Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Prefeitura do Recife inaugura Unidade de Saúde da Família Mais

A Prefeitura do Recife entregou, nesta quarta-feira (07), um novo equipamento de saúde para a população da cidade. É a Unidade de Saúde da Família Mais (USF +) Encanta Moça, que beneficiará mais de 12 mil pessoas residentes nas comunidades do Bode, Areinha e Beira Rio, localizadas no entorno do bairro do Pina. Com investimento de R$ 4,4 milhões, a unidade conta com cinco equipes de Saúde da Família e ofertará atendimentos médico, odontológico e de enfermagem, além de visitas domiciliares feitas por agentes comunitários, garantindo os cuidados integrais. O prefeito João Campos, acompanhado da Secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, participou da inauguração.

“A unidade Encanta Moça não deixa a desejar quando comparada com qualquer unidade privada do ponto de vista de infraestrutura, equipamento, insumo e equipe profissional. Hoje, celebramos não apenas esta unidade, mas sim as mais de 60 unidades sendo construídas ou requalificadas de forma simultânea na área da saúde, com contratações de novos profissionais, expansão das equipes e a digitalização da saúde pública, que é algo fundamental. Essa unidade terá prontuário eletrônico, histórico de consultas, exames, dispersão de medicamentos e o acesso estará no Conecta Saúde. Tudo isso faz parte do nosso plano de expansão da saúde e muda por completo o acesso ao cuidado. Estamos investindo mais de R$ 150 milhões nesta pequena área da cidade. Apenas no raio de 1km, temos a fase final da execução da obra do mais novo Compaz – o maior parque da cidade do Recife, o Parque Governador Eduardo Campos – que está em fase acelerada de obras, 600 unidade habitacionais, a construção de uma creche – em breve, será entregue, e o projeto de urbanização na margem do Rio Pina. Conversa boa é fácil. Difícil é tirar todas essas obras do papel”, ressaltou o prefeito.

Com cinco equipes de Saúde da Família e mais cinco de Saúde Bucal, A USF Mais Encanta Moça dispõe de nove consultórios médicos, sala de exames, recepção, sala de espera, entre outros espaços adequados para o pleno atendimento da população. O projeto conta com rampas de acessibilidade, corrimões e banheiros adaptados para atender às necessidades das pessoas com deficiência. Ao todo, foram oito meses de construção.

“Esse serviço representa um enorme ganho para os moradores do Pina, uma vez que essa população passará a ser coberta pela Estratégia de Saúde da Família, dentro do nosso ambicioso projeto de expansão da Atenção Básica para 100% do território da capital. Além de uma unidade com estrutura, equipamento e mobiliário de primeira, ela nasce dentro do novo modelo de USF do Recife, que são as USF Mais, que representa mais atendimento, dedicação, acolhimento e mais tempo de unidade aberta, com o horário ampliado (de 7h às 19h, sem intervalo) e maior oferta de serviços”, explica a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

A equipe de profissionais será composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, ACS, bem como dentistas e auxiliares de saúde bucal. Entre os serviços oferecidos, estão a vacinação, acompanhamento pré-natal e planejamento familiar; cuidados com a saúde da criança e do adolescente; ações de promoção da saúde e prevenção de doenças; encaminhamentos para especialistas, quando necessário; atenção a pacientes com doenças crônicas e educação em saúde para a comunidade local. O espaço conta ainda com Espaço Mãe Coruja e sala para equipe multiprofissional. Nesta quarta-feira (07), a nova equipe se reuniu durante a inauguração para conhecer o espaço.

Andriely Santos da Silva, 31, mora na comunidade Beira Rio e disse que está planejando usufruir dos serviços da nova Unidade de Saúde da Família Mais. “A UPA que a gente tinha não era suficiente, então com certeza essa vai ser uma oportunidade boa para mim e para os meus filhos, para não ter doenças lá na frente. Estou esperando um atendimento muito bom”, disse ela.

