Home » Pernambuco » Lacen/PE aumenta testagem de amostras como prevenção ao HPV

Lacen/PE aumenta testagem de amostras como prevenção ao HPV

Em parceria com Programa Útero é Vida, laboratório ampliou capacidade de testagem

O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Pernambuco (Lacen-PE) aumentou a capacidade de processamento de testagem do Papilomavírus Humano (HPV), no primeiro trimestre de 2024, para dar suporte ao “Programa Útero é Vida”. Num primeiro momento, as amostras foram oriundas de coletas realizadas em pessoas com útero da III Gerência Regional de Saúde, por meio de teste molecular analisado via PCR, o mesmo usado para detectar o coronavírus.

Já está em curso uma nova ampliação, iniciada em março deste ano, por meio da qual o Lacen-PE tem recebido material biológico humano vindo do público feminino residente nos municípios da I Geres.

Em janeiro deste ano, o Lacen-PE examinou 409 amostras da III Regional. Da I Geres – composta por 20 municípios da Região Metropolitana do Recife -, em março, houve um incremento de 250% na taxa de recebimento, totalizando 1.432 amostras. Até o fim do ano, o Lacen prevê a extensão do processamento de amostras para todo o Estado de Pernambuco.

A gerente de Vigilância Laboratorial de Doenças Transmissíveis e Triagem Neonatal, Mayara Costa, destaca a importância da implantação do teste molecular do HPV no cuidado e prevenção ao Câncer de Colo do Útero (CCU). “Essa ampliação permite que a gente detecte mais pessoas doentes de forma precoce, que é quando o câncer está assintomático, aumentando a possibilidade de cura e de mais uma vida salva”, destaca Mayara.

HPV – O Papilomavírus Humano (HPV) é um vírus transmitido, principalmente, pelo contato sexual. Existem mais de 100 tipos de HPV, dois tipos (16 e 18) são responsáveis por 70% dos casos de Câncer de Colo do Útero e lesões cancerígenas.

DADOS – O Câncer de Colo do Útero é o terceiro tipo de câncer mais frequente no Brasil. No triênio de 2023-2025, o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima para cada ano do período, 17 mil casos de câncer de colo do útero, sendo 770 somente em Pernambuco.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments