Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Duque agradece à Raquel a chegada de duas UTIs móveis para o Hospam e Hospital Eduardo Campos

O deputado estadual Luciano Duque agradeceu à governadora Raquel Lyra e à secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, pela entrega de duas ambulâncias UTI móvel destinadas a Serra Talhada, fortalecendo o atendimento de urgência e emergência na região. A unidade destinada ao Hospital Eduardo Campos (HEC) foi entregue nesta segunda-feira (19), enquanto a ambulância do Hospital Professor Agamenon Magalhães (HOSPAM) foi repassada no mês passado.

Para o parlamentar, os equipamentos representam um avanço importante para a interiorização da saúde e o cuidado com a população do Sertão. “São ambulâncias fundamentais para salvar vidas, garantir mais agilidade nos atendimentos e oferecer mais segurança a quem precisa do serviço público de saúde. Esse investimento demonstra o compromisso do Governo de Pernambuco com os hospitais do interior e com a vida das pessoas”, destacou Luciano Duque.

Com atendimento humanizado, Carreta da Mulher Pernambucana já percorreu mais de 110 municípios do Estado

A Carreta da Mulher Pernambucana segue avançando na interiorização da saúde, levando atendimento humanizado às mulheres do Estado. A iniciativa integra a estratégia Cuida PE Mulher e, até esta segunda-feira (19/01), já percorreu 111 municípios, totalizando 66.087 atendimentos realizados. Desse total, foram realizados 35.704 exames de mamografia e 13.240 ultrassonografias das mamas, ampliando o acesso à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao cuidado integral com a saúde da mulher.

Maria Cleonice Ribeiro é moradora de Jataúba, no Agreste pernambucano. Ela comentou a alegria de ter recebido a carreta em sua cidade. “_Eu estou muito contente por ver essa carreta aqui na minha cidade. Fiz meu exame de mamografia, gostei muito da médica, da equipe, de toda a equipe. Uma coisa espetacular_”, disse.

COMO TER ACESSO? – Para acessar os serviços ofertados pelas Carretas da Mulher Pernambucana, é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão do SUS e comprovante de residência. Exames como ultrassonografia, colposcopia e biópsias dependem de encaminhamento médico ou indicação clínica a partir de resultados anteriores.

*Confira a agenda da Carreta da Mulher Pernambucana nesta semana:*
Carreta 01 – Recife (19 a 21/01)
Local: Brejo da Guabiraba – Rua Cassiterita, nº 9 (Em frente ao Conselho de Moradores)

Carreta 02 – Condado (19 a 21/01)
Local: Avenida Quinze de Novembro, nº 803 (Próximo ao Hospital João Pereira de Andrade)

Carreta 03 – Palmeirina (19 e 20/01)
Local: Rua Joaquim Nabuco, nº 38 (Praça Dom Expedito Lopes)

Carreta 03 – Brejão (21 e 22/01)
Local: Avenida Bacharel Francisco Pereira Lopes (Em frente ao Hospital Alice Figueira)

Carreta 03 – Terezinha (23 e 24/01)
Local: Rua Dom Joaquim (Praça Doutor Francisco Pereira Lopes)

Carreta 04 – Trindade (19 a 21/01)
Local: Centro, Avenida Central Sul (Ao lado da Prefeitura)

Governadora Raquel Lyra entrega nove novas ambulâncias de UTI Móvel e completa conjunto de 40 unidades deste tipo

Os veículos são do tipo suporte avançado para reforçar Rede Estadual

Em um trabalho dedicado à assistência em saúde, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta segunda-feira (19), no Palácio do Campo das Princesas, nove novas ambulâncias do tipo suporte avançado com UTI Móvel para reforço do atendimento dos hospitais da Rede Estadual. Com as novas unidades, foi realizada a entrega completa de 40 ambulâncias de suporte avançado contratados pelo Governo de Pernambuco para ampliar a capacidade de resposta em situações de urgência. Ao todo, na atual gestão, já foram entregues 73 ambulâncias aos hospitais geridos pelo Estado, entre unidades de suporte básico e suporte avançado.

