Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Zeca Cavalcanti assina acordo histórico com o SEBRAE para fortalecer o desenvolvimento de Arcoverde

Durante o evento Arcoverde 2030: Futuro em Construção, realizado nesta quarta-feira (14), o prefeito Zeca Cavalcanti firmou o maior acordo de parceria com o SEBRAE em toda a história do município. A assinatura representa um marco no fortalecimento das políticas públicas voltadas para o empreendedorismo, a qualificação profissional e o desenvolvimento econômico local.
O novo acordo amplia significativamente a atuação do SEBRAE em Arcoverde e viabiliza a execução dos programas como Empreender Arcoverde, Acelera Arcoverde, Qualifica Arcoverde e o Programa Municipal de Microcrédito, todos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os de número 1 (erradicação da pobreza), 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e 9 (indústria, inovação e infraestrutura).

“A parceria com o SEBRAE é fundamental para que possamos oferecer suporte técnico e gerar novas oportunidades para quem quer empreender e busca capacitação. Esse acordo é fruto de um esforço coletivo para impulsionar Arcoverde, com mais emprego, renda e dignidade”, afirmou o prefeito Zeca Cavalcanti.

O acordo firmado tem como objetivo unir esforços em várias áreas, como apoio aos pequenos negócios, acesso mais fácil ao crédito, incentivo à formalização de empreendedores e criação de espaços para inovação. A parceria SEBRAE e Prefeitura de Arcoverde vai fortalecer a Sala do Empreendedor e os Centros de Formação Profissional, ajudando a levar o desenvolvimento econômico para todas as regiões da cidade.

Arcoverde 2030 apresenta ações e projetos para o desenvolvimento econômico sustentável do município

Na noite da terça-feira (14), a Prefeitura de Arcoverde, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou o evento “Arcoverde 2030: Futuro em Construção”, no Teatro do Sesc.

O encontro teve como objetivo apresentar ao público os projetos e parcerias que vão nortear o desenvolvimento econômico do município nos próximos anos, com foco nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Representantes do setor produtivo, instituições parceiras, vereadores, gestores públicos e integrantes da sociedade civil participaram da apresentação, que detalhou programas já em andamento e novos projetos voltados à geração de emprego, apoio ao empreendedorismo, inovação e qualificação profissional.
Entre as iniciativas destacadas estão o Empreender Arcoverde, o Acelera Arcoverde, o Qualifica Arcoverde, o Programa de Microcrédito e o Projeto de Incubação para Empresas Iniciantes. Todos eles estão conectados às ODS 1 (erradicação da pobreza), 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e 9 (indústria, inovação e infraestrutura).

Durante o evento, também foram apresentadas duas propostas de lei que serão encaminhadas à Câmara Municipal: a Lei de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico de Arcoverde (LIDEA), que pretende atrair novos empreendimentos com incentivos fiscais e logísticos; e a Lei de Liberdade Econômica, que visa desburocratizar e acelerar o processo de abertura de empresas.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Welen Santos, reforçou a importância de construir políticas públicas com base em planejamento de longo prazo.
“Estamos promovendo uma articulação entre governo, setor privado e instituições para criar um ambiente de negócios mais forte, inclusivo e preparado para o futuro”, disse.
O prefeito Zeca Cavalcanti destacou que o foco das ações apresentadas é impulsionar o desenvolvimento econômico local.
*“Queremos sonhar juntos com um futuro em que o comércio de Arcoverde seja cada vez mais forte, gerando emprego, renda e oportunidades para a nossa população. Com o apoio desse time de parceiros que atuam diretamente na promoção do desenvolvimento, vamos avançar. Já estamos em diálogo com a ADEPE e com o Governo do Estado para atrair novos empreendimentos e gerar ainda mais empregos aqui, em um curto espaço de tempo”*, afirmou.
O evento contou com o apoio de parceiros como *SEBRAE, SENAI, SENAC, AGE, ADEPE* e instituições financeiras envolvidas nas ações de crédito.
As ações apresentadas estão reunidas sob o programa *Transforma Arcoverde*, que visa consolidar o município como polo de inovação e negócios no Sertão, promovendo inclusão produtiva, qualificação profissional e apoio ao empreendedorismo.

