Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Simão Durando lança oficialmente programação do carnaval de Petrolina

Nesta quarta-feira (31), o prefeito Simão Durando anunciou a programação oficial do Carnaval de Petrolina. O gestor da capital sertaneja divulgou a grade de atrações, os polos e blocos, estrutura e os homenageados da festa momesca. Com o tema ‘O Carnaval em cada esquina do seu coração’, a folia acontecerá entre os dias 10 e 13 de fevereiro.

A festa contará com mais de 60 atrações entre artistas, escolas de samba, orquestras e blocos. O evento será dividido em três polos que já são tradicionais no município: Orla, 21 de Setembro e Matingueiros. Entre as atrações estão Lenno, Wallas Arrais, Fabinho Testado, Alan Cléber, Camila Yasmine, Rubynho, Guilherme Ferri e Trio Granah.

O evento multicultural promoverá ritmos que vão do samba, frevo, reggae e o rock. Além dos polos oficiais, a programação conta ainda com os eventos complementares, na Feira da Areia Branca, Rio Corrente e Atrás da banca.

Neste ano, o carnaval de Petrolina faz homenagem às “Batucadas”, em referência as tradicionais manifestações carnavalescas da cidade. A corte momesca será composta por figuras conhecidas no meio cultural. Vera de Maria Maga será a rainha e José Ferreira do Nascimento, mais conhecido como Ferreirinha, foi consagrado o Rei do Carnaval.

“A programação festiva foi aberta com o Baile Municipal, que teve um sucesso de público e solidariedade, e, na próxima semana, a gente vai ganhar as ruas com muita alegria. Teremos atrações para todos os gostos nesses dias de festa, tudo pensado com carinho para um Carnaval de muita animação, para a gente curtir em paz e com amor em cada esquina do seu coração. Separem as fantasias e ensaiem as batucadas, botem os bloquinhos na rua que, a partir do dia 10 de fevereiro, as cores vão tomar Petrolina com muito orgulho”, frisou o prefeito Simão Durando.

Confira a programação do Carnaval de Petrolina 2024:

*Polo Orla:*

Sábado – Jonathan Araújo/ Rubynho/ Wallas Arrais
Domingo – Trio Granah/ Alan Cleber/ Fabinho Testado
Segunda – Fabiana Santiago/ Super Banda/ Pagode do Segredo/ Guilherme Ferri
Terça – Edenio Lima/ Ana Costa/ Luan Estilizado/Lenno

*Polo Matingueiros:*

Sábado – MPA / Killauea/ Roberto Possídio & Banda Eletrorústica
Domingo – DJ Werson/ Soda Solta/ Luana Canta Edson Gomes
Segunda -Radiofônica/ Matingueiros/ Ryan/ Bailinho do Rasta
Terça – Camila Yasmine/ Cabelo de Serpente/ Andrezza Santos

*Polo 21 de setembro*

Sábado – Skalla Musical/ Sem Radar/ Marcelo Portela
Domingo – Infantil DO RE MI/ Visão Musical/ Xandão da Bahia/ Orquestra Aquarela
Segunda -Novo Skema/ Swing Samba/ Nilton Freitas
Terça – Mauro Lima e Banda/ Fernando Júnior/ Dalmo Natan

 

Domingo – 9h – Feira da Areia Branca/ DBATUKI
Segunda – Rio Corrente: Dam Aleixo
Terça- Atrás da banca: Xandão da Bahia

Novos/as/es Conselheiros/as/es do CEDPLGBT-PE são eleitos/as/es para o biênio 2024-2026

Onze organizações foram eleitas para o Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Pernambuco – CEDPLGBT/PE. A Assembleia de Eleição foi realizada nesta terça-feira (30/01), na sede da Secretaria Executiva de Promoção da Equidade Social (Sepes) e elegeu os novos/as/es conselheiros/as/es, que irão atuar no biênio de 2024-2026. A abertura da atividade contou com a participação do Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Flávio Rodrigues de Oliveira, e da Secretária Executiva da Sepes, Patrícia Caetano.

