Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Prefeitura de Brejinho inicia aração de terras para agricultores do município

A Prefeitura de Brejinho deu início, nesta sexta-feira (06), aos trabalhos de aração de terras destinados aos pequenos agricultores do município. A ação integra o conjunto de investimentos voltados ao fortalecimento do homem do campo, garantindo melhores condições para o plantio no início do período chuvoso.

Com a chegada das primeiras chuvas, os agricultores já começam o preparo do solo para o cultivo, aproveitando a quadra chuvosa da região, que ao longo dos anos tem se tornado cada vez mais curta e irregular. Diante desse cenário, a iniciativa da gestão municipal busca assegurar que os produtores consigam plantar dentro do tempo adequado, minimizando prejuízos causados pela escassez de chuvas.

Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, foram disponibilizados 08 tratores agrícolas para atuar diretamente no trabalho em campo. Com esse número de máquinas, a previsão é que todo o serviço de aração seja concluído em aproximadamente 28 dias, atendendo as comunidades rurais de forma organizada e eficiente.

O prefeito Gilson Bento destacou a importância de acelerar as ações e garantir que nenhum agricultor fique sem atendimento. Segundo ele, os tratores irão trabalhar inclusive nos finais de semana, reforçando o compromisso da gestão em cumprir o cronograma e assegurar que todos os produtores sejam atendidos em tempo hábil para o plantio.

Governo de Pernambuco, União e BNDES vão receber propostas da população para o metrô do Recife

Período de consulta pública teve início nesta sexta-feira (6) e segue até 23 de março, com uma audiência pública marcada para o próximo dia 5
O período de consulta pública para o projeto de concessão do metrô do Recife, que prevê um investimento de R$ 4 bilhões para requalificação de todo o sistema, teve início nesta sexta-feira (6) com a publicação do edital e segue até 23 de março. Neste período, a sociedade poderá tirar dúvidas sobre o projeto e enviar sugestões de melhorias. Uma audiência pública sobre o tema também será realizada no dia 5 de março, no Centro de Convenções, em Olinda.
 
“Estamos dando mais um passo para termos uma transformação no metrô do Recife, com o Governo do Estado sendo parte da solução, e quero convidar a população e a sociedade civil organizada para participar dessa construção, de modo que os trabalhadores e estudantes, e a população em geral da Região Metropolitana saia vencedora desse processo e venha a ter mais segurança e tranquilidade para sair e voltar para casa”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
 
O projeto foi desenvolvido pelo governo federal, em parceria com o Governo do Estado. A condução da consulta pública será feita pelo BNDES, que vai receber as contribuições no site www.bndes.gov.br/concessaometrorecife, onde a população também poderá encontrar informações sobre o projeto e orientações para o envio de sugestões.
 
A concessão do sistema de metrô ferroviário do Recife prevê uma completa requalificação, com o objetivo de oferecer um serviço mais eficiente para a população e mais conforto aos usuários. Estão previstas a compra de novos trens, a substituição da via e a reforma de todas as estações.
 
“Esse é mais um passo importante da concessão do metrô do Recife. Além dos investimentos iniciais já garantidos pelo governo federal, que terá aportes para compra de trens e ônibus elétricos, estamos evoluindo nas etapas, dessa vez, ouvindo a população. É ela que usa o serviço do transporte e vai ser participativa nesse processo”, disse o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho.
 
A concessão terá duração de 30 anos e garante que o investimento previsto será feito pelo governo federal nos cinco primeiros anos.
 
“O metrô é um problema histórico de mobilidade da Região Metropolitana do Recife que, por muito tempo, foi negligenciado. Mas agora o Estado se coloca como parte da solução, participando dos estudos com o BNDES e fazendo interlocução com o governo federal, para que os investimentos sejam realizados. A partir desse processo de concessão, o governo federal garante um investimento de R$ 4 bilhões, para que a gente possa ter um serviço de qualidade para os cidadãos pernambucanos”, celebrou o secretário estadual de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro.
 
