Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Coluna do Finfa

Promessa realizada – O prefeito de Custódia,Emmanuel Fernandes (Manuca), esta realizando promessa obra de promessa da campanha passada. Teve início as obras de pavimentação da Avenida Francisco Lima Leite, trecho do Fórum até a Escola Descobri Criar. Segundo este blogueiro apurou, a obra vai beneficiar pais e alunos que diariamente levam e buscam seus filhos na escola, como também os moradores dos loteamentos São José e Tamboril, a referida avenida, é acesso também para a zona rural, beneficiando a região das comunidades do Carvalho, Jaramataia e adjacências. “Tinha esta dívida com os custodienses,estou realizando essa obra, que vai ser de grande valia para todos”, disse o prefeito Manuca.

Confirmou – O vereador de Serra Talhada, Vaninho da Saúde, em conversa com este blogueiro, confirmou que teve uma reunião com o Presidente Estadual do Partido Podemos, Marcelo Gouveia e o deputado estadual Luciano Duque, e ficou acertado sua entrada no referido partido. “Na reunião deixamos tudo acertado, estou saindo do Patriota e vou assinar a ficha de filiação ao Podemos, ainda neste mês de dezembro, agradeço o empenho do deputado Luciano Duque, que articulou essa reunião”, disse o vereador Vaninho.

Agenda de hoje – A governadora Raquel Lyra cumpre agenda, nesta sexta-feira (24), em Passira, no Agreste do Estado, onde irá prestigiar, às 10h, a 35° edição da Feira de Bordado do município. Logo em seguida, às 11h, a gestora fará a inauguração da Cozinha Comunitária Evalda Maria Gonçalves de Albuquerque.

Às 14h, a governadora participa da comemoração de 45 anos do Porto de Suape, no Cabo de Santo Agostinho. Ainda à tarde, às 15h30, será assinada a ordem de serviço para requalificação da APE-009, que dá acesso à praia de Muro Alto, no Litoral Sul.

No Recife, às 16h30, a chefe do Executivo participa da Solenidade Militar da Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros. À noite, às 19h, a governadora segue para o município de Gravatá, no Agreste, onde prestigia a 5ª Conferência Estadual de Cultura.

Realizou – O Governo Municipal da Ingazeira através da Secretaria de Saúde,com a participação das equipes da UBS I – Sede e E-Multi, realizou nesta quinta-feira (23) o EVENTO DO NOVEMBRO AZUL, na comunidade Minadouro, com palestras e orientações do médico Vinícius, sobre a importância do cuidado a saúde do homem em alusão ao novembro azul.Na ocasião foram ofertados: Orientação sobre a importância do exame e prevenção para um diagnóstico precoce; aferição de PA e HGT;realização dos testes rápidos HIV/SÍFILIS/HEPATITE B/C; solicitação do exame de PSA; coleta do exame de PSA pelo o laboratório de Maria do Carmo no local do evento, entre outros.

Disse “Tive uma semana proveitosa na capital federal Brasília, onde estive acompanhado do prefeito Evandro Valadares e do SecretárioMunicipal de Educação,Henrique Marinho, em busca de recursos para São José do Egito. Durante minha visita, tive a oportunidade de me encontrar com diversas personalidades, incluindo o deputado Mendonca Filho, Carlos Veras, a senadora Teresa Leitão, o assessor do Ministro Alexandre Padilha, Mozart Sales, e o secretário executivo do ministério de ciências e tecnologia, Marcelino Granja, entre outros. Foi realmente um encontro muito produtivo e estou otimista com as possibilidades para o próximo ano”. (Secretário Municipal de Planejamento e Saúde Paulo Jucá)

Você sabia – Que o prefeito de Itapissuma-PE, Zé de Irmã Têca, esta prometendo recompensa para quem achar homem que furtou a retroescavadeira na madrugada desta quinta-feira, 23 de novembro, no pátio da sede da Secretaria de Obras.

Lotada – A Prefeitura de Santa Terezinha, esta proporcionando a população após a implementação de equipamentos na Academia das Cidades, um espaço de lazer e recreação para toda a população terezinhense, sem lotada de pessoas. Com equipamentos de ginástica e exercícios, além de uma quadra poliesportiva e pista para corrida, a academia oferece opções para todas as idades e interesses. “É um local ideal para quem deseja praticar exercícios físicos, se divertir com os amigos e familiares ou simplesmente relaxar ao ar livre”, disse o prefeito Delson Lustosa.

