Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Governadora Raquel Lyra assina, no Recife, termo para Cozinhas Solidárias e inaugura Centro de Referência da Mulher em Moreno

Nesta segunda-feira (30), às 15 horas, a governadora Raquel Lyra assina, no Palácio do Campo das Princesas, os termos de fomento para execução de 34 Cozinhas Solidárias distribuídas pelo Estado. Com investimento de R$ 4,9 milhões, a iniciativa vai garantir 76.500 refeições gratuitas mensais para famílias em situação de vulnerabilidade.

Mais tarde, às 17 horas, a chefe do Executivo estadual inaugura o Centro de Referência da Mulher em Moreno, espaço especializado para o acolhimento de vítimas de violência doméstica, que oferece atendimento psicológico, social e jurídico.

Duque entrega ensiladeira e tratorito para agricultores de Pedra

Neste domingo (29), o deputado estadual Luciano Duque esteve ao lado do vereador Mecinho Lira de Pedra, na comunidade de Panelas, onde realizou a entrega de uma ensiladeira e um tratorito para fortalecer o trabalho dos agricultores locais. Os equipamentos vão contribuir diretamente para a produção e o armazenamento de alimento para os rebanhos, especialmente no período de estiagem.

Durante a agenda, o parlamentar destacou a importância de garantir condições de trabalho no campo. “A gente sabe das dificuldades enfrentadas pelo homem e pela mulher do campo, principalmente em tempos de seca. Esses equipamentos chegam para dar mais segurança na produção e ajudar na alimentação dos animais, fortalecendo a agricultura familiar”, afirmou.

Duque também agradeceu a recepção da comunidade e reconheceu o trabalho da associação local. “Quero agradecer, em nome do presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais do Sítio Panelas, Alexandre Tenório, pela acolhida e parabenizar pelo esforço e organização. Nosso mandato segue comprometido em apoiar quem vive e trabalha no campo”, completou.

Ronaldo Caiado anunciará candidatura ao Planalto nesta segunda-feira

Por Natuza Nery

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciará sua candidatura à Presidência da República na tarde desta segunda-feira (30).

Recém filiado ao Partido Social Democrático (PSD) de Gilberto Kassab, ele foi o escolhido para disputar a vaga.

O partido enxerga espaço político em meio à polarização entre Lula e Bolsonaro, mas as chances, contudo, são consideradas baixíssimas até aqui, segundo as pesquisas de opinião.

Até a semana passada, a vaga de candidato do PSD era ocupada por Ratinho Júnior, mas este desistiu da disputa.

A confirmação de Ronaldo Caiado, um tradicional nome da direita, ocorrerá às 16h em uma entrevista coletiva na sede do partido em São Paulo.

Ronaldo Caiado oficializou no dia 14 de março sua filiação no PSD, partido de Gilberto Kassab, na tentativa de viabilizar sua candidatura à Presidência da República. A oficialização aconteceu em um ato de campanha regional na cidade de Jaraguá, a 120 km de Goiânia. Durante o ato, o governador apresentou Daniel Vilela, do MDB, seu atual vice, como candidato à sucessão no cargo.

No PSD, disputavam com Caiado a vaga de candidato à presidente os governadores do Paraná, Ratinho Junior, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Eduardo Leite migrou do PSDB para o PSD em maio de 2025. Ao ingressar no partido de Kassab, Ratinho Jr. já era cotado como um pré-candidato à presidência, mas acabou desistindo. Em janeiro deste ano, foi a vez de Caiado deixar o União Brasil para se filiar à legenda.

Ao anunciar a mudança de partido, Caiado divulgou um vídeo junto com Leite e Ratinho Jr. e disse que “o que sair candidato” entre eles terá o apoio dos demais.

Coluna do Finfa

Com João Campos – O grupo oposicionista da cidade de Tabira, liderado pelo pré-candidato a deputado Jobson Almeida, confirmou que estará apoiando integralmente o candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos. Em reunião que participaram, os vereadores, Marcos de Judite, Nely de Mano, Maria Helena, o ex-presidente da Câmara de Vereadores, Valdemir Filho, ex-vereador Sebastião Ribeiro, a ex vice-prefeita Genedy Brito, o ex-prefeito Mano Sampaio, ex-secretário municipal Geicon Brito, além de suplentes e lideranças tabirense, ficou fechado o apoio incondicional socialista.