O projeto atende a uma demanda antiga da população que usa diariamente o metrô e sofre com a falta de grandes investimentos ao longo dos anos. O metrô é operado atualmente pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), uma empresa federal.
 
Após a assinatura do contrato de concessão e um período de transição operacional entre a CBTU e a futura concessionária, os ativos do metrô serão formalmente transferidos da União para o Estado, que será o responsável por gerir e fiscalizar o contrato de concessão à iniciativa privada.
 
Foto: Miva Filho/Secom

Carlinhos Brown é atração especial de 60ª edição do Baile Municipal do Recife

Claudionor Germano se consagra como único artista a participar de todas as edições. Carlinhos Brown e Otto sobem pela primeira vez ao palco do Baile Municipal, que terá ainda Lenine, Elba Ramalho e Priscila Senna

No dia 7 de fevereiro (sábado), o Baile Municipal do Recife completa 60 anos e consolida o título de baile mais tradicional e longevo da capital pernambucana. Durante a noite, o público será animado por mais de 20 atrações, e toda a renda arrecadada será revertida para instituições beneficentes que prestam serviços à sociedade recifense. Um dos destaques da programação será o renomado compositor, cantor e percussionista Carlinhos Brown, baluarte da MPB, do samba-reggae e da axé music. O Baile contará com mais de sete horas ininterruptas de música.

Os ingressos custarão R$ 50 (pista) e R$ 600 (mesa para quatro pessoas) e já estão à venda no Classic Hall e nos sites www.bilheteriadigital.com, que possui pontos físicos no Shopping Recife (quiosque), nas lojas Esposende do RioMar e do Tacaruna, Mix Mateus Boa Viagem, além do sitewww.recifeingressos.com, com pontos de venda no Shopping RioMar (loja no piso L1, em frente ao quiosque da Lupo, e quiosque no piso L1, em frente à Crocs).

Os portões serão abertos às 20h, quando o público será recepcionado por atrações da cultura popular, como a Turma de Palhaços Periquitos do Zumbi e o grupo Guerreiros do Passo. As orquestras Gil e Plural também animam o receptivo, que contará ainda com intervenções circenses de artistas utilizando malabares, monociclos e pernas de pau.

Após a apresentação dos vencedores do Concurso de Fantasias 2026, a noite será aberta pela Orquestra Popular do Recife (OPR), sob a regência do maestro Ademir Araújo, que recepcionará Claudionor Germano, decano do frevo e presente em todas as edições do Baile, além de Nonô Germano. Enquanto isso, os Guerreiros do Passo animarão os salões, replicando uma das cenas mais emblemáticas do filme O Agente Secreto, no qual a OPR e o grupo arrastam uma multidão sedenta por folia.

Na sequência, o maestro Forró e sua Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (OPBH) comandam o frevo e recebem Otto e Larissa Lisboa.

A partir das 23h40, o maestro Spok assume a batuta de sua orquestra e recebe convidados especiais, como o maestro Duda, que, aos 90 anos, irá reger a orquestra, além de Lenine, um dos homenageados do Carnaval 2026. Carlinhos Brown sobe ao palco acompanhado por integrantes de sua percussão e promove a ponte entre Pernambuco e Bahia ao interpretar nove músicas, entre elas o frevo Paixão de Rua, de sua autoria. A canção será entoada ao lado do Coral Edgar Moraes, exaltando versos que unem o frevo ao axé, com referências à Sé, ao funk e à lua de Olinda no circuito Barra-Ondina.

Após a participação de Brown, o frevo, o samba e o brega pernambucanos tomam conta da festa com a energia de Elba Ramalho, Priscila Senna, Gerlane Lops, Marron Brasileiro, Nena Queiroga e Almir Rouche.