Gestão de Dr Ismael promove segunda entrega de próteses dentárias gratuitas à população de Santa Cruz da Baixa Verde

A Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde realizou, nessa quarta-feira (14), a segunda entrega de próteses dentárias aos moradores do município. Com o lema “mais sorrisos, mais dignidade”, a ação aconteceu na Unidade Básica de Saúde Janaína Braz e visa promover a saúde bucal e devolver a autoestima da população por meio do acesso gratuito a serviços odontológicos de qualidade.

A entrega das próteses representa mais uma etapa do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, garantindo não apenas melhorias na mastigação e na fala dos pacientes, mas também impactando positivamente na qualidade de vida e na saúde emocional de cada um.

Recife: balanço das chuvas

11/03/2015. Credito: Irandi Souza/PCR. Brasil. Recife – PE. Mural de Eduardo Kobra, artista plastico, na sede da Prefeitura do Recife.

O Centro de Operações do Recife (COP) informa que, nas últimas 24h, foram registradas chuvas que chegaram a 167mm no pluviômetro do Torreão. O dado equivale a 58% da média histórica do mês de maio neste século, que é de 286mm. No mês de abril inteiro, choveu 78mm. Com isso, as pessoas devem evitar deslocamentos e permanecer em casa, com exceção dos moradores de áreas de risco, que precisam ficar atentos a acionar a Defesa Civil do Recife em caso de necessidade. Desde a meia noite, a Defesa Civil do Recife recebeu 104 chamados, entre pedidos de vistorias e colocação de lonas plásticas. A maré chegou ao ponto mais baixo às 11h31, com 0,44m. 

As aulas da rede municipal e os serviços não essenciais da Prefeitura do Recife permanecem suspensos. A decisão se deve ao acumulado das chuvas desde ontem e à previsão de continuidade das precipitações durante o dia. A cidade continua em estágio de Atenção, o que quer dizer que já existem ocorrências e alteração perceptível na rotina urbana, causada pela situação meteorológica (alagamentos ou congestionamentos).

Houve 29 quedas de árvores, das quais 23 já foram atendidas e as demais estão em atendimento. O abrigo do CSU Bidu Krause e o abrigo emergencial do Arruda estão abertos. As equipes municipais estão monitorando a situação e a Defesa, com outros 3 em prontidão. A Defesa Civil do Recife pode ser acionada pelos telefones 0800-0813400 e 3036-4873, ou pelo Conecta Recife. O atendimento é gratuito e acontece 24h por dia.

AÇÃO INVERNO 2025 – Este ano, a  Prefeitura do Recife bate novo recorde e realiza o maior investimento da história. Serão destinados R$ 322,9 milhões de recursos da gestão municipal para viabilizar um conjunto de intervenções destinadas a minimizar os impactos das chuvas na cidade, com um pacote de obras estruturadoras que inclui novas intervenções no Rio Tejipió, construção de reservatórios de água na região da Imbiribeira, contenção de encostas, urbanização de comunidades afetadas pelas chuvas e mitigação de pontos críticos de alagamento.

Pontos de alagamentos:

* Av. Dom Helder Câmara – Próximo à entrada do Ibura

* Av. Eng. Abdias de Carvalho x Av. do Forte – Sentido centro

* Av. Mal Mascarenhas de Moraes

* Av. Recife x Av. João Cabral de Melo Neto – Sentido centro

* Av Dois Rios

* Av. Dr. José Rufino – ao lado do Colégio Visão 

* Rua do Acre – ao lado do Mercado Público de Afogados

Flores: gestão de Gilberto Ribeiro inicia capacitação de jovens para Atualização Imobiliária

A Prefeitura, sob a liderança do prefeito Gilberto Ribeiro, deu início nesta quinta-feira a um projeto estratégico voltado à modernização da gestão pública municipal. Na Escola de Referência em Ensino Fundamental Onze de Setembro, foi lançada a Capacitação para Atualização e Catalogação Imobiliária, com foco na formação de jovens da cidade.

