Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Prefeitura de Itapetim deposita salário de janeiro do funcionalismo com férias e bonificação para os professores

A Prefeitura Municipal de Itapetim anuncia o pagamento dos salários referentes ao mês de janeiro para o funcionalismo municipal das secretarias de Saúde, Educação, Cultura, Assistência Social, Agricultura, Gabinete, Administração e Finanças, Infraestrutura, Esporte e Conselho Tutelar. O depósito foi realizado nesta quarta-feira (31) e amanhã o saque estará disponível.

Além do salário mensal, a gestão municipal destaca uma boa notícia para os profissionais da educação. Os professores receberão o pagamento das férias, e uma Gratificação Anual de Incentivo à Melhoria de Índices de Aprovação e Desempenho Educacional (GADE) será concedida a todos os professores e equipe gestora.

O gesto de reconhecimento destaca o compromisso da administração municipal em valorizar a educação e ressaltar o papel essencial desempenhado pelos profissionais da área.

A pontualidade no pagamento da folha salarial reafirma o compromisso fiel da prefeitura com todos os funcionários municipais, expressando gratidão pelo dedicado serviço prestado à comunidade.

O prefeito destaca a alegria em ver a folha salarial sendo honrada pontualmente, agradecendo a cada servidor pelo talento e esforço dedicados ao serviço da população.

Projeto de Lei Propõe Política de Convivência com a Seca no Nordeste Brasileiro

Apresentado pela deputada Iza Arruda (MDB/PE), o Projeto de Lei 2525/23 busca estabelecer a Política de Convivência com a Seca no Nordeste do Brasil. Esta iniciativa representa uma atualização do PL 4175/15, elaborado por uma comissão externa da Câmara dos Deputados em 2015, que analisou as condições socioeconômicas do semiárido nordestino.

O projeto tem como objetivo estabelecer diretrizes e medidas concretas para mitigar os impactos da seca na região, promovendo o desenvolvimento sustentável e garantindo a segurança hídrica, alimentar e econômica da população local. O PL tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Minas e Energia; de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Segundo a deputada Iza Arruda, esta proposta surge como “uma resposta às adversidades enfrentadas pelo semiárido nordestino, onde reside a maior população afetada pela seca no mundo, totalizando cerca de 22 milhões de pessoas, representando 12% da população do país”, afirma a parlamentar.

A proposta atualizada prevê várias ações no semiárido nordestino, como a implantação de sistemas de monitoramento e alerta de seca, a elaboração de zoneamentos ecológico-econômicos, a criação de centros de pesquisa e desenvolvimento tecnológico voltados para questões relacionadas à seca, o estímulo a novas cadeias produtivas sustentáveis, o fortalecimento do sistema de assistência técnica aos pequenos produtores, qualificação, capacitação profissional, valorização cultural e combate à desertificação.

Além disso, o projeto prevê a realização de programas de segurança hídrica e energética, bem como a preservação, regeneração e uso sustentável da Caatinga, envolvendo recursos públicos e privados, inclusive por meio de pagamentos por serviços ambientais.

A deputada Iza Arruda ressalta que para lidar com os efeitos da seca “estados e municípios deverão elaborar planos de contingência, visando preparar as comunidades locais, reduzindo vulnerabilidades e minimizando os impactos socioeconômicos e ambientais”.

Recentro homenageia proprietários que contribuem para preservação do patrimônio histórico do Recife

Em reconhecimento ao esforço dos proprietários que têm recuperado e conservado mais de 25 mil m² em edificações no centro e que contribuem para preservação do patrimônio histórico da cidade, a Prefeitura do Recife, através do Programa Recentro, os homenageou com a entrega de placas numa cerimônia durante um café da manhã nesta quarta-feira (31), às 8h, no auditório do Moinho (R. de São Jorge, 240, 5º andar). Os proprietários recorreram à Lei de Incentivos fiscais do Recentro e tiveram acesso a isenções de impostos municipais, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

“É muito especial reunir os empreendedores do Centro da Cidade, que conseguiram fazer investimentos na recuperação de prédios históricos, e reconhecer todo o esforço que eles tiveram. A Prefeitura deu a isenção de todos os impostos municipais nessa área, zerando completamente ou reduzindo, para incentivar aqueles que desejam investir no Centro do Recife – um lugar que todos temos muito carinho e responsabilidade de cuidar. A nossa lógica é de ver os patrimônios sendo recuperados e empregos sendo gerados. Apenas em um dos empreendimentos, por exemplo, foram geradas 500 vagas. Todo o Recife sai ganhando e, assim, também garantimos uma cidade mais limpa e organizada”, comemorou o prefeito.

