Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Projeto de Sebastião Oliveira conquista apoio de importantes lideranças do Agreste

Mirando 2026, Sebastião Oliveira selou duas importantes parcerias nesta sexta-feira (16). O presidente da Câmara de Vereadores de Palmeirina, Carlos César, e o seu pai e ex-prefeito do município Tanta, declararam apoio ao projeto do presidente estadual do Avante.

“Quando se monta um time é importante escolher os melhores. É uma honra contar com o apoio dos competentes Carlos César e Tanta, duas importantes lideranças políticas do Agreste Meridional. O meu compromisso com a cidade segue cada vez mais firme e forte”, destacou Oliveira.

Sudene e Ministério do Desenvolvimento Social firmam parceria para transformar vulnerabilidade em protagonismo social

Atuação através do programa Acredita vai qualificar trabalhadores e fomentar microcrédito para população vulnerável cadastrada no CadÚnico

A população em situação de vulnerabilidade do Nordeste e do norte de Minas e Espírito Santo ganhou mais um aliado na busca por trabalho, renda e dignidade. A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) oficializou, nesta sexta-feira (15), sua adesão ao Programa Acredita no Primeiro Passo, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O protocolo de intenções foi assinado pelo superintendente da autarquia, Danilo Cabral, e pelo ministro Wellington Dias, em cerimônia realizada na capital do estado de Pernambuco.

A iniciativa tem como foco promover a inclusão produtiva das pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com idade a partir de 18 anos, por meio da qualificação profissional, do incentivo ao empreendedorismo e do acesso ao microcrédito. A parceria com a Sudene permitirá ampliar o alcance do programa na área de atuação da Autarquia, que abrange mais de dois mil municípios. A adesão representa um passo estratégico para potencializar os instrumentos de desenvolvimento regional já disponíveis na instituição, como o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e os incentivos fiscais.

Com foco no fortalecimento do empreendedorismo local, a iniciativa dispõe de R$ 1,6 bilhão em operações de microcrédito produtivo com recursos do FNE voltadas ao público do Programa Acredita somente neste ano. O montante é direcionado principalmente aos pequenos empreendedores, promovendo inclusão econômica e gerando oportunidades sustentáveis em comunidades historicamente excluídas do sistema financeiro tradicional.

Para o superintendente Danilo Cabral, a parceria fortalece a missão institucional da Sudene de promover um desenvolvimento includente e sustentável. “O Nordeste voltou a crescer acima da média nacional, com geração de empregos, aumento da renda e protagonismo social. A adesão ao Programa Acredita é um ato que busca transformar vulnerabilidade em protagonismo, integrando ações do governo e reafirmando o papel da Sudene para gerar oportunidades reais para milhares de nordestinos que buscam começar ou mesmo recomeçar sua jornada no empreendedorismo”, destacou.

O ministro Wellington Dias enfatizou a importância de políticas como o Acredite para fortalecer a proteção social. “É direito para quem tem direito. A população mais pobre faz a economia local girar a partir deste programa”, afirmou.

A adesão da Sudene ao Acredita está alinhada ao Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), especialmente nos eixos de Desenvolvimento Social, Educação e Desenvolvimento Produtivo. O protocolo de intenções tem vigência até dezembro de 2026 e poderá ser prorrogado. Além da articulação institucional, a Sudene também atuará na mobilização de empresas incentivadas e financiadas pela autarquia para absorver mão de obra qualificada pelo programa, promovendo a reinserção de beneficiários do CadÚnico no mercado formal e estimulando a criação de negócios sustentáveis.

O evento também foi acompanhado pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; os senadores Humberto Costa e senadora Tereza Leitão; o prefeito do Recife, João Campos; o superintendente estadual do Banco do Nordeste, Hugo Queiroz, entre outras autoridades.

Luciano Duque é reconduzido ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Pernambuco

O deputado estadual Luciano Duque foi reconduzido ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Pernambuco (CRH-PE), onde continuará atuando como representante titular da Assembleia Legislativa no colegiado. A indicação foi feita pelo presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, que também designou Henrique Queiroz Filho como suplente.

O Conselho Estadual de Recursos Hídricos é o principal órgão de deliberação e consulta na gestão das águas em Pernambuco. Entre suas funções estão aprovar a Política Estadual de Recursos Hídricos, definir o Plano de Aplicação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), deliberar sobre projetos de outorga e licenciamento ambiental, julgar recursos administrativos e propor medidas para a utilização racional e sustentável da água.