A ação marca um avanço importante na eficiência administrativa e na valorização da juventude local. Voltada para capacitar tecnicamente os participantes, a iniciativa também busca promover o protagonismo dos jovens no desenvolvimento urbano e na construção de uma cidade mais justa e planejada.

A atualização da base de dados imobiliária é considerada essencial para garantir justiça fiscal, organização territorial e melhor uso dos recursos públicos. A escolha por envolver jovens nesse processo reforça o compromisso da gestão com a inovação e a inclusão social.

“O futuro da nossa cidade passa pela preparação dos nossos jovens e pela modernização da máquina pública. Essa capacitação une essas duas frentes, fortalecendo nossa capacidade de planejamento e gestão”, afirmou o prefeito Gilberto Ribeiro em comunicado.

O curso seguirá nas próximas semanas e deve contar com a participação de dezenas de jovens, que agora passam a integrar ativamente as ações da administração municipal.

Prefeitura do Recife executa R$ 3,5 milhões em contenção de encosta no bairro de Água Fria

Intervenção beneficia cerca de 250 moradores da Rua Júlio José de Souza, no Córrego da Padaria

A Prefeitura do Recife está realizando mais uma obra de contenção definitiva de encostas, desta vez na Rua Júlio José de Souza, localizada no Córrego da Padaria, no bairro de Água Fria. Executada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), a intervenção representa um investimento de R$ 3,5 milhões, cujos recursos são fruto de convênio assinado com o Governo Federal, e deve beneficiar diretamente cerca de 250 pessoas da comunidade. Na manhã desta quinta-feira (15), o prefeito João Campos esteve no local para acompanhar o andamento dos serviços.

“Existe um trecho com a estrutura praticamente pronta, já com o solo grampeado feito, o muro de arrimo e a drenagem iniciada. Outro ainda está na etapa mais inicial. Então, o que é que acontece quando vem uma chuva forte como a das últimas horas? Temos uma equipe na obra para poder colocar o fechamento. Inserimos uma lona para não atrapalhar o que está sendo feito e não deixar as pessoas em risco”, explicou João Campos. “No trecho que já está feito, a obra já está resolvendo. Mas durante a execução, tem que ter esse cuidado. Numa chuva leve dá para trabalhar, mas numa chuva forte é preciso cobrir com a lona para garantir a proteção da obra e principalmente das pessoas”, afirmou o prefeito.

As obras foram iniciadas em dezembro de 2024 e têm conclusão prevista para o segundo semestre deste ano. Ao todo, 59 famílias serão diretamente beneficiadas com a intervenção, que contempla uma série de melhorias estruturais para garantir a segurança dos moradores. Na parte de drenagem, o projeto prevê a instalação de 195 metros de canaletas, além da execução de 228 m² de piso em concreto, 125 metros de corrimão com guarda-corpo e mais 36 metros de guarda-corpo adicional.

Para a proteção do talude, estão sendo aplicados 2.924 m² de biomanta vegetal e o mesmo quantitativo de hidrossemeadura, além de 930 m² de concreto projetado e 76 m² de placas de plantas batatais. Também estão previstos cerca de 10 mil metros de grampos para solo grampeado e 1.020 metros de dreno horizontal profundo. O projeto ainda contempla a construção de um muro de arrimo com 1.705 m³ de volume de pedra rachão.

Desde 2021, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), concluiu 139 obras de contenção definitiva de encostas em toda a cidade, beneficiando diretamente mais de 20 mil pessoas – totalizando R$ 237 milhões em investimentos. Atualmente, outras 24 intervenções estão em andamento, ampliando a proteção para mais 4 mil pessoas, com um aporte de R$ 87 milhões.

