Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Crônica de Ademar Rafael

MODO BRASIL

Em pleno século XXI muitos gestores públicos brasileiros seguem em seus cargos como se imperadores fossem, isto é, governam com poderes soberanos, colocando seus interesses acima dos interesses do país, dos estados e dos municípios.

Na última semana de janeiro muitas notícias circularam a respeito de atividades desenvolvidas pela Agência Brasileira de Inteligência – ABIN, com utilização do “modo Brasil” e distante das atribuições previstas na Lei 9.983, de 07.12.1999. Em respeito aos profissionais que atuam na agência, dotados de habilidades compatíveis com as atividades a seu cargo, não tenho intuito de entrar em detalhes sobre procedimentos, mas sugiro uma reflexão se dispositivos legais foram ignorados, se informações foram manipuladas, se objetivos foram desviados, etc.

Ao criar o órgão a Lei acima indica: “Art. 3º Fica criada a Agência Brasileira de Inteligência – ABIN, órgão de assessoramento direto ao Presidente da República, que, na posição de órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência, terá a seu cargo planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de inteligência do País, obedecidas a política a as diretrizes superiormente traçadas nos termos desta Lei. Parágrafo único. As atividades de inteligência serão desenvolvidas, no que se refere aos limites de sua extensão e ao uso de técnicas e meios sigilosos, com irrestrita observância dos direitos e garantias individuais, fidelidade às instituições e aos princípios éticos que regem os interesses e a segurança do Estado.”

Referido dispositivo legal define, com extrema clareza, outras competências para ABIN, que carrega consigo traços do Serviço Nacional de Informações – SNI, instituído pela Lei 4.341, de 13.06.64 para servir ao regime militar. Esta herança não invalida a importância da ABIN no fornecimento de dados confiáveis ao Presidente, no mundo da tecnologia a inteligência não pode ser descartada.

Maior Carnaval da história do Recife chega ao fim com milhares no Marco Zero até o dia amanhecer

Todo Carnaval tem seu fim. Até aquele que foi superlativo em todos os sentidos. Com um dia a mais de festa, recorde de público, estrutura e atrações, o Carnaval de 2024 no Recife vai deixar saudades. Foram mais de 3 mil atrações distribuídas por 49 polos distintos – com mais de 98% locais, fomentando a cena musical e popular produzida em casa. No Marco Zero, esta terça (13) reservou uma série de apresentações tipicamente pernambucanas. Começando com o Recife Matriz da Cultura Popular, com encontro de nações de Maracatu de Baque Solto, subiram ao palco ainda Tayara Andreza; Lia de Itamaracá, com participação de Filhas de Baracho, Nega Duda, Daúde, Isaar e Dona Totinha; Samuel Rosa; Lenine e Spok. Abrindo oficialmente a Quarta-feira de Cinzas, Alceu Valença tomou conta da multidão, que festejou também a grandiosidade de Elba Ramalho. Abraçando os inimigos do fim e honrando a alcunha de maior festa de rua do país, o Orquestrão deu fôlego extra para os milhares de ansiosos por um 2025 que é logo ali.

“A gente chega ao último dia com o sentimento de que está fazendo o maior e melhor carnaval da nossa história. E a gente traz também números muito bons, surpreendentes. Em termos de movimentação econômica, de resultado para o turismo e presença de foliões. São oito mil pessoas que trabalham só pela Prefeitura para garantir a realização desse carnaval. São 49 polos, 3 mil apresentações, 98% delas são aqui da nossa terra. A gente recebe convidados do Brasil inteiro também. Então tudo isso está fazendo com que o Carnaval do Recife garanta o seu lugar no pódio de melhor Carnaval do Brasil. Carnaval democrático, livre, gratuito e presente na cidade como um todo”, detalhou o prefeito João Campos.

A quantidade de pessoas mobilizadas influencia também no dia a dia de muitas famílias, numa festa definitivamente para todos. “Para mim, a grande lição desse carnaval é que vale a pena fazer as coisas com coração e com gestão bem feita. A gente montou o centro de operações, acompanhando todas as áreas integradas. Ao longo do processo de realização do Carnaval muitos ajustes são feitos, muitos não são nem percebidos diretamente, mas criam um impacto positivo, avaliação interna todo dia. Sempre melhores resultados. Isso, por exemplo, quando a gente olha na área de reciclagem, ano passado, o carnaval inteiro foram 16 mil quilos de materiais coletados, hoje a gente já está com 25 mil quilos antes de terminar o carnaval. Por quê? Mais cooperativas participando, mais catadores beneficiados, recursos chegando na mão dessas pessoas, porque tudo é revertido para elas. Isso é uma decisão de gestão, olhando para o social e ambiental, que faz a diferença na vida do carnaval”, finalizou o prefeito.

Numa noite repleta de artistas imponentes, teve festeiro na maior euforia com a quantidade de ídolos num mesmo palco, num mesmo dia. “Já ouvi muito Samuel Rosa porque sempre fui um maluco por Skank, mas sou muito bairrista e a gente está vendo hoje uma referência como é Lia, Lenine, que é um dos caras que mais se identificam com a gente, a Elba, que já faz parte da nossa cultura de carnaval e, claro, Alceu, que não tem nem muito o que falar”, explicou Mateus Cintra, 42 anos. “Quando o cara começa a cantar, arrepia todo mundo. O que eu tenho a dizer é que sinto muito por quem não esteve nesse Carnaval do Recife e passou ao menos esse último dia aqui”.

Responsável por conduzir os foliões pela chegada da não esperada Quarta-Feira de Cinzas, o Orquestrão nasceu em 2016, com a ideia de ser a maior Orquestra de Frevo do mundo, sendo a grande apoteose do Carnaval. Desde então, há uma média, em cada edição, de mais 180 músicos executando juntos o ritmo. O comando fica a cargo do Maestro Spok. Intitulando-se como a maior fã do frevo do Marco Zero, honrando a típica mania de grandeza do recifense, Camila Costa, 46 anos, saiu de casa disposta a amanhecer cantando e dançando. “Último dia de carnaval é coisa difícil para mim, não sei só vir, curtir um show ou outro e depois voltar para casa. Tenho que ir até o final, frevando como faço desde criança. Até a hora que tiver festa, estarei lá. O arrastão do frevo que me aguarde”, decretou.

A transmissão completa do Carnaval do Recife 2024 é feita pela TV Conecta Recife. Toda a programação, de todos os dias, pode ser conferida em https://carnaval.recife.pe.gov.br. Caso queira acessar o banco de fotografias, o link é: flickr.com/photos/prefeituradorecife. Para o acervo de vídeos das últimas edições, o caminho é também a TV Conecta Recife, em bit.ly/tvconectarecife.

Pollyanna Abreu elogia trabalho de Raquel Lyra por Sertânia: “A governadora tem olhado com carinho para Sertânia”

Principal nome do bloco oposicionista na cidade de Sertânia, Pollyanna Abreu concedeu entrevista ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios e ao Blog do Alberes Xavier. Ela é pré-candidata a prefeita do município e tem apresentado soluções para uma série de problemas que a cidade vem enfrentando sob a administração do prefeito Ângelo Ferreira.

A cidade, segundo ela, está parada no tempo, sem grandes investimentos, que possam alavancar o seu desenvolvimento. Pollyanna é aliada da governadora Raquel Lyra e na entrevista afirmou que mudanças positivas têm ocorrido em Sertânia, graças às ações do governo de Raquel. Ela citou obras hídricas, de saneamento e a recuperação da PE-265, que liga Sertânia à cidade de Monteiro, na Paraíba.

“A governadora tem olhado com carinho para Sertânia”, disse Pollyanna que afirmou taxativamente que as maiores necessidades hoje de Sertânia são, saúde pública, água nas torneiras, estradas de qualidade, além de medidas que impactem na geração de emprego e renda. “Estamos traçando, junto com a governadora, um plano de ação para que possamos atrair empresas para a cidade, e dessa forma aliviar o déficit que existe na geração de emprego em nossa cidade”.

