Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Governadora Raquel Lyra anuncia requalificação da PE-197 e construção da Adutora de Poção

Licitação da estrada será publicada no Diário Oficial do Estado e obra da adutora terá início nos próximos dias

Durante a celebração do Domingo de Ramos, no município de Poção, Agreste do Estado, a governadora Raquel Lyra assinou, neste domingo (29), a licitação para a requalificação da PE-197, rodovia que conecta Pesqueira a Poção, com investimento de R$ 62,9 milhões. A chefe do Executivo estadual autorizou ainda a construção da Adutora de Poção, que vai regularizar o abastecimento de água na região com investimento de R$ 28 milhões.

“Eu estou muito feliz aqui no Domingo de Ramos, com uma celebração linda, que há décadas consegue unir o povo em torno de amor, paixão e orgulho na abertura da Semana Santa. Estou aqui também para dar boas novas. Está garantida a licitação da estrada que liga Poção até Pesqueira. São quase R$ 70 milhões de investimento, quase 30 quilômetros de estrada. Vamos também iniciar as obras da nova adutora que vai poder finalmente matar a sede da população”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A rodovia PE-197 possui 29 quilômetros de extensão, e sua requalificação beneficiará moradores e turistas que visitam a região. A iniciativa integra o programa PE na Estrada, que promove investimentos superiores a R$ 5 bilhões e já alcançou mais de 1,5 mil quilômetros de rodovias restauradas.

Já a adutora terá 28 quilômetros de extensão levando água de Pesqueira até Poção, beneficiando 11 mil pessoas com abastecimento diário. O projeto contempla ainda a construção de duas estações elevatórias e uma estação de tratamento de água.

O prefeito Guilherme Vasconcelos contou da satisfação em receber o Governo do Estado e dos investimentos. “Estamos muito felizes com os anúncios que a governadora Raquel Lyra trouxe para Poção. Hoje foram assinadas não apenas obras, mas sonhos, e quando saírem do papel serão conquistas históricas para nós. Esperamos há 30 anos por essas melhorias”, ressaltou.

A tradicional Romaria ao Cruzeiro de Poção marca o início da Semana Santa no município e reúne milhares de fiéis de diversas regiões de Pernambuco e estados vizinhos. Em um ato de fé e devoção, os romeiros seguem em procissão até a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, cumprindo promessas e renovando pedidos.

O deputado Romero Sales Filho acompanhou a agenda e destacou a importância da chegada das obras para Poção. “As obras anunciadas aqui foram esperadas há décadas, motivo de luta há anos. Poção estava abandonada, mas graças ao Governo do Estado, tenho a oportunidade de ver a realidade mudar”, disse.

No evento, estiveram presentes o secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho; e os prefeitos Gilvandro Estrela (Belo Jardim), Dra. Cátia (Jataúba), Pedro Pilota (Itaíba) e Marcos Cacique (Pesqueira).

2ª Corrida Mulheres em Movimento reúne centenas de participantes em Salgueiro

Encerrando as atividades do Mês da Mulher em Salgueiro, a prefeitura realizou na manhã deste domingo, 29, a 2ª Corrida Mulheres em Movimento, que reuniu centenas de participantes. Organizado pela Secretaria de Cultura e Esportes, o evento incentivou a prática de atividades físicas entre as mulheres e conscientizou contra o feminicídio.

Com participação de 300 mulheres, a corrida teve largada e chegada na praça da Academia das Cidades, em frente à EREM Carlos Pena Filho. As competidoras percorreram 5 km em três categorias: Mulher em Movimento (de 18 a 35 anos), Mulher Cidadã (36 a 49 anos) e Mulher Empoderada (mais de 50 anos).

Antes do início da prova, as atletas participaram de um exercício de aquecimento e degustaram um café da manhã com muitas frutas, servido pela prefeitura. Ao longo do percurso, a organização também disponibilizou pontos de hidratação para as participantes completarem a prova.

No encerramento houve a cerimônia de premiação das cinco primeiras colocadas de cada categoria, sorteio de brindes e um momento de lazer com show do artista local Mateus Oliveira.