Um total de seis imóveis estão sendo beneficiados com a isenção do IPTU, resultando em mais de 40 negócios contemplados. Através da isenção fiscal permitida pela Lei do Recentro, eles receberam o incentivo de isenção ou redução do imposto predial por realizar obras de manutenção e recuperação em suas propriedades no centro do Recife. As placas recebidas serão afixadas nas respectivas edificações e contém os seguintes dizeres: “Edifício contemplado com a Lei do Recentro”.

“Para nós esse é um momento de muito orgulho, começamos esse trabalho em 2016 e me recordo bem do momento em que o prefeito assumiu e esse foi um dos primeiros empreendimentos que ele visitou para entender o que estávamos fazendo. Foi um processo construído com muito trabalho, mas deu certo e a iniciativa foi imprescindível para nós como empreendedores. Fez toda a diferença e ajuda a reconectar o recifense com o Centro do Recife”, afirmou Victor Tavares, proprietário e sócio do Moinho Business & Life.

Em 2023, 73 processos foram abertos para obtenção do incentivo fiscal do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e oito para adesão ao benefício do Imposto Sobre Serviços (ISS). Para o IPTU, 43 processos foram aprovados – cada solicitação representa um sequencial imobiliário independente -, referente a cinco imóveis existentes no território do programa: Empreendimento Moinho Business Life (35 processos); Av. Marquês de Olinda, nº 126 (5 processos); Rua do Apolo, nº 81 (1 processo); Rua do Bom Jesus, 171 (1 processo); e Rua da Moeda, 71 (1 processo). Estes cinco imóveis compreendem uma área total superior a 25 mil m². Um sexto imóvel, o Café Duque (Duque de Caxias, 204), que recebeu o benefício em 2022, também recebeu a placa.

Essas edificações foram beneficiadas ainda na vigência da Lei nº 18.869/21. Em dezembro passado, o prefeito João Campos sancionou a atualização da legislação, que diminui exigências e agiliza a concessão dos benefícios, visando ampliar o número de beneficiários. A nova legislação ampliou o plano de incentivos fiscais para mais atividades econômicas, subindo de nove para 11 atividades e de 11 para 17 atividades fins, contemplando moradias para fins de interesse social, construções ou intervenções destinadas à recuperação, renovação, reparo ou manutenção de imóveis situados no sítio histórico dos bairros do Recife, Santo Antônio e São José. Além disso, outra novidade foi adicionar localidades do bairro da Boa Vista, como a tradicional Rua da Imperatriz e entorno da Praça Maciel Pinheiro.

Segundo a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, a iniciativa é para marcar e demonstrar o alcance que o Programa Recentro, da Prefeitura do Recife, está tendo. “Esse resultado é fruto do trabalho do Recentro, em união com diversos órgãos da gestão, para desburocratizar processos, facilitar e agilizar a vida do cidadão. As placas representam a parceria entre o município do Recife e os proprietários de imóveis na recuperação e manutenção das áreas históricas do centro. Elas serão uma forma de mostrar a todos os passantes o resultado dessa colaboração na preservação do patrimônio da cidade”, afirma Ana Paula.

A partir de agora, quem fizer melhorias, reparos, construção e recuperação total ou parcial nos imóveis nesses locais poderão ser contemplados com a redução de 60% e 100% do IPTU, já a partir da expedição do Alvará de Serviço sem Reforma, emitido pela Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul).

Taxa média de desemprego cai para 7,8% em 2023, menor patamar desde 2014, diz IBGE

g1 – A taxa de média de desemprego no Brasil foi de 7,8% em 2023, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada nesta quarta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No trimestre encerrado em dezembro, a taxa foi de 7,4%.

Esse é o menor patamar desde 2014, quando a taxa foi de 7%. O resultado também representa uma desaceleração em relação aos números registrados em 2022, quando a taxa média de desemprego foi de 9,3%.

Simão Durando anuncia Vera de Maria Maga e Ferreirinha como Rainha e Rei do Carnaval 2024 em Petrolina

Em poucos dias as ruas, avenidas e esquinas de Petrolina serão tomadas pela alegria, cores e emoções do carnaval 2024. A festa que é tradição na cidade sertaneja já tem suas majestades. Os nomes do Rei e da Rainha da folia foram anunciados pelo prefeito Simão Durando nesta quarta-feira (31). Conhecidas figuras no meio cultural, Vera de Maria Maga e José Ferreira do Nascimento, mais conhecido como Ferreirinha, irão compor a corte momesca, que neste ano que irá homenagear as tradicionais batucadas.

Vera é petrolinense, vencedora do The Voice+, filha da vereadora e fundadora da batucada “A Voz do Morro”, Maria Maga. A cantora participou ativamente da batucada da sua mãe, brilhando como rainha, sambista e também como destaque.

