Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Simão Durando anuncia pacote de investimentos com hospital, creches e novas obras

Nesta terça-feira (22), o prefeito Simão Durando anunciou um extenso pacote de investimentos para Petrolina. O gestor confirmou a construção do Hospital de Olhos, a entrega da 1ª etapa do Centro de Convenções e da Orla 3, novas creches e escolas integrais entre outras ações para diversos setores estratégicos para o município. O anúncio ocorreu no Parque Josepha Coelho e contou com a presença do vice-prefeito Ricardo Coelho, dos deputados Fernando Filho, Antonio Coelho, o ex-prefeito Miguel Coelho, vereadores, secretários, profissionais de imprensa e lideranças comunitárias.

Simão começou o evento com um balanço dos 100 dias de governo, destacando as obras e projetos iniciados na cidade. Em seguida, o prefeito apresentou as ações previstas para 2025 em cada área estratégica. Na saúde pública, o gestor informou a construção de 7 postos de saúde, aquisição de novas unidades móveis para o Samu e serviços odontológicos. O grande anúncio para o setor foi a construção do Hospital de Olhos, em parceria com a Fundação Altino Ventura. O equipamento funcionará no Cosme e Damião e promoverá atendimentos diversos em oftalmologia.

Na educação, o lançamento do programa Nossa Infância visa zerar a fila de espera por vagas em creches, além da realização do maior concurso público da história do município. Estão previstas ainda a entrega de 17 obras em escolas e creches, desse total, 13 são construções de novos prédios. A infraestrutura urbana também terá um salto: com a construção de projetos para a pavimentação de 300 ruas, realização do projeto de saneamento do Henrique Leite, além da conclusão da primeira etapa da Orla 3, a construção de oito novas praças e do Centro Gastronômico de São Gonçalo.

Na área da segurança, será inaugurado o Centro Integrado de Comando e Controle de Operações, além da ampliação das Operações Guardião e Feira Segura, voltadas para o combate à criminalidade no Centro e nas feiras livres.

O desenvolvimento rural também entra na pauta com grandes avanços, como a entrega da Feira do José e Maria, reforma do mercado de Izacolândia, o programa Água Boa com 28 caminhões-pipa e a instalação de 10 novas adutoras.

A habitação avança com a regularização fundiária de mais de 4.400 imóveis nos bairros José e Maria, São Gonçalo e Pedra Linda, além do início da construção de dois novos habitacionais.

A cultura e o turismo ganham novos espaços e ações: entrega do Centro de Convenções e do Museu do Sertão, implantação do Mapa Cultural, do Fundo de Cultura e da criação do CEU no bairro Jardim São Paulo. Grandes eventos também estão confirmados, como o São João, o Festival Geraldo Azevedo e o Natal Luz.

Para fomentar a economia popular, será disponibilizado R$ 1 milhão em crédito pela AGE, com destaque para a criação do primeiro coworking público da região, o Petrowork, e linhas de crédito especiais voltadas para setores específicos como energia solar e mães atípicas.

No esporte, o programa Petrolina Campeã irá incentivar atletas e projetos esportivos, com a implantação de quatro novas arenas com grama sintética e a construção do Centro Esportivo Dom Avelar.

“Esse pacote de ações é resultado de muito planejamento e compromisso com as pessoas. Começamos esse trabalho em 2017 com o nosso ex-prefeito Miguel Coelho quando retomou a grande Petrolina e agora, junto com essa mesma força política, além de Miguel, nosso ex-senador Fernando Bezerra, nosso deputado federal, Fernando Filho e Antonio Coelho, deputado estadual, estamos garantindo mais um salto de desenvolvimento. Se nos primeiros 8 anos, Petrolina se tornou a cidade que mais cresce em todo o estado, a melhor educação pública, o melhor social, o maior canteiro de obras, o orgulho de Pernambuco, agora a meta é mais ousada. O objetivo é transformar Petrolina na cidade que mais cresce no Nordeste, com a melhor educação pública, os melhores indicadores de qualidade de vida e uma economia num ritmo mais intenso. Por isso, vamos Pra Cima”, destacou o prefeito Simão Durando.

Principais ações previstas para 2025

Saúde: Hospital dos Olhos Altino Ventura, construção de 7 postos de saúde, novos mutirões de cirurgia e exames; 4 novas unidades do Samu e 1 odontológica.

