Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Programação do Garanhuns Jazz Festival 2024 segue até a terça-feira (13)

A abertura do Garanhuns Jazz Festival, um dos principais eventos do circuito alternativo do Carnaval em Pernambuco, teve sucesso de público e atrações contagiantes. A programação do último sábado (10) teve direito a clássicos do chorinho e do rock nacional, interpretados por nomes consagrados nacionalmente.

O primeiro show foi dos instrumentistas Gilson Peranzzetta e Marcel Powell que, juntamente com os artistas Betto do Bandolim, Bozó Sete Cordas, Valéria Santos e Bruno Fonseca, interpretaram sucessos do chorinho. No intervalo das atrações, a garanhuense Mobile Jazz Band encantou o público da Praça Mestre Dominguinhos.

Em seguida, Nasi, vocalista da banda Ira!, subiu ao palco junto com André Youssef e Rodrigo Morcego Trio. O repertório recheado de blues incluía clássicos internacionais e releituras do grupo que marcou o rock nacional.

Com bastante energia e animação, George Israel fez uma entrada surpresa junto com a Mobile Jazz Band, contagiando o público. Junto com a cantora e compositora Roberta Campos, George interpretou os hits do Kid Abelha e do pop rock nacional, que ganharam coro da plateia.

Neste domingo (11), o palco do Garanhuns Jazz Festival recebe novamente, a partir das 19h, Gilson Peranzzetta e Marcel Powell, em interpretação do violonista Sebastião Tapajós; em seguida, o grupo pernambucano Vintage Pepper e o gaitista Jefferson Gonçalves; os Valvulados e a cantora Marília Ferro; e a banda Serial Funkers, que encerra a noite.

O Garanhuns Jazz Festival 2024 é realizado pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, e conta com curadoria de Giovanni Papaléo Produções Musicais e produção executiva da Promundo, além do apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Prefeitura emite nota Comunicado

Em decorrência do acidente ocorrido na noite deste domingo (11), na descida do trio, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que estão suspensas todas as atividades da programação do Carnaval de Afogados na noite de hoje(11), em respeito aos três feridos e aos seus familiares e amigos.

Paredão é proibido em Afogados da Ingazeira?

O Secretário Municipal de Cultura de Afogados da Ingazeira,  foi taxativo nas emissoras de rádios e na imprensa de Afogados da Ingaziera, que o estilo PAREDÃO seria proibido durante do carnaval de Afogados da Ingazeira 2024,

Só que registrei exatamento agora, que em frente a sede deste blog, o desfile do único blog infantil desta cidade o Blogo UNIDUTÊ, passando e numa distância menos de dez metros, este PAREDÃO ligou o som acima dos bíceps permitido pela lei, agora ainda continua em plena Avenida Rio Branco, corredor principal de Afogados da Ingaziera.

Em Afogados, Bloco das virgens arrastou uma grande multidão ao som do trio elétrico

Os primeiros desfiles de “virgens” em Afogados foram realizados, ainda nos idos dos anos 80, pelo homenageado do carnaval 2024, Múcio Fidélis. Hoje, sob a coordenação do secretário adjunto de cultura de Afogados, Luciano Pires, o bloco arrasta uma verdadeira multidão logo após o seu tradicional desfile.

E neste sábado, pela primeira vez, o bloco desceu a avenida Rio Branco atrás do trio elétrico, animado pelo DJ W.Rocha. O anúncio de que o bloco desceria “puxado” pelo trio foi feito pelo Prefeito Alessandro Palmeira, durante o desfile, e bastante comemorado pelos foliões. “Quero anunciar, em primeira mão, que hoje, pela primeira vez em sua história, o bloco vai ser acompanhado pelo trio elétrico. Um presente, uma homenagem e o reconhecimento da Prefeitura de Afogados à grandeza desse bloco”, afirmou o Prefeito Sandrinho Palmeira. O que se viu, então, foi um grande arrastão de alegria e irreverência típicas das “virgens” Afogadenses.

