



A governadora Raquel Lyra participou, na manhã desta quinta-feira (14), da inauguração do Assaí Atacadista, localizado no bairro da Madalena, no Recife. A empresa inaugura mais uma unidade no Estado nesta sexta-feira (15), em Olinda, criando 1 mil empregos diretos e indiretos somando as duas lojas. Com os novos empreendimentos, a companhia chega a 14 unidades em Pernambuco, instaladas também nos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Garanhuns, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Petrolina e Serra Talhada.
“No momento em que Pernambuco inicia um processo de mudança, de garantir que possamos devolver o Estado ao seu lugar de liderança do Nordeste brasileiro, somam-se investimentos relevantes que permitem gerar mais esperança no coração da nossa gente. A instalação de mais um empreendimento como este, além de ajudar a circular a economia, também oferece mais oportunidades para o povo pernambucano. Estamos virando o jogo, fazendo alianças, e o setor privado é o eixo fundamental disso”, destacou Raquel Lyra.
Presente na solenidade, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, ressaltou a importância da confiança do setor privado na economia de Pernambuco. “Ficamos muito felizes de ver grandes grupos brasileiros e internacionais voltando a investir no nosso Estado. Tivemos, em novembro, o melhor mês da nossa economia nos últimos anos, e iremos melhorar cada vez mais”, enfatizou.

Com a inauguração da unidade no Recife, a loja também será a sede do escritório regional do Assaí no Nordeste, responsável pela operação de 81 unidades da rede. “Pernambuco é um dos estados mais importantes do Brasil e da região Nordeste, indiscutivelmente. O Assaí está aqui há mais de uma década, então a inauguração dessa loja representa uma crença no Estado e no seu potencial”, comemorou o presidente do Assaí Atacadista, Belmiro Gomes.
Fotos: Miva Filho/Secom

O deputado estadual José Patriota (PSB) desempenhou um papel crucial na aprovação do Projeto de Lei Ordinária nº 1506/2023, que trata da redistribuição da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os municípios pernambucanos. A matéria foi aprovada nesta quarta-feira (13) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), e a atuação incansável de Patriota foi reconhecida e aplaudida pelos colegas parlamentares durante a reunião plenária da casa.
“Com a experiência de 10 anos que tive como presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) não poderia me furtar de participar desse debate. Conseguimos aprovar o projeto com uma emenda ao que o Governo do Estado havia enviado. Emenda a essa que garante que os menores municípios, aqueles de até 30 mil habitantes, não tenham perdas e nem saiam prejudicados na distribuição do bolo”, afirmou o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira.
Patriota também foi importante na articulação ao lado do presidente da Alepe, o deputado estadual Álvaro Porto (PSDB)- que resultou no gesto do prefeito do Recife João Campos (PSB) abrindo mão de 7,5 milhões de reais do potencial de arrecadação da Capital Pernambucana em prol dos municípios menores. “Precisava alguém fazer o gesto, e em uma atitude de compromisso com o municipalismo, João foi fundamental para que conseguíssemos esse acordo”, disse o deputado.
Em setembro, o deputado propôs a criação do Fundo Estadual de Apoio Financeiro aos Municípios (FEAFIM), dedicando uma porcentagem do ICMS para investimentos municipais. Após , a proposta ter sido retirada de pauta, em solicitação a um pedido do coletivo de prefeitos e prefeitas, José Patriota participou ao lado de outros deputados, representantes do Governo do Estado e da Amupe do Grupo de Trabalho que tratou da questão.
“Agradeço a todos os deputados e entes que participaram e demonstraram, independente da cor partidária, que estão ao lado dos municípios, que perderam bastante arrecadação nos últimos anos e precisavam desse alívio”, pontuou Patriota. “Se não é o ideal, esse acordo garante que as políticas públicas sejam realizadas, melhorando a vida da população”, concluiu.

