Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Deputado estadual Fabrizio Ferraz filia-se ao Podemos

O deputado estadual Fabrizio Ferraz teve sua ficha de filiação abonada pelo presidente do Podemos Marcelo Gouveia nesta sexta-feira (27). O ato aconteceu no Mar Hotel, em Boa Viagem, e contou com a presença de diversos nomes da política pernambucana, muitos também filiados ao partido.

Pré-candidato à reeleição para uma cadeira na Assembleia Legislativa, o parlamentar reafirmou seu compromisso com Pernambuco na nova legenda. “Sigo trabalhando com seriedade, dedicação e proximidade com as pessoas. Nosso mandato é pautado na escuta, no respeito e na busca constante por melhorias concretas na vida dos pernambucanos, seja na saúde, na segurança, na infraestrutura ou na geração de oportunidades”.

Fabrizio também ressaltou a atuação de Marcelo Gouveia e o agradeceu pelo convite para disputar pelo Podemos. “Agradeço ao presidente estadual Marcelo Gouveia pela confiança, pelo diálogo aberto e pela construção de um projeto que olha para o futuro, mas que não esquece das necessidades do presente”, concluiu.

PIB: Pernambuco registra crescimento da indústria duas vezes superior ao do Brasil

O Estado de Pernambuco fechou o último trimestre de 2025 com crescimento de 1,8% do seu Produto Interno Bruto (PIB), igualando o desempenho do Brasil na comparação com os últimos três meses de 2024. O destaque ficou para a indústria pernambucana, que cresceu mais de duas vezes do que a indústria nacional, atingindo uma alta de 1,4% contra 0,6% do setor no país no mesmo comparativo. Os dados preliminares são do Instituto de Gestão Pública de Pernambuco (IGPE) e foram publicados nesta sexta-feira (27).

“O Governo de Pernambuco tem trabalhado incansavelmente desde o primeiro dia da gestão para solidificar o crescimento econômico, com geração de emprego e renda e atração de empresas e investimentos para o nosso Estado. O resultado é que Pernambuco voltou a crescer em todos os setores, principalmente na indústria, que está fortalecida com grandes players e melhores condições para empreender na nossa terra”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Novamente, a indústria do Estado teve um desempenho acima do registrado pelo país no mesmo setor na comparação entre o último trimestre de 2025 e os últimos três meses de 2024. Ainda segundo o IGPE, que é vinculado à Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag-PE), a indústria de transformação pernambucana puxou esse desempenho, com alta de 1,9% contra queda de 2% do mesmo segmento nacional. A construção civil de Pernambuco também registrou um crescimento superior ao do Brasil, com alta de 1,1% contra -2,9%.

“Pernambuco mantém a sua forte trajetória de crescimento econômico sustentada em parte pelo nível histórico de investimento alcançado pela gestão estadual. Um dos exemplos é o belo desempenho da construção civil, que é um reflexo das várias obras que o Estado vem executando e que significou uma virada de chave na atividade que era bastante impactada pelo baixo investimento encontrado em anos anteriores. Hoje seguimos comemorando os resultados do Estado”, afirmou o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques.

Com crescimento de 2% no mesmo período de 2025, o setor de serviços pernambucano, que representa quase 70% do PIB estadual, registrou o mesmo percentual do setor no país. A atividade de comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas no Estado teve grande destaque, crescendo muito acima do Brasil, com alta de 5,8% contra 0,2%. As atividades imobiliárias em Pernambuco cresceram 2,8% contra 1,9% no país.

No Estado, a agropecuária teve uma variação de 0,6% no último trimestre do ano passado na comparação com o mesmo período de 2024, enquanto o Brasil teve alta de 12,1%.

Arcoverde vai sediar Centro de Referência em Saúde do Trabalhador com apoio do Governo de Pernambuco

A cidade de Arcoverde conquistou a aprovação unânime para sediar um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), em articulação com a VI GERES e com apoio do Governo de Pernambuco. A decisão marca um novo avanço na estrutura da saúde pública da região e posiciona o município como polo estratégico na assistência e na vigilância à saúde do trabalhador.

