Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Emoção toma conta do Marco Zero com Chico Science “presente” e imponência de Gilberto Gil na abertura do Carnaval 2024 

Série de aparatos tecnológicos permitiu que artista catalizador do Movimento Manguebeat se apresentasse 30 anos após o lançamento do álbum Da Lama ao Caos; noite ainda se abrilhantou com apresentações marcantes de Gilberto Gil e Raphaela Santos

Prévias diversas seguraram a expectativa de milhares de foliões, mas enfim o Carnaval do Recife começou. De praxe, os corpos presentes complementaram em suor e emoção o que o timbre da voz talvez não pudesse entregar. Não é por menos, num dia permeado pelo simbolismo da cerimônia Ubuntu, trovoada do Tumaraca e Olodum, e a tradição da Orquestra Popular do Recife, uma multidão palpitou o coração mais forte com a “presença” de Chico Science, possível através de muita tecnologia. E quando talvez não fosse mais provável melhorar, Gilberto Gil está desfilando elegância musical, neste momento, em noite que será encerrada com o brega romântico de Raphaela Santos.

São 30 anos desde o lançamento do álbum Da Lama ao Caos, primeira obra de Chico Science e Nação Zumbi. Ciente da importância da data, a Prefeitura do Recife – em parceria com a cerveja Devassa – potencializou a memória viva do artista catalisador do Movimento Manguebeat. A experiência inédita no principal palco da maior festa de rua do Brasil utilizou inúmeros caminhos técnicos e tecnológicos modernos, como a holografia.

Levar Chico Science ao palco do Marco Zero, vinte e sete anos após sua morte, envolveu diversas etapas e desafios. Por se tratar de um evento musical, a voz foi o ponto de partida. Foram necessárias semanas de pesquisa até encontrar arquivos de áudio que servissem para a reconstrução da voz do cantor, por meio de uma inteligência artificial, atendendo aos parâmetros de temperatura e interação com o público típicas de um “ao vivo”.

Uma equipe de músicos, encabeçada por Renato Bandeira, foi responsável pela criação do arranjo musical e a construção de uma roupagem atual que preservasse a identidade da música A Praieira. Foram dias de estudo de postura e comportamento, aliado ao gestual de Chico Science, para que um ator pudesse dublar e interpretar o artista, em uma gravação de estúdio.

A captação em vídeo foi uma das etapas mais delicadas: construir o rosto de Chico Science a partir de fotos de arquivo, através da realidade virtual. A recriação foi aplicada digitalmente ao corpo do ator. As imagens foram projetadas por equipamentos de ponta e de altíssima resolução em uma tela bastante fina posicionada no palco. Através da ilusão de ótica provocada pelas luzes, esta tela fica imperceptível, destacando apenas o personagem central. Tornando tudo ainda mais real, a banda responsável pela construção do arranjo toca ao vivo, acompanhando a holografia.

A homenagem completa, intitulada Recife Cidade do Mangue, contou com Louise e participação de Céu, Isadora Melo, Ylana, Jorge du Peixe, Maciel Salu, Toca Ogan e Nailson Vieira. Em 2024, a revolução musical provocada por Chico Science encontrou par no salto tecnológico próprio dos nossos tempos. Ao fim, o resultado foi o encontro do Mangueboy mais amado do Recife com o público presente no Marco Zero.

“Recife e Chico meio que se tornaram uma coisa só. A gente fala de um e o outro vem automaticamente na cabeça”, explica Bruno Santos, 38 anos. “Tivemos muita sorte de ter um revolucionário musical aqui tão perto de nós. Acompanhar essa homenagem alivia um pouco uma saudade que a gente nunca supera, só aprende a conviver.”

Na sequência da noite, a genialidade de Gilberto Gil está carregando de energia e encantando o público no Marco Zero. Com um repertório que atravessa décadas de história e reflete as ricas influências da música brasileira, Gil está presenteando os foliões com uma fusão vibrante de ritmos. A voz marcante e presença magnética de Gilberto Gil não apenas celebra o Carnaval, mas também deixa uma marca indelével na memória dos presentes, reafirmando seu lugar como um dos maiores ícones nacionais. Entre seus hits, ele promete cantar ‘Palco” e “Aquele Abraço”.

