma Tributária, retomada de obras relevantes para a economia de Pernambuco, como a Refinaria Abreu e Lima, além dos investimentos no setor de energia limpa e renovável.
 
“Estamos trabalhando para recolocar Pernambuco na posição de liderança no Nordeste brasileiro. E esta é a oportunidade para debater sobre assuntos de relevância para todo o país. Nosso Estado tem muito potencial, como a energia limpa e renovável, nossos polos automotivo e tecnológico, para atrair novos investimentos. Estamos implementando a eficientização de gastos para que o Estado tenha um melhor ambiente de negócios, nos tornando mais competitivos para atrair novos empregos. Agradeço a oportunidade de apresentar as potencialidades de Pernambuco para todo o país”, destacou Raquel Lyra.
 
O primeiro tema abordado foi a Reforma Tributária, aprovada ontem no Senado. A temática foi defendida pela gestora como oportunidade para combater as desigualdades sociais. “Estive no Senado acompanhando as votações e esta é uma grande oportunidade para discutirmos sobre o Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional, que colabora para que indústrias estejam instaladas no Nordeste. A Reforma Tributária também traz outros elementos como a mudança de matriz energética. Nós pleiteamos para garantir incentivos e avançar na energia limpa e renovável, fazendo de Pernambuco um estado mais competitivo”, reforçou a gestora.
Ainda foram apresentadas as obras estruturadoras para o Estado que foram atendidas pelo PAC, como a Transnordestina, que teve o ramal Salgueiro-Suape contemplado, o que irá facilitar o escoamento de produção; a Refinaria Abreu e Lima, que será ampliada; o Arco Metropolitano, que beneficiará tanto a Região Metropolitana do Recife como na Zona da Mata Norte, onde está instalado o polo automotivo; e as Adutoras do Agreste, Gatos e Panelas II, importantes projetos que garantirão a segurança hídrica no Agreste do Estado.
 
Acompanharam o evento o secretário de Comunicação, Rodolfo Costa Pinto, o secretário-chefe da Assessoria Especial, Fernando Holanda, e o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira.

Dueire e Luciana visitam centro de pesquisas em Campinas

Na função de relator das políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação do Senado Federal, o Senador Fernando Dueire (MDB) esteve, nesta quinta, na cidade de Campinas (SP) em agenda de trabalho ao lado da ministra da pasta, Luciana Santos. Eles visitaram o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).

No local estão instalados quatro laboratórios nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira; o Sirius. O acelerador de partículas de 68 mil metros quadrados inaugurado em 2018 é a maior infraestrutura de pesquisa já construída no País. Ele viabiliza estudos de qualidade sem precedentes no mundo, abrindo novas perspectivas de pesquisa em áreas como ciência dos materiais, nanotecnologia, biotecnologia, física e ciências ambientais.

“Seguir apoiando o funcionamento do Sirius e dos outros laboratórios e projetos do CNPEM é investir no futuro, em tecnologias que irão fazer a diferença para o desenvolvimento e autonomia do País. Vamos somar forças para fortalecer o trabalho da comunidade científica, além de parcerias com o setor produtivo e atividades de formação e capacitação de jovens pesquisadores” afirmou o senador pernambucano, que já prepara emendas da comissão de Ciência e Tecnologia para contribuir nos programas do ministério comandado por Luciana Santos.

A visita ao CNPEM contou com a participação de parlamentares que atuam na comissão de Tecnologia e Ciência da Câmara Federal, entre eles os deputados federais Pedro Campos, Luísa Canziani, Flávio Nogueira e Celso Russomanno.

Sebá e ídolos tricolores declaram apoio a Bruno Rodrigues

“Domingo é um dia especial. Vamos escolher o melhor para o futuro do Santa Cruz Futebol Clube. Bruno Rodrigues possui todas as credenciais para comandar os destinos do Mais Querido. Ao lado dos ídolos tricolores Renatinho, Flávio Caça-Rato e Tiago Costa, que tantas alegrias deram à nossa apaixonada torcida, hipoteco o meu apoio à chapa “Reconstrução Coral”, destacou Sebastião Oliveira, fiel torcedor e frequentador das Repúblicas Independentes do Arruda.

