Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

João Campos arrasta multidão em caminhada na comunidade de Roda de Fogo

Evidenciando sua ligação com as periferias, o prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), escolheu a comunidade de Roda de Fogo, na Zona Oeste, para promover a largada de uma maratona de caminhadas que serão realizadas ao longo dos 30 dias que restam até a hora da votação. Na noite desta sexta-feira (6), acompanhado de seu candidato a vice, Victor Marques (PCdoB), do senador Humberto Costa (PT), de postulantes à Câmara Municipal e de uma multidão vestida de amarelo, o gestor percorreu diversas ruas da localidade, conversou com moradores e comerciantes e recebeu manifestações de apoio.

O ponto de culminância do ato foi emblemático: a principal praça da localidade, nos últimos anos, recebeu diversas entregas da gestão do prefeito João Campos, como a requalificação do campo de futebol pelo programa Gramadão, a revitalização de espaços de lazer e convivência e a reforma do polo da Academia da Cidade. “Trabalhamos muito nesses últimos anos. Esse campo aqui é de primeira, um Gramadão, que é uma realidade que não existia no Recife. A gente fez, mas ainda tem muito mais para realizar, e podem ter certeza de que estou animado para continuar trabalhando e fazendo”, declarou o prefeito, no palco montado no local.

João Campos ainda saudou a comunidade por sua história de luta, destacou feitos de sua gestão – como a duplicação do número de vagas em creche, a entrega de espaços de lazer e a ampliação do quantitativo de equipamentos de saúde – e, por fim, citou propostas para um segundo mandato, como a implantação do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) e do programa Ultrassom Mais Perto, que vão melhorar a capacidade de exames na rede pública. “Na caminhada, conversei com muita gente que falou da luta dessa comunidade por moradia e cidadania, que começou lá atrás, com dom Helder, com Arraes. Muitos avanços foram feitos, mas nunca deixou de haver a luta, a cobrança e o suor do nosso povo. Vou seguir do lado certo, que é a luta do povo do Recife”, disse.

Também no palco, o candidato a vice-prefeito pela Frente Popular, Victor Marques, avaliou que o entusiasmo da multidão foi uma demonstração do reconhecimento do povo a uma gestão de entregas. “É uma alegria fazer hoje a nossa primeira caminhada desta campanha. João, você que passou todo santo dia na rua nestes quatro anos, olhando para o povo, falando com as pessoas, eu tenho certeza que não é novidade nenhuma pra ninguém ver você andando pelas ruas do Recife. A partir de agora, vamos continuar a nossa campanha como a gente começou: respeitando todo mundo, olhando nos olhos das pessoas, apresentando propostas e acreditando no sonho que as pessoas têm de que o Recife pode seguir sendo transformado”, discursou.

No mesmo sentido, o senador Humberto Costa reforçou que o presidente Lula (PT) e seu partido estão firmes ao lado de João Campos para “manter essa grande parceria e seguir juntos nessa luta”. “A sua eleição é absolutamente justa. Você, sem dúvida, terá nessa eleição a maior votação que um prefeito já teve na história do Recife pelo trabalho que você fez e faz”, afirmou.

Moradoras de Roda de Fogo, a diarista Ana Cláudia da Silva, 53 anos, e a dona de casa Jaqueline Xavier, 41, acompanharam o ato de campanha com alegria, manifestando apoio total à reeleição do atual prefeito. “Ele reformou essa praça inteira, o campo, os brinquedos. Foi tudo feito por ele. A gente está muito animada e não tem segundo turno, não. É João no primeiro turno”, disse Ana.

