Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Programação dos 22 anos de existência do 23º BPM

O 23º BPM comemorará, no dia 30 de março do corrente ano, seus 22 anos de existência. Em celebração à data, o Comandante da Unidade, Coronel Aristóteles, organizou uma semana de atividades voltadas à tropa, realizada no período de 23 a 27 de março de 2026.

A programação foi desenvolvida da seguinte forma:

Dia 23/03/2026: Realização de jogos de futsal e voleibol no Centro Desportivo de Afogados da Ingazeira. A atividade contou com equipes formadas por militares do 23º BPM, sendo os primeiros colocados premiados com troféus. O evento foi encerrado com um coffee break oferecido à tropa.

Dia 24/03/2026: Competições em pista de tiro localizada no município de Tabira. Na ocasião, duplas compostas por um policial masculino e uma policial feminina competiram entre si, sendo premiadas com troféus e medalhas as equipes melhor classificadas.

Dia 25/03/2026: Realização de uma corrida com a tropa pelas principais ruas de Afogados da Ingazeira. Ao final, os militares desfrutaram de uma mesa de frutas servida na sede da Unidade.

Nesta quinta-feira  26/03/2026: Momento religioso em ação de graças pelos 22 anos de existência da Unidade. Será realizado um culto ecumênico na sede do 23º BPM, com a participação de representantes das religiões católica, evangélica e espírita.

Sexta-feira 27/03/2026: Encerramento da programação com uma solenidade militar no Cine São José, que contará com a presença de autoridades civis e militares. Na ocasião, serão entregues medalhas, certificados e feitas homenagens ao efetivo policial do 23º BPM.

O 23º BPM reafirma, ao longo de seus 22 anos de história, o compromisso com a prestação de um serviço de qualidade à população do Pajeú, destacando também a importância de cada policial militar que integra a Unidade, os quais são responsáveis pela construção dessa trajetória.

Governadora Raquel Lyra lança o programa Colo de Mãe, que fortalece a Política de Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil, e comanda formatura de 230 novos policiais científicos

Nesta quinta-feira (26), no Palácio do Campo das Princesas, às 10 horas, a governadora Raquel Lyra lança o programa Colo de Mãe, que vai garantir atenção contínua e humanizada a gestantes, puérperas e crianças de até dois anos. O projeto, que também contará com uma plataforma digital e monitoramento contínuo das gestantes é uma parceria entre as secretarias de Saúde, Mulher e outros órgãos governamentais.

À tarde, Às 16 horas, a gestora vai comandar a formatura de 230 novos policiais científicos, entre peritos criminais, médicos legistas e agentes de medicina legal.

Prefeitura do Recife entrega segunda etapa do Parque da Tamarineira nesta quinta-feira (26)

A Prefeitura do Recife entrega, nesta quinta-feira (26), às 11h, a segunda etapa do Parque da Tamarineira, na Zona Norte da cidade. A intervenção amplia a área de uso público do equipamento, com novas estruturas urbanísticas e paisagísticas, além de reforçar a acessibilidade e a integração com a etapa já existente. O evento contará com a presença do prefeito do Recife, João Campos, e do vice-prefeito, Victor Marques.

O projeto inclui a criação de novos acessos, áreas de convivência, espaços para lazer e prática de atividades físicas, plantio de espécies nativas e soluções voltadas à drenagem e preservação ambiental, além de uma nova entrada pela Avenida Norte. A segunda etapa conta com cerca de 40 mil m² e prioriza a manutenção de áreas naturais, com predominância de solo permeável.

Legalidade e Transparência na Gestão do FUNDEB: Um Exemplo de Responsabilidade Pública

Por Rinaldo Remígio*

Lendo a matéria publicada neste conceituado blog, senti-me no dever de parabenizar a presidente do FUNDEB da querida Afogados da Ingazeira, Sra. Izilda Sampaio, pela postura firme, técnica e transparente no trato com os recursos públicos.

