Série de aparatos tecnológicos permitiu que artista catalizador do Movimento Manguebeat se apresentasse 30 anos após o lançamento do álbum Da Lama ao Caos; noite ainda se abrilhantou com apresentações marcantes de Gilberto Gil e Raphaela Santos
Prévias diversas seguraram a expectativa de milhares de foliões, mas enfim o Carnaval do Recife começou. De praxe, os corpos presentes complementaram em suor e emoção o que o timbre da voz talvez não pudesse entregar. Não é por menos, num dia permeado pelo simbolismo da cerimônia Ubuntu, trovoada do Tumaraca e Olodum, e a tradição da Orquestra Popular do Recife, uma multidão palpitou o coração mais forte com a “presença” de Chico Science, possível através de muita tecnologia. E quando talvez não fosse mais provável melhorar, Gilberto Gil está desfilando elegância musical, neste momento, em noite que será encerrada com o brega romântico de Raphaela Santos.
São 30 anos desde o lançamento do álbum Da Lama ao Caos, primeira obra de Chico Science e Nação Zumbi. Ciente da importância da data, a Prefeitura do Recife – em parceria com a cerveja Devassa – potencializou a memória viva do artista catalisador do Movimento Manguebeat. A experiência inédita no principal palco da maior festa de rua do Brasil utilizou inúmeros caminhos técnicos e tecnológicos modernos, como a holografia.
Levar Chico Science ao palco do Marco Zero, vinte e sete anos após sua morte, envolveu diversas etapas e desafios. Por se tratar de um evento musical, a voz foi o ponto de partida. Foram necessárias semanas de pesquisa até encontrar arquivos de áudio que servissem para a reconstrução da voz do cantor, por meio de uma inteligência artificial, atendendo aos parâmetros de temperatura e interação com o público típicas de um “ao vivo”. 
Uma equipe de músicos, encabeçada por Renato Bandeira, foi responsável pela criação do arranjo musical e a construção de uma roupagem atual que preservasse a identidade da música A Praieira. Foram dias de estudo de postura e comportamento, aliado ao gestual de Chico Science, para que um ator pudesse dublar e interpretar o artista, em uma gravação de estúdio.
A captação em vídeo foi uma das etapas mais delicadas: construir o rosto de Chico Science a partir de fotos de arquivo, através da realidade virtual. A recriação foi aplicada digitalmente ao corpo do ator. As imagens foram projetadas por equipamentos de ponta e de altíssima resolução em uma tela bastante fina posicionada no palco. Através da ilusão de ótica provocada pelas luzes, esta tela fica imperceptível, destacando apenas o personagem central. Tornando tudo ainda mais real, a banda responsável pela construção do arranjo toca ao vivo, acompanhando a holografia.
A homenagem completa, intitulada Recife Cidade do Mangue, contou com Louise e participação de Céu, Isadora Melo, Ylana, Jorge du Peixe, Maciel Salu, Toca Ogan e Nailson Vieira. Em 2024, a revolução musical provocada por Chico Science encontrou par no salto tecnológico próprio dos nossos tempos. Ao fim, o resultado foi o encontro do Mangueboy mais amado do Recife com o público presente no Marco Zero. 
“Recife e Chico meio que se tornaram uma coisa só. A gente fala de um e o outro vem automaticamente na cabeça”, explica Bruno Santos, 38 anos. “Tivemos muita sorte de ter um revolucionário musical aqui tão perto de nós. Acompanhar essa homenagem alivia um pouco uma saudade que a gente nunca supera, só aprende a conviver.”
Na sequência da noite, a genialidade de Gilberto Gil está carregando de energia e encantando o público no Marco Zero. Com um repertório que atravessa décadas de história e reflete as ricas influências da música brasileira, Gil está presenteando os foliões com uma fusão vibrante de ritmos. A voz marcante e presença magnética de Gilberto Gil não apenas celebra o Carnaval, mas também deixa uma marca indelével na memória dos presentes, reafirmando seu lugar como um dos maiores ícones nacionais. Entre seus hits, ele promete cantar ‘Palco” e “Aquele Abraço”.
“Sem dúvidas, era o show que eu mais estava ansiosa. É muito mágico ver esse cara aqui na minha frente, tão perto. Está sendo difícil até acreditar”, contou Fernanda Pereira, 52 anos. “Ele passa uma paz pra gente que ouve, mesmo numa festa que é naturalmente mais agitada. É coisa que só ele consegue.”
