Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Prefeitura de Petrolina renova frota do SAMU com quatro ambulâncias

Com o compromisso de salvar vidas e prestar um atendimento mais ágil em situações de urgência e emergência, o SAMU de Petrolina agora conta com o reforço de quatro novas ambulâncias que irão substituir a frota existente. O prefeito Simão Durando foi até a sede do serviço de atendimento, nesta quarta-feira (14), para vistoriar os furgões novos. Os veículos, que já estão no município, foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde, para reforçar a qualidade e agilidade do trabalho do SAMU.

A prefeitura conta com cinco veículos em operação, sendo quatro de suporte básico e uma de suporte avançado, além de três unidades de reserva, que ficam à disposição para substituir ou reforçar o atendimento sempre que necessário. A renovação da frota representa um passo importante para a melhoria dos tempos de resposta em situações de emergência.

O prefeito Simão Durando destacou a importância desse reforço para a saúde pública e reafirmou o compromisso da gestão com a população.

“A chegada dessas ambulâncias é resultado do nosso esforço contínuo, força política, dedicada em buscar investimentos e parcerias para melhorar a vida do nosso povo. É com trabalho sério, responsabilidade e compromisso que seguimos fortalecendo nossa rede de saúde. O SAMU é um serviço essencial, e agora temos mais estrutura para atender com eficiência quem mais precisa”, destacou.

Pernambuco alcança marca histórica com 200 cozinhas comunitárias em funcionamento

Inauguração da unidade Denize Maria, em Ouricuri, no Sertão do Araripe, marca avanço do programa Bom Prato no combate à fome no Estado
Pernambuco celebrou, nesta quarta-feira (14), um marco histórico na política de segurança alimentar do Estado com a inauguração da 200ª cozinha comunitária cofinanciada pelo governo estadual por meio do programa Bom Prato. Localizada em Ouricuri, no Sertão do Araripe, a nova unidade leva o nome de Denize Maria Lins de Alencar, homenageando uma das figuras mais queridas da cidade. A solenidade foi comandada pela vice-governadora Priscila Krause, que esteve representando a governadora Raquel Lyra na entrega do equipamento.
 
“Chegar ao número de 200 cozinhas é muito emblemático. A gente demonstra à população um trabalho sério de combate à fome, onde tudo tudo é feito com muito rigor para a superação da pobreza. Vamos tirando Pernambuco de um cenário onde dois milhões de pernambucanos vivem em insegurança alimentar, . Já foram, a partir da nossa gestão, mais de 13,5 milhões de refeições oferecidas para a nossa população e isso fez com que Pernambuco, no ano de 2024, em comparação com 2022, reduzisse em 29% as internações por desnutrição. Isso fala muito do compromisso da governadora Raquel Lyra com a superação da pobreza e da desigualdade no Estado”, destacou a vice-governadora Priscila Krause.
 
Desde o início da atual gestão, o número de cozinhas comunitárias saltou de 55, em 2022, para 200 em 2025, resultado de uma mobilização articulada entre Estado e municípios. Mais de 13,5 milhões de refeições já foram distribuídas em todas as regiões de Pernambuco.
 
Segundo o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga, 180 municípios já aderiram ao programa. “Combater a fome e a vulnerabilidade em nosso Estado é uma das premissas fundamentais desta gestão. Atualmente, mais de 40 mil pessoas são beneficiadas, todos os dias, pelas cozinhas comunitárias em todas as regiões. O Bom Prato é um programa forte e pujante, que reafirma a importância da união entre o Estado e os municípios para promover dignidade e garantir o direito à alimentação para quem mais precisa”, enfatizou.
 