Foto é história

Foto no ano de 2017, quando da festa dos cinco anos deste blog, na Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB de Afogados da Ingazeira. da esquerda da direita, NIll Júnior, Luciano Duque na época prefeito de Serra Talhada, Marconi Santana, prefeito de Flores, o radialista Anchieta Santos (In memoriam) e Wellington Junior. Foto dos arquivos deste blogueiro.  Se você tem uma foto antiga, e quer publicar no FOTO É HISTÓRIA, envie para o email: finfa@blogdofinfa.com.br ou para WhatsApp (81) 996530059, que publicaremos.

Prefeito Fredson anuncia reajuste real de 15,94% para professores ativos e inativos da rede municipal de São José do Egito

O prefeito Fredson Brito anunciou um importante avanço para a educação de São José do Egito: o reajuste real de 15,94% no salário dos professores da rede municipal. A medida contempla profissionais ativos e inativos, reafirmando o compromisso da gestão com a valorização da categoria.

O aumento representa um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos educadores, que desempenham papel fundamental na formação das novas gerações e no desenvolvimento do município.

Segundo o prefeito, a decisão foi tomada com responsabilidade e planejamento, garantindo que o município continue investindo na qualidade da educação sem comprometer o equilíbrio das contas públicas.

“Esse reajuste é uma forma de valorizar quem está na sala de aula e também quem já contribuiu tanto com a educação do nosso município. Estamos falando de um aumento real, fruto de uma gestão responsável e comprometida com as pessoas”, destacou Fredson.

A iniciativa reforça a política da gestão municipal de investir na educação como base para o crescimento de São José do Egito, reconhecendo o papel essencial dos professores e promovendo melhores condições para o exercício da profissão.

Prefeitura de Salgueiro e outras instituições lançam movimento para estimular a inovação no município

A Prefeitura de Salgueiro se uniu a outras importantes instituições no intuito de estimular a inovação no município, com consequente desenvolvimento tecnológico e econômico. O Núcleo de Inovação – Inova Salgueiro foi lançado nessa sexta-feira, 27, em cerimônia realizada no auditório do Campus Salgueiro do IFSertãoPE.

Com o lema ‘Conectando talentos, território e oportunidades’, a iniciativa surge com a finalidade de transformar Salgueiro em um polo de inovação regional, a partir da integração entre diferentes setores (governo, instituições de ensino, empresas e organização do terceiro setor). A ideia é aproveitar as potencialidades e vocações locais para fomentar a economia, gerando mais empregos.

De caráter colaborativo, o movimento conta com a participação da prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; da Fachusc, UPE, IFSertãoPE, Univasf e ETE Professor Urbano Gomes de Sá, representando a educação; Sebrae e Instituto SAF Social, como instâncias do terceiro setor; e da classe empresarial, por meio das empresas Norpeças e Central da Construção.

O prefeito do município, Fabinho Lisandro, participou do lançamento e destacou a importância da ação. “Esse é um momento que a gente deve quebrar muitos paradigmas, com a tecnologia, a inovação e a capacidade de fazer construção [coletiva]; de inovar e empreender a partir das potencialidades e das vocações que nós temos”, disse.

Os representantes das instituições envolvidas no Núcleo de Inovação vão se reunir periodicamente para pensar e discutir ideias que possam fomentar a inovação em Salgueiro, beneficiando também a região.

Governo de Pernambuco oferece aulão de campo na maior obra de contenção de encostas em área urbana do Brasil

A atividade sobre contenção de encostas e hidrologia será realizada em Jardim Monte Verde, onde alunos de engenharia e áreas afins conhecerão ainda o sistema Plugow

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh PE), promove na terça (31), aulão de campo sobre contenção de encostas e hidrologia para estudantes de engenharia e áreas afins. A atividade começa às 8h em Jardim Monte Verde, na Região Metropolitana do Recife, que abriga a maior obra de contenção de encostas em área urbana do País.

Podem se inscrever alunos da UFPE, UPE, Unicap e do IFPE, por meio de um formulário. Serão apresentadas as soluções de engenharia e as técnicas executivas aplicadas na estabilização da encosta. Também haverá uma visita técnica guiada à obra. Os estudantes  terão ainda a oportunidade de conhecer o Plugow, sistema que capta, trata e armazena água de chuva.

Estão previstas três apresentações para os participantes. Na primeira, Max Taylo Araújo Lima, gerente de Projetos e Orçamento da Seduh, falará sobre “Obras de Contenção: Jardim Monte Verde”. A segunda ficará a cargo de Claudenice Paulino da Silva, gerente de Licenciamento Ambiental da Seduh, que abordará o tema “Licenças Ambientais.” A última será sobre o sistema Plugow e quem falará será Ruan Oliveira Fernandes, gerente de Planejamento e Operações da Pluvi.

