Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Concurso de Agremiações começa nesta sexta (9) e distribuirá mais de R$ 1,2 milhão em premiação

Desfile, realizado pela Prefeitura do Recife, reunirá 218 agremiações de diversas modalidades durante os dias 09, 11, 12 e 13; passarela será a avenida Dantas Barreto e avenida do Forte

Tradicional momento do carnaval recifense, o Concurso de Agremiações se estende pelos dias 09, 11, 12 e 13. A disputa, promovida pela Prefeitura do Recife, reúne 218 agremiações de onze modalidades, com desfile acontecendo na Avenida Dantas Barreto, no trecho entre a Siqueira Campos e a Praça da Independência. Serão distribuídos R$ 1.262.250,00 em premiações.

A Dantas Barreto receberá os desfiles do Concurso de Agremiações no domingo, segunda e terça de Carnaval, abrindo alas para alguns dos mais representativos símbolos da cultura pernambucana. A concentração das agremiações será na Rua Siqueira Campos e dispersão logo após a Igreja de Santo Antônio. As arquibancadas para o público serão montadas no canteiro central da Avenida Dantas Barreto e o palanque dos jurados ficará no prolongamento da Avenida Guararapes, na altura da Praça da Independência. Serão escolas de samba, blocos de pau e corda, tribos de índios, troças carnavalescas, maracatus de baque solto, maracatus de baque virado, clubes de frevo, clubes de boneco, caboclinhos, bois e ursos.

A nova passarela inaugura mais uma centralidade momesca no Recife, dedicada a tradições carnavalescas das mais antigas, como o concurso, o QG do Frevo, os pátios de São Pedro e o do Terço, somando-se a novidades recentes como o polo Novo Cais, que estreou no Carnaval passado, na Avenida Martins de Barros. O Circuito de Pátio a Pátio, também inaugurado em 2023, neste ano vai reunir cortejo de agremiações do Pátio do Livramento ao Pátio de São Pedro, com mais um dia, do domingo à terça de carnaval.

Pactuado com representações oficiais das agremiações, o novo percurso foi desenhado e planejado numa força-tarefa que reuniu diversos setores do poder público, como Cultura, Mobilidade, Controle Urbano, Segurança Cidadã, CTTU, além da Secretaria de Defesa Social e do Consórcio Grande Recife. Por parte do segmento cultural, estiveram presentes à visita técnica, que definiu o novo local, desde conselheiros municipais de cultura relacionados com o ciclo carnavalesco a representantes de entidades, a exemplo da Liga das Culturas Populares (integrada pelas entidades de Maracatu Nação, Afoxé, Maracatu de Baque Solto, Cavalo Marinho, Caboclinhos e Índios, entre outras), Federação Cultural dos Bois e Similares, bem como lideranças das escolas e blocos de samba e de troças e clubes de bonecos.

Serão 48 membros na Comissão Julgadora, todos oriundos das mais diferentes linguagens culturais com ligação à Cultura Popular. O critério para a escolha dos jurados considerou a afinidade de cada uma com as modalidades disponíveis. Estarão presentes artesãos, aderecistas, estilistas, artistas plásticos, músicos, dançarinos, coreógrafos, atores, diretores de teatro, dramaturgos, produtores culturais, quadrilheiros, filósofos, escritores, figurinistas, modistas, etc. A apuração acontece na quinta-feira (15), logo após o carnaval, na Casa 10, no Pátio de São Pedro, a partir das 9h.

Ipojuca é a próxima parada do Cortejo Brincantes de Pernambuco nesta sexta (9)

Depois de levar muita cor e som para as ladeiras de Olinda na abertura oficial do Carnaval de Pernambuco, o Cortejo de Brincantes  de Pernambuco segue para o litoral sul, marcando presença em Ipojuca nesta sexta-feira (9).

A iniciativa, realizada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Secretaria de Cultura de Pernambuco, levará oito representantes de expressões culturais como o samba, caboclinho, coco, maracatu, afoxé, boi, dentre outros, para Porto de Galinhas, continuando a caravana da folia pelo estado.

GIGANTEDOSAMBACRISTIANADIAS.jpg
Para este momento, o Cortejo de Brincantes trará o Grêmio Recreativo Cultural e Arte Gigante do Samba, Caboclinhos Tapuya Canindé de Goiana, Boi Treloso do Recife, Maracatu de Baque Solto Cambinda Brasileira (Patrimônio Vivo), Afoxé Babá Orixalá Fun Fun, Tribo Indígena Carijós do Recife (Patrimônio Vivo), Urso Cangaçá de Água Fria (com Mestra Cristina Andrade, patrimônio vivo), Pernas para Circular e a Orquestra Raízes da Mata.