Com uma equipe de sete profissionais, a unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h, oferecendo alimentação gratuita e de qualidade para até 200 pessoas por dia. Por meio da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), as cozinhas comunitárias recebem um aporte inicial de R$ 50 mil para implantação e repasses mensais de R$ 20 mil para manutenção. Os beneficiários são encaminhados por meio dos serviços socioassistenciais municipais, como CRAS e CREAS.
O prefeito de Ouricuri, Victor Coelho, falou da importância da entrega do equipamento no dia em que o município celebra seus 122 anos. “Esse dia tem um significado muito especial para Ouricuri. É a primeira vez em 122 anos que existe uma governadora presente aqui no nosso município para comemorar o aniversário da cidade e entregar obras. Apenas em dois anos e meio, já foi feito o que não foi feito durante 20 anos”, declarou.
 
Adriana Oliveira dos Santos, de 33 anos, é mãe de dois filhos e recebeu a primeira refeição das mãos da vice-governadora. “A cozinha será muito boa para as pessoas da nossa cidade, até porque tem muitas famílias que ainda passam necessidade e não têm o que comer em casa. Eu estou desempregada no momento e a cozinha comunitária chega em uma boa hora”, ressaltou.
 
ÔNIBUS ESCOLARES – Ainda durante a solenidade, o município de Ouricuri foi contemplado com a entrega de dois ônibus escolares, como parte do programa Juntos pela Educação. Os veículos possuem acessibilidade, ar-condicionado e são 4×4, para que possam chegar a locais onde normalmente um veículo comum não chegaria. Com a entrega desta quarta-feira, já são 888 veículos distribuídos aos municípios de Pernambuco desde o início da gestão.
 
Estiveram presentes na solenidade o secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba; o executivo da Casa Civil, Yuri Coriolano; os prefeitos Gildevan Melo (Santa Filomena); Otávio Pedrosa (Bodocó); George de Sidney (Granito); e Evilásio Mateus (Araripina); além de vereadores e lideranças políticas da região.
 
Foto: Miva Filho/Secom

Júnior Finfa: um comunicador de sucesso

Por Rinaldo Remígio

Júnior Finfa, o homem por trás do Blog do Finfa, é um exemplo de determinação e paixão pelo trabalho. Nascido em Afogados da Ingazeira, no interior de Pernambuco, Júnior parece ter herdado de seu pai, Seu Zezito de Sá Maranhão, a vocação para a comunicação. Afinal, seu pai trabalhou por vários anos nos Correios e Telégrafos, uma instituição com mais de 360 anos de história no Brasil.

Desde muito jovem, Júnior Finfa mostrou comprometimento com o que faz. Trabalhou no Blog do Magno, onde atuou como fotógrafo oficial e cobriu as eleições de 2008 e 2010. Em seguida, no saudoso Blog do Sertão, ele se destacou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho elogiado pelos meios de comunicação.

Hoje, Júnior Finfa é o responsável pelo Blog do Finfa, que há treze anos vem propagando a verdade em forma de notícia. Com sua determinação e credibilidade, Júnior Finfa tem livre trânsito nos gabinetes de Pernambuco e de Brasília, o que demonstra o respeito que ele conquistou nos meios políticos e jornalísticos.

Júnior Finfa é um exemplo de como a determinação e a paixão pelo trabalho podem levar ao sucesso. Com sua trajetória, ele mostra que é possível construir uma carreira sólida e respeitada, mesmo em um campo tão competitivo como o jornalismo.

Em resumo, Júnior Finfa é um comunicador de sucesso que conquistou seu espaço nos meios de comunicação com determinação e credibilidade. Seu trabalho no Blog do Finfa é um exemplo de como a verdade e a notícia podem ser propagadas de forma eficaz e respeitada. Parabéns, Júnior Finfa, por sua trajetória e sucesso!

Administrador, contador, historiador e professor universitário

PE na vitrine mundial: governadora Raquel Lyra destaca liderança do estado no setor sucroenergético em conferência global sobre etanol e açúcar

 
“O fortalecimento do agronegócio, dos setores do açúcar e do etanol passam por Pernambuco”, defendeu a governadora Raquel Lyra, durante a abertura da 18ª edição da Citi ISO Datagro NY Sugar e Ethanol Conference, nesta quarta-feira (14), em Nova Iorque. O evento é um dos mais relevantes do setor sucroenergético no mundo, realizado durante a Brazilian Week. Ao lado de autoridades, empresários e líderes globais do setor, a governadora destacou a vocação de Pernambuco para liderar a transição energética no Brasil.
 
