Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

SJE: MP opina por nulidade da reeleição de João de Maria, posse de Alberto de Zé Loló e posterior nova eleição

No parecer,  promotor lembra episódio dos “sequestrados” e diz que houve desorganização e descumprimento da legislação

O Ministério Público de Pernambuco opinou pela nulidade da reeleição ao cargo de presidente da Câmara dos Vereadores de São José do Egito, no imbróglio envolvendo a eleição de João de Maria para o biênio 2023/2024, segundo o Blog do Nill Júnior.

Segundo o parecer, assinado pelo promotor Aurinilton Leão Sobrinho, a reeleição de João feriu dispositivos da Lei Orgânica Municipal e Regimento Interno da Câmara Municipal de
Vereadores.

Ainda reconhece como eleito o segundo colocado na votação, o vereador Alberto de Zé Loló,  nos termos do art. 14 da Lei Orgânica Municipal e art. 12 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Vereadores, e com fundamento nas razões fático-jurídicas supraexpostas.

Ele também diz que o mais razoável, adequado e constitucional requer-se a determinação de novo processo eleitoral, a fim de que o próprio Poder Legislativo eleja o Presidente para o restante do biênio 2023-2024.

Dentre as alegalções, o promotor traz à tona que João de Maria tentou votar a eleição do segundo biênio imediatamente após a eleição de 2021, como foi noticiado na imprensa. “A antecipação do pleito supostamente pretendida não chegou a acontecer. No entanto, não foi a única situação que ganhou ampla divulgação, pois repercutiu em todo o Estado a notícia de que teria havido o “sequestro” dos vereadores para negociação dos bastidores do processo eleitoral na passagem entre o fim de 2022 e o início de 2023. Mas o noticiário negativo não se encerra e, dentre outras tantas notícias, há relatos até mesmo de vereador supostamente envolvido em colisão proposital sem olvidar algumas discussões acaloradas e desarrazoadas nas sessões no Plenário do Poder Legislativo.

O promotor lembra que os vetores éticos do debate público e republicano estão cada vez mais esmaecidos na atualidade. “Ao longo de pouco mais de dez anos de atuação na Região do Pajeú, especificamente em São José do Egito, PE, raríssimas foram as oportunidades e ocasiões em que se debateram publicamente planos e projetos de desenvolvimento sustentável e de emancipação do povo pela educação e pelo trabalho digno. Os cenários vivenciados lembram muito os contextos tão criticados por Riu Barbosa”, lembra.

A ação congtra a reeleição afirmou que o art. 14 da Lei Orgânica Municipal proíbe a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente, ao passo que os promovidos obtemperam o contrário. Já a defesa de João de Maria cita a Emenda Modificativa nº 04/02, em 2 de agosto de 2010, que permitiria a reeleição.

Mas, opina o promotor: “a análise dos autos virtuais revela que a Emenda Modificativa nº 04/2022 não seguiu o devido processo legal para a alteração do art. 14, da Lei Orgânica Municipal, mudança esta que visava a garantir a recondução para o mesmo cargo da mesa diretora da Câmara Municipal de São José do Egito, PE, para eleições subsequentes. A Lei Orgânica Municipal estabelece que, para ser emendada, a proposta será votada em dois turnos, com interstício mínimo 10 (dez) dias, além de aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, o que não ocorreu.

“Entre a aprovação pela comissão, em 8 de março de 2004, e a votação em segundo turno, em 15 de março de 2004, houve um lapso temporal de apenas sete dias, quando a própria lei disciplina que o período mínimo entre as votações seria de 10 (dez) dias. Ademais, não há comprovação segura de que foi observado o quórum dois terços dos membros da Câmara Municipal para a alteração da Lei Orgânica Municipal. Como se vê, a suposta alteração do art. 14, da Lei Orgânica Municipal foi realizada em desacordo com o princípio democrático e com o devido processo legal . João de Maria  não observou os regramentos que o disciplinam”.

E criticou:  “o que se observa é a profunda desorganização do Poder Legislativo do Município de São José do Egito, o qual demonstrou que sequer possui controle transparente, seguro e adequado dos próprios atos normativos que emite”.

