Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Recife reforça compromisso com a paz mundial em visita do prefeito de Haia

Município oficializa adesão à Carta de Haia durante cerimônia no Compaz Leda Alves

O prefeito do Recife, João Campos recebeu nesta quarta-feira (30) o prefeito de Haia, Jan Hendrikus Cornelis Van Zanen, para uma visita ao Centro Comunitário da Paz (Compaz) Atriz Leda Alves, no bairro do Pina. Durante o encontro, João Campos assinou o decreto que oficializa a adesão da cidade à Carta de Haia para a Paz Mundial, reforçando o compromisso da capital pernambucana com a promoção da paz, dos direitos humanos e da inclusão social.

“Sabemos que Haia representa uma cidade que trabalha há séculos pela paz no mundo. Um dos primeiros atos que vemos sobre isso é justamente o Tratado de Haia, dos anos 1600, que tem uma ligação direta com a história do Recife. Então, destacar isso, dentro de um equipamento contemporâneo como o Compaz, uma referência de política pública que mostra que uma cidade de renda média a baixa pode fazer inclusão de qualidade, e assinar esse acordo, colocando o Recife no rol das cidades com o compromisso pela paz, reforça a nossa promessa para o futuro de garantir esse espírito para as próximas gerações”, afirmou o prefeito.

O documento, firmado originalmente no Fórum Mundial da organização Cidades e Governos Locais Unidos (UCLG), propõe diretrizes para que os governos locais adotem políticas públicas de prevenção à violência, promoção da diversidade e fortalecimento da governança democrática.

“Realizar essa assinatura é um gesto muito importante, especialmente em uma cidade que tem, na política pública, a paz como principal combustível para a sua administração, como a de Haia. É uma honra poder fazer uma contribuição a esse trabalho e mostrar nossos equipamentos de cidadania e cultura de paz, onde buscamos reduzir os índices de violência”, ressaltou Túlio Arruda, secretário de Cidadania e Cultura de Paz do Recife.

“É uma grande honra e enorme prazer estar aqui, e demonstrar meu apreço pelo trabalho feito pelo Compaz para toda a comunidade ao seu redor. É urgente que todos se envolvam nesse trabalho em prol da paz, que é o que precisamos daqui para a frente”, destacou o prefeito de Haia.

Compaz – O Recife é referência nacional e internacional na construção da cultura de paz por meio da Rede Compaz, política pública que oferece centros comunitários equipados com serviços de cidadania, educação, cultura, esporte, justiça e mediação de conflitos. A iniciativa já foi premiada pela ONU como exemplo de inovação no serviço público voltado ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Atualmente, o município conta com seis unidades da Rede Compaz espalhadas por diferentes regiões, promovendo acesso a direitos e fortalecendo a convivência comunitária, especialmente nas áreas de maior vulnerabilidade social.

Foto: Edson Holanda / Prefeitura do Recife

Amupe encerra 8º Congresso de Municípios com debate sobre inteligência artificial na gestão pública

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) encerrou, nesta terça-feira (30), o 8º Congresso Pernambucano de Municípios com um painel dedicado ao tema “Inteligência Artificial na Gestão Pública”. O debate contou com a participação do professor, filósofo e escritor Leandro Karnal, da especialista em inovação Déborah Arôxa e do consultor em tecnologia Álvaro Pinheiro.

Durante o painel, os convidados refletiram sobre o impacto da tecnologia na administração municipal, com foco em como a inteligência artificial pode contribuir para decisões mais assertivas, transparência nos processos e melhoria dos serviços públicos. Um dos exemplos citados foi o uso da IA na área da educação, onde algoritmos podem ajudar a personalizar conteúdos pedagógicos, contribuindo para otimizar a aprendizagem das crianças e adolescentes.

No entanto, para Leandro Karnal é fundamental que a tecnologia seja usada com responsabilidade e senso crítico. “Sempre precisamos da inteligência orgânica para ter bons resultados dentro da inteligência artificial. As máquinas processam, mas o humano interpreta, escolhe e dá sentido”, destacou o filósofo.

