A governadora Raquel Lyra comandou, nesta quinta-feira (26), a solenidade de formatura de 230 novos policiais científicos. O novo efetivo, formado por peritos criminais, médicos legistas e agentes de medicina legal, irá reforçar a produção de provas periciais e a investigação criminal. A cerimônia foi realizada no Centro de Convenções, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, e reuniu autoridades e familiares de formandos. A vice-governadora Priscila Krause participou da solenidade.
“O programa Juntos pela Segurança tem a alegria de anunciar mais 230 profissionais para a Polícia Científica de Pernambuco. Todos eles vão nos ajudar a garantir inquéritos e investigações mais qualificadas, além de um melhor acolhimento às vítimas de violência, de maneira mais eficiente. Hoje, a Polícia Científica de Pernambuco recebe o maior investimento da sua história. Temos, neste momento, sete complexos de polícia científica em construção. Todos esses investimentos vão permitir que tenhamos, de fato, uma Secretaria de Defesa Social cada vez mais estruturada”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.
Os 79 agentes de medicina legal, 66 médicos-legistas e 85 peritos criminais concluíram a formação, com duração de quatro meses, sob a supervisão da Escola Superior de Polícia Civil (ESPC) e da Academia Integrada de Defesa Social (Acides), em articulação com a Coordenação de Ensino, Pesquisa e Gestão da Qualidade da Polícia Científica, garantindo a qualidade pedagógica e o alinhamento às diretrizes institucionais.
“O inquérito, sem uma prova técnica bem realizada, corre o risco de não ser bem resolvido na fase da ação penal. Todos esses novos servidores vão robustecer a investigação criminal. Esses investimentos realizados pela gestão estadual fortalecem a segurança pública de Pernambuco. Investimentos nunca vistos antes”, frisou o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho.
De acordo com o gerente-geral da Polícia Científica de Pernambuco, Wagner Bezerra, os novos profissionais chegam para fortalecer a corporação estadual. “Esses novos profissionais chegam para fortalecer o nosso efetivo em Pernambuco. Dentro da formação da Polícia Científica, os agentes de medicina legal têm nível superior em diversas áreas. Os médicos vêm da área de medicina, e os peritos atuam em áreas específicas. Temos peritos em engenharia, computação, química, física, biologia, veterinária, odontologia, entre outras”, explicou Wagner Bezerra. 
Walkiria Valentim, de 40 anos, natural de Caruaru e concluinte do curso de Agente de Medicina Legal, afirmou que o momento é a realização de um sonho. “É uma emoção tremenda. É um orgulho fazer parte dessa instituição. Eu trabalho há 15 anos no IML de Caruaru, no cargo administrativo, e fiz o concurso público para agente de medicina legal e hoje realizo o sonho de poder representar essa instituição e servir à sociedade da melhor maneira possível”, comentou a formanda.
Presente na cerimônia, o deputado estadual Joel da Harpa ressaltou os investimentos realizados em prol da segurança pública de Pernambuco. “Esse é o governo que mais investiu em segurança pública. E segurança se faz com investimento, tecnologia e ciência”, pontuou o parlamentar.
Com a formação desses novos policiais científicos, Pernambuco avança na recomposição do efetivo, que, até o final de 2026, contará com mais de 7 mil novos profissionais, entre policiais militares, civis e bombeiros militares, reforçando a segurança pública em todo o Estado, com investimento superior a R$ 1 bilhão. 
Acompanharam a solenidade o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Ivanildo Torres; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Cantarelli, e o delegado-geral da Polícia Civil Pernambuco, Felipe Monteiro. Também prestigiaram o evento o deputado estadual Luciano Duque, a vereadora do Recife Flávia de Nadegi e o vereador do Cabo de Santo Agostinho Sargento Almeida.

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) anunciou, nesta quinta-feira (26/03), a abertura de 16 leitos de enfermaria exclusivos para o tratamento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Dos leitos, seis estão sendo disponibilizados no Hospital Regional Belarmino Correia (HRBC), em Goiana, na Mata Sul, e outros 10 já podem ser utilizados no Hospital Regional Inácio de Sá, em Salgueiro, no Sertão do Estado.
Presente na inauguração da segunda etapa do Parque da Tamarineira, na Zona Norte do Recife, o deputado estadual Diogo Moraes (PSDB) enfatizou a capacidade de gestão do prefeito da capital, João Campos (PSB), que é pré-candidato ao Governo de Pernambuco. O parlamentar falou sobre o quanto a população da cidade tem sido beneficiada com a administração exitosa de João e destacou que o próximo passo é permitir que o Estado vivencie esse ritmo administrativo.
A governadora Raquel Lyra lançou, nesta quinta-feira (26), o programa Colo de Mãe, iniciativa voltada para o fortalecimento da política de atenção integral à saúde materno-infantil. A estratégia tem como objetivo ampliar e qualificar o acompanhamento de gestantes, puérperas e crianças de até dois anos de idade em todo o Estado, com foco nos primeiros mil dias de vida. Com investimento total de R$ 46,9 milhões, a estratégia inclui cofinanciamento direto aos municípios, além de repasses mensais de até R$ 90 mil para maternidades, fortalecendo a rede de assistência e qualificando o atendimento em todo o Estado.