Sobre a desistência da ação por Vicente de Vevéi, disse o promotor: “neste caso, apenas um dos coautores requereu a desistência, oque é bastante para excluir qualquer possibilidade de homologação da desistência. Ora, se a desistência após a contestação só pode ser homologada com a aquiescência da parte contrária, o que dizer então da exigibilidade de consenso entre os próprios sujeitos processuais que compõem o polo ativo em litisconsórcio facultativo?”

E segue: “mesmo que o coautor tenha manifestado a desistência, o coautor Alberto de Zé Loló pode promover o andamento do processo e os atos daquele não afetam/prejudicam este”. Ainda que há legitimidade do próprio Ministério Público para ajuizar toda e qualquer ação coletiva em defesa dos direitos metaindividuais e dos individuais indisponíveis, inclusive eventualmente assumir o polo ativo e garantir o prosseguimento regular do processo e o julgamento da causa sob o pálio do devido processo legal.  A palavra final será do Judiciário. Clique aqui e veja o parecer do Ministério Público.

Prefeitura de Afogados vai inaugurar pavimentação nesta sexta-feira (01)

A Prefeitura de Afogados vai inaugurar nesta sexta (01), a pavimentação do primeiro trecho da Rua Cristiane Moraes da Silva, no bairro São Francisco. São mais de meio quilômetro quadrado de pavimentação com piso intertravado, com investimento de R$ 73.224,00.

A obra fica próxima à nova ponte que está sendo construída pela Prefeitura sobre o Rio Pajeú, e que irá ligar os bairros São Francisco e São Cristóvão.

A inauguração faz parte da 42ª semana da maratona de inaugurações e entregas.

Governo do Estado abre mais 22 leitos em grandes emergências de Pernambuco, somando 318 novos leitos em menos de um ano

 
O Governo de Pernambuco abriu, esta semana, mais 22 leitos para a assistência de adultos. São dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Jesus Pequenino (HJP), em Bezerros, no Agreste, e outros 12 leitos de retaguarda de vascular no Hospital Geral de Areias (HGA), Zona Oeste do Recife. Somente este ano foram abertos 318 novos leitos, em Pernambuco, com o objetivo de reforçar a rede de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). 
 
“Esses 22 novos leitos se juntam a quase trezentos novos leitos abertos desde o início do ano e representam o esforço diário da gestão de ampliar e qualificar o atendimento à saúde de quem mais precisa. Os leitos de retaguarda abertos em Bezerros e no Recife buscam atender ao nosso esforço de reduzir os impactos nos grandes hospitais”, afirma a governadora em exercício, Priscila Krause”.
 
A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, ressaltou que os novos leitos vão reforçar a retaguarda de grandes hospitais do Estado. “É com alegria que a gente informa a abertura de dez leitos de UTI adultos em Bezerros, que vai ajudar a gente na retaguarda, inclusive, dos grandes hospitais. E 12 leitos de retaguarda para vascular, especialmente do Getúlio Vargas e do HR, no Hospital Geral de Areias. Que bom que a gente está potencializando nossa rede para atender melhor a população de Pernambuco”, ressalta. 
 
No HJP, os leitos foram instalados com equipamentos atuais, da mais alta tecnologia, e estão distribuídos de forma individualizada. Além disso, podem ser destinados para realização de hemodiálise. Os pacientes também recebem os cuidados de equipe multidisciplinar especializada, de forma qualificada e humanizada. Com o acréscimo, a unidade hospitalar de Bezerros passa a contar com 20 leitos de UTI, que vão dar suporte principalmente à população do Agreste. Já no HGA, foram abertos seis leitos femininos e seis masculinos, que servirão com retaguarda para vascular. 
 
De acordo com a secretária executiva de Regulação do Estado, Fabiana Emerenciano, no HJP os leitos servirão de apoio ao Hospital Regional do Agreste (HRA). No caso do HGA, vão ser destinados como retaguarda para vascular, garantindo suporte aos pacientes dos hospitais Getúlio Vargas e Restauração. 
 