Em um cenário onde, por vezes, prevalecem interpretações convenientes, sua atuação se destaca pela coerência com a legalidade e pelo respeito aos princípios que regem a administração pública. Ao reafirmar que a utilização de recursos do FUNDEB para cobertura de déficit atuarial da previdência própria é ilegal — conforme estabelece a Lei nº 14.113/2020 — demonstra não apenas conhecimento técnico, mas, sobretudo, compromisso com a correta aplicação dos recursos destinados à educação.

Sua manifestação vai além de um posicionamento administrativo: representa um verdadeiro exemplo de responsabilidade pública e integridade. A clareza na exposição dos fatos, especialmente ao evidenciar a distorção no conceito de alíquota suplementar, reforça sua seriedade e zelo com a coisa pública.

Atitudes como essa fortalecem a confiança da sociedade nas instituições e mostram que ainda há gestores comprometidos com a ética, a legalidade e o interesse coletivo.

Ressalte-se, ainda, que, caso haja responsáveis por eventual descumprimento da legislação, é imprescindível que sejam devidamente identificados e responsabilizados na forma da lei, garantindo o pleno respeito ao ordenamento jurídico e à boa gestão dos recursos públicos.

Parabenizo pela coragem, lucidez e, sobretudo, pela sinceridade na condução de sua atuação.

Professor universitário aposentado, administrador, contador e mestre em economia

Salgueiro realiza Dia D de vacinação contra a influenza nesse sábado

A Prefeitura de Salgueiro, através da Secretaria de Saúde, realiza nesse sábado, 28, o Dia D da campanha de vacinação contra a influenza (gripe). Todas as UBS abrirão as portas para a imunização, das 8h às 17h, e também haverá um ponto de atendimento no Salgueiro Shopping.

Ação faz parte de uma estratégia nacional para a proteção dos grupos mais vulneráveis antes do período sazonal de maior circulação do vírus. A vacina é segura e protege contra casos graves da doença, evitando hospitalizações.

Devem ser imunizados os seguintes grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes e puérperas; idosos; povos indígenas e quilombolas;  trabalhares da saúde e da educação; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e armadas; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo e portuários; pessoas com doenças crônicas; trabalhadores dos Correios; população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.

É preciso apresentar um documento de identidade com foto, Cartão do SUS e Caderneta de Vacinação.

Luciano Duque defende Miguel Coelho e Túlio Gadêlha como pilares da chapa de Raquel Lyra

Portal Júnior Campos

As movimentações para a sucessão estadual em Pernambuco ganharam um novo ingrediente com as recentes definições do deputado estadual Luciano Duque (Podemos). Ao consolidar sua posição na base da governadora Raquel Lyra (PSD) na Assembleia Legislativa (ALEPE), Duque sinaliza que o desenho da chapa majoritária governista deve passar obrigatoriamente pela união de forças regionais e pela renovação política.

Miguel Coelho e o Sertão
Para Duque, a presença de Miguel Coelho (União Brasil) na chapa majoritária é um passo natural e estratégico. Ex-prefeito de Petrolina e líder de um dos grupos políticos mais sólidos do estado, Miguel representa a força do Sertão, região onde Duque também possui forte influência a partir de Serra Talhada.

A defesa de Miguel para o Senado reforça a intenção do grupo de Raquel em garantir um “cinturão sertanejo” que faça contraponto ao avanço das oposições no interior, consolidando uma aliança que une o São Francisco ao Pajeú.

O “fator Túlio”: verniz e renovação
A grande novidade no discurso de Duque é o entusiasmo em torno de Túlio Gadêlha (Rede) para a segunda vaga ao Senado. Segundo o deputado, Gadêlha não apenas traz um “verniz” de renovação e uma trajetória respeitada no Congresso Nacional, mas também seria a peça-chave para ampliar o diálogo da governadora com fatias do eleitorado que transitam no campo progressista.

“Túlio Gadêlha seria um nome muito significativo, daria um peso enorme e um verniz muito bom à chapa. É um quadro importantíssimo da política nacional e agregaria muito como novidade”, afirmou Duque, reforçando que essa composição daria à chapa de Raquel um equilíbrio entre experiência executiva e representatividade legislativa moderna.

