Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Jarbas Filho oficializa candidatura à presidência do MDB Pernambuco

Blog Cenário – O deputado estadual Jarbas Filho (MDB) oficializou, há pouco, sua candidatura para concorrer à presidência do MDB Pernambuco, na eleição interna prevista para acontecer no dia 24 de maio. Ele disputará contra o atual presidente, o secretário de Relações Institucionais do Recife, Raul Henry, com quem travou uma recente batalha com troca de acusações pela veracidade do apoio dado por Jarbas Vasconcelos ao grupo do próprio filho.

Na carta, sem citar nomes, Jarbinhas critica a gestão de Raul e diz que, nos últimos anos, o MDB se tornou dependente de outras legendas, virando “instrumento de interesses particulares”.

Confira:

Com responsabilidade e espírito coletivo, decidi aceitar a indicação para concorrer à presidência do MDB de Pernambuco. Assumo essa missão ciente dos desafios que o momento exige, movido pela vontade de contribuir com a reconstrução e o fortalecimento de um partido que sempre fez parte da minha vida e da história política do nosso estado.

Minha trajetória política foi construída dentro do MDB, ao lado do meu pai, Jarbas Vasconcelos, um dos fundadores do partido no Brasil e referência de integridade e compromisso público. Através dele, aprendi desde cedo que política se exerce com diálogo, firmeza de princípios e respeito à sociedade. Conto com o apoio da minha família, da ampla maioria dos prefeitos emedebistas de Pernambuco e diversas lideranças políticas em todas as regiões do estado. É com esse incentivo que me coloco à disposição para liderar um novo ciclo no nosso partido.

Tenho plena convicção da legitimidade que carrego ao assumir esse desafio. O MDB de Pernambuco precisa reencontrar seu caminho, resgatando sua relevância e protagonismo político.

Nos últimos anos, infelizmente, nosso partido teve sua importância gradualmente reduzida, tornando-se muitas vezes instrumento de interesses particulares e dependente de outras legendas para manter sua sobrevivência. Essa não é a vocação do MDB. Não foi para isso que ele foi fundado, e não será esse o destino que aceitaremos passivamente.

Meu compromisso é claro: fortalecer o MDB com base no diálogo, na inclusão e no respeito à história dos nossos filiados. Quero reconstruir um partido vibrante, ativo, presente na vida dos pernambucanos de todos os cantos do estado. Sintonizados com os valores democráticos de sempre. Vamos juntos, trabalhar por um MDB forte, representativo e preparado para os novos tempos.

Conto com todos vocês nessa jornada

Jarbas Filho
deputado estadual

Compaz Dom Hélder Câmara oferece curso gratuito de reparo de smartphones

Formação profissional é voltada pessoas com idade a partir dos 16 anos e tem inscrições presenciais até esta sexta-feira (25)

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz, está com inscrições abertas para o curso gratuito de reparo de smartphone no Compaz Dom Hélder Câmara, na comunidade do Coque, na Ilha Joana Bezerra. A formação é voltada para jovens e adultos a partir dos 16 anos e as inscrições podem ser feitas presencialmente até esta sexta-feira (25).

As aulas acontecem entre os dias 28 de abril e 21 de maio, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 18h. Para garantir a vaga, basta levar RG, CPF e comprovante de residência do Recife diretamente ao Compaz Dom Hélder Câmara.

O curso é realizado em parceria com o Instituto de Inovação e Economia Circular (IEC) Brasil e faz parte da política de inclusão social e profissionalização dos Centros Comunitários da Paz (Compaz). Segundo o Secretário de Cidadania e Cultura de Paz, Túlio Arruda, a formação representa uma chance real de ingresso no mercado.  “A gente sabe que conserto de celular é um serviço cada vez mais procurado. Esse curso é uma oportunidade concreta de aprendizado e geração de renda. É profissionalização feita com qualidade e compromisso social”, destaca.

Leandro Karnal é confirmado no painel de encerramento do 8º Congresso da Amupe

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) confirmou, nesta quarta-feira (23/04), a presença do historiador e escritor Leandro Karnal como participante do painel de encerramento do 8º Congresso Pernambucano de Municípios. O evento será realizado entre os dias 28 e 30 de abril, no Centro de Convenções de Pernambuco, e terá como tema central a inovação e os desafios da gestão pública.