Pernambuco foi convidado a compor a mesa de abertura pela sua liderança no cenário nacional da energia limpa e do agronegócio. “Reafirmamos o compromisso com o setor do agronegócio brasileiro. Em Pernambuco, temos um setor forte, com capacidade de inovação e superação. Sabemos da importância de nos posicionarmos diante da nova economia e estamos fazendo isso em nosso estado. Compreendemos que o Nordeste e o Brasil são parte da solução dos desafios que estão colocados para o mundo. E abrimos as portas do Brasil através de Pernambuco para que os investimentos possam acontecer”, ressaltou Raquel Lyra. 
 
O evento, promovido pelo Citi Bank, a International Sugar Organization (ISO) e a consultoria DATAGRO, reúne representantes de governos, especialistas do setor e grandes investidores internacionais. 
 
O presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha, participou do evento e destacou o potencial do estado e a colaboração do Governo de Pernambuco com o setor. “O Governo tem sido parceiro em um trabalho voltado para o agronegócio, sem discriminar nenhum setor. O posicionamento de Pernambuco aqui representado pela governadora Raquel Lyra foi muito consistente, mostrando o que está sendo aprimorado pela gestão estadual, ressaltando nossos portos, a maneira de atrair investimentos e proporcionar mais empregos para a região e mais renda para o Brasil”, analisou. 
 
Ao longo da semana, a missão estadual ainda participará de painéis, reuniões bilaterais e visitas técnicas para fortalecer o diálogo político-institucional com atores internacionais e apresentar o portfólio de projetos estratégicos de Pernambuco.
 
SUMMIT – Ainda pela manhã, a governadora Raquel Lyra participou do Summit Brasil-USA, promovido pelo Valor Econômico, que também ocorre em Nova Iorque. Em seu discurso, a gestora detalhou os investimentos públicos que o Estado tem realizado, a exemplo dos R$ 5,5 bilhões direcionados à Educação e dos R$ 111 milhões para a assistência social e combate à fome em 2025, sendo a maior pactuação da história para a área.
 
A comitiva de Pernambuco é formada pelos secretários Rodolfo Costa Pinto (Comunicação); Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), o secretário de Relações Internacionais, João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais); a secretária executiva de Imprensa, Daniella Brito (executiva de Imprensa); e o presidente da Adepe, André Teixeira Filho.

Sudene aprova 22 demandas de incentivos fiscais para impulsionar investimentos

Os empreendimentos beneficiados estão localizados em nove estados da área de atuação da Autarquia

Recife (PE) – Em mais um passo para fomentar o crescimento econômico e a geração de empregos, a Diretoria Colegiada da Sudene aprovou, nesta quarta-feira (7), novos 22 pleitos de incentivos fiscais. As empresas beneficiadas declararam um investimento de R$ 281,2 milhões em nove estados, vinculados a geração de 1.116 novos postos de trabalho.

“Os incentivos fiscais são um mecanismo estratégico para a atração e manutenção de empresas na nossa área de atuação, buscando reduzir desigualdades intrarregionais no processo de industrialização. Esses incentivos atuam catalisadores de investimentos privados, compensando as desvantagens competitivas existentes e estimulando a instalação e expansão de empreendimentos”, afirmou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral. O gestor acrescenta que essa atração de capital privado se traduz em geração de empregos, aumento da renda da população local, diversificação da economia e, consequentemente, na melhoria dos indicadores sociais.

Bahia e Maranhão despontaram como os estados com maior número de empresas atendidas, cinco cada. Empreendimentos dos estados de Ceará (1), Espírito Santo (3), Paraíba (2), Pernambuco (4), Piauí (1) e Rio Grande do Norte (1) também foram contemplados. O maior investimento registrado foi da Paraflu do Brasil Indústria de Produtos Químicos, localizada no município de Sooretama (ES), fabricante de fluidos de arrefecimento de radiadores.