Educação: lançamento do programa de educação infantil Nossa Infância para acabar com filas de espera por creche, maior concurso público da história; 17 obras de escolas e creches (13 construções e 4 reformas).

Infraestrutura: Projeto pra pavimentação de 300 ruas; entrega de ruas em 12 bairros;
entrega da primeira etapa da Orla 3; Construção de 8 praças; Construção do centro gastronômico do São Gonçalo.

Segurança: inauguração do Centro Integrado de Comando e Controle de Operações; ampliação das Operações; Guardião e Feira Segura para combater criminalidade no Centro e feiras livres.

Desenvolvimento Rural: Entrega da Feira do José e Maria; reforma do Mercado de Izacolandia; Feira de Animais no bairro Pedra Linda; programa Água Boa com 28 caminhões pipa; 10 novas adutoras.

Habitação: regularização fundiária do josé e Maria (4 mil títulos); Regularização fundiária do São Gonçalo e Pedra Linda (400 títulos); Início da construção de 2 habitacionais.

Cultura, turismo e eventos: Realização do São João e demais eventos do ciclo junino; Entrega do Centro de Convenções (pavilhão de eventos); Entrega do Museu do Sertão; Implantação do Mapa Cultural e fundo de cultura; Criação do CÉU do Jardim São Paulo; Festival Geraldo Azevedo; Natal Luz.

Economia Popular: R$ 1 milhão em crédito da AGE; Criação da primeiro cowork público da região, Petrowork; Linhas de crédito especiais (energia solar, mães atípicas, motoristas, associações comunitárias).

Esportes: Lançamento do programa Petrolina Campeã para fomento ao esporte;
implantação de 4 arenas esportivas nos bairros com grama sintética;
construção do Centro Esportivo Dom Avelar.

Professores da rede estadual de ensino são contemplados pelo Programa Ganhe o Mundo e farão intercâmbio no Chile, Inglaterra, Argentina e Canadá

Pela primeira vez na história da educação pública de Pernambuco, o Governo do Estado está enviando professores da rede estadual para um intercâmbio internacional. Nesta terça-feira (22), a governadora Raquel Lyra e a sua vice, Priscila Krause, entregaram kits de viagem aos 88 docentes de língua estrangeira selecionados pelo Programa Ganhe o Mundo Professor (PGM), que embarcam a partir dos próximos dias para o Canadá, Inglaterra, Chile e Argentina.

“Estamos muito felizes em, finalmente, cumprir um compromisso do nosso plano de governo. Todos os professores sonhavam em vivenciar a mesma oportunidade que oferecemos aos nossos alunos: a chance de ir para o exterior. Agora, esse sonho está se tornando realidade. Estamos oferecendo a esses profissionais a possibilidade de conhecer novas culturas, trocar experiências e aprender novas abordagens pedagógicas, que serão fundamentais para que se tornem ainda melhores em sala de aula”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Cada professor recebeu um kit composto por camisas alusivas ao programa, boné, gorro, casaco, porta-passaporte, mochila e mala. Além disso, o PGM garante aos intercambistas passaporte, visto, hospedagem, alimentação, além de três bolsas de ajuda de custo no valor de R$ 1.620 cada e um curso intensivo de seis semanas, com carga horária total de 180 horas.

O secretário de Educação, Gilson Monteiro, ressaltou a importância do programa como ferramenta de transformação no ensino de línguas na rede pública estadual. “É mais do que um intercâmbio, é uma ação estratégica para transformar a sala de aula a partir da valorização de quem ensina. Ao investir na formação internacional dos nossos docentes, fortalecemos o ensino de línguas e ampliamos horizontes para toda a rede”, pontuou o titular da pasta.

Do total de professores selecionados para o intercâmbio, 55 seguem com destino ao Canadá, 15 para a Inglaterra, 14 para o Chile e 4 para a Argentina. Os primeiros embarques dos docentes estão marcados para os dias 24 e 25 de abril com destino ao Canadá e Chile, respectivamente. Já os embarques para a Inglaterra e Argentina estão previstos para a primeira quinzena do mês de maio.

