Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Prefeitura entrega novas obras do Programa Parceria no Alto 13 de Maio

Obras fazem parte da Ação Inverno 2025, que investe R$ 322,9 milhões para reduzir os impactos das chuvas na cidade

A população do Alto 13 de Maio, entre os bairros de Nova Descoberta e Vasco da Gama, ganhou mais segurança e qualidade de vida. Nesta sexta-feira (18), a Prefeitura do Recife entregou um conjunto de intervenções de contenção de encostas realizadas pelo Programa Parceria na comunidade. As obras fazem parte da Ação Inverno 2025, que está investindo R$ 322,9 milhões em um pacote de ações estruturadoras para minimizar os impactos das chuvas. O prefeito João Campos participou da entrega.

“Estamos agora inaugurando mais uma obra realizada por meio do Programa Parceria. Para mim, é uma satisfação imensa poder trabalhar fazendo o que gosto e ver mais um projeto concluído. Aproveito para desejar a todos uma Feliz Páscoa e uma abençoada Sexta-feira Santa. Que este momento especial sirva para reforçar nosso compromisso com a população: estamos aqui para trabalhar, servir e fazer a diferença na vida das pessoas”, afirmou o prefeito João Campos.

Os serviços foram realizados na Rua Alto 13 de Maio, com técnicas de contenção em tela argamassada e alvenaria armada, beneficiando quatro famílias residentes nos números 2260, 2260-A e 2260-B. As obras receberam investimento de aproximadamente R$ 12 mil, cobriram uma área de 52 metros quadrados e ficaram sob responsabilidade da Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife (Sedec).

Moradora do bairro há 47 anos, Maria José se emocionou com a entrega da obra. “Conheci o projeto ao procurar ajuda para resolver o problema da barreira e, felizmente, tudo foi solucionado com a parceria da Prefeitura. Essa obra foi fundamental para nossas vidas. Antes, a cada chuva, vivíamos com medo de que a barreira desabasse, pois ela já apresentava sinais de deslizamento. Agora, com a intervenção concluída, temos mais tranquilidade. Só tenho a agradecer. Projetos como esse são essenciais, especialmente para comunidades como a nossa. O que foi feito aqui deveria se repetir em outros lugares, beneficiando mais famílias que enfrentam dificuldades semelhantes”, afirmou.

Com o Parceria, a Prefeitura fornece projeto, material e orientação técnica para intervenções em áreas planas e morros, enquanto a população entra com a mão de obra como contrapartida. Os serviços incluem tratamento de encosta com soluções técnicas como rip-rap, tela argamassada e alvenaria armada; melhoria de infraestrutura com implantação de acessos, microdrenagem e corrimão; e melhorias habitacionais (fossa séptica, revestimentos e recuperação de paredes).

Nos últimos quatro anos, foram concluídas 4.239 obras do Parceria, e outras 1.200 serão executadas em 2025. O Programa Parceria foi premiado com o Pergaminho de Honra do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), a mais prestigiosa premiação mundial na área de habitação sustentável. A iniciativa reconhece contribuições extraordinárias para o direito à moradia digna, especialmente para pessoas que vivem em situação de pobreza ou que foram deslocadas de seus territórios.

Foto: Édson Holanda / Prefeitura do Recife

Trump adota versão sem respaldo da OMS e diz que Covid surgiu de laboratório na China

O mercado de frutos do mar de Wuhan Huanan, onde se suspeita que o vírus da Covid-19 possa ter se espalhado. — Foto: Dake Kang/AP

O governo dos Estados Unidos atualizou na sexta-feira (18) o site da Casa Branca sobre as origens da Covid-19 e mudou a versão oficial dos EUA sobre a doença.

 Em uma nova versão do site, o governo de Donald Trump acusa a gestão anterior, do ex-presidente Joe Biden, de favorecer a narrativa “preferida” dos democratas: a de que o vírus surgiu de forma natural. E, com isso, “ocultar” a teoria de que houve vazamento de um laboratório de Wuhan, na China.

Até a mudança desta sexta, os EUA sustentavam a hipótese levantada pelos principais estudos sobre a origem do vírus até agora: de que a Covid-19 surgiu da passagem de um vírus de um animal para humanos, e que o surto inicial se concentrou no mercado de municipal de Wuhan, na China. (Leia mais abaixo sobre o que se sabe sobre o vírus)

O novo site da Casa Branca é entitulado de “Lab Leak (o vazamento do laboratório) — a verdade sobre as origens da Covid-19” e tem uma imagem de Donald Trump no topo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou em 2021 um relatório na qual descartava um vazamento em laboratório; no ano seguinte, declarou que suas investigações foram inconclusivas por falta de dados da China.