Déborah Arôxa ressaltou que os municípios podem começar com ferramentas simples, como assistentes virtuais para atendimento ao cidadão ou sistemas que analisam dados educacionais. “A inteligência artificial pode ser uma grande aliada para ampliar o alcance e a qualidade das políticas públicas”, disse. Já Álvaro Pinheiro completou: “Mais do que investir em tecnologia, é preciso capacitar as pessoas para que saibam usá-la com foco em resultados concretos para a população.”

Foto: Wellington Júnior

Nordeste concentra 17% do estoque de empregos formais do País, segundo a Sudene

Boletim divulgado pela Autarquia traz dados sobre o desempenho regional em 2024, além de uma análise conjuntural entre 2013 e 2023

De acordo com o Boletim Temático Emprego e Rendimento, lançado hoje (30) pela Sudene, o Nordeste concentrou, em 2024, 17% do estoque de empregos formais do País. Os estados que mais contribuíram para a boa performance regional foram Rio Grande Norte, Paraíba, Sergipe e Alagoas. As unidades federativas registraram acréscimo, quando comparado a 2023, de 7,3%, 6,5%, 5,4% e 4,9%, respectivamente. Os vínculos ativos registrados no ano passado foram de 527.070 (RN), 520.348 (PB), 329.235 (SE) e 430.300 (AL). O documento está disponível neste link.

Elaborado pela Coordenação-Geral de Estudos e Pesquisas, Avaliação, Tecnologia e Inovação da Sudene, o boletim também traz informações sobre o comportamento das atividades econômicas. No período avaliado, o setor de Serviços deteve a maior concentração no estoque de empregos no Nordeste, ficando em 47,1%, percentual que se aproximou ao do País como um todo (47,6%). O Comércio também se destacou como um importante setor empregador, com participações de 24,7% (Nordeste) e 22,8% (Brasil).

A Agropecuária teve uma representatividade menor no estoque de empregos formais, com 3,9% no Brasil e 4,2% no Nordeste. A participação da Indústria foi de 16,3% no Nordeste e de 19,3% no Brasil, enquanto a Construção apresentou uma movimentação inversa, com uma atuação ligeiramente maior no Nordeste (7,7%) em comparação com o Brasil (6,4%). De acordo com a Sudene, estes dois últimos setores ocuparam posições intermediárias em relação ao estoque de empregos.

Na análise territorial, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste identificou um “cluster de concentração de emprego na Região”, especialmente nas capitais e em suas imediações. Esse cenário é atribuído a um “conjunto de fatores econômicos, incluindo economias de aglomeração, maior demanda agregada, investimentos públicos estratégicos e um desenvolvimento histórico que gerou um ambiente de negócios mais dinâmico e atrativo”. Apesar desse cenário, alguns municípios de médio porte do interior compõem um grupo que possui mais de 50 mil e menos de 300 mil empregos, entre eles Feira de Santana (BA), com 142.479 empregos.

Na sequência vêm Campina Grande/PB (106.776), Vitória da Conquista/BA (81.666), Caruaru/PE (81.619), Petrolina/PE (84.043), Mossoró/RN (76.156), Imperatriz/ MA (59.588) e Juazeiro do Norte/CE (51.620). “Certamente uma das questões-chave que respalda este crescimento é a expansão de rede de institutos e universidades federais e estaduais, contribuindo para uma maior oferta de mão de obra qualificada nestes municípios, reforçada pela ampliação da infraestrutura existente”, afirma o economista Miguel Vieira Araújo, da Sudene.