Andreíse Leal, de 48 anos, é professora de inglês na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Justulino Ferreira, em Bom Jardim, no Agreste Setentrional, e enfatizou ser a realização de um sonho. “Estou super emocionada em fazer esse intercâmbio. Era um grande sonho da minha vida. Espero que, através desta experiência, eu possa adquirir metodologias para que os meus estudantes tenham uma maior facilidade e bom aprendizado do inglês”, disse a educadora.

A deputada estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Socorro Pimentel, evidenciou o impacto da vivência internacional na formação dos professores. “Esses professores viverão experiências únicas, que ampliarão seus conhecimentos e permitirão a imersão em novas culturas. Tudo isso será essencial para enriquecer o trabalho em sala de aula”, ressaltou.

Estiveram presentes na solenidade a secretária de Esportes, Ivete Lacerda; o vereador do Recife, Davi Muniz; os secretários executivos de Educação Ana Lúcia (Desenvolvimento da Educação), Rafaela Ramos (Gestão de Pessoas), Paulo Dutra (Ensino Médio e Profissional), Cassiana Lima (Gestão de Rede) e Natanael Silva (Articulação Municipal); e o diretor da Agência Via Mundo, Antônio Bacelar.

Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

Dom Sérgio da Rocha é cardeal brasileiro com mais chances de ser papa

O arcebispo de Brasília Sérgio Rocha (à direita) ao ser proclamado cardeal pelo papa Francisco em 19 de novembro de 2016, na Cidade do Vaticano. • Franco Origlia/Getty Image

No início de maio, 135 cardeais eleitores se reunirão na Capela Sistina, no Vaticano, para o conclave que elegerá o próximo papa.

Tecnicamente, qualquer homem católico pode ser eleito, mas, desde 1379, o escolhido é um cardeal – e sete brasileiros vão participar da votação.

A CNN consultou vaticanistas para entender quais as chances de um cardeal brasileiro suceder o papa Francisco.

Um especialista ouvido pela CNN, sob a condição de anonimato, vê poucas chances de um brasileiro ser eleito. No entanto, ele vê Dom Sérgio da Rocha como aquele com maior potencial.

“Se fosse colocar um brasileiro [na lista de cotados] seria ele”, relatou a fonte.

O atual arcebispo de Salvador nasceu em Dobrada, no interior de São Paulo. Ele foi ordenado padre em 1984 e proclamado cardeal pelo papa Francisco, em novembro de 2016.

Dom Sérgio é um brasileiro de destaque no governo do Vaticano e era próximo de Francisco.

No início de 2023, ele se tornou o primeiro brasileiro a ser indicado para integrar o Conselho de Cardeais (ou “C9”) – grupo criado por Francisco em 2013 com a tarefa de auxiliar o papa no governo da Igreja Católica e estudar um projeto de revisão da Cúria Romana (instituições administrativas da Santa Sé).

Jorge Claudio Ribeiro, professor de ciência da religião da PUC-SP, disse à CNNque “Dom Sérgio é [um nome] importante porque ele circula pela área internacional. Ele tem atuação grande junto aos fóruns do Vaticano”.

Governo de Pernambuco decreta luto oficial de sete dias pelo falecimento do Papa Francisco

A governadora Raquel Lyra decretou luto oficial de sete dias em todo o Estado pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, aos 88 anos, nesta segunda-feira (21). Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, conduzia a Igreja Católica desde 2013, sendo uma grande referência religiosa e humanitária. O luto foi oficializado em edição extra do Diário Oficial do Estado nesta segunda.

“Hoje é um dia muito triste para a comunidade católica e para todas as pessoas que acreditam no amor e na fraternidade como forças que movem nosso mundo. O falecimento do Papa Francisco nos deixa um vazio imenso. O mundo perde uma voz ativa na busca por igualdade social e na defesa dos diretos humanos. Certamente ele agora está nos braços do Pai, ao lado de nosso senhor Jesus Cristo”, declarou a governadora Raquel Lyra.

Primeiro pontífice latino-americano da história, escolhido com o nome inspirado no santo dos pobres, Francisco sempre esteve a serviço dos mais necessitados, sendo uma voz incansável em busca da justiça, da igualdade e da reconciliação, independentemente de credo e de divergências de qualquer natureza. Entre as marcas do seu pontificado, estão humildade, misericórdia e diálogo.

