Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

De volta a Pernambuco, ministro de Lula, Silvio Costa Filho, entrega novas instalações do aeroporto internacional do Recife

O sétimo aeroporto mais movimentado do Brasil e o quarto mais conectado está de cara nova. Nesta terça-feira (12), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participará do ato de entrega das novas instalações do sítio aeroportuário, que foi ampliado e modernizado. A partir de agora, além de ganhar em conforto e comodidade, os passageiros contarão com um novo píer para voos internacionais.

Os detalhes das obras executadas pela Aena, concessionária responsável pela gestão operacional do aeroporto de Recife desde 2020, serão apresentadas por Costa Filho durante cerimônia que será realizada às 14h próximo ao embarque internacional.

“Seguindo a orientação do presidente Lula, estamos trabalhando para melhorar a qualidade dos nossos aeroportos e amanhã será um dia muito importante para Pernambuco pois marcará a entrega das novas instalações do Aeroporto do Recife, que foi ampliado para melhorar o atendimento aos passageiros. Eu não tenho dúvida que com essa nova fase, o Aeroporto do Recife, que já é considerado um dos melhores e mais movimentados do país, ampliará sua capacidade de atrair mais turistas, movimentando a economia local, gerando emprego e renda. Além disso, dará mais conforto a todos os passageiros que frequentam o terminal”, disse Silvio Filho.

O evento terá a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, do prefeito de Recife, João Campos, da embaixadora da Espanha no Brasil, Maria del Mar Fernández, do presidente da Aena, Maurici Lucena, além de prefeitos e outros parlamentares do estado.

Água do Rio São Francisco chega à cidade de Caruaru pela primeira vez

Neste domingo, (10), a água transportada pela Adutora do Agreste, do Rio São Francisco, percorreu 51 km da cidade de Belo Jardim até Caruaru e chegou, pela primeira vez, à Estação de Tratamento de Água do Petrópolis. A chegada da água bruta da Transposição do Rio São Francisco foi muito comemorada pelos técnicos da Compesa, mais uma etapa vencida da fase de testes do novo trecho da Adutora do Agreste, que contará com 796 km de extensão quando a 1ª Etapa for concluída. Nesta fase que está em testes, serão beneficiadas oito cidades do Agreste, entre elas, Caruaru e São Caetano.

A partir de agora, para que a água seja tratada e distribuída à população de Caruaru, serão iniciados ajustes operacionais necessários na própria adutora e também na estação de tratamento de água. Além das atividades em Caruaru, os técnicos da Compesa prosseguirão com os testes que alcançam as demais cidades planejadas nesta fase.

O novo trecho destinado à captação de água do Ramal do Agreste, entre os municípios de Arcoverde e Pesqueira, vai beneficiar cerca de 650 mil pessoas, de oito cidades – Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, São Bento do Una, Tacaimbó, São Caetano e Caruaru. “Estamos intensificando os trabalhos, com equipes montadas em esquema de revezamento, a fim de que o novo trecho entre em operação com a maior brevidade possível”, enfatiza o presidente da Compesa, Alex Campos.

O presidente também destacou a retomada dos investimentos em obras de abastecimento no governo Raquel Lyra, a partir da liberação de recursos do governo federal e do estado, o que tem permitido a aceleração dos grandes empreendimentos voltados à ampliação da oferta de água para o Agreste, região que detém o pior balanço hídrico de Pernambuco e do Nordeste. “Esperamos, em breve, fazer a entrega desta etapa da Adutora do Agreste, mas sem perder de vista os testes de outras duas grandes obras que beneficiarão o Agreste, falo das adutoras de Serro Azul e do Alto Capibaribe, cujas águas começam a chegar na casa da população ainda no primeiro semestre de 2024”, complementou Alex Campos.