Na Mata Norte, governadora Raquel Lyra entrega requalificação da PE-091 e autoriza restauração da PE-062

Rodovia que liga o centro de Macaparana ao povoado de Pirauá, na Zona da Mata Norte, a PE-091 foi entregue totalmente requalificada nesta sexta-feira (6) pela governadora Raquel Lyra. Os serviços foram executados por meio de um investimento de R$ 19,5 milhões. Ações de pavimentação, drenagem e sinalização foram executadas nos 10,4 quilômetros da via. Ao longo do dia, a gestora ainda assinou a ordem de serviço para restauração da PE-062, no município de Aliança, e acompanhou o avanço da obra de requalificação da PE-075, que liga as cidades de Goiana e Itambé.
“Nosso Governo está comprometido com o desenvolvimento regional. Temos investido recursos em obras nas estradas para garantir que quem vive na Zona da Mata possa ter mais emprego, renda e para que a população tenha o direito de ir e vir com mais segurança. Acreditamos muito na força do interior e de que quanto mais investirmos, mais essa região vai gerar riqueza para Pernambuco e oportunidades para a nossa gente”, destacou Raquel Lyra.
 
Executada pelo Departamento de Estrada de Rodagem (DER), a nova PE-091 recebeu os serviços de recuperação do pavimento, implantação da nova camada de asfalto, novo sistema de drenagem, além da instalação da sinalização horizontal e vertical. A entrega beneficia diretamente mais de 25 mil moradores do município de Macaparana.
“A conclusão da obra melhora o acesso entre as cidades dessa região. A pista requalificada, com sinalização, gera mais segurança viária e facilita o deslocamento para o estado da Paraíba, por exemplo. Além disso, retoma o desenvolvimento para a área, com possibilidade de crescimento da economia”, comentou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra.
 
Já no município de Aliança, a chefe do Executivo estadual assinou ordem de serviço autorizando o início das obras da PE-062. A via será restaurada no trecho com 12 quilômetros que vai do entroncamento com a BR-408, em Aliança, até o povoado de Chã do Esconso. A obra irá beneficiar mais de 140 mil habitantes dos municípios da Mata Norte. Com investimento de R$ 10 milhões, ela deve ser concluída no início de 2025.
Acompanhando as agendas, o deputado estadual Antônio Moraes destacou o comprometimento da atual gestão na melhoria das estradas. “Estamos caminhando no rumo certo para que o estado de Pernambuco tenha estradas novas e com mais qualidade. A governadora Raquel Lyra tem se comprometido com os investimentos necessários para atrair ainda mais desenvolvimento”, registrou.
 
A PE-062 é bastante utilizada como atalho para se chegar às praias do Litoral Norte e ao estado da Paraíba. A obra de restauração estava paralisada havia anos. Demanda antiga da população, a melhoria da via é fundamental para escoar a produção das indústrias instaladas na Mata Norte, principalmente do polo automotivo, e da produção agrícola local.
 
Outra importante obra viária muito aguardada pela população daquela região está em estágio avançado. A PE-075, que interliga os municípios de Goiana e Itambé, recebe serviços em seus 39,7 quilômetros, do entroncamento com a PE-062, em Goiana, até o entroncamento com a PE-082, no distrito de Ibiranga, município de Itambé. A iniciativa conta com investimento de R$ 45 milhões e beneficiará cerca de 115 mil habitantes. A previsão é que a obra seja finalizada no próximo mês de outubro.
AGRESTE – O município de São Vicente Férrer, no Agreste Setentrional, também será contemplado com a requalificação de vias de acesso ao distrito de Siriji. Por meio de um convênio firmado entre o Governo de Pernambuco e o município, ruas da cidade serão pavimentadas, obra que está recebendo investimento de R$ 2,8 milhões do Estado. A governadora esteve no município, nesta sexta-feira (6), para vistoriar o andamento dos serviços, que iniciaram em julho.
 
São quatro ruas contempladas em Siriji e mais duas no centro da cidade. O objetivo do convênio é facilitar o acesso ao distrito e melhorar a mobilidade e infraestrutura da região.
NÚCLEO DE SEGURANÇA – Ao final das agendas desta sexta-feira, a governadora visitou o‬‭ novo Núcleo‬‭ de‬‭ Segurança Integrada (NSI) de São Vicente Férrer. Inaugurado‬‭ em‬‭ junho‬‭ deste‬‭ ano,‬‭ o‬‭ equipamento‬‭ é‬‭ um‬‭ modelo‬‭ de‬‭ gestão‬‭ integrada‬‭ entre‬‭ Estado‬‭ e‬‭ município,‬‭ que‬‭ reúne‬‭ as‬‭ forças‬‭ de‬‭ segurança‬‭ das‬ polícias Civil e Militar com a Guarda Municipal. Para as obras, o Estado destinou R$ 492 mil, e o município, R$ 418 mil.
 
