
A comunidade de Vila do Papel, inserida na Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) Coque, no bairro da Ilha Joana Bezerra, será a primeira área de vulnerabilidade socioambiental beneficiada pelas intervenções de urbanização do ProMorar. A Prefeitura do Recife elaborou projeto para a construção do Complexo de Lazer, Cultura e Esporte embaixo do viaduto Capitão Temudo. Essa foi uma requisição apresentada pela comunidade durante o processo participativo realizado nos últimos meses. O projeto foi amplamente debatido e será validado pela população nesta quarta-feira (6) às 19h.
Na comunidade, que fica nas proximidades do Compaz Dom Hélder Câmara, o ProMorar vai beneficiar cerca de 1,5 mil pessoas. A área de lazer será dividida em setores para atender as demandas dos moradores. O primeiro setor é o de comércio e serviços; o segundo setor é esportivo, com três quadras (poliesportiva, de vôlei de areia e de tênis), vestiário e Academia da Cidade. O complexo também contará com uma Praça da Infância, anfiteatro, palco para apresentações e pátio para feiras. A área permeável da alça do Viaduto será contemplada com uma pista de cooper e Academia da Saúde, com intuito de atender a população idosa residente da comunidade.
Entre as intervenções estão também a instalação de mobiliários urbanos que estimulem a vivência em comunidade, como bancos, lixeiras e mesas de jogos; passeios de qualidade e com garantia da acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida; melhor sinalização vertical e horizontal; e iluminação pública mais eficaz para reforçar a segurança.
Para a elaboração do projeto da área de lazer a equipe do social do ProMorar implementou a metodologia participativa junto aos moradores da comunidade. Ao todo, foram promovidas oito oficinas participativas, sendo quatro gerais e quatro segmentadas com crianças, mulheres, idosos e juventude. Entre os pleitos mais pedidos estão o complexo esportivo e de lazer, melhoria habitacional e saneamento.
As demais ações de urbanização integrada que irão beneficiar Vila do Papel estão em fase de elaboração de projetos e deverá ser apresentada à comunidade.
PROMORAR – Viabilizado por meio de operação de crédito assinada junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o ProMorar é o maior projeto de requalificação urbana e social do Recife e vai investir R$ 2 bilhões para realizar intervenções estruturadoras em 40 comunidades vulneráveis, incluindo as áreas mais atingidas pelas chuvas de maio do ano passado.
Entre as ações estão obras de macrodrenagem para reduzir do risco de inundações, como o alargamento da calha e a dragagem dos rios Tejipió, Jiquiá e Moxotó, além de investimentos em infraestrutura, habitabilidade e um robusto pacote de contenção de encostas.




Comunicamos e pedimos desculpas, aos nossos leitores e colaboradores, que em virtude de uma viagem pessoal que tive que realizar desde ontem (04), não irei publicar o MINUTO COM FINFA, que publicamos de segunda a sexta-feira às 9:16 horas.
A despedida de Sebastião Dias – Tabira e o Pajeú se despediram ontem de Sebastião Dias.As homenagens emocionadas começaram no Centro Lítero Cultural Poeta José de Mariano. Um dos momentos que marcaram a chegada do corpo, foi quando o filho de Sebastião Dias, Allan Dias se emocionou a frente da viola que ai empunhou por toda a vida. Uma multidão se despediu do mestre da poesia, no centro, na Câmara de Vereadores, na Prefeitura e no CEmitério Parque da Saudade.(Blog do Nill Júnior – Fotos de Marcello Patriota)


Entrega – Dando continuidade as ações de padronização e requalificação das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, faz a entrega oficial das UBS’s Cohab II (1 e 3).
Acende – O prefeito da cidade de Santa Terezinha, Delson Lustosa, estará na próxima quinta-feira (07), realizando o Acender das Luzes no Natal Iluminado, na Praça da Prefeitura.”Será um momento de alegria e magia para toda as famílias do nosso município, venha conferir a decoração natalina da cidade e celebrar a chegada do Natal”, disse o prefeito.
Sebastião Dias partiu para a eternidade deixando um legado de amor à Tabira, sua terra por adoção, e ao povo sertanejo pajeuzeiro em especial.
Duas lideranças políticas da cidade, Jorge Carreiro e Ramos, se reúnem com o senador Armando Monteiro e o presidente e grande estrategista do Podemos, prefeito Marcelo Gouveia, de Paudalho, que diz estar reunindo duas grandes lideranças com um projeto de governo para mudar Paulista. Juntos, constroem um palanque de oposição para as eleições do próximo ano: “Estamos juntos para construir a mudança que o município exige”, destaca Carreiro que, na visão do ex-senador Armando Monteiro “é uma grande opção para o Litoral Norte por conhecer os problemas da região e ser um homem preparado para o cargo, assim como Ramos, que tem reconhecida liderança e uma relação com o município que o credencia para essa importante tarefa. São duas lideranças que se unem para dar a Paulista a atenção que a cidade precisa. “
Sete estudantes da Rede Municipal de Garanhuns medalharam na Copa do Brasil de Jiu-Jitsu, realizada Confederação de Jiu-jitsu do Brasil (CJJB). Maria Eduarda, Roney Araújo, Gabriel e Elaine Barros conquistaram medalha de ouro. Já Heytor da Silva, Fabrício Cavalcanti e Luiz Fernando levaram medalha de prata. Os jovens são das Escolas Gabriela Mistral, Letácio Brito e Ranser Alexandre.
Numa conversa que girou em torno do incremento de negócios de empresas suíças no estado, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, recebeu, nesta segunda-feira (04.12), visita institucional do embaixador daquele país no Brasil, Pietro Lazzeri. De acordo com o embaixador, o estreitamento de laços com Pernambuco é uma decisão estratégica, uma vez que é meta do país europeu fortalecer, a partir de investimentos no estado, a presença no Nordeste. Porto afirmou que a Alepe está à disposição para colaborar no que for possível.