Perguntar não ofende – Tem prefeito no Pajeú que só pensa na sua volta em 2028? Cuidado que o tiro pode entrar pela culatra!

Lei de autoria de Duque dispensa autenticação de cópia e reconhecimento de firma em documentos juntados por advogados

Desde o início dessa semana, a autenticação de cópia e o reconhecimento de firma em documentos exigidos pela Administração Pública do Estado de Pernambuco estão dispensadas. A alteração foi garantida pela Lei 18.377 de autoria do deputado estadual Luciano Duque. O objetivo é desburocratizar e dar celeridade na tramitação de processos.

Com a mudança, fica autorizado que advogados possam autenticar documentos fotocopiados ou digitalizados, sob sua responsabilidade, declarando que estes conferem com os originais. “Além de agilizar os processos administrativos, a nova lei vai reduzir os custos das autenticações de documentos, em especial às pessoas que encontram dificuldades de acesso a este tipo de serviço em suas regiões, como é o caso dos moradores da zona rural”, explicou o deputado. “Já é uma realidade no âmbito judicial e nas Administrações Públicas de diversos estados e agora também em Pernambuco”, completou.

Duque reforça que a alteração não retira a segurança jurídica do processo, ao mesmo tempo em que as partes de boa-fé serão beneficiadas. “Sabemos que a burocracia muitas vezes visa preservar a seguridade. No entanto, a lei prevê a possibilidade de ser impugnada a autenticidade do documento, situação na qual será exigida, preferencialmente, a apresentação do documento original para conferência”.

Prefeitura de Afogados divulga resultado final da Lei Paulo Gustavo

A Prefeitura de Afogados divulgou na noite desta quinta (23) o resultado final dos vencedores dos editais da Lei Paulo Gustavo no município. O processo foi coordenado pela Secretaria municipal de cultura e esportes.

Os recursos da Lei Paulo Gustavo foram distribuídos em três diferentes editais: audiovisual, premiação salas de cinema e multilinguagens Geraldo Berardinelli.

No segmento audiovisual foram contemplados dois videoclipes, três propostas de formação e seis curtas-metragens, além de premiação para o Cineteatro São José.

As propostas de formação aprovadas foram “bonequinhos – oficina de stop motion”, consultoria de projetos audiovisuais com foco no Funcultura Audiovisual, e o curso de produção executiva para audiovisual.

Também foram aprovados os videoclipes “Frevo Afogadense” e “Conexão Pajeú soundsystem – U – morto”; Além dos curtas-metragens “Cicatriz”, “A Ponte”, “Casinha de mureta”, “Aquilo que a memória amou”, “Salam” e “No Leitão onde estiver”.

Nos demais segmentos foram selecionadas 69 produções nas áreas de artes cênicas (07), artes plásticas e visuais (04), artesanato (16), cultura popular (01), música (27), literatura (01), grupos e/ou coletivos (13).

Os recursos destinados pelo Governo Federal para Afogados da Ingazeira são da ordem de R$ 359.025,11. Os pagamentos acontecerão no período de 30 de novembro à 30 de dezembro de 2023.

Você pode conferir a íntegra dos resultados no site institucional da Prefeitura de Afogados:

https://afogadosdaingazeira.pe.gov.br/

Bora Empreender Mulher: governadora Raquel Lyra lança linha de crédito para empreendedoras

As mulheres empreendedoras de Pernambuco poderão receber um suporte para os seus negócios através de uma nova iniciativa lançada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (Sedepe) e da Secretaria da Mulher. Em evento nesta quinta-feira (23), no Recife, a governadora Raquel Lyra lançou o Bora Empreender Mulher, uma modalidade do programa Bora Empreender específica para a população feminina. A iniciativa vai ofertar uma linha de crédito em duas categorias, de até R$ 4 mil e de até R$ 8 mil, por beneficiária, além de oferecer cursos de qualificação. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, a governadora assinou a autorização para o início do programa. O Bora Empreender Mulher pode chegar a liberar até R$ 105 milhões e a estimativa é que sejam realizadas até 35 mil operações de crédito. O cadastro é feito pelo site sedepe.pe.gov.br.