Recife sedia última etapa do STU National 2023, reunindo grandes nomes do skate nacional

Os medalhistas Pedro Barros e Pâmela Rosa, dentre outros skatistas da cena nacional, disputam a quarta etapa nas modalidades Street e Park da temporada de 2023, nas pistas localizadas na Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro, entre os dias 10 a 12

No próximo fim de semana, de sexta (10) ao domingo (12), a cidade do Recife terá o privilégio, pelo segundo ano consecutivo, de sediar a quarta e última etapa do STU National e coroar os campeões das modalidades Street e Park da temporada de 2023. Após passar por Criciúma (SC), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP), a capital pernambucana receberá a etapa de encerramento do circuito brasileiro de skate, nas pistas da Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro. Todas as disputas serão acirradas. Em paralelo à programação esportiva, no palco montado no complexo, o URB Music Tour chega à capital pernambucana com grandes atrações musicais para animar o público.

A última etapa do STU National no Recife vai reunir medalhistas do skate brasileiro, como Pâmela Rosa e Pedro Barros, e outros nomes da cena que despontam no cenário nacional, como Dora Varella e Yndiara Asp – que participou da última Olimpíada, em Tóquio -, além de Giovanni Viana e Gui Khury, dentre outros esportistas.

“É uma alegria imensa receber o STU pela segunda vez. Desde o primeiro ano, fomos buscar os organizadores do evento, para colocar o Recife no roteiro das grandes atividades esportivas nacionais. Aqui a gente tá falando de atletas que há uma semana estavam recebendo medalhas no Pan-Americano, em Santiago, que vão estar nas olimpíadas de Paris no ano que vem e que estarão celebrando o final do circuito nacional aqui na nossa terra. Aqui, milhares de pessoas vão passar, algumas vão conhecer pela primeira vez a modalidade, algumas vão ter contato com um atleta olímpico pela primeira vez, e, certamente, devem sair daqui querendo fazer atividade esportiva. Então, o nosso primeiro passo está sendo cuidar da infraestrutura necessária para essa atividade, mas nós queremos que fazer com que o resultado desses investimentos seja relacionado ao social, a transformar vidas através dos esportes”, afirmou o prefeito do Recife, João Campos, durante coletiva de imprensa no local.

Para o Secretário de Esportes do Recife, Rodrigo Coutinho, a realização do evento encoraja a comunidade skatista da cidade a chegar cada vez mais longe e reforça o compromisso da Prefeitura com a modalidade. “A gente tem aqui mais de 17 equipamentos de skate na nossa cidade e devemos anunciar novos nos próximos meses. Isso mostra que a Prefeitura tem investido na infraestrutura esportiva do skate e o quanto a gente está querendo fazer crescer o skateboard de maneira geral na nossa cidade”, disse.

Já a chefe de Gabinete do Recentro, Ana Paula Vilaça, destacou o efeito positivo para o centro histórico do Recife ao receber uns dos eventos mais importantes do skate no Brasil. “São três dias de muito evento, com shows e apresentações dos atletas olímpicos. A gente fica muito feliz em receber pelo segundo ano o STU aqui na Rua da Aurora, fazendo com que famílias de uma maneira geral possam ter mais um atrativo para frequentar o nosso centro histórico”, avaliou.

No ano passado, o STU chegou pela primeira vez ao Nordeste, no Recife, seguindo sua estratégia e o ideal de expandir o skate por todo o Brasil. Depois da construção de uma pista de Street na Rua da Aurora, em março de 2021, fechou o projeto em 2022 ao entregar uma pista da modalidade Park, também de nível internacional, com o local se tornando um dos mais importantes equipamentos no cenário nacional do esporte.

