Posts published by “Handson Matheus”
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Recife e o Tribunal de Justiça de Pernambuco, e oferece serviços como conciliação, orientação jurídica, atendimentos de saúde, atendimento do Procon e acolhimento psicológico

Com o objetivo de promover a cidadania e fortalecer os laços familiares, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz, em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), realiza duas ações voltadas para o reconhecimento de união estável – direito garantido também a casais homoafetivos.As atividades acontecem nos dias 6 de maio e 17 de junho, nos Compaz Miguel Arraes, na Madalena, e Professor Paulo Freire, no Ibura, respectivamente, e contam com a oferta de diversos serviços gratuitos à população.
No dia 6 de maio, das 8h às 17h, o Compaz Miguel Arraes recebe uma ação itinerante do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Recife. A programação inclui sessões de conciliação pré-processuais, orientação jurídica, acolhimento psicológico, atendimentos do Procon, avaliação nutricional, fisioterapia, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações sobre saúde preventiva. Um dos principais focos da ação é o reconhecimento de união estável, com 30 vagas disponíveis.
As inscrições devem ser feitas até esta quarta-feira (30), de forma presencial, no próprio Compaz, das 7h às 22h, ou no Cejusc Recife, das 8h às 14h. Para participar, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento, documentação dos filhos (se houver), comprovação de bens (se houver), número de telefone com WhatsApp e duas testemunhas que atestem a convivência do casal. Os demais serviços oferecidos durante o evento serão realizados por ordem de chegada.
A ação conta com a parceria da UNIPESU – Centro Universitário do Recife, da FAREC – Faculdade do Recife, do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJPE e da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude do Recife.
No dia 17 de junho, será a vez do Compaz Professor Paulo Freire, localizado na Ladeira da Cohab, no Ibura, receber a ação. As inscrições para o reconhecimento de união estável nessa unidade estão abertas até o dia 6 de junho, e também devem ser feitas presencialmente. A cerimônia acontece no próprio dia 17, às 10h. A documentação exigida é a mesma do Compaz Miguel Arraes.
Para o secretário de Cidadania e Cultura de Paz do Recife, Túlio Arruda, a iniciativa é uma ferramenta de acesso à justiça e valorização dos vínculos afetivos. “O reconhecimento de união estável tem um valor simbólico e prático muito importante. Ele assegura direitos, fortalece os laços afetivos e reforça o compromisso do poder público com uma cidadania mais justa e acessível. Levar esse tipo de ação aos territórios, de forma acolhedora e com acesso facilitado, é uma das grandes missões dos Compaz”, destaca Túlio.
Fotos: Wellington Júnior

Nesta quarta-feira (30), a Prefeitura do Recife e a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) realizam uma coletiva de imprensa para importante anúncio conjunto, que vai deixar um legado para a cidade e inspirar principalmente os ginastas locais.
Participam do anúncio o prefeito do Recife, João Campos, o diretor-geral da CBG, Ricardo Resende, a vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Yane Marques, o secretário de Esportes da Prefeitura do Recife, Eriberto Filho, e o campeão olímpico e mundial, Arthur Zanetti.
O Hospital Municipal Maria Silva, em Itapetim, acaba de receber um importante reforço para a saúde pública local. A unidade agora conta com um moderno aparelho de Ultrassonografia, que já está em funcionamento para a realização de exames de urgência e emergência.
Com o novo equipamento, os pacientes passam a ter acesso, de forma totalmente gratuita, aos seguintes tipos de ultrassonografias:
* Ultrassonografias gerais
* Ultrassonografias obstétricas
* Ultrassonografias morfológicas
* Ecocardiograma
A aquisição representa um avanço significativo para o atendimento em saúde no município. Antes, os pacientes precisavam se deslocar até a cidade de Afogados da Ingazeira para realizar esses exames. Agora, com a estrutura fortalecida no próprio hospital, os atendimentos acontecem em Itapetim, proporcionando mais agilidade, conforto e economia de tempo e recursos para os pacientes.
A entrega do equipamento foi realizada pela prefeita Aline Karina, acompanhada da secretária municipal de Saúde, Alda Araújo, da diretora do hospital, Ednalva Sampaio, do médico Dr. Túlio Carvalho, do enfermeiro João Paulo e da vereadora Cleubia.
Essa conquista é resultado do compromisso da Prefeitura de Itapetim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com a valorização da saúde pública e com o bem-estar da população.
Estrutura vai integrar nova via radial entre bairros da Zona Norte, com acesso direto da BR-101 à Avenida Agamenon Magalhães
As obras da Ponte do Arruda, que está sendo construída pela Prefeitura do Recife para melhorar a conexão viária entre bairros como Campo Grande, Peixinhos, Arruda, Água Fria e Beberibe, avançaram e chegaram a 60,95% de conclusão. A ponte faz parte de uma nova via radial que garantirá acesso direto da BR-101 até a Avenida Agamenon Magalhães, em paralelo à Avenida Norte. O investimento é de R$ 16,9 milhões, oriundos do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, e a intervenção está sob a responsabilidade da Secretaria de Saneamento. O prefeito João Campos acompanhou o andamento das obras na manhã desta terça-feira (29).
