Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Programa ProMorar apresenta proposta de complexo de lazer no viaduto Capitão Temudo

O projeto foi construído de acordo com as demandas da comunidade de Vila do Papel e será apresentado à população amanhã (06), às 19h. O Complexo de Lazer, Cultura e Esporte irá contar com anfiteatro, praça da infância, academia da cidade, quadras, espaço para comércio, pista de cooper, entre outras intervenções


A comunidade de Vila do Papel, inserida na Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) Coque, no bairro da Ilha Joana Bezerra, será a primeira área de vulnerabilidade socioambiental beneficiada pelas intervenções de urbanização do ProMorar. A Prefeitura do Recife elaborou projeto para a construção do Complexo de Lazer, Cultura e Esporte embaixo do viaduto Capitão Temudo. Essa foi uma requisição apresentada pela comunidade durante o processo participativo realizado nos últimos meses. O projeto foi amplamente debatido e será validado pela população nesta quarta-feira (6) às 19h.

Na comunidade, que fica nas proximidades do Compaz Dom Hélder Câmara, o ProMorar vai beneficiar cerca de 1,5 mil pessoas. A área de lazer será dividida em setores para atender as demandas dos moradores. O primeiro setor é o de comércio e serviços; o segundo setor é esportivo, com três quadras (poliesportiva, de vôlei de areia e de tênis), vestiário e Academia da Cidade. O complexo também contará com uma Praça da Infância, anfiteatro, palco para apresentações e pátio para feiras. A área permeável da alça do Viaduto será contemplada com uma pista de cooper e Academia da Saúde, com intuito de atender a população idosa residente da comunidade.

Entre as intervenções estão também a instalação de mobiliários urbanos que estimulem a vivência em comunidade, como bancos, lixeiras e mesas de jogos; passeios de qualidade e com garantia da acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida; melhor sinalização vertical e horizontal; e iluminação pública mais eficaz para reforçar a segurança.

Para a elaboração do projeto da área de lazer a equipe do social do ProMorar implementou a metodologia participativa junto aos moradores da comunidade. Ao todo, foram promovidas oito oficinas participativas, sendo quatro gerais e quatro segmentadas com crianças, mulheres, idosos e juventude. Entre os pleitos mais pedidos estão o complexo esportivo e de lazer, melhoria habitacional e saneamento.

As demais ações de urbanização integrada que irão beneficiar Vila do Papel estão em fase de elaboração de projetos e deverá ser apresentada à comunidade.

PROMORAR – Viabilizado por meio de operação de crédito assinada junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o ProMorar é o maior projeto de requalificação urbana e social do Recife e vai investir R$ 2 bilhões para realizar intervenções estruturadoras em 40 comunidades vulneráveis, incluindo as áreas mais atingidas pelas chuvas de maio do ano passado.

Entre as ações estão obras de macrodrenagem para reduzir do risco de inundações, como o alargamento da calha e a dragagem dos rios Tejipió, Jiquiá e Moxotó, além de investimentos em infraestrutura, habitabilidade e um robusto pacote de contenção de encostas.

FOTO: BRENDA ALCÂNTARA

Governadora Raquel Lyra entrega 261 títulos de propriedade na Zona Norte do Recife

Nesta terça-feira (5), serão entregues pela governadora Raquel Lyra 261 títulos de propriedade na Zona Norte do Recife. Destes, 132 serão recebidos por moradores do bairro de Água Fria e outros 129 por famílias da comunidade do Buriti, no bairro da Macaxeira. Com estas entregas, o Governo do Estado chega a cerca de 3,6 mil imóveis regularizados, viabilizados pelo programa Morar Bem PE. A meta é regularizar, até 2026, 40 mil títulos de propriedade.

José Patriota coordena Frente Parlamentar para Fortalecimento da Micro e Pequena Empresa em Pernambuco

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou, na última segunda-feira (4), a instalação da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa. Coordenador-geral do grupo, o deputado estadual José Patriota  liderou o evento que reuniu deputados e representantes de entidades como Femicro, Fecomércio-PE, Sebrae-PE, Amupe, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Recife, dentre outras.