Ao comentar a recondução, Luciano Duque destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo CRH-PE e reafirmou seu compromisso com a pauta hídrica no estado. “É uma grande satisfação seguir representando a Assembleia Legislativa neste conselho tão estratégico para o futuro de Pernambuco. A gestão responsável dos nossos recursos hídricos é fundamental para garantir o abastecimento, o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental. Seguiremos trabalhando para promover o uso sustentável da água, um patrimônio vital para todos os pernambucanos”, afirmou o parlamentar.

O CRH-PE tem papel central na definição de políticas públicas e ações que assegurem o acesso equitativo e sustentável aos recursos hídricos, fundamentais para a qualidade de vida da população e para o desenvolvimento de diversas atividades econômicas no estado.

Brejinho realiza manifestação contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

Na manhã desta sexta-feira, 16 de maio, as Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação do município de Brejinho promoveram uma manifestação pelas ruas da cidade em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A mobilização teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da proteção integral de crianças e adolescentes, alertando sobre os sinais de abuso e a necessidade de denúncia.

O ato contou com a participação ativa de profissionais do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), membros do Conselho Tutelar, professores, alunos, profissionais da saúde, estudantes da rede municipal e estadual, além de representantes da comunidade civil.

Com cartazes, faixas e mensagens de conscientização, os participantes percorreram as principais vias da cidade, chamando a atenção para o tema e reforçando o compromisso coletivo com a proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

A Secretária de Assistência Social Emília Carmem, destacou que a data representa um chamado à responsabilidade de toda a sociedade:

“É fundamental quebrar o silêncio e combater todas as formas de violência. A prevenção começa com a informação e com o engajamento de cada cidadão”, afirmou.

O município de Brejinho reforça que qualquer suspeita de abuso ou exploração deve ser denunciada. Os canais de denúncia são o Disque 100, o Conselho Tutelar e o próprio CREAS, que está de portas abertas para acolher e orientar.

Recife abre inscrições para eleição do Conselho Municipal de Política de Promoção da Igualdade Racial (CMPPIR)

Ciente do papel imprescindível da sociedade civil na construção de políticas públicas antirracistas, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, abre o processo eleitoral para a nova composição do Conselho Municipal de Política de Promoção da Igualdade Racial (CMPPIR), para o biênio 2025–2027. Deste sábado (17) até o dia 28 de maio, as candidaturas poderão ser realizadas por meio de formulário eletrônico: https://forms.gle/8UEf6sTPW2X6WA4d6. A eleição ocorrerá no dia 18 de junho em local e horário a serem divulgados posteriormente. As informações completas estão disponíveis no edital nº 001/2025, publicado na edição nº 59 do Diário Oficial do Recife na quinta-feira (15).

O processo elegerá representantes da sociedade civil comprometidos com o enfrentamento ao racismo e a valorização da diversidade étnico-racial no município. “Seguimos firmes com o compromisso de fazer do Recife uma cidade antirracista. Acreditamos que políticas públicas só se tornam efetivas quando são construídas com escuta e participação ativa da sociedade. O CMPPIR é um espaço fundamental para garantir que a agenda antirracista avance com legitimidade e representatividade”, afirmou o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho.

Para facilitar o acesso e garantir ampla participação, a Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, por meio da Gerência da Igualdade Racial (GERIR), oferecerá atendimento presencial para apoio à inscrição nos dias 27 e 28 de maio, das 9h30 às 15h, no Núcleo da Cultura Afro-Brasileira (Rua São Pedro, s/n – São José, Recife). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3355-8916 ou pelos e-mails igualdaderacial@recife.pe.gov.br e cmppirrecife@gmail.com.
CMPPIR/Recife – O CMPPIR/Recife é um órgão colegiado, deliberativo e de controle social, instituído pela Lei Municipal nº 17.311/2007, com a finalidade de fortalecer a luta contra o racismo e o preconceito racial ou étnico. O Conselho atua no monitoramento, acompanhamento, fiscalização e proposição de políticas afirmativas voltadas à promoção da igualdade racial, com ênfase na população negra recifense, visando ampliar a participação popular e o exercício do controle social.
No dia 18 de junho, serão eleitos 16 representantes da sociedade civil, distribuídos da seguinte forma:

08 representantes do movimento negro e/ou de entidades comprometidas com a luta contra o racismo, com no mínimo 24 meses de existência legal.
06 representantes das Regiões Político-Administrativas (RPAs), eleitos em processo específico durante a conferência;
02 representantes das minorias étnicas existentes no Recife, incluindo indígenas, judeus, árabes, palestinos e ciganos entre outros.