Os‬‭ mais recentes dados‬‭ da Secretaria de Defesa Social (SDS) mostram‬‭ que‬‭ os‬‭ Crimes‬‭ Violentos‬‭ Patrimoniais‬‭ (CVPs) caíram na cidade desde a implantação do núcleo. De‬‭ junho‬‭ a‬‭ agosto,‬‭ foram‬‭ registrados‬‭ cinco‬‭ CVPs‬‭ no‬‭ município,‬‭ contra‬ dez‬‭ no‬ mesmo período do ano passado, o que resultou em uma redução de 50%.
 
Estiveram presentes nas agendas os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Alessandro Carvalho (Defesa Social), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), e o presidente do DER, Rivaldo Melo.

Vice-governadora Priscila Krause participa da entrega das obras de ampliação e requalificação do Aeroporto de Petrolina e destaca investimentos em terminais

Representando a governadora Raquel Lyra, a vice-governadora de Pernambuco Priscila Krause participou, nesta sexta-feira, 6, da entrega das obras de requalificação e ampliação do Aeroporto Internacional Senador Nilo Coelho, em Petrolina, no Sertão do Estado. O aeroporto recebeu investimentos na ordem de R$ 56 milhões da concessionária CCR Aeroportos, que administra o equipamento, para melhorias como a reforma e ampliação do Terminal de Passageiros.

“Só nesta obra, a estimativa é que 341 empregos foram gerados contribuindo também para a economia de Pernambuco e na geração de novas oportunidades para nossa gente. Nossa gestão tem trabalhado para que a infraestrutura do Estado seja recuperada e a melhoria de aeroportos como esse fazem parte do nosso planejamento de dar uma nova estrutura logística para os investidores e à população”, disse a vice-governadora.

“Essa requalificação do Aeroporto de Petrolina beneficia, além do turismo, que é um dos grandes atrativos da região, todo o setor da fruticultura do Vale do São Francisco, sendo um importante equipamento para nossas exportações”, completou Priscila Krause, que também destacou outros investimentos. “Estamos investindo, também, no Aeroporto de Santa Magalhães, em Serra Talhada, no Aeroporto Oscar Laranjeiras, em Caruaru, e no Aeroporto do Arquipélago de Fernando de Noronha, para dar mais conforto aos pernambucanos e fortalecer nossa economia”.

Nessa requalificação, o Terminal de Passageiros do Aeroporto de Petrolina passou de 1.785m² para 2.036m², um aumento de 14%. Também foram realizadas obras para a implantação de uma estação de tratamento de esgoto e a ampliação da profundidade do pátio de aeronaves. Para os passageiros, as principais mudanças se traduziram no conforto da nova sala de embarque, que agora tem 730m², além de três novos portões de embarque. Outro destaque foi a pista de pousos e decolagens, que passou de 2.670m para 2.760m.

De acordo com o secretário de Turismo de Pernambuco, Paulo Nery, a modernização dos aeroportos de Pernambuco é importante para atrair grandes investimentos. “Nós temos batido recorde nos nossos aeroportos e, com esses investimentos, a tendência é que a gente continue crescendo ainda mais. A governadora Raquel Lyra tem como objetivo traçado para a gente a prospecção de novos voos, tanto nacionais quanto voos internacionais”, disse.

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também destacou a importância de obras como essa para o crescimento do número de turistas no Vale do São Francisco. “Essa é uma obra que vai aumentar a capacidade em mais de 3,5 milhões de passageiros. No ano passado, nós já tivemos mais de 500 mil passageiros, um crescimento de 21%, em relação ao ano de 2022, e eu não tenho dúvida que essa região de Petrolina vai continuar crescendo muito”, disse Silvio.