“Sem dúvidas, era o show que eu mais estava ansiosa. É muito mágico ver esse cara aqui na minha frente, tão perto. Está sendo difícil até acreditar”, contou Fernanda Pereira, 52 anos. “Ele passa uma paz pra gente que ouve, mesmo numa festa que é naturalmente mais agitada. É coisa que só ele consegue.”

Para os que estão com o coração machucado ou já recuperados para um novo amor, o brega de Raphaela Santos será o fechamento que a noite precisa. E Gabriela Oliveira, 25 anos, detalha bem o sentimento. “Acho que a gente nem precisa sofrer por amor para entender, sentir, na verdade, o que a Raphaela passa com a música. Já tive minhas questões, mas a verdade é que quando essa mulher começa a cantar, a gente sente uma coisa lá dentro. É até difícil descrever”, confessa.

No Pátio do Carmo, governadora Raquel Lyra participa da abertura do Carnaval de Olinda

A governadora Raquel Lyra participou da abertura oficial do Carnaval de Olinda na noite desta quinta-feira (8). A chefe do Executivo Estadual esteve acompanhada de todo secretariado e foi recepcionada pelo prefeito da cidade, Professor Lupércio. Na Marim dos Caetés, acompanhou o desfile do Cortejo Brincantes de Pernambuco do Governo do Estado e os shows no palco Erasto Vasconcelos, na Praça do Carmo.
 
Ao todo, o Governo de Pernambuco está investindo R$ 20 milhões na realização do Carnaval em todo o Estado, sendo o valor o dobro do que foi investido no ano passado. A gestão também está investindo outros R$ 12,2 milhões em segurança, assegurando o aumento de 10,2% no efetivo de agentes. Durante a festa serão empregadas 67.842 jornadas extras de trabalho para garantir a tranquilidade dos foliões.
 
“Não tenho dúvida de que será o maior e melhor carnaval que Pernambuco já viu, além do mais seguro. Já fizemos mais de mil contratações voltadas para artistas pernambucanos, respeitando a cena cultural do nosso Estado. Estamos investindo muito mais na segurança nesse ano, garantindo a integração das operativas por meio da tecnologia. Todos nós estamos trabalhando para garantir o maior e melhor carnaval do Brasil”, disse a governadora Raquel Lyra.
O secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, destaca que o período de carnaval vai movimentar a economia do Estado. “Serão R$ 3 bilhões injetados. Temos mais de mil artistas pernambucanos contratados. O Governo do Estado, sob orientação da governadora Raquel Lyra, só contrata artista pernambucano e, na sua maioria, provenientes da nossa cultura popular. Então é um carnaval que tem muita cultura, que tem muita tradição e, por toda a sua diversidade, é único”, disse.
A secretária de Cultura, Cacau de Paula, declarou que o carnaval do Estado neste ano será marcado pela diversidade. “Agora Pernambuco não para. Vai até a Quarta Feira de Cinzas, mostrando o que a gente tem de melhor, que é essa diversidade cultural e essa riqueza das manifestações. Agora está oficialmente aberto o melhor carnaval do Brasil, o carnaval do Pernambuco”, declarou.
Dos R$ 20 milhões investidos na cultura para o carnaval, R$ 1,1 milhão está sendo direcionado para o Cortejo Brincantes de Pernambuco, projeto idealizado e executado pela Secretaria de Cultura e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), com a participação de manifestações culturais carnavalescas.
 
“O apoio do governo do Estado é fundamental. Eu agradeço principalmente a questão da segurança e também a cultura, que nos ajudam a fazem o carnaval de Olinda ainda maior”, contou o prefeito de Olinda, Professor Lupércio. 
 
Para a cidade de Olinda, o Governo de Pernambuco fez um aporte total de R$ 2 milhões, por meio da Secretaria de Cultura e Fundarpe e Secretaria de Turismo e Empetur. Em 2024, a gestão estadual voltou a apoiar o bloco Homem da Meia-Noite, um patrimônio vivo de Pernambuco. O incentivo é na ordem de R$ 100 mil. No desfile do Calunga, duas aeronaves do GTA vão sobrevoar a área, enquanto o Corpo de Bombeiros também vai atuar com um Posto de Comando.
Outra ação estadual no carnaval da Marim dos Caetés neste ano é a ativação do plantão da Delegacia Especializada da Mulher, nas proximidades da Praça do Carmo. Essa será uma atuação conjunta da SDS e da Secretaria da Mulher de Olinda. O Sítio Histórico contará também com uma Delegacia Móvel e uma Plataforma de Observação Elevada (POE).
 