A estratégia também contempla o apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade, em articulação com a Secretaria da Mulher, e o fortalecimento de instâncias de monitoramento. “É um momento extremamente importante de fortalecimento dos direitos das mulheres, mas principalmente do acolhimento às gestantes. Acompanhando para saber se a mulher está sendo acolhida bem nas unidades de saúde, se os médicos também estão acolhendo da melhor forma, se elas não estão sofrendo violência obstétrica e esclarecendo dúvidas”, afirmou a secretária da pasta, Juliana Gouveia.
Após décadas sem realização, o concurso Miss Mulher Egipciense voltou a acontecer, promovido pela Prefeitura de São José do Egito, por meio da Secretaria da Mulher, resgatando uma importante tradição e valorizando o protagonismo feminino no município.
O ex-prefeito de Petrolina e pré-candidato a senador Miguel Coelho, acompanhado do prefeito de Petrolina Simão Durando, participam do lançamento do Programa ‘Colo de Mãe’, que será realizado daqui a pouco pela governadora Raquel Lyra, na frente do Palácio do Campo das Princesas. Foto: Finfa
A governadora Raquel Lyra acaba de chegar para o lançamento do Programa Colo de Mãe. Foto: Finfa
Aprovadas – O prefeito de Brejinho, GIlson Bento, tem motivos para comemorar, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), aprovou suas contas do exercício de 2023. “Tivemos nossas contas aprovadas pelo TCE-PE pelo terceiro ano consecutivo (2021, 2022 e 2023), resultado de muito trabalho, responsabilidade e respeito com o dinheiro público. Esse é o caminho: cuidar de Brejinho com responsabilidade e compromisso todos os dias”, disse Gilson.
Confirmou – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, nesta quarta-feira (25), manter os mandatos da prefeita de Sertânia, Pollyanna Barbosa de Abreu, e da vice-prefeita, Teresa Raquel Rufino de Siqueira Viana, eleitas nas eleições de 2024. A Corte acompanhou integralmente o voto do relator, ministro Villas Bôas Cueva, e confirmou decisão anterior do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).
Filiou-se ao PSB – O presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), João Campos, abonou a ficha de filiação da deputada federal Maria Arraes, o evento foi na sede do partido em Brasília. “Momento muito especial de poder filiar a deputada federal Maria Arraes ao PSB. Uma mulher atuante e com histórico na política, que vem fazendo um trabalho exemplar representando Pernambuco na Câmara dos Deputados e levando consigo o sobrenome e os ideais de Miguel Arraes. Um grande quadro que passa a fazer parte de nosso partido, reforçando a participação feminina dentro do PSB e que vai nos ajudar a avançar em nosso Estado. Seja muito bem-vinda, Maria. Vamos juntos trabalhar por Pernambuco”, disse João Campos.
Você sabia? – Que segundo o Portal Pernambuco Ligado, no ano de 2025, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira registrou despesa com Fundeb no montante de R$ 64.910,074,06 milhões, sendo a BPM Serviço a recebedora do maior valor entre os privados R$ 2.571.638,86 milhões. O que é Fundeb, significa Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. A empresa BPM Serviço, foi citada por ser a maior recebedora do fundo de manutenção entre empresas privadas listadas no TCE-PE. 
Decretou – O prefeito de Custódia, Manoel Messias, decretou ponto facultativo no próximo dia 02 de abril, nas repartições públicas municipais.
Comemorando – O prefeito de Itacuruba, Juninho Cantarelli, depois da sua passagem por Brasília, recebeu uma excelente notícia do deputado federal Fernando Filho, R$ 6 milhões para investimentos em pavimentação, equipamentos e recursos para saúde. “Com o deputado Fernando Filho, sempre vem coisa boa por aí: asfalto, equipamentos e mais saúde. Seguimos firmes, com fé em Deus e muito trabalho. Porque aqui tem compromisso e não para”, disse Juninho nas suas redes sociais.
Lança – Daqui a pouco às 10 horas, no Palácio do Campo das Princesas, a governadora Raquel Lyra lança o programa Colo de Mãe, que vai garantir atenção contínua e humanizada a gestantes, puérperas e crianças de até dois anos. O projeto, que também contará com uma plataforma digital e monitoramento contínuo das gestantes é uma parceria entre as secretarias de Saúde, Mulher e outros órgãos governamentais.
Homologação – Está marcado para às 10 horas desta quinta-feira 26 de março, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o julgamento da federação partidária União Progressista, formada pelo União Brasil e Progressistas (PP). Para ser validada para as eleições de 2026, a aliança das siglas precisa ser aprovada até 4 de abril. Se aprovada, a União Progressista se tornará a maior força partidária do país, reunindo: 103 deputados federais — a maior bancada da Câmara, 12 senadores — a terceira maior do Senado, cerca de 1,3 mil prefeitos em todo o país, R$ 953,8 milhões em fundo eleitoral (números de 2024) — a maior fatia da distribuição e R$ 197,6 milhões em fundo partidário (números de 2024)
Nesta quarta-feira (25), mais um deputado federal se juntou ao time que está mudando o Estado do Litoral ao Sertão. Guilherme Uchoa Junior é o mais novo integrante do Partido Social Democrático (PSD) na Câmara dos Deputados, consolidando o movimento de crescimento da bancada federal no partido, que é comandado em Pernambuco pela governadora Raquel Lyra.
Seleção oferece vagas em cursos técnicos e graduação, com 50% das oportunidades destinadas a pessoas pretas e pardas; inscrições seguem até o dia 27 de março