Pollyanna citou também que acompanhou a governadora em uma agenda que a mesma cumpriu na região na última semana, destaque o anúncio da chegada do gás natural no polo industrial da Copergás, no município de Araripina, no Sertão do Araripe. “A agenda foi um sucesso, foi muito positivamesmo”, findou.

Prefeitura do Recife apresenta balanço do Carnaval 2024 nesta quarta-feira (14)

Coroando a maior festa popular, a Prefeitura do Recife apresenta, nesta quarta-feira de Cinzas (14), o balanço do Carnaval 2024. Neste ano, pela primeira vez, o festejo de Momo ocorreu ao longo de seis dias de folia, oferecendo mais de 3 mil atrações em toda a sua programação, nos 49 polos da cidade. O prefeito João Campos e secretários municipais detalharão os números do ciclo carnavalesco em coletiva à imprensa, no Paço do Frevo.

Mela-mela, tô na folia e desfile de fantasia infantis no carnaval de Afogados 

O Carnaval Tradição dos Tabaqueiros e de todas as culturas vem agitando as ruas e polos de animação em  Afogados da Ingazeira.

Nesta segunda, a animação começou cedo com o bloco Gava, no Clube Campestre e no Pólo AABB ao som do Quinteto do Samba.

Pelo sétimo ano consecutivo o Bloco Mela Mela, do Bairro São Francisco, arrastou uma verdadeira multidão, ao som de Robby e Mateus Max. O bloco já é uma tradição na  tarde da segunda de carnaval.

À noite, na avenida Rio Branco, aconteceu a tradicional descida do bloco Tô na Folia, animado pelo cantor J. Santos, ex-vocalista da banda calango aceso. Esse é o 22º ano consecutivo do tô na folia animando os foliões. Bonecos gigantes e estandartes foram os abre-alas do bloco, que contou com as presenças do ex-prefeito Totonho Valadares, do Prefeito Sandrinho Palmeira, do vice, Daniel Valadares, e dos Deputados José Patriota (Estadual) e Carlos Veras (Federal).

No polo do frevo, na praça de alimentação, a noite foi das crianças participarem do concurso e desfile de fantasia infantis. A comissão julgadora formada por Helena Levino, Darlene Silva e Pedro Rafael analisaram os critérios de indumentária, desenvoltura e criatividade.

Os ganhadores na categoria de 0 a 06 anos foram: 1° Lugar – Artur Miguel com a fantasia Lampião; 2° Lugar – Maria Helena com a fantasia Baiana e em 3°Lugar – Antônio Levi com a fantasia Peste Negra. Na categoria de 07 a 12 anos: 1° Lugar – João e Luiz com a fantasia Rei do Carnaval e Seu Fiel Companheiro; 2° Lugar – Isadora e Catarina com a fantasia Jardim da Fantasia; em 3° Lugar – Daniel Almeida com a fantasia Homem Aranha.

O Prefeito Alessandro Palmeira acompanhou o concurso de fantasias infantis ao lado de sua esposa Lelis e de sua filha Eulália.

Todos os participantes receberam premiações em dinheiro e troféu de participação.

Em Aliança, governadora Raquel Lyra exalta a tradição dos maracatus rurais

“A presença do governo em Aliança demonstra que a nossa cultura está crescendo mais ainda”. Foi o que o brincante João do Maracatu registrou ao receber a governadora Raquel Lyra no município de Aliança, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Em mais um dia percorrendo polos do Estado para acompanhar festividades carnavalescas, a governadora prestigiou a tradição dos maracatus rurais assistindo a apresentações na Associação dos Maracatus de Baque Solto do município que é conhecido como o berço imortal do maracatu rural. Esse é mais um polo de apoio do governo, que está investindo em todo o Estado um montante de R$ 20 milhões para a folia de Momo.