Recados de bastidores
A defesa pública desses nomes por parte de Luciano Duque não é isolada. Ela reflete articulações intensas nos bastidores da ALEPE e do Palácio do Campo das Princesas. Ao apontar para Miguel e Túlio, Duque ajuda a governadora a enviar recados claros, pluralidade. A chapa idealizada por Duque busca atrair do centro à centro-esquerda, tentando isolar adversários e diminuir a polarização radical.

Foco na reeleição e expansão
Enquanto atua na engenharia da chapa majoritária, Duque mantém o foco em seu projeto de reeleição. Com uma base que se estende por 42 cidades, ele trabalha para expandir os 61.400 votos conquistados em 2022. O parlamentar também aposta na força do Podemos para eleger uma bancada robusta de até 8 deputados estaduais, garantindo à governadora uma governabilidade ainda mais sólida no segundo mandato.

No plano nacional, Duque mantém a coerência de sua trajetória: apoia o projeto de Raquel Lyra em Pernambuco, mas reafirma seu voto e alinhamento pessoal com o presidente Lula, independentemente das posturas de neutralidade que partidos de centro possam adotar.

Coluna do Finfa

Ilegal – A presidente do FUNDEB de Afogados da Ingazeira, Sra. Izilda Sampaio, em contato com este blogueiro, reafirmou seu posicionamento de que a retirada de recursos desse Fundo para a cobertura de déficit atuarial da previdência própria é ilegal, de acordo com a Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020.

Segundo Izilda, a consulta realizada pelo município ao Tribunal de Contas do Estado referia-se a uma alíquota suplementar, que, como o próprio nome indica, deveria ser um complemento. No entanto, os valores utilizados ultrapassam 200% da alíquota normal, que é de 21%, descaracterizando completamente o conceito de suplementação. Além do mais, a Lei que foi aprovada pela Câmara de Vereadores, cita textualmente que a cobrança da alíquota adicional seria para cobertura do déficit atuarial da previdência própria. A presidente do FUNDEB de Afogados da Ingazeira, reafirma seu posicionamento de que a retirada de recursos desse Fundo para a cobertura de déficit atuarial da previdência própria é ilegal, de acordo com a Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020.

Comemora – O 23º Batalhão CEL. PM Presciliano Pereira de Morais, sediado em Afogados da Ingazeira, comemora na próxima sexta-feira (27) os seus 22º aniversário. Hoje comandado pelo Ten Cel PM Aristóteles Cândido de Oliveira, a solenidade militar será às 09 horas no Cine São José. Avenida Rio Branco, 325 Centro de Afogados da Ingazeira-PE, e vai contar com o Comandante Geral da Polícia Militar de Pernambuco, Cel PM Ivanildo César Torres de Medeiros, além de diversas autoridades militares, políticas, entre outros.Foi convidar ministro – O prefeito de Petrolina, Simão Durando, acompanhado do deputado federal Fernando Filho, tiveram audiência com o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano. Na oportunidade, o prefeito formalizou o convite para que o ministro participe do São João de Petrolina, considerado um dos melhores do Brasil.

Selo Ouro – O prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, recebeu na última segunda-feira (23), o Selo Ouro de Alfabetização, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). “Um marco histórico logo no nosso primeiro ano de gestão! Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, com compromisso, trabalho sério e muito amor pela educação. Nada disso seria possível sem cada professor, gestor e profissional que se dedica diariamente para transformar vidas através do ensino. Essa conquista é coletiva. É de todos nós!”, disse o prefeito.

Disse“Para fazer festa no Maria’s ela tem dinheiro, mas para pagar nossas horas extras ela não tem dinheiro. É engraçado mesmo, né? Desde janeiro e até agora nada, só promessa”. (Um motorista lotado na Secretaria de Serviços Públicos de Serra Talhada, denunciando ao Portal Júnior Campos, o não pagamento de horas extras que excederem as 40 horas previstas em contrato, chegando a ultrapassar 60 horas semanais de trabalho)Definido – O Presidente Municipal do Partido Novo em Afogados da Ingazeira, suplente de vereador Júnior Santiago, em conversa com este blogueiro, confirmou que retirou sua pré-candidatura a deputado estadual, por um projeto que visa fortalecer o partido no Sertão do Pajeú. “Estou apoiando para deputado estadual, Técio Teles, que é um pajeuzeiro, natural de Calumbi e Presidente Estadual do nosso partido, e para federal Nelsinho da Pizzaria”, disse Santiago.Serão votados – Em Tabira, a família Costa deve retornar a ser votada na cidade, nestas eleições de outubro próximo. Uma fonte do Recife, em conversa com este blogueiro, afirmou que é bem provável, que os irmãos, Silvio Costa Filho e João Paulo Costa, possam ser votados na cidade das tradições. “A política real acontece no ajuste fino entre o que sonhamos para a sociedade e o que é tecnicamente possível realizar no dia a dia”, disse a fonte.

Você sabia? – Que têm vereadores da base governista de uma cidade do Sertão do Pajeú, que estão torcendo bem caladinhos, para que a governadora Raquel Lyra, vença as eleições de outubro, para anunciar seu desligamento do grupo do gestor, que se acha ‘dono do mundo e dos votos da cidade’, além da sua arrogância e prepotência. É só aguardar, disse um parlamentar.

Frase“Pernambuco mostrando sua força na Fruit Attraction, em São Paulo. É o interior que produz, cresce e leva Pernambuco pro Brasil e pro mundo”. (Deputado federal Lucas Ramos, que esteve na 3ª edição da Fruit Attraction São Paulo 2026 que começou ontem e vai até esta quinta-feira 26 de março de 2026, no São Paulo Expo)

Perguntar não ofende – Até quando os professores de Afogados da Ingazeira, irão ser desrespeitados pelo Governo Municipal?

 

Governo de Pernambuco decreta ponto facultativo no dia 2 de abril, véspera da Paixão de Cristo

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD), decretou ponto facultativo no dia 2 de abril (quinta-feira), véspera do feriado da Paixão de Cristo. A medida foi publicada na edição desta quarta-feira (25) do Diário Oficial do Estado.

A determinação vale para as repartições públicas e entidades da administração direta e indireta do Estado. As exceções são para os serviços cujo funcionamento seja indispensável, de acordo com a decisão do chefe do órgão.

Pacote de ações do Acelera Cultura é anunciado no Recife

A Prefeitura do Recife inicia políticas públicas continuadas voltadas principalmente para o campo das artes e do cinema nacional, aliadas à educação

Para promover, fomentar e celebrar a produção cultural em todos os territórios do Recife, nas mais diferentes linguagens que a cidade utiliza para expressar seus talentos, tradições e vocações, o prefeito do Recife, João Campos, e o vice-prefeito, Victor Marques, reuniram fazedores de cultura no Teatro do Parque, na noite desta terça-feira (24), para anunciar o Acelera Cultura, um pacote de políticas públicas continuadas. Entre ações, legislações, inovações e programações, o objetivo da iniciativa é garantir o encontro do Recife com sua produção artística ao longo dos próximos meses, confirmando a cultura como motor de cidadania, esperança e futuro.

“Eu fico muito feliz com esse novo projeto, porque conseguir plantar uma semente de incentivo cultural nas nossas escolas é deixar um legado para as próximas gerações, no mínimo, terem respeito pela nossa cultura. Todos nós um dia passaremos, por isso temos a obrigação de fortalecer e garantir proteções legítimas para nossa cultura”, pontuou o prefeito João Campos.

O Acelera Cultura visa fortalecer a vida cultural do Recife a partir dos territórios, apoiando artistas, coletivos e espaços que já movem a produção artística nos bairros. O programa amplia o acesso, descentraliza recursos e transforma a cultura em instrumento de pertencimento, cuidado e desenvolvimento local, a partir de quatro eixos: mapeamento dos territórios culturais; desburocratização; fomento; e fruição, difusão e formação.

A ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, esteve presente no lançamento do Acelera Cultura e destacou a importância da cultura pernambucana no país. “É um prazer estar aqui no Recife para fazer o lançamento de uma política muito importante para o Ministério da Cultura e para o setor audiovisual brasileiro. A gente vê Pernambuco brilhando nos cinemas mundiais e isso é muito importante. O filme ‘O Agente Secreto’ foi um presente que os brasileiros receberam porque ele nos une em uma pauta só. A cultura e a arte unem o sentimento de um povo”, destacou.