A Frente Parlamentar visa promover discussões, audiências públicas e propor medidas que beneficiem os micro e pequenos negócios em Pernambuco. Atualmente, essas empresas são responsáveis por metade dos postos de trabalho no estado, representando um setor em constante crescimento. Segundo dados do Sebrae, esses empreendimentos foram responsáveis por 71% dos empregos formais gerados no Brasil entre janeiro e setembro de 2023.

Patriota destacou a importância da Frente Parlamentar para destravar gargalos, como a burocracia, e criar políticas públicas específicas para o setor. Além disso, enfatizou o papel crucial das micro e pequenas empresas na geração de empregos no estado. “A Frente Parlamentar é um marco para Pernambuco. Estamos aqui para desburocratizar, entender as necessidades dos empreendedores e propor soluções eficazes. Nosso estado só tem a ganhar com o fortalecimento das micro e pequenas empresas.”

O evento contou com apresentações do Sebrae e da ONG estrangeira IDH, que trouxeram alternativas de apoio e projetos regionalizados para incentivar o empreendedorismo em todas as regiões de Pernambuco.

O ex-prefeito de Afogados da Ingazeira concluiu, destacando a relevância de unir esforços para apoiar empreendedores locais, contribuindo assim para o crescimento e desenvolvimento econômico de Pernambuco. “Nós somos a representação do povo pernambucano, por isso, não podemos ser omissos. É preciso haver políticas públicas específicas e esse espaço é para construir esses dispositivos”, afirmou Patriota.

Aninha Araújo se filia ao PSB pregando a construção de alternativas em Moreno

Técnica de enfermagem se colocou à disposição para articular uma união de esforços que atenda às necessidades da população

O plenário da Câmara Municipal de Moreno, no Grande Recife, ficou cheio para saudar Aninha Araújo, a mais nova integrante do PSB. O ato de filiação ocorreu na noite da segunda-feira (4), com a presença do presidente estadual do partido, deputado Sileno Guedes, da secretária nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires, do coordenador regional da Fundação João Mangabeira, deputado Pedro Campos (PSB), e do ex-prefeito Dilsinho Gomes (PSB), entre outras autoridades.

 

Aninha Araújo é técnica de enfermagem, ex-secretária de Saúde na gestão do prefeito Vavá Rufino e também teve passagens pela gestão de unidades de saúde dentro e fora de Moreno. Em sua chegada ao PSB, ao lado da família, pregou união e a construção de alternativas para se contrapor a um cenário que classificou como de descaso da atual gestão municipal em várias áreas.

 

“Como mãe, como filha, como esposa, estou à disposição do meu partido e do povo morenense. Eu acredito que é possível construir um novo tempo e que esse protagonismo seja exercido por uma mulher, e quem vai decidir é o povo”, afirmou a nova filiada, que assumirá a direção municipal do PSB. “Estamos acreditando na sua capacidade de articular e vamos lhe dar todo o apoio para que a gente possa, no ano que vem, apresentar à sociedade de Moreno um novo caminho”, completou Sileno Guedes.

 

Para Dora Pires, o ato foi o ponto de partida para que outras mulheres participem da política local. “Que vocês saiam daqui com o propósito de construir esta pré-candidatura. Vamos para a rua conversar com as companheiras”, disse a dirigente, endossada pelo ex-prefeito Dilsinho Gomes. “Tenho certeza de que, com nosso apoio como direção estadual, com a direção nacional do partido, com os bravos vereadores que temos aqui, você vai poder tecer as linhas que vão costurar esse novo tempo”, afirmou.