“Os cortejos são momentos marcantes de reafirmação do compromisso da gestão Raquel Lyra com a valorização e promoção da nossa cultura popular. Tão importante quanto salvaguardar as nossas tradições, é promover sua perpetuação para novas gerações”, afirma a Secretária de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco, Cacau de Paula.

Já a presidente da Fundarpe, Renata Borba, destaca o Cortejo Brincantes de Pernanbuco como uma contribuição importante do Governo do Estado no ciclo carnavalesco. “Incentivar os grupos de cultura popular do Estado é nosso papel, enquanto gestores públicos. Cada um desses brincantes é responsável por carregar nossos símbolos mais marcantes: a diversidade cultural e o respeito às tradições”, ressalta a gestora.

MARACATUCAMBINDAPHREINAUX.jpg

O Cortejo Brincantes foi criado com objetivo de promover um intercâmbio entre diversas manifestações culturais carnavalescas de todo o Estado, possibilitando que turistas e a população em geral possam vivenciar uma imersão nas variadas expressões da cultura e da folia pernambucana.

Em Ipojuca, o percurso sai da Alameda Luciano do Valle, seguindo pelo centro de Porto de Galinhas e se encerra na Rua Beijupirá. A concentração está marcada para às 18h, com saída às 19h.

Carnaval da Saúde Mental reúne profissionais e usuários dos CAPS’s em Garanhuns

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Garanhuns realizaram uma caminhada de Carnaval nesta quinta-feira (8). Ao som de músicas tradicionais do período carnavalesco, os usuários e equipes dos Caps’s AD e Alzira Maria Veloso se uniram e percorreram um trecho pela avenida Rui Barbosa, saindo do Parque Euclides Dourado até o Relógio de Flores.

“Neste movimento em alusão ao carnaval, visamos o fortalecimento do protagonismo das pessoas atendidas e da coletividade, além do acesso à arte, à cultura e ao lazer”, diz Geane Melo, coordenadora de Saúde Mental do município.

Caps — Os Centros de Atenção Psicossocial são unidades de atendimento multiprofissional às pessoas em sofrimento psíquico. Garanhuns conta com o Caps AD, especializado no atendimento de pacientes com problemas decorrentes do uso abusivo de substâncias psicoativas, localizado na rua Padre Agobar Valença, nº 336, Heliópolis. Já o Caps 24h Alzira Maria Veloso oferece atendimento emergencial para pessoas em situação de crise e sofrimento psíquico e está localizado na rua Manoel Alves de Machado, s/n°, Cohab II.

Foto: Sérgio Neves (PMG)

Balsa Frevo D’Água anima as águas do Capibaribe e abre alas para o desfile do Galo da Madrugada

O Recife amanhece o sábado de Zé Pereira com todos os olhares voltados para o desfile do maior bloco de carnaval de rua do mundo. A partir das 9h, o Galo da Madrugada dá a largada e toma conta da área central da cidade. Após saudar a subida do Galo Gigante na Ponte Duarte Coelho na última quarta (7), a Balsa Frevo D’Água se apronta para, desde cedo, fazer as honras ao bloco e dar as boas-vindas aos foliões, tanto os que vão acompanhar a agremiação em terra quanto para os que estejam navegando nas águas do Capibaribe. O show flutuante fica nas imediações do Galo Gigante da Paz, na Ponte Duarte Coelho.

As honras à sua majestade, a escultura que é a maior calunga do maior Carnaval em linha reta, será capitaneada pelo Maestro Forró. Sob a batuta do músico, o abre-alas está marcado para começar às 7h. O maestro segue recepcionando, animando os foliões e comandando a festa até às 9h. Daí por diante, a animação na Balsa Frevo D’Água continua até às 15h ao som da orquestra e com muito frevo no pé, embalando e alegrando os foliões do Bloco Galinha D’Água.

A Balsa Frevo D’água é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo e Lazer. Com cerca de 500 metros quadrados, é uma nova atração para embelezar o Carnaval recifense e foi pensada para valorizar e movimentar um dos principais cartões postais da capital pernambucana: o Rio Capibaribe. A ideia veio para ficar e se consolidar nos próximos anos, tornando-se parte integrante do calendário e das tradições do Carnaval recifense.