Marcou presença – O prefeito da cidade de Flores, Gilberto Ribeiro, esteve presente no encerramento do Jogos Escolares Florenses (JEF 2026). “Quero deixar meu agradecimento especial a cada estudante que entrou em quadra e deu o seu melhor, representando com orgulho suas escolas. Vocês são o verdadeiro espetáculo e a razão de todo esse esforço”, disse o prefeito.

Pacote de ações para fortalecimento da Guarda Municipal – A Prefeitura do Recife lança, nesta segunda-feira (30), às 12 horas, um pacote de ações voltadas ao fortalecimento da Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR). A iniciativa reúne a entrega de novos equipamentos, ampliação da frota e implantação de um novo modelo de gestão e monitoramento das equipes em campo. O evento contará com a presença do prefeito do Recife, João Campos, e do vice-prefeito, Victor Marques. Entre as principais ações está a instalação de um contêiner operacional no Bairro do Recife, que funcionará 24 horas e contará com sistema integrado de videomonitoramento e acompanhamento em tempo real da atuação dos agentes. Na ocasião, também serão entregues 26 novos veículos, sendo motocicletas, SUVs e um ônibus, ampliando a capacidade de atuação da Guarda Municipal em diferentes áreas da cidade. Outro destaque é o avanço no processo de armamento da corporação, com os primeiros agentes já habilitados para atuação armada a partir de abril, após treinamento e autorização da Polícia Federal.Rua com nome errado – No lançamento do seu Cordel Literário com o título Jogadores da Igrejinha, na Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB em Afogados da Ingazeira, o escritor, poeta Ademar Rafael, no seu pronunciamento, afirmou que em Afogados da Ingazeira, existe uma Rua que tem o nome errado até hoje. Segundo Ademar, a Rua Antônio Rafael de Freitas, uma das mais movimentadas no centro da cidade, tem seu nome errado e até agora ninguém retificou, o correto é Antônio Rafael da Cruz. Foto: Finfa

Você sabia? – Que através de emenda do deputado federal, Lucas Ramos, a Prefeitura Municipal do Recife, realizou o recapeamento da Rua Onze de Agosto no Bairro do Totó. “O recapeamento foi entregue e já garante mais segurança para motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres, além de melhorar o tráfego e valorizar toda a região. Em parceria com o prefeito João Campos, essa é mais uma ação que nasce de emenda do nosso mandato, transformando investimento em qualidade de vida de verdade para população”, disse o deputado Lucas Ramos.

Disse“O time está escalado: Lula pré-candidato a presidente, João Campos pré-candidato a governador e o vice Carlos Costa, Humberto Costa e Marília Arraes como pré-candidatos ao Senado. Com esse time campeão, não tem pra ninguém!”. (Presidente Estadual do PT em Pernambuco, deputado federal Carlos Veras na oficiliazação do apoio do Partido dos Trabalhadores a João Campos)Entregou – O Governo Municipal de Itapetim, iniciou a entrega de cestas básicas e peixe às famílias atendidas pelos programas sociais do município. A ação foi coordenada pela Secretaria de Assistência Social.
As entregas aconteceram na sede do município e nos distritos de Piedade e São Vicente. A prefeita Aline Karina, o vice-prefeito Chico de Laura, a secretária de Assistência Social, Laís, e a Diretora de Assistência, Eliane, participaram da entrega. “A iniciativa tem como objetivo garantir o alimento das famílias durante o período da Semana Santa, tradicionalmente marcado por maior consumo de peixe”, disse a prefeita Aline.Participou – O prefeito de Custódia, Manoel Messias, esteve neste domingo (29), participando de uma reunião da Associação do Barro Vermelho, que é presidida por Aldeci e Fátima. “Estive acompanhado da vice-prefeita Anne Lira, do vereador Berg Lira e do amigo Marcílio Ferraz. Um momento de diálogo, união e fortalecimentos das parcerias do Governo Municipal com as Associações do nosso município”, disse o gestor custodiense.

Poderá – O Presidente da Câmara de Vereadores de Arcoverde, vereador Luciano Pacheco, poderá disputar as eleições de outubro próximo. Segundo este blogueiro foi informado, se for disputar, Pacheco será candidato a deputado federal, hoje está filiado ao MDB. Vamos aguardar!

Perguntar não ofende – Ainda têm empresas fantasmas operando em algumas prefeituras do Pajeú?