Equipes da Polícia Federal cumpriram nesta quinta-feira (14) dois mandados de busca e apreensão contra o suspeito de invadir a conta da primeira-dama, Janja Lula da Silva, na rede social X (antigo Twitter).
Segundo apuração da GloboNews e da TV Globo, o alvo dos mandados é um adolescente de 17 anos que mora em Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal. A casa do padrasto em Santa Maria (DF) também foi alvo de buscas.
Ele ainda será ouvido formalmente pelos investigadores nesta quinta – mas, no momento do cumprimento do mandado, “admitiu” que tinha invadido a conta de Janja. A confissão só é considerada oficia se ele repetir essa fala durante o depoimento formal.
O perfil da primeira-dama no X foi invadido por volta das 21h30 da última segunda-feira (11). De posse da conta, o hacker fez publicações ofensivas contra Janja, o presidente Lula e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
Pouco tempo após a invasão, a conta foi bloqueada a pedido da Polícia Federal, segundo o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Passos. A PF investiga o caso.
Na terça, equipes da PF já tinham cumprido mandados em Belo Horizonte e em Ribeirão das Neves, na Grande BH.
Um suspeito foi ouvido e liberado em Minas Gerais, mas negou que tivesse participado. Os investigadores apuram se esses dois suspeitos já identificados agiram em conjunto para hackear o perfil.

Recife (PE) – O Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) aprovou, de forma inédita, a criação de condições especiais de financiamento com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para fortalecer a criação de um ambiente de negócios com maior participação do público feminino. As novidades já valem para o exercício 2024.
“O Nordeste tem uma população majoritariamente feminina, além do fato de que 53% dos microempreendedores individuais são mulheres e elas são chefes de família. Ou seja, nós queremos ampliar o acesso das mulheres ao crédito com esta medida”, explicou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral.
De acordo com o estudo “Mulheres Empreendedoras no Brasil”, realizado pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ), apenas 25% das mulheres conseguem obter empréstimos bancários para seus negócios, enquanto essa proporção é de mais de 33% entre os homens.
“A pauta mostra o quanto é importante avançarmos cada vez mais no que diz respeito à autonomia econômica das mulheres com ações no sentido de estimular e incentivar a participação feminina no empreendedorismo”, comemorou a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.
Para a vice-governadora do Ceará, Jade Afonso, a medida mostra a importância do tema para a visibilidade da mulher não apenas na área econômica. “Além de maioria da população, as mulheres também são mais impactadas pelas mudanças climáticas, pela insegurança alimentar e por tantas outras questões que nos afligem no dia a dia. Quando a gente traz uma pauta como essa para dentro do desenvolvimento regional, mostra a relevância do tema. Além de autonomia econômica, é também uma forma de combater a violência que ainda assola a todas nós mulheres brasileiras e também Nordestinas”, endossou a gestora.
Para ter acesso à iniciativa, é necessário que pelo menos 40% do quadro societário do empreendimento seja feminino. Desta maneira, os financiamentos passarão a contar com aumento no prazo total de financiamento em até dois anos, incluindo um ano adicional de carência. Também foi aprovado o aumento do financiamento de capital giro associado para até 40% do investimento total.
Outra proposta chancelada pelo Conselho Deliberativo da Sudene foi a ampliação do limite de financiamento de projetos, independentemente do objetivo e localização das empresas. Nesta situação, empreendimentos de porte pequeno-médio passam a contar com 100% do investimento total. Para aqueles classificados como médio I, o limite passa de 85% para 95%, enquanto nos projetos de médio II, a mudança passa de 75% para 85%.
FNE
O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste é um fundo de crédito criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei nº 7.827, de 27/09/1989. O objetivo é financiar atividades produtivas capazes de promover o desenvolvimento econômico e social da área da Sudene. Para 2024, o Conselho Deliberativo da Sudene anunciou um orçamento de R$ 37,8 bilhões para o FNE.
Ação vai possibilitar a expansão da cobertura das equipes de Saúde da Família. Desde 2021, já são mais de 2,5 mil profissionais de saúde aprovados em concursos contratados pela gestão municipal