Estiveram presentes na abertura, o ministro da Pesca e da Agricultura, André de Paula; os secretários estaduais Alessandro Carvalho (Defesa Social); Cacau de Paula (Cultura); Daniel Coelho (Turismo e Lazer); Zilda Cavalcanti (Saúde); Ivaneide Dantas (Educação); Mariana Melo (Mulher); Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento); Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional); Túlio Vilaça (Casa Civil); Ellen Viégas (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca); Ana Luiza Ferreira (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha); Fernando Holanda (Assessoria Especial e Relações Internacionais); Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobres Drogas) e Rodolfo Costa Pinto (Comunicação); além de vereadores e lideranças locais.
Também prestigiaram o evento o presidente da Empresa Pernambucana de Turismo, Eduardo Loyo e o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira.

Afoxés abrem o Carnaval do Recife pedindo paz e proteção aos Orixás para os dias de folia 

A abertura do Carnaval do Recife foi marcada por dança, música, beleza, cores e muita energia positiva com a quinta edição do Ubuntu – Uma consagração ao povo negro. Na simbólica lavagem, 29 grupos de afoxé percorreram a Av. Rio Branco até o Marco Zero, no Bairro do Recife, pedindo paz e bênçãos aos Orixás. A celebração, integrante da agenda oficial do Carnaval promovida pela Prefeitura do Recife, trouxe a alegria dos terreiros de candomblé para as ruas e o palco do Marco Zero.

Rebeca Nascimento, 38 anos, compartilhou sua animação ao curtir o primeiro dia da folia momesca com toda a família, incluindo sua filha Maria Luiza, 10 anos. “Como boa pernambucana, espero o ano inteiro por esse momento, e enquanto puder, trarei minha filha para vivenciar de perto nossas tradições. A energia dos afoxés é surreal, nos sentimos abençoados para começar a folia”, expressa ela.

O cortejo começou logo depois que os afoxés se reuniram para um xirê, convidando os orixás a dançar e brincar com seus filhos. As ruas foram simbolicamente lavadas com o amaci, um banho de ervas sagradas preparado pelas ialorixás e babalorixás dos 29 afoxés até o palco do Marco Zero, onde cada grupo se apresentou entoando músicas em reverência aos Orixás, com a participação de Mariene de Castro. O evento foi idealizado e apresentado por Dona Carmem Virgínia.

Nayara Temporal, 32 anos, integrante do Afoxé Oxum Pandá, participa desde a primeira edição da cerimônia. “É extremamente importante ver todos os afoxés juntos, trazendo nossa religiosidade, ascendência, descendência e nossa história africana. Aqui não é folclore, é história, é cultura de África, que trouxemos para cá e se misturou com várias outras coisas. Recife é um território africano, então ter a abertura do carnaval com este evento pra mim é extremamente significativo e lindo. Eu acho muito incrível ver todo mundo junto, tocando e dançando ao mesmo tempo, é muito mágico”, destaca ela.

Participaram do evento os seguintes afoxés: Afoxé Ara Odé, Afoxé Alafin Oyó, Afoxé Ylê Egbá, Afoxé Oxum Pandá, Afoxé Filhos de Xangô, Afoxé Povo de Ogunté, Afoxé Filhos de Dandalunda, Afoxé Omim Sabá, Afoxé Povo dos Ventos, Afoxé Oyá Alaxé, Afoxé Omo Nilê Ogunjá, Afoxé Ylê Xambá, Afoxé Oxum Jagurá, Afoxé Omó Obá Dê, Afoxé Elegbará, Afoxé Ogbon Obá, Afoxé Yami Balé Gilê, Afoxé Omo Inã, Afoxé Obá Iroko, Afoxé Babá Orixalá Funfun, Afoxé Ara Omim, Afoxé Afefe Lagbará, Afoxé Omolu Pakeru Awo, Afoxé Filhos de Ayra, Afoxé Omo Lufan, Afoxé Okulê Byí, Afoxé Oyá Egunitá, Afoxé Aganjú Aséobà, Afoxé Télá Ókó Ara Ejibô.