“A ideia é estruturar melhor a rede de retaguarda para poder ficar nos hospitais de grande porte os pacientes que têm necessidade de maior assistência, necessidade de maior complexidade. E os pacientes que já resolveram com a abordagem cirúrgica e precisam apenas de término de antimicrobiano e de um acompanhamento com vascular e enfermaria, esses pacientes estão sendo direcionados, entre outros serviços que já existiam, para esses leitos de retaguarda do HGA”, diz Fabiana.

Incentivos da Sudene atraem R$ 2,4 bilhões em investimentos para o Nordeste

A aprovação dos benefícios ocorreu durante reunião da Diretoria Colegiada da instituição, realizada nesta quinta-feira (30)

Recife (PE) – A Sudene aprovou, nesta quinta-feira (30), 65 pleitos de incentivos fiscais que representam R$ 2,4 bilhões em investimentos em sua área de atuação. As empresas beneficiadas asseguraram 33,2 mil empregos diretos e indiretos, sendo 1,5 mil novos postos de trabalho. Eles foram distribuídos pelos estados da Bahia (22), Rio Grande do Norte (14), Maranhão, Minas Gerais e Paraíba (sete cada), Sergipe (três), Alagoas (dois) e Piauí, Pernambuco e Espírito Santo (um para cada).

“Os incentivos fiscais são fundamentais para a atração de investimentos para nossa região, especialmente pelas desigualdades intrarregionais ainda existentes no país. A aprovação desses pleitos é parte da estratégia da Sudene, através de seus instrumentos de ação, de promover o desenvolvimento includente e sustentável, estimulando o aumento da competitividade do Nordeste e norte de Minas Gerais e Espírito Santo”, afirma o superintendente Danilo Cabral. Ele destaca que o fortalecimento dos setores produtivos na região é uma determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Os empreendimentos são das áreas petroquímica, plásticos, calçados, metalurgia, informática, têxtil, químicos, alimentação, máquinas e equipamentos, além da agroindústria. Em relação à modalidade do benefício, 61 pleitos foram da redução de 75% IRPJ, recursos que podem ser usados para projetos de implantação, modernização, ampliação ou diversificação de empreendimentos. E quatro de reinvestimento de 30% do imposto devido em projetos de modernização ou complementação de equipamentos. Do total de empresas, 37 informaram a realização de programas socioambientais mantidos nas comunidades em que elas atuam e 28 informaram não desenvolvê-los.

De acordo com o diretor de Gestão de Fundos e Incentivos Fiscais, Heitor Freire, neste ano, a Sudene aprovou 388 pleitos de benefícios fiscais. “Essas empresas reportaram um total de R$ 20,7 bilhões em investimentos nos 11 estados da nossa área de abrangência, garantindo 214,4 mil empregos diretos e indiretos. São números superiores aos registrados em 2022”, disse. Os principais setores beneficiados foram infraestrutura (R$ 10,9 bilhões), petroquímico (R$ 3,5 bilhões), alimentos e bebidas (R$ 925 milhões) e metalurgia (R$ 847 milhões).

Para este ano, segundo a coordenação-geral de Incentivos e Benefícios Fiscais e Financeiros, ainda existe uma carteira de pleitos em análise na Sudene, somando 348 pleitos. “Essa demanda significa mais de R$ 18 bilhões em investimentos realizados pelas empresas na região”, comentou o coordenador da área, Silvio Carlos do Amaral e Silva. Ele frisa que a Autarquia tem o compromisso de analisar, no ano corrente, os pleitos apresentados pelas empresas até o dia 31 de outubro.

Secretaria de Cultura divulga resultado da análise documental de projetos da Lei Paulo Gustavo

Lista completa e novo cronograma estão disponíveis no site garanhuns.pe.gov.br

A Secretaria de Cultura de Garanhuns divulga o resultado final da análise documental e o novo cronograma de execução da Lei Paulo Gustavo no município. A mudança no cronograma se dá em virtude do remanejamento de recursos do programa, considerando o não preenchimento de todas as vagas disponibilizadas para as categorias, por meio do Edital nº 008/2023 (Audiovisual).