“Quando mapeamos as principais capitais do Nordeste, entendemos que o Recife tem uma potência muito grande, tanto do ponto de vista logístico quanto do ponto de vista de praticantes e da cena urbana. Fomos muito bem recebidos pela população recifense, o que reforça o nosso interesse de centralizar esse acesso aos ídolos e aos grandes eventos. Esperamos continuar contando com o apoio tanto da prefeitura quanto dos demais órgãos públicos e iniciativa privada para poder seguir com o STU aqui no Recife e também no Nordeste”, destacou o fundador da STU, Diogo Castelão.

Com essa iniciativa, a ideia é que, a médio e longo prazo, mais e mais skatistas brotem do solo nordestino para as pistas do Brasil e do mundo. Como aconteceu com a pequena Rayssa Leal, natural de Imperatriz, no Maranhão. Outro grande exemplo, Lucas Rabelo é um dos principais nomes do Street na atualidade. Natural de Fortaleza, ele saiu de Pirambu, na periferia da capital cearense, para conquistar seu espaço no skate ainda na infância, quando já se mudava para Porto Alegre e lutava pelo seu sonho de criança. Caminho semelhante fazia Vini Costa, amigo de Lucas, que saiu exatamente do mesmo lugar e, hoje, é outro nome muito forte da cena.

“Eu me sinto muito grato e orgulhoso em representar o Nordeste. Normalmente, quando se fala de skate no Brasil, é muito São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e falam muito pouco do Nordeste. Sempre que eu posso, friso muito que o Nordeste tem vários talentos. Acredito que ter eventos como esse no Recife inspira outras pessoas”, refletiu Lucas Rabelo. Pamela Rosa, skatista bicampeã dos X-Games e medalhista de prata dos jogos Panamericanos de Santiago, aprovou o que viu na capital pernambucana. “A gente está muito feliz em participar do STU. É uma estrutura que a gente muitas vezes não tem nem fora do Brasil. Para nós é motivo de muito orgulho”, ressaltou. “Estou muito feliz em participar de novo do STU e fico até emocionada por estar ao lado de atletas incríveis. É muito gratificante correr e conhecer o Brasil todo por causa do skate”, frisou a jovem Maytê Pires, pernambucana que já é campeã brasileira e bi campeã nordestina no skate.

Para prestigiar o evento, o público pode garantir ingressos gratuitos através do site da Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/stu-national-2023-recife/2230585).

URB MUSIC TOUR – E o que não vai faltar é nome de peso do cenário local durante os três dias do festival URB Music Tour. Na sexta-feira (10/11), a partir das 18h30, quem vai colocar a galera para dançar é o DJ Da Mata e, na sequência, a DJ Daya. No sábado (11/11), às 20h, a hora e a vez da Batalha da Escadaria, principal batalha de MCs das Regiões Norte e Nordeste. E, no domingo (12/11), às 18h30, a Banda Eddie, com as participações de Karina Buhr e da Orquestra de Frevo do Babá, encerra o line-up do URB Music Tour, que chegou com força este ano acompanhando o STU pelas principais cidades brasileiras.

 
TRÂNSITO E CONTROLE URBANO – A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), montou um esquema especial para o STU Recife. A Rua da Aurora será interditada parcialmente no trecho entre a Avenida Mário Melo e a Ponte do Limoeiro nos horários próximos ao início e término do evento. Nesta sexta-feira (10), a interdição acontece das 13h e fica até 1h do sábado, e volta a fechar entre às 8h e 1h do domingo, que também ficará interditado entre às 8h e 0h. O desvio deverá ser feito pela Avenida Mário Melo. Durante todo evento, agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) estarão nas ruas para orientar os condutores e otimizar o fluxo na região.

A Secretaria Executiva de Comércio Popular (SecPop) atuará com 40 profissionais ordenando os comerciantes que atuam na área do evento.