Em seguida, o aulão terá uma mesa-redonda mediada pelo professor Júlio César de Lima, da Pluvi e do IFPE. Estarão presentes os professores Micaella Raíssa Falcão de Moura (Unicap), da área de Clima e Resiliência; Pedro Eugenio Silva de Oliveira (UPE), da área de Geotecnia; Maria Clara Mavia de Mendonça (IFPE), de Saneamento e Educação Ambiental; e Sylvana Santos (UFPE), da área de Recursos Hídricos.

O revestimento das encostas soma mais de 40 mil m² em Jardim Monte Verde, onde em maio de 2022 morreram 44 pessoas vítimas de deslizamentos causados por fortes chuvas. Além de realizar essa obra, o Governo de Pernambuco implantou 516 sistemas Plugow.

“Ao captar água da chuva, o Plugow reduz o excesso de água no solo, que é uma das causas do deslizamento de barreiras”, afirma Francisco Sena, secretário de Desenvolvimento Urbano da Seduh PE. “Além disso, garante o abastecimento suplementar da população com  água potável.”

O total de investimento em Jardim Monte Verde, localizado entre os municípios do Recife e de Jaboatão dos Guararapes, é superior a R$ 50 milhões e inclui ações de habitação popular para famílias com renda de até dois salários mínimos no escopo do programa Morar Bem PE, nas modalidades Entrada Garantida (subsídio de R$ 20 mil para a entrada do financiamento da casa própria) e  Reforma no Lar (custeio de reparos no valor de até R$ 18 mil).

Atualmente as encostas estão se tornando um grande mural de graffiti, com intervenção artística promovida pela Seduh PE. Os painéis vão ocupar toda a área e são de autoria de seis renomados artistas urbanos: Adelson Boris, Mila Barros, Fany Lima, Galo de Souza, Glauber (Arbos) e Marquinhos ATG. Quando finalizada, a obra será submetida ao Guinness, de registro internacional de recordes, como o maior mural de graffiti do mundo.

Itapetim é contemplado pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário do Governo Federal e realiza entrega dos primeiros lotes às famílias beneficiadas

O município de Itapetim deu início, na noite da última sexta-feira (27), à execução do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), iniciativa do Governo Federal voltada ao fortalecimento da agricultura familiar. A ação ocorre por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com o Governo Municipal e apoio da Câmara de Vereadores.

A primeira etapa do programa no município foi marcada pela entrega de lotes a 11 famílias agricultoras, em evento realizado no distrito de São Vicente. De acordo com as informações divulgadas, este é o primeiro assentamento viabilizado pelo programa em Itapetim.

O investimento inicial é de aproximadamente R$ 3,7 milhões. A previsão é que, nos próximos meses, outras 135 famílias sejam contempladas, o que poderá elevar o volume total de recursos para mais de R$ 60 milhões.

Segundo o programa, cada família beneficiada tem acesso a financiamentos de até R$ 116 mil para investir na estruturação das propriedades rurais. Entre as possibilidades de aplicação dos recursos estão a construção de açudes e poços, aquisição de animais, instalação de cercas, construção de currais, entre outras melhorias voltadas à produção. Os beneficiários também poderão acessar linhas complementares de crédito, como o Pronaf A.

A elaboração dos projetos e o acompanhamento técnico das famílias ficam sob responsabilidade da empresa Maragato, que atuará no suporte às atividades produtivas e na orientação dos agricultores.

O evento contou com a presença de diversas lideranças, entre elas Dinho França, coordenador nacional do MLST e representante do MDA; Leonardo, representante do MLST; João Pedro, da empresa Maragato; o vice-prefeito Chico de Laura; o ex-prefeito Adelmo; o deputado federal Carlos Veras; o presidente do Sindicato Rural, Sandro; Prazeres, do Conselho de Desenvolvimento Rural; além de vereadores, secretários e diretores municipais e outras autoridades.

O Programa Nacional de Crédito Fundiário tem como objetivo ampliar o acesso à terra e fomentar a produção rural, contribuindo para a geração de renda e o desenvolvimento no campo.

