Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Dirigentes municipais elegem nova diretoria da Undime/PE por aclamação durante o 21º Fórum da entidade

Durante o 21º Fórum da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime/PE), realizado nesta quinta-feira (24/04), os Dirigentes Municipais de Educação (DME) do Estado elegeram, por aclamação, a nova diretoria executiva da entidade para o próximo biênio. Com o registro de uma única chapa, o processo eleitoral transcorreu de forma unânime, reunindo 143 dirigentes na assembleia realizada durante o evento.

A chapa “Undime unida, fortalecida e democrática” foi reconduzida à liderança da entidade, com a reeleição de Andreika Asseker Amarante, DME de Igarassu, como presidente, e José Fernando Melo, DME de Limoeiro, como vice-presidente. “Esse momento representa a confiança no trabalho que temos desenvolvido com responsabilidade, compromisso e diálogo. Seguiremos firmes na defesa da educação pública municipal de qualidade em Pernambuco”, afirmou Andreika.

Além da eleição, o evento também foi marcado por homenagens a personalidades que contribuíram para a educação pública no estado. Receberam o título de sócios honorários o professor Carlos Eduardo Sanches; a professora Hellen Kelly Vieira Paulino, ex-DME de Itambé e ex-integrante da diretoria executiva da Undime/PE; e o Dr. Frederico Costa Amâncio, ex-DME do Recife e ex-membro do Conselho Nacional de Representantes da entidade.

A secretária administrativa da Undime/PE, Adriana Maria das Neves, também foi homenageada por sua trajetória de dedicação à entidade, onde atua há 25 anos. “A homenagem foi um reconhecimento ao seu papel essencial no funcionamento e na história da instituição, que se consolida como referência na articulação e no fortalecimento da gestão educacional nos municípios pernambucanos”, concluiu Andreika.

Foto: Lu Rocha

Itaplast planeja instalar filial em Sertânia

Na última quinta-feira, 17 de abril de 2025, a prefeita Pollyanna Abreu recebeu, em seu gabinete, a visita dos senhores Marcelo e Toninho, representantes legais da empresa Itaplast. O encontro teve como pauta a futura instalação de uma filial da indústria no distrito de Cruzeiro do Nordeste, iniciativa que contou com a intermediação do empresário Javalcy Dantas.

Durante a reunião, os representantes da Itaplast manifestaram oficialmente o interesse em estabelecer uma unidade da empresa no município de Sertânia. A iniciativa representa um passo significativo para o desenvolvimento econômico da região, com expectativa de geração de empregos e fortalecimento da economia local.

A gestão municipal reafirma seu compromisso com a atração de investimentos e o fortalecimento do setor produtivo, visando à geração de mais oportunidades de trabalho para os sertanienses.

Dr. Ismael atinge 88,2% de aprovação e consolida gestão como uma das mais bem avaliadas da história de Santa Cruz da Baixa Verde

Uma nova pesquisa de opinião pública, realizada nos dias 14 e 15 de abril de 2025, apontou um cenário altamente positivo para a administração do prefeito Dr. Ismael, em Santa Cruz da Baixa Verde. Segundo os dados, 88,2% da população aprova a atual gestão municipal — um número expressivo que reflete o reconhecimento da população às ações conduzidas ao longo do mandato.

Além da aprovação majoritária, o estudo revela que 85,9% dos entrevistados classificam a gestão como “ótima” ou “boa”, tanto na zona urbana quanto nas comunidades rurais. A pesquisa também destaca que 90% dos entrevistados consideram o prefeito um gestor trabalhador, enquanto 86,4% afirmam confiar em sua liderança, e 81,8% reconhecem sua preocupação com os mais pobres.

Outro dado relevante da pesquisa mostra que 82,3% da população acredita que Santa Cruz da Baixa Verde está no caminho certo, demonstrando que a administração municipal tem conseguido alinhar as expectativas da população com entregas concretas em políticas públicas.

Para Dr. Ismael, os números representam o reflexo de um trabalho coletivo e comprometido com um futuro melhor para o município. “Receber esse reconhecimento é uma honra, mas também uma grande responsabilidade. Vamos continuar ouvindo nossa população, investindo com responsabilidade e priorizando sempre quem mais precisa”, destacou o prefeito.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Múltipla nos dias 14 e 15 de abril, ouvindo 220 pessoas. O levantamento possui margem de erro de 6,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. As referências utilizadas para a base amostral foram dados do Censo (2010 e 2022) e informações do TSE, atualizadas até fevereiro de 2025.