CARNAVAL DE DIREITOS – Para promover a inclusão e garantir o direito à folia, em 2026 o Baile Municipal inaugura uma série de serviços voltados para as pessoas com deficiência. Uma área exclusiva e gratuita será franqueada a 50 pessoas, sendo metade para pessoas com deficiência e as outras 25 para seus acompanhantes. A festa oferecerá um receptivo com agentes de acessibilidade em libras, fones abafadores de ruídos para a comunidade neurodivergente e  audiodescrição para pessoas cegas ou de baixa visão. O acesso é mediante demanda espontânea e limitado à lotação de espaço e os interessados devem comparecer à entrada principal do Classic Hall entre 20h e 22h e o credenciamento será feito por agentes de direitos humanos. O acesso obedecerá à ordem de chegada, até o preenchimento total das vagas. O Espaço Acessibilidade será organizado pela Secretaria de Direitos Humanos e Juventude junto com o  Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Recife (COMUD) e ficará no mezanino, atrás da área técnica

BAILE MUNICIPAL – HISTÓRICO 

Em sua 60ª Edição, o Baile Municipal se trata da mais tradicional prévia carnavalesca e que une a tradição dos brinquedos populares do Carnaval do Recife com a solidariedade, pois toda a sua renda é revertida para instituições sem fins lucrativos que prestam serviços à população da capital pernambucana.

Entre as tradições mantidas pelo baile está o desfile de Fantasias vencedoras do Concurso de Fantasias, que acontece anualmente como parte das prévias. Rei e Rainha do Carnaval do Recife, também escolhidos através de concurso, também fazem suas evoluções no palco, que também recebe os homenageados da festa. A saber, em 2026 os homenageados são Lenine e Carmem Virgínia.

A noite é regida pelo mais diverso dos ritmos, o frevo. Ao longo da noite, a Orquestra Popular do Recife, regida por maestro Formiga, abre os salões. Na sequência, Maetro Forró e sua Orquestra Popular da Bomba do Hemetério  sobe ao palco, antes de transferir a batuta para maestro Spok.

Fato interessante – Claudionor Germano, cânone do frevo e principal intérprete de Capiba, será uma das atrações, e ele é o único artista que participou de TODAS as edições do Baile, que também traz como convidados este ano o grupo Otto, Larissa Lisboa, Maestro Duda, Coral Edgar Moraes, Elba Ramalho, Priscila Senna, Gerlane Lops, Marron Brasileiro, Nena Queiroga e Almir Rouche.

Governadora Raquel Lyra lança política estadual que vai promover mais de 33 mil castrações gratuitas de cães e gatos

Por meio de agendamento online, a população terá acesso ao serviço realizado no castramóvel que irá percorrer os municípios pernambucanos

A governadora Raquel Lyra lançou, nesta sexta-feira (6), a Política Estadual de Controle Populacional Ético de Cães e Gatos, que vai viabilizar a realização de mais de 33 mil castrações gratuitas em todo o Estado. A iniciativa ocorre por meio da Secretaria Executiva da Causa Animal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas). Com um investimento de R$ 20 milhões, os atendimentos iniciam ainda em fevereiro, por meio de uma unidade móvel itinerante. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou o lançamento, que aconteceu em Olinda. 

“Nós estamos falando de um investimento de R$ 20 milhões para viabilizar 33 mil cirurgias contratadas. Essa é uma ação que está alinhada ao trabalho permanente de educação ambiental que realizamos nas escolas estaduais. É assim que formamos uma nova cultura, para que as pessoas entendam que os animais merecem ser cuidados com muito zelo”, destacou Raquel Lyra.

O serviço pode ser agendado por meio do site https://go.petsapp.com.br/0CUlws. Os primeiros atendimentos acontecem na Rua Almirante Nelson Fernandes, no bairro de Boa Viagem, no Recife, a partir do dia 19 de fevereiro. O município de Camaragibe será o próximo a ser contemplado, a partir do dia 10 de março.

“Estamos lançando o maior programa da região Nordeste de controle responsável populacional de cães e gatos. Temos dois ônibus ambulatórios, cada um com seis salas de cirurgia, que vão circular pelo Estado. A expectativa é que em um prazo de 5 anos a gente consiga diminuir o número de animais em situação de rua”, explicou o titular da Semas, Daniel Coelho.