Já o Rei do Carnaval será Ferreirinha, que aos 7 anos presenciou o primeiro Reisado de Petrolina, criado pelo seu tio avô Emildo, ecoar os belos cantos pelas ruas da cidade no início dos anos 40. De lá para cá, admirador da cultura, participou das batucadas e de diversos movimentos na cidade, se mantendo até os dias de hoje com sua batucada “Orgulho do Samba”.

A escolha pelos dois nome se deu, segundo o prefeito Simão Durando, em virtude do legado e participação de ambos artistas para a cultura e o carnaval. Além disso, Vera e Ferreirinha possuem ligação direta com os homenageados oficiais da prefeitura, que serão os grupos de batucadas.

“Ano passado, celebramos o centenário de Ana das Carrancas. Em 2024, vamos fazer uma ode às batucadas e nada melhor para simbolizar que nomear rainha e rei do Carnaval essas duas grandes personalidades. São duas figuras importantes para a nossa cultura. A prefeitura presta esse justo reconhecimento a Vera e Ferreirinha como forma de valorização a quem faz a cultura de nosso povo. Vamos agora fazer uma grande festa com encontro de gerações, ritmos e tradições para trazer às ruas a alegria e a folia de uma festa multicultural “, concluiu.

Majoritário em Belém de Maria, Sileno Guedes celebra retomada das obras da Barragem Panelas II

Majoritário em Belém de Maria nas eleições de 2022, o deputado Sileno Guedes (PSB) segue reforçando seus laços com o município. No fim da tarde da terça-feira (30), o parlamentar acompanhou a assinatura da ordem de serviço para a retomada das obras da Barragem Panelas II, em Cupira, um dos cinco equipamentos planejados para a contenção de enchentes na Mata Sul.

O serviço contará com cerca de R$ 50 milhões em recursos federais do Novo PAC, o que, para Sileno, é uma demonstração da importância de Pernambuco e o Nordeste terem sido decisivos na eleição, para o Governo Federal, de uma gestão interessada em diminuir as desigualdades. Durante o ato, esteve presente o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

“Lula tem falado da importância que seu governo tem dado ao Norte e ao Nordeste. Foi preciso que Lula fosse novamente presidente para que, junto com a equipe do Governo do Estado, que vem trabalhando há muito tempo para destravar esses projetos, esse anseio da população da Mata Sul pudesse ser atendido”, disse Sileno, durante discurso no evento.

Na ocasião, o Governo de Pernambuco também anunciou que está em andamento a licitação para a retomada das obras da Barragem de Gatos, situada entre os municípios de Belém de Maria e de Lagoa dos Gatos. “Fico muito feliz pelo passo que está sendo dado aqui hoje. É uma luta de muitos homens e mulheres daqui de Belém de Maria e de toda a região”, completou Sileno.

Zeinha Torres destaca encontro formativo para profissionais da educação

O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, compartilhou em suas redes sociais, nesta terça-feira (30), detalhes sobre o Primeiro Encontro Formativo de Condutor Escolar, Agente de Alimentação e Limpeza da rede municipal de educação. A iniciativa visa preparar os profissionais para o início do ano letivo, evidenciando o compromisso da gestão municipal com a qualidade na educação.

Acompanhado pela Secretária de Finanças, Ligia Torres, o prefeito visitou a Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) Dr. Diomedes Gomes Lopes, onde ocorreu o encontro formativo. Rita de Cássia, Secretária de Educação e Esportes, recebeu a comitiva e conduziu as atividades do evento.

Durante o encontro, Zeinha Torres ressaltou a importância de proporcionar momentos de formação para os profissionais que desempenham papéis fundamentais no ambiente escolar. A troca de experiências e o aprimoramento contínuo são aspectos cruciais para garantir um ambiente educacional eficiente e acolhedor.

“Fomos até a EREF Dr. Diomedes Gomes Lopes para participar do Primeiro Encontro Formativo de Condutor Escolar, Agente de Alimentação e Limpeza. Junto à Secretária de Educação e Esportes, Rita de Cássia, tivemos a oportunidade de conversar com nossa equipe de profissionais que estão prestes a iniciar mais um ano letivo nos próximos dias”, destacou Zeinha Torres em sua postagem.

A Secretária de Educação e Esportes, Rita de Cássia, ressaltou a importância do diálogo e da preparação para um novo ano letivo. A troca de informações e a abertura para sugestões contribuem para o fortalecimento da equipe e para o sucesso das atividades educacionais.