“As ambulâncias garantem à nossa população mais segurança na preservação das suas vidas, além das nossas equipes poderem trabalhar com todos os equipamentos necessários para prestar o devido socorro. Essa entrega faz parte de um conjunto de investimentos que é o maior da história em nossa saúde pública. Não iremos parar até assegurar que através dos nossos investimentos, a nossa população que utiliza o SUS tenha a melhor estrutura para ser atendida”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.

As ambulâncias reforçam a grande demanda dos serviços de saúde no Estado, entre elas as solicitações para deslocamentos internos, externos e inter-hospitalares. Os novos equipamentos ainda permitem a realização de transferências para exames externos, remoções assistidas e suporte avançado durante trajetos, contribuindo para a redução de riscos clínicos e para maior eficiência logística.

As novas unidades asseguram atendimento contínuo da população, especialmente de pacientes em estado crítico. As nove unidades entregues nesta segunda foram destinadas ao Hospital Geral de Areias (HGA), Hospital Ulysses Pernambucano (HUP), Hospital Jaboatão Prazeres (HJP), Hospital Dom Helder Câmara, Hospital Dom Malan (HDM), Hospital do Sertão Eduardo Campos (HSEC), Hospital Miguel Arraes (HMA), Hospital Mestre Vitalino e Hospital Regional Fernando Bezerra (HRFB).

A secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou a modernidade e eficiência dos novos equipamentos. “As entregas vão para as unidades da Região Metropolitana do Recife, Agreste e Sertão para garantir, de uma ponta a outra do nosso Estado, um atendimento de qualidade. São ambulâncias de alta complexidade, onde transportamos pacientes graves. É muito importante que se possa fazer essa transferência com toda a segurança possível”, explicou.

A diretora-geral do Hospital Geral de Areias (HGA), Natália Costa, falou sobre o impacto da nova ambulância na unidade. “Nosso hospital é referência em urgência e emergência. Com o novo veículo, passamos a ter condições de realizar o transporte dos nossos pacientes e servidores de maneira segura e eficaz”, pontuou a gestora. Já Flávio Portho, condutor da ambulância do Hospital do Sertão Governador Eduardo Campos, em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, destacou que “como profissional de saúde, a ambulância vai ajudar muito”.

Presente na cerimônia, o deputado estadual Izaías Régis destacou o cuidado do Governo de Pernambuco com a saúde. “A cidade de Garanhuns, por exemplo, recebeu três UTI Móveis da atual gestão. Vemos um Governo sério e competente, trabalhando em prol do povo”, disse o parlamentar. Já a deputada estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Socorro Pimentel, disse que as novas ambulâncias “representam dignidade e respeito para cada pernambucano, além de garantir segurança tanto aos pacientes quanto aos profissionais de saúde”.

Acompanharam as entregas o secretário Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), Ana Maraíza (Administração) e Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca).

Prefeito de Belém do São Francisco Calby Carvalho se filia ao PSD de Raquel Lyra, maior partido de Pernambuco

O prefeito de Belém de São Francisco, Calby Carvalho, oficializou sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD), partido da governadora Raquel Lyra. Com a adesão, o PSD passa a contar com 74 prefeituras em Pernambuco, mantendo-se como a maior legenda do estado.

“Minha decisão de ingressar no PSD é fruto de um projeto que olha para o futuro de Belém do São Francisco e de Pernambuco. É um partido forte, alinhado com o desenvolvimento e com a liderança da governadora Raquel Lyra que tem compromisso com os municípios”, ressaltou o prefeito.

A presidente estadual do PSD, governadora Raquel Lyra, deu as boas-vindas ao gestor. “A chegada do prefeito Calby Carvalho fortalece ainda mais o PSD e demonstra a confiança no nosso trabalho. Seguimos construindo um partido cada vez mais representativo, comprometido com o crescimento de Pernambuco e com o apoio aos prefeitos”, concluiu.