No local, a governadora destacou a expressão da cultura presente nas apresentações dos maracatus. “O carnaval de Pernambuco é lindo, a nossa cultura é muito rica. Já andamos em Pernambuco por vários polos com o time do nosso governo e, hoje, aqui em Aliança, presenciamos o encontro de maracatus de baque solto. É uma emoção ver a nossa cultura passando de geração em geração e presenciar a riqueza, a diversidade e a democratização do nosso carnaval. A riqueza do interior dissemina uma alegria incrível”, enfatizou Raquel Lyra.

“Esse encontro é fundamental para a preservação das nossas tradições, da nossa história, para que o maracatu de baque solto seja transferido de geração em geração. E o Governo do Estado, para fomentar a nossa cultura, a nossa arte, vem dando todo o apoio necessário. Foram mais de mil contratações para a festividade do carnaval”, ressaltou a vice-governadora Priscila Krause.

Com tradição no carnaval pernambucano, a cidade de Aliança recebeu apoio do Governo do Estado através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) para a realização das apresentações dos maracatus. “Aliança é um polo do carnaval de Pernambuco, é onde a gente tem uma cultura muito forte do maracatu rural, então o Governo do Estado trata como prioridade esse encontro que acontece tradicionalmente dos maracatus de baque solto”, destacou a presidente da Fundarpe, Renata Borba.

O prefeito de Aliança, Xisto Freitas, acompanhou a governadora e disse que o apoio que recebeu no carnaval foi importante para a valorização dessa cultura. “Aliança é o berço imortal do maracatu rural. Hoje a Associação recebe essa pessoa tão importante, a governadora do Estado de Pernambuco, para valorizar mais ainda a cultura de Aliança e a cultura pernambucana. A gente agradece pelo apoio do governo e queremos mostrar à governadora o que tem de melhor em Aliança, que é a cultura popular”, disse o prefeito.

“Aqui está a origem do maracatu rural, então é muito importante a presença da governadora para que a gente possa valorizar essa cultura genuinamente pernambucana”, registrou o deputado estadual Antônio Moraes.

Estiveram presentes em Aliança o deputado federal Lula da Fonte e o deputado estadual João Paulo; o prefeito de Macaparana, Paquinha, e o superintendente do Banco do Nordeste, Pedro Ermírio. Também participaram os secretários estaduais Cacau de Paula (Cultura), Alessandro Carvalho (Defesa Social), Zilda Cavalcanti (Saúde), Hercílio Mamede (Casa Militar), além do presidente da Adepe, André Teixeira Filho, e o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.Fotos: Miva Filho/Secom.

Carnaval: Itafolia 2024 foi um grande sucesso

Neste fim de semana, Itapetim se agitou com o Itafolia 2024, um evento realizado pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura, atraindo uma multidão em duas noites de muita música e folia.

No sábado (11), a Praça Poeta Rogaciano Leite foi palco de apresentações eletrizantes de artistas como Padú Frajolaz, Os Vilões e Júlio Farra, levando o público a vibrar ao som de ritmos variados.

No domingo (12), o evento encerrou com a energia contagiante de Aldinho Kceteiro e as batidas envolventes do DJ Marcílio, proporcionando momentos memoráveis aos presentes na festa, que mais uma vez foi um grande sucesso.

Além de promover a cultura local, o Itafolia 2024 reforçou a tradição do carnaval, levando alegria e diversão para a juventude e todo o público presente, de forma ordeira e em paz, sem incidentes que pudessem prejudicar a festividade.

Em Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto recebe comitiva da imprensa nacional para cobertura do Carnaval 2024

_Folha de São Paulo, UOL, Metrópoles, Caras, Contigo, Jornal de Brasília, IstoÉ e Band estão entre os veículos que participaram da coletiva_

Nesta segunda-feira de carnaval (12), Vitória de Santo Antão foi palco de visitas ilustres, com a presença de renomados veículos da imprensa estadual e nacional. Na “segunda da imprensa”, jornalistas de grandes veículos de comunicação, como Folha de São Paulo, UOL, Metrópoles, Caras, Contigo, Jornal de Brasília, IstoÉ, Diário do Nordeste, TV Band (Tribuna), TV Cultura (Nova Nordeste), Blog da Renata Gondim e o Blog do Ricardo Antunes, além de influenciadores digitais, estiveram presentes para conferir de perto o Carnaval das Alegorias 2024.

