A Prefeitura de Sertânia, por meio do Governo Municipal liderado pela prefeita Pollyanna Abreu, segue avançando na promoção de políticas públicas voltadas à igualdade racial e à equidade social. Nos dias 25 e 26 de março, o município recebeu a sertaniense Bernadete Lopes Aymar, referência na área de direitos humanos, para uma série de palestras e formações em escolas e para gestores municipais.
Natural do distrito de Albuquerque-Né, Bernadete é formada em Psicologia Social, pós-graduada em Direitos Humanos e Comunidades Tradicionais, ex-diretora da Fundação Palmares no primeiro governo Lula e atualmente coordenadora de Projetos Especiais em SUAPE. A vinda da palestrante reforça o compromisso da gestão municipal com a educação inclusiva e a valorização da identidade cultural do povo sertaniense.
A programação teve início na quarta-feira (25), com palestra para estudantes do 3º ano da Escola de Referência em Ensino Médio Olavo Bilac (EREMOB). O momento reuniu centenas de alunos, professores e equipe gestora, proporcionando um importante espaço de diálogo e reflexão sobre conhecimentos étnico-raciais, fortalecendo a consciência crítica dos praticantes.
Já na quinta-feira (26), no distrito de Albuquerque-Né, Bernadete emocionou a comunidade ao retornar à Escola Municipal Dr. Alcides Lopes de Siqueira, onde iniciou sua trajetória escolar. Em um encontro marcado pela troca de experiências, ela conversou com alunos do ensino fundamental, professores e gestores, incentivando o resgate da história local e a valorização das raízes culturais. Na ocasião, assumiu o compromisso de contribuir com a construção de um livro sobre a história do distrito, reforçando a importância do pertencimento e da identidade quilombola das comunidades da região.
Ainda dentro da programação, a palestrante concedeu entrevista à Rádio Sertânia FM, ampliando o debate sobre igualdade racial para toda a população.
No período da tarde, a Câmara Municipal sediou uma formação voltada para gestores das áreas de educação, saúde e assistência social. A atividade, organizada pela equipe intersetorial do Selo UNICEF, contou com ampla participação de representantes da gestão municipal, evidenciando o trabalho integrado que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Sertânia.
Representando a prefeita Pollyanna Abreu, que cumpria agenda institucional no Recife, a secretária de Administração e chefe de gabinete, Janaide Abreu, destacou o compromisso da gestão com a construção de políticas públicas inclusivas. Também estiveram presentes secretários e representantes de diversas pastas, reforçando a atuação conjunta da administração municipal.
Durante sua fala, Bernadete Lopes ressaltou a importância de preparar crianças e jovens para o enfrentamento ao preconceito e à discriminação, reconhecendo o papel fundamental da educação na construção de uma sociedade mais justa.
A iniciativa reafirma o compromisso da gestão da prefeita Pollyanna Abreu com o desenvolvimento social, a valorização da diversidade e a implementação de políticas públicas que promovam inclusão, respeito e oportunidades para todos os sertanienses.

O PSB oficializou, na noite desta quinta-feira (26), a filiação de Bruno Marques, pré-candidato a deputado estadual. Médico e jovem liderança política da região de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, ele desponta como uma das apostas do partido para as eleições deste ano. As boas-vindas foram dadas pelo presidente nacional do PSB e pré-candidato a governador de Pernambuco, João Campos, pelo presidente estadual da sigla, deputado Sileno Guedes, e outras lideranças.
Por Rinaldo Remígio*
Acabou de iniciar a solenidade de comemoração alusiva aos 22 anos do 23º BPM, Coronel Presciliano Pereira de Morais com sede em Afogados da Ingazeira.

O trânsito de Afogados da Ingazeira é uma novela sem fim. Estou agora na Lanchonete de Edna, atrás da Prefeitura local, e registrei como álguns motoristas estacionam seus veículos, o da frente usou a faixa totalmente errada e o de trás avançou a faixa amarelo.
Romerinho animado – Ontem fiz uma visita ao Presidente da Câmara de Vereadores do Recife e pré-candidato a deputado estadual, Romerinho Jatobá. Na nossa conversa, Romerinho, falou das pautas administrativa e política da Casa, argumentou que todas estão caminhando dentro da normalidade. mostrou-se animado para sua campanha rumo a Alepe. Sobre a sua pré-candidatura à deputado estadual, mostrou-se muito animado, disse que tem intensificado suas agendas e andanças pelo Estado de Pernambuco, quando perguntado sobre apoios, enfatizou o apoio da prefeita de Itapetim, Aline Karina, do vice Luiz de Laura, vereadores e o importante aval do ex-prefeito Adelmo Moura. “Estarei agora no mês de abril em Itapetim, já está agendado, vamos nos reunir e mostrar nossas propostas tanto para Itapetim, como também para o Sertão do Pajeú, tenho certeza que terei muito a contribuir com essa tão querida região. Finfa, de uma coisa os pajeuzeiros tenham certeza, já estou no quarto mandato aqui na Câmara de Vereadores do Recife, sempre com votações acima uma da outra, agora quero mostrar ao Estado de Pernambuco, chegando a Assembleia Legislativa, um trabalho de compromisso com os acordos, isso não será diferente do Pajeù”, afirmou Romerinho. Foto: Juliana Gomes
Autoritária e radicalizando – Chegou ao conhecimento deste blogueiro por uma fonte da cidade de Serra Talhada, nesta quinta-feira (26), que a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, ultimamente, está tomando medidas de autoritarismo e radicalismo. Segundo a fonte, a prefeita Márcia, está cortando todos os pedidos de quatro vereadores, são eles: Romério do Carro de Som, Nailson Gomes, Pinheiro do São Miguel e Jaime Inácio. “O motivo dos cortes é porque os quatros parlamentares não irão votar no federal da gestora {Fernando Monteiro}, aí com o seu estilo de autoritarismo, fechou todos os pedidos, em especial na área de saúde. Não sabe ela que poderá na calada receber um prejuízo eleitoral nas eleições de outubro. É só aguardar!”, disse a fonte que pediu reserva.
Agenda – A governadora Raquel Lyra, inaugura nesta manhã, às 9:30 horas, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, a planta de biometano no Ecoparque Jaboatão. O projeto é resultado de parceria entre o Governo de Pernambuco, com investimento de R$ 25 milhões e a Orizon para produção de biometano a partir de resíduos orgânicos; às 14 horas, em Caruaru, Agreste Central, assina o início das obras de ampliação do Aeroporto Oscar Laranjeira. Com investimento de R$ 96 milhões, as intervenções contemplam a reforma e adequação da pista de pouso e decolagem e o sistema de drenagem do equipamento, entre outras melhorias; fechando a agenda às 18 horas, a gestora acompanha a apresentação especial da Paixão de Cristo no Teatro de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus.
Recebeu o convite – Fui informado nesta quinta-feira (26), no Palácio do Campo das Princesas por uma fonte, que Danilo Simões, realmente recebeu um convite feito pela Governadora Raquel Lyra para ser candidato a deputado federal pelo PSD, representando o Sertão do Pajeú. Segundo a fonte, Danilo está avaliando essa possibilidade e em breve deve dizer qual será sua decisão.
Filiou – O Avante anunciou a pré-candidatura da policial Alyne Anne a deputada federal, reforçando seu compromisso com pautas ligadas à segurança pública e à proteção da população pernambucana. “Alyne Anne representa a coragem e o compromisso que Pernambuco precisa. Sua chegada reforça o nosso propósito de lutar por mais segurança e justiça para o nosso povo. Em Brasília, ela será uma voz firme, guiada pela ética e pela transparência”, disse o presidente Sebastião Oliveira.
Frase – “Ontem eu era madrinha, agora eu serei coordenadora deste programa”. ( Pollyana Lima, operadora de telemarketing e mãe de dois filhos, quando usou da palavra ontem no lançamento do Programa Colo de Mãe, no Palácio do Campo das Princesas). Foto: Finfa
Cumprindo agenda nesta quinta-feira, 26 de março, no Recife, a prefeita Pollyanna Abreu participou do lançamento do Programa Colo de Mãe, iniciativa do Governo do Estado que fortalece as políticas públicas voltadas à atenção integral à saúde materno-infantil.
A pré-candidatura de Marconi no Sertão do São Francisco mais um aliado de grande envergadura nesta quinta-feira (26). Em agenda cumprida em Petrolina, o pré-candidato a Deputado Estadual oficializou a adesão de Paulo Lima, presidente da Federação Regional do Vale do São Francisco (FERVASF), liderança que é voz ativa no desenvolvimento econômico e no fortalecimento do setor produtivo regional.
A Prefeitura do Recife realizou, nesta quinta-feira (26), mais uma ação do programa A Casa É Sua no bairro dos Coelhos, área central da cidade, onde formalizou a regularização fundiária de 1.868 imóveis em Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) e entregou 660 títulos de propriedade a moradores da comunidade. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento, em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), e contou com a presença do prefeito João Campos, do vice-prefeito Victor Marques e de outras autoridades.