A diversidade setorial das empresas agraciadas reflete o potencial multifacetado da região. Entre as 22 empresas beneficiadas, há representantes dos setores da indústria – alimentos (4), química (3), metalurgia (2), plásticos (2), calçados (1) e agro (1) -; infraestrutura (4), todas de tecomunicações; minerais (3); agricultura irrigada (1); e hotelaria (1).

No que tange às modalidades de incentivo, a maioria das empresas (17) obteve a redução de 75% no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ). Adicionalmente, foram aprovados cinco pleitos de reinvestimento, mecanismo que permite às empresas destinar até 30% do IRPJ para projetos de modernização, complementação de equipamentos ou investimento em capital de giro. A Sudene também aprovou pleitos de retificação e transferência.

A diversidade setorial e a abrangência geográfica dos projetos aprovados refletem a estratégia da Sudene de impulsionar um crescimento econômico robusto e diversificado. “Acreditamos que o apoio a diferentes setores, desde a indústria até a infraestrutura, passando pela agricultura e serviços, é fundamental para reduzir as desigualdades regionais e fortalecer a economia como um todo”, disse o diretor de Gestão de Fundos e Incentivos, Heitor Freire.

Em 2025, segundo a Coordenação-geral de Incentivos e Benefícios Fiscais e Financeiros, foram aprovados 60 pleitos de incentivos fiscais em reuniões anteriores da Diretoria Colegiada da Sudene. No total, as empresas declaram R$ 478,3 milhões em investimentos e a manutenção de 19.382 empregos diretos e indiretos. “Mais de 60% das demandas são do setor industrial”, destaca o coordenador Silvio Carlos.