O prefeito Paulo Roberto recebeu a comitiva para um coffee break, proporcionando um momento descontraído antes da coletiva de imprensa. Junto a ele estavam o vice-prefeito Edmo Neves, a deputada federal Iza Arruda, o deputado estadual Joaquim Lira, o secretário de Cultura, Turismo e Economia Criativa, Demetrios Lisboa e o secretário de Comunicação e Imprensa de Vitória, Djalma Andrade.

Em seu depoimento, o prefeito destacou a importância de receber a imprensa no município, ressaltando o papel fundamental que ela desempenha na divulgação e reconhecimento das tradições culturais e festividades locais.

Paulo Roberto expressou seu entusiasmo em compartilhar a energia contagiante do Carnaval da Vitória, reforçando o compromisso em promover eventos que fortaleçam a identidade e a alegria da comunidade.

“É uma honra receber jornalistas tão respeitados em nossa cidade. A imprensa tem o poder de levar nossa cultura para todo o país, e é fundamental para o crescimento e reconhecimento de Vitória de Santo Antão. Agradeço a todos que prestigiaram esse momento conosco, contribuindo para disseminar as belezas do nosso Carnaval”, destacou o prefeito.

A coletiva abordou detalhes sobre os destaques do Carnaval a organização das festividades, a segurança, o suporte da saúde, o Camarote da Acessibilidade, o centenário do Clube de Fados Taboquinhas e do Urso Branco, as tradições locais celebradas e as inovações que tornam o evento ainda mais especial em 2024.

Após a coletiva, os jornalistas acompanham os destiles dos carros alegóricos e participaram dos desfiles nas ruas de Vitória.

“Eu fui convidada para conhecer o Galo da Madrugada, pra conhecer Olinda e de repente, tive a grata surpresa de conhecer Vitória. Fiquei impressionada com a organização e com a forma de condução do carnaval, que abranger as famílias e mantém as tradições,” destacou a jornalista Marley Galvão, que cobriu o evento para a Revista Caras.

Duque curte o Carnaval do Sertão

O deputado estadual Luciano Duque aproveitou o período carnavalesco para dar um giro pelas suas bases no Interior do estado. Começou na sexta -feira (9), no bloco da Galinha, em Triunfo, passou por Pedra no sábado (10), e ontem (11), acompanhou uma maratona de blocos em Sertânia.

Acompanhado pelo pré-candidato a prefeito de Triunfo, dr. Eduardo Melo e as lideranças Rafaela Santos e Carlinhos Quadrado, Duque brincou no tradicional Bloco da Galinha, que abre os festejos do município. Em Pedra, o parlamentar participou da festa no povoado de São Francisco, e à noite assistiu o show na praça principal da cidade, ao lado do prefeito Júnior Vaz, o vereador Mecinho e diversas lideranças.

Em Sertânia, o deputado participou de uma maratona de blocos, acompanhado dos vereadores Junhão Lins e Galba Siqueira e da empresária e futura prefeita Pollyanna Abreu. Começou na Virgens passando pela Favorita, os Heróis da Rua Velha, o Xerém, a Nata e as Luluzinhas. “O carnaval de Sertânia é muito peculiar com blocos completamente masculino, como o Xerém (o mais antigo de Pernambuco) e feminino, como a Nata e as Luluzinhas, mas o legal é que ao final todos eles se encontram numa grande apoteose de alegria e diversidade”, disse. “O carnaval do interior de Pernambuco é rico, alegre e diverso, só precisa de incentivo para deslanchar, atrair gente, movimentar o turismo, gerar renda e fazer de todo o estado uma grande referência “, completou.