A transmissão completa do Carnaval do Recife 2024 é feita pela TV Conecta Recife. Toda a programação, de todos os dias, pode ser conferida em https://carnaval.recife.pe.gov.br. Caso queira acessar o banco de fotografias, o link é: flickr.com/photos/prefeituradorecife. Para o acervo de vídeos das últimas edições, o caminho é também a TV Conecta Recife, em bit.ly/tvconectarecife.

Em comemoração ao Dia do Frevo, show de drones vai levar o Carnaval do Recife ao céu do Marco Zero

Os símbolos do Maior Carnaval em Linha também poderão ser vistos no céu. A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, organizou um show de drones que vai surpreender os foliões no Carnaval do Recife 2024. A sequência de luzes e cores vai invadir o espaço aéreo da Praça do Marco Zero nesta sexta-feira (9) em comemoração ao Dia do Frevo. A homenagem está prevista para acontecer no fim da noite, durante o intervalo dos shows no principal polo carnavalesco da cidade.

O espetáculo que vai ganhar as alturas contará com 350 drones, formando uma sequência de 7 imagens, a 120 metros de altura e percorrendo até 200 metros lineares no céu. O show terá 10 minutos de duração. Os drones irão complementar o cenário da festa com mensagens e imagens em celebração à folia de momo, numa fusão incrível de tecnologia e tradição, onde o céu se transforma em um grande bloco carnavalesco nas alturas.

“No maior Carnaval em linha reta estamos reeditando uma experiência bastante exitosa, que tivemos nas festas natalinas. Numa data tão especial como é o 9 de fevereiro, quando se comemora o Dia do Frevo, não podíamos deixar de render mais essa homenagem a esse ritmo que é uma das principais marcas do carnaval recifense e de todo o estado”, destacou o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Antonio Coelho.

Ministro da Defesa disse que se reunia com Forças Armadas para discutir eleição

O ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira em reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro, em julho de 2022 — Foto: Reprodução

Em uma reunião ministerial de Jair Bolsonaro (PL), às vésperas das eleições de 2022, o então ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, afirmou que se reunia, semanalmente, com comandantes das Forças Armadas para discutir o processo eleitoral. Segundo ele, as conversas tinham o objetivo de garantir “eleições como a gente sonha”, com o “êxito” de reeleger Bolsonaro.

As declarações constam de um vídeo com a íntegra da reunião, realizada em julho de 2022, que embasou a operação da Polícia Federal contra militares e ex-ministros de Bolsonaro suspeitos de participarem de uma tentativa de golpe de Estado.

As imagens foram encontradas no computador de Mauro Barbosa Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e tornadas públicas nesta sexta-feira (9) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

No encontro, o então presidente Bolsonaro e ministros debateram “ações” antes das eleições daquele ano. Segundo a PF, o ex-presidente ordenou a disseminação de informações fraudulentas para tentar reverter a situação na disputa eleitoral – e evitar uma eventual vitória do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Então ministro da Defesa, Nogueira narrou, ao longo de sete minutos, a participação das Forças Armadas nas etapas de fiscalização do processo eleitoral.

Ele falou, por exemplo, da participação de técnicos escolhidos pela pasta em uma comissão de transparência, organizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para contribuir com a auditoria das eleições.

Depois de pedir sigilo para as suas declarações e chamar o colegiado de “conversa para boi dormir”, Paulo Sérgio Nogueira disse estar “junto” de Jair Bolsonaro. O ministro afirmou que os comandantes das Forças Armadas trabalhavam para que houvesse “êxito” na reeleição de Bolsonaro como “presidente de todos nós”.

Petrolina: Simão Durando entrega reforma de escola no Maria Tereza

Os avanços na área educacional não param em Petrolina. Nesta quinta-feira (8), a comunidade da Área 19, do Projeto Maria Tereza, comemorou a reabertura da escola da localidade realizada pelo prefeito Simão Durando. O espaço educacional, que agora carrega o nome do líder comunitário Edivaldo José de Araújo (In Memorian), passou por uma verdadeira transformação, garantindo mais segurança, conforto e qualidade de ensino. A inauguração contou ainda com a presença de lideranças comunitárias, vereadores e o ex-prefeito Miguel Coelho.

Foram investidos mais de R$ 700 mil na climatização das salas, iluminação em led, pintura geral, troca de toda instalação elétrica e hidráulica. Também foram promovidas substituição de pisos e revestimentos, forros, louça sanitária e telhado, além da construção do muro e gradil de contorno.