Obras da ponte que ligará Areias à Imbiribeira atingem 66% de conclusão

Com investimento de R$ 106 milhões oriundos de financiamento da Caixa/FGTS e com 25% de contrapartida da Prefeitura do Recife, a ponte Júlia Santiago vai facilitar o tráfego entre as avenidas Recife e Mascarenhas de Moraes
As obras da ponte Júlia Santiago, que vai ligar os bairros de Areias e Imbiribeira ao cruzar o Rio Tejipió, atingiram 66% de avanço físico. O equipamento vai facilitar o tráfego entre as avenidas Recife e Mascarenhas de Moraes e está inserido em um conjunto de intervenções viárias que incluem também o alargamento das avenidas Tapajós e Engenheiro Alves de Souza. O investimento total é de R$ 106 milhões, com recursos do financiamento da Caixa/FGTS e 25% de contrapartida da Prefeitura do Recife. Nesta quarta-feira (14), o prefeito João Campos visitou o canteiro de obras para acompanhar o andamento dos trabalhos.
“Estamos em uma etapa muito importante da obra, que é onde começa o tabuleiro da ponte. É assim que conseguimos determinar a exata noção da sua largura”, explicou o prefeito João Campos. “Lembrando que a ponte faz uma ligação da Avenida Recife com a Mascarenhas de Moraes, formando uma conexão entre essas duas grandes vias. Além disso, com esse projeto, vamos ter uma ciclovia passando por ela, para conectar essas duas grandes avenidas, integrando a malha cicloviária existente e a que vai ser expandida na cidade”, acrescentou.
A intervenção está sendo executada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB). Com obras iniciadas em outubro de 2023, a ponte Júlia Santiago é a maior erguida no Recife nos últimos 40 anos. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 2026. A ponte terá 20,4 metros de largura, com quatro faixas de rolamento, duas para pedestres e uma ciclofaixa. Além disso, as avenidas Tapajós e Engenheiro Alves de Souza estão sendo alargadas para duas faixas por sentido, com extensões de 908 metros e 1.060 metros, respectivamente, e ganharão novo paisagismo e urbanização.
O projeto inclui ainda a implantação de ciclofaixa bidirecional, 13 novos abrigos de ônibus, melhorias na iluminação pública, requalificação dos passeios com piso em concreto e intertravado e o plantio de 350 árvores. A urbanização das vias será concluída após a finalização da ponte, com a instalação dos encontros e rampas de acesso.
“É uma obra fundamental para quem mora e circula nessa região. Temos um grande projeto de uma ponte que será executada e que reduzirá o tempo médio de deslocamento nessa área. Também teremos uma ciclovia  que ligará à Mascarenhas de Moraes e, consequentemente, a Boa Viagem também. Então, é uma obra que vai melhorar toda a mobilidade da região, e que já está em ritmo acelerado, com 66% de execução”, disse Victor Marques, secretário de Infraestrutura e vice-prefeito do Recife. “Todo o estaqueamento dos apoios e dos encontros foi executado. E agora concluimos os blocos que receberão as vigas para que possamos avançar”, detalhou.
As obras seguem em ritmo acelerado, com frentes de trabalho atuando simultaneamente em diferentes pontos da estrutura. No momento, estão em andamento a retirada da plataforma provisória e a cravação das últimas estacas que darão sustentação à ponte. Também estão sendo executadas as estruturas de base de dois apoios, além da concretagem das vigas longarinas principais – no momento, está sendo realizada a concretagem da viga 31, das 56 previstas.
As vigas longarinas passam por um processo de protensão, uma técnica que utiliza cabos de aço para aumentar a resistência do concreto, o que permite sua movimentação dentro do pátio de estocagem e o posterior lançamento sobre os apoios da ponte. Paralelamente, as equipes atuam no preparo da fundação em uma das extremidades da estrutura, onde as estacas já estão sendo niveladas para receber o bloco de sustentação. Na outra extremidade, segue em preparação a concretagem da laje de tabuleiro, no trecho de encontro com a Avenida Tapajós.
Na Avenida Tapajós, os serviços estão focados na terraplenagem e na execução das camadas de pavimentação no trecho em processo de alargamento, com instalação de meio-fio e calçadas, além da implantação de uma nova rede de drenagem e caixas coletoras. Na Avenida Engenheiro Alves, as equipes estão concentradas na implantação de canaletas de drenagem. Também estão sendo executadas a travessia elevada na Rua Bernardo Gabriel e o embutimento da rede de telecomunicações na Rua Manoel Bandeira.
As vias de articulação vão conectar as proximidades da Lagoa do Araçá, na Imbiribeira, à Avenida Recife, em Areias, na altura do Conjunto Residencial Ignez Andreazza. O projeto visa melhorar a conectividade entre esses corredores e integrar diferentes modalidades de transporte, promovendo maior fluidez no tráfego na região. Estudos que embasam a obra indicam uma redução de 40% no tempo de deslocamento após a conclusão da ponte. Uma viagem entre a Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e o Conjunto Residencial Ignez Andreazza, por exemplo, deve resultar em uma redução média de 42% na distância percorrida.
A intervenção integra um projeto maior de melhorias na mobilidade da região, que inclui, além da ponte Júlia Santiago, a implantação do binário na Avenida Jean Émile Favre, em fase de finalização. Esta obra vai aprimorar a conexão entre as avenidas Recife e Marechal Mascarenhas de Moraes, otimizando o fluxo de veículos e contribuindo para a fluidez do tráfego na área.
JÚLIA SANTIAGO – A ponte homenageia Júlia Santiago, a primeira mulher eleita vereadora do Recife, em 1947. Natural de São Lourenço da Mata, ela se destacou no movimento trabalhista, atuando na fundação do Sindicato da Fiação e Tecelagem de Pernambuco e sendo uma voz importante na luta pelos direitos dos trabalhadores. Durante a Ditadura Militar, Júlia também se destacou pela sua defesa da democracia, sendo um símbolo de resistência e coragem.
Foto: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife 

Prefeitura do Recife propõe lei para padronização de bueiros e nivelamento de pavimento

O objetivo é garantir segurança e uniformidade nas tampas e tampões, evitando desníveis nas vias da cidade

A prefeitura do Recife enviou à Câmara dos Vereadores, nas primeiras horas desta quarta-feira (14), um Projeto de Lei que altera a Lei Municipal nº 18.355/2017, estabelecendo um novo padrão para tampas e tampões de bueiros localizados nas vias da cidade. A iniciativa visa padronizar o modelo e garantir o nivelamento na pavimentação, evitando desníveis e problemas de segurança.