A proposta representa a etapa inicial para a implantação do serviço, que terá abrangência regional e será responsável por desenvolver ações de promoção, prevenção e monitoramento das condições de trabalho e de saúde. O projeto segue agora para análise de viabilidade técnica junto ao Ministério da Saúde, com participação direta do Governo de Pernambuco, ampliando a integração entre os entes públicos.

A construção do CEREST reforça o movimento de reestruturação da rede regional de saúde, com foco em serviços especializados e maior capacidade de resposta às demandas da população trabalhadora. A iniciativa resulta de articulação institucional entre municípios, Estado e instâncias de gestão do SUS, consolidando um novo ciclo de investimentos e organização da assistência na região.

O prefeito Zeca Cavalcanti destacou o impacto da conquista para Arcoverde e municípios vizinhos. “Arcoverde volta a assumir um papel de liderança regional com ações que melhoram a vida das pessoas. Esse resultado mostra a força do diálogo e das parcerias que estamos construindo, inclusive com o Governo do Estado, para trazer serviços estruturantes e ampliar o acesso da população à saúde”, afirmou.

Garanhuns inicia vacinação contra a Influenza neste sábado (28) com Dia D

Campanha visa proteger grupos prioritários em meio à alta das doenças respiratórias em todo o Brasil

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, inicia, neste sábado (28), a Estratégia de Vacinação contra a Influenza 2026. A mobilização terá início com o Dia D, em que todas as Unidades Básicas de Saúde e o Parque Euclides Dourado estarão abertos para vacinação dos grupos prioritários, incluindo idosos, gestantes e crianças de 6 meses a menores de 6 anos.

O Dia D de vacinação contra a Gripe acontece das 8h às 16h, em todas as UBSs e no Parque Euclides Dourado. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação com CPF e Carteira de Vacinação. Pessoas pertencentes aos demais grupos prioritários, como puérperas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde e professores do ensino básico e superior também poderão se vacinar.

Segundo o boletim InfoGripe, da Fiocruz, divulgado na última sexta-feira (20), o vírus Influenza A (H1N1/H3N2) registrou aumento na circulação em todo o país, inclusive em Pernambuco, impulsionando o aumento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

A campanha de vacinação se estenderá até o dia 30 de maio, com o objetivo de proteger a população contra o avanço de doenças respiratórias sazonais. No município, 59.851 pessoas fazem parte dos grupos prioritários. A vacina da Influenza protege contra as variantes H1N1, H3N2 e B, sendo uma das principais formas de redução de casos graves e óbitos.

Rodrigo Pinheiro e Raquel Lyra anunciam início das obras do novo Aeroporto de Caruaru

Ao lado da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, destacou, nesta sexta-feira (27), a importância da iniciativa estadual para viabilizar um novo ciclo de desenvolvimento no município com a construção do aeroporto. A gestora assinou a autorização para o início das obras, marcando um avanço aguardado há décadas para o Agreste. “Planejamento, orçamento, recurso garantido, licitação na rua. Agora é ver esse sonho antigo virar realidade”, afirmou Rodrigo. O evento contou ainda com a presença da vice-governadora Priscila Krause, do deputado federal Fernando Monteiro, único deputado a destinar emenda de bancada para a obra, além de prefeitos, deputados estaduais e autoridades políticas.

Em seu discurso, Rodrigo ressaltou a importância da parceria institucional para a concretização do empreendimento e parabenizou a governadora pela condução do projeto. Ele também destacou o ambiente de segurança jurídica construído ao longo dos anos em Caruaru, com apoio da Câmara de Vereadores e do setor produtivo. “Os empresários sabem do que estou falando. Isso é fruto de diálogo, de leis aprovadas e de uma construção coletiva que dá confiança para investimentos como esse”, afirmou.