Brasil registra gripe aviária em granja comercial

g1 – A China vai interromper a compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após o país registrar o 1º caso de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul.

A informação foi dada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, à TV Globo, em Goiás, nesta sexta-feira (16).

A doença foi detectada em uma granja localizada em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e foi comunicada na manhã desta sexta.

“Então, a partir de hoje, por 60 dias, a China não estará comprando carne de frango brasileira”, afirmou Fávaro.

O ministro informou ainda que o Brasil tem protocolos com outros países que bloqueiam a exportação de carne de frango brasileira apenas dos locais onde foi detectado foco de gripe aviária.

Os países com os quais o Brasil tem esse protocolo são: Reino Unido, Japão, Argentina, Emirados Árabes e Arabia Saudita.

Contaminação

“Não há risco de contaminação [de gripe aviária] por consumo de ovos e frangos”, esclareceu Fávaro, à GloboNews.

“A população pode continuar consumindo com segurança e com atestado de qualidade, emitido pelo Ministério da Agricultura, a carne de frango brasileira, com total tranquilidade”, disse Fávaro, em entrevista à GloboNews.

“Até porque as pessoas não podem consumidor carne de frango in natura, nem ovos, porque há risco até de outras doenças, como, por exemplo, a salmonella. O processo de cozimento elimina por completo o vírus”, afirmou.

“O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas)”, acrescenta o governo.

Com a confirmação da doença, a área em Montenegro foi isolada e as aves restantes foram eliminadas.

A Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul vai investigar se há outros casos em um raio inicial de 10 km da região onde o foco foi identificado.

Segundo o governo federal, trata-se do primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) detectado na avicultura comercial do país. Antes, os casos ocorreram em aves silvestres, ou seja, que vivem soltas na natureza.

Prefeito Simão Durando lidera operação contra despejo de lixo em terrenos na orla de Petrolina

Com o objetivo de combater o despejo irregular de lixo em terrenos baldios, o prefeito de Petrolina, Simão Durando, iniciou, na manhã desta quarta-feira (14), uma série de operações de fiscalização e limpeza. A iniciativa é mais uma etapa do programa Petrolina + Limpa, que busca conscientização ambiental e preservação da cidade. A primeira ação aconteceu em terrenos da orla e contou com mutirão de limpeza de calçadas e fiscalização, com aplicação de multas a proprietários que descumprem a legislação.

As multas chegam a até R$ 3,5 mil, podendo ser dobradas em caso de reincidência. O prefeito Simão reuniu diversos secretários, fiscais e agentes da limpeza num esforço conjunto da prefeitura. Além das atividades práticas de varrição e recolhimento de resíduos, moradores e comerciantes da região também estão recebendo orientações educativas sobre o descarte correto de lixo e a preservação dos espaços públicos.

Além de apertar o cerco contra despejo em terrenos, o Petrolina + Limpa, segundo Simão Durando, combaterá outros tipos de poluição nas ruas da cidade. “O Petrolina + Limpa é mais do que uma ação de limpeza, é um movimento de conscientização. Estamos nas ruas com nossas equipes, orientando, fiscalizando e, quando necessário, aplicando multas. Nosso objetivo não é punir, mas educar, mostrar que cada cidadão tem um papel fundamental na construção de uma cidade melhor. Não vamos permitir que terrenos baldios e calçadas virem pontos de acúmulo de lixo e tragam riscos à saúde pública. Essa é uma questão de respeito com a população e com o meio ambiente”, destacou, Simão Durando.

O prefeito ainda ressaltou que as ações do programa serão permanentes e continuarão alcançando outras regiões da cidade. “Vamos continuar mapeando os pontos críticos, ouvindo as comunidades e agindo com firmeza. A prefeitura está fazendo sua parte, mas é preciso que cada um assuma a sua responsabilidade. Uma cidade limpa é resultado de um trabalho coletivo”, concluiu.

O Petrolina + Limpa conta ainda com ações contínuas nas áreas mais afetadas pelo descarte irregular de resíduos. Além das blitzes de limpeza e fiscalização, o programa também inclui o mapeamento de pontos críticos, intensificação das abordagens em estabelecimentos comerciais, divulgação de conteúdos educativos nas redes sociais da prefeitura e recolhimento de carcaças de veículos abandonados. A população também pode contribuir denunciando através do envio de mensagens para o (87) 98146-6739.