Foto: Janaína Pepeu/Secom

Álvaro Porto emite nota de pesar pelo falecimento do empresário Paulo Sérgio Macedo

Pernambuco perdeu hoje Paulo Sérgio Macedo, um dos seus mais importantes e reconhecidos empresários. Com uma atuação arrojada nos setores de vigilância eletrônica, patrimonial e pessoal, transporte e processamento de valores, além de terceirização de mão de obra especializada, Paulo Sérgio deu grande contribuição ao estado e ao país, gerando empregos, negócios e divisas. O empresário deixa um legado de liderança e êxito conquistado com trabalho e visão empreendedora. Externamos nossos pêsames aos familiares e amigos. Que Deus conforte a todos neste momento de despedida.

Álvaro Porto, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Dez cidades de Pernambuco apresentarão experiências de sucesso no Congresso da Amupe

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) divulgou na última quinta-feira, 17/04, a lista dos 10 municípios pernambucanos selecionados para apresentar boas práticas durante o 8º Congresso da instituição, que será realizado de 28 a 30 de abril, no Centro de Convenções de Pernambuco. A iniciativa tem como objetivo incentivar a replicação dessas ações nos demais municípios do estado, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre gestores e gestoras municipais.

“Queremos incentivar outros gestores a adotarem experiências que já deram certo, fortalecendo o desenvolvimento local e estimulando a inovação nas gestões municipais. Pernambuco tem iniciativas transformadoras que precisam ser valorizadas e replicadas”, afirmou o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia.

Os municípios selecionados são: Feira Nova, com a prática PAA do Peixe; Igarassu, com o programa Gera Jovem Igarassu; Paudalho, com a ação Imersão na Iniciação Científica; Santa Maria da Boa Vista, com o GPIPA – Sistema de Gerenciamento de Abastecimento de Água; Serra Talhada, com os projetos Infraestrutura e Tecnologia para Mobilidade Segura e Sustentável e Zona Lilás; Cortês, com a prática Renda Colaborativa; Bom Jardim, com o projeto Pedra do Navio: Conectando História e Arte no Artesanato Regional; Gameleira, com o programa Remédio e Curativos Especiais em Casa; Jaqueira, com a iniciativa Educa Servidor; e São Vicente Férrer, com a prática Energia Limpa e Acessível.

As apresentações vão acontecer na manhã do dia 30 de abril, a partir das 08h, no Teatro Guararapes. As inscrições para o 8º Congresso da Amupe estão abertas e podem ser realizadas pelo site oficial da entidade: www.amupe.org.

Foto: Cláudio Gomes

Ministro Silvio Costa Filho e governador Tarcísio de Freitas viajam à Europa para apresentar túnel de Santos-Garujá a investidores

Empresas com expertise em túneis imersos terão reunião com ministro de Portos e Aeroportos na próxima semana

O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, iniciou, nesta segunda (21/4), uma viagem por países da Europa para, ao lado do governador paulista Tarcísio de Freitas, apresentar a investidores estrangeiros detalhes do projeto do primeiro túnel imerso do país, que ligará as cidades de Santos e Guarujá, no litoral paulista. O roteiro começa por Portugal e passa por Holanda e Dinamarca, onde há empresas de construção com expertise em obras similares à que será realizada para a construção do túnel brasileiro.

O empreendimento faz parte de uma parceria entre os governos Federal e Estadual, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos. A abertura das propostas está prevista para o dia 1º de agosto e serão necessários investimentos de aproximadamente R$ 6 bilhões. “É a maior obra do Novo PAC e resolve uma demanda antiga da região e traz dignidade à população, ajudando na mobilidade urbana, gerando empregos e renda, além de fortalecer o Porto de Santos, o maior porto público da América Latina”, avalia o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Segundo o edital, as obras deverão ser concluídas até 2030

Em Portugal, está prevista reunião com a empresa Mota-Engil, que possui parceria com a chinesa CCCC (China Communications Construction Company), uma das maiores construtoras do mundo, que detém 32,4% de participação na companhia portuguesa. A CCCC foi responsável pela construção dos túneis submarinos da Baía de Dalian, de Shenzhen-Zhongshan e de Hong Kong–Zhuhai–Macau, um dos projetos subaquáticos mais complexos do mundo.