Com R$ 36 milhões investidos em obras de infraestrutura ao longo do ano passado, a rede municipal de ensino de Petrolina deu um novo salto de qualidade, segundo o prefeito Simão Durando. “Tem sido uma marca de nosso governo investir para a educação ser cada vez mais premiada é referência. Ofertar uma infraestrutura de qualidade para os nossos estudantes, professores e servidores, é um dos principais investimentos da nossa gestão. É a garantia de um futuro de muito sucesso para nossas crianças, o futuro de Petrolina. Com muito compromisso, trabalho e força política, a gente tem conseguido transformar as unidades de ensino em espaços cada vez mais qualificados, fazendo Petrolina ter a melhor Educação de Pernambuco. Sem dúvida, essas requalificações têm potencializado a capacidade cognitiva dos estudantes e garantido maior conforto na relação do ensino aprendizagem”, destacou o gestor.

O ex-prefeito Miguel Coelho destacou o trabalho do prefeito Simão Durando que tem levado educação de qualidade para os quatro cantos da cidade. “Em uma quinta-feira de carnaval nós estamos aqui inaugurando obra. Em 2017 uma das primeiras obras que entregamos foi uma creche aqui no Maria Tereza. E aí começar 2024 voltando aqui e, desta feita, o prefeito Simão inaugurando uma escola, reforça o compromisso do nosso grupo. São centenas de crianças recebendo educação de qualidade, que o prefeito tem se esforçado para entregar cada vez mais esse padrão que iniciamos lá atrás”, concluiu.

Marco Zero: Primeira noite do Carnaval do Recife 2024 foi dedicada à musicalidade afro-brasileira

Ubuntu, Tumaraca, Olodum, Gilberto Gil e Raphaela Santos estiveram no palco do Marco Zero na noite desta quinta-feira (8)

A primeira noite oficial do Carnaval do Recife 2024 foi marcada por encontros de ritmos e expressões culturais. Além do encontro dos tambores do Tumaraca com o Olodum, o palco do Marco Zero, o maior de todos da cidade, recebeu Clarinada; Ubuntu com Mariane de Castro; DJ Pepe Jordão; Orquestra Popular do Recife e Maestro Ademir Araújo, com participação de Marron Brasileiro e André Rio; Recife Cidade do Mangue, com Louise e participação de Céu, Isadora Melo, Ylana, Jorge du Peixe, Maciel Salu, Toca Ogan e Nailson Vieira. O mestre Gilberto Gil e Raphaela Santos fecharam a noite.

O prefeito do Recife João Campos apareceu “nevado” no Marco Zero e conferiu tudo de perto. “É o maior Carnaval da história, são seis dias de festa, abrindo na quinta-feira e não na sexta. São 49 polos oficiais, a gente vai movimentar mais de R$ 2,4 bilhões na economia da cidade. A gente está falando aqui de mais de 3 mil apresentações. 98% dessas apresentações são com artistas da terra, da vida da nossa cidade, do nosso estado. Mas é um Carnaval do Brasil, então o Brasil também quer se apresentar aqui, e vai ser bem acolhido pelo nosso Recife, e a gente vai ter uma oportunidade de ver um Carnaval grande, bonito, alegre, organizado, à altura da nossa cidade”, detalhou João Campos.

Para a dona de casa Érika Kélida Pereira, 37 anos, o Carnaval do Recife é uma festa que congrega vários ritmos e manifestações culturais. “Eu moro em Afogados e vim hoje com a minha família para o Bairro do Recife. Chegamos no fim da tarde, vimos troças, tiramos fotos e comemos comidas deliciosas, agora estamos curtindo o Tumaraca e vamos ficar até a hora do show de Raphaela Santos (último da noite no Marco Zero). A festa já está aprovadíssima”, comentou ela.

Já de acordo com a sogra dela, a assistente de serviços gerais Aurilene Cordeiro, 60 anos, o que chamou a atenção foi a decoração do Bairro do Recife. “Está tudo ótimo, uma maravilha, o prefeito está de parabéns. Eu gosto do maracatu, do frevo, de tudo. Venham todos, a cidade está linda, além de curtir os shows, dá para tirar fotos porque está tudo lindo demais”, disse ela.

Nesta sexta-feira (9), o Polo Marco Zero vai contar com PassaFrevo, encontro de grupos e agremiações para celebrar o dia do frevo; Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério com participação de Toni Garrido, Chico César, Almério; DJ Pepe Jordão; Orquestra Frevo do Mundo com participação de Céu, Uana, Otto, Arnaldo Antunes, Martins e Lenine; Ludmilla e Priscila Senna. Para mais informações sobre o Carnaval do Recife 2024 basta acessar: https://carnaval.recife.pe.gov.br.

