Licitação da estrada será publicada no Diário Oficial do Estado e obra da adutora terá início nos próximos dias
Durante a celebração do Domingo de Ramos, no município de Poção, Agreste do Estado, a governadora Raquel Lyra assinou, neste domingo (29), a licitação para a requalificação da PE-197, rodovia que conecta Pesqueira a Poção, com investimento de R$ 62,9 milhões. A chefe do Executivo estadual autorizou ainda a construção da Adutora de Poção, que vai regularizar o abastecimento de água na região com investimento de R$ 28 milhões.
“Eu estou muito feliz aqui no Domingo de Ramos, com uma celebração linda, que há décadas consegue unir o povo em torno de amor, paixão e orgulho na abertura da Semana Santa. Estou aqui também para dar boas novas. Está garantida a licitação da estrada que liga Poção até Pesqueira. São quase R$ 70 milhões de investimento, quase 30 quilômetros de estrada. Vamos também iniciar as obras da nova adutora que vai poder finalmente matar a sede da população”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
A rodovia PE-197 possui 29 quilômetros de extensão, e sua requalificação beneficiará moradores e turistas que visitam a região. A iniciativa integra o programa PE na Estrada, que promove investimentos superiores a R$ 5 bilhões e já alcançou mais de 1,5 mil quilômetros de rodovias restauradas.
Já a adutora terá 28 quilômetros de extensão levando água de Pesqueira até Poção, beneficiando 11 mil pessoas com abastecimento diário. O projeto contempla ainda a construção de duas estações elevatórias e uma estação de tratamento de água.
O prefeito Guilherme Vasconcelos contou da satisfação em receber o Governo do Estado e dos investimentos. “Estamos muito felizes com os anúncios que a governadora Raquel Lyra trouxe para Poção. Hoje foram assinadas não apenas obras, mas sonhos, e quando saírem do papel serão conquistas históricas para nós. Esperamos há 30 anos por essas melhorias”, ressaltou.
A tradicional Romaria ao Cruzeiro de Poção marca o início da Semana Santa no município e reúne milhares de fiéis de diversas regiões de Pernambuco e estados vizinhos. Em um ato de fé e devoção, os romeiros seguem em procissão até a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, cumprindo promessas e renovando pedidos.
O deputado Romero Sales Filho acompanhou a agenda e destacou a importância da chegada das obras para Poção. “As obras anunciadas aqui foram esperadas há décadas, motivo de luta há anos. Poção estava abandonada, mas graças ao Governo do Estado, tenho a oportunidade de ver a realidade mudar”, disse.
No evento, estiveram presentes o secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho; e os prefeitos Gilvandro Estrela (Belo Jardim), Dra. Cátia (Jataúba), Pedro Pilota (Itaíba) e Marcos Cacique (Pesqueira).

Encerrando as atividades do Mês da Mulher em Salgueiro, a prefeitura realizou na manhã deste domingo, 29, a 2ª Corrida Mulheres em Movimento, que reuniu centenas de participantes. Organizado pela Secretaria de Cultura e Esportes, o evento incentivou a prática de atividades físicas entre as mulheres e conscientizou contra o feminicídio.
Foto no ano de 2017, quando da festa dos cinco anos deste blog, na Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB de Afogados da Ingazeira. da esquerda da direita, NIll Júnior, Luciano Duque na época prefeito de Serra Talhada, Marconi Santana, prefeito de Flores, o radialista Anchieta Santos (In memoriam) e Wellington Junior. Foto dos arquivos deste blogueiro. Se você tem uma foto antiga, e quer publicar no FOTO É HISTÓRIA, envie para o email: finfa@blogdofinfa.com.br ou para WhatsApp (81) 996530059, que publicaremos.
O prefeito Fredson Brito anunciou um importante avanço para a educação de São José do Egito: o reajuste real de 15,94% no salário dos professores da rede municipal. A medida contempla profissionais ativos e inativos, reafirmando o compromisso da gestão com a valorização da categoria.
A Prefeitura de Salgueiro se uniu a outras importantes instituições no intuito de estimular a inovação no município, com consequente desenvolvimento tecnológico e econômico. O Núcleo de Inovação – Inova Salgueiro foi lançado nessa sexta-feira, 27, em cerimônia realizada no auditório do Campus Salgueiro do IFSertãoPE.
A atividade sobre contenção de encostas e hidrologia será realizada em Jardim Monte Verde, onde alunos de engenharia e áreas afins conhecerão ainda o sistema Plugow
O município de Itapetim deu início, na noite da última sexta-feira (27), à execução do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), iniciativa do Governo Federal voltada ao fortalecimento da agricultura familiar. A ação ocorre por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com o Governo Municipal e apoio da Câmara de Vereadores.
A primeira etapa do programa no município foi marcada pela entrega de lotes a 11 famílias agricultoras, em evento realizado no distrito de São Vicente. De acordo com as informações divulgadas, este é o primeiro assentamento viabilizado pelo programa em Itapetim.
Segundo o programa, cada família beneficiada tem acesso a financiamentos de até R$ 116 mil para investir na estruturação das propriedades rurais. Entre as possibilidades de aplicação dos recursos estão a construção de açudes e poços, aquisição de animais, instalação de cercas, construção de currais, entre outras melhorias voltadas à produção. Os beneficiários também poderão acessar linhas complementares de crédito, como o Pronaf A.
O deputado estadual Luciano Duque cumpriu agenda no município de Trindade, no Sertão do Araripe, nesta sexta-feira, com foco em ações voltadas ao fortalecimento da agricultura e do desenvolvimento regional. Pela manhã, o parlamentar participou de uma audiência pública que discutiu a importância da implantação do Canal do Sertão pernambucano, projeto estratégico para garantir segurança hídrica e impulsionar a produção agrícola na região.
O prefeito Fredson Brito realizou a entrega de tênis para alunos da rede municipal de ensino, contemplando estudantes do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa é inédita e marca a primeira vez na história de São José do Egito que os alunos recebem esse tipo de benefício como parte do fardamento escolar.
O médico e pré-candidato a deputado estadual Bruno Marques oficializou, nasexta-feira (27), sua filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), legenda pela qual vai disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco nas eleições deste ano.