Governadora vai conferir operações de seguranças do carnaval 2024

Nesta sexta-feira (9), às 11h30, a governadora Raquel Lyra estará no Centro Integrado de Comando e Controle (CICCE) para conferir as operações das forças de segurança para o carnaval 2024. As polícias Militar, Civil, Científica, o Corpo de Bombeiros Militar, a Defesa Civil, a Corregedoria Geral da SDS e a Secretaria Executiva de Gestão Integrada (SEGI) atuarão de forma intensiva em todos os polos de folia do Estado. Para este ano, o investimento nas forças de segurança é de R$ 12,2 milhões.

Joaquim Lapa retorna ao PSB para disputar a Prefeitura de Carpina

O PSB segue atraindo nomes competitivos para as eleições de outubro deste ano. Nesta quinta-feira (8), o ex-prefeito Joaquim Lapa selou seu retorno ao partido para disputar um novo mandato de prefeito de Carpina. O político, que já governou o município da Mata Norte de Pernambuco por três vezes, duas delas pelo PSB, declarou estar animado com a nova etapa de sua caminhada.

“Venho com a certeza de que estou no melhor partido. Fui prefeito por duas vezes pelo PSB e posso dizer que ninguém se perde no caminho de volta. Tenho as melhores recordações dos governadores que por aqui passaram e expresso meu agradecimento e minha promessa de luta pelo partido”, afirmou Joaquim Lapa, que assinou sua ficha de filiação na sede do PSB, no Recife.

O presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes, comemorou o retorno de Joaquim Lapa e disse que o próximo passo é realizar um grande ato no município. “Joaquim é nosso pré-candidato a prefeito de Carpina nas eleições de 2024. Nos próximos dias, vamos fazer um grande evento para ratificar a filiação que ocorreu hoje aqui e dar posse à nova direção do partido no município, que terá a sua liderança e o seu comando. Conte com o PSB, Joaquim. Vamos dar a Carpina uma nova administração com a sua experiência e o seu tamanho”, celebrou o dirigente.

Prefeitura do Recife garante apoio aos catadores de materiais recicláveis para o Carnaval 2024

Para garantir o apoio aos catadores e manter a logística reversa de embalagens passíveis de reciclagem durante os dias de folia na cidade, a Prefeitura do Recife montou duas cabines de comercialização de materiais recicláveis neste ano, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), e com o patrocínio do Instituto Heineken, Novelis, Solar e realização da Associação Nacional dos Catadores – ANCAT.

São duas cabines para a comercialização, que também servirão de ponto de apoio aos catadores: uma situada na Rua Álvares Cabral, esquina com a Rua Madre de Deus e Mariz e Barros, no Recife Antigo, que funcionará de hoje (08) às 16h até o dia 15 às 08h, ficando aberta 24h por dia; e a outra especialmente para o desfile do Galo da Madrugada, na Avenida Sul, que funcionará no sábado (10) das 08 às 18hs.

Vão participar de toda a operação nove cooperativas apoiadas pela Prefeitura do Recife, sendo cerca de 60 catadores cooperados por dia, além dos estimados 100 catadores autônomos por dia que serão remunerados pelos serviços prestados de recuperação dos materiais recicláveis e comercialização. Dentro da operação das cabines com os catadores cooperados haverá o pagamento de R$ 170,00, incluso o auxílio alimentação e transporte. Já na operação fora das cabines, todos os catadores receberão remuneração de R$ 100,00 por 15 kg de material reciclável (latinha e pet), e, caso coletem mais 5 kg de latinha, o valor passa para R$ 150,00. Fora dessa meta, os valores que serão trabalhados são: latinha e alumínio – R$ 6,00/kg; plástico filme R$ 1,50/kg; Pet – R$ 2,00/kg; e papelão R$ 0,25/kg.

Os trabalhadores também vão receber um voucher de uma refeição por catador e o fornecimento de kit lanche (biscoito, suco e frutas). Todos os resíduos coletados na central de reciclagem serão direcionados para as cooperativas participantes, que farão a comercialização com a Novelis e Solar. E todo o valor arrecadado será também direcionado para as cooperativas participantes.

Governadora Raquel Lyra empossa Ismênio Bezerra como secretário da Criança e Juventude

A governadora Raquel Lyra empossou, nesta quinta-feira (8), Ismênio Bezerra como novo secretário estadual da Criança e Juventude de Pernambuco. A pasta que Ismênio assume foi criada a partir da Reforma Administrativa, sancionada pela chefe do Executivo estadual em janeiro deste ano, que desmembrou a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD) em duas novas secretarias, a de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas e a da Criança e da Juventude. A cerimônia de posse ocorreu no Palácio do Campo das Princesas, com a presença do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e do secretário-executivo do ministério, Wolney Queiroz.