Coluna do Finfa

Atrás de recursos -O prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes (Manuca), esteve acompanhado do deputado estadual Aglailson Victor, teve uma reunião com o Secretário Estadual de Mobilidade e nfraestrutura, Diogo Bezerra, para tratarmos dos últimos ajustes para liberação da construção da estrada que liga Custódia ao povoado Ingá. “Essa tão sonhada obra para região, beneficiará tmb o povoado Caiçara, os distritos Samambaia e Maravilhas e toda região circunvizinhas. Estamos correndo contra o tempo para darmos a largada inicial e continuarmos fazendo a boa história de Custódia!”, disse Manuca.

Destaque – O Banco do Nordeste foi destaque no evento realizado pelo Governo Federal, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira. Em 2023, o volume de financiamentos do BNB em Minas Gerais cresceu 67% no comparativo com 2022. Além disso, o presidente Lula deu uma notícia muito esperada pelos produtores rurais mineiros e nordestinos: a autorização para o Banco do Nordeste renegociar contratos e prorrogar prazos para os clientes residentes em municípios atingidos pela seca. Uma ação fundamental para que os agricultores e pecuaristas se reorganizem e tenham condições de superar as perdas causadas pela estiagem.Presenteando – A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha, continua seu compromisso de apoio às gestantes da nossa comunidade, presenteando-as com banheiras todos os meses. Um gesto que celebra a vida e fortalece os laços de amor e cuidado com as mulheres do município.Reunião – O prefeito de Flores, Marconi Santana, teve uma reunião com os motoristas do transporte escolar, enfatizamos nosso compromisso contínuo em oferecer um serviço de excelência para nossa comunidade escolar. “Destaquei com orgulho os investimentos realizados na manutenção de toda a frota de ônibus escolar, visando garantir um transporte seguro e confortável para nossos alunos e alunas neste novo ano letivo. Cobramos, mais uma vez, um atendimento impecável e zelo constante com os veículos, assim como um tratamento respeitoso e acolhedor com os alunos e alunas”, disse o gestor florense.

Você sabia – Que a Escolas Romero Dantas e Escola São José Professora Rosa do Prado, serão as primeiras unidades da Rede Municipal de Ensino a se beneficiarem com a política pública de São José do Egito. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou, no dia 20 de novembro de 2023, o Programa Escola em Tempo Integral, com o objetivo de implementar a oferta de tempo integral nas escolas de educação básica do município. O Programa é uma iniciativa do governo federal em parceria com o Município de São José do Egito, que visa ampliar o acesso à educação em tempo integral e prevê a oferta de uma jornada escolar de 7 horas diárias ou 35 horas semanais, com o objetivo de garantir um desenvolvimento integral dos alunos, nos aspectos cognitivo, socioemocional e cultural.“Para mim é uma grande honra estar aqui nesse momento histórico”, pontuou a secretária de educação, Selma Leite.

Disse“Promessa cumprida. Fizemos o desafio com os meninos do brega, através de Neiff. No início era brincadeira, mas virou sério. Quando eu andava na rua, muita gente perguntava se eu já tinha almoçado e se ia ‘nevar’. Isso também significa um ato de respeito e valorização da nossa gente, da juventude, da periferia, de uma área da cidade de gente forte, guerreira, resiliente, criativa e com uma capacidade extraordinária. No Carnaval e em nenhum local da vida cabe preconceito”. (Prefeito do Recife, João Campos, após “nevar”, descolorindo os cabelos antes da abertura oficial do Carnaval, quinta (8), o prefeito do Recife)

Ponto facultativo – O prefeito de Ingazeira, Luciano Torres, decretou ponto facultativo para os servidores municipais dos órgãos públicos e autarquias municiais durante os dias 12, 13 e 14 deste mês corrente.

Frase“Estamos investindo muito mais na segurança nesse ano, garantindo a integração das operativas por meio da tecnologia. Todos nós estamos trabalhando para garantir o maior e melhor carnaval do Brasil”. (Governadora Raquel Lyra, na abertura do carnaval de Olinda)

Carnaval – Esta Coluna só volta a ser publicada na próxima quinta-feira (15), após o carnaval. Desejo a todos um carnaval de paz, alegria e muita diversão.

Perguntar não ofende – Como fica a situação da governadora Raquel Lyra, com o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, após a entrada do PDT no seu governo?