Concluída esta fase, em que são beneficiadas oito cidades, as intervenções da Adutora do Agreste continuarão até a finalização da 1 ª Etapa, empreendimento que absorverá R$ 2 bilhões, garantindo 2 mil litros de água por segundo para 23 cidades do Agreste e Sertão. “Já atingimos 79% da conclusão da obra e estamos a caminho da sua finalização, após uma década de execução”, finalizou o presidente Alex Campos.

Simão Durando recebe prêmio ‘Band Cidades Excelentes’ na categoria Educação

A educação de Petrolina é, mais uma vez, referência e orgulho para o estado de Pernambuco. Nesta segunda-feira (11), o município sertanejo conquistou o 1° lugar estadual do prêmio ‘Band Cidades Excelentes’, edição 2023, no eixo educação, dentro da categoria de cidades acima de 100 mil habitantes. A iniciativa é do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila.

A premiação foi recebida pelo prefeito na sede da TV Tribuna, afiliada da Band, no Recife. A ação visa reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos municípios brasileiros.

O gestor petrolinense celebrou o reconhecimento e destacou o momento de transformação que a educação pública municipal vem passando nos últimos anos. “Desde 2017, Petrolina tem vivenciado uma verdadeira transformação na educação. Nós estamos colhendo frutos desses investimentos, através dos prêmios e resultados alcançados pela rede. Esses reconhecimentos são, sem dúvida, a comprovação de que estamos no caminho certo. Temos uma educação de referência, a maior rede de creches públicas e de escolas em tempo integral. Isso se dá graças aos investimentos realizados pela nossa gestão municipal, mas, principalmente, pelo trabalho de uma dedicada equipe de professores, gestores e demais trabalhadores da rede municipal. Como filho de professor, estou muito orgulho de levar mais esse reconhecimento à educação pública de qualidade de Petrolina”, destacou.

A cidade já é reconhecida por ter a melhor nota no Ideb e Idepe em Pernambuco. O município ostenta ainda o selo Unicef para políticas públicas para a infância e o título de prefeitura Amiga da Criança. Além disso, Petrolina conta com a maior rede pública de creches, sendo também referência em escolas em tempo integral do estado. Outro ponto de destaque é a estrutura escolar do município que possui um dos maiores percentuais de salas de aula com climatização, a meta é ter 100% da rede climatizada em 2024.

Alunos da Ufape desenvolvem projeto com idosos do Cras Boa Vista

“Vivendo a terceira idade consciente, atuante e saudável”, foi desenvolvido por estudantes do curso de Engenharia de Alimentos. Outros Cras devem ser contemplados


Estudantes do curso de bacharelado em Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), desenvolveram o projeto de curso “Vivendo a terceira idade consciente, atuante e saudável”, com os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras Boa Vista, aprovado no Edital Nº 04/2023, do Programa Institucional de apoio a cursos de extensão em educação continuada da Pró-reitoria de Extensão e Cultura.

A programação contemplou duas fases, incluindo discussões sobre os temas relacionados ao Estatuto do Idoso e alimentação saudável. As atividades tiveram início em outubro deste ano, com finalização do projeto nesta sexta-feira (08). “A experiência com o projeto foi bastante enriquecedora. No início tivemos alguns desafios, pois o público não nos conhecia, então a gente teve que conquistar os idosos para que eles pudessem se motivar com as atividades. A partir do momento que conseguimos conquistá-los, tivemos cada vez mais adesão. Também aprendemos muito com as histórias partilhadas. Toda a experiência foi bastante gratificante para nós”, comemora a coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos, Milene Gomes.

O projeto teve como objetivo desenvolver o pensamento reflexivo e crítico sobre os temas abordados, por meio do resgate da memória alimentar e da discussão de informações sobre os alimentos importantes a serem consumidos na terceira idade. As temáticas foram abordadas através de oficinas, rodas de conversas, visita ao Museu do Queijo Coalho, finalizando com uma confraternização. A iniciativa se caracterizou como um projeto piloto, pois o curso tem a intenção de levar a proposta para as demais unidades dos CRAS existentes em Garanhuns.

Fotos: Hilton Marques

Duque realiza audiência pública para discutir a crise da hemodiálise no estado

Nesta quarta-feira (13), às 9h, no auditório Ênio Guerra da Assembleia Legislativa, a Comissão de Saúde e Assistência Social realiza audiência pública sobre a crise no setor de hemodiálise no estado. O evento foi um pleito do deputado estadual Luciano Duque, que faz parte do colegiado, e vem tratando do tema em diversos momentos na Casa. Atualmente, mais de 6.500 pacientes renais crônicos realizam o tratamento nas clínicas de diálise conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco.

A falta de vagas para o procedimento nos ambulatórios de hemodiálise, que atendem ao Estado, tem causado uma crise humanitária na saúde. Dentre os problemas, está o subfinanciamento e a defasagem na remuneração. Além disso, os reajustes previstos são insuficientes e não levam em conta o número de pacientes atendidos por máquina. “Atualmente, as clínicas absorvem o prejuízo, motivo pela qual, elas estão sucateadas, endividadas e algumas já sem recolher obrigações trabalhistas e tributárias”, explica o deputado.

Foram convidados para audiência, representantes dos governos estadual e federal, entidades, médicos, especialistas, donos de clínicas e usuários. “Queremos reunir todos os agentes envolvidos para juntos chegarmos a uma solução para os milhares de pernambucanos que simplesmente não podem esperar. A máquina é a única chance de sobrevivência dessas pessoas. Sem um rim novo, o uso do equipamento é responsável pela vida desses pacientes”.

Conselho Deliberativo da Sudene se reúne nesta quarta-feira (13)

O Conselho Deliberativo da Sudene, na próxima quarta-feira (13), faz sua a 32ª reunião. O encontro será no Instituto Ricardo Brennand, no Recife (PE), com a presença do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, governadores da área de atuação da instituição e representantes dos setores produtivos e dos trabalhadores.

Os principais itens de pauta, segundo o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, são as metas de 2024 dos fundos regionais – o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).

A 32ª Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene ocorrerá conjuntamente com a assembleia geral do Consórcio Nordeste de Governadores, que deverá eleger a composição da diretoria para o próximo período. Atualmente, o governador da Paraíba, João Azevedo, preside o colegiado.

Alunos da Ufape desenvolvem projeto com idosos do Cras Boa Vista

“Vivendo a terceira idade consciente, atuante e saudável”, foi desenvolvido por estudantes do curso de Engenharia de Alimentos. Outros Cras devem ser contemplados


Estudantes do curso de bacharelado em Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), desenvolveram o projeto de curso “Vivendo a terceira idade consciente, atuante e saudável”, com os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras Boa Vista, aprovado no Edital Nº 04/2023, do Programa Institucional de apoio a cursos de extensão em educação continuada da Pró-reitoria de Extensão e Cultura.

A programação contemplou duas fases, incluindo discussões sobre os temas relacionados ao Estatuto do Idoso e alimentação saudável. As atividades tiveram início em outubro deste ano, com finalização do projeto nesta sexta-feira (08). “A experiência com o projeto foi bastante enriquecedora. No início tivemos alguns desafios, pois o público não nos conhecia, então a gente teve que conquistar os idosos para que eles pudessem se motivar com as atividades. A partir do momento que conseguimos conquistá-los, tivemos cada vez mais adesão. Também aprendemos muito com as histórias partilhadas. Toda a experiência foi bastante gratificante para nós”, comemora a coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos, Milene Gomes.

O projeto teve como objetivo desenvolver o pensamento reflexivo e crítico sobre os temas abordados, por meio do resgate da memória alimentar e da discussão de informações sobre os alimentos importantes a serem consumidos na terceira idade. As temáticas foram abordadas através de oficinas, rodas de conversas, visita ao Museu do Queijo Coalho, finalizando com uma confraternização. A iniciativa se caracterizou como um projeto piloto, pois o curso tem a intenção de levar a proposta para as demais unidades dos CRAS existentes em Garanhuns.

Foto: Hilton Marques

Milei veta imprensa na posse de ministros e acende alerta

Uma decisão política do presidente argentino chamou a atenção no domingo (10) e pode ser um indicativo do modus operandi do novo governo: a ausência da imprensa na tomada de posse dos nove ministros que integram o gabinete de Javier Milei.

A cerimônia foi privada, sem transmissão oficial, quebrando uma tradição fomentada desde a redemocratização do país, há quatro décadas.

O veto surpreendeu veteranos profissionais credenciados para cobrir a Casa Rosada e foi explicado de forma pouco convincente pelo governo: a situação na Argentina é crítica e não há o que comemorar.

Especializado em temas sobre liberdade de expressão, o redator Alejandro Alfie, do jornal “Clarín”, manifestou em suas redes sociais a frustração, com uma foto tirada da sala de imprensa da sede do governo, enquanto ocorria a posse dos ministros.

“Não foi possível entrar ou ver de circuito fechado. Dois tuiteiros transmitem algumas fotos e vídeos de suas contas nas redes sociais. É a privatização da comunicação pública”, vaticinou.

Como reportou Ignácio Orteli, também do “Clarín”, não houve testemunhas independentes da posse dos ministros de Milei. A restrição à cobertura da imprensa acabou por se tornar contraproducente e ofuscou a concretização de uma medida popular do novo presidente — a drástica redução do número de ministérios de 18 para nove.

Houve protestos e temores do que está por vir. A Associação dos Repórteres Gráficos da República Argentina divulgou uma nota protestando contra o veto “de forma arbitrária” de profissionais no recinto parlamentar, durante a posse de Milei. “Pela primeira vez em 40 anos não poderemos cumprir nosso trabalho.”

Crônica de Ademar Rafael

O MESTRE SE FOI

Com a força de um lutador de box que recebe três grandes golpes em frações de segundos e não cai, participei do velório e do sepultamento do meu cunhado David Soares Santos, o Professor David. Cabe registrar que os golpes foram as mortes quase simultâneas de Sebastião Dias, Ivone Góis e do meu professor e cunhado.

Com a sensação e reação de um anestesiado, busquei controlar as emoções para filtrar as ponderações sobre o Professor David. Ouvi e li parte do que foi dito e escrito por amigas, amigas, alunas e alunos. As mensagens versavam sobre sua preocupação em formar cidadãs e cidadãos. David se portava em sala de aula e durante o tempo que atuou na Gerência Regional de Educação – GRE Alto Pajeú como um formador de lideranças futuras. A sua atuação extrapolou, em muito, a repetição de conteúdo. Foi de fato um educador.

Pela sua atuação como professor de música foi lembrado em textos, vídeos, depoimentos em redes sociais e presencialmente para este cronista, todas destacando seu compromisso com a “arte” expressada através dos sons. Julgo salutar a citação dos músicos Chagas e Edinho.O primeiro grande amigo e o segundo um aluno que em suas redes sociais publicou seu agradecimento e um vídeo contendo o último encontro entre mestre e aluno ao som de flautas, tocadas pelos dois.

Nunca integrei o contingente das pessoas que condenam as homenagens após a morte. Defendo a tese que homenagem em vida alimenta a vaidade e depois do falecimento, pela força do reconhecimento sincero, alimenta
o legado e a história do personagem. Em nome da família, o agradecimento aos nos apoiaram neste difícil momento. Destaco os comunicadores Nill Júnior e Wellington Rocha que prontamente anunciaram o falecimento do professor e aos amigos Fernando Pires e Rodrigo pelas publicações. Exemplo e legado ficaram, que os ensinamentos do Professor David sejam replicados aos quatro cantos, a geração atual precisa deles.