Posts published by “Handson Matheus”
Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife
Preocupado com a violência e a ausência de ações efetivas, por parte do Governo do Estado, para frear a onda de assassinatos, tráfico de drogas e outras atividades criminosas, o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, anunciou, esta manhã, durante entrevista à Rádio Jornal, que irá solicitar à governadora Raquel Lyra, a convocação da Força Nacional. A cidade, que tem feito um esforço grande na ampliação de programas e ações ligados a segurança, vem sofrendo com a falta de apoio do Estado na prevenção e combate à criminalidade.
“No Cabo, temos trabalhado duro para equipar e ampliar a guarda municipal, investimos na promoção de ações de segurança cidadã e de inteligência. Conseguimos avanços importantes, mas o município não tem condições de assumir o que é função do Estado! E o Governo de Pernambuco não está cumprindo com seu dever, por isso, decidimos solicitar o apoio da Força Nacional”, destacou Lula Cabral.
“Quando assumimos a gestão no Cabo, a taxa de homicídios era de 149 para cada 100 mil habitantes. Com muito esforço conseguimos reduzir esse índice para 89. Mas precisamos do Estado. O efetivo do 18º Batalhão é de apenas 320 policiais para atender o Cabo e Ipoujca, ou seja, quase 320 mil pessoas. É muito pouco!”, afirmou o gestor.
PROTOCOLO – Para um município solicitar a intervenção da Força Nacional de Segurança, o protocolo envolve a comunicação com o governo do estado e, em seguida, com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O governo do estado pode solicitar diretamente ao MJSP, ou um município pode encaminhar a solicitação ao governo estadual, que, por sua vez, a encaminha ao Ministério.
A participação de Garanhuns na Bett Brasil reforçou o compromisso do município com uma educação pública cada vez mais inovadora, conectada com as transformações do presente e preparada para os desafios do futuro. “Participamos de momentos em que pudemos discutir sobre a expansão do acesso à tecnologia nas escolas, já que o Governo Federal instituiu um complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estabelecendo as normas para o ensino da computação na Educação Básica a partir do próximo ano. Levamos todo o conhecimento para ser aplicado na Rede Municipal”, afirmou Wilza Vitorino, secretária de Educação de Garanhuns.
O evento também apresentou soluções tecnológicas durante uma exposição que durou quatro dias.“A Bett Brasil também nos proporcionou conhecer as maiores novidades que estão disponíveis no mercado e ideias que podem ser implantadas em Garanhuns. Vimos de perto itens que trazem a tecnologia para o dia a dia dos estudantes e podem fazer nossa educação avançar ainda mais”, destacou Valdenia Gueiros, diretora de Monitoramento da Secretaria de Educação.
Durante o evento, Garanhuns fez história ao discutir inclusão nos palcos da Bett Brasil. A professora Juliana Di Paula foi convidada a participar do espaço Bett Talks – Histórias que Inspiram, voltado a experiências educacionais transformadoras. Juliana compartilhou o trabalho desenvolvido na Rede Municipal de Ensino, onde atua como intérprete de Libras na Sala Bilíngue da Escola Municipal Gabriela Mistral e também na Escola José Brasileiro Vila Nova. “Fiquei maravilhada com o evento e estou muito feliz em compartilhar como o município de Garanhuns vem sendo exemplo ao que tange a inclusão e ensino de Libras. Luto pela inclusão de libras na Educação Básica e tomei isso como uma missão de vida”, afirmou a professora.
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, afirmou que o ressarcimento dos valores de beneficiários lesados pelo esquema de fraude na autarquia será feito via benefício e de forma automática.
“Uma das coisas que já foram definidas é que eventual ressarcimento, seja da instituição, seja do poder público – está sendo discutido ainda como fazer — será feito via benefício, via conta do benefício. Nada de Pix, nada de depósito em conta e nada de sacar em banco”, afirmou em entrevista à CBN nesta terça-feira (6).
De acordo com o presidente, o valor será depositado na mesma conta em que o aposentado ou pensionista recebe o benefício previdenciário regularmente.