Raquel Lyra apontou que a reorganização das secretarias vai possibilitar um trabalho mais focado nas políticas públicas direcionadas para as crianças e jovens do Estado. “Estamos construindo um movimento no nosso estado que busca alcançar a expectativa que o povo depositou em nós, de mudança de Pernambuco. Tenho certeza de que a experiência de Ismênio vai nos permitir chegar ainda mais longe atendendo a população, aos que esperam um governo efetivo que possa transformar a sua realidade”, disse a governadora Raquel Lyra.

O secretário Ismênio Bezerra agradeceu ao convite da governadora, e propôs, no comando da pasta, um trabalho transversal em parceria com as demais secretarias. “Nós vamos fazer um diagnóstico com a ajuda de todos os secretários. Não é possível cuidar da política de criança, de adolescente e de juventude só em uma secretaria, porque as pautas são transversais. Nós viemos aqui ajudar a governadora a servir o povo de Pernambuco para colocar os jovens no lugar principal do desenvolvimento, e cuidar das crianças como elas precisam”, afirmou o novo secretário.

Já o ministro Carlos Lupi citou a oportunidade dada pela governadora de permitir mais contribuições para o desenvolvimento de Pernambuco, principalmente a partir de parcerias com o governo federal. “Teremos muitos convênios a assinar com o ministério, trabalhos importantes para as crianças que tenham algum tipo de deficiência e vamos ter de forma pioneira as casas de atendimento para mães e crianças com deficiência”, declarou Lupi.

Ismênio Bezerra é formado em administração e, antes de assumir a nova secretaria estadual, atuava como assessor parlamentar do Ministério da Previdência Social. Já foi presidente do Instituto de Educação, Cultura e Arte (CUCA). Atuou, ainda, como assessor técnico da Câmara dos Deputados, chefe de gabinete da presidência da Câmara Municipal de Fortaleza e do gabinete do governador do Estado do Ceará (2007-2014). Anteriormente, entre 2005 e 2007, assumiu a Secretaria Nacional de Juventude.

Estiveram presentes no ato de posse o deputado federal Túlio Gadêlha; os deputados estaduais Joãozinho Tenório e Socorro Pimentel; o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros; os vereadores do Recife Ronaldo Lopes, Doduel Varela e Felipe Alecrim. Também compareceram ao ato os secretários Rodolfo Costa Pinto (Comunicação), Mariana Melo (Mulher), Flávio Oliveira (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência), Zilda Cavalcanti (Saúde), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobres Drogas), Alessandro Carvalho (Defesa Social), Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Ivaneide Dantas (Educação), Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura), Wilson José de Paula (Fazenda), Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional), Ellen Viégas (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), Túlio Vilaça (Casa Civil), Érika Lacet (Controladoria Geral do Estado), Fernando Holanda (Assessoria Especial e Relações Internacionais) e Amanda Aires (Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo).

Prefeitura de Afogados da Ingazeira, diz que garantirá mínimo como base para servidores até um salário

Em nota, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira afirmou que “reafirma o seu compromisso de adotar o salário mínimo como base”. Essa informação já foi publicizada, em nota, no último dia 5 de fevereiro.

“Desde janeiro, os servidores efetivos, aposentados e pensionistas que recebem um salário mínimo tiveram seus vencimentos reajustados de acordo com o piso nacional de R$ 1.412,00. (Sob a forma de complemento salarial – abono)”.

Segue: “A Prefeitura encaminhará um projeto de lei à câmara municipal para que esse reajuste seja incorporado ao salário-base dos referidos servidores e incida sobre vantagens como insalubridade, quinquênios e periculosidade, não havendo mais a necessidade de abono”.

Segundo a nota, essa decisão se aplica exclusivamente a servidores que recebem um salário mínimo. “Importante destacar que, para os demais casos, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira manterá seu compromisso de estudo de viabilidade, acompanhando o comportamento de repasses obrigatórios como FPM, ICMS e a arrecadação tributária. Essa informação se sobrepõe, inclusive, à nota anterior, que gerou interpretação dúbia de repercussão geral. Para finalizar, informamos que estamos sempre abertos ao diálogo com os servidores e suas representações classistas”, concluiu.

Amupe lança Edital Permanente de Boas Práticas para Municípios

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) lançou nesta quarta-feira (08) o edital para a formação do Cadastro Permanente de Boas Práticas na Gestão Pública Municipal. A iniciativa tem o objetivo de registrar as melhores estratégias ou iniciativas para a implementação de políticas públicas municipais, estaduais ou federais, com intuito de solucionar necessidades e demandas da sociedade; compartilhar experiências e contribuir para melhorar o desempenho das administrações públicas municipais.

O lançamento ocorre por meio do Projeto Desenvolve PE, que é uma parceria da Amupe com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro  e Pequenas Empresas (Sebrae/PE). O cadastro está organizado a partir de nove eixos temáticos, são eles: assistência social; desenvolvimento econômico; desenvolvimento rural sustentável; direitos da mulher; educação, cultura, esportes e lazer; meio ambiente; saúde; planejamento e gestão e segurança pública. Todos os 184 municípios do Estado de Pernambuco podem enviar as suas iniciativas.

A secretária executiva da Associação, Gorete Aquino, falou sobre a importância da participação dos municípios. “Prefeitos e prefeitas, neste ano a Amupe está renovando a seleção para dar visibilidade às boas práticas de gestão desempenhadas pelas prefeituras em nosso Estado. Sabemos que existem muitas, desenvolvidas em áreas diversas, por isso é importante que vocês inscrevam suas melhores práticas, pois elas mostram a firmeza das ações realizadas por cada gestão municipal,” destacou.

Na Amupe, uma comissão composta por especialistas em gestão de políticas públicas fará uma avaliação técnica e identificará as duas boas práticas de cada categoria com maior grau de replicabilidade e que promovam prosperidade e bem-estar social. As iniciativas de maior destaque farão parte da Cartilha Semestral de Boas Práticas que será publicada pela Associação. As ações destacadas também ficarão disponíveis para consulta no site da Amupe. Todas as boas práticas recebidas e aprovadas serão certificadas.  As 10 com maior pontuação ainda serão apresentadas durante o 7º Congresso Pernambucano dos Municípios, que será realizado em abril, no centro de Convenções.

As inscrições no Cadastro de Boas Práticas na Gestão Pública Municipal permanente poderão ser realizadas, a partir de oito de fevereiro, por meio do formulário eletrônico de inscrição, que está disponível no site http://amupe.org. Além do link de inscrição, no site também ficarão disponíveis o edital completo com todas as informações sobre o cadastro e os anexos do certame.

Cultura popular retoma com mais força pelas ruas do centro histórico do Recife no Carnaval 2024 – Mais de 1,5 apresentações do Carnaval 2024 são estreladas por agremiações

Berço do frevo e das mais belas manifestações da cultura popular, as históricas ruas do Centro do Recife terão o protagonismo das agremiações que vem da força do povo, mostrando aos foliões com quanto amor se faz um autêntico Carnaval. Há anos, essas expressões têm levado beleza e tradição ao coração da cidade, e agora retomarão com ainda mais força na agenda oficial do Carnaval 2024, promovida pela Prefeitura do Recife.

A quinta edição do Ubuntu – Uma consagração ao povo negro reunirá 29 grupos de afoxé na tarde de hoje (8) para cerimônia simbólica de lavagem das ruas do bairro do Recife, celebrando as raízes africanas, sua herança cultural e trazendo de volta às ruas a alegria dos terreiros de candomblé. A celebração, que busca as bênçãos dos Orixás por meio de dança, música, beleza, cores e muito axé, ocorrerá a partir das 15h30. Nesse horário, os afoxés iniciarão um cortejo pela Avenida Rio Branco até o Marco Zero, fazendo a lavagem das ruas, pedindo proteção e distribuindo bênçãos. Das 16h às 17h30, cada afoxé se apresentará no palco do Marco Zero, entoando músicas em reverência aos Orixás, com a participação de Mariene de Castro. O encontro foi idealizado por dona Carmem Virgínia.

A segunda parte do Encontro de Afoxés que ocorre tradicionalmente no Pátio do Terço – o epicentro da liturgia da ancestralidade negra do Carnaval – contará com a participação das outras nove agremiações no domingo (11) de Carnaval. A Noite dos Tambores está programada para a segunda-feira (12), às 20h, trazendo consigo a apresentação de 29 maracatus de baque solto e virado, juntamente com a presença de afoxés.