O prefeito ainda pontuou que a chegada do aeroporto é resultado de uma série de intervenções estruturantes realizadas pela gestão municipal em conjunto com o Governo do Estado. Entre elas, citou obras de mobilidade, reurbanização e melhorias no Distrito Industrial, além de investimentos em infraestrutura como a Via Parque e a futura ligação entre o Alto do Moura e a BR-232. “Não se faz um equipamento como esse sem preparar a cidade. Estamos falando de desenvolvimento econômico, geração de emprego e oportunidades para nossa gente”, reforçou.

Rodrigo Pinheiro também destacou o impacto do novo aeroporto para o turismo, especialmente durante o São João de Caruaru, que atrai milhões de visitantes todos os anos. Segundo ele, a expectativa é que, já nos próximos ciclos juninos, turistas possam desembarcar diretamente na cidade. “São mais de quatro milhões de pessoas que circulam no São João. Esse equipamento vai fortalecer ainda mais o maior e melhor São João do mundo e impulsionar toda a economia da região”, concluiu.

Governo do Estado divulga resultado definitivo das provas objetivas e discursivas do Concurso Público Unificado de Pernambuco

Candidatos podem acessar o site da Fundação Carlos Chagas para consultar a relação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração (SAD), divulgou, nesta sexta-feira (27), o resultado definitivo das provas objetivas e discursivas do Concurso Público Unificado de Pernambuco (CPU-PE), referente aos cargos de níveis médio e superior, este último contemplando formações específicas e de qualquer área (blocos 1, 2 e 3, respectivamente). A relação completa dos candidatos pode ser consultada no site da Fundação Carlos Chagas (FCC), organizadora do certame, no endereço: www.concursosfcc.com.br. 

“O Governo do Estado cumpre mais uma importante etapa do Concurso Público Unificado de Pernambuco, certame que trouxe diversas inovações, a exemplo da distribuição em blocos dos cargos oferecidos. Os candidatos devem ficar atentos ao portal da Fundação Carlos Chagas para conferir todas as comunicações oficiais relacionadas ao CPU-PE”, enfatizou a secretária de Administração, Ana Maraíza.

A próxima etapa será a convocação dos candidatos que não tiveram a autodeclaração como pretos ou pardos confirmada anteriormente. O chamamento será publicado exclusivamente no site da Fundação Carlos Chagas (FCC) e é destinado aos que optaram por concorrer às vagas reservadas, mas não tiveram a autodeclaração validada na etapa anterior.

CPU – Numa iniciativa inédita, o Governo do Estado realizou o primeiro Concurso Público Unificado de Pernambuco (CPU-PE). Foram ofertadas 462 vagas em nove órgãos, para cargos ou especialidades de níveis médio e superior. Um dos destaques do certame é que os candidatos puderam concorrer a até três cargos distintos. Além disso, todas as regiões do Estado foram contempladas com a aplicação das provas.

Pernambuco realiza Dia D de vacinação contra a influenza neste sábado (28/03)

A campanha anual de vacinação segue até 30 de maio em todo o país
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) inicia, neste sábado (28 de março), a Estratégia de Vacinação contra a Influenza 2026 em todo o Estado. A data marca o lançamento da campanha e também o ‘Dia D’ de mobilização com o foco na ampliação da cobertura vacinal entre os grupos prioritários, com vacinação realizada simultaneamente nos municípios pernambucanos. O Programa Estadual de Imunizações já distribuiu 812 mil doses do imunizante, encaminhadas pelo Ministério da Saúde (MS), para o início da estratégia.

De maneira prioritária, o órgão de saúde federal elegeu os grupos formados por crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e idosos com 60 anos ou mais como linha de frente da estratégia. (demais grupos elegíveis estão no final do texto).  A campanha anual de vacinação contra a influenza segue até 30 de maio e ocorre em um momento importante para a saúde pública no Estado. Para a estratégia deste ano, a SES-PE estima imunizar 3.701.610 pessoas pertencentes aos grupos prioritários.

A vacina sazonal contra a influenza é considerada trivalente, pois oferta a proteção contra três cepas do vírus presentes no hemisfério sul: Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação de rotina contra influenza: crianças, gestantes e idosos com 60 anos e mais.