A participação de Karnal está marcada para o dia 30, às 11h30, no Teatro Guararapes, ao lado dos especialistas Álvaro Pinheiro e Déborah Arôxa. Juntos, eles conduzirão o painel “Inteligência Artificial na Gestão Pública”, que promete refletir sobre o papel da tecnologia na modernização dos municípios, com foco em decisões mais eficientes, transparência administrativa e melhoria dos serviços prestados à população.

“O nome de Leandro Karnal engrandece ainda mais o nosso congresso. Ele é uma referência do pensamento contemporâneo brasileiro e vai contribuir com uma visão crítica e instigante sobre os caminhos que podemos trilhar para uma gestão mais inteligente, humana e eficiente”, destacou o presidente da Amupe e prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia.

As inscrições para o Congresso da Amupe são gratuitas e estão abertas em www.amupe.org.

Leandro Karnal é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), ex-professor da Unicamp, membro da Academia Paulista de Letras, autor de diversos best-sellers e colunista do jornal O Estado de S. Paulo. Também comanda o canal Prazer, Karnal no YouTube, apresenta o podcast Platitudes e mantém forte presença nas redes sociais, onde soma mais de 11 milhões de seguidores. Sua atuação como comunicador e pensador o consolidou como uma das principais vozes públicas do Brasil na atualidade.

Foto: Divulgação

Recife avança na expansão da Atenção Básica com a entrega da USF Mais Gilberto Freyre

Unidade passou por ampliação estrutural e agora funciona 60h semanais, atendendo 6.200 pessoas

A Prefeitura do Recife segue avançando no processo de expansão da Atenção Básica com a inauguração de mais uma Unidade de Saúde da Família Mais (USF+), desta vez no bairro da Guabiraba. Com investimento de aproximadamente R$ 1,1 milhão da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), a unidade não só passou por uma ampliação física, como também teve o horário de atendimento ampliado: de 40 para 60 horas semanais, sem pausa para intervalo. Com isso, será possível aumentar em cerca de 15% a capacidade de atendimento.

“Antes, eram 4.100 usuários que podiam ser atendidos, e agora passamos para 6.200, um aumento de 50%. Isso faz toda a diferença, porque ao realizar uma requalificação ou uma expansão, usamos o equipamento já existente, boa parte do custo fixo permanece o mesmo, e aumentamos a capacidade dele, sem precisar gastar tantos recursos e atendendo cada vez mais usuários”, explicou o prefeito João Campos, em visita realizada à USF na manhã desta quarta-feira (23).

A USF+ Gilberto Freyre é a 59ª unidade entregue desde 2021. A unidade foi totalmente climatizada, com acessibilidade para pessoas com deficiência, troca de equipamentos e mobiliário, além da implantação de um novo padrão de acolhimento e qualidade. Foi reformada do piso ao teto, com renovação de toda a estrutura elétrica e hidráulica, e ganhou novas salas para exames citológicos, atendimento odontológico e outros procedimentos. O horário de funcionamento foi expandido: agora funciona das 7h às 19h, sem pausa — antes, era das 7h às 16h, com uma hora de intervalo.

Os usuários da unidade contam com uma equipe multiprofissional composta por médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de saúde bucal, agentes comunitários de saúde, assistentes sociais, fisioterapeuta, psicólogo, farmacêutico, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional, além do corpo administrativo, de regulação e de vigilância.

“A requalificação da USF+ Gilberto Freyre proporcionou a ampliação da estrutura, que ficou mais arejada e iluminada, criando um ambiente mais confortável para todos. Além disso, possibilitou a oferta de todos os serviços da Estratégia Saúde da Família com mais qualidade e conforto. Quando o Recife iniciou o ambicioso projeto de expansão da Atenção Básica, a cobertura da cidade era de 59% da população e, hoje, estamos superando os 80%, com meta de preencher os vazios assistenciais em todo o nosso território”, afirmou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

A USF+ Gilberto Freyre funciona de segunda a sexta-feira, ofertando serviços como consultas médicas, consultas de enfermagem e saúde bucal, distribuição de medicamentos, vacinação, visitas domiciliares, atividades em grupo, planejamento familiar e pré-natal, educação em saúde, regulação para consultas e exames especializados, além da coleta de material para exames laboratoriais.