Para os que estão com o coração machucado ou já recuperados para um novo amor, o brega de Raphaela Santos será o fechamento que a noite precisa. E Gabriela Oliveira, 25 anos, detalha bem o sentimento. “Acho que a gente nem precisa sofrer por amor para entender, sentir, na verdade, o que a Raphaela passa com a música. Já tive minhas questões, mas a verdade é que quando essa mulher começa a cantar, a gente sente uma coisa lá dentro. É até difícil descrever”, confessa.

A governadora Raquel Lyra participou da abertura oficial do Carnaval de Olinda na noite desta quinta-feira (8). A chefe do Executivo Estadual esteve acompanhada de todo secretariado e foi recepcionada pelo prefeito da cidade, Professor Lupércio. Na Marim dos Caetés, acompanhou o desfile do Cortejo Brincantes de Pernambuco do Governo do Estado e os shows no palco Erasto Vasconcelos, na Praça do Carmo.





A abertura do Carnaval do Recife foi marcada por dança, música, beleza, cores e muita energia positiva com a quinta edição do Ubuntu – Uma consagração ao povo negro. Na simbólica lavagem, 29 grupos de afoxé percorreram a Av. Rio Branco até o Marco Zero, no Bairro do Recife, pedindo paz e bênçãos aos Orixás. A celebração, integrante da agenda oficial do Carnaval promovida pela Prefeitura do Recife, trouxe a alegria dos terreiros de candomblé para as ruas e o palco do Marco Zero.
Rebeca Nascimento, 38 anos, compartilhou sua animação ao curtir o primeiro dia da folia momesca com toda a família, incluindo sua filha Maria Luiza, 10 anos. “Como boa pernambucana, espero o ano inteiro por esse momento, e enquanto puder, trarei minha filha para vivenciar de perto nossas tradições. A energia dos afoxés é surreal, nos sentimos abençoados para começar a folia”, expressa ela.
Nayara Temporal, 32 anos, integrante do Afoxé Oxum Pandá, participa desde a primeira edição da cerimônia. “É extremamente importante ver todos os afoxés juntos, trazendo nossa religiosidade, ascendência, descendência e nossa história africana. Aqui não é folclore, é história, é cultura de África, que trouxemos para cá e se misturou com várias outras coisas. Recife é um território africano, então ter a abertura do carnaval com este evento pra mim é extremamente significativo e lindo. Eu acho muito incrível ver todo mundo junto, tocando e dançando ao mesmo tempo, é muito mágico”, destaca ela.
Nesta sexta-feira (9), às 11h30, a governadora Raquel Lyra estará no Centro Integrado de Comando e Controle (CICCE) para conferir as operações das forças de segurança para o carnaval 2024. As polícias Militar, Civil, Científica, o Corpo de Bombeiros Militar, a Defesa Civil, a Corregedoria Geral da SDS e a Secretaria Executiva de Gestão Integrada (SEGI) atuarão de forma intensiva em todos os polos de folia do Estado. Para este ano, o investimento nas forças de segurança é de R$ 12,2 milhões.
O PSB segue atraindo nomes competitivos para as eleições de outubro deste ano. Nesta quinta-feira (8), o ex-prefeito Joaquim Lapa selou seu retorno ao partido para disputar um novo mandato de prefeito de Carpina. O político, que já governou o município da Mata Norte de Pernambuco por três vezes, duas delas pelo PSB, declarou estar animado com a nova etapa de sua caminhada.
A governadora Raquel Lyra empossou, nesta quinta-feira (8), Ismênio Bezerra como novo secretário estadual da Criança e Juventude de Pernambuco. A pasta que Ismênio assume foi criada a partir da Reforma Administrativa, sancionada pela chefe do Executivo estadual em janeiro deste ano, que desmembrou a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD) em duas novas secretarias, a de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas e a da Criança e da Juventude. A cerimônia de posse ocorreu no Palácio do Campo das Princesas, com a presença do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e do secretário-executivo do ministério, Wolney Queiroz.
Em nota, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira afirmou que “reafirma o seu compromisso de adotar o salário mínimo como base”. Essa informação já foi publicizada, em nota, no último dia 5 de fevereiro.
