Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Carlos Santana faz grande caminhada em Ipojuca ao lado de Silvio Costa Filho

De volta a Pernambuco depois de uma semana intensa de agendas administrativas em vários estados do país, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, foi à Ipojuca, na noite dessa sexta (27), para grande caminhada promovida pelo futuro prefeito Carlos Santana, candidato do Republicanos na cidade. O ato foi realizado no distrito Camela, com as participações de lideranças como o presidente estadual da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto, seu filho Gabriel Porto, a deputada estadual Simone Santana, o presidente do partido, Samuel Andrade, e o time de vereadores do Republicanos.

Durante o percurso, Silvio Costa Filho e Carlos Santana puderam receber o carinho das pessoas e várias demonstrações de apoio. “Uma alegria voltar à Ipojuca na noite de hoje para caminhar com essa grande liderança que é Carlinhos. Um homem público sério, trabalhador, que já fez muito por esta cidade; e que terá a oportunidade de fazer ainda muito mais. Vamos trabalhar muito ao lado presidente Lula para ajudar Carlinhos e fazer uma bela administração a partir de janeiro de 2025”, pontuou o ministro.

CORTÊS – Mais cedo, Silvio Costa Filho esteve em Cortês, na Mata Sul, para grande caminhada da prefeita e candidata à reeleição, Fátima Borba. O evento, que contou com as presenças de Samuel Andrade e do presidente estadual do PSDB, Fred Loyo, ocorreu no distrito de Barra de Jangada.

“Quem conhece Fátima Borba, vota Fátima Borba! Não tenho dúvidas que, se esses quatro anos foram bons, os próximos quatro anos, agora com o presidente Lula, serão melhores. Apesar de toda dificuldade, Dona Fátima cumpriu muitos compromissos! Estamos aqui pisando no calçamento que era um sonho do povo Barra de Jangada”, destacou Silvio Costa Filho, responsável por assegurar os recursos para a intervenção.

Márcia anuncia construção de uma nova escola para Serra Talhada

Nesta sexta-feira, 27 de setembro, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, anunciou em suas redes sociais a construção de uma nova escola no Centro da cidade, onde hoje funciona a garagem municipal. A obra será mais um avanço no compromisso da gestão com a educação, setor que já é referência e continuará recebendo investimentos para garantir qualidade de ensino.

“Eu cuido da educação, e do filho e da filha de cada serratalhadense como cuido das minhas próprias filhas. É um compromisso pessoal meu, e vamos continuar trabalhando para que nossas crianças e jovens tenham o melhor”, destacou Márcia Conrado.

A nova escola será moderna, com dois andares, 14 salas de aula, além de laboratórios de informática e música. Haverá também diversos espaços dedicados ao aprendizado, como laboratórios multifuncionais, proporcionando um ambiente completo e adequado para o desenvolvimento dos estudantes.

Este ano, Serra Talhada bateu recorde no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), alcançando uma pontuação de 6,3. O resultado é superior às médias estadual e nacional, consolidando a cidade como exemplo de excelência educacional no estado de Pernambuco.

DataTrends: Gilberto Ribeiro (Giba), consolida a liderança em Flores com 81% dos votos válidos

Pesquisa do Instituto DataTrends divulgada nesta madrugada deste sábado (28/09), mostra o candidato Gilberto Ribeiro (Giba), liderando com larga vantagem na disputa pela reeleição da Prefeitura de Flores.

No levantamento espontâneo, Gilberto Ribeiro aparece com 70% das intenções de voto, contra 15% de Adeilton Patriota. Não sabe/não respondeu 15%.

Na estimulada, Gilberto Ribeiro sobe para 75%, seguido por Adeilton Patriota com 18%. Brancos e nulos 2%. Não sabe/não respondeu 5%.

Em votos válidos, Gilberto Ribeiro tem 81% e Adeilton Patriota 19%.

Potencial de Voto de Adeilton Patriota – Votaria com certeza (18%), poderia votar (8%), não votaria de jeito nenhum (66%), não conhece suficiente (3%) e não sabe ou não respondeu (5%).

Potencial de Voto de Dr. Nelson e o Coletivo – Votaria com certeza (1%), poderia votar (1%), não votaria de jeito nenhum (27%), não conhece suficiente (54%) e não sabe ou não respondeu (17%).

Potencial de Voto de Gilberto Ribeiro – Votaria com certeza (72%), poderia votar (8%), não votaria de jeito nenhum (15%), não conhece suficiente (1%) e não sabe ou não respondeu (4%).