A devolução dos valores ainda não tem data para ocorrer. Waller afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu agilidade nas ações e que o prazo para apresentar o plano de ressarcimento ainda está sendo discutido
Em entrevista à CNN na segunda-feira (6), Waller alertou sobre a possibilidade de golpesfinanceiros e pediu para que os beneficiários lesados não “assinem nada”, nem compartilhem senhas sob a justificativa de reaverem os valores no momento.
Sob ordem do Ministério da Previdência, o INSS suspendeu descontos de mensalidades associativas em folhas de pagamento de benefícios previdenciários na última semana.
Como mostrou a CNN, o governo federal afirma que irá criar um canal específico para que aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos de mensalidades associativas possam solicitar diretamente o ressarcimento dos valores.
A proposta faz parte de um plano de ressarcimento elaborado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com apoio da Advocacia-Geral da União (AGU) e do Dataprev.
A Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizará na próxima quarta-feira (07 de maio), às 10h, o evento de reabertura da Cozinha Comunitária Municipal. O equipamento está localizado na Rua Monsenhor Elizeu Diniz, Bairro São João, nas proximidades da Quadra José Hilton Ferraz Diniz (Quadra do Tiu).
O equipamento passará a ofertar, diariamente, cerca de 200 refeições completas, preparadas com qualidade e acompanhamento nutricional. O objetivo é atender pessoas em situação de vulnerabilidade, assegurando o direito à alimentação adequada e o fortalecimento das políticas públicas de assistência.
Segundo o prefeito Dr. Ismael, a reabertura só foi possível graças ao empenho conjunto das equipes para reestruturar o espaço, resolver pendências burocráticas e garantir que o projeto voltasse a funcionar com eficiência.
“Trabalhamos intensamente para devolver esse importante serviço à população. Alimentar é um ato de amor, e essa cozinha é símbolo do nosso compromisso com quem mais precisa”, destacou o prefeito.
Encontros, que serão realizadas durante os meses de maio e junho, serão essenciais para o compartilhamento dos saberes técnicos e tradicionais e para a promoção do diálogo direto com as comunidades locais
O projeto de criação das seis novas Unidades de Conservação (UC’s) em regiões estratégicas do semiárido pernambucano adentra uma nova etapa no próximo mês de maio. Após o ciclo de diálogos e do processo de diagnóstico das áreas em cada município contemplado pela iniciativa, o projeto vai realizar uma série de oficinas participativas com as comunidades locais e de outros segmentos sociais que vivem nessas regiões para construir, colaborativamente, conhecimentos que podem auxiliar na preservação da fauna e flora locais.
As oficinas objetivam integrar os saberes dos campos técnico e tradicional das comunidades das áreas selecionadas. O diálogo direto com os moradores locais destaca o caráter sociocultural e socioeconômico do projeto, dois dos principais pilares da elaboração da iniciativa. Nelas, será possível apresentar os dados levantados acerca da fauna e flora de cada área, as espécies ameaçadas de extinção, geomorfologia, cartografia e outras informações relevantes, além de, sobretudo, promover a escuta ativa dos conhecimentos e vivências de cada comunidade.
A primeira dessas oficinas ocorrerá no dia 7 de maio, no município de Carnaíba, que pode, junto ao município de Quixaba, receber a Unidade de Conservação da Serra da Matinha. A última delas, a ser realizada no dia 18 de junho, vai ocorrer em Serra Talhada, onde está a área da UC de Serra Verde.
O projeto atua como uma das políticas públicas voltadas à mitigação dos impactos das mudanças no clima, entre eles o avançado processo de desertificação. A criação de áreas protegidas no semiárido, região mais afetada pelo fenômeno no estado, é fundamental para a preservação dos recursos naturais, fauna e flora, elementos que, assegurados, ajudam na manutenção do bem-estar dos ecossistemas terrestres e da qualidade de vida humana.