O resultado da análise documental e o cronograma estão disponíveis no site da Prefeitura de Garanhuns (garanhuns.pe.gov.br). O prazo para recursos desta análise segue até o dia 04 de dezembro. Já o resultado do remanejamento de recursos financeiros será divulgado no dia 06 de dezembro. O resultado final sairá no dia 11 de dezembro.

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Cultura

Na COP28, ministra Luciana Santos anuncia R$ 20,85 bilhões para projetos na área de transição energética

Editais também contemplam as áreas de bioeconomia e descarbonização da infraestrutura e mobilidade. Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação também lançará plataforma voltada para implementação do mercado regulado de carbono no Brasil

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, anuncia nesta sexta-feira (01/12), às 13h, na COP28, em Dubai, cinco editais do programa Mais Inovação Brasil para financiar projetos nas áreas da transição energética, bioeconomia, infraestrutura e mobilidade. No total, os editais representam o investimento total de R$ 20,85 bilhões.

Fruto de uma ação conjunta do MCTI com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Finep e BNDES, o programa Mais Inovação Brasil é uma das iniciativas mais relevantes da nova política industrial do país.

Os editais serão lançados no Estande da CNI localizado na Blue Zone da Expo City, em Dubai. No mesmo local, às 12h, a ministra Luciana Santos lança a plataforma SIRENE Organizacionais, uma ferramenta pública que vai receber os inventários de emissões de gases de efeito estufa de organizações públicas, privadas ou do terceiro setor de todos os segmentos econômicos.

Desenvolvida em parceria com a CNI, a plataforma atende demanda do setor produtivo por um sistema nacional de Relato, Mensuração e Verificação alinhado aos desafios da implementação de um mercado regulado de carbono no Brasil.

Ciência climática

Às 16h30, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participa do painel “A ciência do Inventário Nacional e políticas de mitigação”, que será realizado pelo MCTI no Auditório 2 do Pavilhão Brasil.

Réveillon do Recife 2024 terá Ivete Sangalo, Alceu Valença, Nattan, Mari Fernandez, Priscila Senna, Conde e muito mais

Formato inédito prevê três dias de festejos e visa fortalecer a cadeia turística da cidade. No total, serão 15 shows gratuitos para saudar o ano novo ao som de estrelas locais e nacionais

O Recife inaugura um novo padrão de virada de ano. Em um formato inédito, a festividade será de muito agito. A capital pernambucana vai ser palco de três dias de festa com 15 grandes atrações de renome local e nacional, que vão se revezar no palco da orla do Polo Pina. O prefeito João Campos e o secretário de Turismo e Lazer, Antonio Coelho, anunciaram, nesta quinta-feira (30), os artistas que vão marcar presença e embalar com muito alto astral essa grande festa para receber 2024 com boas energias. Além dos nomes já confirmados de Ivete Sangalo e Alceu Valença, as atrações que integram o time da festa são Nattan, Mari Fernandez, Felipe Amorim, João Gomes, Xand Avião, Priscila Senna e Conde (vide grade de programação completa no serviço).

 

Com um modelo inovador, de parceria inédita com a iniciativa privada para a realização das festividades, o Recife dá um passo importante no objetivo de fortalecer a sua estratégia de atração e promoção turística, sem custos para os cofres municipais e com acesso gratuito para a população. As comemorações começam no dia 29 de dezembro, seguem no dia 30, com o grand finale na noite do dia 31. Os shows começarão a partir das 19h.

 

“A gente lança hoje o maior réveillon da história do Recife. Vamos ter três dias de festa, a sexta, o sábado e o domingo, com um grande polo na orla da nossa cidade. Toda a realização da orla, tanto cachês quanto a estrutura, não tem recurso da cidade sendo colocado de forma direta e a gente conseguiu economizar para criar mais três polos que vão estar espalhados na cidade. Então, a virada 2024 vai ser o maior réveillon da história, vai ter um potencial de movimentar R$ 250 milhões na economia, com mais de 700 mil turistas na movimentação do aeroporto esperada. Isso garante oportunidade de emprego, de renda, de ocupação hoteleira, do comércio informal. A gente coloca o Recife no roteiro dos maiores réveillons do Brasil, que são um importante ativo do turismo e da economia e consolida o Recife nessa posição”, disse o prefeito João Campos.