Avaliação da Gestão – O governo do prefeito Marconi Santana é aprovado por 83% e rejeitado por 11% da população de Flores. Não sabe/não respondeu 6%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PE-09741/2024. A margem de erro é de 4,90 pontos percentuais e o grau de confiança de 95%. Foram ouvidos 400 eleitores nos dias 21 e 22 de setembro.

POOL DE VEÍCULOS – A Pesquisa DataTrends é divulgada por um pool de blogs composto por Alberes Xavier, Edmar Lyra, Edenevaldo Alves, FalaPE, Finfa, Giro Mata Norte, Silvinho, Roberto Gonçalves, Pernambuco Urgente, Roberto Almeida, Didi Galvão e Bocão.

Danilo Simões destaca propostas para juventude no guia eleitoral

Nesta sexta-feira (27), o candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira, Danilo Simões (PSD), usou seu guia eleitoral para reforçar seu compromisso com a juventude do município. Danilo apresentou propostas concretas para atender às demandas dos jovens, destacando a importância dessa faixa etária no futuro da cidade.

Em seu plano de governo, os jovens são prioridade. Danilo defende que investir na juventude é investir no futuro de Afogados da Ingazeira. A confiança nesse compromisso é compartilhada por muitos eleitores estreantes, como o jovem Victor Ranieri, de 19 anos, que em seu primeiro voto para prefeito escolheu Danilo. “Acredito em uma cidade melhor, com mais oportunidades para nós, jovens. Por isso, no dia 6 de outubro, é Danilo Simões!”, declarou Victor.

A jovem Bianca, de 17 anos, também votará pela primeira vez e destacou a confiança em um futuro melhor: “Escolhi votar com Danilo Simões porque acredito em um futuro melhor para nossa cidade”. Monique, de 19 anos, reforçou essa visão, afirmando que seu voto é para Danilo por acreditar em mais oportunidades de emprego para os jovens. “Quero um prefeito que trabalhe durante os quatro anos de mandato, não apenas nos últimos dois meses”, criticou Monique, que também compartilhou sua frustração por conta de problemas de infraestrutura em sua rua.

Entre as principais propostas de Danilo para os jovens estão a criação do Conselho Municipal da Juventude, que garantirá um espaço de diálogo entre a juventude e o governo, e a ampliação de vagas nos serviços públicos, por meio de concurso. Além disso, Danilo pretende ofertar cursos técnicos exclusivos para os jovens em busca do primeiro emprego, com foco no comércio e prestação de serviços.

Outro destaque do plano é o incentivo à contratação de jovens aprendizes e estagiários, em parceria com empresas locais. A prefeitura oferecerá programas de formação e remuneração complementar para auxiliar esses jovens em seus primeiros meses de trabalho. O empreendedorismo também terá espaço nas propostas, com programas que irão desenvolver habilidades empreendedoras nas escolas e a realização do primeiro Festival da Juventude.

Danilo Simões também comprometeu-se a implementar um programa permanente de prevenção ao uso de drogas, além de requalificar e construir novos espaços esportivos, apoiar campeonatos amadores e promover programas educativos sobre cidadania e direitos humanos.

Durante o guia, Danilo reforçou seu compromisso com a juventude de Afogados da Ingazeira: “Nosso grande desafio é a geração de emprego e renda para a juventude, e esse é o compromisso que teremos em Afogados. Vamos valorizar a educação, pois os jovens precisam de uma educação de qualidade, tanto no ensino médio quanto no ensino superior”, afirmou.

Danilo também destacou a importância de apoiar os estudantes que precisam se deslocar para fora do município para estudar, garantindo que sua gestão oferecerá o suporte necessário.

Encerrando sua fala, Danilo fez um apelo ao apoio da juventude no dia 6 de outubro. “Para colocar em prática nosso plano de governo, precisamos do seu apoio. Vote 55 no dia 6 de outubro, Danilo Simões e Edson Henrique, da Coligação União Pelo Povo”, concluiu.Da Assessoria 

Campanhas de Danilo e Sandrinho recebem oficialmente modelo e convite do debate do Finfa

Debate terá participação de vários segmentos da sociedade civil organizada

Foi formalizado nesta manhã o convite para a realização do Debate do Blog do Finfa com os candidatos à Prefeitura de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira (PSB) e Danilo Simões (PSD).

O encontro será realizado na próxima terça-feira, 1º de outubro, às 20 horas no Cine Teatro São José.

