Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Crônica de Ademar Rafael

MAIOR MANDAMENTO

Seguindo ensinamentos bíblicos vamos encontrar que o maior mandamento se expressa pelo “AMOR”. Mateus 22:37 indica “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento” e em 22:39 registra “Ame o seu próximo como a si mesmo”. 

Para nossa reflexão trazemos o enunciado acima e  as ponderações abaixo e atribuídas ao Papa Francisco: “Da ferida do lado de Cristo continua a correr aquele rio que nunca se esgota, que não passa, que se oferece sempre de novo a quem quer amar. Só o seu amor tornará possível uma nova humanidade”; “Entre tantas coisas que passam, o Senhor quer nos recordar o que ficará para sempre: o amor, porque ‘Deus é amor’” e “Quem é da luz não mostra a sua religião, e sim o seu amor.”

Recentemente me deparei com a frase “Amor não é o que sentimos, amor é o que doamos”, como que levado por uma força superior me desloquei  em direção a letra do Padre José Weber em hino muito conhecido que afirma: “Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão…”. Isto mesmo, Jesus não somente pregou sobre o amor, praticou-o em sua plenitude.

Para melhor fixar nosso pensamento sobre o tema transcrevo as frases a seguir. com seus respectivos criadores: O amor não se vê com os olhos, mas com o coração”William Shakespeare; “Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção” – Antoine de Saint-Exupéry;  “Amar não é aceitar tudo. Aliás: onde tudo é aceito, desconfio que há falta de amor”Vladimir Maiakóvski e “A medida do amor é amar sem medida”  Santo Agostinho.

Uma questão sobre o amor fica resposta. “O que nos leva a renunciar ao amor e abraçarmos ideias contrárias?” Fundamentos para deixarmos de seguir essa tendência tortuosa temos de sobra não os observamos por motivos indefensáveis. Que tal amarmos mais?

Prefeitura de Garanhuns lança Patrulha para combate à violência contra a mulher

Garanhuns avança na articulação de serviços de proteção à mulher
A Prefeitura de Garanhuns, através da Autarquia Municipal de Segurança Trânsito e Transporte (AMSTT), lançou nesta quinta-feira (01) o Programa Patrulha da Mulher, uma iniciativa dedicada à proteção de mulheres em situação de violência doméstica e familiar. O programa tem como foco principal atender mulheres que possuem medidas protetivas de urgência, oferecendo acompanhamento especializado e encaminhamento para a rede de atendimento municipal em parceria com a Secretaria da Mulher.

A atuação da Patrulha da Mulher se divide em duas vertentes. Na prevenção, serão realizadas campanhas educativas, palestras em instituições de ensino e ações comunitárias em conjunto com a Secretaria da Mulher. Já na área ostensiva, o programa fará visitas periódicas, monitoramento de medidas protetivas, intervenção em casos de violência e rondas ininterruptas para oferecer apoio imediato quando necessário.

O serviço funcionará 24 horas por dia com uma viatura exclusiva para esse tipo de ocorrência, com uma equipe mista, formada por guardas homens e mulheres. Para mais informações sobre o Programa Patrulha da Mulher, interessados e interessadas podem entrar em contato com a Guarda Municipal através do número (87) 3762-7097, pelo telefone ou WhatsApp.

Foto: Hilton Marques

Cardeais enfrentam encruzilhada para eleição do próximo papa

O pontificado do Papa Francisco abalou profundamente a Igreja Católica. Seu papado de 12 anos, com foco em uma “Igreja pobre para os pobres”, conclamou o catolicismo a deixar sua zona de conforto e se estabelecer entre as comunidades mais pobres.

Francisco abriu discussões sobre temas antes considerados inaceitáveis, como o papel das mulheres. Ele acolheu católicos LGBTQIA+ como “filhos de Deus” e abriu a porta para que divorciados que casaram novamente ​​recebessem a comunhão.

Ele também atraiu atenção com suas fortes críticas à injustiça econômica e apelos à proteção do meio ambiente.