Carnaval 2024: Diversidade de sons e ritmos anima foliões nos polos descentralizados e no Marco Zero nesta segunda-feira (12)

Nesta segunda-feira (12), o Carnaval do Recife continuou a todo vapor, em 49 polos diferentes, com shows que fizeram os foliões vibrarem com representações culturais de tirar o fôlego. O prefeito João Campos visitou o Pátio do Terço, o Polo do Ibura, o Polo de Campo Grande e, por fim, o Marco Zero. Tambores Silenciosos, Os Neiffs, Orquestra do Maestro Edson Rodrigues e Banda Sentimento foram apenas algumas das apresentações que encantaram o público. No Marco Zero, o clima foi de rock e trap, com Matuê, Paralamas do Sucesso e Pitty comandando o palco.

“O Carnaval do Recife é o maior e melhor do Brasil e é muito democrático, presente na cidade toda. Os 49 polos descentralizados têm apresentações gratuitas, espaços adequados, serviços de saúde, de apoio às mulheres e de alimentação. Tudo muito organizado e feito da melhor forma. São diversos ritmos, três mil apresentações ao longo dos 5 dias de folia, 98% sendo de artistas locais, além dos nacionais que recebemos, principalmente no Marco Zero, que é nossa apoteose. Além do lazer, o carnaval tem um impacto enorme na economia, são mais de 50 mil postos de trabalho diretos e indiretos gerados e mais de 2,4 bilhões de movimentação econômica. Isso representa oportunidade para quem mais precisa”, afirmou o prefeito João Campos.

No Pátio do Terço, a Noite dos Tambores Silenciosos reuniu ancestralidade e resistência. A cerimônia dos Tambores Mirins contou com a apresentação de 12 maracatus, dentre eles o Maracatu Cambinda Africano, Maracatu Mirim Cambinda Estrela do Amanhã, Maracatu Nação Erê e o Maracatu Nação Porto Rico. O evento, uma das mais potentes manifestações afro-brasileiras do Carnaval do Recife, chegou a sua 60ª edição e celebrou em mais um ano a luta e resistência do povo negro.

O Polo do Ibura, na Zona Sul, teve uma programação recheada com artistas como Os Neiffs, Laysa Botelho, DJ Jhon Jhonis e Performista Madry Calypso, Danielly Fox, Benil, Baile do Marley, Rodrigo Luff e Lekinho Campos.

Adriana Cristine, 39, moradora do bairro, visitou o Polo pela primeira vez e se sentiu mais do que satisfeita com a experiência. “Fiz questão de vir assistir aos Neiffs e achei as atrações e o lugar maravilhoso. Trouxe minha filha para prestigiar também e está muito bom, o Ibura está super animado”, disse ela.

Já em Campo Grande, na Zona Norte, terceiro polo visitado pelo prefeito João Campos, Portozero, Orquestra Maestro Edson Rodrigues, Banda Sentimentos, Versão Brasileira, Carla Alves, Danny Miller e Recife Matriz da Cultura Popular garantiram um dia de muita música e cultura.

Nesta terça-feira (13), último dia do maior Carnaval em linha reta do mundo, o Polo do Marco Zero vai contar com Encontro de Maracatu de Baque Solto; DJ 440; Lia de Itamaracá com Participação de Filhas e Baracho; Nega Duda; Daúde; Isaar e Dona Totinha; Samuel Rosa; Lenine e Spok; Alceu Valença; Elba Ramalho e o já tradicional Orquestrão.

Para mais informações sobre o Carnaval do Recife 2024 basta acessar: https://carnaval.recife.pe.gov.br. Todo o conteúdo de matérias e a programação do Carnaval está disponível em https://conecta.recife.pe.gov.br. Caso queira acessar o banco de fotografias do Carnaval do Recife 2023, o link é: https://flickr.com/photos/prefeituradorecife. Para vídeos, reportagens especiais e transmissão ao vivo do Carnaval, o caminho é o canal da TV Conecta – https://www.youtube.com/@tvconectarecife.