Duque participa de audiência sobre o Canal do Sertão e entrega equipamentos agrícolas em Trindade

O deputado estadual Luciano Duque cumpriu agenda no município de Trindade, no Sertão do Araripe, nesta sexta-feira, com foco em ações voltadas ao fortalecimento da agricultura e do desenvolvimento regional. Pela manhã, o parlamentar participou de uma audiência pública que discutiu a importância da implantação do Canal do Sertão pernambucano, projeto estratégico para garantir segurança hídrica e impulsionar a produção agrícola na região.

Durante o encontro, Duque destacou o impacto direto da obra para os produtores do Araripe e reforçou seu compromisso institucional com o tema. “O Canal do Sertão é uma pauta histórica e essencial para o nosso povo. Estamos falando de água para produzir, gerar renda e garantir dignidade para milhares de famílias do sertão. Como presidente da Comissão de Agricultura da Alepe, vou levar esse debate para dentro da Casa, reunindo todos os atores responsáveis para avançarmos na concretização desse projeto”, afirmou.

Já no período da tarde, o deputado esteve na aldeia Atikum, também em Trindade, onde realizou a entrega de dois tratoritos que irão fortalecer a agricultura familiar na comunidade indígena. A ação contou com a presença da liderança Lamarth Piancó.

“Esses equipamentos chegam para somar no dia a dia dos agricultores da aldeia, ajudando no preparo da terra e aumentando a produção. Nosso compromisso é levar mais condições de trabalho para quem vive do campo”, completou o parlamentar.

Prefeito Fredson entrega tênis para alunos do fundamental 2 e EJA em São José do Egito

O prefeito Fredson Brito realizou a entrega de tênis para alunos da rede municipal de ensino, contemplando estudantes do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa é inédita e marca a primeira vez na história de São José do Egito que os alunos recebem esse tipo de benefício como parte do fardamento escolar.

A ação garante mais conforto no dia a dia escolar, além de representar uma importante economia para as famílias, que passam a contar com esse apoio no material dos estudantes.

Durante a entrega, o prefeito destacou o simbolismo da iniciativa e o cuidado com os alunos da rede pública.“É a primeira vez que a gente faz isso em São José do Egito. Estamos garantindo mais dignidade, conforto e apoio às famílias, cuidando de quem realmente precisa e investindo no futuro da nossa educação”, afirmou Fredson.

A entrega dos tênis faz parte de uma série de ações voltadas à valorização da educação no município, ampliando o acesso e melhorando as condições para que os estudantes possam aprender com mais qualidade.

Com a iniciativa, a gestão municipal reforça o compromisso com políticas públicas que impactam diretamente a vida dos alunos, promovendo inclusão, bem-estar e igualdade de oportunidades dentro da rede de ensino.

Bruno Marques se filia ao PSB e fortalece disputa por vaga na Alepe

O médico e pré-candidato a deputado estadual Bruno Marques oficializou, nasexta-feira (27), sua filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), legenda pela qual vai disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco nas eleições deste ano.

O ato de filiação reuniu nomes de peso da política estadual, como o prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques, pai do pré-candidato, além da pré-candidata ao Senado Marília Arraes (PDT), do pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos) e do presidente estadual do partido, Sileno Guedes. A ficha foi abonada pelo presidente nacional da sigla, João Campos, que também é pré-candidato ao Governo do Estado.

Bruno chega ao PSB como um dos nomes promissores da nova geração política. Com apoio de sete prefeitos e diversas lideranças espalhadas pelo estado, ele entra na disputa com expectativa de alcançar uma votação expressiva, podendo ultrapassar a marca dos 60 mil votos.

Com perfil jovem, boa articulação e discurso que dialoga com diferentes públicos, o pré-candidato é visto como um reforço importante para o partido na disputa proporcional.

Durante o ato, Bruno destacou o significado da filiação e o compromisso assumido com a população pernambucana.

“Ontem vivi uma noite muito especial: minha filiação ao PSB Pernambuco, um partido que carrega uma história de luta, compromisso e respeito pelo povo pernambucano. Esse momento reforça ainda mais minha responsabilidade com Pernambuco e com cada pessoa que acredita em um futuro melhor. É uma honra, mas também uma grande missão fazer parte dessa caminhada ao lado de João e de tantas outras lideranças que trabalham pelo nosso estado”, afirmou.

Ele ainda reforçou o tom da pré-campanha: “Seguimos em frente, firmes e fortes, com fé, coragem e compromisso com o povo”.