Ao longo de seu pontificado, no entanto, Francisco enfrentou forte resistência de pequenos, porém barulhentos, grupos católicos conservadores, além de certa indiferença e resistência silenciosa por parte de bispos.

Agora, enquanto 133 cardeais eleitores se preparam para o conclave, o processo a portas fechadas para eleger o sucessor de Francisco, eles enfrentam uma escolha difícil: dar continuidade às reformas e à visão do falecido papa ou desacelerar e iniciar uma alteração de rumo.

A CNN conversou com vários cardeais e outras fontes da Igreja para este artigo. Embora alguns cardeais prefiram uma opção mais “segura”, focada na unidade, um que trabalhou em estreita colaboração com Francisco disse que tal escolha seria o “beijo da morte” para a Igreja.

Aqueles que entrarão na Capela Sistina na quarta-feira para iniciar o processo de eleiçãode um novo papa não podem deixar de notar a demonstração de afeto por Francisco após sua morte.

Quando o Cardeal Giovanni Battista Re, decano (integrante mais velho) do Colégio Cardinalício, falou calorosamente sobre a visão de Francisco para a Igreja durante a homilia no funeral de Francisco, a multidão reunida na Praça de São Pedro aplaudiu repetidamente.

E em Timor-Leste, que Francisco visitou em 2024, cerca de 300 mil pessoas compareceram à missa pelo falecido papa no mesmo dia do funeral. Tudo isso levou um cardeal aposentado a pedir aos seus confrades que tomassem nota.

“O povo de Deus já votou nos funerais e pediu continuidade com Francisco”, avaliou o cardeal Walter Kasper, de 92 anos, conselheiro teológico de Francisco, ao jornal italiano La Repubblica.

Os apoiadores de Francisco dizem que somente um papa disposto a continuar o que o Francisco iniciou conseguirá dar continuidade a isso.

Justiça Eleitoral determina tramitação em conjunto de ações que podem cassar Sandrinho e Daniel

As ações que tramitarão em conjunto apuram acusações de abuso de poder político e econômico e irregularidades referentes à arrecadação e gastos de campanha nas Eleições 2024. Audiência de Instrução e Julgamento será dia 19 de maio.

Exclusivo Blog Juliana Lima 

Em mais um capítulo sobre as ações eleitorais ajuizadas pela Coligação “União pelo Povo”, que têm potencial para cassar Sandrinho Palmeira e Daniel Valadares, além de torna-los inelegíveis, o juiz eleitoral da 66ª Zona de Afogados da Ingazeira, Osvaldo Lobo Teles Júnior, atendeu ao pedido da Coligação e determinou a tramitação e o julgamento conjuntos de duas ações que tramitam contra a Frente Popular.

As ações que tramitarão em conjunto referem-se à AIJE – Ação de Investigação Judicial Eleitoral, que visa apurar a ocorrência de abuso de poder político e econômico, e a Representação que apura a ocorrência de diversas ilicitudes referentes à arrecadação e gastos de campanha, especificamente no tocante ao combustível utilizado em suposto desvio de finalidade.

Além disso, o magistrado determinou a abertura de prazo para a Coligação apresentar as testemunhas que serão ouvidas por ocasião da audiência de instrução e julgamento que será realizada no dia 19 de maio.

De acordo com a Coligação União Pelo Povo, “a decisão representa um importante passo para a apuração dos ilícitos eleitorais denunciados nas ações porque cada uma delas apresenta diversas provas que, ao serem analisadas de forma global, dentro das especificidades de cada processo, poderá melhor elucidar o ocorrido nas eleições passadas e, a partir disso, munir a Justiça Eleitoral de elementos robustos para que os pedidos sejam julgados procedentes e a chapa majoritária seja cassada”.