“Essa vai ser mais uma conexão importante para a nova radial da cidade. É uma obra sendo executada com investimento de quase R$ 17 milhões, que conta também com recursos federais”, afirmou João Campos. “Estamos vistoriando e vendo que o ritmo da obra está bem acelerado. Uma curiosidade: essa ponte tem uma estrutura mista, com parte metálica e parte em concreto. Vai ser uma ponte bonita, mas, acima de tudo, funcional, que é o mais importante.”
O equipamento está localizado na confluência do Canal do Arruda com o Rio Beberibe. Segundo o secretário de Saneamento do Recife, George Scavuzzi, atualmente estão sendo executados serviços de infraestrutura, como o arrasamento (ajuste de altura) das estacas pré-moldadas e a remoção das formas do bloco de fundação. Após a conclusão dessas etapas, prevista para os próximos 60 dias, será iniciada a montagem da superestrutura metálica. A previsão é que a ponte fique pronta ainda em 2025.
A obra integra o programa PAC Beberibe, que promove um conjunto de obras de reorganização urbana na região. A Ponte do Arruda está sendo construída em concreto armado nas fundações e estrutura metálica na superestrutura, com 36 metros de comprimento e 14 metros de largura, duas faixas de rolamento totalizando 7 metros, ciclovia ao lado do Rio Beberibe e calçadas com 5 metros de largura.
“O equipamento vai conectar o Lote 1, um dos trechos já prontos da nova radial, com a Avenida Correia de Brito, facilitando o acesso à Estrada de Belém e ao município de Olinda. Sem a ponte, os motoristas precisam percorrer um quilômetro extra pela Avenida José dos Anjos, fazendo o retorno na altura da Rua Farias Neves para cruzar o canal”, explicou George Scavuzzi.
No total, já foram entregues 4,8 km da nova avenida marginal, incluindo pavimentação, drenagem, esgotamento sanitário e ciclovia. O primeiro trecho concluído foi o Lote 1, entre a Avenida José dos Anjos e a Rua dos Craveiros. Também foram entregues os lotes 2 e 3, entre a Avenida Cidade de Monteiro e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Minerva, em Dois Unidos.
Além disso, na Bacia do Beberibe, a Prefeitura do Recife está implantando um sistema integrado de esgotamento sanitário, que beneficiará 289 ruas distribuídas entre Beberibe, Dois Unidos, Linha do Tiro, Fundão e Porto da Madeira. O Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) vai atender mais de 50 mil moradores, com aproximadamente 80 km de rede coletora. O investimento total é de R$ 56 milhões, com financiamento da Caixa Econômica Federal.
Outras pontes – A Ponte do Arruda é a quarta ponte erguida pela atual gestão municipal. Além da Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, que conecta Monteiro e Iputinga, estão em obras a Ponte do Rio Morno (que também integra a nova radial) e a Ponte Júlia Santiago, de 335 metros de comprimento — a maior construída no Recife nos últimos 40 anos, ligando Areias e Imbiribeira.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reassumiu a presidência do Republicanos em Pernambuco, cargo do qual estava licenciado. Com isso, Silvio passará a acumular a função de dirigente partidário à atividade como ministro de Estado. O atual presidente do partido, Samuel Andrade, assumirá a primeira-secretaria da sigla.
“Vamos ao longo de 2025 andar Pernambuco buscando o fortalecimento do partido em todas as regiões. Vamos trabalhar ao lado dos deputados federais Augusto Coutinho, Fernando Monteiro e Ossésio Silva; e ao lado dos deputados estaduais William Brígido e Mário Ricardo, para avançar no fortalecimento da chapa proporcional em 2026. Estou muito confiante que vamos eleger Dé quatro a cinco deputados federais e de cinco a seis estaduais”, destacou Silvio Costa Filho.
Durante os dois dias de atividades, foram abordados conteúdos fundamentais para o aprimoramento do trabalho no SUAS, como o papel do trabalho e do trabalhador da Assistência Social; os conceitos que fundamentam o trabalho dentro do estado de bem-estar social e as seguranças no desenvolvimento das ações do PAIF e do PAEFI. Também foram discutidos na formação, o conceito de família na Política de Assistência Social e as atribuições das equipes de referência no atendimento, entre outros temas.
A capacitação reforçou a importância da articulação entre as políticas públicas e da atuação qualificada dos profissionais na promoção dos direitos sociais e na garantia de proteção às famílias em situação de vulnerabilidade.