As castrações cirúrgicas contemplam cães e gatos, sem restrição de porte, com implantação de microchip para monitoramento e fornecimento de todos os insumos necessários para a realização segura dos procedimentos. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Executiva da Causa Animal e integra a estratégia voltada à proteção animal e à saúde pública, com foco na prevenção, vigilância e controle de zoonoses.

O deputado estadual Antônio Moraes parabenizou a iniciativa do Governo do Estado. “Pela primeira vez vamos ter uma política da causa animal. Isso é muito importante, sobretudo pela forma como ela está sendo lançada, envolvendo os jovens, para que a gente incentive essa cultura para preservar e cuidar dos nossos animais”, pontuou o parlamentar.

O lançamento também contou com a presença do médico veterinário e especialista em comportamento animal, Alexandre Rossi, conhecido como Dr. Pet, que ministrou uma palestra sobre o comportamento canino. “Esse tipo de política faz toda a diferença no cuidado com os animais. Além de ser um exemplo para o Brasil e para os jovens de uma maneira geral, é uma maneira de cuidar dos animais de forma melhor, porque cada vez mais eles fazem parte da nossa sociedade, trazendo vários benefícios à saúde”, acrescentou Rossi.

Estiveram presentes no lançamento os secretários estaduais André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e Ivete Lacerda (Esportes); o deputado estadual Wanderson Florêncio, o superintendente da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), José Anchieta, e o diretor-presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo.

“Primeira noite do Nosso Carnaval 2026 começa forte e marca a virada do Carnaval de Arcoverde”, disse Zeca Cavalcanti

O Nosso Carnaval 2026 começou em grande estilo nesta quinta-feira (05) e confirmou o novo momento vivido por Arcoverde. Pelo segundo ano consecutivo, a gestão do prefeito Zeca Cavalcanti antecipa e fortalece o Carnaval da cidade, devolvendo à população uma festa que, por muito tempo, esteve apagada. O Pátio de Eventos ficou tomado por centenas de pessoas já na primeira noite, marcando uma abertura memorável e cheia de animação.

A festa começou com uma banda local, que abriu oficialmente o Carnaval e colocou o público para dançar, reafirmando o espaço garantido aos artistas da terra em todos os dias de programação. Em seguida, André Marreta desceu do palco e levou o show para o meio do povo, criando um dos momentos mais marcantes da noite, antes da apresentação do Trio da Huanna, que manteve o clima de animação até o fim.

Para o prefeito Zeca Cavalcanti, o retorno de um Carnaval forte representa mais do que entretenimento. “Arcoverde voltou a viver o seu Carnaval. A festa começa antes, tem artistas da casa todos os dias e movimenta a cidade. É cultura, identidade e oportunidade para o nosso povo”, destacou o prefeito.

A secretária de Turismo, Esportes e Eventos, Nerianny Cavalcanti, ressaltou a projeção que o evento alcançou. “O Nosso Carnaval ganhou dimensão regional e nacional. Hoje, Arcoverde recebe visitantes de vários estados, movimenta o turismo e a economia local e se consolida novamente como referência no Carnaval do interior”, afirmou. Com programação intensa, estrutura reforçada e forte participação popular, Arcoverde reafirma seu lugar entre os grandes Carnavais do interior pernambucano.

Feira da Mulher Empreendedora fortalece autonomia econômica no Pré-Carnaval Multicultural de Caruaru

A iniciativa acontece na Estação Ferroviária e reúne itens produzidos por empreendedoras locais.

Empreendedorismo feminino, economia criativa e valorização do trabalho das mulheres vão ocupar a Estação Ferroviária de Caruaru durante o Pré-Carnaval Multicultural, com a realização da Feira da Mulher Empreendedora, promovida pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria da Mulher, nesta sexta-feira (6) e sábado (7).

Ao todo, 26 mulheres vão levar diversas opções de acessórios, itens de decoração, peças de artesanato e do ramo gastronômico produzidos por integrantes do Programa Mulher Empreendedora para comercialização no local.