Foto: Édson Holanda / Prefeitura do Recife

Prefeitura entrega obra do Parceria e implanta geomanta no Córrego do Joaquim

Melhorias fazem parte da Ação Inverno 2025, que investe R$ 322,9 milhões para reduzir os impactos das chuvas na cidade

A população do Córrego do Joaquim, no bairro de Nova Descoberta, comemora a realização de novas obras de contenção de encostas na comunidade. Nesta quarta-feira (23), a Prefeitura do Recife entregou a intervenção realizada pelo Programa Parceria na Subida do Joaquim e realizou vistoria na geomanta que está sendo implantada na Rua Juma. As melhorias integram a Ação Inverno 2025, que está investindo R$ 322,9 milhões em obras para minimizar os impactos das chuvas na cidade.

“Estamos mostrando como obras importantes, como a colocação de geomanta e a intervenção do Parceria, se complementam. Aqui, o Parceria já está pronto e a geomanta está em execução. São intervenções que vão proteger todas as famílias da região, especialmente durante o período da quadra chuvosa. Todas fazem parte da Ação Inverno, que já acumula R$ 322 milhões investidos na nossa cidade. E vamos seguir fazendo mais”, garantiu o prefeito João Campos, durante a vistoria nas obras.

A obra do Programa Parceria foi feita com alvenaria armada, no valor de cerca de R$ 15 mil, e cobre uma área de 45 m², protegendo duas famílias. Com o Parceria, a Prefeitura fornece projeto, material e orientação técnica para intervenções em áreas planas e morros, enquanto a população entra com a mão de obra como contrapartida. Os serviços incluem tratamento de encostas com soluções como rip-rap, tela argamassada e alvenaria armada; melhoria de infraestrutura com implantação de acessos, microdrenagem e corrimão; e melhorias habitacionais (fossa séptica, revestimentos e recuperação de paredes).

Moradora da região há mais de dez anos, Alexsandra França, de 42 anos, trabalha como doméstica e vive na casa com o esposo e três filhas. Ela compartilhou como a intervenção realizada pelo Parceria, por meio da Defesa Civil, mudou sua vida. “Quando a barreira estava quase na base da minha casa, os profissionais vieram nos dar suporte, e isso nos deu muita força. Já houve deslizamento aqui e eu cheguei a pensar que perderia minha casa. Graças a Deus, ela está aqui — é simples, mas é um presente. A Prefeitura me ajudou nessa obra”, contou ela.

Nos últimos quatro anos, a Prefeitura do Recife concluiu 4.239 obras do Parceria, e outras 1.200 estão previstas para 2025. O programa foi premiado com o Pergaminho de Honra do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), considerada a mais prestigiada premiação internacional na área de habitação sustentável.

“O Parceria é um programa em que a Prefeitura entra com o projeto de engenharia, o acompanhamento técnico e os materiais, e a população se responsabiliza pela mão de obra”, explicou o chefe da Defesa Civil, Coronel Cássio Sinomar. “Já são mais de 3 mil famílias protegidas com as 1.200 obras do Parceria. É um programa que tem feito um diferencial muito grande na proteção, na prevenção e na forma de viver dessa população que vive em áreas vulneráveis”, afirmou.

Já a geomanta que está sendo implantada na Rua Juma vai garantir mais segurança e qualidade de vida para cerca de 20 famílias, com investimento de aproximadamente R$ 750 mil. O local receberá cerca de 5.000 m² do material, um composto geotêxtil de PVC, impermeável e flexível, capaz de impedir a infiltração de água e preservar barreiras em risco. Desde 2021, mais de 85 mil m² de geomanta foram aplicados na cidade. Este ano, outros 25 pontos serão protegidos, totalizando cerca de 15 mil m².

INVESTIMENTOS — Com a Ação Inverno 2025, a Prefeitura do Recife bate um novo recorde e realiza o maior investimento da história. Serão destinados R$ 322,9 milhões em recursos municipais para viabilizar um pacote de obras estruturadoras, incluindo intervenções no Rio Tejipió, construção de reservatórios na Imbiribeira, contenção de encostas, urbanização de comunidades afetadas pelas chuvas e mitigação de pontos críticos de alagamento.

Foto: Édson Holanda / Prefeitura do Recife

Quem são os ‘homens de preto’ que carregaram o caixão do papa

g1 – O corpo do papa Francisco foi levado em procissão da Casa de Santa Marta, onde morava e estava desde que morreu, até a Basílica de São Pedro, onde começou a ser velado de forma pública nesta quarta-feira (23).

A responsabilidade de carregar o caixão contendo o corpo do papa Francisco foi incumbida a 14 “homens de preto”: os sediários pontifícios, membros da corte papal que atuam como “faz-tudo” para serviços braçais no Vaticano.

