Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Em São Bento do Una, Diogo Moraes comemora entrega do Estádio Miltão totalmente requalificado

Um equipamento de lazer completamente requalificado foi entregue, na noite deste domingo (27), aos moradores de São Bento do Una, no Agreste Meridional. O Estádio Miltão passou por uma série de melhorias, com a instalação de um novo gramado sintético, sistema de drenagem, alambrado, arquibancada e um sistema de iluminação em LED. A entrega, que parte das comemorações dos 165 anos de São Bento do Una, foi comemorada pelo deputado estadual Diogo Moraes.

O parlamentar visitou a cidade neste domingo, acompanhado do deputado federal Felipe Carreras, do prefeito Alexandre Batité, do vice-prefeito Paulo Renato e vereadores da cidade.

“Esta obra representa não apenas uma melhoria para a infraestrutura da cidade, mas também um compromisso com a qualidade de vida da nossa população, que é uma marca da gestão de Alexandre Batité e Paulo Renato. O apoio a práticas esportivas é essencial para promover a saúde, o bem-estar e a integração social. Agradeço imensamente ao meu amigo e parceiro, deputado Felipe Carreras, que foi parte essencial na concretização deste sonho, sempre lutando pelo melhor para nossa cidade. Sem dúvida, temos agora um equipamento de esporte e lazer fundamental para o desenvolvimento de São Bento do Una”, destacou Diogo Moraes.

A requalificação do equipamento contou com recursos destinados pelo deputado federal Felipe Carreras, durante uma visita à cidade que fez com o deputado Diogo Moraes em 2024.

Foto: Antônio Albuquerque

Artistas podem se inscrever para participar do 33º Festival de Inverno de Garanhuns

Editais convocatórios para o evento estão abertos até o dia 5 de maio
Já estão abertos os Editais de Convocação para a 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns — FIG 35 anos. Até o dia 5 de maio, às 11h59, artistas do município e de todo o Brasil podem se inscrever exclusivamente pela internet, na plataforma Prosas. Os editais estão disponíveis no site garanhuns.pe.gov.br/editaiscultura.

A partir dos Editais de Convocação Nacional e Municipal, serão selecionadas as propostas artísticas que integrarão a programação do 33º FIG em diversas linguagens: Artes Visuais, Audiovisual, Artes Circenses, Cultura Popular, Dança, Fotografia, Gastronomia, Literatura, Música e Teatro, além da área de Formação Cultural. O edital municipal também contempla as inscrições para o Festival Gospel Garanhuns, que acontece dos dias 4 a 12 de julho.

O 33º Festival de Inverno de Garanhuns será realizado pela Prefeitura de Garanhuns entre os dias 10 a 27 de julho de 2025. Comemorando 35 anos de história e relevância cultural a nível nacional, a expectativa é que aproximadamente 2 milhões de pessoas circulem pela cidade durante os 18 dias de evento.

CPRH e Fundação Araripe realizam projeto que prevê plantio de 500 mil mudas de espécies nativas da Caatinga

Iniciativa faz parte do Programa Plantar Juntos e tem como objetivo fomentar a conservação do Bioma e impulsionar a sociobioeconomia

Bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga ocupa cerca de 70% do território do Estado de Pernambuco. Em uma iniciativa pioneira, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE), e a Fundação para o Desenvolvimento Sustentável do Araripe (Fundação Araripe) realizarão o plantio de 500 mil mudas de espécies nativas do bioma como parte do “Projeto Reflorestando Unidades de Conservação e suas Zonas de Amortecimento para Restaurar a Biodiversidade e Fortalecer as Iniciativas Socioprodutivas da Caatinga”. O projeto foi selecionado por meio do Edital Caatinga.

A iniciativa faz parte do Programa Plantar Juntos, criado pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE) e que tem como meta ampliar a cobertura vegetal nativa de Pernambuco e a qualidade de vida dos cidadãos, por meio da recuperação e da conservação do meio ambiente. Como consequência da transformação da estrutura socioambiental, o programa vai promover a conservação da biodiversidade do estado e a mitigação das mudanças climáticas.