Em Amsterdam, Costa Filho terá reuniões com as holandesas Ballast Nedam e TEC Tunnel. A Ballast Nedam possui experiências na construção de túneis imersos, como o que cruza o movimentado canal Nieuwe Waterweg em Roterdã, e o do Iraque, em fase de conclusão. A TEC Tunnel é líder global em projetos e engenharia de túneis e tem fornecido soluções de projeto e construção para projetos de túneis inovadores, como a ligação Øresund entre a Dinamarca e a Suécia, a ligação Busan Geoje na Coreia do Sul, a conexão de 32 quilômetros entre Hong Kong, Zhuhai e Macau na China e a ligação Fehmarnbelt de 20 quilômetros entre a Dinamarca e a Alemanha.

Previsto há quase 100 anos para tornar as duas cidades mais próximas – hoje o deslocamento por estrada dura quase uma hora; a outra opção é atravessar por balsa – o túnel terá 1,5 quilômetro de extensão (sendo 870 metros imersos) – e contará com três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos dedicados a pedestres e ciclistas. Atualmente, 28 mil pessoas cruzam diariamente as duas margens utilizando barcos de pequeno porte e balsas. A travessia por balsas é considerada a maior do mundo em número de veículos transportados, com uma média diária de 14 mil veículos.

Álvaro Porto emite nota pesar pelo falecimento do Papa Francisco

Com profundo pesar, o mundo de despede do Papa Francisco, líder religioso que deixa uma história de generosidade e luta pelos mais necessitados. O Papa exerceu sua missão com sabedoria, batalhando contra intolerâncias, preconceitos e injustiças, promovendo esperança e buscando soluções para os conflitos que afligem a humanidade. Usou seu carisma e influência em favor da misericórdia, do entendimento e da paz. Sua partida nos traz tristeza, mas também gratidão pelo grande exemplo de perseverança e amor ao próximo. Que Deus possa nos consolar diante desta grande perda. Que possamos encontrar conforto no legado de amor e justiça deixado pelo
Papa Francisco.

Álvaro Porto, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Crônica de Ademar Rafael

A GRANDE MINA

São inúmeras as críticas sobre o orçamento público a maioria destinada à sua limitação para suprir as demandas sociais. O problema é que tal limite é imposto por quem deveria cuidar dos recursos. Para não irmos muito longe vamos falar nos últimos cinquenta anos. Em 1983 José Carlos de Assis escreveu “A chave do tesouro”, no ano seguinte “Os mandarins de república”, obras que detalham os crimes e os criminosos. Posteriormente tivemos o escândalo dos “anões do orçamento”, a “a compra de votos para aprovação da emenda da reeleição para cargos do executivo”, o “mensalão”, etc. A pérola da coroa no entanto foi o “orçamento secreto”.

Esta criatividade dos nossos políticos, de cara, esmaga o Artigo 37 da Constituição Federal – CF, na sequência vai triturando tudo que relaciona com o zelo pelo patrimônio público. A farra foi denunciada pela imprensa e por órgãos de controle sem qualquer efeito prático. Tímidos freios de arrumação vieram após intervenção do Supremo Tribunal Federal – STF. Mesmo assim segue com o “jeitinho brasileiro” extraindo muito minério.

O cômico dessa história é a Câmara dos Deputados editou uma cartilha chamada “Entenda o orçamento” que em seu tópico cinco “O que é responsabilidade fiscal?”, responde: “…Além disso, a LRF introduziu novas responsabilidades para o administrador público (chefes de Poderes, de órgãos e outros ordenadores de despesa) com relação aos orçamentos da União, dos Estados e municípios. Algumas dessas responsabilidades são: executar o orçamento de forma planejada e sustentável, observando metas fiscais previstas para vários exercícios…”

 

O artigo 37 de CF e este anunciado acima são cumpridos? Não. No último dia oito de abril o Jornal do Comércio de Pernambuco traz essa manchete na primeira página: ”Tendência é de cada vez mais recursos na mão de assembleias”, ou seja os deputados estaduais estão copiando seus colegas federais. Até quando a mina será explorada para fins nada republicanos? Um deles financiar campanhas por meio de emendas. Uma coisa é real começou na União e chegou aos Estados e Municípios.