Home » Pernambuco » Gonzaga Patriota, ex-deputado federal constituinte, receberá título de Cidadão do Recife

Gonzaga Patriota, ex-deputado federal constituinte, receberá título de Cidadão do Recife

O político foi deputado federal por 9 vezes e uma vez deputado estadual, passando quase 40 anos na Câmara Federal, sendo um dos parlamentares mais antigos da casa. Como Secretário Nacional de Trânsito, foi o responsável pela implantação do Código Nacional de Trânsito, em 1997

O ex-deputado federal, Gonzaga Patriota, receberá o título de cidadão recifense, nesta segunda-feira, 17 de junho, às 18h, no plenário da Câmara dos Vereadores do Recife. A proposta foi homologada pela Comissão Executiva da mesa diretora da casa. Gonzaga tem mais de 40 anos de atuação na vida pública, e fez parte da Assembleia Nacional Constituinte, 1987-1988, formatando a Constituição Cidadã (1988), ao lado de grandes nomes da nossa política, como Ulisses Guimarães, Cristina Tavares, Joaquim Francisco, Wilson Campos, Luiz Inácio Lula da Silva, Geraldo Alckmin, dentro outros.

Gonzaga Patriota se considera um autêntico democrata e teve como base das suas propostas: a melhoria do sistema educacional, da saúde, da agricultura familiar, da segurança pública e lutou por conquistas para as mulheres e pessoas com deficiência.

Além do Sertão, a cidade do Recife também era foco de atuação de Gonzaga Patriota

Os seus 9 mandatos de Deputado Federal e um de Estadual, sempre foram prestados com total atenção ao Sertão de Pernambuco. Contudo, destinou parte das verbas das emendas para entidades filantrópicas do Recife, como IMIP, Hospital do Câncer e Fundação Altino Ventura.

Histórico – Gonzaga Patriota, nasceu em 1946 em Sertânia, interior de Pernambuco, é graduado em Direito, Administração, Ciências Contábeis e Jornalismo, tem especialização em Ciências Políticas, mestrado em Ciências Políticas e Políticas Públicas e de Governo. Atualmente e doutor em Direito Civil. Iniciou suas atividades profissionais como telegrafista da REFSA, aos 16 anos, 1962.

Foi Deputado Estadual (1983-1986) e Deputado Federal (1987 até janeiro de 2023), exercendo 9 legislaturas seguidas na Câmara Federal. Militou no MDB, PDT e é atualmente filiado ao PSB. Gonzaga Patriota foi também Secretário Nacional de Trânsito e implantou o “Código Nacional de Trânsito”, em 1997. Representou o Brasil em missões oficiais ao exterior por 40 vezes, em diversos países. É escritor com 47 livros publicados.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments