Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Gabriel Porto reforça presença em Caruaru com apoio dos vereadores Mano do Som e Thiago Macaco

A pré-candidatura de Gabriel Porto (PSB) a deputado federal segue se fortalecendo com o anúncio de novas adesões. Desta vez em Caruaru, maior colégio eleitoral do interior e quarto maior de todo o estado de Pernambuco. Nesta sexta-feira (27.03), os vereadores Mano do Som e Thiago Macaco declararam apoio ao pré-candidato.

“Nossa caminhada ganhou ainda mais força num município de representatividade gigante. É uma satisfação receber o apoio de vereadores que acreditam no nosso projeto e decidiram se juntar a nós nesta caminhada marcada pelo compromisso de trabalhar por Pernambuco, pelo Agreste, por Caruaru e por nossa gente”, avalia Gabriel.

De acordo com o pré-candidato, a preparação para a disputa prossegue com diálogo com lideranças de diversas regiões, conhecendo realidades e demandas de cada uma delas. “Vamos seguir conversando e construindo nosso plano de trabalho. O apoio de Mano do Som e Thiago Macaco nos enche de ânimo para continuar a jornada. São dois representantes de uma cidade de vital importância política, econômica e cultural para o estado. Caruaru não é chamada de capital do Agreste por acaso. Poder fazer alianças com lideranças do município, nos enche de responsabilidade e fé, para representar cada pernambucano que acredita em dias melhores”, afirma Gabriel.

Marconi Santana prestigia Expormarço em Bodocó e reforça laços com lideranças e comunidade

A cidade de Bodocó viveu dias de intensa movimentação com a realização da Expormarço 2026, um dos eventos mais tradicionais do Sertão de Pernambuco, e contou com a presença marcante de Marconi Santana. Durante sua agenda no município, Marconi percorreu os pavilhões da feira, dialogando com expositores e produtores rurais sobre o potencial da nossa pecuária e a força da produção local. A visita reafirmou o compromisso de Marconi com o desenvolvimento econômico da região, valorizando cada iniciativa que gera emprego e renda para o povo sertanejo e destacando a importância de eventos que unem tradição e inovação no campo.

Um dos pontos altos da passagem por Bodocó foi o momento de confraternização em na casa de taipa, onde Marconi Santana participou de um almoço ao lado do Dr. Joelson e de toda a comitiva. Em um ambiente que exala a história e a cultura do nosso Sertão, o encontro foi pautado pela hospitalidade e pelo fortalecimento das amizades que sustentam sua trajetória política. A saboreada feijoada e as boas conversas serviram para estreitar ainda mais os laços com as lideranças locais, demonstrando que a política feita com pé no chão e proximidade com as pessoas é a base para qualquer projeto de futuro.

A agenda em Bodocó também foi marcada por encontros significativos com a comunidade, onde Marconi Santana recebeu o carinho dos moradores e ouviu atentamente as demandas da região. Ao caminhar pelo pátio da Expormarço, ficou evidente a sintonia entre sua liderança e os anseios da população, que vê na união de forças o caminho para o crescimento regional. Marconi encerrou sua visita agradecendo a acolhida generosa do povo de Bodocó e do Dr. Joelson, reafirmando que seguirá trabalhando incansavelmente para que as riquezas do nosso Sertão sejam cada vez mais valorizadas e respeitadas em todo o estado.

Prefeitura de Santa Cruz vai distribuir peixe para a Semana Santa a quem mais precisa

A Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde, por meio da assistência social do município, realiza mais uma edição da ação “Peixe na Mesa”, garantindo o peixe da Semana Santa a famílias em situação de vulnerabilidade social.

As inscrições acontecem na segunda (30) e terça-feira (31), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Para participar, os interessados devem apresentar RG ou CPF e comprovante de residência.

Podem se inscrever famílias atendidas pelo CRAS e pelo CREAS, beneficiários do Programa Bolsa Família com renda per capita inferior a R$218, usuários da Cozinha Comunitária e pais de crianças cadastradas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

A entrega dos peixes será realizada na quarta-feira, a partir das 8h, em dois pontos: na quadra próxima ao Posto São Sebastião, na sede do município, e na Quadra Poliesportiva do distrito de Jatiúca.

Romero Albuquerque se filia ao PSB e une trajetória política à de João Campos rumo ao governo de Pernambuco

Filiação foi anunciada pelo próprio prefeito do Recife nas redes sociais

O deputado estadual Romero Albuquerque anunciou sua filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), legenda do prefeito do Recife e pré-candidato ao governo de Pernambuco, João Campos. A confirmação veio pelo próprio João Campos, que publicou nas redes sociais uma postagem em colaboração com Romero e sua esposa, a vereadora Andreza Romero, que já integra o PSB.

“Me filio ao PSB porque acredito no projeto de João Campos para Pernambuco. Um projeto sério, comprometido com as pessoas e com os animais”, disse o deputado.

A decisão ganha contornos políticos evidentes. Nas últimas semanas, o União Brasil, partido que Romero deixa, declarou apoio à governadora Raquel Lyra. Romero é, hoje, o parlamentar que mais confronta a gestão Lyra na Assembleia Legislativa de Pernambuco: foram dele as denúncias sobre irregularidades no contrato da Cetus Construtora com a Secretaria de Educação, da suspensão de cirurgias eletivas no sistema estadual de saúde, do superfaturamento de cirurgias de castração, e o pedido de impeachment da governadora pelo esquema de favorecimento à Logo Caruaruense, empresa de transporte do pai da governadora que circulava irregularmente e sem vistorias desde o início da atual gestão.

O PSB, por sua vez, é o campo oposto: é de lá que João Campos constrói a principal alternativa ao atual governo estadual. Para Romero, a filiação não é apenas uma mudança de legenda, é a formalização de um posicionamento que já vinha sendo construído nas tribunas da Alepe.

A pauta da causa animal fortalece o vínculo com o projeto de João Campos. Recentemente, o prefeito e o casal inauguraram o Hospital Veterinário 24 horas no Recife e anunciaram outras políticas de proteção e bem-estar animal.

“Estamos com João Campos desde a eleição em 2020. O que construímos desde então não são ações de campanha, mas políticas permanentes, que existem independente do calendário eleitoral. É isso que separa quem governa com responsabilidade”, Albuquerque acrescentou.

Comunidade do Bem recebe obras de urbanização na Imbiribeira

Intervenções da Prefeitura do Recife levam saneamento, pavimentação e abastecimento de água a mais de 1,5 mil famílias

A Prefeitura do Recife, por meio do ProMorar, segue avançando nas obras de urbanização integrada que vão melhorar a qualidade de vida de cerca de 1,5 mil famílias da Comunidade do Bem, na Imbiribeira. As intervenções já somam 18 vias concluídas e 149 ligações intradomiciliares, com ações de drenagem, pavimentação, abastecimento de água e esgotamento sanitário. Durante visita para a entrega da segunda etapa, a comunidade recebeu o prefeito João Campos e o vice-prefeito Victor Marques.

Na ocasião, o prefeito destacou o andamento das obras e o compromisso da gestão com a conclusão do projeto. “Estamos entregando a segunda etapa e a terceira já está em andamento. A obra só para quando estiver tudo pronto e bem feito”, afirmou. Ele também reforçou o investimento: “Esse foi um compromisso assumido desde o início da gestão, para garantir mais qualidade de vida para a população”.

O investimento total é superior a R$ 34 milhões, e o percentual de execução é de aproximadamente 70%. A previsão de conclusão é para setembro deste ano.

A secretária do Gabinete de Projetos Especiais, Marília Dantas, destacou o impacto das intervenções. “As obras do ProMorar representam um avanço significativo na qualidade de vida da população, com soluções estruturantes que integram infraestrutura e redução de riscos”, afirmou.

Morador da comunidade há cerca de 14 anos, Alexandre Benjamin de Souza, 49 anos, destacou a transformação no dia a dia após as obras. “A gente não esperava por isso. Antes, as compras ficavam na rua e precisávamos trazer tudo de carrinho de mão. Hoje, o carro para na porta”, relatou.

Aureneide Maria da Silva, 64 anos, que vive na comunidade há 20 anos, também ressaltou a mudança. “Era um beco apertado, mal passava moto ou bicicleta. Agora está tudo diferente. A gente só tem a agradecer por essa mudança na nossa vida”, afirmou.

DRENAGEM – Na área de drenagem, o projeto garante a captação e o escoamento adequado das águas das chuvas, direcionando-as para a rede existente da Avenida Sul e a margem direita do Rio Jordão. Estão sendo implantados dispositivos como meios-fios com sarjeta, canaletas de concreto, valetas de proteção de aterro e galerias pluviais. Ao todo, foram projetados 1.049 metros de rede de drenagem, dos quais 584,5 metros já foram executados.

PAVIMENTAÇÃO – O projeto contempla a implantação de vias com estrutura adequada ao tráfego local, utilizando revestimento em blocos pré-moldados de concreto. Estão previstas 32 vias, somando cerca de 5,9 quilômetros de extensão, das quais 18 já estão concluídas. As obras também avançam no sistema de abastecimento de água: dos mais de 6 quilômetros de rede projetados, cerca de 4,2 quilômetros já foram implantados.

TRATAMENTO DE ESGOTO – Foram projetados 4.458 metros de rede coletora, com 3.197,35 metros já executados, além de 149 ligações intradomiciliares. O sistema contará ainda com uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), com três níveis de tratamento — primário, secundário e terciário — atualmente em fase de terraplenagem.

O chefe do gabinete do ProMorar, João Charamba, ressaltou a ampliação das ações na comunidade. “Esse conjunto de obras reforça o compromisso da gestão em levar infraestrutura completa às comunidades. Já entregamos uma Unidade de Saúde da Família e um Arrecifes da Cidadania, equipamentos importantes para os moradores”, afirmou.

As obras integram um pacote de intervenções da Prefeitura na comunidade, que também prevê a implantação de uma creche, ecoestação, centro de reciclagem e a construção de unidades habitacionais, já em execução pela Secretaria de Habitação.

”Teremos uma eleição vitoriosa”, diz João Campos, em ato do PT em apoio à sua pré-candidatura

Líder da Frente Popular celebrou a aliança com o partido do presidente Lula e a indicação de Humberto Costa para uma das vagas ao Senado na futura chapa

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), celebrou, neste sábado (28), o apoio do PT à sua pré-candidatura a governador de Pernambuco e a indicação do senador Humberto Costa (PT) para compor a futura chapa da Frente Popular. Durante a plenária do Partido dos Trabalhadores, em Olinda, João Campos destacou a importância da união do campo progressista em torno da reeleição do presidente Lula (PT), a composição de bancadas comprometidas com a democracia no Congresso Nacional e o alinhamento de propósitos na construção de um novo projeto para Pernambuco.

“Em momentos em que a história nos pede posição, é fundamental ter propósito, ter coragem, e é inegociável ter lado. O lado da Frente Popular, o lado do PT, o lado do PSB é o lado das causas populares. Nós teremos uma eleição vitoriosa. E uma eleição que vai demarcar o campo político em nosso estado. Vamos fazer a campanha do presidente Lula em todas as cidades de Pernambuco. Eu sou lulista e não tenho nenhum problema em afirmar isso”, discursou o pré-candidato a governador.

João Campos disse ainda que respeita o tempo “da discussão programática e o rito de cada partido” e celebrou a indicação de Humberto Costa para concorrer à reeleição pela Frente Popular, o mesmo grupo político em que ele se elegeu senador em 2010 e 2018. “Quero agradecer, Humberto, nossa parceria. Eu disse de forma reservada e quero dizer de forma pública: você é uma pessoa muito correta, íntegra, que tem lado, que joga dentro de conjunto, dentro de time, e eu fico muito feliz de saber que nós construímos juntos um time que vai fazer o bom debate, que vai construir de forma correta e representar aquilo que deve ser representado neste momento”, disse João.

Com o movimento, a Frente Popular se consolida como único palanque de Lula no estado. Segundo João Campos, o grupo vai se dedicar a percorrer todas as cidades pernambucanas para falar do projeto de um estado melhor. “Que a gente possa materializar isso ao longo dos próximos meses, unindo as pessoas, buscando entender as angústias, compreender as preocupações e que a gente, mais uma vez, bote a política como alternativa para construir as soluções na ponta para quem pode estar desesperançado, esperando que um tempo melhor chegue”, declarou.

Para o senador Humberto Costa, a consolidação da aliança entre PSB e PT em Pernambuco dá a tranquilidade de “um caminho que já é conhecido por nós há muito tempo”. “Temos uma trajetória de alianças políticas com o PSB, que é uma trajetória muito importante. No interior, nos lugares aonde eu vou, temos uma torcida forte para que aconteça essa aliança política, e ela aconteceu. Nós vamos marchar para defender Pernambuco, para defender a candidatura de Lula, a nossa candidatura e para nós podermos defender um Pernambuco que possa mais. Para que isso aconteça, é importante a unidade”, afirmou.

A deliberação do PT, encerrada com 86% dos votos a favor da resolução construída pelo diretório estadual, definiu a tática eleitoral do partido no próximo pleito. A indicação do nome de Humberto Costa completa a futura chapa da Frente Popular antes mesmo do fim da janela partidária, o que demonstra a organização do grupo para o próximo pleito. Além da escolha de Humberto, também já houve definições em torno das pré-candidaturas de Marília Arraes (PDT) para a outra vaga ao Senado e de Carlos Costa (Republicanos) para o cargo de vice-governador.

Na 57ª edição da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, governadora Raquel Lyra ressalta tradição turística e cultural do espetáculo

Este ano, o evento celebra o centenário de Plínio Pacheco

Considerado o maior teatro ao ar livre do mundo, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém abriu sua 57ª edição com a pré-estreia nesta sexta-feira (27), com a presença da governadora Raquel Lyra e da vice-governadora Priscila Krause. Durante o espetáculo, que acontece no distrito de Fazenda Nova, no município do Brejo da Madre de Deus, no Agreste Central, a chefe do Executivo estadual destacou a importância do evento para o turismo e a cultura pernambucana.

“Estamos todos juntos para prestigiar os 57 anos da Paixão de Cristo, homenageando o centenário do querido Plínio Pacheco. Aqui, nós mantemos a tradição, fortalecendo a nossa economia, cultura e o turismo pernambucano. O Governo de Pernambuco sempre trabalha para apoiar esse espetáculo, reconhecido em todo Brasil. Pelo quarto ano consecutivo estamos estamos marcando presença para poder divulgar um evento tão lindo e reconhecido por todos que aqui passam”, ressaltou Raquel Lyra.

A edição, mais uma vez, recebe o apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). O suporte reforça o compromisso da gestão estadual com a valorização de eventos que estimulam a economia criativa e o turismo nas diferentes regiões do estado.

A vice-governadora Priscila Krause destacou que o espetáculo é uma manifestação da arte e da fé. “O espetáculo mudou o cenário do Brejo da Madre de Deus, gerando emprego e renda para a população. E nossa gestão tem contribuído para a região com obras como a da PE-145, garantindo o ir e vir das pessoas com mais rapidez e segurança”, pontuou.

A temporada 2026 da Paixão de Cristo tem início neste sábado (28) e segue até o próximo sábado, 4 de abril. “O turista ao chegar tem conforto, acessibilidade e estrutura de qualidade. São esses incentivos que fortalecem o turismo pernambucano, possibilitando que o turista retorne sempre ao nosso Estado”, destacou o secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba.

SEGURANÇA – Durante a Semana Santa 2026, a Secretaria de Defesa Social (SDS) reforça a segurança em Fazenda Nova com mais de 3,2 mil postos de trabalho e investimento cerca de R$ 585,9 mil. Com foco na segurança do público que participa da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, será realizado um esquema operacional entre os dias 27 de março e 4 de abril.

Do total, atuarão 2.353 policiais militares, 334 policiais civis, 178 bombeiros militares, 18 profissionais da Polícia Científica, 12 integrantes da Corregedoria, 27 da Secretaria Executiva de Defesa Civil e 333 servidores das áreas de monitoramento, inteligência e gestão operacional.

LEI SECA – Durante a Semana Santa, a Operação Lei Seca (OLS) está intensificando ações de educação e fiscalização. A Operação irá atuar em pontos com maior risco de consumo de bebidas alcoólicas, agindo estrategicamente em Fazenda Nova, Gravatá, na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Litoral Norte e Sul. A intensificação dos trabalhos vai até este domingo (29/03) e retorna no dia 02 de abril e segue até o dia 4.

Acompanharam o espetáculo os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Cacau de Paula (Cultura), Hercílio Mamede (Casa Militar), Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha); o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula; e o deputado federal Guilherme Uchôa Jr. Também prestigiaram os prefeitos Roberto Asfora (Brejo da Madre de Deus); padre Joselito (Gravatá); Simão Durando (Petrolina); além do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Com um investimento de R$ 96 milhões, governadora Raquel Lyra autoriza início das obras de ampliação do Aeroporto de Caruaru

Obra moderniza a infraestrutura do aeródromo e deve ampliar voos e fluxo de passageiros no Agreste. Com a finalização, terminal poderá receber aviões maiores

“Escolhemos o caminho da transformação. Essa obra é um divisor de águas para o interior e para Pernambuco todo”, foi com essa fala que, nesta sexta-feira (27), um dia histórico para o Agreste pernambucano, a governadora Raquel Lyra assinou a autorização para início das obras de reforma e ampliação do Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru. Com um investimento de R$ 96 milhões em recursos estaduais nesta primeira etapa, a intervenção é um marco para o município do Agreste Central, que há décadas aguardava melhorias na infraestrutura do aeródromo. Com as obras concluídas, o terminal poderá receber aviões de grande porte. No evento, ao lado da vice-governadora Priscila Krause, deputados e prefeitos, a chefe do Executivo estadual destacou a importância do equipamento para a região.

“Estamos realizando um sonho do povo do Agreste. Com o início das obras do novo aeroporto de Caruaru, com expansão da pista, garantimos conexões não só para Pernambuco, mas para todo o país e para o mundo. Isso faz com que uma terra que sempre foi de gente empreendedora, de prosperidade, possa ter ainda mais oportunidade de alavancar novos negócios. Por muito tempo ouvimos essa promessa, mas não existia sequer projeto. Agora estamos fazendo as coisas do jeito certo”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A obra, liderada pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), contempla a reforma e adequação da pista de pouso e decolagem, da faixa de pista, da RESA (Área de Segurança de Fim de Pista), das pistas de táxi e do sistema de drenagem, além da instalação de auxílios à navegação e da elaboração do projeto executivo. Assim, o novo aeroporto vai permitir voos noturnos e receber aviões de maior porte, como aviões a jato. Atualmente, operam no aeroporto apenas aviões de pequeno porte. Em breve, será licitada a segunda etapa para construção do terminal, que, junto com esta primeira etapa, totalizará cerca de R$ 140 milhões em investimentos.

“Este era o sonho de todo caruaruense, um aeroporto novinho. São R$ 96 milhões nessa primeira etapa, com toda a pista remodulada, permitindo voos noturnos. A pista vai sair de 1.800 metros para 2.250 metros. Daqui a 14 meses vamos entregar esse aeroporto para que o São João, para que o Polo de Confecções, para que esse povo tão trabalhador possa exportar sua inteligência e seu trabalho para o Brasil e para o mundo todo”, acrescentou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho.

Com prazo de execução de 300 dias, os serviços serão feitos pelas empresas do Consórcio Fênix/Ancar/CPM. As intervenções de modernização do aeroporto visam ampliar a malha aérea, aumentar a capacidade de operação e o fluxo de passageiros, fortalecendo o desenvolvimento econômico e social da região, com destaque para os setores têxtil, de confecções e de turismo.

Para o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, o investimento representa uma nova fase para a cidade. “É a gestão cumprindo aquilo que promete. Temos a certeza que Caruaru será outra cidade, fazendo parte do desenvolvimento do Nordeste”, afirmou. O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), Clauston Pacas, registrou que “essa obra vai trazer modernidade e será um ganho tanto para área de logística quanto para o transporte de pessoas”.

O deputado federal Fernando Monteiro comemorou o início dos serviços. “O Agreste tem pujança, o grande São João, a Feira da Sulanca, e esse aeroporto vai ser o motor de ainda mais desenvolvimento”, disse. O deputado estadual Joãozinho Tenório destacou que esta “não é apenas uma obra, é uma ação que vai impulsionar a economia do polo de confecções”.

OBRAS – A iniciativa em Caruaru integra uma série de investimentos no sistema aeroportuário do Estado, que somam mais de R$ 300 milhões. Entre as ações, destacam-se os aportes de R$ 135 milhões no Aeroporto Carlos Wilson, de Fernando de Noronha, e de R$ 20 milhões no Aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada, além de outras intervenções em unidades do Estado.

Estiveram presentes no evento os ex-prefeitos de Petrolina, Miguel Coelho, e de Santa Cruz do Capibaribe, Fabinho Aragão, os secretários de Estado Túlio Vilaça (Casa Civil), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), Eduardo Vieira (Chefe de Gabinete) e Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha); e os deputados estaduais Joaquim Lira e France Hacker. Também acompanharam a cerimônia os prefeitos Simão Durando (Petrolina), Gena Lins (Taquaritinga do Norte), Sérgio Colin (Toritama), Marlos Henrique (Maraial), Dra. Cátia (Jataúba), Diego Cabral (Camaragibe), Fabinho Lisandro (Salgueiro), Diogo Lima (Barra de Guabiraba), Elias Meu Fii (Pombos), Dió Filho (Riacho das Almas), Beto do Sargento (Belém de Maria), Márcia Barreto (Joaquim Nabuco), Miruca (Água Preta), Júnior de Beto (Palmares), George de Sidney (Granito) e Fátima Borba (Côrtes). Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

André de Paula assume Ministério da Agricultura na terça-feira (31)

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, assume na próxima na próxima terça-feira (31) o ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Uma fonte confirmou ao blog de Alberes Xavier, que o presidente Lula (PT) formalizou o convite a André e já marcou a posse para a terça-feira (27).

A pasta vinha sendo comandada por Carlos Fávaro, que esteve à frente do Mapa desde o início do atual governo. A mudança faz parte de um rearranjo político na Esplanada dos Ministérios, com o objetivo de fortalecer a base aliada e reorganizar espaços estratégicos dentro da gestão federal.

PT estadual anuncia tática eleitoral neste sábado (28)

O Partido dos Trabalhadores (PT) em Pernambuco reúne a direção estadual neste sábado (28/03). Logo após a reunião, o partido fará o anúncio de sua decisão para a disputa eleitoral de 2026. A atividade acontecerá às 11h, no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções, em Olinda.

Além do presidente estadual, o deputado federal Carlos Veras, que informará a decisão partidária, o anúncio contará com a presença do senador Humberto Costa, da senadora Teresa Leitão e de lideranças do partido e aliados.