Conforme o blog apurou, a coligação autora já tinha arrolado testemunhas nas outras ações, mas agora, a decisão dará oportunidade de mais pessoas serem ouvidas. A recente decisão do Juiz Eleitoral também trará celeridade ao desfecho dos processos, pois o julgamento em conjunto das ações permite que o julgador analise, de uma só vez, todas as provas e profira uma só sentença.

Após a realização da audiência de instrução e julgamento, o processo seguirá para a fase de alegações finais, onde as partes irão analisar todas as provas colhidas. Na sequência, o Ministério Público Eleitoral dará parecer e os processos seguirão para serem sentenciados pela Justiça Eleitoral.

Governadora Raquel Lyra participa do Festival Nacional de Jericos

Nesta quinta-feira (1º), a governadora Raquel Lyra prestigia o 51º Festival Nacional de Jericos, em Panelas, no Agreste Central. Com o tema “Preservar é Nossa Tradição”, a festa é um dos maiores eventos folclóricos e culturais do Nordeste brasileiro.

Governo de Pernambuco divulga licitação para obras de três unidades prisionais em Itaquitinga com três mil vagas

O Governo de Pernambuco deu mais um passo na reestruturação do sistema penitenciário do Estado ao publicar, nessa quarta-feira (30), no Diário Oficial do Estado, a licitação para a contratação de empresa para a execução das obras remanescentes em três unidades prisionais masculinas do Centro Integrado de Ressocialização (CIR) no município de Itaquitinga, na Zona da Mata. A ação integra o plano Juntos pela Segurança, que objetiva reduzir os índices de violência no Estado, sendo a ampliação e requalificação do sistema penitenciário um dos seus pilares estratégicos.   
 
A previsão é que as três unidades de Itaquitinga sejam concluídas em 2026, ofertando 3.024 novas vagas no regime fechado, com 1.008 cada uma. Essas ocupações se somam às 2.754 vagas do presídio de Araçoiaba – com obras em andamento e início de entrega ainda para este ano –, às 155 previstas para a penitenciária de Caruaru, e às 1.854 já entregues desde 2023, totalizando 7.787 vagas prisionais criadas na atual gestão estadual. O sistema prisional de Pernambuco elevará sua capacidade de ocupação das atuais 14.703 para 20.636 vagas. Entre os anos de 2015 e 2022, foram abertas 1.858 vagas.
 
As três unidades de Itaquitinga terão um investimento de R$ 116 milhões, com recursos do Governo do Estado. O projeto é da Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe) e as obras serão executadas pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). O edital de licitação está disponível no portal eletrônico www.cehab.pe.gov.br e no sistema Portal de Compras Públicas www.portaldecompraspublicas.com.br
 
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) é a responsável pela gestão do equipamento. “Temos ainda muitos desafios a enfrentar no sistema prisional, mas a iniciativa da governadora Raquel Lyra de aumentar o número de vagas mostra uma preocupação não só com a estrutura física, mas com o servidor que está à frente dessas unidades, com o processo de ressocialização do apenado e com a segurança da população. As três unidades de Itaquitinga fazem parte de um projeto iniciado há mais de dez anos que nunca foi concluído”, afirmou o secretário da SEAP, Paulo Paes.  
 
“A Cehab publicou a licitação para a conclusão de três cadeias no município de Itaquitinga, referente a três lotes remanescentes. O prazo para a execução dessas obras é de até 12 meses. Já o prazo para o recebimento das propostas é o dia 28 de maio. Nossa expectativa é que ainda neste semestre possamos dar a ordem de serviço para o início das obras”, disse o presidente da Cehab, Paulo Lira.
 
O secretário de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro, ressaltou a reestruturação do sistema prisional do Estado a partir da retomada de obras que estavam paralisadas. “Através da iniciativa da governadora Raquel Lyra, as obras paralisadas nos presídios estão sendo retomadas, como em Araçoiaba e, agora, em Itaquitinga, cujas obras estavam paradas há mais de 10 anos. Essa condição vai permitir uma mudança de patamar no Estado no que diz respeito à segurança pública. Tivemos, recentemente, a desativação da penitenciária Barreto Campelo, que só foi possível a partir de melhores condições de infraestrutura prisional. Assim, Pernambuco poderá virar uma página importante na segurança pública”, afirmou.
 