Essas localidades se sobressaem nos setores de comércio e serviços. Em Imperatriz (MA) e em Juazeiro do Norte (BA), por exemplo, a soma desses dois setores atinge 81% do total de empregos formais do município, superior à mesma soma no Brasil (71%) e no Nordeste (72%). Na sequência, vêm Campina Grande/PB (78%), Feira de Santana/BA (74%), Caruaru/PE (73%), (Mossoró/RN (72%) e Vitória da Conquista/BA (70%). Petrolina apresenta um perfil diferente, com a fruticultura se destacando e levando o setor Agropecuário a ser responsável por 30% do total de empregos formais do município, tornando-se o segundo que mais emprega – o primeiro é o de serviços (33%). Em Petrolina, os setores de Comércio e Serviços respondem conjuntamente por 57% do total de empregos.

Além do perfil diferenciado de Petrolina (PE), o boletim chama a atenção para Vitória da Conquista (BA) e Caruaru (PE), que possuem uma proporção do emprego industrial de 19% e 20%, respectivamente. Para Miguel Vieira Araújo, “essas diferenças intrarregionais reforçam a necessidade de que as políticas públicas sejam planejadas levando em consideração as especificidades de cada localidade”. Quanto ao rendimento, em 2024, o Nordeste registrou uma remuneração real média de R$ 2.676,18, 72% da média nacional (R$ 3.706,90).

A Coordenação-Geral de Estudos e Pesquisas, Avaliação, Tecnologia e Inovação enfatiza, no boletim, que os dados analisados contribuem para identificar tendências de longo prazo, como as transformações na estrutura setorial do emprego, o crescimento real dos salários e a persistência ou redução das desigualdades regionais, fornecendo subsídios para avaliar a eficácia de políticas públicas implementadas e o planejamento de estratégias futuras para um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável na Região. A partir dessas avaliações, “podemos delinear estratégias direcionadas para estimular a criação de empregos de qualidade, fomentar a elevação da renda da população e promover a inclusão social”, enfatiza o economista José Farias, titular da coordenação.

O boletim também traz dados conjunturais com foco no emprego industrial no período de 2013 a 2023. São abordadas informações em relação ao estoque de emprego e remuneração em salários mínimos das atividades econômicas, seguindo a Classificação Brasileira de Ocupações, a partir de dados coletados na base da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Em 2013, o Nordeste correspondia a 18,2% do emprego formal no País, enquanto em 2023 essa porcentagem caiu para 16,4%. Mesmo com a redução a Região manteve a terceira maior concentração de empregos formais, que foi superada pelo Sudeste (aumento de 50,3% para 51,3%) e Sul (crescimento de 17,2% para 18,4%). Em relação à distribuição dos empregos totais por faixas de remuneração em salários mínimos, foi observado um movimento de redução na proporção de empregos na faixa de até 1,00 salário mínimo na maioria das regiões. No Nordeste, essa faixa apresentou uma queda significativa de 34,3% em 2013 para 27,6% em 2023. A faixa salarial de 1,01 a 2,00 salários mínimos remunerava mais da metade dos trabalhadores no Nordeste (57%), no período 2013-2023.

Segundo José Luís Alonso, técnico da Coordenação-Geral de Estudos e Pesquisas, Avaliação, Tecnologia e Inovação da Sudene, “foi observada a tendência de convergência na parcela de empregados em atividades próprias da indústria do Nordeste em comparação com o Brasil, entre 2013 e 2023. Enquanto no Brasil a parcela de empregados em atividades próprias da indústria passou de 26,3% para 27,5%, um acréscimo de 4,6%, no Nordeste a participação passou de 23,0% para 26,1%, um acréscimo de 13,5%”.

A análise apontou a importância do segmento industrial na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, representado por empregos com melhor remuneração, menor rotatividade, além de serem mais duradouros. Para José Farias, esse cenário reforça a importância da territorialização da Nova Política Industrial Brasileira (NIB). Como integrante do grupo de trabalho da NIB, a Sudene atua para mapear as principais aglomerações industriais da região, os sistemas produtivos existentes e as capacidades locais.