Pernambuco vivencia período de sazonalidade dos vírus respiratórios, que se estende até o mês de agosto, quando historicamente há aumento da circulação de vírus como influenza, Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e rinovírus, elevando o número de atendimentos e internações por doenças respiratórias, principalmente na população formada por crianças menores de 2 anos de idade.

Nesse cenário, a vacinação contra a influenza é considerada a principal estratégia de prevenção, contribuindo para reduzir casos graves, hospitalizações e óbitos relacionados à doença. A imunização também ajuda a diminuir a pressão sobre os serviços de saúde durante os meses de maior circulação viral.

“A Secretaria Estadual de Saúde reforça que a vacinação é essencial neste período do ano, quando aumenta a circulação de vírus respiratórios. A orientação é que todas as pessoas pertencentes aos grupos prioritários procurem a unidade de saúde mais próxima para garantir a imunização e contribuir para a proteção individual e coletiva. Para os municípios, nossa orientação é para o incremento das ações de busca ativa dos públicos prioritários, com a realização de ações extramuro, e a disponibilização do imunizante em locais de fácil acesso dos munícipes”, explica a superintendente de Imunizações do estado, Magda Costa.

Até 21 de março, período correspondente a Semana Epidemiológica (SE) 11, foram registrados 1.024 casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Deste total, 175 foram classificados como Srag por influenza.

Ainda como forma de proteção contra os vírus respiratórios, a superintendente destaca que o estado oferta o anticorpo monoclonal nirsevimabe, indicado para bebês prematuros (menores de 36 semanas gestacional e 6 dias) e aqueles menores de 2 anos (1 ano, 11 meses e 29 dias), que apresentam comorbidades elegíveis.

Há ainda no âmbito do Sistema Único de Saúde, a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), voltada para aplicação em gestantes a partir da 28ª semana e que, por meio dos anticorpos transmitidos durante a gestação, protege o bebê nos primeiros seis meses de vida.

GRUPOS PRIORITÁRIOS
Puérperas;
Povos indígenas e quilombolas;
Pessoas em situação de rua;
Trabalhadores da saúde;
Professores do ensino básico e superior;
Profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas;
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros;
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso;
Trabalhadores portuários e dos Correios;
População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.

Prefeito Rodrigo Pinheiro assina contratos do Bolsa Atleta 2026 e mostra a força do esporte em Caruaru

A tarde dessa quinta-feira (26) foi marcada pela assinatura dos contratos do Programa Bolsa Atleta 2026, em Caruaru. A iniciativa da Prefeitura contemplou 38 atletas e paratletas, que representam o município em competições nacionais e internacionais.

O programa é dividido em seis categorias: estudantil, regional, nacional “A”, nacional “B”, internacional “A” e internacional “B”, com valores destinados ao custeio de despesas como alimentação, passagens e materiais esportivos.

O atleta de paradesporto Rafael Lucena destacou a importância do incentivo. “Esse apoio garante mais tranquilidade para treinar e competir. É fundamental para que possamos seguir representando bem Caruaru”, afirmou.

O prefeito Rodrigo Pinheiro ressaltou o compromisso com o esporte. “Estamos investindo nos nossos atletas e fortalecendo o esporte como ferramenta de transformação. Esses investimentos reforçam nossa cidade como referência esportiva no Brasil e contribuem para a formação de novos atletas”, disse.

O fortalecimento de políticas públicas como o Bolsa Atleta contribuiu para que Caruaru conquistasse o título de “Cidade Americana do Esporte”, consolidando o município como referência no desenvolvimento esportivo.

Gabriel Porto se filia ao PSB como pré-candidato a federal e amplia presença do partido no Agreste

Em movimento que reforça a estratégia de interiorização do partido, o PSB oficializou, na noite da quinta-feira (26), a filiação de Gabriel Porto, pré-candidato a deputado federal. Com atuação centrada no Agreste Meridional, ele chega à sigla para fortalecer o grupo político liderado pelo prefeito do Recife, presidente nacional do PSB e pré-candidato a governador de Pernambuco, João Campos, e contribuir com a construção de um novo projeto para o estado.