Garanhuns qualifica produtores culturais com cursos especializados

Cursos em produção de palco e backstage ocorreram de 22 a 25 de abril

A Secretaria de Cultura de Garanhuns promoveu duas formações gratuitas para profissionais de eventos culturais. As aulas aconteceram na Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA). Os cursos tiveram como objetivo fortalecer a cadeia produtiva cultural da região, capacitando quem já atua ou deseja ingressar nas áreas de produção de palco e gestão de backstage.

A Capacitação Técnica para Produção de Palco foi ministrada pelo experiente produtor Júlio Maia, com 30 anos de mercado. A formação abordou desde conceitos básicos até técnicas avançadas para diretores de palco de eventos de todos os portes.

Já a formação em Gestão e Planejamento para Backstage ficou sob responsabilidade da produtora Roze Ferreira, que acumula 13 anos de experiência na Secretaria de Cultura de Pernambuco e Fundarpe, além de ter coordenado o backstage de diversos festivais, incluindo o Festival de Inverno de Garanhuns. O curso focou na relação com artistas, produtores e planejamento técnico de eventos.

Com turmas de 20 participantes cada, as capacitações selecionaram os alunos por análise curricular e emitiram certificados de conclusão. A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria em profissionalizar o setor e elevar a qualidade dos eventos locais.

Foto: Ailton Vieira

Campanha “Leão Solidário” incentiva doações do Imposto de Renda para fundos sociais em Garanhuns

Iniciativa permite que contribuintes apoiem ações voltadas a crianças, adolescentes e pessoas idosas sem custo adicional no IR
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPI), dão início à campanha “Leão Solidário”. A iniciativa permite aos contribuintes destinarem parte do Imposto de Renda (IR) para os fundos municipais que apoiam ações voltadas à proteção de crianças, adolescentes e pessoas idosas. A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, apoia a campanha.

Durante o processo de declaração, pessoas físicas podem destinar até 3% do imposto devido e pessoas jurídicas até 1%, diretamente para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. A destinação dos recursos não implica em pagamento adicional de imposto e nem reduz o valor da restituição. Após a doação, o contribuinte deve enviar o comprovante ao conselho correspondente.

A Casa dos Conselhos – localizada na Rua Ernesto Dourado, 890, Heliópolis – está disponível para orientar a população. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (87) 3762-7082. O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 encerra no dia 30 de maio. Apoie esta causa e contribua para o fortalecimento de políticas públicas que promovem cidadania e dignidade.

“Perdeu, mané”: Fux sugere um ano e meio de prisão a mulher; Moraes quer 14

CNN – O ministro Luiz Fux propôs, nesta sexta-feira (25), que Débora Rodrigues dos Santos, mulher que escreveu “Perdeu, mané” na estátua “A Justiça”, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), fique em reclusão por 1 ano e seis meses e pague dez dias-multa no valor de 1/30 do salário mínimo. A sugestão de pena é uma redução da estipulada pelo relator do caso, ministro Alexandre de Moraes.

Moraes tinha proposto 14 anos de prisão e pagamento de multa de R$ 50 mil por participação nos atos de 8 de janeiro de 2023. Com o voto de Flávio Dino em apoio ao relator, a Primeira Turma do STF já tem maioria para condenar Débora, apesar da pena não estar definida.

Ainda faltam os votos dos ministros Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. Eles deliberam o caso no plenário virtual e têm até 6 de maio para concluir o julgamento, se não houver mais pedidos de vista ou destaque, o que levaria o caso ao plenário físico.

Além da mudança da pena, Fux também entendeu que a mulher deve responder por apenas um crime — o de destruir, inutilizar ou deteriorar bens especialmente protegidos por lei. Nos demais, ela deveria ser absolvida, segundo o voto do magistrado.

Já Moraes entendeu que a ré cometeu os seguintes crimes ao participar dos atos do 8 de Janeiro:

  • Abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • Golpe de Estado;
  • Dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado;
  • Associação criminosa armada.

Defesa

Em nota, os advogados de Débora Rodrigues afirmam que o voto de Fux representa o reconhecimento de que o caso “carecia de uma sanção mais justa” e sinaliza a “urgência de corrigir excessos praticados contra centenas de réus dos atos de 8 de janeiro”.

“Esse voto histórico abre precedente para que outros ministros também ponderem sobre a individualização das condutas e a razoabilidade das penas impostas nos processos pós-8 de janeiro. A correção de injustiças individuais reforça a credibilidade do Judiciário e dá nova esperança às famílias que aguardam por decisões equilibradas”, diz a defesa.