 

Também estiveram presentes o ex-prefeito Vavá Rufino, o secretário-geral do PSB de Pernambuco e ex-vereador de Moreno, Adilson Gomes, o presidente da Câmara Municipal, Mozart Bruno (PSB), os vereadores Rubem do Bar (PSB) e Toni de João Paulo (PSB), o ex-vereador e vice-presidente municipal do PSB, Carlos Costa, e Osvaldo Neto, liderança local do Solidariedade.

Fotos: Wesley D’Almeida

Comunicado importante

Comunicamos e pedimos desculpas, aos nossos leitores e colaboradores, que em virtude de uma viagem pessoal que tive que realizar desde ontem (04), não irei publicar o MINUTO COM FINFA, que publicamos de segunda a sexta-feira às 9:16 horas.

Agradeço a compreensão de todos.

Coluna do Finfa

A despedida de Sebastião Dias – Tabira e o Pajeú se despediram ontem de Sebastião Dias.As homenagens emocionadas começaram no Centro Lítero Cultural Poeta José de Mariano. Um dos momentos que marcaram a chegada do corpo, foi quando o filho de Sebastião Dias, Allan Dias se emocionou a frente da viola que ai empunhou por toda a vida. Uma multidão se despediu do mestre da poesia, no centro, na Câmara de Vereadores, na Prefeitura e no CEmitério Parque da Saudade.(Blog do Nill Júnior – Fotos de Marcello Patriota)

Inaugurou – A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, inaugurou no último domingo (03), no Distrito de Taupiranga, a pavimentação da Rua Silene Brandão, uma homenagem a uma grande mulher que deixou um legado em nossos corações. São de R$ 100 mil investidos para dar mais dignidade ao nosso povo, com obras de qualidade e material adequado. “Durante nossa campanha essa pavimentação foi muito solicitada pelos moradores e hoje me sinto muito feliz em saber que estamos entregando um sonho. Agradeço o meu primo e liderança da região que me recebeu com todo carinho Pessival Gomes, aos vereadores que marcaram prsenças e a população em geral”, disse a prefeita Márcia.

Reunião – O prefeito da Ingazeira, Luciano Torres, esteve ontem (04), acompanhado do deputado federal, Lucas Ramos e da vereadora Deorlanda Carvalho, na sede do Dnocs em Recife, com o coordenador Marcos Antônio Dourado. Na pauta foram tratados problema da Barragem de Ingazeira.

Decoração – O prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes (Manuca) inaugurou no último domingo (03), a decoração de Natal, na Praça Pe. Leão. Nas redes sociais, são inúmeras mensagens de agradecimento e elogios pela bela ornamentação.

Entrega – Dando continuidade as ações de padronização e requalificação das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, faz a entrega oficial das UBS’s Cohab II (1 e 3).
A solenidade acontece na Rua Waldir Mansur, s/nº, no bairro Francisco Figueira (Cohab II), a partir das 09:30 horas.

Disse“Mil professores e professoras são nomeados com o nosso ato de hoje. É o maior ato de nomeação da história da nossa cidade, na Secretaria da Educação. São mil professores e professoras que vão atender a demandas históricas, como por exemplo, a ampliação da educação especial inclusiva, para as crianças com deficiência. Além disso, com as novas salas, as construções que foram feitas, com as novas unidades de creche e de escola, a gente precisa de professor para poder garantir as aulas nesses lugares. Agora temos também a possibilidade de preencher as vagas referentes aos momentos de formação dos professores. Vamos garantir outro professor para estar em sala de aula e dando continuidade aos trabalhos. Este é um sonho sendo realizado. Novos professores para a nossa rede”. (Prefeito do Recife, João Campos, após nomear mil novos professores aprovados no concurso público da Rede Municipal de Ensino do Recife)

Acende – O prefeito da cidade de Santa Terezinha, Delson Lustosa, estará na próxima quinta-feira (07), realizando o Acender das Luzes no Natal Iluminado, na Praça da Prefeitura.”Será um momento de alegria e magia para toda as famílias do nosso município, venha conferir a decoração natalina da cidade e celebrar a chegada do Natal”, disse o prefeito.

