Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Garanhuns comemorou 145 anos neste domingo

Na bela manhã deste domingo (04), Garanhuns comemorou seus 145 anos de história. A solenidade oficial contou com hasteamento das bandeiras no pavilhão de frente ao Palácio Municipal, com o prefeito Sivaldo Albino hasteando a bandeira de Garanhuns, o Major Bruno (CBPE), a de Pernambuco, e o novo comandante do 71 BI Mtz, Ten Cel Walker Lopes Lima, hasteou a bandeira do Brasil. O MJ Tarcízio representou o 9º BPM.

A banda marcial do 71 BI Mtz executou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Garanhuns.

Logo após foi feito o tradicional corte do bolo pelas autoridades, ao som do ‘Parabéns pra Você’. A solenidade foi prestigiada, além dos militares, por vereadores, secretários e outros servidores, convidados, além da comunidade em geral. O Presidente da CDL, Luiz Carlos Andrade, representou a sociedade na cerimônia.

O prefeito Sivaldo Albino foi o único a usar da palavra, quando fez relevantes homenagens a Garanhuns, além de registrar investimentos de seu governo, que estão impulsionando o desenvolvimento do município e gerando mais qualidade de vida para a população.

A volta da comemoração do dia 04 de Garanhuns como data magna municipal, é de autoria do vereador Alcindo Correia, que se fez presente na solenidade, ao lado dos tambem vereadores Johny Albino, Salvador Silva e Marinho do Estiva.

Emoção, despedida e a energia do puro frevo marcaram o Baile Municipal de Afogados

A 17ª edição do baile municipal de Afogados da Ingazeira foi marcado por toda a energia visceral que só o frevo Pernambucano tem. A começar pela competentíssima orquestra Show de Frevo, que abriu a festa. Acompanhada pelo malabarismo mágico dos nossos passistas, o frevo correu solto, na voz e nos metais de nossos músicos da terra.

Em seguida, nas presenças do Prefeito Alessandro Palmeira; do vice, Daniel Valadares; Deputado Estadual José Patriota; Secretário de Cultura e Esportes, Augusto Martins; do adjunto, Luciano Pires, e do homenageado do carnaval 2024, Múcio Fidelis, a Prefeitura de Afogados apresentou um vídeo-tributo a Marconi Edson, homenageado do carnaval do ano passado, que faleceu na última sexta. Ao som das músicas Turbilhão, de Moacyr Franco, e último dia, de Levino Ferreira, o vídeo mostrou momentos da história de Marconi.

Após a homenagem, teve início o já tradicional concurso de fantasias. Esse ano a Prefeitura distribuiu R$ 3.900,00 em premiações nas categorias fantasias em grupo e individual. Os vencedores na categoria fantasias em grupo, os vencedores foram Hebert e o “mudinho da indireta”, com a fantasia “o menino de vó vai deixar vovó”. Em segundo, Cecília, Isadora, Catarina e Beatriz, com as fantasias de Fênix e suas “filhotas”. O casal Andreia e Tadeu, com a fantasia “casal da Heineken”, levou o terceiro lugar.

No individual, o grande vencedor da noite foi Pedro Rafael, com a fantasia “nas asas do meu pavão”. Em segundo, Ronaldo Fibras, com “o mendigo”, e em terceiro, o caboclo de lança de Luiz Guilherme. Após as premiações, toda a energia visceral do frevo retornou ao palco com o cantor oficial do Galo da Madrugada, Gustavo Travassos. O público não parou um só minuto de dançar e celebrar o ritmo que é uma das facetas da nossa mais rica identidade cultural. Gustavo eletrizou o baile, dando uma amostra do que deve ser a sua apresentação esse ano no trio elétrico que abre o desfile do galo.

Carnaval do Sucata agitou Caruaru neste sábado

No último sábado (03), os foliões de Caruaru e do Agreste pernambucano, puderam festejar e relembrar a famosa tradição das festas pré-carnavalescas da região. Com incentivo da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco – Secult e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe, o Polo Sucata reuniu uma multidão na Rua João Condé, lugar em que nasceu o bloco que gerou toda essa efervescência momesca no centro da cidade.