Além da vice-governadora e autoridades, a solenidade contou com a presença do deputado estadual Lucas Ramos; do deputado federal Fernando Bezerra Filho; e do CEO da CCR Aeroportos, Fábio Russo. O evento marcou a entrega dos investimentos da fase 1-B do aeroporto em cumprimento ao contrato de concessão à CCR Aeroportos, sendo a 3ª de um total de 15 entregas planejadas pela CCR Aeroportos para o Aeroporto Internacional de Petrolina.

“Hoje estamos inaugurando, com três meses de antecedência, o Aeroporto de Petrolina. É uma obra que ficou muito bonita, é uma obra que ficou muito agradável e um aeroporto que a gente fala e a gente repete sempre que é o aeroporto que Petrolina merece”, comemorou o CEO da CCR Aeroportos, Fábio Russo.

Prefeitura do Recife investe R$ 12,7 milhões em contenção de encostas no Córrego do Jenipapo

Ao todo, são seis obras, das quais metade já foi concluída, enquanto as outras três estão em andamento e têm previsão de entrega até o final deste ano. Cerca de 600 famílias serão beneficiadas com as intervenções

A Prefeitura do Recife está investindo R$ 12,7 milhões em um pacote de obras de contenção definitiva de encostas no bairro do Córrego do Jenipapo, na Zona Norte da capital. Os serviços vão garantir segurança, conforto e tranquilidade às cerca de 600 pessoas que vivem na área, considerada de risco. Ao todo, são seis obras, das quais metade já foi concluída, enquanto as outras três estão em andamento e têm previsão de entrega até o final deste ano. Os trabalhos estão sendo executados pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB).

Entre as três obras já finalizadas, a maior intervenção foi realizada na Rua Três Morros, onde a Prefeitura investiu R$ 1,3 milhão. Foram construídos 2.600 m² de proteção de talude com tela argamassada e quatro muros de arrimo, totalizando 388 m². Também foram feitos 300 m² de passeio, 170 metros de drenagem e 40 metros de escadaria.

Moradoras da região desde que nasceram, Valdenice Bernardete, 50 anos, e Fábia França, 46 anos, vivem cada uma com suas respectivas famílias na Rua Três Morros e sequer cogitam sair do local, especialmente após a reestruturação. “Foi um milagre. A gente andou muito pra poder conseguir essa obra”, disse Valdenice. “Quando o pessoal da Prefeitura chegou, a gente não acreditou. A gente dormia com medo, teve ano que a gente já saiu daqui por causa da barreira”, compartilhou, frisando a sobre a proposta que ambas receberam de se mudar para o bairro de Dois Unidos. “Graças a Deus ficamos tranquilos. A gente não tem problema, e a gente tá no bairro onde a gente nasceu, o que é melhor. Não pretendemos sair”, complementou Fábia.

Na Rua Córrego do Fernandinho, foram investidos R$ 744 mil na construção de três muros de arrimo, somando 315 m², além de 630 m² de proteção de talude com tela argamassada. As obras também incluíram 70 metros de drenagem e 65 metros de mureta de proteção, reforçando a segurança da área e prevenindo deslizamentos.

Neste trecho, o alívio após a finalização das encostas também é perceptível. “A gente vivia com insegurança, com medo de dormir a noite e amanhecer debaixo do barro”, falou Luana Maria da Silva, 28 anos, moradora de numa casa na Rua Córrego do Fernandinho, localizada exatamente na base de um dos muros de arrimo. “Melhorou a segurança, a limpeza”, ela também acrescentou.

A Rua Bento de Abreu também foi beneficiada com as obras, recebendo um investimento de R$ 182 mil. No local, a URB realizou a construção de 650 m² de proteção de talude com tela argamassada, 26 m² de piso em concreto e 30 metros de drenagem. Além disso, foram construídos 26 metros de mureta de proteção, 20 metros de corrimão e uma escadaria de 14 metros.

Ainda no Córrego do Jenipapo, a Prefeitura do Recife está destinando R$ 7,5 milhões para as obras de estabilização do talude na Rua Padre Antônio Prado. Além disso, estão em andamento contenção de encostas nas Ruas Dom Joaquim, Trajano Morais e 1ª Subida Ferraz de Vasconcelos, com um investimento de R$ 1,7 milhão. Já as Ruas Adolfo Caminha e Álvares Florense estão recebendo aportes de R$ 1,3 milhão para obras de contenção, reforçando a segurança das áreas de risco.

