Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Simão Durando recebe selo da Caixa por referência estadual em gestão sustentável

Petrolina, no Sertão do São Francisco, mais uma vez é referência e orgulho para o estado de Pernambuco. Nesta segunda-feira (5), o prefeito Simão Durando recebeu o Selo CAIXA Gestão Sustentável em reconhecimento aos indicadores públicos que mostram a aplicação de boas práticas de governança e responsabilidade socioambiental na gestão pública municipal.

A cidade alcançou 75 pontos na avaliação da instituição federal, classificando-se com a maior nota do estado, ficando à frente de Garanhuns e Caruaru. Foram analisados 20 indicadores distribuídos em quatro categorias: Ambiental, Social, Governança e Climático. O certificado foi entregue pela equipe da superintendência da Caixa Econômica em Petrolina.

Além do reconhecimento de uma gestão eficaz, o selo garante condições diferenciadas na contratação de serviços e de produtos bancários. A gestão aumenta, dessa forma, a possibilidade de novos investimentos subsidiados pelo Governo Federal.

Para o prefeito Simão Durando, esse é mais um reconhecimento do trabalho desenvolvido no município nos últimos anos e vem se somar aos demais títulos recebidos em diversas áreas de gestão, tecnologia, educação, qualidade e social. “Mais que um selo, isso é mais um reconhecimento do grande momento histórico de Petrolina. Desde 2017, nossa cidade é referência em administração pública com premiações em diversos setores. Agora, mais uma vez, dispontamos como exemplo em gestão, como prova este Selo CAIXA de Governança. Um momento que gostaria de compartilhar com toda a equipe, com todos os servidores, de todas as secretarias. Agradecemos também aos que fazem a Caixa Econômica e o Governo Federal, que têm sido parceiros deste momento de crescimento vivido pelo município de Petrolina”, concluiu.

Fita mal sinalizada quase causa tragédia em Afogados

Um senhor identificado por Binga, quase perde a vida há pouco no cruzamento das movimentadas ruas Senador Paulo Guerra e Décio Amaral Padilha.

No local, que será polo de Carnaval, foi atravessada uma fita sem nenhuma comunicação prévia e muito mal sinalizada, um risco para motociclistas e trabalhadores que passam no local.

Por pouco, o acidente não tem maior gravidade. O homem lesionou o pescoço e tombou com força.

O programa Manhã Total apura de quem é a responsabilidade pela colocação da fita, aparentemente para receber a estrutura de palco para o carnaval.

Para esses casos, é obrigatória uma sinalização adequada informando a intervenção. Mas há queixas de falta de melhor comunicação nessa e em outras intervenções. O homem foi ajudado por populares. Apesar do susto, teve apenas um corte no pescoço, além das dores fruto da queda. Poderia ter sido muito pior.

Coluna do Finfa

Reunião – O deputado estadual Luciano Duque, teve ontem (05), reunião com o secretário-executivo de Direitos Humanos, Jayme Asfora, acompanhado do cacique Marcos Xukuru e do deputado estadual Eriberto Filho. Na pauta proteção e segurança. “Marcos é liderança do Povo Xukuru, que teve sua terra reconhecida, demarcada e homologada, em 2002, e também internacionalmente reconhecida como de direito desse povo pela Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). A briga pela terra, o fez sofrer uma tentativa de assassinato, desde então ele é protegido pela justiça, mas atualmente está sem proteção. Precisamos garantir a segurança do cacique e os direitos do Povo Xukuru, principalmente, nesse clima de tensão política que vive o município atualmente”, disse Duque.