 “O Carnaval de Pernambuco também acontece pelo interior, onde a gente tem uma grande tradição na semana pré-Carnaval. Especialmente aqui em Caruaru, com o Carnaval do Sucata que é um grande polo que agrega pessoas de várias cidades da região, um polo famoso, que começou com Pedro Sucata. A Prefeitura de Caruaru, com apoio do Governo do Estado, através da Secult-PE, Fundarpe, Empetur e Secretaria  Estadual do Turismo, está fomentando todas as regiões, não só a região metropolitana, mas, também, o interior, como Caruaru, Pesqueira, Triunfo, Arcoverde, Bezerros, Petrolina… muitas cidades estão sendo contempladas com esse apoio do Governo de Pernambuco“, comentou Leonardo Salazar, Secretário Executivo de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco

 Há cerca 20 anos, um grupo de amigos sucateiros se reuniam para fazer uma brincadeira pré-carnavalesca sem maiores pretensões. Assim nascia o Bloco do Sucata, que desfilou com cerca de 50 pessoas em seu primeiro ano. Hoje, considerado o maior bloco pré-carnavalesco de Caruaru, reúne milhares de pessoas, e de trocinha, para bloco, acabou se tornando um Polo de Eventos.

 Hoje, a Rua João Condé esteve, mais uma vez, lotada de passistas, super heróis, caboclos, crianças, idosos, famílias inteiras mostrando que a Capital do Forró também sabe fazer Carnaval. A festa começou com o a Orquestra de Frevo Mirim e o Grupo Folia Circense animando a criançada com brincadeiras, malabares, pintura de rosto, palhaço e poesia. Logo depois, a banda olindense Academia da Berlinda colocou todo mundo pra dançar.

 Os shows seguiram tarde a dentro com Natália Calazans, Benil e Convidados e o Projeto Alceu Dispor.

PSB realiza grande ato de filiação no Ceará; Pedro Campos: “Fortalecimento da frente do PSB e das forças de esquerda no país”

Em grande ato de filiação, o Partido Socialista Brasileiro recebeu hoje (04), em seus quadros, o senador Cid Gomes, a ex-governadora do Ceará e secretária executiva do Ministério da Educação do Brasil, Izolda Cela, e 40 prefeitos e prefeitas cearenses. O evento contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, do ministro da Educação, Camilo Santana, do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, do deputado federal, Pedro Campos, e de diversas lideranças políticas do país.

Em sua fala, Pedro ressaltou a importância do ato para a consolidação das forças de esquerda do país. “Hoje é um dia histórico para o Ceará e para o Brasil, tão importante quanto foi o passo dado pelo presidente Alckmin quando se colocou como vice-presidente do presidente Lula. Demonstra o fortalecimento da frente do PSB e das forças de esquerda no nosso país”, afirmou.

O parlamentar relembrou a primeira filiação do senador Cid Gomes, realizada na presença do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos. “Cid, você teve a oportunidade de ser recebido anteriormente no PSB pelo meu pai. Hoje eu venho representando, além dos deputados federais, o prefeito do Recife, João Campos, para dizer que você é muito bem-vindo. Tenho certeza que você ainda vai construir muito no PSB”, afirmou.

Na ocasião, o parlamentar ressaltou a importância de dar segurança e sustentação para o governo do presidente Lula. “É preciso dar sustentação às forças de esquerda para que o ministro Camilo e Izolda continuem revolucionando a educação, para que a gente continue tirando o povo e o Brasil do mapa da fome”, afirmou.

O parlamentar relembrou o legado de Arraes. “Eu aprendi com o cearense Doutor Arraes, que quem milita nas forças de esquerda precisa defender de forma inegociável a democracia, a soberania popular e nacional, a organização da luta do povo e priorizar sempre os que são excluídos e marginalizados pela nossa sociedade. É desse lado que seguiremos lutando”, concluiu.

Com Maestro Forró, Spok, Almir Rouche e Priscila Senna entre as atrações, programação dos polos do Carnaval Vitória das Alegorias 2024 é divulgada

A Prefeitura da Vitória de Santo Antão divulgou, neste sábado (03/02), a programação oficial do Carnaval 2024, o Vitória das Alegorias. A festa nos núcleos de folia tem início na sexta-feira (09/02), dia do frevo, e no Polo Estação do Frevo, situado na Praça Leão Coroado, centro do município, se apresentam a banda Som da Terra e a cantora Lady Falcão, em um grande baile municipal a céu aberto.

No sábado (10/02), a partir das 20h, o polo Estação do Frevo vai receber o artista vitoriense Jonatha Chocolate, o Maestro Forró e o cantor Aduilio Mendes. No domingo (11/02), a festa prossegue com Samba das Antigas, Embaixadoras e Spok Frevo Orquestra, iniciando às 20h.

Já na segunda-feira (12/02), no mesmo horário, a folia começa com o show de Marron Brasileiro, seguido de Priscila Senna e Almir Rouche. No último dia de festa, na terça-feira (13/02), se apresentam, com início às 20h, Watusi, Clara Sobral e Nildo Ventura.

“O Carnaval de Vitória é uma festa diferente, porque o povo já nasce com a essência de brincar na folia. Em todos os cantos, você encontra pessoas frevando e se divertindo. Buscamos a valorização dos artistas regionais, bem como os do nosso município”, destacou Demétrius Lisboa, secretário de Cultura, Turismo e Economia Criativa.

Com mais de 150 agremiações desfilando em todo seu ciclo carnavalesco, Vitória tem o maior Carnaval do interior, sendo conhecida como a cidade “onde os bichos se encontram”. Cisne, Leão, Camelo, Girafa, Galo, Sapo, entre outros animais da fauna brasileira, imprimem seus nomes nos estandartes locais. A programação das agremiações podem ser conferidas no site: www.prefeituradavitoria.pe.gov.br/carnaval

Nesta edição a festa presta homenagens ao Clube de Fados Taboquinhas e ao Clube Misto Urso Branco, que celebram 100 anos de história, além dos carnavalescos Toinho do Atelier, Carlos Freire, Lula Damião e Edvaldo Melo (Ratinho), que faleceram recentemente.

Além da Estação do Frevo, a Praça Dom Luís de Brito e a Avenida Silva Jardim, no bairro da Matriz, será o encontro da cultura popular e alternativa, bem como das atrações infantis. No Livramento, onde sai os blocos de trio elétrico, um polo estará fazendo o esquenta dos foliões. Também haverá programação na zona rural da cidade, como em Pirituba, Oiteiro e Mocotó.

“Vitória tem uma tradição ímpar e isso deve ser valorizado sempre. Venham para Vitória, visitar, brincar e levar as melhores lembranças da terra onde os bichos se encontram. Aqui temos uma festa multicultural, que acontece todo dia e o dia todo”, finalizou o prefeito Paulo Roberto.

PROGRAMAÇÃO – POLO ESTAÇÃO DO FREVO
PRAÇA LEÃO COROADO – CENTRO

9 DE FEVEREIRO – SEXTA-FEIRA
(BAILE MUNICIPAL)

20h – SOM DA TERRA
22h – LADY FALCÃO

10 DE FEVEREIRO – SÁBADO

20h – JONATHA CHOCOLATE
22h – MAESTRO FORRÓ
00h – ADUÍLIO MENDES

11 DE FEVEREIRO – DOMINGO

20h – SAMBA DAS ANTIGAS
22h – EMBAIXADORAS
00h – MAESTRO SPOK

12 DE FEVEREIRO – SEGUNDA-FEIRA

20h – MARRON BRASILEIRO
22h – PRISCILA SENNA
00h – ALMIR ROUCHE

13 DE FEVEREIRO – TERÇA-FEIRA

20h – WATUSI
22h – CLARA SOBRAL
00h – NILDO VENTURA

Em Flores, Marconi Santana anuncia Onofre de Souza em seu palanque

Bomba na política de Flores. Em um vídeo nas redes sociais,  o prefeito Marconi Santana anunciou o alinhamento com Onofre de Souza, diz blogueiro Nill Júnior.

O político vinha militando há um bom tempo na oposição.  Ex-vereador, chegou a disputar contra o próprio Marconi em 2020, chegando a 36,86% dos votos, contra 63,14% do atual prefeito. O anúncio foi feito ao lado do vereador Vaninho.

“Conversa bastante proveitosa para Flores, para o nosso partido e evidentemente para um futuro melhor para cada florense”. Marconi disse ter desenvolvido a conversa com transparência. “Tenho Onofre como um amigo, mesmo tendo ficado distante por um tempo, mas tá retornando e a gente fazendo essa união em torno do crescimento de Flores”.

“A gente tá retornando para onde tudo começou,  lá em 2000, na minha primeira campanha, foi juntamente com você. Vamos integrar novamente o grupo e a gente quer somar e fortalecer pra que Flores cada dia cresça mais e evolua”, disse Onofre.

Aparentemente,  dentre os motivos políticos,  Onofre estava insatisfeito com o fato de Soraya Murioka reaparecer se dizendo a solução para Flores, mesmo depois de um governo atabalhoado,  a ponto de ser vencida em 2016 por Marconi Santana.

 

Baile Municipal celebra protagonismo feminino no Carnaval do Recife

A 58ª edição da tradicional festa da capital pernambucana foi marcada por sucesso de público e reverência às tradições.