Pernambuco alcança marca histórica de 1,5 mil quilômetros de estradas recuperadas

 
O Governo de Pernambuco atingiu a marca histórica de 1,5 mil quilômetros de rodovias recuperadas em todas as regiões do Estado. Ao todo, foram investidos R$ 4,6 bilhões nestas vias, por meio do PE na Estrada, o maior programa de recuperação rodoviária da história de Pernambuco. A Região Metropolitana do Recife (RMR) concentra o maior volume de recursos, com o aporte de mais de R$ 1,5 bilhão, seguida pelo Agreste, com R$ 1,2 bilhão, pelas Matas Norte e Sul, que somam quase R$ 1 bilhão, e pelos Sertões, com cerca de R$ 900 milhões investidos.
 
“O programa PE na Estrada está em ritmo acelerado. Estamos conectando regiões, fortalecendo a economia, impulsionando o turismo e garantindo mais segurança e dignidade para quem vive e trabalha no nosso Estado. Esse é um avanço que mostra que Pernambuco voltou a investir em infraestrutura de forma estruturante e responsável. Em todas as regiões do Estado, há obras finalizadas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
 
Entre as obras que integram o quantitativo já entregues estão intervenções em diferentes regiões do Estado, como a APE-009, entre Nossa Senhora do Ó e Muro Alto, em Ipojuca, na RMR; e a APE-062, em Aliança, na Mata Norte. Também foram concluídas a PE-045, entre Escada e Vitória de Santo Antão, na Mata Sul; a PE-149, entre Agrestina e Lajedo, no Agreste; a PE-270, entre Arcoverde e Itaíba; a PE-633, em Petrolina; e a PE-499, entre Terra Nova e Cabrobó, estas últimas no Sertão do Estado.
 
“Temos avançado na recuperação de estradas de ponta a ponta de Pernambuco. Essa é uma marca histórica, mas que não vamos parar, a meta segue com obras importantes como o Arco Metropolitano”, disse o secretário de Mobilidade de Infraestrutura, André Teixeira Filho.
 
Além das estradas já entregues, o Governo de Pernambuco mantém um conjunto robusto de obras em andamento, com ritmo acelerado de execução. Entre elas estão o Arco Metropolitano Viário, no trecho do Cabo de Santo Agostinho, com investimento previsto de R$ 632 milhões; a PE-027 (Estrada de Aldeia), com previsão de R$ 92 milhões, ambas na Região Metropolitana do Recife; a BR-104, entre o distrito de Pão de Açúcar, em Taquaritinga do Norte, e Vertentes, com R$ 141 milhões, no Agreste; a PE-060, entre Cabo de Santo Agostinho e São José da Coroa Grande, com R$ 80 milhões; e a PE-630, entre o distrito de Barra de São Pedro, em Ouricuri, e Trindade, com investimento de R$ 27 milhões.
 
Segundo o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), André Fonseca, o resultado reflete a retomada da capacidade do Estado em executar grandes obras de infraestrutura. “Alcançar essa marca é fruto de um trabalho contínuo de engenharia, fiscalização e gestão. O DER atua hoje com um amplo conjunto de obras em diferentes fases, garantindo mais segurança viária, melhor mobilidade e eficiência para quem utiliza a malha rodoviária diariamente”, enfatizou. 
 
Lançado em outubro de 2024, o programa PE na Estrada é a maior iniciativa de infraestrutura rodoviária da história de Pernambuco, com um investimento total de R$ 5,1 bilhões na recuperação de diversas rodovias.