No tradicional desfile, na confluência das ruas Pedro Pires e Joaquim Nazário, as premiações saíram para as “Meninas Super Poderosas” (5° lugar); “Skol Bixas” (4° lugar ); “Shoelba” (3° lugar); “As Bebezinhas” (2° lugar). Todos receberam premiações em dinheiro. O grande vencedor da noite ganhou, além da premiação em dinheiro, um veículo Ford Escort. Foi Fernando de Lima Nunes, morador do bairro São Francisco, com a fantasia “Maria Claudete”.

Mais cedo, pela manhã, a Secretaria de Cultura promoveu um grande arrastão na feira livre, com a animação de passistas e da orquestra show de frevo, ao lado do homenageado Múcio Fidélis.

Ao longo do dia mais de cinco blocos animaram os bairros de Afogados. Pela manhã na Rua Pedro Pires o Bloco Nado Folia, já no início da tarde foi a vez do Bloco Leão do Norte na antiga Estação Ferroviária e o tradicional Bloco Asa do Frevo, que animou os foliões na AABB com muito frevo.

Afogados perde Paulo Nogueira

Faleceu neste sábado no Hospital Unimed no Recife, o comerciante afogadense, meu amigo, Paulo Nogueira de Sousa, aos 70 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos.

Paulo militou na política sempre com seu estilo moderado e era comerciante no ramo de confecções.

Seu velório acontece na sua residência na Rua Augusto Cerquinha, próximo a Panificadora Pão de Mel, e o sepultamento será às 17 horas no Cemitério São Judas Tadeu.

Meus sentimentos a Riza sua esposa, seus filhos Diego, Danilo e Dayse e todos seus familiares.

45ª edição do Galo da Madrugada teve sol, chuva e homenagens a Reginaldo Rossi

O prefeito do Recife, João Campos, e uma multidão de recifenses e turistas vivenciaram a explosão de alegria do maior bloco de Carnaval do mundo

Neste Sábado de Zé Pereira, o prefeito do Recife, João Campos, cumpriu com a tradição de chegar logo cedo ao café-da-manhã do Galo da Madrugada, no Forte das Cinco Pontas, onde concedeu entrevistas à Imprensa e conversou com os foliões. Em seguida, acompanhado por secretários municipais, fez uma vistoria em locais que disponibilizaram serviços da Prefeitura do Recife, como a Central de Saúde. No camarote oficial do Galo da Madrugada, o gestor municipal curtiu as expressões culturais pernambucanas, como o frevo e o brega, enquanto dialogava com os munícipes.

“É uma alegria chegar no Galo logo cedo e poder brincar com as pessoas, ver a irreverência, a leveza, comemorar e fazer o melhor Carnaval do Brasil. Para consolidar esse Carnaval, tem que ter o Sábado de Zé Pereira, o Sábado do Galo da Madrugada. A gente vem logo cedo para dar o start no bloco e poder aproveitar ainda mais. Neste ano, o Galo traz uma mensagem importante, é o Galo Gigante da Paz. Se em todo lugar do mundo tivesse Galo da Madrugada, não haveria guerra”, afirmou João Campos no início do dia.

Ao ser perguntado sobre dicas para o folião do Galo da Madrugada, o prefeito do Recife falou em saúde: “Primeiro tomem muita água, porque está quente. A gente teve, inclusive, o cuidado de aumentar o número de equipes do SAMU, o número de alguns utensílios e de soro fisiológico, e sempre dando a recomendação para todo mundo se hidratar muito, sobretudo durante o dia, brincar em paz, brincar em harmonia. Venham aqui com as famílias, com os amigos. O importante é celebrar o Carnaval, e fazer tudo isso com responsabilidade”.

De acordo com a aposentada Maria de Nazareth Maciel, 83 anos, que mora em Candeias, Jaboatão dos Guararapes, o Galo da Madrugada é um evento imperdível. “Eu venho quase sempre há décadas. O Galo deste ano foi maravilhoso, muito animado, não vi brigas, foi espetacular”, comentou ela.