Josafá Almeida, Junior Matuto e Josimara Cavalcanti se encontram para discutir chapa pelo Republicanos

A pré-candidata a deputada estadual, Josimara Cavalcanti, avalia disputar as eleições de outubro pelo Republicanos. Após se encontrar com o coordenador da chapa do partido e prefeito de São Caetano, Josafá Almeida, e com o deputado estadual Junior Matuto, todos neo-republicanos, Josimara saiu animada com as condições apresentadas pelo partido para o pleito estadual. “A chapa está muito bem montada e isso nos passa confiança.”, afirmou Josimara.

O encontro reforçou o diálogo interno da legenda para consolidar candidaturas competitivas nas próximas eleições. Na executiva estadual, a possível filiação de Josimara Cavalcanti é vista como um reforço importante para o Republicanos, que trabalha para estruturar uma chapa forte e ampliar sua presença na Assembleia Legislativa nas próximas eleições.

Prefeitura de Afogados inicia pagamento de servidores nesta segunda

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira inicia nesta segunda (30) o pagamento do funcionalismo público municipal, salário referente ao mês de março.

Recebem nesta segunda, servidores de todas as secretarias municipais, além de aposentados e pensionistas com vencimentos de até R$ 3 mil.

Na terça (31) será a vez do pagamento de aposentados e pensionistas com vencimentos acima de R$ 3 mil.

Mutirão Todos Pelo Recife leva serviços e atendimentos à população de Brasília Teimosa

A Prefeitura do Recife realizou, no sábado (28), mais uma edição do Mutirão Todos Pelo Recife, desta vez no bairro de Brasília Teimosa. A ação reuniu serviços e atividades promovidos por diversas secretarias e órgãos municipais, contemplando públicos de todas as idades. A programação aconteceu na Escola Municipal Engenheiro Henoch Coutinho de Melo, onde os moradores tiveram acesso a atendimentos nas áreas de saúde, educação, empreendedorismo, lazer e cidadania. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Articulação Política e Social e contou com a presença do prefeito do Recife, João Campos.

Durante a visita, o prefeito destacou a importância da ação. “Hoje, realizamos mais um mutirão aqui em Brasília Teimosa, com serviços de saúde, assistência social, educação e atendimento jurídico. Nosso compromisso é seguir trabalhando e levando serviços a quem mais precisa”, afirmou.

Pela primeira vez, o INSS e a Neoenergia participaram do mutirão, por meio de parceria com a Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome. O INSS ofereceu consultas, agendamentos e encaminhamentos, enquanto a Neoenergia disponibilizou o programa de Tarifa Social de Energia.

A secretária de Assistência Social e Combate à Fome, Edivania Arcanjo, ressaltou a importância de aproximar os serviços da população. “Estamos oferecendo atualização do CadÚnico, inclusão produtiva e serviços como corte de cabelo, design de sobrancelha e massagem, além de parcerias com o INSS e a Neoenergia. O objetivo é facilitar o acesso da população, reunindo diversos atendimentos em um só lugar”, explicou.

Na área de empreendedorismo, a Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, junto com a Emprel, levou ao mutirão a Arena GO, com orientações sobre mercado de trabalho e empreendedorismo.

A Secretaria da Mulher também participou com cadastro para o Projeto Tá com Elas e a Rede de Artesãs, além da divulgação de cursos de qualificação profissional realizados no Centro Marta Almeida.

A Secretaria de Saúde marcou presença com uma ampla oferta de serviços, incluindo consultas com clínico geral e oftalmologista, atendimento odontológico, vacinação e testes para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Também foram disponibilizados serviços de regulação para encaminhamento a especialistas, além de vacinação antirrábica para cães e gatos.

A secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, destacou o reforço da vacinação contra a gripe durante a ação. “Estamos com diversos serviços de saúde disponíveis e hoje também iniciamos a campanha de vacinação contra a gripe. Fazemos um apelo para que o público prioritário se vacine e se proteja contra casos graves da doença”, afirmou.

Para acessar os serviços de saúde, é necessário apresentar documento de identificação, comprovante de residência, cartão SUS e, se possível, cartão de vacinação.

Na área de cidadania, a Secretaria de Direitos Humanos e Juventude levou a Caravana de Direitos, com emissão de RG, ID Jovem, certidões e campanhas como Recife Sem Racismo e Recife Sem Preconceito. Também foram realizadas inscrições de pessoas com mais de 60 anos para atividades em centros de convivência.