Progresso renovará frota com 20 novos ônibus Double Decker e estreia serviço “Suíte Cama” no NE

Por Nill Júnior

A Auto Viação Progresso anunciou, por meio de suas redes sociais, um novo ciclo de modernização da frota: a chegada de 20 ônibus Double Decker (DD) que devem reforçar a operação regular da empresa até março. A atualização amplia o padrão de conforto e estrutura a bordo e traz, como principal novidade, a introdução de um serviço considerado inédito no Nordeste.

Segundo a Progresso, parte do lote incluirá o DD 8×2 (quatro eixos) com serviço “Suíte Cama”, categoria que eleva a experiência do passageiro ao oferecer um formato de acomodação mais reservado. Com isso, a empresa se posiciona como a primeira do Nordeste a disponibilizar esse tipo de serviço e uma das poucas no país com esse padrão em operação.

Do total anunciado, seis veículos serão do tipo 8×2 (4 eixos), com carroceria Marcopolo G8 DD, destinados ao serviço “Suíte Cama”. Na configuração divulgada, o modelo prevê um arranjo com suítes privativas e camas, além de poltronas Leito Total no deck superior, combinando exclusividade e alto padrão de conforto para viagens de longa distância.

A chegada desse modelo sinaliza a aposta da Progresso em um segmento premium, com foco em atender passageiros que buscam mais privacidade, comodidade e padrão superior de acomodação.

Além do modelo mais avançado, a Progresso também informou que 14 ônibus serão do tipo DD 6×2, dentro do padrão operacional já conhecido da empresa. A distribuição interna prevista contempla poltronas leito no piso inferior e semi-leito no piso superior, reforçando a capacidade de atendimento em rotas de maior demanda sem abrir mão de conforto e ergonomia para diferentes perfis de clientes.

Com a previsão de entrada em operação até março, a expectativa é que os novos veículos passem a atender gradualmente os principais corredores da empresa, ampliando a oferta de categorias e fortalecendo a competitividade do modal rodoviário frente a outras alternativas de deslocamento.

Tumaraca reverencia o poder do sagrado feminino

Luedji Luna, Gabi do Carmo e Karynna Spinelli somam vozes aos baques de maracatu na noite de abertura do Carnaval 2026

A quinta-feira da semana pré, 12 de fevereiro, data em que o Recife abre oficialmente o Carnaval irá presentear o público com a 23ª edição do Tumaraca, espetáculo ancestral criado por Naná Vasconcelos e que reúne 13 nações de Maracatu Nação. O primeiro dos ensaios acontecerá amanhã (20), no Córrego do Jenipapo, local de morada do Maracatu Nação Tupinambá (vide serviço). O espetáculo é uma realização da Prefeitura do Recife e da Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco (AMANPE) e terá como tema “Empoderamento e Protagonismo Feminino: Canto para Iyabás”

Para a edição de 2026, mestres e mestra irão reverenciar o sagrado feminino e contarão com as participações especiais de Luedji Luna, Gabi do Carmo e Karynna Spinelli, três artistas ligadas a religiões de matrizes afro-ameríndias e que vão somar suas vozes ao espetáculo que ressalta a ancestralidade. Juntas, as Iyabás (Mães Rainhas) sustentam a vida. São soberanas, ancestrais e empoderadas, guardiãs do axé e do equilíbrio da humanidade. É também o grupo vocal Voz Nagô, formado exclusivamente por mulheres, que conduz o espetáculo. O grupo Bacnaré também integra o espetáculo.

Para Negra Dany, integrante do Voz Nagô, grupo formado por Naná Vasconcelos, o Carnaval sempre foi mais do que festa: ele é território de denúncia, resistência e transformação social. “Levar esse tema para a rua é romper o silêncio histórico imposto às mulheres e transformar o cortejo em um grito coletivo contra o patriarcado e que tenta apagar o protagonismo das mulheres, especialmente das mulheres negras, periféricas, indígenas e de terreiro”, pondera.