Anunciou – O prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, anunciou ontem (05), a programação oficial do Carnaval 2024, o Vitória das Alegorias. A festa nos núcleos de folia tem início na sexta-feira (09/02), dia do frevo, e no Polo Estação do Frevo, situado na Praça Leão Coroado, centro do município, se apresentam a banda Som da Terra e a cantora Lady Falcão, em um grande baile municipal a céu aberto. Entre as as atrações dos quatro dias, estarão se apresentando os artista vitoriense Jonatha Chocolate,Maestro Forró,Aduilio Mendes, Samba das Antigas, Embaixadoras, Spok Frevo Orquestra, Marron Brasileiro, Priscila Senna, Almir Rouche, Watusi, Clara Sobral e Nildo Ventura.

Dez presentes – Na passagem da governadora Raquel Lyra na manhã de ontem em Serra Talhada, dos 17 prefeitos do Alto Pajeú, somente 10 marcaram presenças: Sandrinho Palmeira (Afogados da Ingazeira), Zeinha Torres (Iguaracy), Luciano Torres (Ingazeira), Anchieta Patriota (Carnaíba), Marconi Santana (Flores), Irlando PArabólica (Santa Cruz da Baixa Verde), Nicinha Melo (Tabira), Djalma Alves (Solidão), Luciano Bonfim de Triunfo, que foi o último a chegar e o primeiro a sair antes do término da cerimônia, e a prefeita Márcia Conrado que foi a anfitriã, de deputados só estavam presente Kaio Maniçoba e Doriel Barros.

Candidatíssimo – Em conversa com este blogueiro, o ex-prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Zé Bezerra, confirmou que é candidato a prefeito nas eleições de outubro. “Sou filiado ao PTB e estarei disputando o pleito de outubro, sou candidatíssimo e vamos tirar Santa Cruz do colapso”, disse Zé Bezerra.

Disse“São mais de R$ 17 milhões para garantir a compra dos produtos de trabalhadores do campo. Estamos apoiando o agricultor para que ele possa viver do seu próprio sustento. E não só isso, nós entregamos essas comidas para associações que têm atendimento às pessoas em alta vulnerabilidade social. Quem planta no campo deve ser respeitado e as pessoas precisam ter a garantia de que vão comer. Esse é o nosso grande intuito”. (Governadora Raquel Lyra, ontem em Serra Talhada, após lança o edital para o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar – PEAAF)

Ganhando aliados – A pré-candidata a prefeita de Sertânia, Pollyana Abreu, ganhou uma aliada de peso ontem (05), trata-se da ex-vereadora Márcia Ferreira, que aderiu sua pré-candidatura. Segundo este blogueiro foi informado por uma fonte sertaniense, Pollyana poderá ganhar mais dois vereadores da base do prefeito Ângelo Ferreira, o vereador mais votado nas eleições de 2020, Tadeu Queiroz e Niltinho Sousa.

Disse“São mais de R$ 17 milhões para garantir a compra dos produtos de trabalhadores do campo. Estamos apoiando o agricultor para que ele possa viver do seu próprio sustento. E não só isso, nós entregamos essas comidas para associações que têm atendimento às pessoas em alta vulnerabilidade social. Quem planta no campo deve ser respeitado e as pessoas precisam ter a garantia de que vão comer. Esse é o nosso grande intuito”. (Governadora Raquel Lyra, ontem em Serra Talhada, após lança o edital para o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar – PEAAF)

Agenda – Ainda cumprindo agenda no Sertão, a governadora Raquel Lyra realiza o anúncio da chegada do gás natural no polo industrial da Copergás, às 9 horas, no município de Araripina, no Sertão do Araripe. A iniciativa tornará a produção do Polo Gesseiro do Araripe mais sustentável, já que a maior parte das empresas ainda utiliza a queima da lenha como fonte de energia. Às 11 horas, a gestora participa da inauguração da subestação da Neoenergia. Já no período da tarde, às 14h30, será inaugurado o Parque Solar da Compesa, no município de Flores, no Sertão do Pajeú.Foto: Finfa

1º lugar – O jovem Alex Sandro Lacava Vieira Júnior, filho do casal afogadense, Alex Sandro (Leco de Zé Vieira) e Joanhyze Brito, foi aprovado em 1º lugar em Engenharia da Computação UPE. . Parabéns ao pais e ao garoto. Sucesso nessa nova etapa!

Frase“Fico preocupado ao ver o Governo do Estado chamando de volta os servidores cedidos, especialmente quando muitas prefeituras do interior dependem desses profissionais em seus escalões técnicos para impulsionar o desenvolvimento local”. (Deputado estadual José Patriota, criticando à recente movimentação do Governo Estadual em convocar de volta os servidores cedidos a outras instituições, incluindo prefeituras).

Voltando – A Câmara Municipal de Vereadores de Afogados da Ingazeira, volta as suas atividades nesta terça-feira (06), com a a 1ª Sessão Extraordinária de 2024, às 9 horas.

Você sabia? – Que o militante petista Odílio Lopes (foto), já está acompanhando o prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira em suas agendas. Odílio vai assumir oficialmente a Secretaria de Governo, em substituição a Alexandre Morais.

Perguntar não ofende – O ex-vereador de Afogados da Ingazeira, Hamilton Marques será candidato a vereador nas eleições de outubro?

Crediamigo será referência para programa nacional de estímulo ao empreendedorismo

O Crediamigo será referência para um novo programa do governo federal, que visa estimular o empreendedorismo no Brasil. O ministro do Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, propõe utilizar a metodologia do programa de microcrédito urbano do Banco do Nordeste (BNB) como base da iniciativa, a ser replicada em nível nacional.

O ministro se reuniu hoje, 5, com o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, na sede da instituição financeira, em Fortaleza, para conhecer de perto o programa, considerado o maior da América Latina.

“O Banco do Nordeste deve ser o grande orientador dessa iniciativa por conta da experiência que tem no microcrédito e, sobretudo, na busca ativa de clientes. O BNB desenvolveu um método eficaz de prospecção, concessão e orientação de clientes que merece ser replicado”, destacou o ministro.

Paulo Câmara ressaltou números do Crediamigo, incluindo os R$ 10,6 bilhões destinados no último ano para uma base ativa de cerca de dois milhões de clientes, com uma média de 14 mil operações de crédito realizadas por dia.

Recentemente, o BNB anunciou plano de expansão que deve mais que dobrar a capilaridade do Crediamigo, saltando das atuais 472 unidades para 1.000 pontos de atendimento. A expansão inclui ainda modernização, padronização e reposicionamento de alguns pontos já existentes.

“É um programa que tirou muitos empreendedores da invisibilidade, dando oportunidade a milhões de pessoas de realizar o sonho de ter o próprio negócio. O BNB está à disposição do governo federal para que mais brasileiros tenham acesso a essa metodologia de crédito consolidada, que contribui de modo efetivo para geração de emprego e renda em nossa região,” afirmou o presidente do Banco do Nordeste.

Após a reunião, Banco do Nordeste e Ministério do Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte iniciarão uma série de agendas para repassar informações e elaborar as bases do programa nacional de empreendedorismo.

José Patriota critica iniciativa do Governo de Pernambuco sobre servidores cedidos

Na atividade parlamentar desta segunda-feira (5), na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual José Patriota fez críticas à recente movimentação do Governo Estadual em convocar de volta os servidores cedidos a outras instituições, incluindo prefeituras. Ex-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Patriota destacou a importância desses profissionais nos escalões técnicos municipais e reforçou a necessidade de diálogo efetivo entre o governo estadual e os municípios.

“Fico preocupado ao ver o Governo do Estado chamando de volta os servidores cedidos, especialmente quando muitas prefeituras do interior dependem desses profissionais em seus escalões técnicos para impulsionar o desenvolvimento local”, disse Patriota. O ex-prefeito de Afogados da Ingazeira também destacou a tradicional parceria entre entes, independentemente de alinhamentos partidários.