A Feira da Mulher Empreendedora promove a autonomia econômica feminina, fortalece o protagonismo das mulheres e incentiva a geração de renda. Na sexta-feira (6), a ação acontece das 19h à 0h, e no sábado (7), das 10h às 19h, acompanhando a programação cultural do Pré-Carnaval.

Em confronto direto no segundo turno, João Campos venceria Raquel Lyra, aponta Datafolha

Blog Do Elielson

A Pesquisa Datafolha para o Governo de Pernambuco, divulgada nesta sexta-feira (6) pelas rádios CBN Recife e CBN Caruaru, e pelo Blog do Elielson, também ouviu os eleitores quanto a uma possível disputa para o segundo turno. Com 53% das intenções de voto, João Campos (PSB) venceria Raquel Lyra (PSD), que teria 40%. O Datafolha ouviu 1.022 eleitores entre 2 e 4 de fevereiro. A margem de erro é de 3%, enquanto que o nível de confiança é de 95%.

No entanto, em comparação ao último levantamento feito pelo Datafolha, em outubro/2025, a distância entre João e Raquel diminui de 23 para 13 pontos percentuais. Em outubro, a diferença era de 58% para o prefeito do Recife contra 35% da governadora.

A pesquisa foi registrada no TSE: PE-09595/2026 e BR-06559/2026

Rodrigo Pinheiro enaltece o esporte e honra título de Cidade Americana do Esporte com entrega de materiais e novas obras

A Prefeitura de Caruaru realizou, nesta quinta-feira (5), a entrega de materiais esportivos no Ginásio Municipal Professor Erlandsen Rodrigues da Silva. A ação reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do esporte e a melhoria contínua da infraestrutura esportiva da cidade, que recentemente conquistou o título de Cidade Americana do Esporte 2026.

Durante o evento, o prefeito Rodrigo Pinheiro assinou a ordem de serviço para a instalação de quatro cobertas, nas escolas municipais Álvaro Lins, Dom Bernardino e Maria Félix, e a construção de uma nova quadra na Escola Municipal Presidente Kennedy, além de realizar uma visita técnica às obras de requalificação das quadras auxiliares do Ginásio Municipal, que receberão novo piso e cobertura, deixando os equipamentos aptos para receber competições escolares.

De acordo com o prefeito Rodrigo Pinheiro, os investimentos estão alinhados ao reconhecimento internacional alcançado pelo município. “Caruaru vive um novo momento no esporte. O título de Cidade Americana do Esporte 2026 é resultado de muito trabalho e planejamento, e nos dá ainda mais responsabilidade para seguir investindo em estrutura, equipamentos e políticas públicas que cheguem à ponta, beneficiando a população”, afirmou.

O secretário executivo de Esportes, Adson Leonel, destacou que as ações reforçam a política esportiva da gestão municipal. “Esse reconhecimento internacional comprova que estamos no caminho certo. A entrega dos materiais e as obras que estão sendo autorizadas hoje garantem mais acesso, inclusão e qualidade nas práticas esportivas, fortalecendo ainda mais o esporte de base e o alto rendimento em Caruaru”, pontuou.

“Essa entrega, logo no início do ano letivo, é muito importante, porque permite que o professor planeje suas aulas com antecedência, além de possibilitar que os alunos pratiquem, da melhor forma, diversas modalidades esportivas na escola”, declarou Thiago Lira, professor de Educação Física da rede municipal de ensino.

A iniciativa integra o conjunto de ações da Prefeitura de Caruaru voltadas à valorização do esporte, consolidando o município como referência regional e nacional na promoção de políticas públicas esportivas.

Deputado Felipe Carreras acompanha início das obras de pavimentação asfáltica em Lajedo

O deputado federal Felipe Carreras esteve, nesta quinta-feira (5), no município de Lajedo, para acompanhar o início das obras de pavimentação asfáltica de diversas ruas da cidade, ao lado do prefeito Erivaldo Chagas, do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, além de vereadores e colaboradores da prefeitura.