“O Governo de Pernambuco está investindo em iniciativas de recuperação de áreas degradadas do semiárido pernambucano, por entender a importância do bioma Caatinga para a sociedade e para o meio ambiente. Essas ações sustentáveis em Unidades de Conservação e nas suas respectivas Zonas de Amortecimento, em especial, oportunizam a reabilitação do ecossistema nativo e promovem uma atmosfera mais saudável para os residentes de Pernambuco. Com as práticas orientadas para o reflorestamento nas áreas protegidas, Pernambuco avança no compromisso com a mitigação e a adaptação às mudanças climáticas”, comentou o diretor-presidente da CPRH, Anchieta Santos.

Cerca de 200 mil famílias produtoras rurais que vivem em Pernambuco têm propriedades na região da Caatinga, em sua maioria no interior do estado. Essas áreas enfrentam desafios relacionados ao clima semiárido e à escassez de água, mas que também desempenham um papel importante na produção agrícola e na conservação do bioma.

“Os produtores familiares rurais têm a Caatinga como fonte de renda e de geração de alimento, tanto para fins humanos quanto para animais. A pecuária extensiva é uma das principais atividades desenvolvidas na região, junto com a apicultura, meliponicultura e o extrativismo, o que torna a Caatinga um bioma com necessidades urgentes de seu manejo”, afirma o coordenador-geral do projeto e diretor técnico da Fundação Araripe, Francisco Campello.

Somente neste primeiro ciclo, serão plantadas mais de 280 mil mudas, produzidas em sete viveiros. Deste total, 45 mil já foram plantadas, distribuídas em seis unidades de conservação: APA Chapada do Araripe, Floresta Nacional Negreiros (Flona Negreiros), Mata da Pimenteira, Parque Nacional do Catimbau e Parque Estadual Serra do Areal.

Dentro deste contexto, o projeto atuará por meio da restauração de 11 das 15 Unidades de Conservação do Bioma Caatinga localizadas em Pernambuco, totalizando 370 hectares. Suas ações incluem o plantio e monitoramento de 500 mil mudas florestais nativas do bioma, com o intuito de conservar a biodiversidade, garantir os serviços ecossistêmicos, impulsionar a sociobioeconomia local, impactando a geração de renda e fomentando a segurança social, alimentar e hídrica das famílias participantes.

Rede de Execução

Para implementar o projeto, a Fundação Araripe formou uma rede institucional de execução, com quatro organizações parceiras: Assessoria e Gestão em Estudo da Natureza Desenvolvimento Humano e Agroecologia (AGENDHA); Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não-Governamentais Alternativas (CAATINGA); Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA) e Associação dos/as Agricultores/as Familiares da Serra dos Paus Dóias (AGRODÓIA). A rede conta ainda com a parceria da Universidade Federal do Vale do São Franscisco (Univasf) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFP) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

“Essa rede de parcerias permitirá que as ações tenham um maior impacto, uma vez que facilitam a troca de conhecimento, a realização de capacitações em diversas técnicas de produção e manejo, além do monitoramento das atividades e seu impacto na restauração do Bioma”, explica o supervisor geral do projeto, Roberval Véras,

Área de Atuação

Fazem parte do projeto as seguintes Unidades de Conservação:

1. Parque Estadual (PE) Serra do Areal – Criada em 2014, é uma Unidade de Conservação do Estado de Pernambuco, sob a administração da CPRH, com uma área 1.596,56 hectares. Está localizada no município de Petrolina, no Sertão do São Francisco, pertencente à Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

2. Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Riacho Pontal – é uma Unidade de Conservação do Estado de Pernambuco, sob a administração da CPRH, com uma área 4.819,63 hectares, de propriedade da CODEVASF. Está localizada no município de Petrolina, no Sertão do São Francisco, pertencente à Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

3. Estação Ecológica (ESEC) Serra da Canoa – Criada em 2012, é uma Unidade de Conservação do Estado de Pernambuco, sob a administração da CPRH, com uma área de 7.598,71 hectares. Está localizada no município de Floresta, no sertão de Itaparica, pertencente à bacia hidrográfica do rio São Francisco.

4. Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Serras Caatingueiras – Criada em 2019, é uma Unidade de Conservação do Estado de Pernambuco, sob a administração da CPRH, com uma área de mais de 21 mil hectares. Está localizada nos municípios de Cabrobó e Salgueiro, no Sertão Central e do São Francisco, abrangendo o complexo de serras Livramento, Bandeira, Letras, Pau Ferro, Monte Santo e Mucurana.

5. Área de Proteção Ambiental (APA) Chapada do Araripe – Criada em 1997, é uma Unidade de Conservação Federal, sob a administração do ICMBio, que engloba os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. Em Pernambuco, está localizada nos municípios de Araripina, Bodocó, Cedro, Exu, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz e Trindade, no Sertão do Araripe, ocupando quase 375 mil hectares.

6. Floresta Nacional (FLONA) Negreiros – Criada em 2007, é uma Unidade de Conservação Federal, sob a administração do ICMBio, que abrange uma área de mais de 3 mil hectares. Está localizada nos municípios de Serrita e Parnamirim, no Sertão Central.

7. Parque Nacional (PARNA) do Catimbau – Criada em 2002, é uma Unidade de Conservação Federal, sob a administração do ICMBio, com uma área de mais de 62 mil hectares. Está localizada nos municípios de Buíque, Tupanatinga e Ibimirim, no Agreste Meridional e Sertão do Moxotó.

8. Parque Estadual (PE) Mata da Pimenteira – Criada em 2012, é uma Unidade de Conservação do Estado de Pernambuco, sob a administração da CPRH, abrangendo uma área de 887,24 hectares. Está localizada no município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, e inserida nos limites da Fazenda Saco, de propriedade do Instituto de Pesquisas Agronômicas – IPA.

9. Reserva Biológica (REBio) Serra Negra – Criada em 1982, é uma Unidade de Conservação Federal, sob a administração do ICMBio. Está localizada nos municípios de Floresta, Inajá e Tacaratu, no Sertão do Moxotó e de Itaparica, abrangendo uma área de quase 625 hectares, com ocorrência de formações de Brejos de Altitude.

10. Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Cabeceiras do Capibaribe – Criada em 2020, é uma Unidade de Conservação do Estado de Pernambuco, sob a administração da CPRH, com uma área de mais de 6.900 hectares. Está localizada nos municípios de Jataúba e Poção, no Agreste Central, pertencente à Bacia Hidrográfica do rio Capibaribe.

11. Área de Proteção Ambiental (APA) Serras e Brejos do Capibaribe – Criada em 2020, é uma Unidade de Conservação do Estado de Pernambuco, sob a administração da CPRH, que abrange uma área de quase 74 mil hectares. Está localizada nos municípios de Brejo da Madre de Deus, Belo Jardim, Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte e Vertentes, no Agreste Central e Setentrional.

Evento “Bora pra Avenida Especial” celebra diversidade e encerra mês da conscientização do autismo

Corrida, caminhada, atividades inclusivas e momentos de emoção marcaram este domingo na Avenida Rui Barbosa
Para fechar o mês da conscientização do autismo de forma especial, a Prefeitura Municipal, em parceria com a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, realiza hoje o Bora pra Avenida Especial. O evento reúne centenas de pessoas na Avenida Rui Barbosa em uma grande celebração de movimento, respeito e diversidade, com a 2ª Corrida da Inclusão.

O dia está sendo marcado por muita alegria, corrida de rua, caminhada, participação especial de crianças e pessoas com deficiência, além de stands de apoio, medalhas e um espaço com frutas fresquinhas para garantir o cuidado com a saúde e o bem-estar de todos.

Mais do que uma competição, o Bora pra Avenida Especial é um encontro que reforça a importância da inclusão e do respeito às diferenças. Cada sorriso, abraço e passo dado ao longo do percurso mostra que, juntos, podemos construir uma cidade mais acolhedora e inclusiva.

Ainda dá tempo de participar! Venha viver esse momento com a gente na Avenida Rui Barbosa!

Foto: Fernando Henrique

Em Arcoverde, governadora Raquel Lyra participa do encerramento da 21ª Festa da Divina Misericórdia

 
A governadora Raquel Lyra participou, neste domingo (27), de missa realizada na 21ª edição da Festa da Divina Misericórdia, no município de Arcoverde, no Sertão do Moxotó. A festividade acontece na Terra da Misericórdia, local de peregrinação e fé onde está situado o Santuário da Divina Misericórdia, fundado em 2007 pelo padre Adilson Simões. 
 