Paraná Pesquisas: João Campos segue líder, com 77,3% das intenções de voto

Mais um instituto confirma a liderança de João Campos (PSB) na busca por um novo mandato à frente da Prefeitura do Recife. Levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta-feira (6) mostra o prefeito e candidato à reeleição com 77,3% das intenções de voto, patamar que é seis vezes superior à soma dos índices das demais candidaturas. Com isso, João Campos segue consolidado como candidato que dispõe da maior vantagem já registrada em pleitos eleitorais na capital pernambucana.

Na pesquisa estimulada, com pontuações distantes dos 77,3% de João Campos, aparecem Gilson Machado (PL), com 5,4%, Daniel Coelho (PSD), com 3,9%, Dani Portela (PSOL), com 1,8%, Tecio Teles (Novo), com 0,9%, Simone Fontana (PSTU), com 0,4%, Victor Assis (PCO), com 0,3%, e Ludmila Outtes (UP), com 0,1%. O índice dos que não sabem ou não responderam chegou a 4%, e o dos que pretendem votar em branco, nulo ou em ninguém, a 6,1%. Em março, ainda em um cenário de pré-campanha e com outros postulantes cotados, João Campos havia atingido 64,6% das intenções de voto em pesquisa do mesmo instituto.

Quando o questionamento foi feito de forma espontânea na pesquisa divulgada nesta sexta-feira, ou seja, sem apresentação dos nomes de nenhum dos candidatos, João Campos obteve 60,9% das intenções de voto. Já Gilson Machado teve 2,5%, Daniel Coelho, 0,8%, Dani Portela, 0,6%, Tecio Teles, 0,1%, e outros candidatos, 0,5%. Nessa modalidade, 29,3% disseram não saber o que responder, e 5,4% afirmaram que pretendem votar em branco, nulo ou em nenhum dos postulantes à Prefeitura do Recife.

ALTA APROVAÇÃO E BAIXA REJEIÇÃO – A pesquisa também mostrou mais um reconhecimento recorde da população a João Campos. Ao todo, 88,4% aprovam a gestão do prefeito, 8,8% desaprovam e 2,9% não souberam ou não responderam. Para 38,1%, o governo do atual prefeito é ótimo, e para 38,5%, é bom, índices que, somados, chegam 76,5% de avaliações como ótimo e bom. Acham a administração regular 16,1%. Já a soma dos que a avaliam como ruim (2,9%) ou péssima (2,5%) chega a 5,4%.

Outro dado da pesquisa mostra que a candidatura de João Campos tem a menor rejeição entre as apresentadas, com apenas 5,9%. Aparece no topo dessa lista negativa o candidato apoiado pela governadora Raquel Lyra (PSDB), Daniel Coelho, com 34,6% de rejeição, seguido por Dani Portela (26%), Gilson Machado (25,3%), Ludmila Outtes (23,5%), Tecio Teles (23,1%), Simone Fontana (18,3%) e Victor Assis (17,5%). Não sabem ou não responderam 8,8%. Outros 4,3% disseram que podem votar em todos.

O levantamento do Paraná Pesquisas foi realizado com 800 eleitores entre os dias 2 e 5 de setembro e foi registrado sob o número PE-04159/2024. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança chega a 95%.

Morre o afogadense Enoque Marques

Acabou de faleceu no Hospital dos Servidores de Pernambuco no Recife, Enoque Marques da Silva, (Enoque da Antarctica, Enoque Caminhoneiro e Enoque Doutor), aos 71 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos.

Enoque vinha lutando há anos contra um câncer, segundo sua esposa Adalva, nesta manhã ele veio a óbito.

O corpo deverá chegar no final da tarde início da noite e o local do velório ainda não foi definido como também o seu sepultamento que deverá ocorrer neste 7 de setembro.