O deputado ainda reforçou a necessidade de um diálogo efetivo, alertando para o impacto nas gestões municipais que muitas vezes enfrentam desafios em garantir quadros capacitados. “Ainda há espaço para o diálogo, mas é preciso que ele saia do discurso e seja efetivamente posto em prática para fazer bem a Pernambuco e ao povo pernambucano”, concluiu.

Ao lado da governadora Raquel Lyra, Kaio Maniçoba realiza entregas em Serra Talhada e Carnaúbeira da Penha

Em um dia repleto de realizações para a população pernambucana, o deputado Kaio Maniçoba, ao lado da governadora Raquel Lyra, concretizou importantes compromissos em Serra Talhada e Carnaúbeira da Penha. Nesta segunda-feira (05), foram entregues em Serra Talhada, títulos de propriedade, realizando o sonho da casa própria para famílias sertanejas.

O deputado destacou a importância da escritura como garantia da casa própria, contribuindo para a meta ambiciosa de beneficiar 60 mil famílias em Pernambuco com moradias dignas até 2026. “O título de propriedade pode dar dignidade a quem mais precisa. Por isso a importância de estar aqui em Serra Talhada para participar dessa importante entrega”, afirmou Kaio Maniçoba durante seu discurso.

Em Carnaúbeira da Penha, o dia foi marcado pela emoção da entrega da primeira etapa de abastecimento de água na história do município. Essa ação foi uma luta pessoal do deputado, que expressou sua gratidão ao povo da cidade, ao prefeito Elizinho, à governadora Raquel Lyra e ao presidente da Compesa, Alex Campos, pelo empenho em tornar esse projeto uma realidade. “O acesso à água é um direito universal conquistado pelo povo carnaubeirense. Quando assumi o compromisso de lutar pelo povo, eu sabia exatamente onde queríamos chegar, e o dia de hoje marcou o inicio de um novo tempo na cidade”, destacou o deputado.

O dia também foi marcado pela entrega da PE-425 e pelo lançamento do CNH Rural, reforçando o compromisso contínuo com a melhoria da qualidade de vida na região.

No Sertão de Itaparica, governadora Raquel Lyra leva água tratada pela primeira vez a Carnaubeira da Penha, entrega a requalificação da PE-425 e lança a edição 2024 do Programa CNH Rural

Em Carnaubeira da Penha, no Sertão de Itaparica, a governadora Raquel Lyra realizou entregas e fez uma série de anúncios estratégicos para a região nesta segunda-feira (5). A gestora inaugurou, por exemplo, a primeira etapa do sistema de abastecimento de água do município. Pela primeira vez, a água tratada da Adutora do Pajeú chega às torneiras da cidade. A governadora também realizou a entrega da nova PE-425 após a restauração da via, que é estratégica para a trafegabilidade entre as regiões sertanejas Central e de Itaparica. Por último, a gestora anunciou a nova edição do programa CNH Rural, com a criação de 20 mil vagas, o dobro da última edição, que foi em 2021/2022.
 “É uma alegria poder ver a água tratada dentro da casa da população. Uma adutora poderia ser a solução para a chegada de água, e com decisão política nós fizemos. Também entregamos no dia de hoje uma estrada nova, a PE-425, uma ligação importante aqui no Sertão do nosso Estado, que permite o escoamento da produção do pequeno produtor familiar. E para a população que sonha em tirar a Carteira de Habilitação, vamos criar 20 mil inscrições para essa oportunidade. A nossa mudança parte do princípio de que a gente só promete aquilo que pode cumprir, e dentro do mais rápido espaço de tempo”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.
A chegada de água tratada a Carnaubeira da Penha vai beneficiar diretamente os cerca de 13 mil moradores da cidade, que até este momento não possuía concessão da Compesa e era abastecida por um conjunto de seis poços. A segunda etapa do sistema de abastecimento do município está em fase de elaboração de projeto pela equipe da Secretaria de Recursos Hídricos e de Saneamento do Estado. Esta etapa contemplará a adequação de toda a rede de distribuição, permitindo uma entrega mais eficiente de água para a população.
“Desde 2013 que a Adutora do Pajeú passa por essas terras e por praticamente todas as cidades da região, mas Carnaubeira foi esquecida nesse contexto. Quando o problema foi posto para nós, há três meses, nós corremos para resolvê-lo e agora estamos trazendo água pra cá. Água do São Francisco, de excelente qualidade. Em mais uns meses a gente vai fazer com que essa água seja distribuída em todas as residências”, pontuou o secretário de Recursos Hídricos e de Saneamento do Estado, Almir Cirilo.
“Esperamos muito para ver a água boa do Rio São Francisco nas torneiras. Se a população quisesse água boa tinha que comprar. Mas isso está superado, a água chegou e o sonho foi realizado”, registrou o prefeito de Carnaubeira da Penha, Elízio Soares Filho.
A restauração da PE-425, que contou com investimento de R$ 61 milhões, vai melhorar a locomoção de  57 mil moradores de Floresta, Mirandiba e Carnaubeira da Penha, municípios interligados pela rodovia, no trecho com 43,4 quilômetros de extensão. A via também vai garantir acesso mais curto, rápido e seguro aos usuários que seguem com destino aos estados da Bahia, Paraíba e Ceará, além de facilitar o escoamento da produção agropecuária.
 