RECIFE CUIDA – O investimento na construção da USF Mais Encanta Moça é fruto do Programa Recife Cuida, que visa ampliar o acesso aos serviços de saúde, qualificar a gestão da rede, fortalecer os recursos humanos, reformar e construir novas unidades, de modo a aumentar a satisfação do usuário do SUS com o atendimento prestado. Ao todo, mais de R$ 400 milhões estão sendo investidos na área até 2024. Desde 2021, 127 unidades da rede de saúde do Recife foram requalificadas e 66 reformas estão em andamento. Outras 50 obras serão iniciadas este ano. No final do ano passado, foi inaugurada a UPAE Doutor Cyro de Andrade Lima, na Mustardinha, beneficiando 300 mil pessoas.

Fórum de Garanhuns recebe exposição sobre a construção dos direitos das Crianças e Adolescentes

Está aberta ao público até a próxima quinta-feira (08), no Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite em Garanhuns, a exposição “Crianças e Adolescentes: sujeitos de direitos com prioridade absoluta”. O evento é uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) e da Assessoria de Comunicação Social (ASCOM), juntamente com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), através do Laboratório de História das Infâncias (Lahin) e do Programa de Pós-graduação em História (PGH) e acontece das 9h às 12h.

A exposição tem o apoio do Instituto Abelardo da Hora e da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) – Ministério da Educação, e traz um acervo com vídeos, fotografias, desenhos e textos, que contam a trajetória da construção dos direitos das crianças e adolescentes em Pernambuco e no Brasil. O TJPE informa que, caso a visitação seja por grupo organizado de pessoas, a exemplo de alunos da rede pública ou privada de ensino, deverá ser, previamente agendada pelo e-mail: exposicao.infancia@tjpe.jus.br

O Fórum de Garanhuns fica localizado na Avenida Rui Barbosa, nº479, Heliópolis.

Pré-candidata à Prefeitura do Condado, Genyalda Soares se filia ao PSD

A secretária de Gestão Financeira do município do Condado, Genyalda Soares, formalizou sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD) e é pré-candidata à prefeitura da cidade. O ato contou com a presença do presidente regional da sigla, André de Paula, responsável por abonar a filiação; do prefeito Antônio Cassiano e do vereador Del de Idalino (PSD). Condado está localizado na Mata Norte do Estado, distante 75 quilômetros de Recife.

“A minha trajetória política de mais de 30 anos me trouxe ao PSD, um partido forte nacionalmente e que integra a base da nossa governadora Raquel Lyra, em quem votei nas eleições passadas. Com essa parceria, firmarei muitos compromissos para o bem-estar da minha cidade. Agora, sou 55!”, comemora a nova pessedista.

Para André de Paula, Genyalda traz consigo não apenas experiência e compromisso, mas também representa a força e a determinação da mulher nos espaços de poder. “Sua filiação reafirma a responsabilidade do PSD com a diversidade, a inclusão e a busca por uma sociedade mais justa e igualitária. Estamos honrados em tê-la conosco. Seja muito bem-vinda, Genyalda”, destaca.

Prefeitura de Afogados decreta ponto facultativo para o Carnaval

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira emitiu um decreto definindo como pontos facultativos a segunda-feira de Carnaval (12) e a quarta-feira de cinzas (14), tendo em vista a tradição popular da festa de carnaval, no caso da segunda-feira; e a tradição religiosa que envolve a quarta-feira de cinzas. A terça (13) é feriado nacional.

O decreto não se aplica às atividades consideradas essenciais ou que, por sua natureza, exijam regime de plantão permanente. A saber: limpeza urbana, saneamento, iluminação pública, conselho tutelar e guarda municipal.

Como Trump pode atrasar o seu próprio julgamento?

g1 – “O ex-presidente Donald Trump tornou-se cidadão Trump com todas as defesas de qualquer outro réu criminal.”