Prefeitura do Recife acelera requalificação da USF+ Coque Berilo

Com entrega prevista para maio, unidade passa por requalificação e ampliará horário de funcionamento, com mais equipes de saúde e atendimento odontológico

A Ilha Joana Bezerra vai ganhar mais uma Unidade de Saúde da Família Mais. A requalificação da USF+ Coque Dr. Berilo Pernambucano, na comunidade do Coque, já está com 85% da obra concluída e previsão de entrega para maio deste ano. Atualmente, o Recife conta com 59 unidades USF Mais — modelo que oferece horário de atendimento estendido, nova estrutura e equipamentos, ambiente climatizado e acessível. Nesta quarta-feira (30), o prefeito do Recife e a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, vistoriaram a obra.

“Vamos sair de mais ou menos 3 mil atendimentos de saúde local para mais de 13 mil. Isso é um impacto significativo, que dá destaque para essa área. Quando assumimos a gestão, a cobertura da saúde local era de pouco mais de 30%, e hoje já chegamos a quase 70%. É uma expansão enorme, inclusive maior do que a da Saúde da Família. E além da obra, teremos equipamentos e profissionais para atender a essa demanda”, afirmou o prefeito durante a visita.

Na obra de requalificação de toda a estrutura, além da renovação de equipamentos e mobília, estão sendo investidos cerca de R$ 1,3 milhão. A unidade terá horário ampliado, funcionando das 7h às 19h, sem intervalo para almoço, e contará com quatro equipes de Saúde da Família e quatro de Saúde Bucal — sendo três novas. Cada equipe de saúde bucal atenderá, em média, 3 mil pacientes, o que permitirá que 9 mil moradores da área passem a ter acesso a consultas e tratamento odontológico em consultórios novos e modernos.

Entre as principais melhorias, estão: climatização completa da unidade, ampliação da área física com dois novos consultórios odontológicos (totalizando quatro), execução de novas redes elétrica e hidrossanitária, instalação de novos equipamentos médico-hospitalares, ampliação da farmácia, nova Sala de Regulação e adequações para acessibilidade.

Fotos: Edson Holanda / Prefeitura do Recife

Prefeitura de Tabira paga folha de abril e injeta quase R$ 5 milhões na economia local

Em mais uma ação de valorização do funcionalismo público, a Prefeitura de Tabira realizou, nesta quarta-feira (30), o pagamento da folha salarial referente ao mês de abril. A medida acontece antes do feriado do Dia do Trabalhador, reforçando o compromisso da gestão com o servidor municipal. Ao todo, serão injetados R$ 4.886.778,48 na economia da Terra das Tradições, contemplando servidores efetivos, contratados, comissionados, aposentados e pensionistas.

Para o prefeito Flávio Marques, a realização do pagamento dentro do mês trabalhado representa responsabilidade com as finanças públicas e respeito ao funcionalismo. “Estamos pagando dentro do mês trabalhado porque reconhecemos o valor do servidor. Esse esforço não é apenas uma questão administrativa, mas de compromisso com quem faz a cidade funcionar todos os dias. Além disso, o pagamento também fortalece a economia de Tabira, especialmente às vésperas de um feriado importante como o Dia do Trabalhador”, destacou o prefeito que se encontra no Recife participando do Congresso da AMUPE.

O pagamento, além de garantir comodidade aos servidores antes do feriado do Dia do Trabalhador, reafirma o compromisso da gestão municipal com a valorização do funcionalismo público.

Dia do Trabalhador: CEMIT alerta para cuidados sobre banho seguro nas praias do Grande Recife durante o feriado

Neste feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (CEMIT) alerta a população da Região Metropolitana do Recife sobre os cuidados necessários para um banho de mar seguro.

Nesta quinta, teremos Lua Nova, com grandes variações nos níveis de maré. O melhor período para um banho de mar seguro na Região Metropolitana do Recife ocorrerá entre 12h e 14h, quando a maré estará baixando, com pico de amplitude mais baixa às 12h44. Essas condições favorecem a formação de piscinas naturais abrigadas por recifes, dando maior segurança aos banhistas. Essas piscinas serão cobertas pelas marés altas no início da manhã e final de tarde, atingindo picos de 2,24m e 2,05m, respectivamente, condição que requer mais atenção de quem entrar na água.