Coluna do Finfa

Assinou – O prefeito de Flores, Marconi Santana, assinou nesta quinta-feira (05), no Palácio Municipal Manoel de Souza Santana, duas Ordens de Serviços para a ampliação das instalações da Creche Tia Carmelita Santana, em mais duas salas de aula totalmente equipadas, bem como, a construção de Quadras Poliesportivas dos Povoados de São João dos Leites, Santana D’Almas e Tenório. “Essas obras impactarão ativamente o cenário da Educação de Flores, proporcionando a ampliação de espaços para novos alunos, com mais conforto, bem como, a prática das mais diversas modalidades de esportes e afins”, disse Marconi.

Pesquisa – Na primeira pesquisa do Instituto Opinião, em parceria com o Blog do Magno, para prefeito de Serra Talhada, após a definição dos candidatos oficiais, a prefeita Márcia Conrado (PT), que disputa a reeleição, aparece na liderança com ampla margem de diferença em relação a Miguel Duque (Podemos), seu principal adversário. Se as eleições fossem hoje, a petista teria 59,5% dos votos e Duque 22,8%, uma diferença de 36,7 pontos. Doutor Luiz Pinto (Psol) pontuou 2,8% e o Sargento Jucelio Souza (PL) 1%. Brancos e nulos somam 4% e os que disseram que se apresentam indecisos chegam a 9,9%.

Hoje – A chapa governista de Iguaracy, Dr. Pedro Alves (prefeito) e Marquinhos Melo (vice-prefeito), acompanhados do prefeito Zeinha Torres, vereadores e lideranças políticas, estarão nesta sexta-feira (06), realizando uma ‘bate papo’, na comunidade Lagoa Nova na zona rural, em frente a residência de Cícero. A concentração será a partir das 18 horas no Comitê Central na Praça Antônio Rabelo.

Agenda – Nesta sexta-feira (6), a governadora Raquel Lyra cumpre extensa agenda na Zona da Mata Norte e Agreste de Pernambuco. Pela manhã, às 9 horas, a gestora assina a ordem de serviço para construção da Nova Escola de Tejucupapo, no município de Goiana. Já às 11:30 horas, a governadora autoriza o início das obras de requalificação da PE-062, em Aliança. À tarde, às 14:30 horas, Raquel entrega a restauração da PE-091, via que liga a cidade de Macaparana ao povoado de Pirauá, e inaugura mais uma etapa do programa Ilumina PE; às 16 horas a chefe do Executivo estadual acompanha o início das obras de pavimentação de vias do distrito de Siriji, em São Vicente Férrer, e às 17 horas, visita o Núcleo de Segurança Integrada da mesma cidade.

Domingo – O prefeito de Brejinho e candidato à reeleição, Gilson Bento, acompanhado do seu vice-prefeito Naldo de Valdin, candidatos a vereador, estarão no próximo domingo (08), participando do primeiro comício que será realizado no Distrito de Placas de Piedade. Em contato com este blogueiro, Gilson confirmou que a concentração será a partir das 16:10 horas no pátio da feira, em seguida em carreata seguem para o evento.

Frase“Nossa meta é atingir 100% dos terreiros na zona rural de Afogados da Ingazeira”. (Prefeito e candidato a reeleição Sandrinho Palmeira, ao participar na última terça-feira (03), de reunião com moradores e representantes da associação das comunidades rurais de Travessão, Pereiros e Encruzilhada)

Firma contrato – O Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú) oficializou, por meio de dispensa de licitação, um contrato com o Instituto de Administração e Tecnologia (ADM&TEC) para a elaboração e execução de um processo seletivo que visa a contratação de profissionais para atender às demandas da Central de Regulação e da Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Serra Talhada. O contrato, assinado em 23 de maio de 2024, prevê a prestação dos serviços pela ADM&TEC, instituição de direito privado sem fins lucrativos, com sede no Recife, por um valor estimado de R$ 200 mil. A vigência do contrato será de 12 meses.

Disse“Nunca vi político sábio e que tem interesse no desenvolvimento não ficar perto de onde o povo não está. Consegui em três ano e meio, mudar a percepção que muitos diziam do poste, da menina que não sabia de onde veio e para onde vai, para uma pessoa que conseguiu ser presidente da Amupe, que conseguiu a aceitação de 183 prefeitos”. (Prefeita de Serra Talhada e candidata a reeleição Márcia Conrado)

Perguntar não ofende – Quantos vereadores de Afogados da Ingazeira não irão conseguir se reeleger?