“Pernambuco é um Estado que tem uma força cultural imensa e um potencial extraordinário da sua gente. Mas, historicamente, as mulheres foram deixadas de lado. E agora a gente lança o Bora Empreender Mulher, um programa que alia qualificação empreendedora a microcrédito, permitindo que as mulheres possam alavancar o seu próprio negócio e abrir novas oportunidades de trabalho. É uma chance para a gente ver os lares, especialmente os chefiados por mulheres, se desenvolverem, trazendo mais qualidade de vida para as famílias”, destacou a governadora Raquel Lyra.

O microcrédito será destinado para mulheres que pretendem começar o próprio negócio e para aquelas que desejam melhorar o desempenho de um empreendimento que já possuem. A primeira etapa do cronograma tem início ainda neste mês de novembro. “Nós, da Secretaria da Mulher, contribuímos semanalmente para a melhoria de uma plataforma de ciência de dados que está ajudando o Estado a promover a equidade de gênero. Transversalidade, uso de tecnologia na gestão pública, tudo isso tem sido feito em prol das mulheres de Pernambuco nesse programa e em outras iniciativas”, frisou a secretária da Mulher, Mariana Melo.

O ticket médio oferecido pelo programa será de R$ 3 mil por beneficiária e os financiamentos serão concedidos por meio de recursos próprios da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE). “O programa Bora Empreender já existia, e aí a gente pensou em alguma coisa que pudesse ser mais ampla e bem direcionada. Fizemos um mapeamento com indicadores estatísticos do mercado de trabalho. Feito isso, construímos as linhas de capacitação e identificamos como a gente poderia entrar com a linha de crédito”, registrou a presidente da AGE, Angella Mochel.

Poderão ser beneficiadas todas as empreendedoras formais ou informais do Estado, pessoas físicas e jurídicas, que concluam a trilha de qualificação montada pela Sedepe. O crédito poderá ser liberado de duas formas. Na primeira, de até R$ 4 mil, para empreendedoras informais, com até 10 meses para pagar. Na segunda, de até R$ 8 mil, para Microempreendedora Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP) com até 12 meses para quitar o financiamento. Em ambos os casos, haverá análise cadastral e de crédito da beneficiária, sendo obrigatória a apresentação do certificado de conclusão do curso realizado.

Para solicitar o microcrédito por meio do programa, as empreendedoras devem realizar anteriormente os cursos de qualificação que vão gerar a certificação. Essa capacitação será oferecida em parceria com a associação educativa Junior Achievement Pernambuco (JA Pernambuco). Esta primeira etapa, que vai de novembro de 2023 a março de 2024, pretende beneficiar 500 mulheres, divididas em três grupos. Os conteúdos ministrados compreendem conhecimentos em marketing, finanças, vendas, ferramentas gerenciais e direcionamentos para utilização consciente de crédito, entre outros.

Os Grupos 1 e 2 vão contemplar o total de 400 participantes, que receberão capacitação no formato EAD, com carga horária de 10h distribuídas em quatro aulas para cada turma. Nesta modalidade, haverá oito turmas de 25 pessoas. Já o Grupo 3 será qualificado no formato presencial, em seis encontros com carga horária de 1h30 cada, totalizando nove horas de aula para cada turma. Este grupo será composto por 100 participantes, distribuídos em cinco turmas.

Neste primeiro momento, o cronograma de capacitação será voltado para empreendedoras dos municípios de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, São Lourenço da Mata, Paulista e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana, Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão. As referidas cidades estão entre as dez com índices de violência mais elevados em Pernambuco, de acordo com dados da Secretaria de Defesa Social (SDS). Até o final de 2026, o Bora Empreender Mulher deverá oferecer o total de 37 mil vagas de qualificação para mulheres em todo o Estado.

Estiveram presentes no lançamento os secretários estaduais Ana Maraísa (Administração), Hercílio Mamede (Casa Militar), Ana Luiza Ferreira (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha) e Daniel Coelho (Turismo e Lazer). Também participaram do evento a prefeita de Cumaru, Mariana Medeiros; a vereadora do Recife Michelle Collins; a reitora da Universidade de Pernambuco (UPE), Socorro Cavalcanti; e o superintendente do Sebrae, Murilo Guerra.

Pedro Campos recebe comenda da Ordem do Mérito da AGU no grau Grã-Cruz

O deputado federal Pedro Campos (PSB) recebeu nesta terça-feira (23) o mais alto grau de comenda da Ordem do Mérito da Advocacia Geral da União (AGU), no Clube Naval de Brasília. A condecoração destina-se a pessoas, órgãos, entidades instituições e organizações que tenham prestado notáveis serviços à AGU, sendo composta por três graus: Grã-Cruz, Grande Oficial e Comendador.