 
Fotos: Marlon Diego/Prefeitura do Recife

Nesta sexta (10), Serra Talhada recebe ações da Caravana da Prevenção Combinada

A terra de Lampião recebe a Caravana da Prevenção Combinada, recebe nesta sexta-feira (10). O evento é promovido pelo Grupo de Trabalho em Prevenção Posithivo (GTP+), organização referência no campo da luta contra AIDS. A Caravana já percorreu Arcoverde, Ouricuri e Salgueiro durante essa semana.

A ação acontece, das 8h às 12h, no Pátio da Feira, e quem recepciona o público é Lampião e Maria Bonita, que irão bater um papo sobre prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e a mandala da prevenção, que são métodos para barrar as ISTs e o HIV.

Também haverá distribuição de lubrificante íntimo, preservativos masculino e feminino, autoteste para o HIV. Quem desejar fazer o teste rápido é só chegar.

Para o coordenador de Projetos do GTP+, Abreu Dylan, a Caravana tem por objetivo levar informações sobre Prevenção Combinada ao HIV/Aids e outras IST’s a municípios do interior do Estado. “Esperamos ampliar as estratégias de cuidado, assistência e informação entre as populações mais vulneráveis, que tem vivenciado um maior distanciamento dos serviços de saúde de forma geral, e particularmente nos campos das IST’s e HIV/Aids”, afirmou.

A iniciativa é realizada pelo GTP+, em cooperação com a Unesco e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Serra Talhada, Prefeitura de Serra Talhada, com o Programa Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde do Estado e o Governo do Estado de Pernambuco.

Videomonitoramento Registra Tentativa de Furto na Feira Livre de Serra Talhada

O sistema de videomonitoramento da Guarda Civil Municipal registrou, na madrugada desta quinta-feira, dia 9, a invasão de dois homens ao pátio da feira livre de Serra Talhada com a intenção de cometer furtos.

Imediatamente, o agente de plantão no videomonitoramento acionou duas equipes da Guarda Civil Municipal para se dirigirem ao local. Os agentes J. Gomes, Nunes e Dias, que estavam monitorando as câmeras, juntamente com outras equipes, localizaram e detiveram os suspeitos durante uma incursão no pátio. Um deles estava portando uma arma branca (facão), enquanto o outro confessou ter retirado a tornozeleira eletrônica que utilizava.

Os indivíduos detidos são moradores em situação de rua, com idades de 21 e 24 anos, respectivamente, sendo naturais de Alagoas e Afogados da Ingazeira.

A comandante da Guarda Civil Municipal, Thaísa Aquino, ressaltou a eficácia do sistema de videomonitoramento e o profissionalismo dos agentes da Guarda Municipal na ação.

“Graças à dedicação de nossos agentes da guarda civil e aos investimentos tecnológicos realizados pela gestão da prefeita Márcia Conrado, estamos avançando na proteção do patrimônio público municipal. A área do pátio da feira livre é extensa, e sem o auxílio desse monitoramento, a identificação dessa ação criminosa não teria sido tão rápida. Somente graças a essa eficiente combinação de tecnologia com nossa equipe da guarda civil, composta por homens e mulheres dedicados, o incidente não resultou em um sucesso para os criminosos,” afirmou a comandante.

Kaio Maniçoba busca soluções para fornecimento de água em Carnaubeira da Penha

Nesta quarta-feira (08), o deputado Kaio Maniçoba, em uma agenda de extrema importância para o município de Carnaubeira da Penha, esteve na sede administrativa da Compesa para iniciar discussões sobre o fornecimento de água na cidade. O deputado foi acompanhado pelo prefeito Elizinho Soares, demonstrando o comprometimento conjunto em encontrar soluções para uma das necessidades mais cruciais da região.

O encontro contou com as presenças de gestores do setor hídrico estadual, incluindo José Almir Cirilo, Secretário de Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco, Artur Coutinho, Secretário Executivo de Saneamento, e Celso Agra, engenheiro e membro do corpo administrativo da Compesa.