O Procon também participou da ação com atendimento para orientação jurídica e registro de reclamações. Já a Secretaria de Esportes ofereceu avaliação nutricional, enquanto as crianças contaram com espaços de recreação.

Moradora da comunidade, Sara Araújo Barros, de 62 anos, aprovou a iniciativa. “Já passei por vários serviços hoje, como aferição de pressão e consulta, e ainda vou ao dermatologista. Está sendo ótimo ter tudo isso perto de casa”, contou.

Outra moradora, Daiane da Silva, de 42 anos, destacou o acesso aos serviços. “Vim tirar meu registro e a identidade do meu filho. É uma ação muito importante para a comunidade. Aqui, conseguimos acesso até a especialidades que são mais difíceis”, relatou.

Prefeitura do Recife garante saneamento completo na Vila do Papel, em São José

ProMorar levou infraestrutura, melhorias habitacionais e equipamentos públicos à comunidade através de uma urbanização integrada

Com mais de R$ 65 milhões em investimentos, a Vila do Papel, no bairro de São José, passou a contar com saneamento 100% integral após a execução de obras de urbanização integrada realizadas pelo ProMorar. Ao todo, 46 vias entre ruas, becos e vielas, foram contempladas com serviços de saneamento, drenagem, pavimentação e abastecimento d’água, além de melhorias habitacionais, implantação de novos equipamentos públicos e avanço nas obras do Conjunto Habitacional São José. O prefeito João Campos e o vice-prefeito Victor Marques realizaram uma vistoria dos serviços neste domingo (29).

Durante a visita, o prefeito João Campos destacou o caráter das intervenções realizadas na Vila do Papel. “Estamos entregando uma urbanização completa, com ruas calçadas, água encanada, esgoto tratado e espaços de convivência para a população”, afirmou. “E aqui o saneamento é de ponta a ponta. Fizemos intervenções nos banheiros das residências até a estrutura que corre nas ruas”, acrescentou. Todas as intervenções contaram com a participação da comunidade, por meio da metodologia da equipe social do programa, que manteve um escritório local para acompanhamento das obras e diálogo com os moradores.

As ações fazem parte do ProMorar, que vem promovendo uma transformação estrutural na comunidade ao integrar obras de infraestrutura à qualificação das moradias. Com cerca de 600 domicílios e aproximadamente 1,4 mil moradores, a localidade passou a contar com rede de esgotamento sanitário, abastecimento de água, drenagem, pavimentação e requalificação de espaços públicos. O vice-prefeito Victor Marques ressaltou o impacto direto na vida da população. “Mais de 500 famílias foram beneficiadas com saneamento, abastecimento de água e melhorias habitacionais, além da implantação de áreas de convivência e garantia de acesso para serviços essenciais”, destacou. Moradora da comunidade há 58 anos, Dona Lourdes celebrou as mudanças. “Nunca imaginei ver tudo isso. Hoje está tudo calçado, organizado, com parque e melhorias dentro das casas. Mudou completamente a realidade daqui”, afirmou.

Intervenções hidrossanitárias – Como parte das ações, foram concluídas as primeiras 10 intervenções hidrossanitárias no interior das residências, com construção e requalificação de banheiros, substituição de louças e metais, instalação de caixas d’água e adequação das ligações internas de água e esgoto.

O prefeito destacou a importância de integrar as melhorias internas às obras urbanas. “Estamos garantindo que as casas tenham condições adequadas de saneamento, com todo o sistema funcionando de forma completa, da residência até o tratamento final”, explicou. As intervenções seguem critérios técnicos e sociais, com base em vistorias e dados socioeconômicos, priorizando famílias em maior situação de vulnerabilidade.

De acordo com a secretária de Projetos Especiais, Marília Dantas, as intervenções têm impacto direto na saúde e na qualidade de vida da população. “Estamos promovendo uma transformação que chega dentro das casas e impacta diretamente a saúde e a qualidade de vida das pessoas”.

COMVIDA  Durante a agenda, o prefeito também vistoriou as obras de extensão do COMVIDA, localizado sob o Viaduto Capitão Temudo. O equipamento vem se consolidando como espaço de lazer, convivência e prática esportiva para a população da região.

HABITACIONAL SÃO JOSÉ – Outro destaque foi o acompanhamento das obras de construção do Conjunto Habitacional São José. Com investimento de R$ 46,5 milhões, o empreendimento contará com 249 apartamentos de um, dois e três quartos, além de área para creche e espaços de convivência.