Ao todo, 19 organizações das diversas regiões de Pernambuco pleitearam as 11 vagas disponíveis para representantes da Sociedade Civil no CEDPLGBT/PE, que é um importante espaço de participação social, monitoramento e proposição das ações do Governo do Estado voltadas para a população LGBTQIA+ pernambucana. “Comemoramos a idoneidade e transparência do processo. O resultado deverá beneficiar a população LGBTQIA+, que escolheu de forma séria e democrática os novos representantes do Conselho”, enfatizou o secretário Flávio Oliveira.

As entidades eleitas serão oficializadas no próximo dia 20 de fevereiro, com as publicações oficiais do certame. “Destacamos a significativa participação das organizações do interior do estado no pleito, o que é de suma importância no sentido da ampliação do debate acerca das políticas voltadas ao público em destaque, para além da região metropolitana de Recife”, acrescentou a executiva Patrícia Caetano.

A posse solene dos conselheiros/as/es eleitos/as/es está prevista para o próximo dia 26 de fevereiro de 2024, em local ainda a ser definido. A Gerente da Política LGBTQIA+ e Presidenta da Comissão Eleitoral, Ana Carla Lemos, e o atual presidente do CEDPLGBT/PE, Lucas Lira, além de representantes da Secretaria da Mulher, Secretaria de Educação e Esportes, Secretaria de Saúde, Secretaria da Cultura e Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, também prestigiaram o pleito.

Última quinta de prévias carnavalescas oferece ensaio de maracatu e polo Hip Hop

Dando adeus à última quinta de prévias carnavalescas e saudando o mês de fevereiro, amanhã (1) conta com duas opções para os amantes de sonoridades negras e ancestrais. O Ensaio do Tumaraca e o Polo Hip Hop 2024, sendo o primeiro capitaneado pelo Maracatu Nação Raízes de Pai Adão, em Água Fria, e o segundo no palco do Cais da Alfândega, no Bairro do Recife.

A partir das 19h, mestre e batuqueiros da Nação Raízes de Pai Adão performam um dos últimos ensaios para o Tumaraca 2024. Acompanhados do grupo Voz Nagô, eles irão entoar os cânticos que integram o espetáculo Tumaraca – Encontro de Nações. O espetáculo, que acontecerá no próximo dia 8 (quinta), irá homenagear Naná Vasconcelos e trará em palco ainda nomes como Lucas dos Prazeres, Bacnaré, Amaro Freitas e Olodum, entre outros. O ensaio acontece na sede do Sítio de Pai Adão, em Água Fria.

No Cais da Alfândega, a pedida é o polo Hip Hop, suas sonoridades e expressões. A partir das 18h, nomes como Okado do Canal, Siba Puri, Márcio Rastaman, Rap de Afoitas, Mike MC, DJs Rena e KSB, Soulssegado Polho, Chama ZN, além da Jornada de MC’s, que, sob o comando de DJ Big, reúne jovens de diversos bairros em um duelo de ideias ao vivo. Aberto ao público, esta será a 21ª edição do evento, que é realizado pela Associação Metropolitana do Hip Hop e A Cara Daqui Produções com apoio da gestão municipal. A apresentação contará com tradução em libras.

Encontro de Blocos e Baile infantil animam o carnaval do Paulista North Way Shopping

O ritmo do Carnaval já está animando o Paulista North Way Shopping, com muita música, feirinha de produtos carnavalescos, concurso de fantasias, baile infantil e encontro de blocos líricos.  Toda programação é gratuita e tem alegria e diversão para toda a família.

Na sexta-feira (02), das 17h às 20h, haverá o encontro de blocos com seus flabelos encantados, na Praça de Eventos do Piso L3. Os Blocos Verde Linho; Cordas e Retalhos; Boêmios da Boa Vista e Utopia e Paixão vão animar o público com suas belas canções e todo o charme e encanto dos carnavais antigos.

A Feira entre Elas, que reúne diversos empreendedores locais traz muitas opções para quem está procurando fantasias ou adereços para brincar o carnaval. A Feira acontece na Praça de Eventos do Piso L1 e vai até o dia 14 de fevereiro.