Frase – “Agradecemos ao Exército pela cessão e a disposição de construir parcerias para melhorar a vida das pessoas. Estamos falando de um terreno localizado em área estratégica da Região Metropolitana. Isso permitirá a construção da nova sede do GBAPH, que presta um serviço essencial no resgate de vítimas de acidentes como os de trânsito”.(Governadora em exercício Priscila Krause, após assinar o contrato de Concessão de Direito Real de Uso Resolúvel do imóvel, que fica no bairro de Santa Tereza)

Perguntar não ofende – Marcílio Ferraz já teve uma conversa com o prefeito de Custódia, Emannuel Fernandes – Manuca?

A cultura perdeu uma das maiores referências poéticas do sertão do Pajeú

Sebastião Dias partiu para a eternidade deixando um legado de amor à Tabira, sua terra por adoção, e ao povo sertanejo pajeuzeiro em especial.

Toda a inspiração vinha em forma de composição, no dedilhado da viola e no repente.

É difícil encontrar um sertanejo que não tenha se emocionado com músicas como Conselho ao Filho Adulto e a Canção da Floresta.

Teve uma passagem de sucesso também na política chegando a ser escolhido pelo povo de Tabira por duas vezes como prefeito.

Era muito amigo do meu pai, o ex-deputado e ex-prefeito de Afogados da Ingazeira Antônio Mariano. A obra de Sebastião tocava o coração do meu saudoso pai e de toda nossa família.

Em mim fica a gratidão em pode dizer que vivi e tive a honra de conhecer de perto e contemplar as obras poéticas de Sebastião.
A cultura ficou mais pobre com a sua partida mas a sua poesia permanecerá viva.

Que Deus receba e guarde o seu espírito de luz! Vc foi grande poeta.

Aline Mariano – Vereadora do Recife

Paulista: ainda resta uma esperança

Duas lideranças políticas da cidade, Jorge Carreiro e Ramos, se reúnem com o senador Armando Monteiro e o presidente e grande estrategista do Podemos, prefeito Marcelo Gouveia, de Paudalho, que diz estar reunindo duas grandes lideranças com um projeto de governo para mudar Paulista. Juntos, constroem um palanque de oposição para as eleições do próximo ano: “Estamos juntos para construir a mudança que o município exige”, destaca Carreiro que, na visão do ex-senador Armando Monteiro “é uma grande opção para o Litoral Norte por conhecer os problemas da região e ser um homem preparado para o cargo, assim como Ramos, que tem reconhecida liderança e uma relação com o município que o credencia para essa importante tarefa. São duas lideranças que se unem para dar a Paulista a atenção que a cidade precisa. “

Carreiro fortalece o Podemos, a convite do próprio presidente Marcelo Gouveia, do ex-deputado Ricardo Teobaldo e da presidente nacional, deputada federal Renata Abreu. “Carreiro é um homem que tanto representa a cidade, teve destaque como vereador, secretário e que agora vai colocar a sua história e o seu nome à disposição dessa cidade tão linda que é Paulista”, ressalta a deputada Kátia Abreu.

Sete estudantes da Rede Municipal de Garanhuns vencem competições de jiu-jitsu

Sete estudantes da Rede Municipal de Garanhuns medalharam na Copa do Brasil de Jiu-Jitsu, realizada Confederação de Jiu-jitsu do Brasil (CJJB). Maria Eduarda, Roney Araújo, Gabriel e Elaine Barros conquistaram medalha de ouro. Já Heytor da Silva, Fabrício Cavalcanti e Luiz Fernando levaram medalha de prata. Os jovens são das Escolas Gabriela Mistral, Letácio Brito e Ranser Alexandre.