Os coordenadores das campanhas Décio Petrônio (União Pelo Povo) e Ney Quidute (Frente Popular), receberam o ofício formalizando o convite das mãos deste blogueiro, conforme protocolo.

O debate terá a participação de representantes da sociedade civil afogadense interagindo com os candidatos, com regras isonômicas e justas.

A ideia é de uma ampla interação de representantes da sociedade civil com os candidatos, gerando um encontro de nível e propositivo.

Dentre os representantes de entidades que participarão do debate, confirmaram presenças o Pe. Gilvan Bezerra da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Remédios, Aderval Vicente, Presidente do CDL Afogados, Manoel Belarmino, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município e Teresa Paula, Diretora da Escola Municipal Maria Gizelda Simões Inácio.

O debate terá transmissão da Rádio Pajeú, com a participação do assessor jurídico o advogado Jonas Cassiano.

O modelo do debate segue parâmetros idênticos ao que foi realizado ontem (26) com os candidatos a prefeito de São José do Egito, que alcançou números recordes de audiência, tornando-se o evento com maior número de visualizações registradas pelo blog desde o debate entre candidatos a prefeito de Afogados da Ingazeira, em 2022.

Data Trends divulga pesquisa eleitoral da cidade de Flores neste sábado

O Instituto Data Trends, em parceria com o Blog do Finfa, divulga às 00 horas deste sábado (28), pesquisa eleitoral de intenção de voto da cidade de Flores-PE.

A pesquisa foi realizada entre nos dias 21 e 22 de Setembro, registrada no Tribunal Superior Eleitoral com número PE-09741/2024, com 400 entrevistas, margem de erro é de 4,90 pontos percentuais e o grau de confiança de 95%.

DataTrends: Rodrigo Pinheiro lidera com 50% dos votos válidos em Caruaru

Pesquisa do Instituto DataTrends divulgada nesta sexta-feira (27/09), mostra o prefeito Rodrigo Pinheiro, liderando com destaque a disputa pela reeleição da Prefeitura de Caruaru.

No cenário espontâneo, Rodrigo Pinheiro aparece com 40% das intenções de voto, contra 27% de Zé Queiroz, 6% de Fernando Rodolfo, 2% de Armandinho, 2% de Michelle Santos e 1% de Maria Santos. Não sabe/não respondeu 22%.

Na estimulada, Rodrigo Pinheiro sobe para 43%, seguido por Zé Queiroz com 31%, Fernando Rodolfo com 7%, Armandinho com 3%, Michelle Santos com 2% e Maria Santos com 1%. Brancos/nulos 4%. Não sabe/não respondeu 9%.

Em votos válidos, Rodrigo Pinheiro tem 50%, Zé Queiroz 36%, Fernando Rodolfo 8%, Armandinho 3%, Michelle Santos 2% e Maria Santos 1%.

Potencial de Voto de Armandinho – Votaria com certeza (2%), poderia votar (8%), não votaria de jeito nenhum (75%), não conhece o suficiente (11%) e não sabe ou não respondeu (4%).

Potencial de Voto de Fernando Rodolfo – Votaria com certeza (7%), poderia votar (14%), não votaria de jeito nenhum (72%), não conhece o suficiente (2%) e não sabe ou não respondeu (5%).

Potencial de Voto de Maria Santos – Votaria com certeza (1%), poderia votar (6%), não votaria de jeito nenhum (74%), não conhece o suficiente (15%) e não sabe ou não respondeu (4%).

Potencial de Voto de Michelle Santos – Votaria com certeza (2%), poderia votar (4%), não votaria de jeito nenhum (74%), não conhece o suficiente (15%) e não sabe ou não respondeu (5%).

Potencial de Voto de Rodrigo Pinheiro – Votaria com certeza (42%), poderia votar (13%), não votaria de jeito nenhum (41%), não conhece o suficiente (1%) e não sabe ou não respondeu (3%).

Potencial de Voto de Zé Queiroz – Votaria com certeza (29%), poderia votar (14%), não votaria de jeito nenhum (52%), não conhece o suficiente (1%) e não sabe ou não respondeu (4%).

Avaliação da Gestão – O governo do prefeito Rodrigo Pinheiro é aprovado por 61% e rejeitado por 33% da população de Caruaru. Não sabe/não respondeu 6%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PE-08041/2024. A margem de erro é de 4,00% pontos percentuais e o grau de confiança de 95%. Foram ouvidos 600 eleitores nos dias 19, 20 e 21 de setembro.