Prefeitura do Recife divulga novas iniciativas para a limpeza urbana e entrega a 16ª Ecoestação da cidade

O Recife Limpa: Logística Reversa vai promover o descarte correto de diversos materiais, ajudando na sustentabilidade

Nesta Sexta-feira Santa (18), o prefeito João Campos apresentou a 16ª Ecoestação da cidade, instalada em frente ao Parque Santana. Com investimento de cerca de R$ 500 mil, a nova unidade já está em funcionamento e oferece um local adequado para o descarte de resíduos como entulhos de pequenas obras, móveis usados, utensílios domésticos, restos de podas e materiais recicláveis. Na mesma ocasião, a gestão municipal anunciou a expansão do programa Recife Limpa, que passa a incluir ações de logística reversa para fortalecer as práticas de sustentabilidade na capital.

“Hoje inauguramos mais uma Ecoestação, em frente ao Parque Santana — mais um ponto importante para cuidarmos da nossa cidade. E essa inauguração vem com uma novidade especial. Desde o lançamento do programa Recife Limpa, conseguimos duplicar o número de papeleiras e PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), além de aumentar em 50% o número de cadastros na coleta seletiva. Mas ainda havia um ponto que precisava de atenção: a logística reversa. E é justamente isso que estamos lançando hoje! A partir de agora, as Ecoestações também passam a oferecer esse novo serviço”, afirmou o prefeito João Campos.

As Ecoestações integram o projeto Recife Limpa, que engloba ações de educação ambiental e limpeza urbana, bem como a construção de equipamentos para viabilizar estas atividades de melhoria do meio ambiente. Assim como as demais, o local funcionará de segunda a sábado, das 8h às 16h, recebendo resíduos, móveis, materiais recicláveis, utensílios domésticos, entre outros descartes. Estarão disponíveis caçambas para os resíduos da construção civil e entulhos, Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para recicláveis, além de outros equipamentos.

O projeto Recife Limpa: Logística Reversa chega às Ecoestações da Prefeitura do Recife, em parceria com empresas operadoras de logística reversa, visando promover a coleta seletiva e a reciclagem de resíduos na cidade, sem deixar de lado as cooperativas de catadores. Nesses novos pontos de entrega, a população pode deixar voluntariamente resíduos de logística reversa obrigatória, como pneus e eletroeletrônicos, nas Ecoestações. Além disso, outros resíduos, como vidros, óleos de fritura, roupas, sapatos e acessórios pós-consumo, também podem ser entregues.

As empresas parceiras nessa iniciativa são: ASA – Projeto Mundo Limpo; Projeto Repense Reuse – Instituto Humana; REEEcicle; Cidade Verde; e Nova Brasil Ambiental / Ambipar. A ação é possível graças às parcerias existentes com essas empresas e as cooperativas de catadores, que são beneficiadas diretamente com a coleta e reciclagem dos resíduos.

“Esta 16ª Ecoestação do Recife ajuda quem quer descartar corretamente móveis, restos de pequenas obras, recicláveis, eletrônicos, óleo de cozinha usado, pneus e muito mais. Tudo de graça e de forma segura. É só chegar e deixar o material. Tem Ponto de Entrega Voluntária, caçamba, separação e destino correto para cada tipo de resíduo. E o mais importante é que essa ação fortalece as cooperativas de catadores do Recife, que são peças-chave nesse processo. É renda, dignidade e inclusão social, caminhando junto com a preservação do meio ambiente”, destacou o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Victor Marques.

Os resíduos coletados nestes pontos são direcionados para a logística reversa e, em contrapartida, as cooperativas de catadores também são beneficiadas. O óleo de fritura pós-consumo, por exemplo, é coletado e pesado. Cada 50L coletados são trocados por 30 itens de materiais de limpeza e doados para as cooperativas de catadores parceiras.

Ecoestações — Os equipamentos estão espalhados pelas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade. As Ecoestações permitem que cada pessoa possa descartar, de forma gratuita, cerca de 1m³ por dia, o equivalente a uma caçamba de um carro tipo Fiorino, por exemplo, ou 10 sacos de 100 litros. Com isso, a gestão municipal espera suprir a necessidade de quem precisa descartar os resíduos de pequenas obras e reformas residenciais de forma correta, melhorando a estrutura de coleta e limpeza pública da cidade.