“Estou chegando para somar. Sou um soldado e nosso grupo político está à disposição. A gente vai rodar Pernambuco para defender esse projeto. Trago a força do Agreste para esse palanque. Tenho certeza que é desse grupo que vai sair a verdadeira mudança de Pernambuco. A gente divide os mesmos ideais, o mesmo projeto de mudança”, afirmou Gabriel Porto.

Durante o ato, João Campos destacou a força do partido para o próximo ciclo eleitoral. “O PSB sairá dessas eleições, mais uma vez, como o maior partido do estado de Pernambuco. Vamos fazer a maior bancada de deputados federais e deputados estaduais, e a gente vai fazer isso não só em tamanho, mas em qualidade. Esse dia de hoje é um símbolo disso: de fortalecer o nosso conjunto e poder buscar um resultado que vai ser representado na melhoria do dia a dia das pessoas”, declarou.

Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado Álvaro Porto (MDB) ressaltou o papel de Gabriel na representação da juventude e do interior. “Tenha certeza, João, de que Gabriel vai estar junto representando não só o Agreste Meridional, mas representando a juventude, os pernambucanos e essa luta. A gente tem certeza de que uma nova história vai começar em Pernambuco assim como começou no Recife”, avaliou.

O ato contou com a presença do presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes, do pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), da pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), da prefeita de Canhotinho, Sandra Paes, e outras lideranças da região.

Governadora Raquel Lyra aumenta repasse do Programa Investe Escola para até R$ 300 milhões em 2026

O aporte será liberado em parcelas ao longo do ano para as unidades escolares da rede estadual

A governadora Raquel Lyra autorizou, nesta quinta-feira (26), um aporte de até R$ 300 milhões para o Programa Investe Escola em 2026, voltado à melhoria da infraestrutura e ao fortalecimento das ações pedagógicas nas unidades da rede estadual de ensino aptas a receber os recursos. O novo decreto amplia em R$ 100 milhões o limite de investimento em relação a 2025, quando o valor autorizado foi de até R$ 200 milhões. A decisão está publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (27).

“Ampliamos o investimento no Investe Escola para até R$ 300 milhões em 2026. O programa garante que esse recurso chegue direto às unidades, dando mais autonomia para que os gestores façam as melhorias necessárias no dia a dia. É assim que a gente fortalece a educação: investindo onde precisa e criando as condições para que nossos jovens tenham um futuro melhor”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Os valores poderão ser utilizados no fortalecimento das atividades pedagógicas, como a aquisição de materiais para aulas práticas e laboratoriais. Também está prevista a compra de materiais permanentes e de consumo, além de investimentos em adequações dos espaços físicos e na manutenção da infraestrutura, incluindo serviços como pintura e capinação, por exemplo.

“O programa garante mais autonomia, incentivo e capacidade de planejamento para os gestores, que passam a ter melhores condições de atender às necessidades específicas de suas unidades, promovendo melhorias estruturais e oferecendo mais conforto para estudantes, professores e toda a comunidade escolar. Esse apoio se soma às ações da própria Secretaria de Educação, que já atua na manutenção, reforma e requalificação das escolas”, explicou o secretário da Educação, Gilson Monteiro.

Os repasses às escolas serão realizados em parcelas até o final do ano e incluem ainda outras ações estratégicas, como o Investe Tec, voltado à aquisição de equipamentos tecnológicos para as Escolas Técnicas Estaduais, e o Projeto de Incentivo às Bandas e Fanfarras de Pernambuco, que apoia o desenvolvimento desses grupos.

Os recursos são transferidos por meio do InvestCard, cartão pré-pago adotado desde 2024 para dar mais agilidade e transparência à execução do programa. Para ter acesso aos valores, as escolas precisam contar com uma Unidade Executora Própria (UEx) formalizada e estar em dia com a prestação de contas de exercícios anteriores. A aplicação dos recursos deve seguir um Plano de Aplicação Financeira (PAF), elaborado por cada unidade.