“Estar nesse chão é sempre muito emocionante. É um lugar onde existe uma energia maravilhosa, onde as pessoas vêm pra cá para pedir bênção, perdão pelos seus erros e proteção a Deus para que a gente possa garantir mais e mais solidariedade nas nossas comunidades. A realização da festividade também permite que as pessoas possam ganhar sua renda e, com isso, sustentar melhor as suas famílias. O turismo é a economia que mais cresce no mundo e apoiar eventos como esse é proporcionar mais emprego e renda, permitindo que as pessoas também possam contemplar esse lugar”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
Neste ano, a festividade contou com o apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), reafirmando o compromisso da gestão com a promoção da cultura religiosa e o fortalecimento das manifestações de fé que marcam o calendário espiritual do Estado.
 
O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, ressaltou como o evento fortalece a economia local e contribui para o sustento de muitas famílias. “A geração de renda aqui, devido ao turismo religioso nos últimos dias, é uma coisa impressionante. Todos os trabalhadores, desde artesãos, barraqueiros, vendedores e donos de restaurantes ganham com o impulso econômico. Esse movimento gira a economia de Arcoverde de uma maneira muito forte e aguerrida. Ficamos felizes em ver as pessoas contentes com o sustento de suas famílias”, pontuou o gestor municipal. 
 
Neste último dia de festividade os fiéis participaram de uma intensa programação que incluiu o Ofício da Imaculada, momentos de pregação e louvor, além de uma procissão. “Aqui no Santuário todo fim de semana milhares de pessoas vêm para sentir a ternura do coração de Deus e para celebrar a vida. Hoje, nos sentimos honrados com a presença de mais de 40 mil pessoas, segundo a estimativa. Quando Deus quer, ninguém impede”, disse o padre Adilson Simões, fundador do Santuário.
 
O evento, que teve início no último dia 24 de abril, reuniu milhares de fiéis com uma programação que incluiu celebrações litúrgicas, momentos de oração e apresentações culturais. A cerimônia deste domingo foi presidida por Dom Josivaldo José Bezerra, bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife. 
 
Moradora de Pesqueira, no Agreste, Maria da Conceição, de 65 anos, enfatizou que participa todos os anos da festividade para renovar a sua fé. “Todos os anos eu venho beber dessa fonte, além de renovar a minha esperança, a fé, minha devoção e o meu amor em Jesus. Este é um momento maravilhoso”, disse. 
 
Estiveram presentes no evento os prefeitos Pollyanna Abreu (Sertânia), Guilherme Cavalcanti (Poção), Junior Vaz (Pedra) e Túlio Monteiro (Buíque); o deputado federal Pedro Campos, o secretário executivo da Casa Civil, José Pereira; a assessora especial da vice-governadora Priscila Krause, Teresa Duere, além de vereadores da região. 
 
Foto: Janaína Pepeu/ Secom

AMSTT instala câmeras para fiscalizar trânsito no bairro José Maria Dourado

Medida visa coibir descumprimento da sinalização e garantir segurança de moradores e pedestres no bairro
A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (AMSTT) instalou câmeras de videomonitoramento na Rua José Armando Machado, via principal do bairro José Maria Dourado (conhecido como bairro da Brahma), bem como sinalização vertical e horizontal. A medida busca coibir infrações e sinistros de trânsito, que vêm causando problemas aos moradores.

Os equipamentos vão flagrar motoristas que desrespeitam a sinalização, principalmente os que bloqueiam garagens e não dão preferência na faixa de pedestres da nova praça.

Foto: Hilton Marques / Geraldo Mendonça

Moraes pede que defesa de Collor apresente atestados médicos em 48h

CNN – O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, determinou nesta segunda-feira (28,) que a defesa do ex-presidente Fernando Collor apresente, em 48 horas, documentos que comprovem problemas de saúde e, com isso, seja avaliada uma eventual prisão domiciliar ao político, condenado no âmbito da Operação Lava Jato.