Pedro Campos recebeu a medalha Grã-Cruz junto a personalidades de destaque, como a Ex-Presidenta da República Dilma Roussef, o Vice-Presidente da República Geraldo Alckmin, o Presidente do Senado Federal Rodrigo Pacheco e o Presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira, entre outros, graças à sua atuação parlamentar em defesa da advocacia pública e da democracia. Em suas palavras, Campos reforçou ser “uma honra receber essa comenda da AGU, instituição pilar para nossa democracia e que este ano completa 30 anos. Quero parabenizar o ministro Jorge Messias e toda a equipe da instituição, pelo trabalho que vem realizando em defesa do Brasil, também com a criação do Observatório da Democracia”, analisa o parlamentar pernambucano.

A solenidade contou com a presença de deputados federais, senadores, ministros e representantes de diversos órgãos e instituições, em uma noite de fortalecimento das ações nacionais e internacionais de fortalecimento da instituição AGU. “A presença do ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski é também simbólica neste momento; ele que atualmente preside o Observatório da Democracia e segue defendendo o nosso país”, acrescentou Pedro Campos.

ORDEM DO MÉRITO – A Ordem do Mérito da Advocacia-Geral da União foi criada em 2015. Já foram realizadas três cerimônias de entrega das condecorações para agraciamento das novas personalidades admitidas nos quadros da Ordem.

Prefeitura do Recife entrega mais um campo requalificado no bairro da Torre

Mais um campo de várzea do Recife foi totalmente requalificado e entregue à população por meio do programa Gramadão. Agora foi a vez do campo do Bueirão, localizado na Rua Zilda de S Santana, no bairro da Torre, que foi melhorado com grama artificial e reforma completa, incluindo novos vestiários, pintura e nivelamento do terreno, melhoria da drenagem e substituição das traves. O projeto é uma realização da Prefeitura do Recife, operacionalizado pela Secretaria de Esportes, e faz parte do Plano Estratégico para o Recife 2021-2024, Rota do Futuro. O prefeito do Recife, João Campos, fez a entrega do campo requalificado na noite desta quinta-feira (23).

“É uma alegria estar aqui hoje, realizando mais um sonho. Muita gente deve ter duvidado que esse dia chegaria, porque é uma quebra de paradigma trazer um equipamento público e gratuito de uma qualidade que a gente não vê em campo society privado. A gente está levando isso para os quatro cantos do Recife. Esse é o quinto campo entregue e a gente vai terminar o ano com dez campos”, afirmou João Campos. “Nós pegamos campos com tradição. Aqui mesmo foram realizadas muitas finais no Bom de Bola. Jogadores também foram revelados aqui. Com esse trabalho, a gente mostra o incentivo ao esporte e o cuidado com a cidade, pois uma criança ou jovem pode ocupar a sua vida com coisa boa”, concluiu.

O campo do Bueirão é o quinto entregue pelo Programa Gramadão. O primeiro equipamento foi a Arena 1×1, no Ibura, na antiga praça do Lixão. O segundo, na Vila Aliança, no Ipsep. O terceiro foi o Campo do Jardim de Alá, na Imbiribeira. O quarto, o da Campina do Barreto, no bairro homônimo, com medidas oficiais: 105×68 metros.

“A inauguração do campo do Bueirão é mais um exemplo concreto da transformação que o programa Gramadão proporciona”, destacou Rodrigo Coutinho, secretário de Esportes. “Temos orgulho de oferecer à população recifense um espaço de primeiro mundo, com grama sintética de alta qualidade, tudo de forma gratuita. Este campo é um símbolo de acesso igualitário às melhores instalações. O compromisso é claro: continuaremos percorrendo todas as regiões da nossa cidade, dando a oportunidade a todos de acessar bons equipamentos, sem custos. Estamos comprometidos em estender isso a todos os recifenses, acreditando que o esporte é um direito fundamental.”

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) também realizou diversas intervenções no Campo do Bueirão. Foram feitas a troca do alambrado; pintura da arquibancada e da mureta da quadra; recuperação dos vestiários; troca do telhado da coberta de entrada; revisão elétrica; recuperação do gradil e da calçada.