Seis destes estudantes integram o projeto “Educando no Tatame” do Aprendizagens. O projeto “Educando no Tatame” oferece aulas de artes marciais para os alunos das escolas municipais. Crianças e adolescentes receberam quimonos e têm duas aulas de jiu-jitsu por semana. Mais de 100 estudantes fazem parte da iniciativa, uma forma de auxiliar no desenvolvimento dos estudantes, tendo como benefícios disciplina e foco. As escolas participantes do projeto são Mário Matos, Gabriela Mistral, Ranser Alexandre, Maria Tavares, Monsenhor Tarcísio e Colégio Padre Agobar Valença.

“As ações da Secretaria de Educação na promoção da prática esportiva têm sido motivadas pelos diversos benefícios para a saúde dos seus praticantes nas diferentes dimensões: fisiológicas, psicológicas e sociais, por isso do incentivo a prática do Jiu-jítsu no ambiente escolar. Possibilitar a participação desses estudantes em competições extra-escolares proporciona uma aproximação com a realidade da modalidade, demonstrando para os mesmos que assim como a Educação o esporte pode transformar a realidade social em que se encontram”, afirma David Leonardo, supervisor de Esportes da Seduc Garanhuns.

“A academia Laqueus sente um imenso orgulho dos alunos que fazem parte do projeto “Educando no Tatame – Aprendizagens”. Seguramente a equipe, construída sob uma trajetória multicampeã, pôde plantar uma sementinha nos meninos do projeto: despertar seu interesse em competições. Esses feitos são a coroação do trabalho sério realizado nos treinos”, comemorou Sarah Victoria, uma das professoras de artes marciais do projeto.

Álvaro Porto diz que Alepe está à disposição para colaborar com planos da Suíça de investir em PE

Numa conversa que girou em torno do incremento de negócios de empresas suíças no estado, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, recebeu, nesta segunda-feira (04.12), visita institucional do embaixador daquele país no Brasil, Pietro Lazzeri. De acordo com o embaixador, o estreitamento de laços com Pernambuco é uma decisão estratégica, uma vez que é meta do país europeu fortalecer, a partir de investimentos no estado, a presença no Nordeste. Porto afirmou que a Alepe está à disposição para colaborar no que for possível.

Atualmente, 550 empresas suíças mantém operações no Brasil, totalizando mais de R$ 70 bilhões de investimentos e gerando 70 mil empregos. “Mas queremos fazer mais no Nordeste”, comentou. “Estamos aqui com o nosso time para isso”, disse Lazzeri, que esteve acompanhado do Cônsul Geral do Rio de Janeiro, Bernhard Furger, e do Cônsul Honorário da Suíça no Recife, Rodolfo Ferh. Também participaram do encontro o Secretário-Chefe da Assessoria Especial à Governadora, Fernando Holanda, e a gerente de Relações Internacionais do Estado, Rayana Aguiar.

Além de Porto, recepcionaram os suíços os deputados Lula Cabral, presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Casa, e Nino de Enoque, membro do colegiado. Na conversa, o presidente da Alepe destacou que Pernambuco é lugar ideal para se investir e lembrou que, além da Região Metropolitana, o interior tem mercado para receber empreendimentos de grande porte, a exemplo da Masterboi que hoje opera, em Canhotinho, no Agreste Meridional, o mais moderno frigorífico do Brasil. Lula Cabral frisou que o Porto de Suape tem estrutura e tecnologia para assegurar negócios de qualquer segmento. Nesta terça-feira (05.11), inclusive, a comitiva suíça, que tem mantido encontro com representantes do estado, vai a Suape .

O embaixador lembrou que as relações entre Suíça e Brasil existem desde 1819 quando os primeiros imigrantes daquele país chegaram ao Rio de Janeiro. Agora, reiterou, é objetivo ampliar as operações no Nordeste, tendo Pernambuco como alvo. De acordo com Pietro Lazzeri, as empresas atuam, principalmente, nos setores de energia, água e saneamento. Ele informou ainda que o próximo Fórum Econômico de Davos (Suíça), entre 15 e 18 de janeiro, contará com um dia dedicado aos negócios entre Brasil e Suíça.