AÇÃO INVERNO – A Prefeitura do Recife bate novo recorde e realiza os maiores investimentos da história. Serão destinados R$ 322,9 milhões de recursos da gestão municipal para viabilizar um conjunto de intervenções destinadas a minimizar os impactos das chuvas na cidade, com um pacote de obras estruturadoras que inclui novas intervenções no Rio Tejipió, construção de reservatórios de água na região da Imbiribeira, contenção de encostas, urbanização de comunidades afetadas pelas chuvas e mitigação de pontos críticos de alagamento.

Foto: Edson Holanda / Prefeitura do Recife

 

Prefeitura do Recife realiza ação de limpeza no Canal do Prado

A intervenção faz parte do Programa Ação Inverno, visando a melhoria do escoamento das águas dos sistemas de macrodrenagem para o período de chuvas

Nesta quinta-feira (15), o prefeito do Recife, João Campos, realizou uma vistoria no serviço de limpeza do Canal do Prado, situado na Avenida Abdias de Carvalho. A intervenção, realizada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), dá continuidade ao programa Ação Inverno, iniciado em janeiro deste ano, com a limpeza dos 99 canais que cortam a cidade, para o período de chuvas na capital, visando melhorar o escoamento de água com a retirada de resíduos desses sistemas de macrodrenagem.

“Acompanhamos o trabalho do COP, à noite, de madrugada e hoje cedo pela manhã, mas sempre fazemos questão de estar acompanhando o trabalho na rua também. São milhares de pessoas trabalhando. Aqui no Prado, realizando a limpeza de um dos canais, já foram mais de 60 toneladas que foram retiradas”, informou o prefeito João Campos. “Isso faz parte de um plano de investimento ao longo de todo o ano, não só na chuva. Temos que fazer principalmente no verão, no período que não chove, para garantir uma cidade mais preparada para o período chuvoso”, ressaltou.

A intervenção deu início no último dia 8 e deverá ser finalizada no final deste mês. Outros 66 canais já foram limpos, 11 estão com a ação em andamento e mais 19 estão programados para iniciar em breve, dando continuidade nos serviços para atender os 99 canais que cortam o município até meados de setembro. Até agora, foram removidas mais de 64 mil toneladas de resíduos dos canais beneficiados com a ação de limpeza.

TRABALHO O ANO INTEIRO – A Emlurb vem trabalhando constantemente ao longo dos anos na execução de serviços que minimizam os transtornos ocasionados pelas chuvas durante o período de inverno da cidade. Além disso, a autarquia tem levado educação socioambiental para sensibilizar a população sobre a importância de não jogar lixo nos canais, galerias e encostas.

Esse trabalho também será realizado durante todo o ano, assim como a limpeza de galerias e canaletas, manutenção da arborização urbana, capinação, remoção de entulhos, intensificação na manutenção de pavimentos das vias e a recuperação de escadarias, muros de arrimo e pontilhões, que também fazem parte das atribuições do órgão.

Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Vice-governadora Priscila Krause monitora ações preventivas após chuvas em Pernambuco

A vice-governadora Priscila Krause acompanhou de perto, na manhã desta quinta-feira (15), o monitoramento das ações realizadas pelo Governo de Pernambuco com o objetivo de reduzir os efeitos das fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata. Ao lado de equipes técnicas, a gestora visitou as salas de situação do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE) e da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), destacando a relevância da atuação preventiva e da agilidade nas respostas para proteger a população.
 
“Iniciamos esse trabalho de monitoramento desde os primeiros momentos do alerta, com uma atuação mais ostensiva, embora o trabalho preventivo já estivesse em andamento. O Estado havia iniciado, há duas semanas, a Operação Inverno, em integração com os municípios. As áreas de risco estão sendo monitoradas, as cidades contam com suas defesas civis e equipes em campo, e nossas equipes estaduais estão atuando no apoio”, destacou a vice-governadora Priscila Krause.
 
As chuvas que ocorreram nas últimas 24 horas em Pernambuco não causaram grandes impactos nos níveis dos rios monitorados. Até o momento, apenas dois deles encontram-se em situação de pré-alerta e com tendência de subida. São eles o rio Duas Unas, no município de Jaboatão dos Guararapes, e o rio Siriji, no município de Vicência.
 
