Desfile, realizado pela Prefeitura do Recife, reunirá 218 agremiações de diversas modalidades durante os dias 09, 11, 12 e 13; passarela será a avenida Dantas Barreto e avenida do Forte

Tradicional momento do carnaval recifense, o Concurso de Agremiações se estende pelos dias 09, 11, 12 e 13. A disputa, promovida pela Prefeitura do Recife, reúne 218 agremiações de onze modalidades, com desfile acontecendo na Avenida Dantas Barreto, no trecho entre a Siqueira Campos e a Praça da Independência. Serão distribuídos R$ 1.262.250,00 em premiações.
A Dantas Barreto receberá os desfiles do Concurso de Agremiações no domingo, segunda e terça de Carnaval, abrindo alas para alguns dos mais representativos símbolos da cultura pernambucana. A concentração das agremiações será na Rua Siqueira Campos e dispersão logo após a Igreja de Santo Antônio. As arquibancadas para o público serão montadas no canteiro central da Avenida Dantas Barreto e o palanque dos jurados ficará no prolongamento da Avenida Guararapes, na altura da Praça da Independência. Serão escolas de samba, blocos de pau e corda, tribos de índios, troças carnavalescas, maracatus de baque solto, maracatus de baque virado, clubes de frevo, clubes de boneco, caboclinhos, bois e ursos.
A nova passarela inaugura mais uma centralidade momesca no Recife, dedicada a tradições carnavalescas das mais antigas, como o concurso, o QG do Frevo, os pátios de São Pedro e o do Terço, somando-se a novidades recentes como o polo Novo Cais, que estreou no Carnaval passado, na Avenida Martins de Barros. O Circuito de Pátio a Pátio, também inaugurado em 2023, neste ano vai reunir cortejo de agremiações do Pátio do Livramento ao Pátio de São Pedro, com mais um dia, do domingo à terça de carnaval.
Pactuado com representações oficiais das agremiações, o novo percurso foi desenhado e planejado numa força-tarefa que reuniu diversos setores do poder público, como Cultura, Mobilidade, Controle Urbano, Segurança Cidadã, CTTU, além da Secretaria de Defesa Social e do Consórcio Grande Recife. Por parte do segmento cultural, estiveram presentes à visita técnica, que definiu o novo local, desde conselheiros municipais de cultura relacionados com o ciclo carnavalesco a representantes de entidades, a exemplo da Liga das Culturas Populares (integrada pelas entidades de Maracatu Nação, Afoxé, Maracatu de Baque Solto, Cavalo Marinho, Caboclinhos e Índios, entre outras), Federação Cultural dos Bois e Similares, bem como lideranças das escolas e blocos de samba e de troças e clubes de bonecos.
Serão 48 membros na Comissão Julgadora, todos oriundos das mais diferentes linguagens culturais com ligação à Cultura Popular. O critério para a escolha dos jurados considerou a afinidade de cada uma com as modalidades disponíveis. Estarão presentes artesãos, aderecistas, estilistas, artistas plásticos, músicos, dançarinos, coreógrafos, atores, diretores de teatro, dramaturgos, produtores culturais, quadrilheiros, filósofos, escritores, figurinistas, modistas, etc. A apuração acontece na quinta-feira (15), logo após o carnaval, na Casa 10, no Pátio de São Pedro, a partir das 9h.





Os avanços na área educacional não param em Petrolina. Nesta quinta-feira (8), a comunidade da Área 19, do Projeto Maria Tereza, comemorou a reabertura da escola da localidade realizada pelo prefeito Simão Durando. O espaço educacional, que agora carrega o nome do líder comunitário Edivaldo José de Araújo (In Memorian), passou por uma verdadeira transformação, garantindo mais segurança, conforto e qualidade de ensino. A inauguração contou ainda com a presença de lideranças comunitárias, vereadores e o ex-prefeito Miguel Coelho.
Ubuntu, Tumaraca, Olodum, Gilberto Gil e Raphaela Santos estiveram no palco do Marco Zero na noite desta quinta-feira (8)





Atrás de recursos -O prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes (Manuca), esteve acompanhado do deputado estadual Aglailson Victor, teve uma reunião com o Secretário Estadual de Mobilidade e nfraestrutura, Diogo Bezerra, para tratarmos dos últimos ajustes para liberação da construção da estrada que liga Custódia ao povoado Ingá. “Essa tão sonhada obra para região, beneficiará tmb o povoado Caiçara, os distritos Samambaia e Maravilhas e toda região circunvizinhas. Estamos correndo contra o tempo para darmos a largada inicial e continuarmos fazendo a boa história de Custódia!”, disse Manuca.
Presenteando – A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha, continua seu compromisso de apoio às gestantes da nossa comunidade, presenteando-as com banheiras todos os meses. Um gesto que celebra a vida e fortalece os laços de amor e cuidado com as mulheres do município.
Reunião – O prefeito de Flores, Marconi Santana, teve uma reunião com os motoristas do transporte escolar, enfatizamos nosso compromisso contínuo em oferecer um serviço de excelência para nossa comunidade escolar. “Destaquei com orgulho os investimentos realizados na manutenção de toda a frota de ônibus escolar, visando garantir um transporte seguro e confortável para nossos alunos e alunas neste novo ano letivo. Cobramos, mais uma vez, um atendimento impecável e zelo constante com os veículos, assim como um tratamento respeitoso e acolhedor com os alunos e alunas”, disse o gestor florense.
Você sabia – Que a Escolas Romero Dantas e Escola São José Professora Rosa do Prado, serão as primeiras unidades da Rede Municipal de Ensino a se beneficiarem com a política pública de São José do Egito. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou, no dia 20 de novembro de 2023, o Programa Escola em Tempo Integral, com o objetivo de implementar a oferta de tempo integral nas escolas de educação básica do município. O Programa é uma iniciativa do governo federal em parceria com o Município de São José do Egito, que visa ampliar o acesso à educação em tempo integral e prevê a oferta de uma jornada escolar de 7 horas diárias ou 35 horas semanais, com o objetivo de garantir um desenvolvimento integral dos alunos, nos aspectos cognitivo, socioemocional e cultural.“Para mim é uma grande honra estar aqui nesse momento histórico”, pontuou a secretária de educação, Selma Leite.
Disse – “Promessa cumprida. Fizemos o desafio com os meninos do brega, através de Neiff. No início era brincadeira, mas virou sério. Quando eu andava na rua, muita gente perguntava se eu já tinha almoçado e se ia ‘nevar’. Isso também significa um ato de respeito e valorização da nossa gente, da juventude, da periferia, de uma área da cidade de gente forte, guerreira, resiliente, criativa e com uma capacidade extraordinária. No Carnaval e em nenhum local da vida cabe preconceito”. (Prefeito do Recife, João Campos, após “nevar”, descolorindo os cabelos antes da abertura oficial do Carnaval, quinta (8), o prefeito do Recife)
Ponto facultativo – O prefeito de Ingazeira, Luciano Torres, decretou ponto facultativo para os servidores municipais dos órgãos públicos e autarquias municiais durante os dias 12, 13 e 14 deste mês corrente.