Foto: Divulgação/SEAP

Fraude no INSS afetou de indígenas a pessoas com deficiência, aponta relatório da CGU

A investigação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) sobre os descontos indevidos em aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aponta que pessoas completamente vulneráveis foram vítimas da fraude bilionária

Trecho do relatório da PF que embasa o inquérito aponta que moradores de zonas rurais com dificuldades para se deslocar até um posto da Previdência Social, pessoas com deficiência, doentes com impossibilidade de locomoção, indígenas e analfabetos foram lesados.

A informação tem como base entrevistas que os auditores da CGU fizeram em regiões no interior do Brasil durante a força-tarefa para identificar as fraudes.

Segundo o relatório, houve relatos de entrevistados que responderam em nome dos titulares dos benefícios sobre a impossibilidade de eles terem assinado termos de autorização e fichas de filiação, considerando tratar-se de pessoas com deficiência que os impede dessa manifestação de vontade.

“Assim como impossibilitadas de locomoção por doença grave, indígena que reside em aldeia e não sabe ler ou escrever ou residentes no exterior e que não tiveram contato com associações quando estiveram no Brasil”, destaca o documento.

A CGU aponta que das 21 entidades listadas, 100% dos entrevistados informaram não ter autorizado o desconto das mensalidades associativas e, para 7 entidades, esse percentual variou de 71% a 99%. 94

O relatório destaca, ainda, que os contribuintes estão vinculados a sindicatos e associações localizados em municípios diferentes de onde moram, com distâncias que variam de 34 km a 957 km.

“Tal situação faz suspeitar que tais vinculações sejam fictícias, haja vista que seria pouco provável que os aposentados/pensionistas, todos idosos acima de 60 anos fossem se deslocar para outra Unidade da Federação para se associar a um sindicato/associação distante, inclusive pela dificuldade de contar com a assistência dessas entidades quando precisassem”, concluiu a CGU.

Caged: Recife mantém saldo positivo de empregos formais

Os dados foram divulgados na tarde desta quarta-feira pelo Ministério do Trabalho. Os dados de março na pesquisa apontam a geração de mais de mil postos de trabalho.

Em março de 2025, Recife registrou o terceiro saldo positivo no número de empregos formais, de acordo com dados divulgados pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta quarta-feira (30.04). Recife registrou, no mês de março, a contratação de 1.044 novos postos de trabalho, resultado de 17.645 admissões e 16.601 desligamentos, aumentando o estoque de empregos na cidade para 566.336.

O setor de serviços foi o grande destaque, com um saldo positivo de 1.385 empregos – resultado de 11.944 contratações frente a 10.559 desligamentos. “Esses dados continuam a confirmar o perfil econômico da nossa cidade. Com base nesse tipo de informação é que a Secretaria reforça suas ações de articulação na atração de novos investimentos e novas operações na cidade gerando, assim, novas oportunidades de empregabilidade”, pontua o secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife, Carlos Andrade Lima.  A construção civil também apresentou desempenho positivo, com 175 vagas líquidas, seguida pela indústria.

Em contrapartida, o comércio apresentou retração. Esse comportamento segue a tendência dos meses de março, quando o setor não está aquecido. A redução líquida foi de 526 vagas no período, sobretudo no setor varejista. A projeção de dados do Caged para os meses de abril e maio, também seguindo um comportamento natural registrado todos os anos, deve apresentar aumento no setor, sendo esses números impulsionados pela data comemorativa ao Dia das Mães.

Estratificando em termos de escolaridade, os profissionais com ensino médio completo tiveram o melhor desempenho, com 697 contratações. Analisando a faixa etária, a maior concentração de novos empregos foi entre os jovens de 18 a 24 anos, totalizando 901 contratações.