No Marco Zero hoje (8), os mestres (e  mestra) das 13 nações de Maracatu pertencentes ao grupo especial do Concurso de Agremiações comandam o espetáculo Tumaraca, que reúne 700 batuqueiros com toda a potência de alfaias, gonguês, agbês, taróis e timbaus. Acompanhados do Grupo Voz Nagô, fundado pelo mestre Naná, as Nações promoverão um espetáculo inédito que contará com um encontro histórico e ancestral com o Olodum. Tambores pela paz trovejarão juntos celebrando a beleza e a riqueza da ancestralidade negra fundante dos brinquedos populares. Em palco, erudito e popular se encontram também no show, que terá ainda Lucas dos Prazeres, Amaro Freitas, Balé Bacnaré, Kléber Valentim e Luna Vitrolira.

PÁTIO DE SANTA CRUZ – Já o Pátio de Santa Cruz receberá o Encontro de Bois, Ursos e Caboclinhos a partir do domingo (11) até a terça-feira (13) com apresentações que começam às 15h e contam, ao todo, com 48 agremiações. Paralelamente, o Corredor do Frevo, situado na Rua da Moeda, ganhará vida com um cortejo que contará com a participação de 30 agremiações, enriquecendo ainda mais a diversidade e a animação carnavalesca.

DE PÁTIO A PÁTIO – A programação do cortejo de agremiações “De Pátio a Pátio”, que estreou o ano passado, movimentando as ruas de Santo Antônio e São José, berço das tradições carnavalescas, volta ampliado com a potência das tradições de blocos líricos, maracatus de baque solto e virado, escolas de samba, afoxés, ursos, bois, troças carnavalescas, clubes de boneco, tribos de índio e caboclinhos. Na edição deste ano, a programação se estende do domingo (11) à terça de Carnaval (13), partindo do Pátio do Livramento às 15h e chegando ao Pátio de São Pedro prevista para às 18h30. Ao todo, serão 57 agremiações participantes.

CONCURSO DE AGREMIAÇÕES – Já o Concurso de Agremiações que reunirá mais de 200 agremiações de onze modalidades, terá como passarela a Avenida Dantas Barreto, no trecho entre a Siqueira Campos e a Praça da Independência. No novo trajeto, a concentração das agremiações será na Rua Siqueira Campos, com desfile na Dantas Barreto e dispersão logo após a Igreja de Santo Antônio. As arquibancadas para o público serão montadas no canteiro central da Avenida Dantas Barreto e o palanque dos jurados ficará no prolongamento da Avenida Guararapes, na altura da Praça da Independência. O concurso começa no domingo e vai até a terça de Carnaval,  abrindo alas para alguns dos mais representativos símbolos da cultura pernambucana, entre escolas de samba, blocos de pau e corda, tribos de índios, troças carnavalescas, maracatus de baque solto, maracatus de baque virado, clubes de frevo, clubes de boneco, caboclinhos, bois e ursos.

NOVO CAIS – Com a nova passarela inaugura mais uma centralidade da cultura popular da festa momesca no Recife, dedicada a tradições carnavalescas das mais antigas, como o concurso, o QG do Frevo, os pátios de São Pedro, Santa Cruz e o do Terço, somando-se às novidades recentes como o polo Novo Cais, que estreou no Carnaval passado, às margens do Capibaribe, em Santo Antônio, na altura do Armazém do Campo. Por lá, os festejos começam na sexta de Carnaval (9) e oferecerão ao público um total de 40 atrações até a terça-feira Gorda (13).

MATRIZ DE CULTURA POPULAR –  Os polos vão ser sempre iniciados pela salvaguarda dos brinquedos e brincantes com espetáculos da Matriz de Cultura Popular (MCP), que trazem ao público as tradições das agremiações que fazem no Carnaval do Recife o maior em linha reta com suas características únicas construídas ao longo dos século por seu povo: ursos, clubes de bonecos, afoxés, maracatus, bois, clubes de índios, caboclinhos, escolas de samba, passistas e cirandas irão convidar todos para a folia.O Carnaval do Recife terá 49 polos com programações variadas de sexta (9) a terça-feira Gorda (13), com as apresentações das agremiações começando às 15h, exceto no Polo Novo Cais.