Para quem vai estender o feriado, entre os dias 2 e 4 de maio, observa-se uma variação significativa entre marés altas e baixas, com marés altas acima de 1,80m e marés baixas abaixo de 0,70m, criando fortes correntes e agitação na zona costeira. Essa oscilação acentuada atrai tubarões para mais perto da costa, especialmente durante os períodos de transição entre maré baixa e maré alta, quando esses animais costumam se deslocar em busca de alimento.

Além disso, os horários críticos coincidem com momentos de menor luminosidade, como o início da manhã e o final da tarde, que são naturalmente mais propensos a encontros com tubarões. Por isso, o banho de mar nesses horários e condições deve ser evitado, sobretudo em trechos sinalizados, em horários de menor luminosidade e durante as preamares e baixamares mais altos, quando o risco de encontros com esses animais é potencialmente maior.

O CEMIT reforça a importância de redobrar os cuidados ao frequentar as praias, especialmente durante marés altas e em áreas sem recifes de proteção natural. Nessas condições, o risco de incidentes aumenta consideravelmente, tanto pela força do mar quanto pela presença de tubarões em águas rasas. Portanto, é desaconselhável o banho de mar a qualquer hora do dia ou nível da maré.

Em marés altas, a força das ondas e das correntes de retorno se intensifica, podendo arrastar banhistas para áreas profundas e de difícil retorno, principalmente em praias abertas e sem recifes abrigados. Além disso, estudos apontam que o início da manhã e o final da tarde são os períodos de maior atividade de tubarões na costa. Nesses horários, esses animais se aproximam mais das áreas costeiras para se alimentar, aumentando o risco de encontros com banhistas e praticantes de esportes aquáticos. É preciso ter atenção também às placas e bandeirolas de sinalização, que indicam os riscos de correntezas, fortes ondas e animais marinhos.

Confira os horários das marés durante o feriado:

Dia 01/05 (quinta)

00h14 – 0,45m

06h19 – 2,24m

12h44 – 0,34m

19h01 – 2,05m

Dia 02/05 (sexta)

01h04 – 0,63m

07h12 – 2,08m

13h53 – 0,52m

20h02 – 1,85m

Dia 03/05 (sábado)

02h14 – 0,80m

08h23 – 1,92m

15h10 – 0,66m

21h25 – 1,72m

Dia 04/05 (domingo)

03h34 – 0,90m

09h38 – 1,83m

16h36 – 0,71m

22h42 – 1,68m

O CEMIT orienta também que a população evite o banho de mar nas seguintes condições:
● Em áreas com placas de advertência de riscos de incidentes com tubarões;

● Em áreas sem proteção dos recifes, sem formação de piscinas naturais;

● Nos horários iniciais da manhã ou final da tarde, os tubarões são mais ativos nesses períodos crepusculares.

● Se estiver com algum tipo de ferida ou sangramento, pois fluidos sanguíneos podem ativar o olfato dos animais;

● Durante períodos chuvosos, que aumentam a turbidez da água, fazendo com que os animais não diferenciem bem suas presas naturais de humanos.

● Em locais próximos às desembocaduras de rios, os rios deságuam em grandes quantidades de sedimentos e matéria orgânica no mar que, além de deixar a água turva, tende a atrair animais marinhos que podem oferecer riscos de incidentes. Além disso, essas regiões podem ser utilizadas como berçários de algumas espécies de tubarões;

● Durante as marés altas, especialmente nas luas cheia e nova;

● Se tiver consumido bebida alcoólica;

● Se estiver sozinho(a);

● Se possuir objetivos brilhantes ou chamativos, que podem aguçar os sentidos dos animais.

 

Trecho de atenção para banhistas

Um trecho de 33 km, entre a Praia do Farol, em Olinda, até os coqueirais da Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, é considerado um trecho de atenção para banhistas, que devem seguir as orientações dadas pelo Comitê. Segundo o Decreto estadual 21.402/1999, nesta área é proibida a prática de atividades náuticas.