O Galo da Madrugada 2024 contou com 30 trios elétricos. O tema do desfile foi “Reginaldo Rossi no reinado do frevo”, com diversas bandas cantando os maiores hits do Rei unidos ao embalo do frevo. Artistas como Vanessa da Mata, Gaby Amarantos, Michel Teló, Juliette, Falcão, Conde Só Brega e André Rio fizeram a festa sobre os trios elétricos, botando o povo para dançar mesmo em momentos de chuva.

Governadora Raquel Lyra prestigia o 45° desfile do Galo da Madrugada

Há 45 anos atraindo a presença e os olhares do Brasil e do mundo, o tradicional bloco do Galo da Madrugada desfilou, neste Sábado de Zé Pereira (10), pelas ruas do Centro do Recife. E assim como a multidão que se rende todos os anos aos encantos da agremiação, a governadora Raquel Lyra e a sua vice, Priscila Krause, fizeram questão de dedicar o dia para prestigiar a festa e cumprimentar os foliões.

No início da manhã, a governadora, acompanhada de secretários estaduais e deputados, participou do tradicional café da manhã no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José. Em seguida, cumprimentou o efetivo que está fazendo a segurança do bloco e caminhou do local até o Camarote Oficial do Galo.

“O carnaval de Pernambuco é um dos mais diversos do País e eu estou muito feliz e honrada em prestigiar o Galo da Madrugada pela primeira vez como governadora. No nosso Estado nós temos caboclinhos, maracatu, caiporas, caretas, papangus. Na capital temos a festa do Recife Antigo, na Região Metropolitana temos Olinda, um monte de coisa bonita do carnaval de rua, do carnaval de clube, dos camarotes, tem folia para todos os gostos e todas as rendas. É o carnaval mais democrático do Brasil e o Galo, sem dúvidas, encanta o coração de todos. Vamos fazer uma festa linda nesse ano”, declarou Raquel Lyra.

Símbolo tradicional da cultura e do turismo pernambucanos, o desfile do Galo da Madrugada deste ano tem como tema “Reginaldo Rossi no Reinado do Frevo”. “É uma homenagem mais do que justa. Reginaldo Rossi é um dos artistas responsáveis pela construção plural da cultura pernambucana, dessa nossa cultura popular, que envolve todos os pernambucanos e casa bem com as homenagens feitas pelo próprio Governo do Estado a Alceu Valença, Claudionor Germano, e Lia de Itamaracá”, enalteceu a vice-governadora Priscila Krause.

No maior bloco carnavalesco do mundo o efetivo de segurança conta com 4.297 homens e mulheres, sendo 3.528 policiais militares. “O planejamento da segurança do carnaval 2024 está sendo feito desde setembro do ano passado e vai dar tudo certo. São mais de quatro mil homens e mulheres fazendo a segurança, entre bombeiros, policiais civis, policiais militares e da Polícia Científica, por isso temos essa certeza. Estaremos acompanhando tudo de perto durante todo o dia, para que os foliões fiquem seguros”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Álvaro Porto a um passo pra declarar apoio a reeleição de João Campos

Blog do Elielson – Pelo andar da carruagem e a sintonia entre eles, o presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB), se encaminha para declarar apoio a reeleição do prefeito João Campos (PSB), no Recife.

Porto e Campos foram registrados, ontem, na abertura do carnaval do Recife com sorrisos largos, próprio de aliados. Além disso, o presidente da Alepe fez uma postagem em suas redes sociais parabenizando o prefeito.