O prefeito ressaltou o andamento das obras e a integração com as intervenções urbanas. “Estamos avançando com o habitacional São José ao mesmo tempo em que consolidamos a urbanização da Vila do Papel, garantindo infraestrutura completa para a comunidade”, afirmou.

Para o chefe do gabinete do programa ProMorar, João Charamba, o empreendimento representa um avanço na oferta de moradia digna integrada à comunidade. “O habitacional São José é uma das principais entregas do ProMorar na área de moradia digna, integrando habitação de qualidade ao tecido urbano da comunidade”.

Prefeitura do Recife inicia obras de novo conjunto habitacional na Imbiribeira

Empreendimento será construído através do ProMorar vai beneficiar 80 famílias, integrando ainda ações de urbanização e drenagem na região

O Recife ganhará um novo conjunto habitacional voltado a 80 famílias em situação de vulnerabilidade social, na Imbiribeira. Denominado Habitacional Paris, o empreendimento será construído na Rua Paris e contará com 80 apartamentos, sendo fundamental para atender moradores das comunidades de Dancing Days, Sítio das Mangueiras e Ayrton Senna, especialmente aqueles impactados por obras de infraestrutura. A autorização para o início da construção foi assinada neste domingo (29) pelo prefeito João Campos e o vice-prefeito Victor Marques.

Durante a visita ao terreno, o prefeito destacou que o habitacional integra um conjunto de intervenções estruturadoras. “Vamos garantir uma solução habitacional para as famílias que vivem em áreas de risco, ao mesmo tempo em que executamos obras importantes de drenagem, com impacto em toda a cidade”, afirmou João Campos. Também presente, o vice-prefeito Victor Marques ressaltou a importância da escuta da comunidade e do planejamento integrado das ações. “Esse projeto reúne moradia, urbanização e macrodrenagem para enfrentar os alagamentos e melhorar a qualidade de vida da população”, disse..

O empreendimento será erguido com recursos do ProMorar, com investimento de aproximadamente R$ 18,7 milhões. Ao todo, serão 80 apartamentos destinados a cerca de 280 pessoas. O conjunto contará com um bloco de cinco pavimentos, com unidades entre 42 e 58 m², sendo 76 com dois quartos e quatro com um quarto. O terreno possui cerca de 2,1 mil m², e a área total construída será de aproximadamente 5,3 mil m². A estrutura contará com sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta seletiva de resíduos e acessibilidade nas áreas comuns e nas unidades adaptadas.

A secretária de Projetos Especiais da Prefeitura do Recife, Marília Dantas, destacou o impacto das intervenções. “Cada obra representa mais segurança para as famílias e mais tranquilidade nos períodos de chuva. Estamos atuando para reduzir riscos e proteger vidas”, explicou. O projeto também contempla espaços de convivência e lazer, com mobiliário urbano, estacionamento para veículos, bicicletário e áreas verdes com paisagismo planejado, contribuindo para o conforto térmico e a qualidade ambiental do conjunto.

Já o chefe do Gabinete do ProMorar, João Charamba, ressaltou o planejamento do reassentamento. “A ideia é que as famílias afetadas pelas obras de urbanização e macrodrenagem possam ser reassentadas antes do avanço das intervenções, evitando que fiquem no auxílio moradia”, destacou. No território, composto por três Comunidades de Interesse Social, o ProMorar irá implantar obras de urbanização integrada, com infraestrutura de saneamento, drenagem, pavimentação e iluminação, além de intervenções de macrodrenagem com reservatórios de detenção e diques para proteção contra a maré.

POLÍTICA HABITACIONAL – Desde 2021, a política habitacional já viabilizou a construção de mais de 6 mil unidades habitacionais, entre obras concluídas, em andamento, em fase de chamamento público e aprovadas junto ao Governo Federal, além das previstas na PPP Morar no Centro. Foram entregues sete conjuntos, totalizando 1.736 moradias. Atualmente, há obras em andamento em diversas áreas da cidade, incluindo os habitacionais Vila Esperança, Caranguejo Tabaiares, Comunidade do Bem, São José, Vila Aeronáutica e conjuntos nos bairros do Cordeiro e da Iputinga.

O secretário de Habitação do Recife, Felipe Cury, enfatizou a dimensão da política habitacional. “Somando recursos próprios, do Governo Federal e do BID, a Prefeitura está realizando a maior política habitacional da história da cidade”, afirmou.