 

“Estamos empenhados em preparar uma grande virada no Recife, num evento que reflita todo o alto astral da nossa capital e da nossa população. Com esse modelo inovador de concessão adotado pela Prefeitura do Recife, estamos organizando uma festa pública, com padrão de qualidade nacional e sem gastar recursos dos cofres municipais”, assinalou o secretário de Turismo e Lazer, Antonio Coelho.

 

O gestor aproveitou para reforçar a importância de colocar o Recife no circuito turístico nacional das grandes festas de réveillon, iniciativa que vai contribuir para aquecer a economia, fomentar a geração de mais emprego e renda para a população. Antonio Coelho reiterou, ainda, a forte repercussão de um evento desse porte no fortalecimento do segmento turístico, com impacto direto na rede hoteleira, na movimentação aérea, no fluxo de bares e restaurantes, no comércio, no transporte, para o ambulante e vários outros setores da cadeia produtiva da capital.

 

Com a adoção do novo modelo, a administração municipal estima que cerca de 350 mil pessoas devem participar da festa. A expectativa é de que a ocupação hoteleira chegue a 90%. A gestão também projeta um aumento na casa de 12% em toda a cadeia turística em relação ao mesmo período do ano passado, bem como uma movimentação na economia da cidade em torno de R$ 250 milhões e a geração de cerca de 30 mil postos de trabalho durante o período. Em relação à movimentação aérea, os dados apontam um fluxo de 700 mil passageiros no aeroporto do Recife ao longo do mês de dezembro.

 

GRADE DE PROGRAMAÇÃO:

 

Dia 29 (Sexta-feira)

  • Maestro Spok

  • Letícia Bastos

  • Raphaela Santos

  • João Gomes

  • Xand Avião

 

Dia 30 (Sábado)

  • Nena Queiroga

  • Geraldinho Lins

  • Priscila Senna

  • Nattan

  • Ivete Sangalo

 

Dia 31 (domingo)

  • Conde

  • André Rio

  • Alceu Valença

  • Mari Fernandez

  • Felipe Amorim

 
Fotos: Marlon Diego/Prefeitura do Recife

Ataque terrorista em Jerusalém deixa 3 mortos; Hamas assume autoria

Pelo menos três pessoas ficaram gravemente feridas durante a ação, nesta quinta-feira (30). Polícia informou que responsáveis pelo ataque foram mortos.

Armas utilizadas no ataque a civis em Jerusalém em 30 de novembro de 2023 — Foto: Divulgação/Polícia de Israel

g1 — Um ataque a tiros deixou três pessoas mortas e outras seis feridas em Jerusalém, em Israel, na manhã desta quinta-feira (30), pelo horário local.

O Hamas afirmou que os autores do atentado são membros do grupo terrorista.

Segundo a imprensa israelense, um rabino e duas mulheres estão entre as vítimas do ataque, que ocorre no último dia da prorrogação da
A polícia de Jerusalém afirmou que os terroristas, armados com um rifle e uma pistola, dispararam contra civis em um ponto de ônibus na entrada da cidade e, em seguida, foram mortos por policiais israelenses.

Em comunicado, o Hamas afirmou que o ataque terrorista “foi uma resposta natural a crimes sem precedentes que vêm sendo conduzidos pela ocupação”, em referência a ações de Israel na Faixa de Gaza.

De acordo com a polícia, uma mulher de 24 anos morreu no local após ser baleada. Um outro homem chegou a ser resgatado com vida, mas morreu no hospital. Informações sobre a terceira vítima que morreu ainda não haviam sido divulgadas até a última atualização desta notícia.

Segundo a polícia de Israel, os atiradores vieram de Jerusalém Oriental e foram parados por soldados de folga.