“A população dessa região, principalmente de Carnaubeira da Penha e de Floresta, pedia essa estrada porque conecta as duas cidades de forma digna. E nós fizemos mais de 70% da obra dentro da gestão, com mais de 60 milhões empregados nos serviços”, disse o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra.
“A governadora trouxe dignidade para as pessoas da região, porque essa obra era sonhada há muitos anos. Gratidão é o que expresso neste momento de uma entrega tão importante”, disse o deputado estadual Kaio Maniçoba.
 
Em nova edição do Programa CNH Rural, agricultores familiares pernambucanos terão a oportunidade de realizar de forma gratuita as etapas para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além da criação das 20 mil vagas, a governadora informou que as 8.741 pessoas que se inscreveram no último exercício e não foram convocadas serão chamadas a partir desta terça-feira (6).
Na edição de 2024-2025, as mulheres agricultoras serão priorizadas na convocação de inscritos. Nesta terça, será publicada uma portaria do Detran com os procedimentos de inscrição, que poderão ser feitas pelo próprio site do órgão. Para as pessoas que não foram convocadas na última edição, a lista será divulgada nos canais oficiais do Detran.
 
“O programa contempla trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar com o processo inteiramente gratuito de retirada e renovação da CNH”, disse o presidente do Detran-PE, Carlos Fernando Ferreira.
 
Participaram do evento público a prefeita Rorró Maniçoba, de Floresta, e os prefeitos Bernardo Maniçoba, de Itacuruba; Dr. Evaldo Bezerra, de Mirandiba; e Márcia Conrado, de Serra Talhada. Os secretários estaduais Hercílio Mamede (Casa Militar), Ellen Viégas (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca) e Fernando Holanda (Assessoria Especial) também estiveram presentes na solenidade, assim como lideranças políticas e da sociedade civil locais.

Eriberto Rafael festeja no “bloco do coração” e faz grande festa no Recife

A Rua da Lama recebeu uma multidão, no último domingo (04/02), no tradicional Bloco do Coração. A festa teve o apoio cultural do vereador do Recife Eriberto Rafael e contou com a presença dos deputados estadual, Eriberto Filho, e federal, Eriberto Medeiros, reunindo gente de todas as partes da capital pernambucana, num show comandado pela Musa, Priscila Senna, com apresentações de Brunessa França, Conde Só Brega e Banda Sentimentos. Tantas atrações e uma energia incrível contagiaram o público das comunidades nessa tradicional prévia carnavalesca.