17° Baile Municipal de Afogados da Ingazeira acontece no próximo sábado (03)

Afogados da Ingazeira vai vivenciar no próximo sábado, 3 de Fevereiro a 17ª edição do tradicional Baile Municipal. A animação ficará por conta da Orquestra Show de Frevo e por Gustavo Travassos, cantor oficial do Galo da Madrugada.

A festa acontece no espaço Rosa Barros, no Hotel Brotas. O baile terá início às 21h, com a realização do concurso de fantasias.

A Secretaria de Cultura manteve os mesmos preços do ano passado: senhas individuais, 50 Reais; e mesa, 200 Reais. A compra antecipada pode ser feita através do telefone (87) 9.9925-3999.

Coluna do Finfa

Reunião – O prefeito da Ingazeira, Luciano Torres, comandou ontem (30), reunião de monitoramento da Ações Governamentais para o ano de 2024, com toda a equipe de governo. “É o momento de acompanhar e definirmos metas para avançarmos cada vez mais. Agradeço o comprometimento e a parceria de toda gestão, que esse é o  nosso compromisso com o população ingazeirense”, pontuou Luciano.

No BNB – O Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, nomeou o ex-deputado estadual, André Campos, para o cargo de Assessor Especial da presidência do BNB. André tem vasta experiência, e no governo Paulo Câmara, presidiu a Copergás – Companhia Pernambucana de Gás, onde fez um excelente trabalho.

Agenda – A governadora Raquel Lyra, estará nesta quarta-feira (31), às 8 horas, na  posse da nova presidente do Consórcio Nordeste, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra e Assembleia Geral, será no Centro de Convenções de Natal – Via Costeira Sen. Dinarte Medeiros Mariz, Ponta Negra, Natal – RN.

Informando – A Prefeitura do Recife informa que, hoje às 10h, profissionais de imprensa serão recebidos no galpão onde acontecem os trabalhos de construção e estruturação da escultura Galo Gigante da Paz, alegoria gigante que irá reinar na Ponte Duarte Coelho durante os festejos de Momo e uma das principais recordações imagéticas afetivas do Carnaval do Recife. Na ocasião, o artista plástico, cenógrafo e consultor pernambucano Leopoldo Nóbrega e a designer e produtora executiva Germana Xavier, mentores da obra, irão apresentar aos profissionais dos meios de comunicação detalhes inéditos in loco da escultura. No local, também estarão presentes artesãos que participam do processo de montagem e finalização da obra.

Assinou – A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, assinou na tarde de ontem (30), cinco convênios da Prefeitura com a Caixa Econômica Federal. “Esses convênios concretizam o nosso compromisso com a população serra-talhadense, em especial, com aqueles que esperam mais pavimentação de ruas nos bairros Tancredo Neves, Caxixola e IPSEP, e aqueles que tanto nos solicitam a solução de recapeamento asfáltico para os Bairro Vila Bela e IPSEP, afinal, poder morar e transitar em ruas pavimentadas e bem conservadas significa dignidade, qualidade de vida para nossa população”, disse a prefeita. Também foi assinado convênio para a Construção do CRAS no bairro Vanete Almeida; foi garantido  mais de R$ 1 milhão para a continuação da reforma e modernização do Estádio de Futebol Nildo Pereira, o Pereirão.

Aprovou – O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) recomenda, por unanimidade, a aprovação da Prestação de Contas do exercício de 2020, do ex-prefeito de Serra Talhada Luciano Duque. A aprovação do órgão fiscalizador reforça o comprometimento e a transparência do ex-gestor e atual deputado estadual com as finanças da cidade, ainda mais em um ano de pandemia.

Disse “Nos primeiros dias do governo Lula, a governadora Raquel já tratou essas obras como prioritárias. Essa contenção é muito importante para atender a população que sofre muito com os problemas da cheias. Em nome do presidente Lula, reafirmou o compromisso integrado ao povo de Pernambuco com as obras que foram priorizadas pela governadora Raquel”. (Ministro Waldez Góes.ontem na assinatura da ordem de serviço para concluir a Barragem Panelas II)

Pagou – O Governo Municipal de Custódia, realizou nesta terça-feira (30), o pagamento de todos os servidores municipais, referente ao mês de janeiro/2024.
Frase “Nenhum município de Pernambuco teve queda de FPM em 2023, ao contrário, os municípios de Pernambuco receberam R$ 7,4 bilhões em transferência do FPM em 2023, R$ 345 milhões a mais do que em 2022”. (Presidente Lula, respondendo a pergunta de Nill Júnior, que participou da entrevista que foi realizada pela CBN Pernambuco, com o colega Elielson Lima).

Perguntar não ofende – A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, resolveu o problema da construrção de uma rampa na calçada da Travessa Romão Pereira de Morais?