Simples assim, a decisão unânime de três juízas do Tribunal de Apelações de Washington declara que o republicano favorito para ser indicado a concorrer à presidência dos EUA não está protegido pela imunidade

Como qualquer outro ex-presidente americano, ele pode ser processado por supostos crimes que cometeu durante o mandato.

Esta decisão se aplica ao processo em que Trump é acusado de ter incitado a turba de apoiadores à invasão do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, para tentar impedir a certificação do então presidente eleito, Joe Biden.

Com enorme vantagem na disputa republicana para a Casa Branca em novembro, Trump enfrenta quatro processos, que contabilizam 91 acusações.

É a segunda vez em que todos os juízes envolvidos no caso — em primeira instância e no tribunal de apelação — rechaçam a imunidade para ex-presidente.

Ele tem até o dia 12 para apelar e prometeu recorrer à Suprema Corte dos EUA, onde as condições lhe são favoráveis. Seis dos nove juízes são conservadores, e três deles foram nomeados durante a sua gestão na Casa Branca.

Governo dobra número de vagas para concurso da PM

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD) e da Secretaria de Defesa Social (SDS), publicou um aditivo referente ao edital de abertura do concurso público para a Polícia Militar de Pernambuco. Com isso, o número de oportunidades do certame aumentou 2.550 vagas, passando de 2.700 para 5.250. Serão abertas 2.400 vagas a mais para soldados, ou seja, o dobro da previsão inicial, e 150 para 2º tenente.
 
“A decisão de abrir novas vagas para o concurso da Polícia Militar dá seguimento à reestruturação das forças de segurança do Estado, iniciada no ano passado, e vai fortalecer o trabalho de policiamento nas ruas de todo Estado, somando a uma série de iniciativas que vêm sendo tomadas desde o início do nosso Governo”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
 
A convocação de mais candidatos poderá abranger até três chamadas extraordinárias com 800 candidatos cada, para o cargo de soldado, e até uma chamada extraordinária de 150 candidatos para o cargo de 2° tenente, todas condicionadas à existência de vagas e à expressa autorização da Câmara de Política de Pessoal.
 
Segundo a secretária de Administração, Ana Maraíza, “a meta é contratar todos os selecionados, sem, no entanto, ultrapassar o limite de despesa com pessoal previsto em lei”, informou a titular da pasta.
 
Desde janeiro de 2023, foram abertas 6.569 vagas em concursos públicos, sendo 5.250 para a Polícia Militar, 660 para o Corpo de Bombeiros, 445 para a Polícia Civil e 214 para a Polícia Científica. 
 
O anúncio das 214 vagas para a Polícia Científica foi feito no dia 6 de novembro do ano passado. Serão 77 vagas para o cargo de agente de medicina legal, 60 para médico legista e 77 para perito criminal. Ainda em novembro, no dia 11, o Governo publicou o edital do concurso público para a Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado.
 
Já o concurso da Polícia Civil terá 445 vagas, sendo 250 para o cargo de agente de polícia, 150 para escrivão e 45 para delegados. As provas deverão ser realizadas este mês. 
 
Ainda no aspecto da segurança pública, para além da abertura de novos concursos, o Governo de Raquel Lyra nomeou, no ano passado, 416 policiais penais, número que representa mais que o dobro do previsto no concurso, realizado em 2021, com vistas à convocação de 200 profissionais.

Coluna do Finfa

Comemorando – O deputado estadual Kaio Maniçoba, acompanhou a agenda da governadora nesta última segunda-feira e ontem. Em entrevista a este blogueiro, Kaio comemorou a entrega feita pela governadora da requalificação da PE-245 que liga Carnaubeira à Floresta, como também a chegada da água da Compesa ao município, além do lançamento do CNH Rural.

Marcou presença – O deputado estadual Joaquim Lira, majoritário na cidade de Flores, participou ontem da inauguração do Complexo de Energia Solar da Compesa em Flores. Perguntado sobre o incidente entre a Presidente da Alepe e a governadora, o parlamentar afirmou todos são maduros e que o mais importante e trabalhar pelo bem maior do povo pernambucano.