Fotos: Hilton Marques
Em um fim de semana de muita música, tradição e negócios, a ExpoRajada 2025 deu início oficial ao ciclo junino de Petrolina e reafirmou sua importância no calendário cultural e agropecuário do Sertão. O evento reuniu milhares de pessoas em uma celebração que movimentou mais de R$ 1 milhão em negócios.
Com apresentações de grandes nomes da música nordestina, como Fabinho Testado, Caninana e Noda de Caju, além de talentosos artistas locais, a festa foi marcada pela alegria contagiante e pela valorização das raízes culturais da região. O ponto alto foi o grande desfile artístico-alegórico, que emocionou o público e exaltou a riqueza das tradições locais.
Além da programação cultural, a feira de exposição de animais foi outro grande sucesso. Cerca de 816 caprinos e ovinos, avaliados em aproximadamente R$ 2,8 milhões, ocuparam as 200 baias montadas no pátio da feira. Pela primeira vez, o evento foi ranqueado nacionalmente para caprinos e ovinos, atraindo criadores de diversos estados e elevando o nível técnico da exposição.
Durante a feira, os produtores e criadores ainda garantiram cerca de R$ 250 mil em crédito através de contratos com a Agência Municipal do Empreendedorismo (AGE) e no Banco do Nordeste, cerca de R$ 600 mil. Além do crédito, os participantes tiverem acesso a capacitações, stands voltados à tecnologia, inovação, entre outras assistências.
O prefeito de Petrolina, Simão Durando, que participou de toda programação da ExpoRajada, destacou o impacto positivo para a cidade. “A ExpoRajada é um exemplo de como tradição, cultura e desenvolvimento econômico podem caminhar juntos. Este evento gera renda, fortalece a nossa agropecuária, valoriza nossos artistas e dá início a um ciclo junino que é orgulho para todo petrolinense. Nossa cidade mostra, mais uma vez, que sabe fazer bonito. E o ciclo junino está apenas começando”, afirmou o prefeito.
Intervenção integra a Ação Inverno 2025 e busca melhorar o escoamento das águas para o período chuvoso
Nesta terça-feira (29), o prefeito do Recife, João Campos, realizou uma vistoria no serviço de limpeza do Canal do Rio Jiquiá, no bairro do Curado. A intervenção, conduzida pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), faz parte da Ação Inverno 2025 — iniciada em janeiro — que prevê a limpeza dos 99 canais da cidade com o objetivo de preparar o sistema de macrodrenagem para o período de chuvas, garantindo melhor escoamento e reduzindo riscos de alagamento.
“Na limpeza, tanto a parte superficial quanto o material assoreado no fundo do canal são retirados. Há muita matéria orgânica acumulada. Quando removemos isso, aumentamos a profundidade e a capacidade de vazão. Só aqui, já foram retiradas quase mil toneladas, e ainda vamos trabalhar por mais 30 dias, com investimento de cerca de R$ 350 mil”, afirmou o prefeito João Campos. “Estamos fazendo esse trabalho por toda a cidade. Seja com sol ou com chuva, seguimos preparando o Recife para enfrentar o inverno com mais segurança.”
A intervenção no Jiquiá começou no dia 31 de março e tem previsão de conclusão no fim de maio. Até o momento, 55 canais já foram limpos, 10 estão com serviços em andamento e outros 31 terão a limpeza iniciada em breve. A meta da gestão municipal é concluir a limpeza dos 99 canais até meados de setembro. No total, mais de 26 mil toneladas de resíduos já foram removidas desses locais.
“Desde o início de janeiro, a Ação Inverno está a todo vapor. A limpeza dos canais é uma das nossas prioridades. Atualmente, temos 11 frentes distintas atuando na cidade. Só no Canal do Rio Jiquiá, em 30 dias, foram retiradas aproximadamente mil toneladas de resíduos”, detalhou o presidente da Emlurb, Daniel Saboya.
Além das ações de limpeza, a Emlurb realiza campanhas de educação socioambiental para conscientizar a população sobre a importância de não descartar lixo nos canais, galerias e encostas. Essas ações seguem ao longo do ano, junto com os serviços de manutenção da arborização urbana, capinação, remoção de entulhos, recuperação de escadarias, muros de arrimo, pontilhões, pavimentos e canaletas — todos com foco na prevenção dos impactos do inverno.
Ação Inverno – A Prefeitura do Recife realiza, em 2025, o maior investimento da história voltado à mitigação dos impactos das chuvas. Estão sendo destinados R$ 322,9 milhões para a execução de obras estruturadoras, como novas intervenções no Rio Tejipió, construção de reservatórios na região da Imbiribeira, contenção de encostas, urbanização de áreas vulneráveis e mitigação de pontos críticos de alagamento.
Fotos: Edson Holanda / Prefeitura do Recife