Ilma Valério emite Carta Aberta ao povo carnaibano

Ilma Valério (Republicanos), candidata a prefeita de Carnaíba, emitiu nesta  quinta-feira (05),  uma Carta Aberta a toda população de Carnaíba. Ela que é candidata pelo grupo de oposição ao lado de Gleybson Martins, esclarece na carta a preocupação do município ser entregue nas mãos de um desconhecido, que não conhece as necessidades do povo carnaibano. Confira:

Carta Aberta aos carnaibanos

Queridos amigos e amigas de Carnaíba, hoje falo com vocês não só como candidata, mas como uma filha desta terra, que cresceu correndo por essas ruas, sentindo os mesmos ventos que guiam nossas vidas.

Sou Ilma Valério, filha de Zé Valério e Lourdes, nascida e criada na Rua Mário Melo. Foi aqui que aprendi o valor do trabalho duro, do respeito, e o quanto nossa comunidade é importante. Por isso por mais de 10 anos dediquei minha vida a ensinar nossas crianças, plantando nelas a esperança e a determinação que me foram passadas, mas as coisas mudaram e precisei sair da sala de aula para salvar o negócio da família.

Junto com meu pai enfrentei as dificuldades do comércio com lágrimas nos olhos, mas com uma fé inabalável em Deus e na força do trabalho honesto, essa mesma força me ajudou a transformar uma lojinha quase falida na Valério Construções, que hoje é uma referência aqui na comunidade e em todo o Vale do Pajeú.

Minha jornada é a prova de que com coragem e integridade, podemos superar qualquer desafio. Vocês já perceberam como estamos perdendo o controle sobre nossa terra? Nos últimos anos vemos cada vez mais, gente de fora ocupando cargos importantes na Prefeitura e todos os nomes que aparecem como possíveis sucessores do prefeito nenhum era de Carnaíba.

Agora a situação piorou e estamos diante de um candidato completamente desconhecido que não entende nossas dores nem compartilha dos nossos sonhos. Esse não é o futuro que queremos para Carnaíba, não podemos deixar que nossa gente seja dirigida por quem nos vê como meros números ou como degrau para seus próprios interesses, é hora de colocar no comando quem realmente conhece e ama Carnaíba, alguém que cresceu em nossas ruas e escolas, que conhece nosso povo pelo nome, que sabe das nossas qualidades e capacidade e que sonha os mesmos sonhos que todos nós.

Por isso estou aqui não por vaidade ou ambição, mas para fazer uma reparação histórica, ser a primeira mulher prefeita em 70 anos de emancipação e honrar todos os carnaibanos, que tem o direito de liderar a nossa terra. Quero ser a prefeita que traz esperança para Carnaíba, que valoriza o potencial de cada um de nós e fazer o dinheiro da Prefeitura girar em nosso território.

Garantir merenda e transporte de qualidade para as nossas crianças e criar oportunidade de emprego e renda para que nossos jovens possam prosperar aqui, na sua terra!

Ao lado de Gleybson Martins, meu vice, que representa a presença masculina na chapa e a força da juventude, nascido e criado na zona rural estamos prontos para servir a nossa gente! No dia 6 de outubro, peço que me dê a honra de ser a primeira prefeita de nossa história e de honrar todas as mulheres que fazem parte da vida de vocês. Vamos votar em quem tem sangue, suor, coragem e coração carnaibano.

Carinhosamente;

Ilma Valério.

DataTrends: Zeca Cavalcanti lidera com 63% dos votos válidos em Arcoverde

 

Pesquisa do Instituto DataTrends divulgada na madrugada desta sexta-feira (06/09), mostra o candidato Zeca Cavalcanti, liderando com larga vantagem a disputa pela eleição da Prefeitura de Arcoverde.

No levantamento espontâneo, Zeca Cavalcanti aparece com 46% das intenções de voto, contra 18% de Madalena Brito e 1% de João do Skate. Não sabe/não respondeu 35%.