“Esses homens que carregam o caixão são os do protocolo, do cerimonial do Vaticano. Eles sempre estão lá, às vezes, organizando as cadeiras nas celebrações ou orientando as pessoas. E nas audiências privadas da Igreja são eles que orientam dentro do palácio [papal] para onde ir, eles que preparam, digamos, a parte braçal do protocolo. Tudo que precisa ser carregado, transportado, colocado, tirado de uma sala, microfone, eles que fazem”, afirmou ao g1 o vaticanista brasileiro Filipe Domingues.

Os sediários pontifícios originalmente carregavam a cadeira papal, que parou de ser utilizada com o papa Paulo VI, que comandou a Igreja Católica entre 1963 e 1978.

A procissão percorreu a Praça Santa Marta e a Praça dos Protomártires Romanos, saiu pelo Arco dos Sinos em direção à Praça de São Pedro e entrou na basílica pela porta central.

Segundo Massimo Sansolini, que serviu como sediário papal durante cerca de 50 anos e é autor do livro “Eu, sediário papal”, a função também inclui acompanhar visitantes do papa, como chefes de Estado, monarcas, embaixadores e personalidades do mundo, e outros que tenham audiências especiais marcadas com o pontífice. Os sediários são responsáveis por uma antessala doa apartamento do papa, chamada de “Salão dos Sediari”, para controlar as visitas, ainda segundo Sansolini.

O corpo do papa foi recebido por uma multidão na Praça de São Pedro, que fazia fila para entrar na basílica e prestar suas últimas homenagens ao pontífice. O velório público ficará aberto até a sexta-feira (25), e o caixão será fechado às 15h, no horário de Brasília (20h no horário local).

 

Alepe beneficia instituições sociais com alimentos arrecadados em ação beneficente

Quase três toneladas de alimentos foram doados pelos participantes do PedalAlepe, evento que marcou as comemorações dos 190 anos da Assembleia Legislativa

As organizações sociais Instituto Dom Helder Câmara (Idhec) e União de Mães de Anjos (UMA-PE) foram as beneficiadas com as quase três toneladas de alimentos não perecíveis arrecadados pela Assembleia Legislativa de Pernambuco no PedalAlepe, evento realizado no domingo (13/04) que marcou os 190 anos da Casa.

Com inscrições gratuitas, os interessados precisavam doar um quilo de alimento para confirmar participação no evento. A entrega dos alimentos foi feita pelo presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, e pelo primeiro secretário, deputado Francismar Pontes.

Fundado em 1984, o Instituto Dom Helder Câmara é uma organização sem fins lucrativos que busca preservar as obras do religioso na luta contra diversas formas de violência e opressão, promovendo a cidadania por meio da cultura e da arte. O Instituto é oficialmente reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife.

Já a União de Mães de Anjos de Pernambuco promove assistência às famílias de crianças com microcefalia, vitimadas pela epidemia do Zika Vírus em 2015 e 2016.

Na entrega dos alimentos, realizada nesta terça-feira (22/04) no auditório Enio Guerra, na sede Alepe, o presidente Álvaro Porto reforçou a atenção da Assembleia Legislativa no acompanhamento das dificuldades pelas quais passam as mães de crianças com microcefalia. “Essa doação reforça o compromisso da Alepe com o voluntariado, além de amenizar a dor e a situação precária que a maioria dessas famílias passam”.

Diretora da UMA-PE, Germana Soares ressaltou que um dos principais auxílios oferecidos às famílias acolhidas pela instituição é a alimentação. Cada alimento que chega diminui um pouco as despesas, que já são enormes. É um alívio na rotina dessas mães, pais, crianças e famílias como um todo”, agradeceu.

No repasse dos kits de alimentos ao Instituto Dom Helder Câmara, realizado na última quarta-feira (16/04), o primeiro secretário Francismar Pontes pontuou a seriedade do trabalho realizado pela instituição em prol dos mais vulneráveis. “Nos sentimos parte desse processo e tornaremos essa ação anual, garantindo sua continuidade”.

A importância da parceria com a Alepe foi ressaltada pela diretora executiva do Idhec, Virgínia Pimentel. “É uma aliança que fortalece não somente a preservação da memória de Dom Helder. Trata-se de uma ação prática, que chega na ponta, nos jovens vulneráveis de áreas de risco, que encontram no contraturno escolar apoio, alimentação e encaminhamento para o mercado de trabalho”.