 

Prefeitura do Recife entrega primeira etapa da requalificação do Mercado da Encruzilhada

Ponto de encontro, cultura e tradição da Zona Norte, equipamento ganha nova área para venda de pescados, além de praça de alimentação, como parte de investimento total de R$ 6,5 milhões
O prefeito do Recife, João Campos, por meio da Conviva – Mercados e Feiras, entregou nesta quinta-feira (17) a primeira etapa das obras de requalificação do Mercado da Encruzilhada, um dos mais tradicionais centros de comércio popular da cidade. Como parte de um investimento total de cerca de R$ 6,5 milhões, o equipamento ganhou uma nova área dedicada à venda de pescados e uma moderna praça de alimentação, a Praça Capiba Gastrô, oferecendo mais conforto e estrutura para permissionários e frequentadores. Com 198 boxes, o Mercado da Encruzilhada segue como um importante ponto de encontro e símbolo da cultura local, da diversidade de produtos e da gastronomia regional.
“O espaço foi totalmente requalificado. Fizemos uma abertura para a área externa, com as operações de restaurante e alimentação; o pátio, com as mesinhas, guarda-sol, para ter mais um espaço de convivência na cidade, além da área de pescados”, detalhou o prefeito João Campos. “É uma alegria grande ver o espaço público sendo ressignificado, fazer melhorias e investir, através de um orçamento que é decisivo, como aqui no Mercado da Encruzilhada. Vamos seguir fazendo a requalificação completa do espaço, que era uma demanda de muito tempo e que agora está virando uma realidade”, garantiu ele.
Também presente na visita, o diretor-presidente da Conviva, Gabriel Leitão, destacou a importância das requalificações para a valorização dos mercados e feiras do Recife. “O Mercado da Encruzilhada tem 101 anos e, em 1950, ganhou um novo edifício, que foi um verdadeiro orgulho da engenharia pernambucana. Embora tenha passado por reformas, o mercado preserva suas características originais e continua oferecendo de tudo, desde frutas até artesanato e pescados. Sem contar que é um ponto gastronômico querido dos recifenses. Quem não conhece o famoso bacalhau do Bragantino, o Ôro Cozinha Garimpo e o tradicional Café do Bonde? Nossa requalificação visa manter toda essa tradição, garantindo melhores condições para quem trabalha e frequenta o local, sem perder o que torna o mercado tão especial para o nosso povo”, ressalta Gabriel.
Na nova área de pescados, as obras incluíram a remoção e substituição do piso de granilite, construção de divisórias e revestimento cerâmico nas paredes, além de novas instalações elétricas e hidrossanitárias. Os boxes também ganharam forro em PVC, balcões, pias e melhorias na acessibilidade, além da recuperação das grades de acesso à peixaria.
Na praça de alimentação, foram realizadas intervenções semelhantes, com fundação, pilares, vigas, vedação das paredes, revestimento cerâmico, pintura e instalação de novas estruturas elétricas, hidrossanitárias e de acessibilidade. O espaço também ganhou escadaria externa e portas de enrolar nos boxes.
As obras seguem em andamento com melhorias nas áreas interna e externa do mercado. Estão em curso a recuperação das cobertas, padronização e individualização das instalações elétricas, modernização dos sistemas hidráulico e sanitário, além da restauração do reservatório superior e da cisterna. A intervenção também inclui a reconstrução da casa de bombas, recuperação do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), instalação de novos revestimentos, pintura e pavimentação.
CONVIVA – Atualmente, a autarquia municipal administra mais de 40 equipamentos, incluindo mercados, feiras, praças de alimentação e centros de comércio popular, beneficiando diretamente mais de 5 mil permissionários espalhados pelas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) do Recife. Já foram concluídas obras de requalificação em locais como o Pátio de Feira e Mercado de Casa Amarela, Mercado da Madalena, Pátio de Feira de Roda de Fogo, Pátio de Feira e Mercado de Nova Descoberta, Pátio de Feira e Mercado de Beberibe, Pátio de Feira de Afogados, Pátio de Feira do Cais de Santa Rita e Mercado da Mustardinha. Além disso, estão em andamento obras de construção, requalificação e/ou recuperação no Mercado de São José, Pátio de Feira da UR-01 (Ibura) e no Camelódromo.
Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife 

Álvaro Porto e José Múcio ressaltam necessidade e benefícios da Escola de Sargentos para Pernambuco

Ministro e presidente da Alepe tiveram reunião em Brasília

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, assegurou, durante audiência com o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, nesta quarta-feira (16.04), em Brasília, que o projeto da Escola de Sargentos em Pernambuco está pronto para ser executado. O empreendimento, que ocupará áreas dos municípios de Paudalho e Araçoiaba, deve ter as obras iniciadas este ano.

No encontro, Porto reiterou que a Alepe continua, como sempre esteve, à disposição do Ministério da Defesa e do Exército para contribuir para a instalação da Escola de Sargentos. E destacou que Pernambuco aguarda pelo início das obras, cujos investimentos chegarão a quase R$ 2 bilhões.

“A escola vai gerar cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos, no período da construção, trazendo impactos socioeconômicos para a região. Depois de pronta, se constituirá num polo educacional de referência para o país, atendendo a cerca de 2.200 alunos, em 16 especialidades. Uma iniciativa deste porte engrandece e mobiliza Pernambuco”, assinalou Porto.

A unidade vai centralizar, na Região Metropolitana do Recife, a formação e graduação dos sargentos de carreira, que ocorre em estabelecimentos de ensino militar localizados em diferentes 16 guarnições do Exército no país. O complexo contará com campus escolar, campo de tiro, um batalhão de comando e serviços, além de duas vilas militares e vila olímpica. No total serão 24 edifícios, com 576 apartamentos.

No local, serão ofertados cursos como infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicações e logística. Ao todo, a escola terá capacidade para receber até 6 mil pessoas estudando e trabalhando. O terreno tem 7.549 hectares e o planejamento da unidade prevê a ocupação de 90 hectares deste total.

Foto: divulgação

Gestão Fredson Brito implanta o programa Tem Peixe na Páscoa, faz a entrega em locais cobertos e amplia de 2 mil para mais de 6 mil beneficiários

Nesta quarta-feira, 17 de abril, véspera da Semana Santa, a Prefeitura de São José do Egito realizou uma das maiores ações sociais da história do município com a implantação do programa Tem Peixe na Páscoa. Idealizado pela gestão do prefeito Fredson Brito, através da secretaria de assistência social, o programa garantiu a distribuição gratuita de mais de 6 mil peixes e mais de 6 mil bandejas de ovos para todas as famílias beneficiárias do Bolsa Família.

A entrega aconteceu de forma organizada e humanizada, com destaque para a escolha dos locais: todos os quatro pontos de distribuição foram cuidadosamente planejados para oferecer conforto e dignidade às pessoas, sem exposição ao sol ou à chuva.

Na Escola Luís Paulino, Escola Naná Patriota, Escola São José Rosa do Prado e Ginásio de Esportes, maior ponto de entrega, a estrutura coberta e ventilada foi fundamental para atender a grande quantidade de pessoas com segurança e eficiência. Este último local ficou destinado às pessoas residente na zona rural, inclusive a entrega vai continuar no próximo sábado, 19/04, das 7h às 12h, para aproveitar quem se desloca da zona rural para a feira livre.

Com essa ação, a gestão Fredson Brito mostra que é possível unir tradição, compromisso social e respeito ao povo. Ampliar de 2 mil para mais de 6 mil beneficiários não é apenas um dado — é uma demonstração clara de que a gestão municipal está atenta às necessidades da população e comprometida com o bem-estar de quem mais precisa.

O programa Tem Peixe na Páscoa é mais do que a entrega de alimentos. É a valorização da fé, da dignidade e da esperança em dias melhores.

Palestra Magna do Congresso da Amupe vai abordar a inteligência artificial na gestão pública


A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) promove entre os dias 28, 29 e 30 de abril o 8º Congresso Pernambucano de Municípios. Como de costume, no dia 30 de abril é realizada uma palestra magna de encerramento dos trabalhos. E neste ano, os prefeitos e prefeitas, vereadores, secretários, técnicos e assessores municipais vão acompanhar um encontro com o tema “Inteligência Artificial na Gestão Pública”, com os especialistas Álvaro Pinheiro e Déborah Arôxa, às 11h30, do dia 30.

A palestra irá abordar como a inteligência artificial pode apoiar a tomada de decisões, otimizar serviços e ampliar a transparência e a eficiência das gestões municipais. O uso de tecnologias inteligentes tem se mostrado uma aliada poderosa na modernização da máquina pública, auxiliando na análise de dados, automação de processos e na oferta de serviços mais ágeis e personalizados para a população.