O “Bailinho North Way” é a grande atração deste fim de semana, no sábado (03), a partir das 18h, os pequenos foliões vão participar de um baile com muitas brincadeiras, música, concurso de fantasias e muita animação. O evento é gratuito e para toda a família, e será realizado na Praça de Eventos do Piso L3.

Horário especial durante o Carnaval

O Paulista North Way Shopping estará funcionando em horário diferenciado nos dias de Carnaval, mas com todas as operações funcionando. No sábado de Zé Pereira (10/02), o horário será das 9h às 19h; domingo (11), segunda (12) e terça (13), estará funcionando das 12h às 20h. Na quarta-feira de cinzas (14), o shopping estará aberto das 12h às 22h.

Serviço:  Carnaval no Paulista North Way Shopping

Rodovia PE 15 – KM 16,5 nº 242 – Centro de Paulista. Horários: Segunda a sábado – 9h às 22h. Domingos – 12h às 21h

– Blocos Líricos – Sexta (02/02) – Praça de Eventos, Piso L3, das 17h às 20h

– Feira entre Elas – Praça de eventos do Piso L1 – horário de funcionamento do shopping

– Bailinho North Way – Sábado (03), Praça de Eventos do Piso L3, a partir das 18h

Horário do Carnaval no Paulista North Way Shopping

– Sábado (10/02) – 9h às 19h.

– Domingo (11/02), segunda (12/02) e terça (13/02) – 12h às 20h

– Quarta-feira de cinzas (14/02) – 12h às 22h

Grande Recife instala totens provisórias no Centro do Recife para o Carnaval 2024

Com a ampliação das mudanças de itinerários dos ônibus no Recife para as festividades carnavalescas e com objetivo de orientar a população sobre essas alterações, o Grande Recife Consórcio de Transporte, por meio da Diretoria de Engenharia, implantou totens provisórios no centro do Recife, para que quando da interdição da Ponte Duarte Coelho, 36 pontos de embarque e desembarque de passageiros que sofrerão algum tipo de alteração possam atender aos usuários das linhas que passarão por mudanças no percurso e local de embarque e desembarque. Durante esse período, a sugestão é que o passageiro deve pegar o ônibus no mesmo local em que desembarcou.

A população que utiliza o transporte público no bairro de Santo Antônio, no Recife, deve ficar atenta às mudanças que já foram realizadas com a montagem do camarote do Galo da Madrugada, na pista Leste da Av. Dantas Barreto (pista da esquerda), no trecho compreendido entre a Pracinha do Diário e a Av. Nossa Senhora do Carmo. Quatorze linhas foram atingidas. Dez linhas que circulavam por esta via passaram a trafegar pela Rua do Imperador. As demais quatro linhas que paravam nesse trecho da Av. Dantas Barreto, três passaram a acessar a pista da direita (pista oeste), na “agulha” localizada defronte a Igreja de Santo Antônio e uma começou a retornar para o subúrbio do Terminal de Passageiros de Santa Rita.

Já com a montagem da arquibancada para o desfile das Escolas de Samba do Carnaval do Recife 2024, também no bairro de Santo Antônio, ocorreram mudanças de paradas para seis linhas, que ficavam no canteiro central da Av. Dantas Barreto, no trecho compreendido entre a Rua Siqueira Campos e a Rua Primeiro de Março. No sentido contrário da via mais três linhas deixaram de parar nos pontos tradicionais daquele trecho.

IFPE Afogados abre processo seletivo complementar para vagas em cursos técnicos

O IFPE Afogados da Ingazeira publicou nesta quarta-feira (31), o edital do Processo Seletivo Complementar para o preenchimento de vagas do Processo de Ingresso 2024.1 para os cursos técnicos subsequentes, com duração de dois anos, para quem já concluiu o Ensino Médio. As opções de cursos são Agroindústria, Eletroeletrônica e Saneamento todos no turno noturno. A seleção se dará por análise das notas de português e matemática do histórico escolar dos ensinos fundamental e médio.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda (05), tanto de forma on-line, através do link disponível no edital e anexando a documentação exigida, ou de forma presencial, trazendo a documentação no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, na Coordenação de Gestão e Registro Acadêmico, no Bloco B, do Campus.