A agência interna de inteligência de Israel, Shin Bet, identificou os assassinos como Murad e Ibrahim Namer.

“Este evento prova mais uma vez como não devemos mostrar fraqueza, que devemos falar com o Hamas apenas através da mira (dos rifles), apenas através da guerra”, disse o ministro da Segurança Nacional, de extrema direita, Itamar Ben Gvir, no local do ataque.

Um ataque a tiros deixou três pessoas mortas e outras seis feridas em Jerusalém, em Israel, na manhã desta quinta-feira (30), pelo horário local.

O Hamas afirmou que os autores do atentado são membros do grupo terrorista.

Segundo a imprensa israelense, um rabino e duas mulheres estão entre as vítimas do ataque, que ocorre no último dia da prorrogação da trégua entre Israel e Hamas.

A polícia de Jerusalém afirmou que os terroristas, armados com um rifle e uma pistola, dispararam contra civis em um ponto de ônibus na entrada da cidade e, em seguida, foram mortos por policiais israelenses.

Em comunicado, o Hamas afirmou que o ataque terrorista “foi uma resposta natural a crimes sem precedentes que vêm sendo conduzidos pela ocupação”, em referência a ações de Israel na Faixa de Gaza.

De acordo com a polícia, uma mulher de 24 anos morreu no local após ser baleada. Um outro homem chegou a ser resgatado com vida, mas morreu no hospital. Informações sobre a terceira vítima que morreu ainda não haviam sido divulgadas até a última atualização desta notícia.

Ataque em Jerusalém deixou uma pessoa morta e 8 feridas, em 30 de novembro de 2023 — Foto: REUTERS/Ronen Zvulun
Ataque em Jerusalém deixou uma pessoa morta e 8 feridas, em 30 de novembro de 2023 — Foto: REUTERS/Ronen Zvulun

Segundo a polícia de Israel, os atiradores vieram de Jerusalém Oriental e foram parados por soldados de folga.

A agência interna de inteligência de Israel, Shin Bet, identificou os assassinos como Murad e Ibrahim Namer.

COP 28: Em Dubai, governadora Raquel Lyra lança o PerMeie, plano de mudança econômico-ecológica

Batizada de PerMeie, política pública estabelece pacote de ações para todo o governo estadual, com foco no desenvolvimento inclusivo e ambientalmente sustentável.
 
Participando da 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes, a governadora Raquel Lyra lançou o Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica, o PerMeie. A iniciativa está alinhada às atuais políticas públicas em economia sustentável do Brasil e do mundo. Na prática, o plano estabelece um pacote de ações que redirecionam toda a economia do estado para um desenvolvimento inclusivo, enquanto recupera e protege o meio ambiente. 
 
“O PerMeie trabalha o reposicionamento da economia de Pernambuco com um olhar para a sustentabilidade e mudança climática. É possível ver a mudança climática presente no nosso estado todos os dias, com o aumento da estiagem, as chuvas que ano a ano sacrificam a nossa população, sobretudo aquela mais vulnerável. O reposicionamento da economia do estado trabalhamos com justiça social, mais emprego e renda, com a economia verde, agroecologia do Cais ao Sertão, integrando todo o estado”, ressaltou Raquel Lyra.
 
A iniciativa foi construída com base em sete pilares de atuação: Indústrias sustentáveis; Transição energética ágil, responsável e justa; Ativos Ambientais e Mercado de Carbono; Agricultura familiar resiliente; Educação Técnica, Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação; Governo sustentável; e Noronha Sustentável.
 
Entre as práticas previstas estão desde soluções de baixo carbono e de proteção a unidades de conservação; passando por estratégias para incentivar o hidrogênio verde e energia solar; o fortalecimento da economia circular; e criação de rede de reflorestamento.
 
Além da valoração do meio ambiente, todas as ações estão atreladas ao desenvolvimento econômico e social. Elas serão implementadas ao longo dos próximos quatro anos, mas algumas já estão em curso por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE) e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC-PE).
 