Kaio Maniçoba, que intermediou a reunião, expressou seu otimismo quanto aos resultados que essa parceria pode trazer para Carnaubeira da Penha. “Estamos comprometidos em encontrar soluções para a escassez de água em nossa cidade. Essa é uma necessidade fundamental para o bem-estar de nosso povo, e, em breve, esperamos trazer boas notícias”, enfatizou o deputado.

A busca por soluções para a questão hídrica na região sertaneja é uma prioridade para Kaio Maniçoba, e essa reunião demonstra seu compromisso em melhorar a qualidade de vida dos habitantes de Carnaubeira da Penha.

Primeira Corrida do Bem será realizada em Garanhuns neste mês de novembro

Inscrições começam nesta quinta-feira e conta com vagas limitadas

A Prefeitura Municipal de Garanhuns, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL) e em parceria com o Supermercado Bem Pago, realiza a Primeira Corrida do Bem. O evento acontecerá no dia 25 deste mês de novembro, com concentração a partir das 16h e largada às 17h, diretamente do Parque Euclides Dourado. A corrida contará com um percurso de 5km, que contemplará as principais vias da Suíça Pernambucana.

Os interessados em participar, devem se direcionar a uma das sedes do Supermercado Bem Pago, nos bairros: Heliópolis, Magano ou Cohab 2, com 2kg de alimentos não perecíveis. No ato da inscrição, o participante deverá apresentar um documento oficial com foto e preencher o formulário. As inscrições tem início nesta quinta-feira (09) e conta vagas limitadas.

Os participantes receberão a camisa oficial do evento, assim como a Pulseira para identificação. Os melhores colocados também receberão premiação e medalhas.

INFRAESTRUTURA E EVENTOS: Prefeito Sivaldo Albino entrega ao Presidente Lula pleitos de Garanhuns

Gestor municipal participou da cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço para início da duplicação da BR-423


Acompanhado do Deputado Federal Felipe Carreras, que tem destinados emendas para diversas obras em Garanhuns, o prefeito Sivaldo Albino, conversou com o presidente Lula no Palácio do Planalto, logo após a solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para início das obras de duplicação da BR-423, inicialmente no trecho São Caetano/Lajedo, mas toda a obra até Garanhuns já está dentro do novo PAC, o que garante a execução, e terá investimento superior a R$ 550 milhões.

Aproveitando o momento com o presidente Lula, em conversa franca e agradável, o prefeito entregou em mãos os pleitos mais importantes neste momento para o município, solicitando investimentos para infraestrutura e apoio aos festivais realizados no município, para ampliação e nacionalização com recursos de cultura e turismo. Sivaldo Albino agradeceu o empenho do Governo Federal na liberação do empréstimo FINISA para Garanhuns, na ordem de R$ 100 milhões, e antecipou o convite para o presidente estar presente na próxima edição do Festival de Inverno, quem sabe já com o apoio do Governo Federal. O presidente Lula pode estar presente em Garanhuns antes disso, pois é grande a possibilidade de vir assinar em sua terra natal a Ordem de Serviço do segundo trecho da BR-423, de Lajedo a Garanhuns.

O presidente Lula, que já havia cobrado a governadores que levassem projetos, mostrou-se receptivo aos pedidos do município, e agora o prefeito e deputado Carreras devem agendar com representantes do Governo Federal para consolidar os avanços e investimentos. Uma agenda com o presidente Lula está sendo marcada para que os projetos sejam colocados e debatidos sobre as possibilidades do apoio federal.

“O presidente sempre foi muito franco e simpático às causas de Garanhuns, que está em seu discurso sempre com muito carinho. Queremos aproveitar este bom momento da relação institucional e afetiva para avançar nos investimentos que o município e a região precisam e que possam impulsionar o desenvolvimento, como tivemos neste momento com a assinatura da Ordem de Serviço para início da duplicação da BR-423.” – Explica Sivaldo Albino.