Quem pode se inscrever

Podem participar da seleção pessoas que possuam o certificado de conclusão do ensino médio, ou equivalente, até a data da matrícula e que apresentem a documentação exigida no item 5 do Edital.

Candidatos/as classificados/as no Processo de Ingresso 2024.1 que não realizaram a matrícula no período regular, ou que tiveram a sua matrícula indeferida, também podem participar.

Documentação exigida

Para efetuar a inscrição, é necessário apresentar os seguintes documentos:

a) Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio, obtida em Estabelecimento de Ensino reconhecido por Secretaria de Educação Estadual ou pelo MEC;

b) Documento de identificação com foto;

c) CPF (original e cópia simples, dispensável caso conste documento de identificação);

d) Certidão de Quitação com a Justiça Eleitoral (maiores de 18 anos);

e) Comprovante de Quitação com o Serviço Militar (candidatos do sexo masculino, maiores de 18 anos);

f) 01 (uma) foto 3×4 recente;

g) O formulário disponível no ANEXO B do edital, devidamente preenchido e assinado.

A lista preliminar de classificação será divulgada no dia 15 de fevereiro. Já o resultado final será divulgado no dia 19 de fevereiro. Confira todas as datas da seleção no cronograma do edital.

Carnaval 2024: Vendedores recebem orientações sobre cuidados e ações de vendas

A Secretaria do Trabalho e Qualificação Profissional do Recife (STQP) reuniu, nesta quarta-feira (31), quase 100 vendedores de alimentos e bebidas que vão comercializar os seus produtos durante o Carnaval 2024, no Recife. O objetivo foi prestar todas as informações e esclarecimentos acerca de manuseio correto de alimentos e bebidas, mobilidade urbana nos polos, segurança, prevenção de acidentes, limpeza, além serviços de assistência social, combate ao trabalho infantil e violação dos direitos humanos.

Entre os serviços que serão prestados pela Prefeitura do Recife, estiveram presentes representantes da Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde, Autarquia de Limpeza e Manutenção Urbana (Emlurb), Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) e Secretaria de Desenvolvimento Social e Secretaria de Direitos Humanos (Gerência de Igualdade Racial). Ainda participaram do encontro representantes da concessionária Neoenergia e do Corpo de Bombeiros.

Ao todo, 98 pequenos(as) empreendedores vinculados aos programas de Economia Solidária e Prodartes, ambos da STQP, estarão comercializando os seus produtos nas áreas de alimentos e bebidas neste carnaval. A partir do dia 7 de fevereiro, eles já estarão presentes em vários pontos do bairro do Recife, como Praça do Arsenal, Cais da Alfândega, Marquês de Olinda, Mariz e Barros, Alfredo Lisboa e Barbosa Lima. As atividades terão início às 16h e vão até a madrugada.

A secretária-executiva de Empreendedorismo, Ana Paula Lins, destacou o esforço da Prefeitura do Recife em fomentar a economia solidária no Carnaval. “As nossas ações são voltadas para que os empreendedores possam vender bastante e os consumidores receberem um produto de qualidade e com toda segurança”, afirmou.

Todas as 87 famílias que irão atuar com barracas de alimentação e bebidas durante a folia de Momo na cidade foram captadas pelo programa Economia Solidária, em parceria da Secretaria-Executiva de Empreendedorismo com seis associações de moradores do Recife. São elas: Dogueiros, Rede Santo Amaro, Pilar I, Pilar II, Quiosque e Fórum; marcando assim o compromisso do programa de fomentar a economia local.

Carnaval 2023 – No último Carnaval, em 2023, o comércio das barracas de alimentação e bebidas do Economia Solidária somaram mais de R$ 1,6 milhão em faturamento. Para este ano, com o acréscimo de mais um dia de folia, é esperado um faturamento ainda maior.

A indústria pernambucana começou o ano de 2024 com menos confiança, diz FIEPE

Os empresários industriais de Pernambuco começaram o ano de 2024 com menos confiança. É o que aponta o resultado do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de Pernambuco, que caiu 2,1 pontos na passagem de dezembro de 2023 para janeiro deste ano. Com isso, o índice saiu de 57,8 pontos para 55,7 pontos. Apesar da queda, o resultado ainda é positivo, já que está acima da linha divisória dos 50 pontos.

O resultado do primeiro mês do ano foi puxado pelas condições atuais e a pesquisa explica essa situação. O indicador de Condições Atuais detém a percepção dos empresários da indústria sobre a situação corrente dos negócios, apresentando decréscimo de 4,4 pontos percentuais e atingindo 51,7 pontos. Ou seja, deixando o índice bem mais próximo dos 50 pontos.

Segundo o economista da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Cézar Andrade, as condições atuais de maneira geral foram impactadas pelas próprias empresas – que recuaram 6,5 pontos na margem. Dados da pesquisa revelam que entre os demais componentes, que reúnem os tópicos de perspectivas sobre Economia Brasileira e Economia Estadual, a situação das empresas teve uma retração maior. Elas registraram, respectivamente, acréscimo de 0,9 ponto e queda de 1,5 ponto na passagem dos meses. No geral, o indicador caiu 4,4 pontos.

“Muitos fatores justificam esse cenário, digamos, mais complicado dentro das empresas. O excesso de burocracia, a dificuldade de acesso a crédito e a alta carga tributária são fatores que pesam, sobretudo para as pequenas e médias empresas. Sem falar na alta cambial, que impactaram os negócios que dependem da matéria-prima vinda de fora”, explicou.

Por outro lado, o resultado do ICEI local só não foi pior devido ao índice de Expectativas. Para os próximos seis meses, eles esperam que o cenário já seja outro. É que, apesar de ele ter caído 2,1 pontos percentuais de um mês para o outro, ele ainda segue no campo positivo ao permanecer acima da linha divisória, com 57,7 pontos, explicou Cézar.

Ao analisar por porte, a FIEPE identificou que a confiança da indústria da transformação também apresentou recuo de 4,4 pontos de dezembro (61,5) para janeiro e registrou 57,1 pontos. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o indicador avançou 2,3 pontos. Já o ICEI da Construção Civil apresentou um avanço de 3,7 pontos de dezembro (48,1) para janeiro, chegando a 51,8 pontos. Em relação a janeiro (54,4) de 2023, o indicador mostrou diminuição de 2,6 pontos.

Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além da FIEPE – que realiza a defesa de interesse do setor produtivo – conta ainda com o SESI, o SENAI e o IEL. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. O SENAI-PE, além de formação profissional, atua em metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

Secult-PE e Fundarpe promovem o Cortejo Brincantes de Pernambuco no Recife

Como parte da programação do Carnaval de Pernambuco 2024, a Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) levam, nesta quinta-feira (1º/02), a cultura popular e carnavalesca para o Bairro do Recife com o Cortejo Brincantes. A iniciativa conta com a participação de grupos que representam manifestações culturais carnavalescas, desde o centenário Frevo, Patrimônio da Humanidade, passando pelos tambores, ganzás e vestimentas dos maracatus, pela religiosidade dos afoxés, e a tradição dos boizinhos e caboclinhos.  

O cortejo terá saída pela Av. Rio Branco, passando pela Rua do Bom Jesus até a Praça do Arsenal, com concentração marcada para às 17h30 e saída às 18h30. “O Cortejo dos Brincantes tem a proposta de possibilitar que turistas e a população em geral possam vivenciar uma imersão nas variadas manifestações da cultura carnavalesca pernambucana”, explica Cacau de Paula, secretária Estadual de Cultura. 

Participam o Grupo Batuques de Pernambuco, o Urso da Rua do Sapo, o Maracatu de Baque Solto Estrela Dourada de Buenos Aires, o Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife, o Boi da Macuca e o Afoxé Oyá Alaxé. Também fazem parte da programação Patrimônios Vivos de Pernambuco, como a Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense, o Caboclinhos Canidé e o Homem da Meia Noite. 