A secretária da Semas-PE, Ana Luiza Ferreira, explica que o PerMeie tem compromisso com a preservação de biomas como a Caatinga. “Essa transformação de uma economia puramente capitalista para uma economia sustentável é uma grande oportunidade para Pernambuco crescer e se diferenciar não apenas no Brasil como no mundo. Queremos que nossas políticas públicas transformem nosso estado, para que ele se torne referência em justiça econômica, social, climática e ambiental, ao mesmo tempo em que se compromete com a regeneração dos seus biomas Caatinga e Mata Atlântica”, disse. 
 
O Plano lança um desafio a todas as secretarias e órgãos do Estado, a fim de promover uma verdadeira mudança de paradigma, em que a proteção ao meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas devem nortear os pilares da economia e das políticas públicas sociais de Pernambuco. Para que tenham efeitos a longo prazo, todos os pilares do plano perpassam por instrumentos fiscais (incluindo tributário e de compras públicas), de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação e de Educação.
 
“A partir do PerMei, o Estado de Pernambuco se tornará referência em transição energética, economia sustentável e agricultura familiar. Iremos trabalhar com um pacote de ações que nos lançará ao futuro”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti.
 
O lançamento do Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica é o grande produto do Governo do Estado após a Reforma Administrativa da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, promovida por Raquel Lyra no início de sua gestão.
 
Entre as alterações realizadas, a governadora criou uma secretaria executiva de Sustentabilidade dentro da pasta, que atua como guarda-chuva de gerências estratégicas, como a de Projetos Especiais e ASG, Instrumentos Econômicos Verdes, Mudanças Climáticas e Resíduos Sólidos, todas criadas e/ou reestruturadas na atual gestão.  
 
O PerMeie foi desenhado sob as diretrizes da Economia ASG (Ambiental, Social e de Governança), que norteia, atualmente, todo o mercado mundial de capitais, o que equivale a mais de US$ 40 trilhões de dólares, ou 25 vezes o PIB do Brasil.
 
A viagem da equipe do Governo do Estado acontece a convite da Bloomberg Foundation, que atua na participação de líderes de diferentes regiões do mundo no evento, custeado as passagens aérea e hospedagens. Ainda acompanha a comitiva o secretário de Comunicação, Rodolfo Costa Pinto.
 
Pilares do PerMei:
 
– Indústrias sustentáveis; 
– Transição energética ágil, responsável e justa; 
– Ativos Ambientais e Mercado de Carbono; 
– Agricultura familiar resiliente; 
– Educação Técnica, Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação; 
– Governo sustentável;
– Noronha Sustentável
 
Foto: Divulgação/ Secom

Mário Viana assume o comando do PSDB em Afogados da Ingazeira

Na última quarta-feira, 29 de novembro, o jornalista Mário Viana Filho oficialmente assumiu a liderança do diretório municipal do PSDB em Afogados da Ingazeira. O evento, que ocorreu na sede do PSDB em Recife, também testemunhou a posse do novo presidente do diretório estadual, Fred Loyo.

Mário Viana Filho irá preparar o partido para as próximas eleições em 2024. “Vamos ajudar o nosso partido não apenas em Afogados, mas em toda a região do Pajeú. Iremos fortalecer o PSDB para o próximo pleito eleitoral. Vou agradecer a confiança da governadora, Raquel Lyra, com muito trabalho”, declarou o jornalista.

O PSDB, partido da governadora Raquel Lyra, já delineia seus futuros candidatos em todas as regiões. A ausência da governadora no evento se deu devido a compromissos em Dubai, onde está acompanhando o presidente Lula na missão internacional.

A governadora em exercício, Priscila Krause, marcou presença no evento, ao lado de líderes influentes de todo o estado, incluindo o ex-senador Armando Monteiro, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, os deputados estaduais Joãozinho Tenório, Franz Hacker, Romero Sales e Débora Almeida, o secretário estadual de Turismo, Daniel Coelho, entre outros. O encontro destaca a movimentação estratégica do PSDB para as próximas eleições, consolidando sua presença política em Pernambuco.