“Falar de empoderamento não é privilégio,  é direito à vida. Em um ano em que tantas mulheres foram silenciadas pela violência, o Tumaraca se levanta como espaço de memória, luta e afirmação: nenhuma mulher a menos. O protagonismo feminino que defendemos é o direito de existir com dignidade, de ocupar espaços de poder, de decidir sobre o próprio corpo e de viver sem medo”, complementa Negra Dany.

Juntos pela Segurança: governadora Raquel Lyra comanda aula inaugural de 189 alunos do curso de oficiais da Polícia Militar

Dos 7 mil novos profissionais aprovados, 3.183 já reforçam a segurança nas ruas em todo o Estado
 
A governadora Raquel Lyra comandou, nesta segunda-feira (19), a aula inaugural da terceira turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). Com duração de 12 meses com carga horária total de 1.886 horas-aula, participam do curso de oficiais 189 alunos, sendo 155 homens e 34 mulheres que, já reforçarão o efetivo, assumindo o posto de 2º tenente, em dezembro deste ano. Com esta iniciativa, o Governo do Estado dá mais um passo em direção à recomposição das forças de segurança pública, ampliando a capacidade de resposta na defesa da população.
 
“Hoje demos início ao curso de formação da terceira turma de oficiais do nosso concurso público. São 189 novos oficiais da polícia militar que, daqui a alguns meses, vão poder ser empossados e assumir a liderança da segurança pública de Pernambuco. A gente tem feito um investimento na segurança pública através do Juntos pela Segurança de R$ 2,3 bilhões, e fazia muito tempo que não se tinha um investimento desta natureza”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
 
Esta é a última turma com aprovados nos concursos de 2023 para forças de segurança do Estado. Até o segundo semestre deste ano, Pernambuco terá sete mil novos profissionais de segurança, dos quais 2.299 soldados da PM já estão nas ruas, tornando a rotina da população mais segura. Ao todo, a segurança de Pernambuco já ganhou o reforço de 3.183 servidores.
 
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou o momento de segurança que o Estado vive. “Tivemos hoje a aula inaugural da última turma do Curso de Formação para Oficiais, fechando aquele compromisso de sete mil novos servidores na segurança pública de Pernambuco. Essa turma irá se formar até dezembro. Tudo isso somado a um investimento maciço, com armamento e com equipamento de proteção individual, nunca feito antes”, explicou o titular da pasta.
 
Por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), o Governo do Estado já renovou 100% da frota locada pela pasta, além de ampliar em 24,09%, saindo de 2.420 para 3.003 novas viaturas. Já foram distribuídos mais de 18 mil novos coletes de proteção individual, além de mais de 24 mil pistolas. Apenas em novembro do ano passado, a gestão estadual entregou R$ 73 milhões em armas, viaturas e helicóptero.
 
Para o comandante-geral da PMPE, coronel Ivanildo Torres, a corporação ganha liderança qualificada para atuar nas ruas. “Esses alunos fazem parte de um pacote de três turmas do Curso de Formação de Oficiais, e assim, estamos formando os líderes dos próximos 35 anos, que comandarão a tropa no terreno”, disse o coronel.
 
A aluna do curso de oficiais, Taynã Ramalho, é policial da corporação há oito anos. “Ascender no cargo de oficial é uma realização pessoal, sobretudo de saber que posso contribuir com a sociedade, fazer parte de uma corporação que eu me orgulho muito. Eu espero estar pronta para gerir a minha tropa de forma eficiente para prestar um bom serviço à sociedade”, finalizou.
 
Já John Félix dos Santos, de 27 anos, contou do seu ingresso no curso de oficiais. “A partir do momento que eu ingressei como soldado, isso se tornou um objetivo a ser alcançado. Eu e os demais, temos a missão de liderar e fazer com que a segurança pública seja ainda mais efetiva”, concluiu.
 
Estiveram presentes na agenda o delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro; o comandante-geral em exercício do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, Iremberg Barros; e a gerente-geral em exercício da Polícia Científica, Fernanda Porto.
 
Foto: Yacy Ribeiro/Secom