“Os cortejos são momentos marcantes de reafirmação do compromisso da gestão Raquel Lyra com a valorização e promoção da nossa cultura popular. Tão importante quanto salvaguardar as nossas tradições, é promover sua perpetuação para novas gerações”, comentou a Secretária de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco, Cacau de Paula. 

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, destaca o Cortejo dos Brincantes como uma contribuição importante do Governo de Pernambuco no ciclo carnavalesco. “Incentivar os grupos de cultura popular do Estado é nosso papel, enquanto gestores públicos. Cada um desses brincantes é responsável por carregar nossos símbolos mais marcantes: a diversidade cultural e o respeito às tradições”, ressalta a gestora. 

Governadora Raquel Lyra participa da posse de Fátima Bezerra, gestora do Rio Grande do Norte, como presidente do Consórcio Nordeste

A governadora Raquel Lyra participou, na manhã desta terça-feira (31), da posse de Fátima Bezerra como presidente do Consórcio Nordeste. A cerimônia ocorreu na cidade de Natal, durante a Assembleia Geral do colegiado regional. Atual governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra recebe o cargo de João Azevedo, chefe do Executivo estadual da Paraíba. A vice-governadora Priscila Krause também participou do evento, assim como membros dos governos dos nove estados do Nordeste e o ministro Wellington Dias (Assistência Social, Família e Combate à Fome), que representou o presidente Lula na solenidade.
 
Em seu discurso, Raquel Lyra celebrou a representatividade feminina na nova direção do consórcio. “Nos reunimos para prestigiar e dar posse na presidência do Consórcio Nordeste à querida Fátima Bezerra, que tem uma longa história de militância e resistência em favor do Nordeste brasileiro. Não tenho dúvida de que com ela como primeira mulher presidenta do grupo nós conseguiremos avançar em pautas importantes. Estamos falando sobre mulheres ocupando espaços de poder e da representatividade expressada aqui pela liderança de Fátima. Ainda agradeço e parabenizo o trabalho feito pelo governador João Azevedo”, destacou a gestora.
 
Para a nova presidente do consórcio, o grupo contribui para a defesa de pautas relevantes para a região. “Desde o seu nascedouro, o Consórcio Nordeste se firmou como um belo exemplo enquanto ferramenta de gestão e governança. Com a minha chegada à presidência, uma das primeiras ações que sugiro é a criação de um comitê que irá atuar de forma integrada com o governo federal para garantir que os recursos do PAC cheguem efetivamente onde são necessários. Nós estaremos atentos para que o Nordeste não tenha obras atrasadas”, afirmou Fátima Bezerra.
 
O ministro da Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, chamou atenção para a atuação do grupo. “O Nordeste é a região que mais gera empregos, que se desenvolve e cresce. Temos muitos motivos para nos orgulhar desta região. E o consórcio é um instrumento fundamental para garantir a cooperação entre os estados, para trazer política de equilíbrio e manter o compromisso com assuntos que são essenciais, como saúde, educação e segurança”, pontuou.
 
Após a cerimônia de posse, os governadores se reuniram na Assembleia Geral do Consórcio. “Foram discutidos temas estratégicos para Pernambuco, como energias renováveis. Ainda tivemos a participação dos nossos secretários nas câmaras temáticas sobre educação e segurança pública. É com essa integração que iremos fazer o Nordeste avançar”, explicou Priscila Krause, que representou o Estado nesta fase do evento.
Entre as pautas discutidas na assembleia estão a proposta para instalação de Comitê Científico de Emergências Climáticas, a criação do Fundo Caatinga e ainda houve um debate a respeito do monitoramento das obras que serão atendidas pelo Novo PAC.
 
Participaram do encontro os secretários estaduais Alessandro Carvalho (Defesa Social), Fabrício Marques (Planejamento e Gestão), Ivaneide Dantas (Educação) e Fernando Holanda (Assessoria Especial). Ainda estiveram presentes a presidente da Petrobras em exercício, Clarice Copete, o presidente da Sudene, Danilo Cabral, e o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.