Com uma programação que valorizou o protagonismo das mulheres, o Baile Municipal do Recife 2024 lotou o Classic Hall na noite deste sábado (3). Os ingressos se esgotaram antes mesmo do início da festa e o prefeito João Campos acompanhou tudo – conversou com o público presente, deu entrevista à imprensa e conferiu os detalhes, certificando-se do sucesso do Baile já tão tradicional da cidade.

“É uma alegria realizar mais um Baile Municipal do Recife, uma tradição de 58 edições. Neste ano, temos o ineditismo de fazer o baile protagonizado por atrações femininas, trazendo a nossa cultura, o nosso frevo e o que há de melhor na nossa tradição. Na próxima semana, a gente começa o Carnaval oficialmente na quinta-feira, mas o Baile já marca o início da festa”, comentou João Campos.

Celebrando as tradições pernambucanas, grandes artistas da cena local e nacional, como Iza, Elba Ramalho, Vanessa da Mata, Michele Melo, Lia de Itamaracá, Gerlane Lops e Nena Queiroga, subiram ao palco do Baile Municipal embaladas pelos acordes da Orquestra Popular do Recife, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e Spok Frevo Orquestra.

A foliã Camila Novaes esteve pela primeira vez no Baile Municipal. “Passei muitos anos tentando vir e neste ano foi que consegui. Um palco feminino é maravilhoso, estou aproveitando mesmo”, disse ela.

Já a professora aposentada Edileide Almeida, 76 anos, comparece ao Baile Municipal todos os anos, desde 2016. Ela chegou com um grupo de 17 amigas, vizinhas que moram no Janga, na cidade de Paulista, na Região Metropolitana do Recife. “As mulheres têm que ter prioridade e estar em todas. Mulheres, hoje em dia, dirigem até caminhão. E esse baile é muito bom, a gente se diverte, esquece tudo e cai no frevo. Já teve ano que eu vim com um grupo de 50 pessoas”, contou ela.

Desde 2013, o Baile Municipal conjuga a folia carnavalesca com a solidariedade e beneficia entidades sociais com reconhecidos trabalhos de prestação de assistência social em prol da comunidade. Mais de 50 instituições já foram beneficiadas com mais de R$ 4,5 milhões arrecadados pela festa ao longo dos últimos anos. Em sua 58ª edição, o Baile Municipal do Recife vai destinar sua renda para seis entidades da cidade. Serão elas: a Articulação e Movimento Para Travestis e Transexuais – Amotrans; o Grupo de Assistência Social, Esporte, Cultura e Lazer – Mulheres Em Ação, o Grupo Espírita Esperança Sempre Viva, o Clube Carnavalesco Mixto Seu Malaquias, o Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife e a Apae Fitcamp Sports..

Governadora Raquel Lyra faz entregas importantes no Sertão de Pernambuco nesta segunda (5)

Marcando o início das aulas na Rede Estadual de Ensino, a governadora Raquel Lyra participa da abertura do ano letivo e entrega, nesta segunda-feira (5), às 9h, a nova quadra da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Adauto Carvalho, localizada no município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. A gestora lança, ainda, o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PEAAF). Também serão entregues 170 títulos de propriedade pelo Programa Morar Bem.
 
À tarde, no município de Carnaubeira da Penha, no Sertão de Itaparica, será entregue a obra de requalificação da PE- 425 e ainda lançado o CNH Rural, programa que contempla agricultores e agricultoras familiares de Pernambuco com a gratuidade da emissão da habilitação

Prefeitura do Recife entrega mais três vias beneficiadas pelo Programa Rua Tinindo no Ipsep

O prefeito do Recife, João Campos, entregou neste sábado (03) mais três obras de pavimentação e drenagem concluídas do Programa Rua Tinindo, desta vez no bairro do Ipsep. As intervenções foram executadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) nas ruas Rio Jordão, Rio Bonito e Rio Ipojuca, e melhoraram as condições de circulação tanto de veículos quanto de pessoas, além do sistema de escoamento de águas das chuvas.

“A gente poder, no mesmo dia, inaugurar as ruas Rio Jordão, Rio Bonito, Rio Ipojuca, não é uma tarefa fácil, nem a gente faria isso se estivesse sozinho. Então eu quero aqui agradecer a todo mundo que está aqui, principalmente os moradores que estão aqui há 40, 50, 60 anos, esperando por essa obra. Nós temos um plano de investimentos muito grande no bairro IPSEP, porque o desafio da drenagem aqui é muito grande e não tem solução fácil para problema difícil”, afirmou João Campos.