PDT não pretende romper com João Campos no Recife

Foto: Reprodução

Blog Cenário – O secretário executivo da Previdência, Wolney Queiroz (PDT), concedeu entrevista à Cultura FM, nesta sexta (9), falando sobre a aliança firmada entre o PDT e a governadora Raquel Lyra (PSDB). Ele reforçou que o partido quer contar com o apoio da tucana para Zé Queiroz na corrida pela Prefeitura de Caruaru. Apesar de fontes revelarem ao Blog Cenário que essa é a tendência, o ex-deputado preferiu manter cautela nas afirmações.

Wolney também comentou sobre como ficou a situação com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), após essas costuras, já que esse ingresso no governo Raquel indicaria, automaticamente, um rompimento com o socialista. Entretanto, segundo o presidente do PDT, a tendência é que a legenda continue apoiando e integrando o governo do gestor municipal.

“Não ficou condicionado que nós vamos romper a aliança com o prefeito João Campos. Nós não estamos saindo do governo João Campos. Nós estamos na Prefeitura do Recife, temos uma secretaria, temos a vice-prefeita Isabella de Roldão e não ficou condicionado que nós deixaríamos a Prefeitura do Recife, não” afirmou em entrevista à Cultura.

Governadora Raquel Lyra acompanha trabalhos da Operação Segurança no Carnaval 2024

 
A governadora Raquel Lyra visitou nesta sexta-feira (9) o Centro Integrado de Comando e Controle (CICCE), no bairro de São José, no Recife, para acompanhar a operação das forças de segurança durante o Carnaval 2024. A gestora comandou uma reunião com representantes das polícias Militar, Civil, Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Corregedoria Geral da SDS e Secretaria Executiva de Gestão Integrada (SEGI). Na ocasião, foi feita também a ativação dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) de Petrolina e Caruaru. Para o período carnavalesco de 2024, a gestão está investindo R$ 12,2 milhões nas forças de segurança. Houve um aumento de 10,2% no efetivo, chegando a 67.842 jornadas extras de trabalho. 
 
“São 67 mil lançamentos de homens e mulheres para garantir a segurança pública do nosso Estado. O Centro de Comando Operacional da Defesa Social está funcionando na capital, no Agreste e no Sertão com todas as operativas do Estado para garantir que o folião que brinca em Pernambuco possa voltar para casa com tranquilidade”, declarou a governadora Raquel Lyra.
 
Nos dias de folia, a SDS vai atuar de maneira integrada com o sistema de acompanhamento de ocorrências, a Corregedoria Geral, células integradas de inteligência e o monitoramento das ações das Corporações. 
 
Através do Centro, haverá a coordenação de todo trabalho de policiamento nos polos de folia do carnaval, com o espelhamento de câmeras das Prefeituras de Olinda e Recife. Serão monitoradas cerca de 450 câmeras, sendo 358 no Recife, 45 em Olinda, além do monitoramento nos terminais integrados através das câmeras do Consórcio de Transporte Metropolitano. 
 
“O folião pode ir tranquilo brincar o carnaval nas ruas, pois nós temos o lançamento de efetivo que é dez por cento maior do que no ano passado, o planejamento foi muito bem feito e agora ele está sendo colocado em prática. A secretaria de Defesa Social vai atuar diuturnamente para garantir a estrutura necessária para atender bem os pernambucanos e turistas”, destacou Alessandro Carvalho. 
 
As tecnologias irão auxiliar no combate à violência no período carnavalesco. Estão à disposição drones nos principais polos de folia da Região Metropolitana do Recife (RMR), do Agreste e do Sertão. As equipes também contam com 14 câmeras das Plataformas de Observação Elevada (POE) da SDS que disponibilizam em tempo real as imagens que serão direcionadas simultaneamente para o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS). Quatro helicópteros do Grupamento Tático Aéreo (GTA) serão utilizados para sobrevoos. 
 
A Segurança Pública estará presente para principais eventos do Estado como o Galo da Madrugada, no Sítio Histórico de Olinda, nos polos descentralizados do Recife, e no carnaval das cidades de Caruaru, Bezerros, Pesqueira, Triunfo e Petrolina.
 
Foto: Janaína Pepeu/Secom