Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Riva Bezerra se filia ao PSD e é pré-candidata a prefeita do Cedro

Na manhã desta sexta-feira (2), a pré-candidata à Prefeitura de Cedro, Maria Riva Bezerra, formalizou sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD). O ato contou com a presença do presidente regional da sigla, André de Paula, responsável por abonar a filiação. Cedro está localizado no Sertão Central de Pernambuco, distante 596 quilômetros de Recife.

Riva, como é mais conhecida, assume a presidência do PSD no município, consolidando o seu compromisso com o desenvolvimento da cidade. “A minha escolha pelo PSD se deu não apenas pela relevância nacional que o partido tem, mas, sobretudo, por ele integrar a base da governadora Raquel Lyra, em quem votei nas últimas eleições, e do presidente Lula em nosso Estado” destaca a pré-candidata.

“A filiação de Riva ao nosso partido reforça a importância da participação ativa das mulheres na política, algo vigorosamente defendido pelo PSD. Riva é a mais importante liderança da oposição no município. É competente, experiente e está preparada para fazer diferença, liderando os destinos do Cedro. Seja muito bem-vinda, Riva!”, comemora André de Paula.

Prefeito Sandrinho Palmeira emite nota de pesar

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, em nome de toda a gestão municipal, vem a público externar o profundo pesar pelo falecimento de Marconi Edson, figura tão conhecida quanto querida do povo de Afogados da Ingazeira.

Não há palavras que possam transmitir, nesse momento, a grandeza dessa figura humana cuja trajetória se confunde com a própria história da nossa cidade.

Nossos sentimentos a Dona Rosilda, aos filhos e a toda uma legião de amigos que Marconi Edson fez ao longo de sua vida.

Morre Marconi do Carro de Som

Nill Júnior — Acabo de confirmar com a família o falecimento de Marconi Edson, ou Marconi do Carro de Som como era conhecido.

Marconi atuou por anos na Rádio Pajeú. Teve loja de discos, mas ficou conhecido por sua atuação com carro de som na cidade de Afogados da Ingazeira.

Com complicações do diabetes, morreu por volta das 12h30 no Hospital Regional Emília Câmara, de acordo com o filho Kel, que está muito emocionado, ao lado dos irmãos Aline e Sérgio e da esposa, professora Rosilda.

Ele chegou a ser homenageado no Carnaval do ano passado.

Perdemos todos com a morte do querido Marconi. Nossos sentimentos a familiares e amigos.

O sepultamento deverá ocorrer neste sábado. Ainda não há detalhes de velório e cemitério do sepultamento.

Kaio Maniçoba comemora chegada da água do Rio São Francisco em Carnaubeira da Penha

O deputado Kaio Maniçoba celebrou junto com o prefeito Elizinho Soares um marco histórico para a população Carnaubeirense: a chegada da tão aguardada água do Rio São Francisco. Esse avanço significativo é fruto de expressivos investimentos realizados pela Compesa no município, consolidando um compromisso em prol do bem-estar da comunidade.

O empenho político de Kaio Maniçoba, aliado à parceria estratégica com a governadora Raquel Lyra e a Compesa, foi fundamental para concretizar esse projeto que promete levar não apenas água, mas dignidade a inúmeras famílias da cidade. A confirmação dos investimentos e a concretização desse feito inédito ressaltam o compromisso do deputado em atuar em benefício dos sertanejos.

Carnaubeira da Penha vivencia um capítulo histórico ao receber pela primeira vez o abastecimento de água pela Compesa.

Brasil tem mais templos religiosos do que hospitais e escolas juntos; Região Norte lidera com 459 para cada 100 mil habitantes

g1 – O Brasil tem mais estabelecimentos religiosos do que o total somado de instituições de ensino e de saúde. É o que mostram os novos dados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São, em média, 286 igrejas para cada 100 mil habitantes do país.