As obras do Programa Rua Tinindo vão beneficiar cerca de 150 vias nos próximos dois anos, um investimento de cerca de R$ 150 milhões. Já foram concluídas 45 ruas e iniciados os serviços de pavimentação e drenagem em 30 vias distribuídas nas seis RPAs da cidade, melhorando as condições de tráfego e levando mais conforto, dignidade e qualidade de vida para moradores e condutores. Outras 10 ruas já estão com o início de obras programado.

Na Rua Rio Jordão, o trecho contemplado possui uma extensão de 180 metros em linha reta e a pavimentação foi executada em asfalto, numa área de 1.180,79 m². A drenagem conta agora com a implantação de 224,48 metros de tubulação e 16 caixas de ligação. Também foram implantados 419,41 metros de meio fio e 885,32 m² de passeios em piso intertravado. A intervenção teve um investimento de R$ 757.924,24.

O empresário Bruno Ferreira, 27 anos, aprovou a transformação da rua onde mora há dois anos, a Rio Jordão. “Vivo no IPSEP desde que nasci e estou nesta rua há dois anos, com a minha esposa e meu filho. Aqui tinha muitos buracos, havia alagamentos e água entrava nas casas. Com a pavimentação e com a drenagem, resolveu isso. Foi perfeito”, disse ele.

Já a Rua Rio Bonito recebeu um investimento total de R$ 838.264,46. O trecho contemplado possui uma extensão de aproximadamente 220 metros em linha reta e a pavimentação foi executada em asfalto, numa área de 1.510,67 m². Os passeios foram feitos em uma área de 1.289,34 m² em piso intertravado e foram implantados 475,73 m de meio fio. Já a rede de drenagem contou com a implantação de 175,61 metros de tubulação e 13 caixas de ligação.

De acordo com a servidora pública Jani Albuquerque, 63 anos, as calçadas e a Rua Rio Bonito estão lindas e todo o ambiente está mais agradável: “Aqui era horrível, cheio de buracos na rua toda, três moradoras caíram aqui. Há 40 anos a gente lutava por isso, participamos de reuniões. Agora mudou tudo, graças a Deus e ao prefeito”.

A Rua Rio Ipojuca recebeu nova pavimentação em asfalto em uma extensão de 380 metros, correspondendo a uma área total de 2.093,47 m². O investimento foi de R$ 1.583.445,57, que também custeou a implantação de 320,30 metros de tubulação de drenagem, 21 caixas de ligação, 810,43 m de extensão de meio fio e 2.021,36 m² de passeios em piso intertravado.

De acordo com Kátia Maria de Lima, 61 anos, a espera foi longa, mas a Rio Ipojuca foi totalmente transformada. “Moro aqui há 57 anos, me considero praticamente uma fundadora daqui, pois cheguei aos quatro anos de idade. Aqui era cheio de lama e de mato e as águas não escorriam. Para chegar uma ambulância, caso alguém precisasse de socorro, era uma dificuldade. Agora está ótimo, melhor não poderia ficar, o trabalho valorizou a rua, valorizou as casas”, comentou ela.

Governo anuncia mudanças na Secretaria de Projetos Estratégicos

Foi publicado no Diário Oficial deste sábado, 3, o ato de exoneração, a pedido, da secretária de Projetos Estratégicos de Pernambuco, Carolina Cabral. Em seu lugar assume a Pasta o engenheiro civil Rodrigo Ribeiro, atual Secretário Executivo de Obras de Desenvolvimento Urbano da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado.

“Agradeço a Carol por toda dedicação ao serviço público desde o início da nossa gestão como secretária de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas e de Projetos Estratégicos. Ela também contribuiu muito na Prefeitura de Caruaru como Secretária Executiva de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa e como Secretária de Planejamento e tenho certeza que terá muito sucesso em seus novos projetos. Rodrigo, que já estava no nosso time, assume a Secretaria para dar continuidade às nossas ações estratégicas que são coordenadas pela secretaria”, declarou a governadora Raquel Lyra.

*Currículo*

Rodrigo Ribeiro de Queiroz é concursado da Caixa Econômica Federal desde 2012. É formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande-PB, com MBA em Gestão de Pessoas na UNIFACS – Universidade de Salvador e concluindo o MBA em Liderança Estratégica e Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance pelo IPOG – Instituto de Pós-Graduação & Graduação.

Na CAIXA, exerceu função gerencial desde 2015, com atuação em estados como Bahia, Maranhão e Pernambuco, onde foi Gerente de Filial na Gerência Executiva de Governo de Caruaru atendendo a 170 municípios em todo Estado.

Antes da Caixa Econômica Federal, atuou na área de Saneamento como concursado da EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A., onde exerceu função gerencial entre 2007 e 2012, respondendo pela Operação de Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário em diversos municípios do Estado da Bahia.