Continuam na base governista – Os vereadores governistas de Sertânia, Tadeu Queiroz e Niltinho Sousa, em contato com este blogueiro, desmentiram a nota publica nesta Coluna ontem (06), onde uma fonte afirmou a este blogueiro que os mesmos poderiam aderir a candidatura da pré-candidata Pollyana Abreu. “Tenho profundo respeito e admiração pela forma que a gestão municipal, na pessoa do prefeito Ângelo, trabalha por nossa cidade. Reitero meu total apoio a pré- candidatura de Rita Rodrigues, bem como seguiremos marchando com a frente popular por entender ser a melhor forma de garantir a continuidade de uma excelente gestão”, disse Tadeu. “Estou firme com o grupo político do Prefeito Ângelo Ferreira e faço questão de desmentir todo e qualquer tipo de boato dessa natureza. Caminharemos juntos com o Prefeito Ângelo, com nossa pré-candidata Rita Rodrigues e com o povo da nossa terra para dar continuidade ao grande trabalho desempenhado em Sertânia pela atual gestão”, disse o vereador Niltinho Sousa.

Tem novidade hoje – O prefeito de Flores, Marconi Santana, comemorou a entrada de seu antigo adversário Onofre de Sousa ao seu grupo político, já anúncio que hoje terá mais novidades.

Resolve ou não resolve – Não bastasse a polêmica da fita, que quase mata um trabalhador, ontem (06), comerciantes ambulantes que comercializam na Rua Professor Vera Cruz durante o carnaval, reclamam que será um só bloco na referida rua, por conta da imposição do proprietário que é ex-vereador e está dando as rédeas na área. “Será que pelo menos isso o Secretario Municipal de Cultura e Esportes vai tomar as rédeas e resolver, por que isso é uma verdadeira falta de organização e de respeito com nós”, disse um ambulante em contato com este blogueiro.

 

Anuncia em abril – Em conversa com este blogueiro, ontem (06) na cidade de Flores, o prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes (Manuca), confirmou que vai anunciar seu candidato a prefeito para as eleições de outubro no início do mês de abril.

Disse“O PT aqui (Recife) já definiu que vai caminhar com João. Eu disse isso aqui há mais de ano atrás, que o PT, inclusive, poderia aceitar, inclusive, nem estar na chapa e apoiar a candidatura. Apesar de ter o pleito, de ter um sentimento da base do partido, de que isso pode não acontecer e o PT não compor a vice”. (Deputado estadual João Paulo, em entrevista a Rádio Folha, onde disse que PT pode ficar de fora do palanque de João Campos)

Conversou com a governadora e anuncia em março – Zeinha confirmou que teve uma conversa isolada com a governadora, para tratar de demandas para seu município, afirmou que está com ela e que conta com ela no palanque do seu candidato nas eleições deste ano e finalizou confirmando que anuncia seu candidato a prefeito no final do mês de março.

Entregou – O prefeito de Ingazeira, Luciano Torres, participou da agenda da governadora Raquel Lyra em SerraTalhada e Flores. Em entrevista com este blogueiro, Torres afirmou que entregou demandas a governadora e espera que ela ajude a cidade Mãe do Pajeu, Finalizando Luciano disse que após o carnaval vai começar trabalhar para as eleições de 2024 e definir sua chapa em consenso com todos os aliados.

Ganhou mais um aliado – A pré-candidata a prefeita de Carnaíba, Ilma Valério esteve acompanhado do seu vice Gleybson Martins, na oportunidade que Luís Tenente do Sítio Antonico de Ibitiranga, apoiador histórico do atual prefeito de Carnaíba Anchieta Patriota, primo do vereador Zé Ivan, anunciou apoio ao seu projeto político para as eleições de outubro..

Perguntar não ofende – As oposições sairão vencedoras entre os 17 municípios do Pajeú, nas eleições de outubro próximo?