POOL DE VEÍCULOS – A Pesquisa DataTrends é divulgada por um pool de blogs composto por Alberes Xavier, Edmar Lyra, Edenevaldo Alves, FalaPE, Finfa, Giro Mata Norte, Silvinho, Roberto Gonçalves, Pernambuco Urgente, Roberto Almeida, Didi Galvão e Bocão.

Governo do Estado entrega novos veículos à Central de Transplantes de Pernambuco

Marcando o Dia Nacional do Doador de Órgãos, celebrado nesta sexta-feira (27), o Governo de Pernambuco destinou três novos automóveis para compor a frota de veículos da Central de Transplantes do Estado (CT-PE). A iniciativa faz parte da estratégia de fortalecimento do sistema estadual de transplantes de órgãos e tecidos. Os veículos foram apresentados à governadora Raquel Lyra na tarde da última quinta-feira (26), no Palácio do Campo das Princesas.
 
“Esta é uma solicitação muito antiga das equipes que fazem esse importante trabalho no Estado. Agora, esse transporte será realizado com ainda mais segurança e rapidez. Sabemos que tempo é crucial para que os órgãos cheguem logo a quem precisa. Com esta entrega, estamos dobrando a frota para a Região Metropolitana do Recife e atendendo ainda a macrorregional do interior”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.
 
Atualmente, Pernambuco possui nove instituições credenciadas para a realização de transplantes de órgãos, sendo elas o Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape), o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), o Hospital das Clínicas (HC), o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), o Real Hospital Português (RHP), o Hospital Santa Joana, o Hospital da Unimed, o Memorial São José e o Hospital Jayme da Fonte. Para o transplante de tecidos (córneas), o Estado tem outros 13 estabelecimentos aptos, entre clínicas e hospitais.
 
A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, reforça a importância da doação de órgãos. “Setembro Verde é o mês de conscientização à doação de órgãos e tecidos. E o ‘sim’ de uma família, em meio ao sofrimento da perda de um ente querido, tem o poder de mudar vidas. Transplante é a única condição em que a morte toma dimensão de vida. Você que é doador, avise aos seus familiares. Só tem transplante se tiver doação”, defendeu.
 
O coordenador da Central de Transplantes do Estado, André Bezerra, explica que a logística irá melhorar com o reforço da frota. “Os novos automóveis vêm somar no nosso trabalho diário, nos dando mais segurança e maior espaço. São caminhonetes que trarão melhoria na logística, pois o tempo é algo muito importante nesse processo de deslocamento das equipes e na preservação dos órgãos a serem doados, possibilitando inclusive fazermos percursos mais longos”, enfatizou.
 
Dos três carros entregues, dois serão destinados à Região Metropolitana do Recife (RMR) e outro para a Macrorregional de Transplantes do interior, localizada no Hospital Regional do Agreste (HRA), na cidade de Caruaru, no Agreste pernambucano.
 
Ao longo deste mês, a Central de Transplantes vem intensificando as ações de sensibilização e incentivo à doação de órgãos e tecidos em alusão ao Setembro Verde. A CT-PE lançou a campanha “Seu Sim, uma Nova História” com o objetivo de promover encontros e capacitações com profissionais de saúde, para que a conscientização coletiva seja fortalecida e o número de doadores aumente. A campanha também realizou uma caminhada integrando a população com a campanha.
 
DADOS – De janeiro a agosto deste ano, o estado de Pernambuco registrou um aumento de 6,8% no número de transplantes, em um comparativo com o mesmo período de 2023, tendo como destaque o transplante hepático (aumento de 18,2%), medula óssea (acréscimo de 19,6%), e córneas (aumento de 8,9%). A lista de espera para transplantes tem, hoje, mais de 3.600 pacientes aguardando uma doação, sendo o rim com a maior lista (1.934), seguido pelo transplante de córneas (1.506).

João Campos e Elias Gomes fazem carreata conjunta em ladeiras do Recife e de Jaboatão

Duas militâncias unidas em uma carreata histórica. Esse foi o resultado de um ato conjunto promovido, na noite desta quinta-feira (26), pelo prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), e pelo ex-prefeito Elias Gomes (PT), postulante a um novo mandato à frente da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. Acompanhados do ministro-chefe da Secretaria das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha (PT), e de outras lideranças políticas, os candidatos percorreram oito quilômetros de ladeiras nos bairros do Ibura e da Cohab, no Recife, e de Zumbi do Pacheco, em Jaboatão, saudando a população e pedindo o voto de confiança no dia 6 de outubro.