A proibição para banho ocorre em um único ponto, em um trecho de 2,2 km da Praia de Piedade, entre a Igrejinha de Piedade e o Hotel Barramares, localizado ao lado do Hospital da Aeronáutica. Essa proibição foi estabelecida por decreto municipal de Jaboatão dos Guararapes.

Deputado Diogo Moraes participa das comemorações pelos 165 anos de São Bento do Una

O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) participou, nesta quarta-feira (30), das solenidades em comemoração aos 165 anos de emancipação política de São Bento do Una, no Agreste pernambucano. Acompanhado do prefeito Alexandre Batité, do vice-prefeito Paulo Renato, de vereadores e lideranças locais, o parlamentar esteve presente em momentos simbólicos e marcantes da celebração, reforçando seu compromisso com a cidade e com a população são-bentense.

Pela manhã, Diogo Moraes participou da tradicional solenidade de hasteamento da bandeira, seguida pelo corte do bolo gigante — momento de confraternização que reuniu centenas de pessoas na área central do município. Prestigiou também o desfile cívico, que contou com a participação de escolas, instituições e representantes da sociedade civil, valorizando a cultura e a história da cidade.

Ainda na noite da terça-feira (29), véspera do aniversário da cidade, o deputado marcou presença na missa solene celebrada na Igreja Matriz, um momento de fé e agradecimento.

“É sempre uma alegria imensa retornar a São Bento do Una, especialmente em uma data tão significativa como esta. Me sinto em casa aqui e agradeço o carinho e o acolhimento de todos. Parabenizo São Bento pelos seus 165 anos de história, luta e desenvolvimento. Seguiremos juntos trabalhando por mais conquistas para essa terra tão querida”, destacou Diogo Moraes.

Foto: Antônio Albuquerque 

Recife sediará pela primeira vez o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística

Com apoio da Prefeitura do Recife, competição será realizada, a princípio, entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães

Batizada como a capital dos esportes, o Recife será palco de mais um grande evento esportivo nacional. O Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística será sediado pela primeira vez na capital pernambucana e deve acontecer entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, quando os principais nomes da ginástica do país vão se reunir no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) para disputar o torneio.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (30) pelo prefeito João Campos, o diretor-geral da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Ricardo Resende, e o secretário de Esportes do município, Eriberto Filho. Também participaram da coletiva a vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Yane Marques, o medalhista olímpico e mundial, Arthur Zanetti e o vice-prefeito do Recife, Victor Marques.

“É bonito ver essa emoção por uma conquista sendo realizada, de trazer a maior competição nacional de ginástica artística, que é o esporte com maior potência brasileira hoje quando falamos, principalmente, de competição olímpica. Trabalhamos pessoalmente por esse campeonato, porque o esporte olímpico tem o direito a essa mobilização, mas também há o papel de política pública, que é conseguir dar perenidade e audiência, dar presença de maneira permanente a isso”, ressaltou o prefeito João Campos. “Dá gosto quando vemos as meninas da ginástica, por exemplo, encantando o Brasil com a simplicidade, a leveza, a humildade, aquela coisa do esporte que parece individual, mas que, na prática, ele é coletivo e tem uma harmonia enorme. É esse símbolo que a gente precisa carregar. Vamos trabalhar para construir uma nova geração, que no futuro vai estar aí botando medalha olímpica no peito também”, afirmou o gestor.

A competição, realizada pela CBG, com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, reunirá mais de 300 atletas, representando clubes de todas as regiões do país. A competição vai acontecer em quatro categorias: infantil feminina, infantil masculina, adulta feminina e adulta masculina.

“Já pudemos sediar grandes eventos e emoções no Recife, atividades que movimentam o esporte de todo o país, e hoje viemos aqui para anunciar o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, mais uma referência nacional. É uma oportunidade que vai movimentar a cidade, e um incentivo ao nosso time de ginástica do Geraldão, trazendo uma grande transformação social”, garantiu Eriberto Filho, secretário de Esportes do Recife.