Prefeito Sivaldo Albino entrega obra de requalificação de escola no bairro Boa Vista

Em um marco significativo para a comunidade do bairro Boa Vista, o Prefeito Sivaldo Albino entregou, nesta quinta-feira (1º), a conclusão da obra de requalificação da Escola Municipal Instituto Bíblico do Norte. A solenidade contou com a presença dos moradores da comunidade. Localizada no bairro Boa Vista, a escola atende à Educação Infantil e conta com mais de 300 estudantes matriculados para 2024.

A requalificação da escola abrangeu melhorias significativas na infraestrutura física, visando proporcionar um ambiente mais adequado e estimulante para o aprendizado das crianças. “Sou mãe de seis filhos, dois deles estudam na Escola IBN. O carinho é imenso desde a hora que chegam ao portão até a hora da saída. Um dos meus filhos é autista, que conta com apoio e toda assistência. Sou grata por essa equipe e pelo o que vem sendo feito nessa escola”, disse em depoimento Fabíola Oliveira.

“Quando vejo o depoimento dos pais vemos que seguimos no caminho certo. Em 2021, 74% dos estudantes com até 7 anos não sabiam ler e escrever. Em 2023 conseguimos reverter, 76% com esta mesma idade já sabia ler e escrever. Esse é o resultado de uma série de ações que estamos fazendo na Rede Municipal de Ensino. Educação é cuidar e preparar crianças para o futuro”, expressou o prefeito Sivaldo Albino.

A Escola Municipal Instituto Bíblico do Norte atende cerca de 300 e neste ano realizou mais de 100 novas matrículas, evidenciando a confiança dos pais no trabalho desenvolvido. “Fizemos melhoras em várias áreas, especialmente para as crianças, para que elas cheguem em um ambiente saudável. Quando uma criança está em um local em que se sente bem ela aprende e se desenvolve”, destacou secretária de Educação, Wilza Vitorino.

“É um momento de muita alegria, nossa gratidão ao olhar carinhoso que a Prefeitura tem. Nossa expectativa é a melhor possível, vamos acolher nossos estudantes da melhor forma”, disse Betânia Alves, gestora da escola. As aulas na unidade de ensino começam no dia 19 deste mês.

Prefeitura do Recife entrega mais uma obra de contenção de encosta no Ibura

Gestão municipal investiu mais de R$ 1,8 milhão para realizar as intervenções na área, beneficiando 29 famílias. Já são 90 barreiras concluídas desde 2021 e outras 40 estão em execução, atualmente

A Prefeitura do Recife segue executando o maior volume de obras de infraestrutura em áreas de morro da história da cidade. Nesta sexta-feira (2), o prefeito João Campos entregou a contenção definitiva de encosta e drenagem na Rua Rabilo, na UR-5, no bairro do Ibura. A gestão municipal investiu mais de R$ 1,8 milhão para realizar as intervenções na área, que foram executadas pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB).

“Essa obra de número 90 representa um recorde de investimento e ainda temos mais 40 em execução, são mais de duas obras entregues por dia, desde o início da nossa gestão. O planejamento é fazer obras onde precisa, nos lugares planos, mas principalmente nas áreas de morro da cidade, porque a prioridade é a segurança”, afirmou o prefeito João Campos.

As obras foram iniciadas em março do ano passado e já estão beneficiando diretamente 29 famílias moradoras da área. O serviço abrangeu a construção de oito muros de arrimo, totalizando 703 m², além de 658 m² de piso em concreto e 33 m de escadaria. Também foram implantados 292 m de canaleta de drenagem, 482 m² de proteção de talude em tela argamassada e 12 m de assentamento de corrimões.

“Nossa meta era de 60 obras, já estamos com 30 a mais, fora as outras que estão em andamento. Ou seja, vamos ultrapassar e muito o que estava planejado. Foi uma obra que durou oito meses e que vai trazer segurança não apenas para as 29 famílias que estão sendo diretamente contempladas, mas também todas as pessoas que moram no entorno, principalmente com as escadarias, que melhoram muito a qualidade de vida da população”, explicou Luís Henrique Lira, diretor-presidente da URB.