Em despacho, Moraes pede “inclusive prontuário e histórico médico, bem como os exames anteriormente realizados, no prazo de 48 horas”. Ele ainda decreta “sigilo em relação aos documentos médicos a serem juntados, em face da necessidade de preservação da intimidade” do ex-presidente.

A manifestação ocorre após a defesa de Collor pedir prisão domiciliar humanitária alegando idade avançada (75 anos) e comorbidades como Parkinson, apneia do sono e transtorno bipolar.

Na manhã desta segunda-feira, a defesa realizou uma audiência com integrantes do gabinete do ministro, ocasião em que apresentou mais documentos para comprovar a necessidade da domiciliar.

Crônica de Ademar Rafael

TRAIÇÃO

Durante as comemorações da Semana Santa – cujo eixo principal é o julgamento, a morte a ressureição de Jesus-, sempre vem à tona o que pedimos extrair como reflexão na traição de Judas. Fato sobre o qual  o SITE “Respostas bíblicas” inicia sua abordagem com o seguinte texto: “Jesus foi traído por Judas Iscariotes, um dos doze apóstolos. Judas entregou Jesus aos seus inimigos por trinta moedas de prata. A traição de Judas foi um pecado terrível e ele acabou cometendo suicídio.”Na sequência cita o que escreveram Lucas, Marcos e Matheus.

Sem alongar o debate sobre a traição acima, nosso propósito hoje é demostrar como esse tema tem evoluído em nosso país e verificar que sua aplicabilidade tem sido largamente ampliada sem dó ou piedade.

Poderíamos focar nas traições de Dom Pedro Primeiro à Princesa Leopoldina ou na traição feita à Tiradentes pelos parceiros da Inconfidência Mineira, no entanto, preferimos trazer para nossos dias deslocar nosso olhar para uma região conhecida como o Planalto Central onde esse “pecado” é praticado durante vinte e quatro horas todos dias.

Em Brasília os eleitos para o executivo e o legislativo traem seus eleitores e suas promessas das campanhas sem quaisquer cerimônia, encontrar uma exceção é missão impossível. Também na Capital Federal os indicados para cargos em ministérios, segundo e terceiros escalões e diversos tribunais traem o que fora ajustado com seus indicadores em progressões geométricas.

Essa mania brasileira é estendida para estados e municípios, possivelmente é a única prática federativa rigorosamente cumprida, diferente do pacto federativo ignorado por todos. Sobre o tema Marcos Caruso escreve a peça “Trair e coçar é só começar” na segunda metade da década de 1980. A peça de sucesso virou filme e foi inserida em nosso cotidiano político. Arisco-me a dizer que futebol, carnaval e traição são  três das variáveis intocáveis da nossa cultura. Alguém duvida?

Projeto de reforma das escolas municipais de Arcoverde é aprovado pelo Governo do Estado

A Prefeitura de Arcoverde deu mais um passo importante para o fortalecimento da educação no município. Nesta sexta-feira (25), o prefeito Zeca Cavalcanti esteve reunido com o secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro, para apresentar o projeto de reforma das escolas da rede municipal. A proposta foi prontamente aprovada para execução, por meio de convênio com o Governo do Estado, por determinação da governadora Raquel Lyra.

O encontro aconteceu no Recife e contou com a presença do secretário municipal de Planejamento e Projetos, César Augusto Rodrigues, e do secretário executivo da Educação de Pernambuco, Natanael Silva. O projeto contempla a reestruturação física de todas as unidades escolares do município, visando garantir melhores condições de ensino e aprendizagem para estudantes e profissionais da educação.

A aprovação do pleito representa um avanço nas políticas públicas de educação em Arcoverde, resultado do diálogo entre os governos municipal e estadual. A iniciativa reforça o compromisso da atual gestão com a melhoria da infraestrutura escolar e com a valorização do ensino de qualidade.

Com a parceria formalizada, o próximo passo será a formalização do convênio e consequente abertura de processo licitatório para execução das obras, que beneficiarão diretamente alunos da educação infantil ao ensino fundamental. A educação de Arcoverde segue avançando com planejamento, trabalho e foco no futuro.