Para a consultora de vendas Juliana Lopes, 39 anos, que mora próximo ao campo requalificado, a intervenção da Prefeitura beneficia crianças e adultos. “A situação antes aqui era precária. Graças à Prefeitura houve esse investimento agora que foi excepcional, a gente jamais imaginaria tanta qualidade. E isso é muito importante para a comunidade. Eu tenho um filho de 9 anos, que ama jogar futebol na comunidade e está mais do que entusiasmado com tudo o que está acontecendo”, comentou ela.

“Eu adoro futebol e aqui ficou bem legal. Vou jogar muito aqui. Gostei das barras, do gramado e das arquibancadas”, disse Júlio César Lopes, o filho de Juliana.

CAMPO NO BRILHO – A Prefeitura do Recife lançou o projeto com o objetivo de prover uma iluminação de qualidade em tecnologia LED para a prática de esportes, em especial no futebol de várzea. Assim, contribui significativamente para o desenvolvimento da cidadania, fomento à atividade física e ocupação das áreas de lazer na cidade do Recife. Até agora, já foram beneficiados 104 campos de futebol de várzea. A iniciativa também será responsável por uma redução do consumo energético da ordem de 5,26 GWh/ano, o que proporcionará uma economia de R$ 2,3 milhões com os custos de energia elétrica anualmente.

Professor Edmo encaminha PL sobre arborização para a Câmara

O prefeito em exercício da Vitória de Santo Antão, professor Edmo Neves, encaminhou ao poder legislativo um projeto de lei de sua autoria que regulamenta a arborização urbana quanto ao manejo, conservação e preservação das árvores no município.

“O PL nº141/2023 tem 47 artigos e trata das atividades e serviços de manejo, compreendendo o preparo do solo, plantio, irrigação, adubação, podas, transplante, supressão, remoção de parasitas e readequação de canteiros”, explica o professor Edmo.

O artigo 45, por exemplo, proíbe a plantação em áreas urbanas e rurais de Nim Indiano, Algaroba, Ficus e Espinheiro. A poda irregular poderá gerar uma multa de 500 a 5 mil reais. Também há punição para supressão, transplante, queimada, anelamemto, envenenamento.

A assinatura do projeto de lei aconteceu durante uma videoconferência com o prefeito Paulo Roberto que está em viagem oficial aos Estados Unidos. “Esperamos que o projeto seja apreciado na sessão de hoje e temos certeza da contribuição e o apoio dos vereadores para regulamentar essa questão tão importante para o nosso meio ambiente, pensando sempre nas gerações futuras”, complementou Edmo Neves.

Após revés no Senado, Lula indica Leonardo Magalhães para o cargo de defensor público da União

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou nesta quinta-feira (23) Leonardo Magalhães para o cargo de defensor público-geral da Defensoria Pública da União (DPU).

De acordo com o Planalto, Magalhães é defensor federal há 15 anos e já atuou junto à Comissão e à Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Para tomar posse no cargo, Leonardo Magalhães precisará passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e ter o nome aprovado pelo Senado. Para receber o aval da Casa, o indicado terá de receber os votos favoráveis de pelo menos 41 senadores.

Em outubro, o Senado rejeitou a indicação de Igor Roque para o comando da Defensoria Pública da União. Com isso, Lula teve de fazer uma nova indicação.

Na ocasião, governistas classificaram a derrota como um “recado” de uma ala do Senado. Parlamentares estariam insatisfeitos com medidas tomadas pelo governo, como, por exemplo, o veto do presidente Lula ao marco temporal.

 

Prefeitura do Recife requalifica USF do Córrego da Bica, na Guabiraba

Foram investidos R$ 700 mil nas melhorias, que vão beneficiar, diretamente, 13 mil moradores da região

Depois de passar por reformas do piso ao teto, a Unidade de Saúde da Família (USF) Maria Eduarda Cesse da Silva, localizada no Córrego da Bica, bairro Guabiraba, foi aberta ao público na manhã desta quinta-feira (23). As melhorias contemplaram ampliação e climatização de todas as áreas, além da criação de novos espaços, garantindo mais conforto e segurança, tanto para os trabalhadores quanto para os cerca de 13 mil usuários cadastrados no local. Ao todo, foram investidos R$ 700 mil, dentro do Recife Cuida, programa da Secretaria de Saúde do Recife que irá aportar R$ 400 milhões no aprimoramento de toda a rede municipal de saúde até 2024. A reinauguração da estrutura contou com a presença do prefeito João Campos e da secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

“A gente analisou todas as nossas unidades e identificou as que estavam com necessidade de melhoria de infraestrutura e que tinham área para expansão. Aqui é um exemplo. Lá atrás, onde tinha uma torre de água, por exemplo, a gente colocou uma sala climatizada e botou a caixa d’água em cima. Onde era um bequinho que não tinha serventia nenhuma, a gente conseguiu fazer três salas, dois consultórios e um depósito. No atendimento odontológico, era tudo unificado, hoje são três salas separadas, todas com computadores, para a gente poder fazer o prontuário eletrônico valer. Eu quero que o mesmo padrão de qualidade, de tecnologia, de organização, que existe nos melhores serviços privados no Brasil, esteja disponível na nossa rede pública”, afirmou o prefeito João Campos.

Com a requalificação, a USF do Córrego da Bica teve toda sua estrutura reformada e ampliada. Antes da reforma, havia quatro consultórios para oito profissionais. Agora, serão quatro salas para médicos e quatro salas para a enfermagem. Além disso, os consultórios odontológicos foram ampliados de um para três salas, todas atendendo às normas sanitárias vigentes.

Também foram criados uma Central de Material de Esterilização (CME), um Serviço de Arquivo Médico e de Estatística (Same), uma sala de Gerência e uma de Laboratório/Procedimentos. As áreas de Farmácia, Vacina e Curativo foram requalificadas. E a sala dos Agentes Comunitários de Saúde e Ambiental ficou mais ampla.

Além disso, a sala de espera mudou de lugar, ganhou mais destaque e foi climatizada. A entrada principal e a fachada foram repaginadas, trazendo uma acesso melhor os pacientes. A unidade ganhou, ainda, uma sala para atividades educativas e interativas, para dinâmicas de grupo e interações com a comunidade, bem como reuniões de equipe.

“Podemos dizer que essa é uma das nossas melhores unidades. A gente fez tudo pensado para que pudesse acolher melhor os nossos trabalhadores, que são o principal ativo da Secretaria de Saúde. Queremos também que os usuários se sintam bem atendidos e é por isso que a gente está fazendo todo esse esforço”, afirmou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

Na USF do Córrego da Bica, atuam quatro equipes de Saúde da Família e uma de Saúde Bucal. As obras foram divididas em duas etapas. Na primeira, os atendimentos médicos e de enfermagem foram realizados em dois contêineres, sendo quatro consultórios. Os demais serviços foram distribuídos nos ambientes que não estavam em reforma, mantendo, nesse período, vacinação de rotina e para a Covid-19; curativo, Farmácia; Regulação; Citologia; Odontologia; atendimento médico; atendimento enfermagem e testes rápidos.

A dona de casa Silvânia Maria da Silva, de 53 anos, utiliza os serviços da USF há pelo menos 30 anos, e com as reformas da unidade, acredita que os serviços vão melhorar. “Antes era sacrifício sair de casa duas, três horas da manhã, pra poder pegar uma ficha. Agora não, tenho fé em Deus que vai melhorar muito mais. A população precisa”, disse. Já

Joana Maria da Conceição, de 62 anos, também usuária de longa data da unidade, se mostrou muito satisfeita com o atendimento que tem recebido. “A gente é bom que dê valor porque isso aqui a gente precisa pra tudo. O hospital mais próximo de nós é esse aqui. Eu só saio daqui quando preciso de um encaminhamento pra fora. Só vou quando eles mandam. É maravilhoso o atendimento daqui”, afirmou.

Também estiveram presentes no evento de inauguração, os vereadores Almir Fernando, Hélio Guabiraba e Romerinho Jatobá, além de profissionais da rede municipal de Saúde.

RECIFE CUIDA – O investimento na reforma da USF do Córrego da Bica é fruto do Programa Recife Cuida, que visa ampliar o acesso aos serviços de saúde, qualificar a gestão da rede, fortalecer os recursos humanos, reformar e construir novas unidades, de modo a aumentar a satisfação do usuário do SUS com o atendimento prestado. Ao todo, mais de R$ 400 milhões estão sendo investidos na área até 2024. Desde 2021, 101 unidades da rede de saúde do Recife foram requalificadas; 28 reformas estão em andamento e outras 53 obras iniciam ainda neste final de ano. Intervenções, do piso ao teto, com renovação de equipamentos, proporcionam melhor acolhimento aos pacientes e condições de trabalho aos profissionais.

Fotos: Rodolfo Loepert/ Prefeitura do Recife