No trecho recifense do percurso, João Campos, ao lado de seu candidato a vice, Victor Marques (PCdoB), passou por diversos equipamentos entregues ou requalificados durante sua gestão, como escadarias, obras de contenção de encostas e escolas municipais. Também no trajeto, outros feitos emblemáticos, como a Praça da Infância e o Compaz Educador Paulo Freire, na UR-1, e a unidade de saúde Desembargador José Manoel de Freitas, que atende a UR-04 e a UR-05 e esteve entre as primeiras convertidas em USF+, inaugurando um novo padrão de atendimento na rede de saúde.

Em discurso no palco montado na culminância da carreata, João Campos citou a agenda administrativa cumprida à tarde no canteiro de obras do Hospital da Criança do Recife ao lado do ministro Padilha e agradeceu “ao presidente Lula por ser generoso com o Recife, Pernambuco e o Brasil” e enviar “grande parte do recurso para fazer a obra”. Reforçou ainda propostas para a região, como a duplicação da Ladeira da Cohab, as mais de dez obras de mobilidade previstas para a área, a construção do Parque Municipal do Ibura e a articulação em Brasília para que seja reaberto o retorno de veículos na altura do Posto Padre Cícero, na BR-101.

Por fim, João Campos falou da importância da integração entre os governos do Recife e de Jaboatão para possibilitar ações públicas integradas nas áreas limítrofes. “Vamos governar juntos. Eu conheço Elias. Eu confio em Elias. Eu quero ter a oportunidade de ser prefeito do Recife junto com você em Jaboatão pra gente pegar essa fronteira e botar pra moer obras e melhorias. Nessa reta final é trabalho, e a gente vai ter, com a graça de Deus, um lá e lô. No Recife, é João. Em Jaboatão, é Elias”, discursou o prefeito do Recife.

O candidato a prefeito de Jaboatão, Elias Gomes, ao lado de Rafael Arruda (MDB), seu companheiro de chapa, elogiou o ato conjunto e disse que vai se inspirar na administração de João Campos para levar sua cidade a um novo tempo. “O povo do Recife e de Jaboatão se une em nossas fronteiras para lutar pelo bem comum. Quando eu passo em uma USF+ no Recife e vejo o povo de Jaboatão penando no desprezo da saúde, digo que vamos nos juntar a João Campos para aproveitar as melhores experiências. Assim como no Recife, Jaboatão vai ter Compaz, Praças da Infância e unidades de saúde com horário estendido”, prometeu.

Já o ministro Alexandre Padilha afirmou que essa integração entre os atos de campanha é um reflexo do que acontece na vida das pessoas que vivem na região, que precisam de soluções conjuntas para os desafios das duas cidades. “Isso aqui tem o cheiro da vitória. A gente viu a animação do povo do Recife, cada cuidado nas praças, nas escolas, nas unidades de saúde, e também vimos os desafios que Elias vai ter em Jaboatão. Nem precisava dizer quando saímos do Recife para Jaboatão. Dava para ver as ruas e escolas descuidadas. Vamos ganhar de dois a zero deles, no Recife e em Jaboatão, e o Palácio do Planalto vai estar de portas abertas para vocês chegarem lá, João e Elias, com os projetos importantes para suas cidades”, declarou.

Também entre as lideranças no palco, o senador Humberto Costa (PT) disse que a carreata foi importante para que ficassem expostos “os avanços, as obras de infraestrutura, as escolas e unidades de saúde bem cuidadas no Recife e, ao mesmo tempo, o completo descaso do lado de lá, em Jaboatão”. No mesmo sentido, a senadora Teresa Leitão (PT) lembrou que faltam dez dias para terminar a campanha eleitoral e que “João chega com uma gestão aprovadíssima e Elias apresenta seu histórico de realizações”. Já a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação e presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, ressaltou ser necessário “esse cordão de cuidado com as pessoas na Região Metropolitana” e que, no dia 6 de outubro, “vai ser 40 no Recife e 13 em Jaboatão”.

Coluna do Finfa

Grande debate – O debate que este blog realizou na noite desta quinta-feira (26), no Cine Teatro São José, em Afogados da Ingazeira, com os candidatos a prefeito da cidade de São José do Egito, Fredson Brito (Republicanos) e George Borja (PSB), atingiu 14.808 visualizações. Foi um sucesso, quero agradecer primeiramente aos candidatos pelo comportamento, as assessorias, aos militantes que acompanharam Fredson e George, ao advogado Dr. Jonas Cassiano, a equipe de filmagem, ao Pepeu Acioly, a Tiger Segurança, Nill Júnior e a Fundação Senhor Bom Jesus dos Remédios, as Rádios Pajeú e Gazeta Fm de São José do Egito, a todos os colaboradores, e a você que interagiu para termos uma grande audiência. Foi um verdadeiro sucesso. Muito obrigado.