“As unidades de conservação propostas nesse projeto no semiárido são estratégias fundamentais para a conservação da nossa Caatinga, além de serem aliadas no enfrentamento dos processos degradativos e de desertificação nesse importante cenário de combate às mudanças climáticas”, enfatizou a analista ambiental Ana Célia Garcia, lotada na Gerência Geral de Biodiversidade e Florestas da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE).
Ainda de acordo com ela, todas as etapas de diagnóstico, diálogo e execução do projeto ajudam a fomentar a Educação Ambiental no estado, ao promover uma sensibilização ativa e pontual com a geração atual e os mais jovens.
“Além da proteção da natureza, as unidades de conservação servem como um espaço de aprendizado e conscientização ambiental. A educação ambiental promovida nessas áreas e em seu entorno poderá contribuir para a formação de uma nova geração que valoriza a biodiversidade como um patrimônio natural importante para suas próprias vidas”, acrescentou Ana Célia.
“Todo esse processo de criação e de estabelecimento de áreas protegidas deve ser participativo. Nós não conseguimos fazer uma unidade de conservação bem sucedida sem que ela esteja em sinergia com os objetivos da comunidade e com a população que está no entorno. Essa primeira oficina visa promover o diálogo com a população, a fim de mostrar os dados levantados nessas áreas sobre fauna, flora, cartografia, as espécies ameaçadas entre outros aspectos coletados em pesquisas e trabalhos de campo. Juntando esses dois saberes, o científico e o popular, conseguimos planejar uma área protegida que seja mais efetiva e esteja de acordo com os usos e com as formas de vida das comunidades daquele território”, ressaltou Joaquim Freitas, coordenador geral do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan), instituição executora do projeto.
Confira o cronograma completo da realização das oficinas:
Serra da Matinha: 07 de maio de 2025
Serra do Carro Quebrado: 20 de maio de 2025
Serra Comprida: 21 de maio de 2025
Serra dos Almirantes: 10 de junho de 2025
Serra da Seriema: 12 de junho de 2025
Serra Verde: 18 de junho de 2025
Projeto “Criando Unidades de Conservação no Semiárido”
O projeto “Criando Unidades de Conservação no Semiárido” tem o objetivo de criar seis novas Unidades de Conservação espalhadas pelo Semiárido, totalmente coberto pelo bioma da Caatinga. As seis áreas selecionadas e propostas são a Serra da Siriema, em Santa Cruz e Parnamirim, Serra do Carro Quebrado, em Triunfo, Serra Comprida, em São José do Belmonte, Serra dos Almirantes, em Orocó e Parnamirim, Serra da Matinha, em Carnaíba, e Serra Verde, localizada no município de Serra Talhada.
O projeto é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) no âmbito do Projeto Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre), que é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). O projeto tem o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como agência implementadora e está sendo tocado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO). Selecionado através da Chamada de Projetos 03/2023 do FUNBIO/GEF Terrestre, o projeto está sendo executado pelo Cepan, em parceria com a Semas-PE e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e nomeou Márcia Lopes para o posto.
Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, as trocas devem ser oficializadas ainda nesta segunda-feira (5).
O movimento ocorre em meio às alterações na composição da Esplanada do Ministérios. No início do ano, Lula fez trocas na Saúde e nas secretarias de Comunicação Social e de Relações Institucionais.
Neste mês, o ministro trocou o chefe das Comunicações. Na última semana, também houve troca no comando do Ministério da Previdência Social, em meio às fraudes envolvendo o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
Insatisfação
Conforme a CNN mostrou, a saída de Cida era dada como certa há alguns meses. Em fevereiro deste ano, a ministra revelou à Comissão de Ética da Presidência da República que costumava interromper agendas para atender a primeira-dama, Janja da Silva.
Cida também chegou a dizer que ignorava os chamados de dois ministros: Alexandre(à época, Relações Institucionais) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência).
Na ocasião, ela respondia a um processo, posteriormente arquivado no órgão, por suspeita de ter cometido assédio moral. Segundo apuração interna, a ministra teria sugerido apoio financeiro a uma servidora para que ela se candidatasse nas eleições em 2026, em troca de silêncio em uma denúncia sobre racismo.