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informa que os maiores valores acumulados estão localizados entre a Zona da Mata e a Região Metropolitana do Recife, onde 11 municípios receberam mais de 100 milímetros. Jaboatão dos Guararapes, com 166 mm, e Recife, com 160 mm, foram as cidades mais atingidas. O órgão prevê que instabilidades continuem atuando ao longo desta quinta-feira, favorecendo acumulados entre moderado a forte entre a Região Metropolitana e a Zona da Mata. 
 
No Agreste, a chuva deve ter volumes entre fraco a moderado e, no Sertão, fraco, se estendo até o período noturno. Os modelos indicam que os volumes mais significativos podem se estender até o dia 16 entre a RMR e a Zona da Mata.
 
A presidente da Apac, Suzana Montenegro, enfatizou que esse tipo de evento, com chuvas concentradas em poucas horas, é comum de acontecer nessa época do ano, a partir de maio. “Inicialmente, havia uma previsão de chuva no nível amarelo, mas com a intensificação do sistema, elevamos o alerta para laranja, que continua válido ao longo do dia de hoje. Apesar da previsão indicar uma possível perda de intensidade do sistema e redução no volume de chuvas, devido aos acumulados já registrados, vamos manter o nível de alerta laranja”, detalhou.
 
Até o início da manhã desta quinta, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco atendeu quatro ocorrências relacionadas às chuvas, sendo duas no Recife e duas em Olinda. Ao todo, 16 pessoas foram resgatadas com vida, entre elas, uma parturiente, levada para uma unidade hospitalar. Também foram registrados dois óbitos em área alagada do Recife.
 
A Defesa Civil de Pernambuco registrou um deslizamento de massa no Cabo de Santo Agostinho. Não houve vítimas ou danos materiais. As equipes seguem de prontidão para atender possíveis emergências provocadas pelas chuvas.
 
“Há um trabalho muito intenso da nossa equipe e das defesas civis de todos os municípios. É fundamental que a população fique atenta às orientações e evite trafegar por áreas alagadas, onde podem existir buracos, obstáculos, fios elétricos expostos ou outros riscos que podem causar acidentes graves, como choques elétricos”, alertou o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil, coronel Clóvis Ramalho.
 
O Governo de Pernambuco reforça a importância de seguir as recomendações das autoridades competentes e ficar atento aos avisos meteorológicos. Em situações de emergência, é fundamental entrar em contato com os canais oficiais: 193 para o Corpo de Bombeiros e 199 para a Defesa Civil.
 
Também estiveram presente os secretários Alessandro Carvalho (Defesa Social) e coronel Hercílio Mamede (Casa Militar); e os comandantes do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, coronel Francisco Cantarelli; e da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ivanildo Torres.
 
Foto: Miva Filho/Secom

Entenda o que acontece com Zambelli após deputada ser condenada pelo STF

CNN – Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, na quarta-feira (14), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a dez anos de prisão por invasões dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de documentos falsos. Os magistrados determinaram ainda a perda do mandato da parlamentar.

Antes da execução da pena, porém, cabem recursos. A deputada pode apresentar ainda embargos de declaração, uma espécie de recurso no Supremo que não altera a condenação, mas adia o trânsito em julgado do processo. Uma eventual prisão da deputada precisa ser autorizada pela Câmara.

A perda de mandato também cabe à Casa Legislativa. No entanto, a jurisprudência do STF é que se a pena for superior a 120 dias de prisão em regime fechado, a própria Corte pode determinar a medida porque a Constituição prevê que o deputado perderá o mandato se faltar a um terço das sessões.

Neste caso, a Mesa Diretora da Câmara apenas declararia a perda de mandato.

Hacker condenado

O hacker Walter Delgatti Neto também foi condenado no âmbito do processo a oito anos e três meses de prisão pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.

Juntos, Zambelli e Delgatti Neto terão de pagar uma indenização estimada em R$ 2 milhões. A dupla havia sido denunciada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em fevereiro pelos ataques aos sistemas do CNJ. O objetivo das ações seria incitar atos antidemocráticos.