Dona Rosemary de Lima dos Santos, 47 anos, mora na mesma casa na Rua Rabelo há 20 anos e expressou a felicidade ao ver as barreiras concluídas. “Antes a sensação não era boa não. A gente ficava sempre preocupado com a barreira cair e tinha sempre aquela sensação de ir dormir com medo de acontecer o pior. Agora tá tudo de bom. Meu filho adorou que agora também tem espaço para brincar, fora a segurança. A espera valeu a pena”, disse ela.

OBRAS NOS MORROS – Nos últimos três anos, a Prefeitura do Recife já entregou 90 obras de encostas à população dos morros e está executando mais de 40 contenções na cidade. Com os recursos do BID, serão investidos R$ 120 milhões em 76 áreas de encostas.

Prefeitura de Garanhuns promove II Encontro Municipal de Combate à Intolerância Religiosa

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado no dia 21 de janeiro, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) realiza o II Encontro Municipal de Combate à Intolerância Religiosa. O evento será realizado na próxima segunda-feira (05), na Câmara de Vereadores, das 8h às 12h.

Com o objetivo de fortalecer a integração entre as religiões e seus líderes afim de promover diálogo em torno do compromisso com a promoção da liberdade religiosa, o encontro contará com palestra magna do ativista negro em Direitos Humanos, Edson Axé; com a fala dos líderes religiosos sobre o tema “Compromisso com a Liberdade Religiosa”, além da apresentação cultural com a banda Semente Girassol.

Toda a sociedade é convidada a participar do evento e contribuir com o debate e a disseminação da paz entre todas as crenças.

Rodrigo Pinheiro dará início a novo marco na história da Educação de Caruaru com entrega de materiais já no início do ano letivo 2024

O início do ano letivo 2024 para rede municipal de ensino de Caruaru ocorrerá, nesta segunda-feira (05), abrangendo 145 unidades educacionais, entre escolas e creches, e contemplando quase 50 mil estudantes. A acolhida do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro aos rematrículados e matriculados acontecerá, durante a reinauguração da Escola Típica Rural, a partir das 7h30, na Vila de Gonçalves Ferreira, com a presença também da secretária municipal de Educação e Esportes, Aline Tiburcio.

Nela, o chefe do Executivo dará início um novo marco na história da Educação caruaruense ao começar a realizar a entrega dos materiais escolares, fardamentos, tablets, bolsas e squeezes, já no primeiro dia de aula. “Melhorar a Educação de Caruaru tem sido uma das nossas prioridades de governo e os esforços para oferecermos as melhores condições à toda rede municipal têm sido redobrados. A partir desta segunda-feira (05), daremos início à entrega de todos os itens citados para que os nossos estudantes cheguem ao término de 2024, com um ano excelente em termos de aprendizado”, destacou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

Na sequência da programação, o prefeito também dará às boas-vindas aos alunos na Escola Municipal Professora Laura Florêncio, no bairro do Salgado, na, agora, 1ª Escola de Tempo Integral da Zona Rural, de Caruaru, Capitão João Velho, no Sítio Serra Velha, bem como no CMEI Professora Maria de Lourdes Nascimento Pontes, Tia Lourdinha, no bairro José Carlos de Oliveira.

Tais unidades, conforme ressaltou Aline Tiburcio, são reflexos dos constantes investimentos que têm sido realizados por Rodrigo na infraestrutura e no ensino para qualificar, cada vez mais, a Educação de Caruaru. “Todas elas receberam requalificações, nos últimos meses, e melhorias também podem ser percebidas nas demais unidades da rede. Destacamos a Capitão João Velho, que se tornou a 1ª ETI da zona rural da cidade, mais um grande investimento do prefeito Rodrigo Pinheiro. Em paralelo, realizamos diversas capacitações com as nossas equipes, sem falar no ingresso de quase 450 profissionais da área, o que nos leva a projetar mais um grande ano letivo na cidade”.