As obras estão sendo viabilizadas por meio de um investimento de R$ 4 milhões destinados pelo deputado Felipe Carreras através da CODEVASF, e representam um importante avanço na mobilidade urbana e no desenvolvimento do município.

Durante a visita, Felipe Carreras destacou a força da parceria com o prefeito Erivaldo Chagas e os resultados que já vêm sendo entregues à população de Lajedo. “Essa é uma parceria que tem compromisso com as pessoas. Cada obra que sai do papel melhora a vida de quem mora aqui, gera desenvolvimento e traz mais dignidade para o dia a dia da população”, comentou o parlamentar.

A pavimentação asfáltica vai beneficiar diversas vias do povoado de Santa Luzia, facilitando o tráfego de veículos e pedestres, reduzindo a poeira e melhorando o acesso aos serviços públicos. A presença do presidente da Alepe, Álvaro Porto, reforça o alinhamento institucional em favor do desenvolvimento do município.

Governadora Raquel Lyra defende Nordeste como região para investimentos durante evento de posse do novo presidente do Consórcio Nordeste

“O mundo está vendo onde vai investir nos próximos anos, e esse lugar bom para investir é aqui no Nordeste. Temos energias renováveis, belezas naturais, riquezas culturais e logística”, defendeu a governadora Raquel Lyra nesta quinta-feira (05), durante agenda em Maceió, no evento de posse do novo presidente do Consórcio Nordeste, o governador de Alagoas, Paulo Dantas. A gestora ressaltou a união dos governadores do Nordeste para ampliação do desenvolvimento regional, e explicou como Pernambuco está destravando obras estruturadoras, também em parceria com o Governo Federal.

Na avaliação da chefe do Executivo, a região tem diversas potencialidades que passam por políticas públicas consistentes para o desenvolvimento do Nordeste. “Temos a capacidade de nos unirmos para buscar os interesses comuns no Nordeste. Esse ambiente de troca é fundamental porque somos um mesmo povo, que clama por justiça social e por investimentos. Somos parte da solução de um país que cresce de maneira justa e sustentável”, completou a governadora.

Já o novo presidente do Consórcio explicou que assume o comando da organização com a missão da dar prosseguimento ao trabalho de desenvolvimento, fortalecendo as relações entre os Estados e com o Governo Federal. “O instrumento do Consórcio não serve privilegiar estado algum, e vai por meio das suas câmaras temáticas desenvolver um trabalho que promova verdadeiramente empregos, oportunidades, e atraia o setor produtivo, recursos privados para fortalecer seu produto interno bruto. Nós estamos vivendo um momento extraordinário”, ressaltou Dantas.

O ministro dos Transportes e ex-governador de Alagoas, Renan Filho, destacou que o Governo Federal está à disposição do Nordeste para alavancar diversos setores. “O consórcio do Nordeste tem um papel muito importante de estruturar políticas públicas, discutir caminhos para o desenvolvimento do Nordeste, e espero que o Paulo, na presidência, possa apreciar todas essas demandas. Como ministro dos Transportes e representante do Governo Federal, digo que estamos juntos, para desenvolver a região”, ressaltou.

Além do momento solene, os gestores do Nordeste colocaram em pauta em seus discursos questões como infraestrutura, desenvolvimento, cultura e a implantação do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica.

ASSEMBLEIA GERAL – Após a solenidade, a governadora Raquel Lyra esteve ao lado dos demais gestores estaduais do Nordeste para a 1ª Assembleia Geral dos Governadores, que debateu questões econômicas importantes, como infraestrutura e gás.

Estiveram presentes no evento os governadores Elmano de Freitas (Ceará); Carlos Brandão (Maranhão); Fábio Mitidieri (Sergipe); Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte); Rafael Fonteles (Piauí); João Azevêdo (Paraíba), e o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior.

Também prestigiaram a reunião o senador por Alagoas, Renan Calheiros, o advogado-geral da União, Jorge Messias, o presidente da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Francisco Alexandre, e diversos prefeitos, deputados e representantes dos Estados do Nordeste.