É na categoria adulto que este campeonato nacional chega pela primeira na capital pernambucana. As categorias infantis serão disputadas entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro. Para as categorias adultas, o torneio acontecerá entre os dias 4 e 7 de setembro.

“É difícil o poder público entender o esporte como uma ferramenta de transformação e inclusão social, porque o esporte é isso: forma o cidadão, ensina a perder, a vencer, a chorar, a sorrir, a ter respeito, disciplina, a superar desafios, a trabalhar em equipe… O esporte é tudo isso. Quando vemos uma prefeitura com o interesse de trazer o Campeonato Nacional, um evento esportivo que vai muito mais além do esporte, que movimenta a economia local, gera emprego, renda, saúde, educação, enfim, é uma alegria muito grande”, destacou Ricardo Resende, diretor da CBG. “O material humano que a gente tem é incrível, e trazer um evento como esse, com essa estrutura física, é muito bom. Pessoas que, assim como nós, aprendem no esporte, também vão investir nele, o que é sensacional”, disse, ainda, Yane Marques, vice-presidente do COB.

A ginástica brasileira vive uma época de ouro. Nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, foi o esporte que mais trouxe medalhas para o Brasil, consagrando a ginasta Rebeca Andrade como a maior medalhista olímpica do país. A escolha do Recife como sede do campeonato reforça a potência esportiva da cidade e representa um importante incentivo na promoção do esporte e no crescimento econômico local.

“Estou muito feliz por saber que o campeonato será aqui, no Recife. A ginástica é um esporte lindo, e experimentá-lo ao vivo é um olhar totalmente diferente. Isso é o que chamamos de incentivo, tanto para as crianças como os atletas, porque traz uma motivação enorme para que, um dia, quem sabe, ser um campeão olímpico ou do esporte”, falou o campeão olímpico Arthur Zanetti.

Desde sua reinauguração, o Geraldão tem recebido grandes competições nacionais e internacionais. A exemplo da Copa América de Basquete (Americup) e a Supercopa de Vôlei Masculino, em 2022; os Sul-Americanos e a Superliga de Vôlei masculino e feminino, e as finais do 2º Split do CBLOL, maior competição de jogos eletrônicos do Brasil, em 2023. Fora das quadras, a cidade também sediou uma etapa do Campeonato Brasileiro de Skate, o STU, os Circuitos Brasileiro e Mundial de Vôlei de Praia, entre outros.

Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Governo de Pernambuco investe R$ 12 milhões na ampliação de Espaços CRIA e reforça compromisso com educação inovadora

Governadora Raquel Lyra inaugura novo espaço na Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra, no Recife
 
O Governo de Pernambuco segue avançando na construção de uma educação pública mais inovadora e inclusiva com a expansão do programa Espaço CRIA (Criação, Inovação e Aprendizagem). Nesta quarta-feira (30), a governadora Raquel Lyra inaugurou mais uma unidade do projeto, desta vez na Escola Técnica Estadual (ETE) Almirante Soares Dutra, localizada no bairro de Santo Amaro, no Recife. O ambiente vai proporcionar aos estudantes o contato direto com tecnologias de ponta, como impressoras 3D, kits de robótica, microcontroladores, softwares de programação, eletrônica básica e cortadoras laser.
 
“Inovação, ciência e tecnologia são fundamentais para qualquer profissão. Precisamos fortalecer espaços como esse que dialoguem com as exigências do mercado, para que a gente possa garantir que os nossos alunos sejam felizes e animados com o futuro. O Espaço CRIA é um ambiente de inovação e tecnologia onde trabalhamos com bolsas de monitoria para os professores e os alunos e que, além de trabalhar com tecnologia, garantimos também o trabalho em equipe, a solução de desafios e tudo que o mercado exige de cada um de nós”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
Além da infraestrutura tecnológica, cada escola participante conta com bolsas para dois professores, no valor de R$ 1.500 cada, e quatro estudantes monitores com R$ 700 cada, além de um valor de R$ 5 mil para custeio de projetos inovadores conectados às realidades e desafios das comunidades locais.
 
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, ressaltou como a iniciativa pode fazer a diferença na rotina dos alunos e incentivar a inovação nas escolas. “Trazemos equipamentos para que nossos alunos possam criar e trabalhar livremente. A gente sabe que no Brasil as estruturas curriculares do Ensino Médio são muito engessadas, e o Espaço CRIA é uma forma de trazer inovação, tecnologia e um ambiente onde os alunos possam se expressar e trabalhar de forma diferente”, detalhou a titular da pasta.
 
Atualmente, 28 unidades do Espaço CRIA já estão em funcionamento, sendo 21 delas localizadas no interior do Estado. Até o final de 2025, o número deve saltar para 83 escolas contempladas, com um investimento total de R$ 12 milhões. “Estamos modelando e, na medida que a escola tenha infraestrutura adequada, o Espaço CRIA chega junto para que se tenha esse lugar perene de aprendizagem e inovação”, afirmou o secretário de Educação, Gilson Monteiro. 
 
Em 2026, a meta é alcançar 150 escolas, com aporte adicional de R$ 15 milhões, totalizando R$ 27 milhões destinados à construção de um verdadeiro ecossistema educacional inovador em todas as regiões de Pernambuco. Os recursos para o programa fazem parte do Inova PE, iniciativa estratégica do Governo do Estado, que destina R$ 1,04 bilhão para fomentar a ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo em Pernambuco.
 
Presente na inauguração, o deputado federal Mendonça Filho ressaltou a importância de unir inovação e ensino tradicional. “É fundamental conectar educação num aspecto mais formal e tradicional com criatividade e inovação. O Espaço CRIA gera uma aprendizagem facilitada, quando se aprende matemática, por exemplo, com uma experiência prática, vivenciada em um laboratório, evidentemente que se torna ainda mais agradável ensinar e aprender, o que é essencial para uma boa educação”, enfatizou o parlamentar.
 
Cristiano Marcos, de 18 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio e do curso técnico em Farmácia, comentou como o Espaço CRIA pode contribuir para a sua formação. “A inauguração desse espaço vai mudar o dia a dia dos alunos. Antes a gente tinha as aulas que envolvem tecnologia na sala de informática, agora temos equipamentos de qualidade, como a impressora 3D e a mesa digitalizadora, isso vai agregar no nosso aprendizado, porque sabemos que a tecnologia avança cada dia mais. Já estou ansioso para mexer em tudo”, disse.
 
A ação é coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEE) e com o apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). A proposta é estimular o protagonismo estudantil, a criatividade e o pensamento crítico, além de incentivar carreiras nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
 
Fotos: Miva Filho/Secom

“Farra do INSS”, diz relatório da Polícia Federal sobre fraudes em aposentadorias

CNN – A Polícia Federal (PF) classificou como “farra do INSS” o escândalo de descontos ilegais contra aposentados e pensionistas por entidades associativas que tinham contrato com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O termo é citado 18 vezes no relatório da PF sobre a investigação. Esse documento baseou a operação deflagrada na semana passada contra fraudes bilionárias envolvendo a autarquia.

A PF diz, por exemplo, se referindo a um investigado, que “várias de suas empresas estão envolvidas e são utilizadas na ‘farra do INSS’’.

E também aponta que o empresário Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “careca do INSS”, como ponto fulcral da “farra do INSS”, e “lobista milionário das entidades”.

Em outro trecho, a força policial explica que “houve empresas em conluio na ‘farra do INSS’’.

Com base nos 211 mandados de busca e apreensão da semana passada, como joias, carros de luxo, documentos e dispositivos eletrônicos, a PF começou a analisar no dia seguinte à operação tudo que foi apreendido, conforme noticiou a CNN.

Após essa análise, os depoimentos dos investigados serão colhidos. A avaliação dos investigadores da PF é que a análise e perícia não devem ser rápidas.