Na estimulada, Zeca Cavalcanti aponta sobe para 52%, seguido por Madalena Brito com 27% e João do Skate com 2%. Brancos e nulos 7%. Não sabe/não respondeu 12%.

Em votos válidos, Zeca Cavalcanti tem 63%, Madalena Brito 34% e João do Skate 3%.

Potencial de Voto de João do Skate – Votaria com certeza (2%), poderia votar (9%), não votaria de jeito nenhum (66%), não conhece suficiente (15%) e não sabe ou não respondeu (8%).

Potencial de Voto de Madalena Brito – Votaria com certeza (22%), poderia votar (20%), não votaria de jeito nenhum (48%), não conhece suficiente (2%) e não sabe ou não respondeu (8%).

Potencial de Voto de Zeca Cavalcanti – Votaria com certeza (50%), poderia votar (16%), não votaria de jeito nenhum (24%), não conhece suficiente (2%) e não sabe ou não respondeu (8%).

Avaliação da Gestão – O governo do prefeito Wellington Maciel é aprovado por 14% e rejeitado por 80% da população de Arcoverde. Não sabe/não respondeu 6%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PE-08444/2024. A margem de erro é de 4,90 pontos percentuais e o grau de confiança de 95%. Foram ouvidos 400 eleitores nos dias 31 de agosto e 01 de setembro.

POOL DE VEÍCULOS – A Pesquisa DataTrends é divulgada por um pool de blogs composto por Alberes Xavier, Edmar Lyra, Edenevaldo Alves, FalaPE, Finfa, Giro Mata Norte, Silvinho, Roberto Gonçalves, Pernambuco Urgente, Roberto Almeida, Didi Galvão e Bocão.

Pesquisa Datafolha/Recife: João Campos lidera com 74% das intenções de voto

Por Blog da Folha

O atual prefeito do Recife e candidato à reeleição João Campos (PSB) está na liderança da disputa das eleições de 2024, segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (5).

No cenário estimulado – em que são apresentadas as opções de candidatos ao entrevistado –, Campos fica com 74% das intenções de voto.

Em seguida, o ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL) aparece com 9%, o ex-secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco Daniel Coelho (PSD) com 5%, a deputada estadual Dani Portela (PSOL) com 4% e a servidora pública Ludmila Outtes (UP) com 1%.

Já o advogado Tecio Teles (Novo), a professora Simone Fontana (PSTU) e o jornalista Victor Assis (PCO) não pontuaram. Os votos “em branco, nulo ou nenhum” somam 4%. “Não sabem” representa 2%.

Espontâneas
Nas menções espontâneas, em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, o atual prefeito fica com 57% das intenções de votos. Em seguida, aparece Gilson Machado, com 5%; e Daniel Coelho e Dani Portela, ambos com 2%.

As pessoas que falaram “no atual” representam 1%. A opção “outras respostas” teve 7%; “em branco, nulo ou nenhum”, 3%; e “não sabe”, 22%.

Conhecimento
O nível de conhecimento dos entrevistados acerca dos candidatos também foi pesquisado pelo Datafolha. Dos oito postulantes, João Campos é o único conhecido por 100% dos pesquisados, seguido por Daniel Coelho (89%) e Dani Portela (54%).

Em quarto lugar, Gilson Machado aparece com 48%, à frente de Tecio Teles (44%), Simone Fontana (30%), Ludmila (22%) e Victor Assis (13%).

Rejeição
O levantamento também destacou quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Gilson Machado aparece com a maior rejeição (39%), seguido por Ludmila (35%), Daniel Coelho (32%), Tecio Teles (29%) e Victor Assis (28%).

Em sexto lugar, Simone Fontana está com 27% de rejeição. Em seguida, Dani Portela (26%), e João Campos (8%).

A opção “votaria em qualquer um ou não rejeita nenhum” representa 3%. “Rejeita todos ou não votaria em nenhum” 2% e “não sabe” 6%.

Para o levantamento, foram ouvidos 910 eleitores na capital pernambucana, entre os dias 3 e 4 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e registrado na Justiça Eleitoral sob o nº PE-05223/2024.