Esta foi a 3ª edição do PedalAlepe que este ano atraiu cerca de três mil ciclistas. Sucesso no calendário anual de atividades da Assembleia Legislativa de Pernambuco, a iniciativa aborda sempre uma temática atual, a exemplo dos 200 anos da Confederação do Equador, celebrados no ano passado. Na ocasião, o percurso do pedal foi batizado de ‘Circuito Frei Caneca’, incluindo os locais e prédios históricos que marcaram o movimento revolucionário de lutas libertárias liderado pelo religioso em 1824, em Pernambuco.

Prefeitura do Recife investe R$ 1,2 milhão em contenção de encosta na Rua Petrovina, em Água Fria

Obra vai beneficiar cerca de 150 moradores e integra pacote da Ação Inverno

A Prefeitura do Recife está investindo R$ 1,2 milhão na contenção da encosta da Rua Petrovina, localizada no Córrego da Padaria, no bairro de Água Fria. A obra está sendo executada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB) com recursos do Ministério das Cidades e vai beneficiar cerca de 150 moradores da área. O prefeito João Campos vistoriou os trabalhos na tarde desta terça-feira (22).

“Estamos vistoriando hoje essa obra que está sendo feita pela Prefeitura para proteger diversas famílias que moram aqui, na Rua Petrovina. A gente sabe que essas obras são esperadas há muito tempo. Essa encosta está sendo feita com solo grampeado, garantindo ainda mais estabilidade e segurança para os moradores. Estão sendo feitas mais de 24 grandes obras de encosta como essa, acontecendo ao mesmo tempo na cidade. É cuidado com a cidade do Recife o ano inteiro, principalmente onde mais precisa”, afirmou o prefeito João Campos.

Iniciada em dezembro de 2024, a obra tem conclusão prevista para o segundo semestre deste ano e deve beneficiar diretamente cerca de 35 famílias que vivem na localidade. A técnica utilizada na Rua Petrovina é a contenção definitiva em solo grampeado, que consiste no uso de barras de aço e concreto para reforçar o terreno e evitar o deslocamento de grandes massas de terra.

Ao todo, serão executados 803 m² de solo grampeado com concreto projetado e 243 m² de proteção de talude em tela argamassada. A obra também inclui a construção de três muros de arrimo, totalizando 158 m²; 295 metros de canaletas de drenagem; 94 m² de piso em concreto; além do assentamento de 87 metros de corrimão e 86 metros de guarda-corpo.

“Essa é uma obra importantíssima, é um investimento de mais de R$ 1 milhão. Mais de 150 pessoas estão protegidas agora, então sabemos que é uma obra essencial. O inverno está chegando e a nossa prioridade é garantir a tranquilidade e a segurança da população”, destacou o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Victor Marques.

Daniel Gonzaga, 34 anos, trabalhador da obra, contou um pouco da experiência em atuar numa intervenção que beneficia o bairro e ainda gera empregos. “Eu estava desempregado e fui chamado pra trabalhar aqui, o que ajudou bastante na renda da minha família. É uma honra poder estar fazendo esse serviço que vai valorizar ainda mais o nosso bairro”, disse ele.

Eliane Maria, 57 anos, moradora do bairro há 40 anos, compartilhou sua expectativa. “Estamos muito ansiosos para ver a encosta pronta. Já melhorou bastante e acredito que vá melhorar ainda mais. Quando chovia, minha família não dormia em casa com medo da barreira desabar. Quando estiver pronta, vamos poder dormir ainda mais tranquilos”, contou ela.

Desde 2021, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), concluiu 139 obras de contenção definitiva de encostas em toda a cidade, beneficiando diretamente mais de 20 mil pessoas — totalizando R$ 237 milhões em investimentos. Atualmente, outras 24 intervenções estão em andamento, ampliando a proteção para mais 4 mil pessoas, com um aporte de R$ 87 milhões.

AÇÃO INVERNO – A Prefeitura do Recife bate novo recorde e realiza o maior investimento da história. Serão destinados R$ 322,9 milhões de recursos da gestão municipal para viabilizar um conjunto de intervenções destinadas a minimizar os impactos das chuvas na cidade, com um pacote de obras estruturadoras que inclui novas intervenções no Rio Tejipió, construção de reservatórios de água na região da Imbiribeira, contenção de encostas, urbanização de comunidades afetadas pelas chuvas e mitigação de pontos críticos de alagamento.

Fotos: Édson Holanda / Prefeitura do Recife