Os advogados ainda informam que aguardam os votos dos outros ministros e que continuam confiantes de que será respeitado o devido processo legal, a ampla defesa e o “justo limite entre a punição e o ato cometido”.

Abertura do 8º Congresso Pernambucano de Municípios acontece nesta segunda-feira (28)

Inscrições para imprensa em amupe.org | Credenciamento no evento, no Portão C do Pavilhão do Centro de Convenções

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) convida os veículos de imprensa para a cerimônia de abertura do 8º Congresso Pernambucano de Municípios, que acontece nesta segunda-feira, 28 de abril, às 9h, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco. O momento contará com a presença de representantes do Governo Federal, Governo de Pernambuco, parlamentares e lideranças municipais.

Com o tema “Gestão de Sucesso: Planejamento e Ação”, o evento reúne autoridades nacionais, estaduais e municipais, além de prefeitos, técnicos, assessores e a sociedade civil, e acontecerá até a quarta-feira (30).

Após a solenidade de abertura, a imprensa poderá acompanhar o atendimento da Caravana Federativa, que reúne Ministérios, Bancos Públicos e diversas instituições do Governo Federal, oferecendo suporte direto às gestões municipais, além da iniciativa “Vamos Mudar Juntos”, do Governo de Pernambuco, que disponibiliza mais de 20 secretárias para os prefeitos e prefeitas. Também será aberta a Feira do Congresso da Amupe, com exposições de tecnologias, serviços e soluções para a modernização da administração pública.

Serviço:

???? Cerimônia de Abertura do 8º Congresso Pernambucano de Municípios
???? Segunda-feira, 28 de abril de 2025
???? 9h (chegar com antecedência caso queiram evitar fila)
???? Teatro Guararapes – Centro de Convenções de Pernambuco, Olinda/PE
???? Inscrições para imprensa em amupe.org | Credenciamento no evento, no Portão C do Pavilhão do Centro de Convenções.

Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde celebra o mês das mães com festival Entre Cantos e Serestas

Durante todo o mês de maio, a Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde promove o festival “Entre Cantos e Serestas”, uma programação especial dedicada às mães, com apresentações musicais que acontecem sempre aos sábados, após a missa, na praça da igreja.
A iniciativa da gestão municipal visa proporcionar momentos de afeto, nostalgia e celebração para as mães e suas famílias. O projeto contempla tanto a sede do município quanto o distrito de Jatiúca, reunindo artistas locais e regionais em noites que prometem emocionar o público.
Confira a programação completa:
•03/05 – Dedé da Pedra
•10/05 – Lila
•17/05 – Fátima Barros (Jatiúca)
•24/05 – Felipe Filho
•31/05 – Paulo Alves
As apresentações ocorrem sempre após a celebração da missa do mês mariano, ao lado da igreja matriz, e no caso da data em Jatiúca, em frente à igreja local do distrito.

Governadora Raquel Lyra garante financiamento de R$ 288 milhões junto à Caixa Econômica Federal para investimentos em Pernambuco

Em Brasília, a gestora estadual assinou um contrato que viabiliza a captação dos recursos que serão usados em obras de infraestrutura por todas as regiões do Estado

Em agenda em Brasília nesta quinta-feira (24), a governadora Raquel Lyra esteve com o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, e assinou um contrato que garante um empréstimo de R$ 288 milhões para Pernambuco, proveniente da linha de crédito FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento).

“Nosso propósito é fazer Pernambuco seguir crescendo sem deixar ninguém para trás. Estive na Caixa Econômica Federal e assinei mais um financiamento para o Estado, recursos que serão destinados a obras de infraestrutura, proporcionando melhoria de vida para a população”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Na ocasião, a chefe do Executivo ainda lembrou que o Estado aguarda autorização da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para contratar um outro empréstimo, no valor de R$ 1,5 bilhão, que será destinado à execução de obras em estradas, segurança, educação e em equipamentos da área da saúde e nos setores hídrico, urbano e rural, por exemplo. “Esse valor será transformado em benfeitoria para o nosso povo”, frisou a gestora.

“Esse é um momento em que a Caixa exerce o seu papel e quem ganha com isso é a sociedade. Destinar esses recursos para investimentos em infraestrutura de Pernambuco faz parte da nossa missão e isso nos deixa extremamente felizes”, observou Carlos Vieira.

FINISA – O Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA) é uma linha de crédito da Caixa voltado ao setor público. Com ele, estados e municípios podem captar recursos para executar ações nas áreas de água, esgoto e drenagem; iluminação pública; pavimentação; construção de escolas, entre outras.

Fotos: Thiago Zion/CAIXA