Na manhã desta quinta-feira (14), o Prefeito do Recife, João Campos, assinou a nomeação de 357 profissionais aprovados em concurso público para fortalecer a rede de saúde do município. Com isso, a gestão avança com o projeto de expansão da Atenção Básica, proporcionando uma maior cobertura das equipes de Saúde da Família. Desde 2021, mais de 2.500 aprovados em concursos foram nomeados para atuar nas unidades da capital. A portaria com as nomeações será publicada ainda hoje em edição extra do Diário Oficial do Município.
“A gente começa esta quinta-feira com uma boa notícia para a Saúde do nosso Recife. Vamos nomear, agora, 357 profissionais de saúde, principalmente para a Atenção Básica. Aqui, a gente está falando de dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos. Enfim, toda a estrutura necessária para fazer o funcionamento da Saúde e, principalmente, o reforço da Atenção Básica. E, com esse ato aqui assinado, a gente chega a 2.500 novos profissionais nomeados e vamos poder chegar, em um período de menos de 12 meses, a 73% de cobertura da Atenção Básica, aumentando em 10% o alcance da estratégia e, lógico, já com perspectiva de novos crescimentos”, destacou o Prefeito João Campos durante a assinatura da portaria.
Entre os profissionais nomeados, estão médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, técnicos de enfermagem e auxiliares de saúde bucal, entre outros. Eles tomam posse em 20 dias e, posteriormente, têm prazo de mais 15 dias para o efetivo exercício em seus postos de trabalho, distribuídos nos oito Distritos Sanitários do Recife.
“Estamos priorizando, neste momento, a Atenção Básica, porque ela é a principal porta de entrada e o eixo ordenador do Sistema Único de Saúde. Já saímos, em 2023, de 59% para 63% do território do Recife com cobertura de saúde da família. Com esses novos profissionais, chegaremos, já no início de 2024, a 73% de cobertura. Em um ano, projetamos dar acesso a qualquer recifense da capital que precise de um serviço da Atenção Básica. Lembramos ainda que, somado a isso, implantamos um novo modelo de gestão, com contratações de gestores para a rede de saúde, e também as gratificações por desempenho, visando uma melhor qualidade do nosso cuidado”, explica a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.
Foto: Rodolfo Loepert/ Prefeitura do Recife



O prefeito da Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, realizou, na nesta quarta-feira (13), a entrega da Unidade Básica de Saúde do bairro do Livramento, que agora conta com uma superestrutura e serviços de assistência médica geriátrica, formando uma UBS+.
No ato, também foi iniciada a implantação do programa Saúde Até Mais Tarde na unidade, estendendo os atendimentos até 21h. “Com muita expectativa, hoje estamos entregando este equipamento que vai atender várias comunidades. A gente está trazendo aí uma novidade, onde junto a toda equipe que a gente já tem na saúde básica, a gente também vai incrementar algumas especialidades, como geriatria e psicologia“, destacou Alex Vasconcelos, secretário de Saúde e Bem-Estar.

A solenidade contou com a participação do vice-prefeito Edmo Neves, moradores dos bairros circunvizinhos, secretários municipais e vereadores. A UBS+ fica localizado na Rua Henrique Dias, conhecida como Cabanga. “Ficou bonito demais. Agora sim temos um posto de saúde bem estruturado. Só temos que comemorar esse dia”, celebrou Maria Aparecida, que mora no bairro.
O prefeito Paulo Roberto enfatizou o compromisso da gestão em melhorar a qualidade de vida. “Estamos trazendo mais conforto e proporcionando qualidade no atendendo à população da Vitória de Santo Antão. Agora a gente está reconstruindo as unidades e está reconstruindo também esse sentimento de pertencimento, de amor e de querer fazer o melhor pelos vitorienses“, destacou o gestor.

A UBS+ leva o nome Fernando Roberto de Lima, o conhecido Fernando de Ladeira de Pedra, servidor municipal que faleceu em decorrência da Covid-19.
A presidenta da Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE e prefeita de Serra Talhada Márcia Conrado, acabou de abrir a última Assembleia Extraordinária da entidade no ano de 2023.
Em entrevista a este blogueiro, Márcia falou sobre sua gestão a frente da entidade em 2023, e também da pauta da assembleia.
“Estamos comemorando a aprovação da redistribuição do ICMS”, é uma grande conquista, finalizou Márcia.
Assista a entrevista:
Teve início agora, a última Assembleia Extraordinária da Associação Municipalista de Pernambuco-Amupe em 2023.
A presidenta Márcia Conrado prefeita de Serra Talhada, abriu os trabalhos, onde serão apresentados, debatidas e discutidas várias pautas.
A participação dos gestores pernambucanos e grande, prefeitos do Pajeú marcam presença.
O Secretário Estadual da Casa Civil Túlio Vilaça se encontra presença, a governadora Raquel Lyra está sendo aguardad. Fotos: Finfa