Inaugura – A Prefeitura de Afogados da Ingazeira vai inaugurar hoje (27), a partir das 19 horas, a nova praça do bairro São Francisco. A obra teve início em março deste ano e recebeu investimentos de mais de R$ 1 milhão. A nova praça conta, dentre diversos outros itens, com quiosques reformados, canteiros arborizados, bancos, brinquedos para crianças, espelho d’água com fonte, bicicletários, novos equipamentos para academia da saúde além de uma rotatória para facilitar a fluidez do trânsito.

Amanhã – A chapa governista de Custódia, Messias do Dnocs e Anne Lyra, realiza neste sábado (28), um porta porta no Bairro da Redenção, a partir das 18:30 horas, com concentração em frente ao PPP. O prefeito Emmanuel Fernandes (Manuca) e Marcílio Ferraz, estarão presentes. Após o porta porta, haverá um arrastão até a Praça Padre Leão.

Agenda – Nesta sexta-feira (27), a governadora Raquel Lyra, participa às 9 horas da  Posse dos novos Promotores do Ministério Público de Pernambuco, no  Tribunal Regional Federal – Edifício Ministro Djaci Falcão – Cais do Apolo, s/n – Centro, Recife – PE, a tarde às 16 horas, a governadora estará em Araripina, no Sertão do Araripe, para o lançamento de mais um edital do Programa PE Produz. A iniciativa permite o aporte financeiro do Estado em entidades e associações sem fins lucrativos para ampliação da produção dos arranjos produtivos. A intenção é promover a diversificação e o fortalecimento de diferentes setores da economia local. Todas as Regiões de Desenvolvimento deverão ser beneficiadas, e entre os arranjos produtivos contemplados estão confecção, tecnologia da informação, agricultura familiar, turismo, artesanato, panificação, entre outros. 

Hoje – Nesta sexta-feira (27), a chapa governista Aline e Chico de Laura realiza a partir das 18:40 horas, realiza um grande comício no Distrito de São Vicente, com toda a ‘Nação do 40’, ao lado do prefeito Adelmo MOura e dos nossos candidatos a vereador. “Em mais uma noite histórica da nossa campanha, vamos mostrar a força e a união do nosso povo e reafirmar o nosso compromisso com a continuidade do trabalho e do progresso do nosso município. Conto com cada um de vocês”, disse Aline.

Aconteceu – Na quarta-feira (25), aconteceu no auditório da Diaconia, em Afogados da Ingazeira (PE), uma reunião do Grupo de Trabalho Pró Conselho da Barragem da Ingazeira, no âmbito do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú (COBH Pajeú). A finalidade, a apresentação da metodologia utilizada no processo de alocação de água e outros assuntos semelhantes de encaminhamentos para viabilizar a operacionalização do reservatório. Participaram Diretoria e vários representantes da Colônia de Pescadores e Pescadoras Z-65, Diretoria da Colônia de Pescadores e Pescadoras Z-42 e Conselho Gestor da Barragem de Rosário (Iguaraci), Diocese de Afogados da Ingazeira, Diaconia, Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Agricultura Familiar de Afogados da Ingazeira (APOCAPE), Instituto Federal de Afogados da Ingazeira , Secretaria de Meio Ambiente de São José do Egito, SISAR Alto Pajeú, Conselho Gestor da Barragem de Brotas (Afogados da Ingazeira), Articuladora Pacto Pajeú Sustentável, Articulador da Casa Civil do Governo de Pernambuco.

Documentário – Com o apoio da Lei Paulo Gustavo de São José do Egito, o documentário “Lostiba – 50 Anos de Carreira” estreia no YouTube dia 30 de setembro, contando a emocionante história de um artista do sertão pernambucano que celebra cinco décadas dedicadas à música. A produção oferece uma visão única das raízes, influências e processo criativo de Lostiba, e inclui recursos de acessibilidade como legendas e janela de Libras. O filme foi contemplado pelo Edital de Chamamento Público Nº 002/2023 e é uma realização do Ministério da Cultura, Lei Paulo Gustavo e a Prefeitura de São José do Egito.

Perguntar não ofende – Quando será anunciada a grande novidade na política de Iguaracy?