Numa iniciativa inédita na cidade, o poder público municipal fará um levantamento dos fazedores de cultura e dos territórios onde as tradições nascem e são repassadas, mobilizando comunidades inteiras, em alguns casos há muitas gerações. O mapeamento oferecerá à gestão municipal uma perspectiva ampla e detalhada da produção cultural recifense, em suas potencialidades e necessidades, para orientar políticas públicas mais efetivas, descentralizadas e georreferenciadas.

“Primeiro, a Prefeitura faz um mapeamento para entender o que já existe em cada região e o que está faltando. Depois, escolhe e financia alguns espaços ou iniciativas culturais para que funcionem como centralidades culturais: pontos de referência em cada território. Por fim, o poder público chega nesses locais oferecendo formação, qualificação, oportunidade e apoio para os fazedores de cultura”, detalhou a secretária de Cultura, Milu Megale.

A desburocratização dos processos que asseguram a cultura nas ruas e nos palcos também é um dos focos do plano, que já em seu anúncio confirmou três novidades. Uma delas é o decreto municipal do Marco Regulatório do Fomento, que consolida instrumentos, moderniza fluxos e simplifica a prestação de contas dos fazedores de cultura.

A segunda é o projeto de lei do Plano Municipal de Cultura 2026-2036, documento norteador do próximo decênio, com metas e indicadores, formulado junto à sociedade civil, representada pelo Conselho Municipal de Política Cultural. Por fim, foi assinada também a revisão da Lei do Patrimônio Vivo, permitindo que os próprios candidatos possam propor e defender suas candidaturas. Os três documentos seguirão tramitação no Legislativo municipal.

Na perspectiva do fomento, a Prefeitura do Recife anunciou o edital Recife é Coisa de Cinema, que garantirá R$ 2 milhões de investimento no audiovisual local, além de R$ 10 milhões de contrapartida do Governo Federal. “Serão R$ 12 milhões exclusivamente dedicados ao nosso cinema”, ressaltou o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Marcelo Canuto.

Também foram anunciados novos editais do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), que abrirão inscrições no próximo dia 6 de abril, garantindo R$ 14 milhões para diversas linguagens culturais. Somam-se ainda R$ 10 milhões da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

Entre as novidades está a retomada da Semana de Artes Visuais do Recife (SPA), que acontecerá de 19 a 27 de setembro, além de uma ampla agenda cultural no segundo semestre.

Para fortalecer a relação entre cultura e educação, foi anunciado o projeto Educultura, parceria entre as secretarias de Cultura e Educação, que levará música, dança, teatro e artes visuais para dentro das escolas municipais.

Influenciador Caio Chuva se filia ao PSB e reforça time de pré-candidatos a deputado estadual

O influenciador digital Caio Chuva é o mais novo reforço no time de pré-candidatos a deputados estaduais do PSB. Com atuação destacada entre os torcedores do futebol pernambucano e também com trabalho reconhecido como liderança comunitária no bairro de Jardim São Paulo, no Recife, ele construiu uma conexão com o público nas redes sociais e pretende ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa (Alepe) como voz em defesa do fortalecimento dos esportes.

A filiação ocorreu na tarde desta terça (24), na sede estadual do partido, no Recife, e contou com a presença do presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes, e do vice-presidente do PSB Recife, Victor Carvalho. “O PSB está vivenciando hoje um dia de muitas adesões. São pessoas com atuação reconhecida em várias áreas da sociedade e que chegam para fazer do partido uma caixa de ressonância de propósitos que não são delas, mas de uma coletividade”, avaliou Sileno.

Ao oficializar sua filiação ao PSB, Caio Chuva destacou o entusiasmo em dar um novo passo na sua trajetória e colocar sua voz a serviço de um projeto coletivo. “Sempre usei minhas redes para me conectar com o povo e falar da nossa realidade. Agora, quero ampliar essa atuação, contribuir com ideias e estar ao lado de um projeto que olha para as pessoas e para o futuro do nosso estado, caminhando junto do nosso futuro governador, João Campos”, afirmou.