Zeca Cavalcanti assina acordo histórico com o SEBRAE para fortalecer o desenvolvimento de Arcoverde

Durante o evento Arcoverde 2030: Futuro em Construção, realizado nesta quarta-feira (14), o prefeito Zeca Cavalcanti firmou o maior acordo de parceria com o SEBRAE em toda a história do município. A assinatura representa um marco no fortalecimento das políticas públicas voltadas para o empreendedorismo, a qualificação profissional e o desenvolvimento econômico local.
O novo acordo amplia significativamente a atuação do SEBRAE em Arcoverde e viabiliza a execução dos programas como Empreender Arcoverde, Acelera Arcoverde, Qualifica Arcoverde e o Programa Municipal de Microcrédito, todos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os de número 1 (erradicação da pobreza), 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e 9 (indústria, inovação e infraestrutura).

“A parceria com o SEBRAE é fundamental para que possamos oferecer suporte técnico e gerar novas oportunidades para quem quer empreender e busca capacitação. Esse acordo é fruto de um esforço coletivo para impulsionar Arcoverde, com mais emprego, renda e dignidade”, afirmou o prefeito Zeca Cavalcanti.

O acordo firmado tem como objetivo unir esforços em várias áreas, como apoio aos pequenos negócios, acesso mais fácil ao crédito, incentivo à formalização de empreendedores e criação de espaços para inovação. A parceria SEBRAE e Prefeitura de Arcoverde vai fortalecer a Sala do Empreendedor e os Centros de Formação Profissional, ajudando a levar o desenvolvimento econômico para todas as regiões da cidade.

Arcoverde 2030 apresenta ações e projetos para o desenvolvimento econômico sustentável do município

Na noite da terça-feira (14), a Prefeitura de Arcoverde, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou o evento “Arcoverde 2030: Futuro em Construção”, no Teatro do Sesc.

O encontro teve como objetivo apresentar ao público os projetos e parcerias que vão nortear o desenvolvimento econômico do município nos próximos anos, com foco nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Representantes do setor produtivo, instituições parceiras, vereadores, gestores públicos e integrantes da sociedade civil participaram da apresentação, que detalhou programas já em andamento e novos projetos voltados à geração de emprego, apoio ao empreendedorismo, inovação e qualificação profissional.
Entre as iniciativas destacadas estão o Empreender Arcoverde, o Acelera Arcoverde, o Qualifica Arcoverde, o Programa de Microcrédito e o Projeto de Incubação para Empresas Iniciantes. Todos eles estão conectados às ODS 1 (erradicação da pobreza), 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e 9 (indústria, inovação e infraestrutura).

Durante o evento, também foram apresentadas duas propostas de lei que serão encaminhadas à Câmara Municipal: a Lei de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico de Arcoverde (LIDEA), que pretende atrair novos empreendimentos com incentivos fiscais e logísticos; e a Lei de Liberdade Econômica, que visa desburocratizar e acelerar o processo de abertura de empresas.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Welen Santos, reforçou a importância de construir políticas públicas com base em planejamento de longo prazo.
“Estamos promovendo uma articulação entre governo, setor privado e instituições para criar um ambiente de negócios mais forte, inclusivo e preparado para o futuro”, disse.
O prefeito Zeca Cavalcanti destacou que o foco das ações apresentadas é impulsionar o desenvolvimento econômico local.
*“Queremos sonhar juntos com um futuro em que o comércio de Arcoverde seja cada vez mais forte, gerando emprego, renda e oportunidades para a nossa população. Com o apoio desse time de parceiros que atuam diretamente na promoção do desenvolvimento, vamos avançar. Já estamos em diálogo com a ADEPE e com o Governo do Estado para atrair novos empreendimentos e gerar ainda mais empregos aqui, em um curto espaço de tempo”*, afirmou.
O evento contou com o apoio de parceiros como *SEBRAE, SENAI, SENAC, AGE, ADEPE* e instituições financeiras envolvidas nas ações de crédito.
As ações apresentadas estão reunidas sob o programa *Transforma Arcoverde*, que visa consolidar o município como polo de inovação e negócios no Sertão, promovendo inclusão produtiva, qualificação profissional e apoio ao empreendedorismo.