“Estamos mandando o projeto de lei para a Câmara dos Vereadores, para garantir que esse padrão seja usado em toda a cidade, pelas concessionárias que também trabalham no território do Recife. Isso é muito importante para evitar aquela tampa que afunda e que fica desnivelada. Estamos fazendo uma padronização. Testamos isso na cidade, e agora vamos exigir por lei que as concessionárias façam do mesmo modelo que a prefeitura faz, com isso agilizar toda a manutenção”, afirmou o prefeito João Campos durante visita a rua Joaquim Felipe, na Boa Vista, uma das que já estão recebendo a intervenção.

A padronização foi desenvolvida pela equipe técnica da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e propõe um modelo específico para poços de visita (bocas de lobo), utilizando tampas em fibra de vidro, laje de aproximação, linha d’água e meio-fio. Os novos bueiros foram projetados para receber as águas da chuva e direcioná-las às galerias pluviais de forma mais eficiente, evitando alagamentos e desníveis no pavimento.

Além da padronização, o PL também altera as normas que regulam a aprovação e fiscalização de obras que interfiram no pavimento das vias públicas. O objetivo é assegurar que as intervenções não comprometam a qualidade e a segurança das vias e que o processo de fiscalização seja mais rigoroso e eficaz.

As primeiras ruas a beneficiadas com a intervenção serão as: Rua Joaquim Felipe (Boa Vista), Rua da Regeneração (Água Fria e Arruda), Rua do Espinheiro (Espinheiro), Rua Conde de Irajá (Torre), Estrada dos Remédios (Afogados) e Rua Francisco da Cunha (Boa Viagem). Essas vias servirão como modelo para a implementação das novas especificações previstas no projeto de lei.

Após a sanção da lei, a Emlurb terá 90 dias para emitir uma normativa detalhando as especificações técnicas que deverão ser seguidas. As concessionárias e permissionárias serão notificadas com 30 dias de antecedência para se adequarem ao novo padrão, tendo um prazo de 10 dias para responderem à convocação. Caso não cumpram as exigências, a prefeitura poderá executar os ajustes e cobrar os custos das empresas responsáveis.

“Após a aprovação do projeto, haverá um período de regulamentação em que todos os detalhes técnicos serão definidos. Vamos dialogar com todas as concessionárias que operam no Recife para garantir que o padrão seja adotado de forma adequada e segura. O mais importante é garantir que a cidade tenha vias seguras, sem desníveis que possam causar acidentes”, explicou o vice-prefeito e secretário de infraestrutura, Victor Marques.

Foto: Edson Holanda / Prefeitura do Recife

Governo de Pernambuco entrega 200ª Cozinha Comunitária e celebra o Bicentenário da Confederação do Equador

Nesta quarta-feira (14), às 10h, a vice-governadora Priscila Krause, representando a governadora Raquel Lyra, entrega a Cozinha Comunitária de número 200 do Estado, em Ouricuri, no Sertão do Araripe. O equipamento faz parte do Programa Bom Prato, que garante alimentação gratuita e de qualidade para pessoas em vulnerabilidade social e, desde 2023, já entregou mais de 13,5 milhões de refeições.

À tarde, às 14h, a gestora acompanha o espetáculo “Frei Caneca – 200 anos da Confederação do Equador”, em Vicência, na Mata Norte. O evento faz parte das comemorações do Bicentenário da Confederação do Equador,  buscando celebrar e preservar a memória do movimento, que lutou por ideais democráticos e republicanos no Brasil.

INSS: vítimas de fraude podem contestar descontos a partir desta quarta-feira; veja como fazer

g1 – Os aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos de entidades associativas em seus benefícios nos últimos cinco anos poderão verificar os valores e contestá-los, pelo app Meu INSS, a partir desta quarta-feira (14).

Elas receberam uma notificação no aplicativo nesta terça-feira (13) e, agora, poderão informar ao governo se os descontos haviam sido autorizados ou não. (veja abaixo como fazer)

O governo quer identificar os brasileiros que foram vítimas da fraude dos descontos irregulares do INSS, para dar início ao processo de ressarcimento.

Como contestar os descontos?

  1. Acesse o aplicativo Meu INSS e faça login com a sua conta gov.br. Se ainda não tiver o app instalado no celular, veja aqui como baixar.
  2. Clique na opção “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. O aplicativo vai mostrar quais associações realizaram os descontos em seus benefícios e os valores descontados, entre março de 2020 e de 2025.
  3. A partir disso, marque se autorizou o desconto ou não, para cada uma das entidades listadas.
  4. Informe um celular e e-mail para contato.
  5. Em seguida, declare se os dados são verdadeiros.
  6. Clique no botão “enviar declarações” para finalizar. Será exibida uma mensagem de que o pedido foi realizado com sucesso e que as entidades associativas têm até 15 dias úteis para responder a contestação.

Inicialmente, não será necessário incluir documentos ou comprovantes para afirmar que não autorizou a cobrança.

Também será possível fazer todo o procedimento pelo canal telefônico 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Segundo o INSS, para um atendimento mais rápido, os melhores horários para ligar são após as 16h e aos sábados.

Como será o processo de ressarcimento?

Quando o segurado preencher no sistema que não autorizou o desconto, o INSS vai gerar automaticamente uma notificação para a associação que recebeu o dinheiro, pelo novo Portal de Desconto de Mensalidades Associativas (PDMA), com ciência automática.

A empresa, então, terá 15 dias úteis para:

  • comprovar o vínculo com o segurado, juntando no sistema três informações: documento de identidade do associado com foto, termo de filiação sindical ou associativa e termo de autorização de desconto no benefício; ou
  • comprovar a restituição do valor descontado diretamente ao beneficiário, em relação ao período questionado; ou
  • informar que o desconto é o objeto de ação judicial, apresentando os dados necessários.

O beneficiário será informado da resposta da entidade sobre os seus descontos por meio dos canais de atendimento disponibilizados pelo INSS e ainda poderá contestar a decisão, dessa vez apresentando os motivos e documentos comprobatórios da discordância.

Caso a associação não consiga comprovar o vínculo, ela será obrigada a restituir os descontos ao segurado.

O INSS vai enviar à entidade, pelo PMDA, uma Guia de Recolhimento da União (GRU) para que ela pague os valores descontados indevidamente, corrigidos pela inflação.

Essa guia deverá ser anexada ao processo do requerimento e o INSS, então, vai repassar o dinheiro ao segurado em sua conta já cadastrada para recebimento do próprio benefício.

O governo ainda não informou, porém, a partir de qual data começará a devolução dos valores.

Quem teve descontos irregulares em abril, após a identificação das fraudes, terá o dinheiro devolvido entre os dias 26 de maio e 6 de junho.

Gabriel Porto reforça base com apoio de vereadoras de Amaraji

No trabalho de conquista de bases para a consolidação da sua pré-candidatura a deputado federal, Gabriel Porto recebeu, nesta terça-feira (13.05), o apoio da vereadora Maria da Agricultura, do município de Amaraji, na Mata Sul.

De acordo com ele, a vereadora tem um trabalho de destaque em defesa da produção rural e chega para reforçar o projeto que já conta, no município, com o respaldo da vereadora Júlia de Berna.

“São duas mulheres atuantes, que formam a bancada feminina da cidade, mostrando que representatividade importa e faz diferença”, disse, acrescentando que segue conversando e conhecendo as realidades de diferentes municípios em diversas regiões do estado.

“Nos colocando à disposição para trabalhar, atender demandas e buscar desenvolvimento para as cidades O apoio de Maria e Júlia nos mobiliza para trabalhar por Amaraji, município que tem potencial para agricultura, ecoturismo e atividades culturais”, afirma Gabriel.

Foto: divulgação