O bloco é realizado todos os anos, desde 1991, um domingo antes do carnaval, sempre com a presença do deputado federal Eriberto Medeiros, do vereador Eriberto Rafael, do deputado estadual Eriberto Filho e reúne gente das comunidades do Recife, especialmente na Zona Oeste, nas localidades Cordeiro, Prado, Zumbi, Torrões, Sítio do Berardo, Sítio do Cardoso, Torre, Vila Santa Luzia, Roda de Fogo, San Martin, Mangueira, Mustardinha, Afogados e todos os bairros da Avenida Caxangá. Foram cerca de seis horas de festa, ajudando os comerciantes locais e valorizando as festividades descentralizadas, onde a população de comunidades tem a oportunidade de se divertir de forma ordeira e animada.

O vereador Eriberto Rafael destacou que a cantora Priscila Senna e todos os artistas abrilhantaram esse bloco que vem tendo um crescimento ao longo do tempo, ganhando destaque na capital pernambucana, como uma festa para todos. “A gente trouxe a Musa pra comunidade porque ela é a cara das nossas comunidades, é o lugar onde a gente realmente abraça o brega, a música do povo. Nós buscamos dar pra as nossas comunidades o melhor. Fazer uma festa ordeira, de família, pra todos os públicos e que ajuda tanta gente a lucrar com seu comércio ou venda ambulante”, defendeu o vereador.

Na Fiesp, ministro Silvio Costa Filho apresenta projetos portuários para atrair investidores

Buscando atrair novos investidores para impulsionar o setor portuário brasileiro, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, se reuniu, na manhã desta segunda-feira (5), com o presidente de Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes. Na reunião, que ocorreu na capital paulista, Costa Filho detalhou o plano de investimentos do governo federal, que prevê um volume de recursos na ordem de R$ 78,5 bilhões, até 2026.

Segundo o ministro, levar o PAC Portos até a sede da Federação é uma forma de dialogar cada vez com o setor produtivo nacional e internacional e afirmou que esse é um pedido do próprio presidente Lula, para trazer mais investimentos para o País.“O PAC Portos vai garantir mais de 50 bilhões de investimentos e queremos trazer o setor privado para prover esses investimentos, que serão fundamentais para o Brasil, sobretudo, pensando no desenvolvimento econômico e na geração de emprego e renda. A determinação do presidente Lula é de ampliarmos o diálogo com o setor produtivo e os trabalhadores”.

Costa Filho explicou, ainda, sobre os mais de 35 leilões que estão previstos para serem feitos na Bolsa de Valores, a B3. Entre os projetos que Costa Filho levou para apresentar aos investidores estão programas de arrendamentos e concessões. No setor, os arrendamentos são a forma de contrato com parceiros privados para a exploração das instalações portuárias, ou seja, para exercer a atividade de movimentação de passageiros ou a de movimentação e armazenagem de mercadorias.

A licitação de novos arrendamentos é uma das estratégias para o aumento de investimentos na ampliação da infraestrutura portuária, de acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, que vai proporcionar maior eficiência operacional ao setor e redução de custos aos usuários. Para o ano de 2024, a pasta prevê realizar 16 leilões de arrendamentos portuários, que somam 7,9 bilhões em novos investimentos nos portos públicos brasileiros.O primeiro leilão do setor está previsto para ser lançado já no próximo mês de março, com quatro terminais portuários na cidade de Recife, Pernambuco, que fazem escoamento de granel sólido e carga geral.

Estão previstos mais dois blocos de leilões em 2024 com áreas em mais 8 portos de Norte a Sul do país. O projeto de concessão dos acessos aquaviários do Canal de Acesso Paranaguá está em fase de consolidação das contribuições de consulta pública. O prazo contratual será de 25 anos, com possibilidade de prorrogação. Os investimentos estimados são de aproximadamente R$ 1 Bilhão. Previsão de leilão no primeiro semestre de 2025.