Com um vasto currículo acadêmico, Álvaro Pinheiro é pesquisador e professor com pós-doutorado em Inteligência Artificial com ênfase em Tomada de Decisão Jurídica pela UFPE. Atualmente, é Superintendente de Inovação e Inteligência Artificial em Saúde da Secretaria de Saúde de Pernambuco. Já Déborah Arôxa acumula mais de 30 anos de experiência em gestão pública e privada, com atuação em transformação digital, governança e modernização de processos.

A programação do Congresso da Amupe conta com painéis sobre saúde, educação, sustentabilidade e inovação, além de área de exposições e sessões interativas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia do evento ou até que a capacidade do espaço seja atingida no site: amupe.org.

Foto: Comunicação Amupe/Divulgação

Wellington Júnior distribui peixes para mais de 50 famílias no bairro Sobreira, em Afogados da Ingazeira

Na véspera da Semana Santa, Wellington Júnior realizou mais uma importante ação social por meio do projeto “Peixe para Todos”, beneficiando mais de 50 famílias do bairro Sobreira, no Residencial Dom Francisco, em Afogados da Ingazeira. A distribuição reforça o compromisso com a solidariedade e a valorização das tradições religiosas.

A ação contou com o apoio da representante comunitária Danny Suênia, que teve um papel fundamental na mobilização e convocação das famílias do bairro. “É uma alegria muito grande poder contribuir para que essas famílias tenham o peixe na mesa durante esse momento tão simbólico. Agradeço a Wellington Júnior por olhar com carinho para nossa comunidade”, destacou Danny.

O projeto também recebeu o apoio de Dr. Breno Araújo, esposo da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado. A parceria fortaleceu ainda mais a iniciativa, mostrando que a solidariedade ultrapassa os limites geográficos em prol de quem mais precisa.

Para Wellington Júnior, a entrega representa mais do que um gesto simbólico. “A Semana Santa nos convida à reflexão e à partilha. Assim como Cristo dividiu o pão, nosso objetivo é garantir que cada família possa celebrar esse momento com alimento digno na mesa. É gratificante ver o sorriso e a gratidão de cada pessoa beneficiada”, afirmou.

A entrega foi realizada com organização, respeitando a ordem de cadastramento das famílias e com o cuidado necessário para que todos fossem atendidos com dignidade e respeito.

Prefeitura do Recife investe R$ 1,7 milhão em contenção de encosta no Córrego do Jenipapo

O serviço, executado pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), está sendo realizado na Rua Dom Joaquim e beneficia mais de 150 moradores da localidade
A Prefeitura do Recife está investindo R$ 1,7 milhão em uma obra de contenção de encosta no Córrego do Jenipapo. O serviço, executado pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), está sendo realizado na Rua Dom Joaquim e beneficia mais de 150 moradores da localidade. O prefeito João Campos vistoriou os trabalhos na manhã desta quinta-feira (17).
“A diferença de uma obra como essa, feita com dignidade e que chega na porta das pessoas, é imensa. É a famosa obra que passa na porta da casa de todo mundo para poder mostrar que, todo dia, dá para fazer uma cidade melhor”, comemorou o prefeito João Campos. O gestor ainda relembrou a requalificação feita na Rua Alto São Sebastião, localizada na mesma região da proteção de encosta. “Calçamos a rua, fizemos drenagem… então além de vistoriar as obras de encosta, também aproveitamos para conferir o que já foi feito”, disse.
No local, estão sendo construídos seis muros de arrimo, totalizando 624 m², além de 924 m² de proteção de talude em tela argamassada e 224 metros de canaleta de drenagem. A obra inclui ainda 997 m² de piso em concreto e 120 metros de mureta de proteção. Aproximadamente 40 famílias que vivem na área serão diretamente beneficiadas com a intervenção, iniciada em janeiro de 2024 e com conclusão prevista para o início do segundo semestre deste ano.
“Essa é uma obra importantíssima. Foram quase R$ 2 milhões investidos e sabemos a importância que isso carrega, sobretudo com o inverno chegando. Nosso compromisso com a cidade, com as pessoas, deve ser feito com dignidade e respeito. Então, seguimos trabalhando”, afirmou o secretário de Infraestrutura e vice-prefeito do Recife, Victor Marques.
Desde 2021, a Prefeitura do Recife, através da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), concluiu 139 obras de contenção definitiva de encostas em toda a cidade, beneficiando diretamente mais de 20 mil pessoas — e totalizando R$ 237 milhões em investimentos. Atualmente, outras 24 intervenções estão em andamento, ampliando a proteção para mais 4 mil pessoas, com um aporte de R$ 87 milhões.
Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife